You are on page 1of 6

Universidade Nove de Julho

Materiais Ecolgicos na Construo Civil: Telhas PET

Materiais de Construo Civil II

So Paulo 2013

Introduo
O PET um polmero termoplstico que possui alta resistncia mecnica (impacto) e qumica, utilizado na forma de fibras para fabricao de diversas embalagens utilizadas no cotidiano. Porm uma embalagem feita de PET demora cerca de 400 anos para se degradar no meio ambiente, mas sua principal vantagem a remoldagem, uma vez que estes podem ser reciclados diversas vezes. O PET reciclado tem sido utilizado em diversos setores da economia, como a fabricao de materiais esportivos, materiais escolares, sinalizaes, na indstria automobilstica e tambm na construo civil. Na construo civil visto em diversas formas, como: caixas dagua, torneiras, piscinas, tubos, tintas e vernizes, torneiras, bancadas em pias (mrmore sinttico com PET reciclado) e telhas.

Telhas PET

A Telha PET feita de uma mistura de resinas polimricas e carbonato de clcio ( ), que fica bem parecida com uma telha de barro comum, porm com algumas

propriedades diferentes. Estas telhas so leves, baratas e de fcil aplicao (comparada com as telhas de comuns em coberturas que necessitam de transparncia), alm de levar luminosidade e estabilidade trmica ao ambiente. Evitando umidade e mofo por no serem porosas e tambm agem contra a propagao de animais noturnos que buscam abrigo. So resistentes a variaes trmicas, no ressecam e nem trincam, tendo uma maior durabilidade e menor necessidade de troca, uma vez que as mesmas podem ser retiradas para lavar simplesmente com sabo neutro e esponja. Outra vantagem, que estas telhas so fixadas com abraadeiras de nylon evitando que se desloquem, recebem aditivos UV, que resistem a radiao solar (evitando degradao) e sua vida til de cerca de 40 anos. Apesar de que telha PET mais cara do que uma telha de barro, a mesma compensa na estrutura. O peso da telha PET fica em torno de 6Kg/m, enquanto o peso da telha de barro chega at 60kg/m. Portanto o custo da estrutura de uma telha de barro fica em torno de R$65,00/m enquanto a estrutura para telha PET gira em torno de apenas R$15,00/m.

Fabricao
Aps a coleta, o material separado de acordo com a cor da garrafa e passa por uma lavagem, em uma mquina especial, que atua na retirada e separao do plstico e do rtulo, que tambm reaproveitado. Essa primeira lavagem tambm serve para a eliminao de sujeiras e outros resduos que possam estar presentes na garrafa. Depois de ser limpo e seco, o PET transportado para dentro de um moinho, onde ser triturado e reduzido a pequenos pedaos. triturado e aquecido em uma estufa at amolecer e adquirir aspecto pastoso e ento passa por uma mquina injetora especfica que d a forma final a telha PET.

Aplicao
Para a colocao das telhas necessrio uma fileira guia e a partir da segunda fileira deve ser verificado se as garras esto por trs da ripa, ficando aparente e fazendo a fixao. Aps, deve-se prender as hastes das telhas com as abraadeiras de nylon e feitos os devidos acabamentos. aconselhvel que seja utilizada a prpria telha como gabarito para estabelecer a distncia exata entre as ripas para que no exista a possibilidade de erros. No pode utilizar solda na estrutura de metal com as telhas montadas, pois o calor intenso transferido da mquina de solda para a estrutura pode danificar a telha.

Bibliografia
Telhas PET. 2010. Acessado em 14/04/13. Disponvel em:

http://www.disteltelhas.com.br/telhas-pet; Lobo, Felipe. Telhado a base de PET. 01 de maro de 2010. Acessado em 14/04/13. Disponvel em: http://www.oeco.org.br/reportagens/23535-telhado-a-base-de-pet-; Pontos de nibus no terminal do Centro de Manaus recebem novas coberturas. Manaus, 21 de agosto de 2012. Acessado em 14/04/13. Disponvel em: http://acritica.uol.com.br/manaus/Manaus-Amazonas-Amazonia-onibus-terminalmatriz-recebem-coberturas_0_759524083.html; Telhas Leve. 2007. Acessado em 14/04/13. Disponvel em:

http://www.telhasleve.com.br/interna.php?pagina=informacoes; Telhas ecolgicas feitas a partir de garrafas pet. 2010. Acessado em 14/04/13. Disponvel em: http://www.disteltelhas.com.br/telhas-duvidas/telhas-ecologicasfeitas-a-partir-de-garrafas-pet; Leal, Pedro Henrique. Decomposio de garrafas PET. Acessado em 14/04/13. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/67112857/DECOMPOSICAO-DE-

GARRAFAS-PET; Aplicao para o PET reciclado. 2010. Acessado em 14/04/13. Disponvel em: http://www.abipet.org.br/index.html?method=mostrarInstitucional&id=72; Alves, Lria. Polmeros termoplsticos e termofixos. Acessado em: 14/04/13. Disponvel em: http://www.brasilescola.com/quimica/polimeros-termoplasticos-

termofixos.htm; Marconi. Como construir telhados com garrafas PET. 2 de julho de 2010. Acessado em 14/04/13. Disponvel em: http://www.brasilescola.com/quimica/polimerostermoplasticos-termofixos.htm; Panassolo, Liz. Sustentabilidade/Uso do alumnio e garrafas PET reciclados. Acessado em 14/04/13. Disponvel em: http://www.recity.com.br/project-546-usodo-alumnio-e-garrafa-pet-reciclados-sustentabilidade.

You might also like