Notas de Aula

Professora: Andréa Barreto – Ciências 7o ano

 

Evolução – 2a Parte
Lamarck: - Lei do Uso a Desuso: Segundo tal lei, quanto mais uma parta ou órgão do corpo é usada, mais se desenvolva; contrariamente as partes que não são usadas enfraquecem, atrofiam chegando até a desaparecer. - Lei da herança dos Caracteres Adquiridos: Segundo Lamarck qualquer animal poderia transmitir aos seus descendentes aquelas características que se atrofiavam pelo desuso ou se desenvolveram pelo uso. Portanto, de acordo com Lamarck as novas espécies aparecem, por evolução, devido à aquisição ou perda de caracteres. Numerosos exemplos da natureza foram usados por Lamarck para explicar as suas leis. Assim, citaremos:  A girafa habita locais onde o solo é seco e com pouca vegetação. Obrigada a comer brotos de árvores a girafa foi se esticando para cima. Esse hábito provocou o enorme pescoço e as pernas anteriores, meio longas do que as posteriores.

Aula: Data:

Data:

 As cobras evoluíram a partir de ancestrais que apresentavam pernas a corpos curtos. Obrigados, por modificação ambiental, a rastejar a passar através de aberturas estreitas, acabavam sendo ápodes a de corpo alongado. Debater a importância das ideias de Lamarck, que embora esteja totalmente erradas, foram importantes para a construção do pensamento evolucionista.

Aula: Data:

Data:

Darwin
1809 a 1882 Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia. (Beagle entre 1831 e 1836) Ficou surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveis diversidades de tentilhões, que só conheceu na ilha dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul. Assim, Darwin teve condições de, por mais de 20 anos, relacionar esses fatos e publicar a teoria.

Esta demora se refere, principalmente, ao fato de que suas descobertas contrariavam o que acreditava-se na época: que espécies eram fixas, ou seja: todas as espécies que Deus criou no início do mundo são as espécies que existem, sem nenhuma a mais ou a menos. Como quando chegou de viagem já era bastante conhecido, Wallace pediu a ele para que lesse seus manuscritos acerca de uma descoberta que teve. Surpreendentemente, Wallace havia escrito justamente o que Darwin estava há décadas escondendo consigo e, como solução, publicou a teoria em seu nome e de Wallace. Seleção Natural: Em uma população – mesma espécie- há uma variação. Cada indivíduo é um pouco diferente do outro. O meio ambiente vai selecionar os mais bem adaptados – as características dos mais bem adaptados ao ambiente. Relacionar com as Girafas. Para a ocorrência de todo esse processo, ocorreram inúmeras explicações, contudo, a mais conhecida foi desenvolvida por Darwin (teoria evolucionista). Ele se fez notar quando observou que não existem duas plantas ou dois animais exatamente iguais.

Aula Data:

Data:

Observou-se que partes dessas diferenças são benéficas para a obtenção mais alimento, fato que permite uma melhor formação e um tempo de vida mais prolongado. Essas variações passaram de geração para geração e foram muito úteis para o desenvolvimento dos seres vivos. Após milhões de anos, a aparência de animais e plantas ficou bem diferente do que era. Aqueles que se desenvolveram melhor, foram os que tiveram a chance de se adaptar as inúmeras mudanças que ocorreram em nosso planeta. AS CARACTERÍSTICAS MUDAM... Porque o material genético muda um pouco. Trazendo mudanças no organismo. ( Darwin não sabia disso) O MEIO AMBIENTE PARA ... Lamarck: ð Força a espécie a mudar. Darwin: ð Seleciona as características mais bem adaptadas ao ambiente.

Aula: Data:

              Data:                                                        

Livro: Pág:

Atividade:

Vídeos: Sobre Darwin: Seleção Natural:

Textos sobre Evolução – Wallace e Darwin: Em duplas/ trios com apresentação Para avaliação.

 

  Aula:       Data:                             Data:         Data:               Data:         Para  o  dia:                

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful