You are on page 1of 22

A crise hdrica global e as propostas do Banco Mundial e da ONU para seu enfrentamento The global water crisis and

the proposals of the world bank and united nations organisation to face it
Jairo Bezerra Silva UFPB1 LemuelDourado Guerra UFCG 2 Antonio Augusto R. Ioris Universidade de Edimburgo3 Marcionila Fernandes UFPB4

RESUMO O presente artigo analisa a crise hdrica global, focalizando: a) o cenrio da conferncia mundial sobre gua, realizada na Holanda, na qual se estabeleceu a Declarao de Haia em 2000, sendo acordado que a gua passaria a ser considerada um bem de domnio pblico e um recurso natural limitado e dotado de valor econmico; b) os elementos ideolgicos que perpassam os discursos sobre a escassez de gua nos mbitos global e local, associada a uma discusso dos smbolos, dos mitos e das crenas construdos acerca da crise hdrica mundial; e c) o carter apocalptico do discurso formulado pelo Banco Mundial relativo situao hdrica mundial, caso no seja implementado o processo de valorao que objetiva estabelecer a racionalizao dos diferentes tipos de uso dos recursos hdricos por meio da precificao do recurso. Palavras-chave: Crise hdrica; Ecologia poltica; Capitalizao da natureza.

ABSTRACT
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraba e Professor da Universidade Estadual da Paraba (UEPB). E-mail: jairrobezerra@hotmail.com 2 Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor da Universidade Federal de Campina Grande-PB (UFCG) e do Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento Regional da UEPB. Bolsista CAPES de Ps-Doutorado. E-mail: lenksguerra@yahoo.com 3 Doutor em Geografia pela Universidade de Aberdeen e Professor de Geografia Humana na Escola de Geocincias da Universidade de Edimburgo, Reino Unido, aioris@hotmail.com 4 Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Exerce o cargo de PrReitora de Ps-Graduao e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraba (UEPB). professora pesquisadora do curso de Mestrado em Relaes Internacionais e de Desenvolvimento Regional (UEPB). E-mail: marcionilafernandez@yahoo.com
1

This article examines the global water crisis, particularly in relation to: a) the context of the world conference on water that took place in The Netherlands in 2000, where The Hague Declaration proclaimed water as a public asset that is limited and has economic value; b) the ideological elements behind the conceptualisation of water scarcity at the local and global domains, connecting to the formulation of symbols, myths and believes associated with the world water crisis; and c) the apocalyptic tone of the World Bank discourse regarding the water crisis, which serves to reinforce the claim that monetary valoration of water and the adoption of bulk water charges are crucial requirements of the rationalisation of water use through resource precification. Keywords: Water Crises; Political Ecology; Nature Capitalization.

OS SMBOLOS, MITOS E CRENAS DA CONSTRUO DISCURSIVA DA CRISE HDRICA GLOBAL A discusso sobre a escassez de gua em nvel global comea a ganhar visibilidade na agenda poltica internacional no final da dcada de setenta do sculo passado, graas disseminao de discursos distribudos pela ONU e pelo Banco Mundial (BM) sobre essa temtica. Nesses discursos, afirmava-se que, para a gua continuar sendo um recurso natural capaz de atender s demandas da humanidade, deveria ser redefinida, passando a ser de domnio pblico e a ter valorao econmica. Uma sntese desses discursos que pode ser entendida com a chave inaugural da discusso [i.e. o binmio escassez-precificao] apresentada no trecho da Declarao de Haia citado a seguir:
A gua vital para a vida e sade das pessoas e manuteno dos ecossistemas, sendo um requisito bsico para o desenvolvimento de pases. Porm, no mundo todo, mulheres, homens e crianas no tm acesso gua adequada para suas necessidades bsicas. Os recursos hdricos e os ecossistemas relacionados que os mantm, esto ameaados pela poluio, pelo uso insustentvel, pelas mudanas no uso do solo e pelas mudanas climticas, entre outras. A ligao entre estas ameaas e a pobreza clara, pois os pobres so os primeiros a serem afetados e, com mais intensidade. Isto leva a uma simples concluso: a soluo no a usual. Apesar da enorme diversidade de necessidades e situaes em todo o mundo, h um objetivo comum: fornecer gua em quantidade adequada s populaes no sculo 21. Isso significa assegurar a proteo e melhoria da gua doce, costeira e ecossistemas relacionados; promover o desenvolvimento sustentvel e a estabilidade poltica, para que todos tenham acesso gua em qualidade e quantidade suficiente por um custo acessvel para uma vida saudvel e produtiva; e que as populaes vulnerveis sejam protegidas de riscos e perigos relacionados gua (HAIA, 2000:1, grifos nossos)

A ideia que a Declarao de Haia (2000) busca estabelecer sistematicamente a de que a mudana no status da gua no sentido de sua precificao o meio mais eficaz no sentido de assegurar a oferta de recursos hdricos s geraes atuais e futuras. Vejamos um resumo das justificativas para reformulao do marco institucional da gua, incluindo a nova proposta de precificao como um instrumento para a universalizao do acesso ao recurso em um trecho daquele documento:
[...] Maiores avanos no setor gua exigiro reforma e inovao em diferentes esferas: jurdica, institucional, financeira e tcnica. [...] De modo a atender os desafios financeiros dos setores de saneamento e gerenciamento dos recursos hdricos, ser necessria a implementao de reformas para assegurar que os subsdios sejam adequadamente direcionados aos mais pobres; a adoo de padres ambientais e tcnicos realistas; a reforma das estruturas tarifrias e a cobrana pela gua bruta a fim de incentivar a racionalizao do consumo e prticas de conservao ; o estabelecimento de programas inovadores de financiamento para criar incentivos e aumentar a eficincia operacional na prestao dos servios; e a constituio de um claro marco jurdico com vistas a estimular os investimentos (BANCO MUNDIAL, 2003:4, grifos nossos).

O enunciado acima apresenta um contedo programtico no qual se defende a necessidade de reformulao de modelos de gesto em mbito global, propondo-se a cobrana pelo uso da gua bruta nos pases em que isso ainda no acontece, o que garantiria a efetivao da sustentabilidade e segurana hdricas globais, como propugnadas pelo ONU e pelo BM. A maneira como o chamamento necessidade de reformulao das polticas hdricas vem sendo anunciado, promete assegurar um atendimento especial aos mais pobres, por considerar que esses so os mais prejudicados em termos do acesso regular aos recursos hdricos. Um exemplo prtico do que proposto para nova proposta de cobrana relativa aouso dos recursos hdricos pode ser assim sinteticamente observado em termos de Brasil:
Na maior parte do Brasil, h uma tarifa baixa referente primeira faixa de consumo ou uma taxa mnima aplicada a todas as conexes domsticas e s vezes tambm a conexes comerciais e institucionais beneficiando muitos consumidores que no necessitam de subsdios e reduzindo os recursos disponveis para atender os que de fato precisam. Esse modelo desestimula a expanso dos servios para reas de baixa renda onde o consumo muito pequeno. Seria mais conveniente criar uma tarifa verdadeiramente social (cobrindo minimamente os custos de operao e manuteno) a ser aplicada apenas aos consumidores de baixa renda. Os demais usurios teriam de pagar pelo menos o custo total do servio para toda gua consumida, e alguns (ou at mesmo todos) pagariam mais do que o custo total de modo a cobrir o dficit gerado pela tarifa social (BANCO MUNDIAL, 2003:27, grifos nossos).

OS FUNDAMENTOS TERICOS E AS CONSEQUNCIAS PRTICAS O fator problemtico dessa nova proposta de cobrana pela gua bruta a dubiedade daquilo que pode ser considerado justo na nova conjuntura que se anuncia como necessria segurana hdrica mundial, a partir da criao de uma tarifa social como um meio de operacionalizao do binmio formado pelo aumento da oferta hdrica e reduo da pobreza. A reviso que se coloca como inovadora pelo Banco Mundial (2003) no Relatrio gua, Reduo da Pobreza e Desenvolvimento Sustentvel, no se volta para a necessidade de dispensar dos mecanismos regulatrios da precificao os mais vulnerveis na esfera econmica, ao exigir-lhes um custo mnimo de taxao. Nessa conjuntura em que a agenda neoliberal se esfora para conseguir enquadrar a gua como uma das suas reas centrais, a ONU faz valer ainda a crena de que os desdobramentos daquilo que foi pautado como prioritrio para o setor de recursos hdricos no mundo s ser possvel de ser alcanado a partir da gesto integrada dos recursos hdricos (note-se que integrada de acordo com a perspectiva tecnoburocrtica que guia as polticas pblicas e a gesto ambiental convencional), na qual h o reconhecimento da necessidade de se elaborar polticas pblicas coerentes em nvel nacional, regional e internacional para superar a fragmentao e poder contar com a ao de instituies transparentes e com credibilidade em todos os nveis. O resultado imediato da disseminao dessa ideia a constituio de uma esfera internacional de gerenciamento de recursos hdricos, permitindo a constituio de escalas de deciso que se estendem acima dos controles nacionais e regionais do recurso. Vejamos como isto se expressa em mais um exemplo da Declarao de Haia:
Ns, Ministros e Chefes de Naes, reconhecemos que este encontro e esta Declarao fazem parte de um processo mais abrangente, ligados a um grande espectro de iniciativas em todos os nveis. Reconhecemos o papel central que os governos desempenham na implementao de aes para enfrentar os desafios ligados questo da gua. Reconhecemos a necessidade de mudanas institucionais, tecnolgicas e financeiras para superar as abordagens convencionais e, assim, enfrentar os desafios. As aes aqui mencionadas baseiam-se na gesto integrada de recursos hdricos, que inclui o planejamento e a gesto dos recursos hdricos e do solo. Isto leva em conta fatores sociais, econmicos e ambientais integrando a gua de superfcie, subterrnea e dos ecossistemas correspondentes. Especial ateno deve ser dada s populaes pobres, ao papel, habilidades e necessidades das mulheres e a reas vulnerveis tais como pases situados em pequenas ilhas, pases confinados e reas desertificadas. A Gesto integrada de recursos hdricos depende da colaborao e do estabelecimento de parcerias em todos os nveis, desde os cidados at os organismos internacionais, baseados no compromisso poltico, e numa ampla conscientizao social, sobre a necessidade da segurana hdrica e da gesto integrada dos recursos hdricos. Para obter a gesto integrada dos recursos hdricos, so necessrias polticas coerentes em nvel nacional, regional e internacional para superar a

fragmentao, e poder contar com instituies transparentes e com credibilidade em todos os nveis (HAIA, 2000:3)

Um dos principais entraves relativos a essa proposta de gesto integrada de recursos hdricos, visando a incluso de diferentes atores sociais no processo decisrio frente s questes hdricas, se refere quebra do carter nacional/regional da administrao do referido recurso. Uma das tenses geradas por essa proposta de mudanas da escala da gesto da gua concerne padronizao que ela implica, o que, em muitos casos, atinge contextos sociais que no se encontram em situaes de escassez hdrica, os quais so incentivados a adotar o modelo de referncia de gesto hdrica proposto pela Declarao de Haia, que se esfora para fazer jus crena de que, fora da proposta de gesto integrada, o caos hdrico estar posto para toda a humanidade. As preocupaes enunciadas na proposta da gesto integrada de recursos hdricos, intencionalmente desviam o foco no interesse mercadolgico, atravs da disseminao da ideia de que as aes sustentveis no campo da gesto da gua tm como objetivo o combate pobreza no mundo. O conjunto dos smbolos mobilizados nos discursos sobre a necessidade de se estabelecer um modelo de gesto hdrica integrada reforado no Relatrio gua, Reduo da Pobreza e Desenvolvimento Sustentvel, do Banco Mundial (2003), como podemos ver no trecho abaixo citado:
Os marcos jurdico, regulatrio e institucional do gerenciamento dos recursos hdricos (agncias de guas, descentralizao, organismos de bacias hidrogrficas, participao dos usurios e demais atores interessados, reformas regulatrias) e os instrumentos que visam melhoria desse gerenciamento impem cenrios de grandes desafios. Um melhor gerenciamento dos recursos hdricos poderia favorecer de diferentes maneiras o surgimento de estratgias voltadas para a reduo da pobreza. A incluso social pode ser impulsionada mediante a adoo de enfoques participativos e descentralizados. Questes envolvendo riscos sade e ao meio ambiente devem ser abordadas, diminuindo, assim, a vulnerabilidade das populaes mais pobres. A equidade de acesso aos recursos hdricos pode ser estimulada por meio de reformas jurdicas e regulatrias pertinentes. E esse acesso facilitado poder retirar de mulheres e crianas de baixa renda o nus de sair em busca de gua, muitas vezes a custa de longas caminhadas. A garantia e sustentabilidade das fontes hdricas poderiam aumentar atravs da determinao de uma adequada estrutura de cobrana pelo uso da gua bruta. Alm disso, os projetos de micro-bacias, visando gesto conjunta do solo e da gua, obtiveram xito comprovado e trouxeram benefcios diretos para as populaes de baixa renda (BANCO MUNDIAL, 2003:11-12, grifos nossos).

Uma vez mais a inteno de estabelecer um modelo de gesto integrada se revela como sendo prioritria no cenrio acima mencionado, ao tempo em que as questes

estruturais que produzem a pobreza no mundo so retiradas da pauta de discusso. Associada referida inteno, a reduo da pobreza aparece como dependendo do aumento da oferta de recursos hdricos, sendo a superao dessa condio um resultado do incremento da participao dos pobres nas instncias dos comits de bacia hidrogrficas, A Declarao de Haia (2000) anuncia como seu objetivo principal o de assegurar meios de fornecer gua boa para o sculo 21, a partir da ampla participao e discusso entre especialistas, usurios e representantes de governos em vrias regies do mundo, cujos desafios principais seriam os seguintes: a) Atingir a segurana hdrica como meio de satisfazer as necessidades bsicas e reconhecer que o acesso gua e ao saneamento em quantidade e qualidade so necessidades humanas bsicas essenciais sade e ao bem-estar do indivduo; b) Assegurar a manuteno dos ecossistemas atravs da gesto sustentvel dos recursos hdricos e gerenci-los racionalmente; c) Assegurar uma administrao competente que considere o envolvimento da populao e os interesses de todos os atores na gesto dos recursos hdricos; d) Valorar a gua e gerenci-la como forma de se levar em conta o seu valor econmico, social, ambiental e cultural para todos os usos, objetivando avanar na cobrana dos servios, de modo a refletir o custo do fornecimento; e) Reconhecer que a gesto integrada de recursos hdricos depende da colaborao e do estabelecimento de parcerias em todos os nveis, desde o dos cidados at os dos organismos internacionais, baseados no compromisso poltico, e numa ampla conscientizao social, sobre a necessidade da segurana hdrica e da gesto integrada de recursos hdricos (cf. HAIA, 2000). No caso do Brasil, o Banco Mundial argumenta que a tenso hdrica resultante principalmente de dois fatores bsicos: a ineficincia do Estado na conduo de polticas pblicas e as diversas implicaes relativas s relaes entre os grupos humanos e a natureza. Vejamos como isso enunciado em um dos relatrios do Banco Mundial (2003:3):
No que se refere aos recursos hdricos, o pas enfrenta uma crise conformada por dois elementos principais a seca no Nordeste e a poluio das guas nas proximidades dos grandes centros urbanos. [...] Os servios de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio no apresentam distribuio uniforme a cobertura particularmente deficiente nas regies Norte e Nordeste e os mais pobres tm menor probabilidade de obter acesso a um nvel adequado de servios do que o restante da populao.

O discurso do Banco Mundial para fazer referncia escassez de recursos hdricos no mundo, cujos reflexos tambm seriam observados no Brasil, est relacionado a uma preocupao em proteger os descapitalizados economicamente em termos de acesso restrito aos recursos hdricos:

A fim de assegurar que as companhias de saneamento das regies mais pobres tenham acesso a linhas de crdito, e como parte de um enfoque mais integrado para reduzir a pobreza, o governo federal poderia estabelecer um escritrio central com o propsito de facilitar acanalizao dos fundos para uma srie de iniciativas que beneficiaria diretamente as populaes de baixa renda, sem criar incentivos perversos para os prestadores de servios. Uma fonte potencial de recursos para os subsdios aos servios de saneamento poderia ser o Fundo de combate Pobreza (BANCO MUNDIAL, 2003:27, grifos nossos).

O problema est no caminho sugerido para fazer frente s desigualdades no acesso gua e aos servios de saneamento bsico. Na viso do BM, a sada seria o governo brasileiro recorrer a emprstimos do Fundo de Combate Pobreza , bem como a facilitao do crdito s companhias de saneamento das regies Norte e Nordeste, o que supe tudo menos uma mobilizao para que o Estado garanta o que estabelece inclusive em sua constituio federal. O discurso montado apontando para o mercado como soluo. O SENTIDO RELATIVO E POLITIZADO DA ESCASSEZ DE RECURSOS HDRICOS No contexto em que se anuncia a escassez e se assume uma configurao baseada nos princpios do mercado, a ONU constata que 1 e 100 milhes de pessoas no mundo atualmente no tm acesso gua tratada e 2,4 bilhes no tm acesso ao saneamento bsico, principalmente nos pases subdesenvolvidos, nos quais grande parte da populao encontra dificuldades em arcar com os custos das contas de gua. Vejamos abaixo a materializao da referida constatao produzida e reproduzida, em grande medida, em termos de discurso, no Relatrio do Desenvolvimento Humano da ONU (2006, p.3):
[...] Esta privao pode ser medida por estatsticas, mas os nmeros no mostram os rostos humanos dos milhes de pessoas a quem negada a oportunidade de realizar o seu potencial. A gua, a essncia da vida e um direito humano bsico, encontra-se no cerne de uma crise diria que afeta vrios milhes das pessoas mais vulnerveis do mundo uma crise que ameaa a vida e destri os meios de subsistncia a uma escala arrasadora. Ao contrrio das guerras e das catstrofes naturais, a crise global da gua no ocupa lugar de destaque nos ttulos da imprensa. Tambm no galvaniza uma ao internacional concentrada. Tal como a fome, a privao do acesso gua uma crise silenciosa suportada pelos pobres e tolerada por aqueles que dispem dos recursos, da tecnologia e do poder poltico para acabar com ela. No entanto, esta uma crise que est a bloquear o progresso humano, condenando uma considervel parte da humanidade a vidas de pobreza, vulnerabilidade e insegurana. Esta crise ceifa mais vidas por doena do que qualquer outro conflito armado.

Em termos de retrica, as consideraes da ONU apontam para uma iminente crise hdrica mundial e que para que isso no ocorra a soluo enquadr-la como sendo um bem pblico dotado de valor econmico , o que daria base para a introduo da proposta de precificao enquanto mecanismo regulador, ao mesmo tempo em que se prope a gesto popular dos comits de bacia, sob a orientao contida nos princpios estabelecidos pelo Banco Mundial. A ONU (2006) considera ainda que, prevalecendo a conjuntura na qual o estado exerce um modelo de gesto centralizada na rea dos recursos hdricos, por meio da qual os investimentos visando universalizao do acesso no conseguem avanar e os subsdios beneficiam os consumidores mais capitalizados, brevemente um quarto da populao mundial viver em lugares afetados pela escassez de gua doce no planeta. Tal argumentao pode ser melhor entendida com a colocao abaixo apresentada, na qual a lgica das Parcerias PblicoPrivadas (PPPs) deixa de representar um possvel temor em relao universalizao da gua:
O debate sobre a privatizao desviou algumas vezes a ateno da questo mais urgente da reforma dos servios pblicos de abastecimento. Os fornecedores pblicos dominam o abastecimento de gua, respondendo por mais de 90% da gua fornecida atravs de redes de abastecimento nos pases em desenvolvimento. Muitos servios de abastecimento carenciadas, numa combinao de ineficincia e desresponsabilizao na gesto com desigualdade no financiamento e na fixao de preos. Mas alguns servios pblicos de abastecimento Porto Alegre, no Brasil, um exemplo notvel conseguiram tornar a gua acessvel a todos e a bom preo. Existem agora algumas oportunidades reais de aprender com os fracassos e construir com base nos sucessos. O critrio para avaliar a poltica no deve ser pblico nem privado, mas de desempenho ou de mau desempenho relativamente s pessoas carenciadas (ONU, 2006:10).

A ONU considera ser necessrio adotar estratgias para reduzir o nmero de pessoas sem acesso gua de boa qualidade no mundo, at o ano de 2015. Em termos numricos, o dficit seria de saneamento bsico para aproximadamente 2,2 bilhes de pessoas e de gua potvel para mais de 1,6 bilho de pessoas (ONU, 2006). A situao a ser combatida descrita nos seguintes termos:
a) Em conjunto, a gua imprpria para consumo e o mau saneamento constituem a segunda maior causa mundial de morte infantil. As mortes por diarreia em 2004 foram seis vezes mais numerosas do que a mdia anual de mortes em conflitos armados nos anos 90; b) A perda de 443 milhes de dias escolares por ano devido a doenas relacionadas com a gua; c) Perto da metade do total de pessoas dos pases em desenvolvimento sofrem, em determinada altura, de um problema de sade causado pela falta de acesso gua e saneamento; d) Milhes de mulheres passam vrias horas por dia a recolher gua; e) Ciclos de vida de desfavorecimento afetam milhes de

pessoas, com a doena e as oportunidades de educao perdidas a infncia resultando em pobreza na vida adulta (ONU, 2006: 6).

No entendimento da ONU, para que seja implementada a proposta de universalizao do acesso gua, necessrio elevar o nvel dos investimentos destinados rea de recursos hdricos, o que representaria algo em torno de US$ 40 bilhes de dlares anuais, com a atribuio de US$ 2 bilhes suplementares frica Subsariana; e que a cobrana pelo acesso e uso estabelecida em Haia (2000) seja gradativamente implementada nos pases que j sancionaram a lei de recursos hdricos e naqueles que esto em vias de sancion-la (ONU, 2006). Para a captao desse montante de investimento financeiro estimado, entram em cena instituies financiadoras em nvel mundial e as parcerias pblico-privadas nos nveis nacionais. A descrio apocalptica do cenrio hdrico mundial acompanhada do estabelecimento da ideia da necessidade de uma constante e crescente captao de novos investimentos por parte do estado e iniciativa privada, justifica-se a busca de captao atravs do financiamento internacional, abrindo-se a possibilidade do capital privado entrar no setor de recursos hdricos em nvel mundial. Para o Banco Mundial, seria necessrio melhorar a gesto dos recursos hdricos e a elevao dos investimentos na rea hdrica, os quais, na tica da instituio, ainda so restritos. No conjunto da argumentao apresentada por essa instituio no que se refere ao diagnstico da conjuntura hdrica mundial e das estratgias para evitar a crise planetria no setor encontramos uma avaliao segundo a qual o Brasil administra mal o abastecimento e o saneamento bsico. Vejamos como tal argumentao aparece no trecho abaixo citado:
O Brasil investe mais de R$ 2 bilhes por ano em abastecimento de gua e esgotamento sanitrio. Ao que parece, entretanto, essas verbas, no so consistentemente direcionadas para aes que visem melhoria dos servios para populaes de baixa renda ou ao aumento da eficincia na prestao dos servios. Sero necessrios investimentos da ordem de R$ 44 bilhes no perodo 1999-2010 para atender a meta da universalizao dos servios de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio proposta pelo governo. A captao dos recursos no o principal desafio. Mais importante como aloc-los e utiliz-los para promover a melhoria da eficincia da viabilidade financeira (BANCO MUNDIAL, 2003: p.27, grifos nossos).

Em consonncia com o que coloca a ONU no quesito investimento no setor hdrico, o montante dos recursos acima mencionado representar, no discurso do Banco Mundial, no s a universalizao dos servios, mas, alm disso: (1) o tratamento dos efluentes; (2) a proteo dos mananciais; (3) a plena segurana dos diversos tipos de usos da gua. A expectativa dos defensores dessa argumentao a de que seria induzida a formao de uma nova tica na

forma de se usar os recursos hdricos por parte dos diferentes tipos de usurios, evitando-se assim, o colapso universal em relao escassez hdrica (BANCO MUNDIAL, 2003). As questes colocadas durante a realizao do segundo Frum Mundial da gua em Haia (2000) e que ecoam at o momento como smbolos a serem absorvidos em nvel mundial, referem-se s principais crenas da instituio, enquanto estratgias de universalizao da gua, que ser iniciada pela adoo da nova proposta de cobrana, por essa representar uma forma de se alcanar um cenrio de equilbrio no campo de acesso e uso aos recursos hdricos para a humanidade . A crena da ONU que o contexto da iminente crise hdrica requer aes eficientes que sejam capazes de retard-lo:
A urgncia de alcanar o Objetivo de Desenvolvimento do Milnio para a gua e o saneamento nunca poder ser exagerada. Mesmo que as metas sejam atingidas, continuaro a existir mais de 800 milhes de pessoas sem gua e 1, 8 mil milhes sem saneamento em 2015. No entanto, apesar dos progressos, o mundo est a conseguir resultados aqum dos que so necessrios, especialmente nos pases mais pobres. Para alterar este cenrio, ser necessria uma ao sustentada ao longo da prxima dcada, aliada a um corte decisivo com o atual modelo que privilegia a opo de deixar tudo como est. A data-alvo de 2015 importante por razes prticas e simblicas. Ao nvel prtico, recorda-nos que o tempo est a esgotar-se e que o prazo para os investimentos e polticas necessrios traduzirem resultados est a aproximar-se rapidamente. Ao nvel simblico, 2015 tem uma importncia mais profunda. O estado do mundo naquele ano constituir um julgamento do estado atual de cooperao internacional. Ser um reflexo da gerao de lderes polticos que assinou o compromisso do Objetivo de Desenvolvimento do Milnio e pronunciar o veredicto sobre o descumprimento ou a observncia do compromisso (ONU, 2006:4, grifos nossos).

Os smbolos da preocupao anunciada pela ONU, acima destacados, relacionam-se a uma necessidade de se estabelecer, em termos de discurso, uma poltica universal de recursos hdricos que convirja no sentido de considerar a gua no mais como um bem disponvel em abundncia na natureza, mas sim, como um recurso natural finito e como um bem pblico dotado de valor econmico numa conjuntura internacional entendida como sendo de crescente escassez hdrica, motivada pelo desperdcio e pelo crescimento populacional. Na viso da ONU (2006), os dados da citao acima apresentada, j do indicativos de que a situao requer cuidados especiais, uma vez que h dvidas de que os objetivos do desenvolvimento do milnio sero alcanados. Um resumo daquilo que a ONU (2006) coloca como necessrio a fim de se universalizar o acesso aos recursos hdricos num contexto em que h uma crescente escassez poderia ser assim apresentado:
[...] Entre as estratgias nucleares para ultrapassar as desigualdades nacionais no acesso gua contam-se: a) estabelecer metas claras para a

diminuio da desigualdade enquanto parte integrante da estratgia nacional de reduo da pobreza e do sistema de notificao do Objetivo de Desenvolvimento do Milnio, incluindo a reduo a metade das disparidades de cobertura entre ricos e pobres; b) estabelecer tarifas subsidiadas que ofeream gua suficiente para as necessidades bsica gratuitas ou a taxas acessveis, tal como na frica do Sul; c) assegurar que nenhuma famlia tenha de despender mais de 3% do seu rendimento para satisfazer as suas necessidades de gua; d) orientar os subsdios das ligaes e da utilizao de gua para as famlias carenciadas, tal como se fez no Chile e na Colmbia; e) aumentar os investimentos no fornecimento de fontes pblicas como estratgia transitria para disponibilizar gua potvel e a preos acessveis s pessoas carentes; f) promulgar legislao que legitime as pessoas obrigarem os fornecedores a prestarem contas; g) incorporar nos contratos de parceria pblico-privados indicadores de referncia claros relativos equidade na extenso do acesso a bom preo s famlias carenciadas; h) desenvolver sistemas de regulao que sejam eficazes e politicamente independentes, cujo alcance no se limite rede de abastecimento pblico mas que abranja os fornecedores paralelos (ONU, 2006: 11).

Pelo que observamos do trecho acima e da anlise dos relatrios do Banco Mundial e da ONU para o setor de recursos hdricos, constatamos que h duas estratgias sendo sugeridas para fazer frente ao que apresentada como a crescente escassez de recursos hdricos: a cobrana pela gua bruta defendida pelo BM, a ser estabelecida na instncia do comit de bacia hidrogrfica; e o processo de privatizao, articulado, inicialmente, por meio de parcerias entre o Estado e a iniciativa privada na rea de recursos hdricos. O Banco Mundial argumenta que os possveis dissabores gerados pela escassez de gua, s podero ser enfrentados se a mesma assumir o princpio da valorao econmica instituio da cobrana pela gua bruta , o que possibilitar fazer com que os estados descapitalizados e com baixa capacidade de investimento consigam implementar a pauta das novas diretrizes para o setor de recursos hdricos orquestrada na conjuntura do estado reformista. Vejamos abaixo, como o Banco Mundial se pronuncia nesse sentido:
De modo a atender os desafios financeiros dos setores de saneamento e gerenciamento dos recursos hdricos, ser necessria a implementao de reformas para assegurar que os subsdios sejam adequadamente direcionados aos mais pobres; a adoo de padres ambientais e tcnicos realistas; a reforma das estruturas tarifrias e a cobrana pela gua bruta a fim de incentivar a racionalizao do consumo e prticas de conservao ; o estabelecimento de programas inovadores de financiamento para criar incentivos e aumentar a eficincia operacional na prestao dos servios; e a constituio de um claro marco jurdico com vistas a estimular os investimentos (BANCO MUNDIAL, 2003: 4, grifos nossos).

Prosseguindo na mesma tica, o Banco Mundial sugere um conjunto de estratgias a partir das quais se consolide um forte vis mercadolgico na esfera dos recursos hdricos,

pautado pelo iderio neoliberal. Para isso, a referida instituio considera que aes sejam desenvolvidas no sentido de racionalizar custos, tal como apresentamos a seguir:
A maioria das companhias apresenta baixos ndices de arrecadao e produtividade do pessoal e elevadas perdas. Companhias mais eficientes e autnomas podero aumentar sua capacidade de captar recursos internos e externos, necessrios obteno de melhores nveis de cobertura e qualidade dos servios prestados s populaes de baixa renda, e ampliao da coleta e tratamento de guas residuais. Caso no haja um nmero expressivo de trabalhadores no especializados prximos de se aposentar, poderia ser oferecido um programa de aposentadoria voluntria com as devidas compensaes includas. Para o pessoal qualificado, um pacote prevendo uma boa indenizao por demisso seria suficiente para incentivar desligamentos voluntrios; Melhorar o nvel da arrecadao difcil quando se oferecem servios deficientes, mas a maioria das pesquisas indica que, quando os servios so bons, aumenta a disposio dos usurios a pagar; A participao do setor privado tem sido promovida como forma de aumentar a eficincia e atrair investimentos. semelhana de outros pases, a experincia no Brasil demonstra que a participao do setor privado traz uma melhora de desempenho para as empresas quando os contratos so bem preparados e outorgados com base em critrios transparentes (BANCO MUNDIAL, 2003: 33-34, grifos nossos).

As consideraes acima apresentadas reforam uma anlise da conjuntura na qual a regulao estatal vista como catica e, por esse motivo, careceria de transformaes urgentes para enquadr-la num modelo de concorrncia de mercado, objetivando aumentar receitas, enxugar o quadro de pessoal e ratificar a participao da iniciativa privada. As aes do BM para o setor hdrico parecem comprometer em grande medida a soberania nacional, uma vez que todas as direes coordenadas pelo referido rgo na rea de gesto de recursos hdricos so pensadas como ineficientes caso sejam produzidas fora do que determina a sua ideologia de mercado. Essas mesmas crenas so reforadas com a anuncia de alguns especialistas hdricos, a exemplo da argumentao contida no Relatrio o Banco Mundial e os Recursos Hdricos (BANCO MUNDIAL, 1999:5), citada pelo expresidente da ABRH, Jos Almir Cirilo:
[...] Tive pessoalmente a oportunidade de acompanhar a seriedade dos tcnicos do Banco e da sua poltica para aes na rea de recursos hdricos durante o tempo em que fui responsvel pelo setor no Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Durante quatro anos mantive constantes negociaes com o BIRD nos programas de recursos hdricos e de qualidade das guas. Merecem destaque a firmeza e os princpios que nortearam as aes desta entidade conosco, exigindo estudos rigorosos, eventualmente por eles financiados ou custeados, para que as aes a desenvolver pudessem atingir o melhor retorno socioeconmico , porm dentro dos paradigmas do desenvolvimento sustentvel. No Brasil de hoje, em crescente estgio de conscientizao de seus cidados para a gesto dos recursos hdricos, tem estado presente o apoio constante do BIRD como um dos agentes no processo de desenvolvimento institucional nos diferentes estados

brasileiros. Para o Brasil de amanh, com o qual a gerao de hoje precisa estabelecer um compromisso de resolver os problemas de abastecimento de gua, saneamento de suas cidades e gua como um insumo para desenvolvimento sem o comprometimento da qualidade ambiental, a nao necessitar contar ainda mais com o apoio do Banco Mundial.

As colocaes do ex-presidente da Associao Brasileira de Recursos Hdricos (ABRH), reforam a tese da implementao de parcerias entre o estado brasileiro e o Banco Mundial como meio estratgico para solucionar a crise hdrica, o que parece uma condio sine qua non silenciosamente imposta para que se enfrente de modo considerado adequado a questo hdrica nacional. Nessa mesma direo, o governador do Cear poca, Tasso Jereissati5, declara imprescindvel a parceria com o Banco Mundial. Vejamos a seguir alguns trechos ilustrativos de pronunciamentos do mesmo, nessa direo:
[...] Atualmente, o preenchimento do espao entre teoria e prtica constituise no maior desafio, embora j se possa citar alguns exemplos de como a qualidade de vida de populaes melhorou devido ao melhor gerenciamento dos recursos hdricos e dos servios de saneamento. [...] O Banco vem ajudando o Brasil nesse processo de transformao atravs do fornecimento de assistncia tcnica e diretrizes sobre a experincia internacional em assuntos relacionados ao uso da gua, bem como da aprovao de emprstimos para a implantao de infra-estrutura hdrica via projetos que provem ser de fato sustentveis. [...] As operaes do Banco Mundial no Brasil tiveram como base o conhecimento slido das peculiaridades brasileiras para uma gesto adequada da gua como recurso natural e nas dificuldades enfrentadas pelo setor de saneamento. Acredito que a descentralizao da Diretoria do Brasil de Washington para Braslia, tem sido de fundamental importncia para proporcionar ao Banco um melhor entendimento das realidades socioeconmicas e da heterogeneidade existentes no Brasil, bem como sobre as nuances dos processos polticos. Dadas essas circunstncias, no de surpreender que na maioria das iniciativas de recursos hdricos onde h progresso real, como por exemplo na minha terra natal, o Estado do Cear, o Banco Mundial vem continuamente oferecendo apoio e sendo um grande parceiro na luta contra o subdesenvolvimento na regio semi-rida (BANCO MUNDIAL, 1999: 5).

Um ponto bastante marcante no depoimento acima apresentado a insistncia quanto imprescindibilidade da ao do BM para que se enfrentem as questes hdricas nacionais, na qual considerada central pelo BM a nova proposta de cobrana pela gua bruta, como se expressa mais claramente no depoimento a seguir:
A cobrana pelo uso de recursos hdricos, pactuada entre os prprios usurios e demais setores representados nos comits induz cada usuriopoluidor a diminuir, por iniciativa prpria, a sua carga poluidora. Serve O Estado do Cear um dos primeiros no Brasil a introduzir uma poltica de cobrana pela gua bruta, inclusive, antecedendo criao dos comits de bacias hidrogrficas. No mesmo grande o nmero de parcerias estabelecidas com o Banco Mundial na construo de uma nova infra-estrutura hdrica.
5

tambm para a adoo de mecanismos financeiros que permitam o aumento da participao privada no financiamento das estaes de tratamento de esgotos. No final de 1993, iniciou-se um esforo de apoio formulao da Lei das guas (Lei 9.433), promulgada em janeiro de 1997. Essa cooperao envolveu a organizao de seminrios internacionais e a promoo de visitas tcnicas de parlamentares e membros do executivo a diversos pases. J em 1995, o Banco divulgou um primeiro relatrio sobre a gesto de recursos hdricos no Brasil, no qual apresentou-se um breve diagnstico dos problemas nas diversas regies, assim como uma proposta estratgica de atuao. Esse relatrio, concebido de forma participativa e com o apoio da Associao Brasileira de Recursos Hdricos- ABRH, alm da colaborao de vrias instituies governamentais e no-governamentais, sugeriu que o Banco estudasse alguns temas relevantes ao fortalecimento do setor. Em consequncia, o Banco publicou em 1998 o relatrio Cobrana pelo Uso da gua Bruta, que tem sido divulgado e utilizado por gestores e tcnicos em todo o pas. Mais recentemente, o Banco se empenhou em apoiar o Governo na formulao de uma proposta para a criao da Agncia Nacional de guas. Alm das atividades desenvolvidas especificamente para a realidade brasileira, o Banco tambm desenvolve trabalhos tcnicos de carter geral com grande utilidade para o setor de recursos hdricos no Brasil (BANCO MUNDIAL, 1999:3).

A REPERCUSSO NOS COMITS DE BACIA HIDROGRFICA E A CRTICA AO MODELO OFICIAL O Banco Mundial refora recorrentemente a mxima de que o processo de valorao representa o instrumento mais adequado a fim de fazer com que os diferentes consumidores advertidos por mais uma valorao passem a adotar um comportamento baseado no princpio do uso racional. Embora, apresente princpios de contradio, a argumentao do BM ganha uma ampla aceitabilidade no campo cientfico, que deixa de priorizar anlises que faam a interseo entre a nova proposta de cobrana e o avano da iniciativa privada no que tange ao processo de parcerias e financiamentos voltados para a implementao de projetos na rea de recursos hdricos, tais como a construo de barragens, audes e canais de irrigao (Jairo SILVA, 2010). Para o BM, a resistncia nova proposta de cobrana e possvel adoo de vieses mercadolgicos para implantao de um modelo de gesto inovador, tende a diminuir, proporo em que a viso a respeito da ineficincia do estado vai sendo disseminada. A viso do BM sobre essa nova proposta de cobrana expressa da seguinte maneira:
A cobrana pela gua bruta traz tona uma srie de mudanas fundamentais e saudveis, ao sinalizar ao usurio o valor econmico das guas e, assim, ajudar a promover seu uso mais racional; ao disponibilizar recursos financeiros de modo a assegurar a administrao, operao e manuteno adequadas da infraestrutura hdrica; e ao financiar (pelo menos parcialmente) o desenvolvimento e gerenciamento dos recursos hdricos. Embora tenham sido realizados muitos estudos em vrios estados e em diversas bacias hidrogrficas de modo a estimar o preo timo da gua aquele capaz de

captar os valores econmicos dos diversos usos alternativos , as duas iniciativas de maior xito adotaram valores fixados com base em extensas negociaes polticas com os principais usurios. A primeira teve lugar no Cear, atualmente o nico estado que cobra pela gua bruta, e a segunda na bacia hidrogrfica do Paraba do Sul, onde a introduo da cobrana foi recentemente aprovada pelo comit da bacia hidrogrfica. O pblico em geral, no entanto, ainda considera o pagamento pela gua bruta como mais um imposto governamental fato que representa uma sria limitao poltica em pocas de incerteza econmica ou social. O desafio, agora, parece ser convencer os usurios de que a introduo da cobrana pela gua bruta, o desenvolvimento de um sistema de alocao de direitos de uso da gua, a aplicao de uma gesto participativa e descentralizada nas bacias e a implantao de marcos regulatrios e institucionais adequados aumentaro a confiabilidade dos sistemas hdricos (BANCO MUNDIAL, 2003:23).

A crena de que h escassez de gua no mundo e de que o investimento estatal ineficiente para reverter o quadro de estresse hdrico planetrio, constituem o cenrio no qual a gua deixa de ser considerada um bem livre disponvel na natureza e se transforma num bem de domnio pblico e recurso natural limitado, dotado de valor econmico. nesse novo cenrio que os novos tratados internacionais que reconhecem agora a gua como um bem de domnio pblico, dotado de valor econmico [e a proposta de cobrana da gua bruta], so constitudos, principalmente para promover sua nova precificao em mbito mundial, mesmo que muitas realidades no se enquadrem nas situaes de escassez descrita na argumentao sobre a crise hdrica mundial (Ricardo PETRELLA, 2002). Um exemplo bem ilustrativo da tendncia desses acordos a Declarao de Haia (2000), na qual se reuniram grandes organizaes de lobby comercial na rea dos recursos hdricos, a exemplo das corporaes Vivendi e Suez, resultando na formulao incisiva da ideologia da escassez hdrica mundial, a qual se desdobrou em alta presso para muitos pases adotarem uma reformulao na poltica hdrica, tal como aconteceu no Brasil com a promulgao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, de 1997 (HAIA, 2000). Nossa interpretao de que devemos nos concentrar, ao analisar os discursos que delineiam a crise hdrica mundial, na parte das estratgias sugeridas para seu enfrentamento. Por exemplo, os bilhes de dlares necessrios universalizao do acesso, segundo o BM e outras instituies multilaterais, s podero ser assegurados pelo mercado internacional de capitais de acordo com o objetivo da lucratividade, induzindo a um princpio de racionalidade instrumental comum lgica de qualquer tipo de mercado, tal como coloca Antnio Ioris (2006). Nos documentos da conferncia de Haia, bem como nos relatrios produzidos pelo BM, as transformaes nas polticas de guas vinculam-se explicitamente ao acesso dos pases subdesenvolvidos e em desenvolvimento a investimentos e se referem capacidade de

produzir lucros, deixando implcita e velada a discusso acerca das maneiras pelas quais as principais empresas ou corporaes de gua poderiam se beneficiar com a abertura mercadolgica do acesso aos recursos (porque podem pagar pela gua bruta) e a venda de gua para os mercados mundiais6. A crise hdrica mundial apresenta uma cronologia que comea no incio dos anos setenta do sculo XX, passa pela conferncia de Haia (2000) na qual a gua deixa de ser definida como um bem livre disponvel em abundncia na natureza e se transforma num bem pblico dotado de valor econmico [com a sugesto da estratgia da nova proposta de cobrana] e se estabelece com o princpio da sustentabilidade hdrica como sendo algo imprescindvel e pelas modificaes realizadas em termos nacionais em vrios pases do mundo nessa direo. O discurso sobre a crise hdrica mundial, em cuja iminncia viveria a populao mundial, tem como desdobramento central a defesa de que a gua deve ser redefinida enquanto um bem de valor econmico, a ser oferecido no mercado para consumo sob os mecanismos comuns de oferta e demanda como qualquer outro. Um dos pontos centrais a serem aqui destacados o fato de que esse discurso da escassez no tematiza a hierarquia dos inmeros conflitos e as principais contradies responsveis pelas tenses em torno do acesso aos recursos hdricos no Brasil e no mundo (IORIS, 2008a/b). Indo na mesma lgica de Ioris (2008a/b), questionando a argumentao sobre a escassez de recursos hdricos no mundo, Eric Swingedouw (2004) considera os discursos das instituies multilaterais como constitudo por princpios imaginrios, que no se adquam dinmica do mundo real. E a forma como a referida lgica vem sendo disseminada se molda a partir de um prisma de crise que controverso por no ser possvel de aplicar-se tanto diversidade quanto necessidade dos diferentes contextos sociais, podendo ocorrer singularmente, sem muita expressividade global. A constatao da iminncia de um desastre hidrossocioecolgico tem uma utilidade no sentido de facilitar futuros investimentos no processo de expanso do fornecimento de gua, alimentando o conjunto de requisitos estabelecidos pela lgica que prope a mercantilizao do referido recurso natural. Exemplos emblemticos nessa direo acontecem em Atenas, Guaiaquil ou Sevilha. E proporo em que o preo passa a ser entendido como o principal mecanismo para solucionar e gerenciar as situaes de escassez, a construo discursiva da gua como um bem que de natureza escassa, contribui em grande medida para legitimar as principais estratgias de mercantilizao e de privatizao, que ocorrem de
6

Dentre os autores que reconhecem a instrumentalidade meramente comercial da referida conferncia, ver, por exemplo, Petrella (2002).

acordo com a vestimenta proposta pelo mercado, como um pr-requisito a ser introjetado no corpo da burocracia estatal (SWINGEDOUW, 2004). De acordo com Swingedouw (2004), proporo em que somente a cobrana e a precificao so entendidas como capazes de regular a escassez, potencializa-se o conjunto de estratgias de mercantilizao engendrando um imaginrio favorvel privatizao na esfera hdrica. Desse contexto forjam-se alianas escusas entre a iniciativa privada e setores do movimento ambientalista. O referido autor argumenta que a preocupao dos ambientalistas com a escassez de gua socialmente construda ou imaginada e vai sendo disseminada para toda a sociedade, contribuindo para que a mesma se coloque disposio para se engajar, sem manifestar qualquer reao, a fim de pagar mais, aceitando a mxima colocada pelos mecanismos de mercado como sinalizadores preferenciais, se no os nicos disponveis, para alocar socialmente o recurso anunciado como escasso. A tese dos ambientalistas, que coloca que a gua um bem escasso, o que a coloca numa condio de explorao cuidadosa, faz com que o setor privado e os governos em todas as escalas geogrficas abracem o argumento da escassez, que termina funcionando como ideia til e necessria reproduo do capital. Fechando a referida argumentao necessrio entender que os princpios da economia de mercado requerem em seu mago que a ideologia da escassez funcione midiaticamente para que os interesses do capital sejam assegurados (SWYNGEDOUW, 2004). Ao fazer a referida argumentao, o autor no fecha possibilidade quanto existncia de situaes raras que na verdade requeiram ateno especial. Porm, a disponibilizao abundante dos recursos hdricos no planeta evidencia um quadro diferente daquele que colocado pelo Banco Mundial, em que so apresentadas evidncias duvidosas relativas iminente escassez hdrica no planeta (SWYNGEDOUW, 2004). Com isso, o BM, a Unio Europeia e companhias privadas celebram a disseminao e aceitao da ideia de gua como um bem escasso, til para os mercados de guas, que vibram com a representao da escassez real. Por esse caminho trilham as estratgias que retiram a ateno da natureza poltica da escassez, como produzida social e politicamente, passando a priorizar o conjunto de solues tecnolgicas disponveis (Henrique LEFF, 2006). A inquietao com a escassez aumenta quando comeam a ser apresentadas previses de falta dgua em pases desenvolvidos, tais como os Estados Unidos, a Frana, a Itlia, dentre outros (Wagner RIBEIRO, 2003). essa cartografia a que passam a se referir as previses catastrficas sobre o acesso gua, que pode nos ajudar a entender o porqu da disseminao em nvel mundial da preocupao com a gesto dos recursos hdricos na ltima

dcada, a realizao de diversos Fruns Mundiais da gua e a definio de 2003 como Ano Internacional da gua. De acordo com as discusses da ECO-92 e da Conferncia de Haia (2000), se os pases centrais no promoverem alteraes no estilo de vida de suas populaes, o que parece cada vez mais difcil de ser alcanado, tero de conseguir gua doce em outros pases. No toa que um dos temas que mais despertou ateno em Kyoto foi justamente o comrcio da gua doce, sendo os pases como Brasil e outros da Amrica do Sul e da frica, os quais possuem e mantero excedente hdrico (o que no se verifica da mesma maneira em pases europeus e nos Estados Unidos), alvos da ateno mundial (RIBEIRO, 2003). Em referncia discusso acerca da problemtica da escassez de gua e das possveis ambigidades dos discursos que a constroem, Mohamed Bouguerra (2004) prope a questo de outra maneira: h escassez ou m gesto de gua no mundo? Vejamos abaixo a maneira como esse autor se pronuncia sobre o tema:
Enquanto isso, durante o Frum Mundial da gua, em maro de 2000, em La Haye, o Centre for Science and Environment de Deli, por sua vez, achava que o problema no era a escassez dgua, mas, sim, a m gesto da gua, que precisava ser resolvida. O jornal israelense Haretz publicou um artigo de Nehemya Strassler, intitulado Os kibbutzim se comportam como se estivessem na Noruega, no qual so criticadas as responsabilidades dos polticos com relao carestia dgua em Israel e a importao dgua da Turquia. Strassler termina assim seu artigo: A carestia dgua que fere Israel puramente artificial. Ela conseqncia de escolhas polticas daqueles que esto no poder. Por isso, a importao de gua turca uma heresia. A manuteno de um sistema enviesado de subsdios e de cotas favorecendo setores pouco rentveis e dispendiosos a realidade de nossos polticos. Se at agora nenhum projeto de reforma aconteceu, porque muitos de nossos polticos tm interesses diretos nesses setores subvencionados da agroindstria (BOUGUERRA, 2004:121).

Como visto acima, um dos principais limites do discurso apocalptico em torno da escassez de gua no mundo, enunciados pela Declarao da Conferncia de Haia (2000) e nos documentos produzidos pelo Banco Mundial gua e pela ONU sobre o setor dos recursos hdricos, o fato de no exporem o problema da competio existente entre os diversos setores da atividade econmica pela gua, a exemplo da indstria, da agricultura e do comrcio, como sendo um dos principais fatores que geram situaes de escassez hdrica, inevitveis para alguns consumidores. esse lado no mencionado nos discursos que se articulam em torno da iminncia de uma crise mundial de escassez de gua, referente dinmica capitalista de apropriao desses recursos atualmente em curso em vrias economias nacionais, que consideramos importantes em considerao na discusso sobre o acesso e uso dos recursos hdricos nos diversos nveis.

CONSIDERAES FINAIS A discusso acerca da relao existente entre sociedade e natureza, tendo por base as teorias da ecologia poltica e da capitalizao da natureza, nos conduziram na focalizao do que denominamos aqui de inveno da crise hdrica mundial e das estratgias apresentadas para seu enfrentamento. Foi nossa inteno contribuir para o questionamento da naturalizao das argumentaes que centralizam as explicaes acerca da anunciada problemtica hdricoambiental nos mbitos nacional e mundial priorizando os aspectos tcnicos relativos questo da gua, deixando de lado s implicaes existentes em termos de arranjos sociais nos quais as formas de apropriao dos recursos naturais so moldadas. Assim, buscamos analisar as teses apocalpticas em relao escassez de gua, tentando compreender o que anunciado como sendo verdadeiro para todos no contexto atual, em que a gua assume o status legal de bem pblico, dotado de valor econmico, o que para ns implica numa mudana que aponta para outras mudanas estruturais referidas esfera dos recursos naturais em geral e aos hdricos em particular, relacionadas com a emergncia de um mercado internacional de guas pblicas, e com um conjunto de articulaes que pretendem abrir caminhos para a ingerncia internacional na gesto dos recursos hdricos nacionalmente localizados. Em termos sintticos, deparamo-nos com um consenso em torno da ideia de que a) vivemos na iminncia de uma crise hdrica mundial e que se no fizermos a nossa parte, em breve assistiremos a guerras mundiais em torno do controle dos recursos hdricos planetrios; b) para enfrentar e evitar essa crise hdrica mencionada, dependemos da precificao do recurso, traduzida na adoo do instrumento de cobrana pelo uso da gua bruta a ser moldada e gerenciada na instncia dos Comits de Bacias Hidrogrficas (o que j foi referendado, em termos de Brasil, pela Lei .433/97). Na contramo do consenso acima resumido, argumentamos inicialmente que a anunciada crise hdrica mundial, na verdade, uma construo social, baseada numa sintaxe que dilui as diferenas existentes em termos de acesso e de consumo dos recursos hdricos, tanto no que se refere ao uso individual quanto na produo de mercadorias, entre os diversos pases e dentro desses, entre as classes de indivduos. Essa planetarizao da abordagem das questes relativas apropriao dos recursos hdricos serve para estabelecer um imaginrio que esconde os privilgios de naes e de grupos de indivduos, desdobrando-se, inclusive na democratizao do Trabalho Ecolgico Internacional a ser realizado, das responsabilidades a serem eventualmente assumidas pelas

diversas naes/economias no sentido de evitar a catstrofe hdrica mundial. O estranho pressuposto que subjaz aos discursos sobre a crise hdrica mundial o de que os que consomem e poluem mais a gua do planeta tm responsabilidade igual aos que consomem e poluem menos. Um segundo ponto que decorre da nossa anlise das relaes entre poltica e apropriao da natureza, o de que a nova proposta de cobrana pelo uso da gua bruta, apresentada no bojo de um discurso de preocupao com a situao de escassez hdrica que atinge populaes pobres dos pases subdesenvolvidos e em desenvolvimento como panaceia para a universalizao do acesso e uso satisfatrio gua, relaciona-se com o processo de enxugamento do estado neoliberal, agora manifestando-se na rea dos recursos hdricos. Ao nosso ver, a eficincia daquilo que o BM coloca como prioritrio para enfrentar as situaes de escassez hdrica no mundo, teria como uma das consequncias implcitas, a remoo de um obstculo fundamental instalao de uma lgica de mercado na rea das guas, a saber, seu status de bem e servio pblicos. A precificao da gua significa sua entrada no mundo das mercadorias e abre caminho para a emergncia do que chamamos aqui de mercado internacional de guas pblicas que passa a fazer parte da agenda neoliberalizante cujo fortalecimento vai sendo estabelecido com a expanso do comrcio de gua virtual, entendido segundo Ioris (2009), como sendo um mecanismo de equalizao hidrolgica que transfere desequilbrios e carncias socionaturais politicamente criados, apresentando em si, baixo poder de resoluo dos problemas hdricos. Esse processo acontece junto com a instituio do BM enquanto instituio financiadora de projetos nacionais de gesto de recursos hdricos, numa conjuntura em que aumenta incessantemente o poder das grandes corporaes internacionalizadas de comrcio de gua. A ideologia que d lastro disseminao dessa proposta de concepo da gesto internacional de recursos hdricos, a ser operacionalizada por meio da introduo da nova proposta de cobrana pelo uso da gua bruta, teve sua gestao iniciada na Conferncia de Haia (2000), na Holanda, sendo ratificada posteriormente pela divulgao dos Relatrios gua, Pobreza e Desenvolvimento Sustentvel, do Banco Mundial (2003) e gua para la escassez, da ONU (2006). Em termos de Brasil, materializa-se na aprovao da Lei 9.433/97 acoplada aos preceitos de gesto integrada, preconizada pelas agncias multilaterais, cujo fundamento no ultrapassa o universo de uma resposta neoliberal, com concesses democrticas restritas, ao conjunto de contradies causadas pela dinmica da atividade econmica capitalista (IORIS, 2009).

Pensamos que a anunciada crise hdrica mundial existe enquanto uma produo de smbolos, discursos, crenas e mitos que lhes do sustentao, cujos vieses e nuances, omitem pontos relevantes que contribuem para conformao de um modelo anunciado como sendo de insustentabilidade hdrica (cujos contornos apresentamos no segundo captulo deste trabalho), o qual contribui para uma abordagem que retira de pauta os aspectos sociais e polticos da estratificao do acesso e uso da gua, em termos internacionais e nacionais , legitimando uma ordem que se apresenta como genrica em termos de escassez hdrica e que praticamente incabvel para contextos a exemplo do brasileiro, no que se refere posse de montantes de recursos hdricos.

REFERNCIAS

BANCO MUNDIAL. Gerenciamento de recursos hdricos . Braslia: Secretaria de Recursos Hdricos, 1999. ______. gua, reduo da pobreza e desenvolvimento sustentvel . 1. ed. Braslia, 2003. BOUGUERRA, Mohamed Larbi. As batalhas da gua: por um bem comum da humanidade. Traduo de Joo Batista Kreuch. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. HAIA. Conferncia sobre segurana hdrica no sculo 21 . http://www.clickagua.com.br/noticias/docs/haia.asp. Acesso em: 05 jun. 2006. Disponvel em:

IORIS, Antnio A. R. gua, excluso, mercado e cobrana: um debate necessrio. In: SIMPSIO DE RECURSOS HDRICOS DO SUL-SUDESTE, 1., Curitiba, 2006. Ttulo? Anais...? Resumo...? Curitiba: Editora?, 2006. ______. Os limites polticos de uma reforma incompleta: a implementao da Lei de Recursos Hdricos na Bacia do Paraba do Sul. Revista Brasileira Estudos Urbanos e Regionais , v. 10, n. 1, p. ? maio 2008. [Este foi citado no texto?? Coloque as alneas indicado a ou b] ______. guas que no correm mais pro mar. Interaes, Campo Grande, v. 9. n. 1, p. 9-17, jan./jun. 2008. [Este foi citado no texto?? Coloque as alneas indicado a ou b] ______. Desenvolvimento nacional e gesto de recursos hdricos no Brasil. Revista Crtica de Cincias Sociais, v. 85, p. 23-41, jun. 2009. LEFF, Henrique. Racionalidade ambiental a reapropriao social da natureza . Traduo Lus Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006.

ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS (ONU). Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A gua para l da escassez: poder, pobreza e a crise mundial da gua: relatrio do desenvolvimento humano, 2006. Nova Iorque: PNUD: Lisboa: Trivona, 2006. PETRELLA, Ricardo. O manifesto da gua: argumentos para um contrato mundial. Traduo de Vera Lcia Mello Joscelyne. Petroplis, RJ: Vozes, 2002. SILVA, Jairo Bezerra. As transformaes do estado e suas implicaes sobre as polticas pblicas no Brasil: o caso dos recursos hdricos. Dissertao (Mestrado) UFCG/UFPB, 2003. RIBEIRO, Wagner C. gua doce: conflitos e segurana ambiental. In: MARTINS, Rodrigo Constante; VALNCIO, Norma Felicidade Lopes da Silva (Org.). Uso e gesto de recursos hdricos. VII? Local?: RiMa, 2003. p. 71-77. SWINGEDOUW, Eric. Privatizando o H20: transformando guas locais em dinheiro global. Traduo de Diogo Lana Monte-Mr. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 6, n. 1, maio 2004.

You might also like