You are on page 1of 7

II SEMINARIO MAÇONICO DO RITO BRASILEIRO NO DISTRITO FEDERAL / 2006

APOIO: GODF

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO: LOJAS DO RITO BRASILEIRO JURISDICIONADAS AO GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL

LOJA MAÇÔNICA GUATIMOZIM

LOJA MAÇÔNICA PIONEIROS DE BRASÍLIA

LOJA MAÇÔNICA JOÃO ROSÁRIO DÓRIA

LOJA MAÇÔNICA LIBERTADORES' DAS AMÉRICAS LOJA MAÇÔNICA JOFERLINO MIRANDA PONTES

~

~, ,.' LOJA MACÔNICA PRESIDENTE JUSCELINO KUBlTSCHEK

fundada em 1801. Grande Oriente dos Beneditinos e Grande Oriente do Passeio. como filho espiritual do Grande Oriente da França adotou o Rito Moderno.Primórdios da Maçonaria no Brasil Antes de adentrar no tema proposto se faz oportuno falar dos primórdios da Maçonaria no Brasil. O Grande Oriente Brasileiro. tendo sido eleitos os irmãos Brutus (?vfajor Manoel dos Santos Portugal). venerável da Loja Comércio e Artes. ou Francês. no Rio de Janeiro. que veio a lume em 1993. de autoria do falecido Irmão José Castellani. mais duas Lojas. foi fundado aos vinte e oito dias do terceiro mês do ano da verdadeira Luz de 5822. para que os maçons do presente melhor se situem no contexto dos acontecimentos do passado. . Para a fundação do Grande Oriente Brasílico. Em seguida foram nomeados os veneráveis das três lojas metropolitanas a serem erigidas. movida pela liturgia e com fins político-sociais. Foi também nomeado Delegado do Grão-Mestre o irmão Joaquim de Oliveira Alvarez. Em 1870 a Maçonaria Brasileira estava dividida em três obediências: Grande Oriente do Brasil. Ali à página n° 27 e seguintes está dito que a primeira Loja regular do Brasil foi a "Reunião". por solicitação do Grão-Mestre Geral Jair Assis Ribeiro. formou por sorteio entre seus membros. segundo Castellani. única até ali regular. O Grande Oriente do Brasil.2 A HISTÓRIA DO GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL (*) I . Para chegar aonde chegou o Grande Oriente do Brasil passou por momentos de turbulências. A sessão foi presidida pelo Ir ∴ Gracho (Capitão João Mendes Viana). Aníbal (Major Albino dos Santos pereira) e Demócrito (Major ajudante da brigada da Marinha Pedro José da Costa Barros). (lavradio). a Loja Comércio e Artes. a Esperança de Niterói e a União e Tranqüilidade que foram instaladas em 21 de junho de 1822. Na oportunidade foi nomeado Grão-Mestre da Maçonaria Brasileira o Ir∴ José Bonifácio de Andrade e Silva. fundada em 1815. Para tanto fomos buscar os registros históricos relativos a nossa potência maior no livro "A Maçonaria na história do Brasil". ocorrendo dissidências e cisões ao longo de sua história.

III . eliminado do GOB. em 14 de novembro de 1990. em 27 de maio. quando vários Grão-Mestres estaduais abandonaram a reunião da Soberana Congregação no Lavradio. II . onde sob a liderança do Grão-Mestre de São Paulo Ir∴ Danilo.Confederação da Maçonaria Brasileira. dirigindo-se ao hotel Ambassador. sob o título original: Grande Oriente do Brasil. liderada por Mário Bering. se faz necessário nesse momento. O registro desses fatos históricos. subordinando-se diretamente ao GOB. para os maçons da Capital da República. jurisdição norte. plantou a semente para a criação do . Sob a liderança do inesquecível Ir ∴ Dirceu Torres. surgia em maio de 1957 a primeira Loja Maçônica do DF. A Loja Estrela de Brasília é a Loja Primaz do distrito Federal e por força de lei sancionada pelo Grão-Mestre Geral Ir ∴ Jair Assis Ribeiro. Grão-Mestre Geral do GOB em visita a Brasília em 1966. a "Estrela de Brasília" e em 21 de abril de 1971. surgindo ali o Colégio de GrãoMestres. porque antes da cisão de 1973. afastou-se da jurisdição do Grande Oriente do Distrito Federal. que criou as Grandes Lojas Estaduais. um dos primeiros maçons a chegar na cidade livre (Núcleo Bandeirante) um grupo de 21 maçons fundou a loja Estrela de Brasília.3 Em 1883 oficializou-se a união.O advento do Grande Oriente do Distrito Federal O Ir∴ Álvaro Palmeira. fundada em 10 de fevereiro de 1962. permanecendo uma Obediência única. embora lamentáveis. fundada em 22 de maio do mesmo ano. Em 1927 o Grande Oriente foi abalado por uma nova cisão.Primórdios da Maçonaria na nova Capital do Brasil Nesse particular recorro as pesquisas do Ir ∴ Adirson de Vasconcelos e em outras fontes existentes no GODF e na Loja Simbólica União e Silêncio. que resultou atualmente na COMAB . terna central do presente trabalho. que fora reconhecido pelo Supremo Conselho dos Estados Unidos. que em maio de 2007 completará 50 anos de profícua existência. Em 1973 aconteceu a última cisão. surgiu o Grande Oriente do Distrito Federal. iniciando-se pela Grande Loja da Bahia. assinaram uma proclamação onde se declaravam autônomos.

em fevereiro de 1965. Lauro Menezes. Waldemar Guimarães de Almeida . O Ir∴ Presidente Lauro Menezes. A reunião foi realizada no templo do GOB na Av.4 GODF.Sete de Setembro. Essa pretensão não floresceu.Gonçalves Ledo. Eutério Batista Gusmão . em março de 1965. Acácia do Planalto.Estrela de Luziânia.União e Liberdade II. apoiado pelas assinaturas dos seguintes irmãos. declarou solenemente a criação da Poderosa Assembléia Constituinte do Grande Oriente Regional de Brasília. Todavia não foi possível materializar a sugestão do Soberano Irmão porque à época existiam somente oito lojas simbólicas em funcionamento no Distrito Federal. e 2° Grande Vigilante e Grande Orador e Garibaldi Nóbrega Naziazene para secretariar os trabalhos. . Em nove de agosto de 1969 realizou-se uma sessão especial dos representantes das diversas lojas de Brasília e cidades da região geo-econômica da Capital da República: Cristalina. Erasmo Rodrigues da Fonseca .Abrigo da Virtude.Luz e Fraternidade. em Sobradinho. Corno primeiro passo para a fundação do Grande Oriente. A Estrela de Brasília. que convidou os IIr∴ Jair Correa Santos (representante da loja Atalaia de Brasília). em Taguatinga. em Brasília. e Helio Pereira Leite . Balthazar Camargo . a Fraternidade e Justiça. Formosa e Luziânia. com a finalidade de ser formado o " Grande Oriente Regional de Brasília. Antônio Félix de Moura . em Brasília. e Luz e Fraternidade. W-5. no Gama. Philadelpho Barbosa .Acácia Cristalenense. foi criado em 1966. em maio de 1965. Atalaia de Brasília. Garibaldi Nóbrega Naziazene Fraternidade e Justiça. Aurora de Brasília. sob a presidência do Ir∴ Lauroa Menezes. União e Silencio. em maio de 1962. em maio de 1963. para ocuparem respectivamente os cargos de 1 ° Grande Vigilante. fundada em 14 de maio de 1957 na Cidade Livre. em 10 de fevereiro de 1962.Atalaia de Brasília. Philadelpho Barbosa (representante da Loja Gonçalves Ledo) e Dirceu torres (representante da Estrela de Brasília). em Brasília.Aurora de Brasília. João Correa da Silva .União e Silêncio. o Conselho de Veneráveis do Distrito Federal. Achilles Correa Santos .

tendo a conciliação sido alcançada em 8 de março de 1985. o Grande Oriente do Distrito Federal desfiliou-se do Grande Oriente do Brasil por 12 anos. federado ao GOB. como Grande Oriente Independente. No tempo da dissidência surgiram no Grande Oriente independente do DF as Lojas: Acácia dos 33. Benjamim Goldemberg e Lourival Abadia Juvenal de Almeida e pelo GOB uma comissão liderada pelo Ir∴ Moacyr Salles. passando a integrar o Colégio de Grão Mestres. . União e Concórdia e Vigário Bartolomeu Fagundes. por treze Lojas. sendo 17 do GODF e 19 do GOB. ou seja até 1985. de 24 de junho de 1975 a 23 de junho de 1978. em sessão presidida pelo Ir∴ José de Melo e Silva. Ao longo de sua existência o GODF foi dirigido pelos maçons a seguir relacionados: 1° Celso Clarismundo da Fonseca e seu adjunto Francisco Pinheiro Brandes. Por ocasião da cisão do Grande Oriente do Distrito Federal existiam 17 lojas. foram iniciadas as tratativas para o retorno do Grande Oriente do DF para o GOB. Participaram das negociações pelo GODF os IIr ∴ ex-grãomestres Celso Clarismundo da Fonseca. Apenas duas não se desvincularam do GOB. 3° Lourival Abadia Juvenal de Almeida e seu adjunto Nelson Rabelo Júnior. Grão-Mestre Geral Adjunto. que passaram a jurisdição do Grande oriente do DF. em 1983. Filhos de Salomão. A época era Grão-Mestre do DF o Ir∴ Ildacy Silvério Borges. das 36 lojas então existentes. de 18 de novembro de 1972 a 23 de junho de 1975. No período da cisão as lojas Obreiros do Planalto. de 24 de junho de 1978 a 23 de junho de 1981. Aguia do Planalto e Duque de Caxias retomaram ao GOE.5 Todavia em 21 de abril de 1971 (data de fundação de Brasília) foi fundado o Grande Oriente do Distrito Federal. a Estrela de Brasília e a Abrigo da Virtude. 2° José de 11elo e Silva e seu adjunto Benjamim Goldemberg. com a celebração de um tratado de unificação. Com a cisão de 1973. Com a eleição do Ir∴ Jair Assis Ribeiro para Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil.

de 24 de junho de 1987 a 23 de junho de 1991. de 24 de junho de 1984 a 23 de junho de 1987. O Grande Oriente do Distrito Federal conta hoje com 59 lojas simbólicas e com 1 800 obreiros. os fatos acima relatados retratam os momentos e cenários que registraram os primórdios e o desenvolvimento dos atos e fatos do GODF ao longo de sua existência. de 24 de junho de 1999 a 23 de junho de 2003. 9° Manoel Tavares da Silva Neto. Em síntese. 7° Marco José Muniz e seu adjunto João Correia da Silva Filho. G∴O∴D∴F∴. de 24 de junho de 1991 a 23 de junho de 1995. 5° lldacy Silvério Borges e seu adjunto Albertino José Ribeiro. 8° João Correia da Silva Filho e seu adjunto Manoel Tavares da Silva Neto. de 28 de novembro de 1998 a 23 de junho de 1999. 11° Hélio Pereira Leite e seu adjunto Jair Félix da Silva de 14 de junho de 2003 aos dias atuais. 10° João Correia da Silva Filho e seu adjunto Joseli Dato. de 24 de julho de 1981 a 23 de junho de 1984. 25 de abril de 2006 Helio Pereira Leite Grão-Mestre . 6° Vanderlan Moreira Santos e seu adjunto Orlandino Alves Araújo.6 4° Benjamim Goldemberg e seu adjunto Erasmo da Silveira. de 24 de junho de 1995 a 27 de novembro de 1998. Com isso os seis Ritos adotados pelo GOB passaram a ser exercitados no GODF. Na gestão atual foram fundadas 2 (duas) lojas que adotaram o Rito Schröder.

7 (*) Trabalho apresentado pelo Eminente Ir ∴ Helio Pereira Leite. em Brasília. . Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal por ocasião da Sessão de abertura do II Seminário do Rito Brasileiro.