You are on page 1of 9

Nossos Termos de Uso atualizados entraro em vigor em 25 de maio de 2012. Saiba mais.

Eletromecnica
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.
ads not by this site

Ir para: navegao, pesquisa Este artigo contm uma lista de fontes ou uma nica fonte no fim do texto, mas esta(s) no so citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informaes. (desde junho de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodap citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessrio.

Eletromecnica: instalao de uma turbina hidrulica numa central hidroeltrica. No mbito da tecnologia, a eletromecnica (AO 1945: electromecnica) consiste na combinao das cincias e tcnicas da electrotecnia com as da mecnica. A engenharia eletromecnica a especialidade da engenharia que se ocupa das cincias e tcnicas eletromecnicas. Quando se trata da combinao da mecnica com a eletrnica, fala-se em "mecatrnica".

ndice

1 mbito 2 Histria 3 A eletromecnica no Brasil 4 Profissionais da eletromecnica


o o

4.1 Tcnicos superiores 4.2 Tcnicos de nvel mdio

5 Referncias

mbito

Rel eletromecnico. A eletromecnica o ramo da cincia e tecnologia no qual so realizadas a anlise, o projeto, o desenvolvimento, a produo e a manuteno de sistemas e dispositivos que integrem componentes eltricos e mecnicos no seu mecanismo. Entre os exemplos de dispositivos eletromecnicos encontram-se os motores eltricos dos ventiladores, frigorficos, mquinas de lavar, secadores de cabelo e outros aparelhos eltricos, os rels, interruptores e comutadores, bem como as j obsoletas calculadoras mecnicas e vlvulas eletrnicas. Todos estes dispositivos servem para converter energia eltrica em energia mecnica ou vice-versa. Os telefones transmitem informao distncia, convertendo a energia mecnica originada pelas ondas sonoras em sinais eltricos, reconvertendo depois estes sinais eltricos em ondas sonoras para a recepo da mensagem. A lista de dispositivos eletromecnicos interminvel. O facto de todos os dispositivos eletromecnicos integrarem componentes classificados como eltricos e componentes classificados como mecnicos no implica que os componentes eltricos e mecnicos possam estar sempre separados fisicamente e operar independentemente uns dos outros. A energia recebida ou fornecida por aqueles componentes, dependendo da natureza e da aplicao de um equipamento em particular. O processo de converso de energia eletromecnica tambm abarca normalmente o armazenamento e a transferncia de energia eltrica. O principal objetivo da engenharia eletromecnica justamente o estudo dos princpios de converso de energia eletromecnica, bem como o desenvolvimento de modelos para os componentes de sistemas eletromecnicos.

Histria

Antigo computador eletromecnico da dcada de 1950.

Vrios tipos de motores eltricos. Os fenmenos eletromagnticos so conhecidos desde o sculo VI a.C., graas s experincias de Tales de Mileto. No sculo XVI, o fsico ingls William Gilbert - o primeiro cientista a estudar sistematicamente os fenmenos eletromagnticos introduziu o termo "eletricidade" a partir do termo grego "elektrn", significando "mbar" No final do sculo XVII, o cientista alemo Otto von Guericke inventou o gerador eletrosttico, um aparelho mecnico que gerava eletricidade esttica. Durante sculo XVIII, foram idealizados vrios aparelhos eletromecnicos percussores como o eletroscpio em 1705, a garrafa de Leyden (condensador experimental) em 1745 e o para-raios em 1752. Nessa poca aparecem tambm uma srie de invenes mecnicas como a lanadeira mecnica, o tear mecnico e a mquina a vapor que marcam o surgimento das modernas engenharias mecnica e industrial. Michael Faraday definiu a induo eletromagntica com uma experincia simples, mediante a qual descobriu que uma corrente pode ser induzida num arame fazendo-o mover-se sobre um campo eltrico. Baseados neste princpio, fabricaram-se os motores eltricos e os dnamos, marcando o nascimento da engenharia eletrotcnica. Na sequncia destas invenes, a eletrotecnia desenvolveu-se tanto que, na transio do sculo XIX para o sculo XX j existiam muitas cidades e edifcios com iluminao pblica eltrica. Na indstria, as mquinas eltricas substituram as mquinas a vapor, garantindo uma maior eficincia produtiva e, consequentemente, um maior desenvolvimento industrial. Os repetidores - surgidos com a telegrafia eltrica no sculo XIX - eram dispositivos eletromecnicos usados para a gerao de sinais telegrficos. Com o desenvolvimento

da telefonia por fios, surgiram os comutadores para chamadas telefnicas. Utilizaram-se inicialmente comutadores primitivos como o do tipo Strowger, que, durante a dcada de 1950, foram substitudos pelos comutadores de barras cruzadas nas grandes instalaes telefnicas. No mbito das telecomunicaes, o inventor croata Nikola Tesla desenvolveu uma srie de trabalhos no campo da eletromecnica. Em 1885, Paul Nipkow props e patenteou o primeiro sistema eletromecnico de televiso. At dcada de 1980, desenvolvem-se as mquinas de escrever eltricas, que incorporavam um motor eltrico. Enquanto que nas mquinas de escrever puramente mecnicas cada tecla movia diretamente uma alavanca metlica com o tipo (carter) desejado, nas mquinas eltricas as teclas engatavam diversas engrenagens mecnicas que transmitiam o movimento desde o motor at s alavancas de escrita. Um dos modelos de mquinas de escrever eltrica de maior sucesso foi a IBM Selectric, lanada em 1961. Na dcada de 1940, os Laboratrios Bell desenvolveram o computador Bell Model V. Tratava-se de um aparelho eletromecnico baseado em rels com tempos de ciclo da ordem dos segundos. Em 1968, a companhia norte-americana Garrett Systems foi convidada a produzir um computador digital para competir com os sistemas eletromecnicos que se estavam ento a desenvolver para o computador principal de comando de voo do novo avio de combate F-14 Tomcat da Marinha dos EUA.

A eletromecnica no Brasil
O conceito de eletromecnica surgiu na dcada de 1960 e chegou ao Brasil em meados da dcada de 1970, atravs do primeiro curso tcnico em eletromecnica criado no Colgio Tcnico da Rede Ferroviria Federal RFFSA. A princpio o curso destinava a formar profissionais aptos a efetuarem manuteno tanto na parte eltrica, quanto na parte mecnica das locomotivas da RFFSA. Aps isso foram lanados diversos cursos tcnicos em eletromecnica pelo pas em escolas profissionalizantes das redes pblica e privada. A ideia principal era formar tcnicos com formao em eletrotcnica e conhecimentos relevantes sobre mecnica industrial, este foi a base curricular do curso de eletromecnica at o final dos anos 1980. A partir dos anos 1990 o curso de eletromecnica foi perdendo fora dentre os outros cursos tcnicos. Com a evoluo da eletrnica e o surgimento das modernas tcnicas de automao, o curso de eletromecnica foi ficando para trs. O conceito de automao industrial foi rapidamente absorvido pelos cursos de eletrnica e informtica, e com o advento dos cursos em mecatrnica e automao industrial, o conceito de eletromecnica ficou obsoleto. Ainda hoje existem diversos cursos de eletromecnica no Brasil em nvel tcnico e superior. O currculo foi alterado e o conceito no mais o mesmo da dcada de 1980, atualmente o curso trabalha mais o lado da integrao de sistemas eletromecnicos e manuteno industrial.

No final da dcada de 1990 surgiu o curso de Tecnlogo em eletromecnica, que forma profissionais de nvel superior para atuar na rea.

Profissionais da eletromecnica
No grupo dos profissionais da eletromecnica incluem-se os tcnicos de nvel superior e os tcnicos de nvel mdio.

Tcnicos superiores
Os tcnicos superiores na rea da eletromecnica so os engenheiros e engenheiros tcnicos eletromecnicos. Compete-lhes:
1. Calcular, selecionar, dimensionar e desenhar elementos de sistemas mecnicos; 2. Selecionar, implementar e controlar processos de produo industrial de

componentes, selecionando os materiais adequados;


3. Organizar, gerir, planear e controlar as atividades de manuteno em instalaes

industriais;
4. Monitorizar, operar e manter instalaes, mquinas e outros equipamentos

trmicos e hidrulicos;
5. Calcular, selecionar, montar, operar, monitorizar e manter as mquinas eltricas

utilizadas em instalaes industriais;


6. Planear, calcular, desenhar, construir, operar, monitorizar e manter instalaes

eltricas de alta, mdia e baixa tenso, de acordo com as regulamentaes vingentes; 7. Selecionar, calcular, desenhar, monitorizar, operar e manter sistemas bsicos de medio e controlo de processos industriais. Algumas instituies de ensino superior oferecem cursos especficos de engenharia eletromecnica. No entanto, frequentemente, as funes de engenheiro eletromecnico so desempenhadas por diplomados em engenharia eletrotcnica ou, ocasionalmente, por diplomados em engenharia mecnica ou industrial com bons conhecimentos de eletricidade. Em Portugal, a Universidade da Beira Interior oferece o curso de licenciatura (1 ciclo) + mestrado (2 ciclo) em engenharia eletromecnica, cujos diplomados tm acesso profisso de engenheiros na especialidade de eletrotcnica da Ordem dos Engenheiros. O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a Escola Superior de Tecnologia de Portalegre oferecem cursos de licenciatura (1 ciclo) em engenharia eletromecnica, cujos diplomados tm acesso profisso de engenheiro tcnico da especialidade de mecnica da Associao Nacional dos Engenheiros Tcnicos. J a Escola Superior de Tecnologia de Setbal oferece o curso de licenciatura (1 ciclo) em engenharia eletrotcnica e computadores - ramo de eletromecnica, cujos diplomados tm acesso profisso de engenheiro tcnico na especialidade de energia e sistemas de potncia.

Tcnicos de nvel mdio

Os eletromecnicos so os tcnicos de nvel mdio qualificados para atuarem profissionalmente nos vrios domnios da eletromecnica. Compete-lhes - entre outras funes - o desenho, a instalao, a manuteno e a reparao de mquinas e outros aparelhos eletromecnicos, no mbito dos setores da indstria e energia. Os eletromecnicos recebem normalmente uma formao tcnico-profissional mista entre a de eletricista e a de mecnico. Com a substituio dos sistemas eletromecnicos pelos sistemas eletrnicos, sobretudo nos setores da informao e controlo, alguns domnios de atuao dos eletromecnicos passaram a estar a cargo de tcnicos de eletrnica e de mecatrnica. No Catlogo Nacional de Qualificaes de Portugal existem hoje as qualificaes de eletromecnico de eletrodomsticos, de eletromecnico de sistemas de climatizao e refrigerao e de eletromecnico de manuteno industrial. Todas estas qualificaes so de nvel 2.

Referncias
A Wikipdia possui o Portal de engenharia

LENK, Arno, Elektromechanische Systeme. 3 Bnde, Berlim: VEB Verlag Technik, 1971 KRAUSE, Paul C., WASYNCZUK, Oleg, Electromechanical Motion Devices, Nova Iorque: McGraw-Hill, 1989 FURLANI, Edward P., Permanent Magnet and Electromechanical Devices: Materials, Analysis and Applications, San Diego: Academic Press, 2001 [Esconder]

ve

Ramos da engenharia
Agronmica/Agronmica Aeroespacial Aeronutica Agrria Agrimensura Alimentos Ambiente udio Automvel Base Biolgica Biomdica Biossistemas Cartogrfica Cermica Civil Computao Concepo e desenvolvimento de produto Controle e Automao Econmica/Econmica Energia Eltrica Eletromecnica Eletrnica/Eletrnica Eletrotcnica Estrutural Fsica Florestal Geogrfica Gentica Geolgica Hidrulica Industrial Industrial madeireira Hidrulica Humana Informtica Instrumentao Madeireira Manuteno Mecnica Mecatrnica/Mecatrnica Metalrgica Materiais Militar Minas Naval Nuclear ptica Pesca Petrleo Produo Qualidade Qumica Requisitos Sanitria Segurana do Trabalho Servios Sistemas Social Software Tecidos Telecomunicaes Territrio Txtil Topogrfica Transportes Zootcnica

Ver avaliaes Avaliar esta pgina O que isto? Credibilidade Imparcialidade Profundidade

Redao Conheo este assunto muito profundamente (opcional) Categorias: Palavras que diferem em verses da lngua portuguesa Engenharia eltrica

Eletrnica Mecnica Entrar / criar conta Artigo Discusso Ler Editar Ver histrico

Pgina principal Contedo destacado Eventos atuais Esplanada Pgina aleatria Portais Informar um erro

Colaborao

Boas-vindas Ajuda Pgina de testes Portal comunitrio Mudanas recentes Estaleiro Criar pgina Pginas novas Contato

Donativos

Imprimir/exportar Ferramentas Noutras lnguas

Catal Deutsch English Espaol Franais Magyar Italiano Nederlands Norsk (bokml) Romn Svenska Trke
ads not by this site

Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 06h11min de 7 de fevereiro de 2012. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes. Poltica de privacidade Sobre a Wikipdia Avisos gerais Verso mvel

You might also like