You are on page 1of 23

Faculdade AngloAmericano Joo Pessoa Curso de Farmcia Disciplina Assistncia Farmacutica e Ateno Farmacutica

Assistncia Farmacutica no SUS


Prof. Msc Renata da Silva Leite

A gesto do SUS composta por um conjunto de prticas: Definio e conduo poltica, execuo tecno-assistencial da ateno sade, auditoria, vigilncia e controle;

Ordenamento jurdico (leis e regulamentaes), instncias de deciso e negociao poltica, espaos de discusso, uma enorme REDE de servios, fluxos de trabalho assistencial e administrativo, protocolos, dote oramentrio, sistemas e instncias de monitoramento, avaliao e regulao. PESSOAS.

Assistncia Farmacutica

Universalidade;
Equidade; Integralidade;

Servios

Necessidade de um servio farmacutico articulado ao servio de sade, de modo a integrar as aes de promoo e preveno da sade;

Regionalizao: Delimitar territrios, conhecer sua populao, e necessidades; Hierarquizao: Organizao dos servios em nveis de complexidade.

Servios

Resolutividade: Descentralizao e comando nico: Cada gestor responde por toda a rede assistencial na sua rea de abrangncia.
Participao popular: Conselhos e Conferncias de Sade.

Constituio Federal

Leis Orgnicas da Sade


Regulamentaes...

O poder est distribudo entre os gestores, trabalhadores da sade e usurios 3 esferas de governo. Carter deliberativo e avaliativo - Conselhos e Conferncias de Sade. Conselho Nacional de Secretrios de Sade (Conass), o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Sade (Conasems) Planos de Sade Conselhos de Secretrios Municipais de Sade de cada estado (Cosems) e os Colegiados de Gesto Regional. Mobilizao da Populao.

Fonte: Curso Gesto da Assistncia Farmacutica UFSC

Gesto das relaes interinstitucionais e a criao de protocolos entre servios, programas e instituies; Planejamento e Gesto as aes voltadas para a capacitao de recursos humanos; Instrumentos de gesto:
Planos de Sade e Plano Plurianual (PPA); Programao Pactuada e Integrada (PPI), Programao Anual em Sade e Programao para Gesto por Resultados na Ateno (PROGRAB). Plano Diretor de Regionalizao (PDR), o Plano Diretor de Investimentos (PDI) e a Programao Pactuada e Integrada da Ateno Sade (PPI).

Assistncia Farmacutica Oramento Custo dos Medicamentos + Estruturao. Etapa estratgica Medicamentos Essenciais RENAME Os medicamentos essenciais representam uma opo poltica para garantir a disponibilidade dos medicamentos, afetando a organizao do sistema de sade. PNM e PNAF; RENAME Instrumento norteador: Disponibilidade, acesso, sustentabilidade, qualidade e uso racional

As condies estruturais (local, recursos humanos e recursos fsicos) e organizacionais (fluxos de trabalho) so necessrias qualificao dos servio; Sistema Hrus - um instrumento de gesto/sistema de informao voltado assistncia farmacutica.

Planejamento e a gesto devem ser acompanhados de controle ou monitoramento, avaliao, fiscalizao e auditoria;

Processos de Planejamento e Gesto


Instrumento de controle: Relatrio de Gesto, destinado prestao de contas do gestor, a ser apreciado pelo Conselho de Sade. Aes de controle: auditoria, ouvidoria, controle social, aes integradas com outras instncias de controle pblico.
Instncias de controle: Conselhos de Sade, Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), Ouvidoria do MS, Ministrio Pblico.

Processos assistenciais
Atividades assistenciais do farmacutico

Aes profissionais desenvolvidas com os usurios nos diferentes nveis de complexidade nos servios de sade. Elevada demanda de seus servios nos processos gerenciais da AF Requisio dos Farmacuticos

A participao do farmacutico em processos assistenciais deve se dar por sua interao com os usurios e a comunidade

Servios Blocos de financiamento - Pacto pela Sade de 2006

Ateno Bsica, Mdia e Alta Complexidade da Assistncia, Vigilncia em Sade, Assistncia Farmacutica, Gesto do SUS e Investimentos em Sade.

Servios Financiamento da Assistncia Farmacutica

Fonte: Curso Gesto da Assistncia Farmacutica UFSC

COMPONENTE BSICO
Servios

Medicamentos destinados ao tratamento de agravos no nvel primrio de ateno sade. Incluem os medicamentos essenciais para a rea da sade mental. Grupo de aes desenvolvidas pelo MS, Secretarias Estaduais e Municipais, para garantir o custeio e o fornecimento dos medicamentos e insumos essenciais destinados ao atendimento dos agravos prevalentes e prioritrios da Ateno Bsica.

COMPONENTE BSICO
Servios

A execuo descentralizada; O territrio tem responsabilidades quanto ao financiamento de medicamentos. Os municpios pequenos podem pactuar a aquisio centralizada no Estado ou regionalmente.

COMPONENTE ESPECIALIZADO
Servios

Estratgia para garantir a integralidade nos tratamentos com medicamentos em nvel ambulatoraial.
Linhas de cuidado definidas nos Protocolos Clnicos e Diretrizes Teraputicas. Diviso em 3 grupos de acordo com a complexidade da doena, garantia da integralidade do tratamento e a manuteno do equilbrio financeiro entre as esferas de gesto

COMPONENTE ESPECIALIZADO
Servios

Grupo I: Financiamento pela Unio. Ex.: Imunoglobulina anti-hepatite B 600 UI injetvel.


Grupo II: Secretarias Estaduais de Sade. Ex.: Calcitriol 0,25 mcg (por cpsula) Grupo I: Tripartite. Ex.: Atenolol, enalapril, ibuprofeno.

COMPONENTE ESTRATGICO
Servios

Medicamentos utilizados para o tratamento de um grupo de agravos especficos, agudos ou crnicos;


Programas do ministrio com protocolos e normas estabelecidas. Controle de endemias (tuberculose, hansenase, malria, leishmaniose, doena de chagas); anti-retrovirais (DST/Aids); sangue e hemoderivados; e imunobiolgicos.

Financiamento da Assistncia Farmacutica


Servios

No abrangem os medicamentos de uso hospitalar Bloco de ateno de mdia e alta complexidade; Componente Limite Financeiro da Mdia e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC); Responsabilidade dos municpios, distrito federal e dos estados, por transferncias de recursos do Fundo Nacional de Sade. No caso do mbito hospitalar, o pagamento ocorre pela emisso da Autorizao de Internao Hospitalar (AIH).

Financiamento da Assistncia Farmacutica


Servios

Medicamentos de uso oncolgico Procedimentos quimioterpicos no subsistema APAC (Autorizao de Procedimentos de Alta Complexidade) do Sistema de Informaes Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS)

Ressarcimento dos estabelecimentos credenciados no SUS e habilitados em Oncologia, responsveis pela proviso dos medicamentos.
Eventualmente, o mesmo medicamento pode apresentar mais de uma fonte pagadora

Vdeo Itinerrios Teraputicos.

Quais os desafios para o acesso aos medicamentos?

You might also like