You are on page 1of 14

CONSTRUIR, HABITAR, PENSAR

[Bauen, Wohnen, Denken]

Martin Heidegger

No que se segue, tentamos pensar sobre Habitar [Wohnen] e Construir [Bauen]. Este Pensar sobre o Construir no tem a pretenso de descobrir pensamentos sobre a construo ou at de fornecer regras ao Construir. Esta tentativa de pensar no apresenta o Construir de todo a partir da arquitectura [Baukunst] e da tcnica, mas antes investiga-o recuando at quele domnio a que pertence tudo o que . Perguntamos: 1. O que o Habitar? 2. Em que medida pertence o Construir ao Habitar?

Primeira Parte

Ao Habitar, assim parece, chegamos somente por meio do Construir. Este, o Construir, tem aquele, o Habitar, como fito. Contudo, nem todas as construes [Bauten] so tambm habitaes. A ponte e o hangar, o estdio e a central elctrica so construes, mas no habitaes; a estao de caminhos-de-ferro e a auto-estrada, a barragem e o mercado so construes, mas no habitaes. No entanto, as construes referidas encontram-se no mbito do nosso Habitar. Ele estende-se at estas construes e no se circunscreve habitao. O camionista est em casa [zu Hause] na auto-estrada, mas no tem ali o seu alojamento; a operria est em casa na fbrica de fiao, mas no tem ali a sua habitao; o engenheiro-chefe est em casa na central elctrica, mas no habita l. As construes referidas do casa [behausen] ao homem. Ele habita-as [bewohnt sie] e todavia no habita [wohnt] nelas, se Habitar quiser apenas dizer que ocupamos um alojamento. Na actual crise de habitao, isto certamente tranquilizador e satisfatrio; as construes habitacionais garantem, decerto, alojamento, as habitaes podem, hoje, ser at bem divididas, fceis de administrar, baratas como se deseja, abertas ao ar, luz e ao sol, mas: contm as habitaes

j em si a garantia de que acontea um Habitar? Aquelas construes, contudo, que so habitaes, permanecem pelo seu lado determinadas a partir do Habitar, na medida em que servem o Habitar dos homens. Ento, o Habitar seria, em todo o caso, o fim que precede todo o Construir. Habitar e Construir esto na relao de fim e meio. No entanto, enquanto entendermos isto somente desta maneira, tomamos o Habitar e o Construir como duas actividades separadas, e, com isso, representamos algo correcto. S que, ao mesmo tempo, com a figura fim-meio, encobrimos as relaes essenciais [wesentlichen]. A saber, o Construir no apenas meio e caminho para o Habitar, o Construir j em si mesmo Habitar. Quem nos diz isto? Quem nos d, em geral, uma medida pela qual medimos a essncia [Wesen] do Habitar e do Construir? O chamamento [Zuspruch] acerca da essncia de uma coisa vem at ns da linguagem, pressuposto que atentemos na prpria essncia desta. Entretanto, de facto, volta do globo terrestre, corre um desenfreado, e ao mesmo tempo hbil, falar, escrever e transmitir do que dito. O homem comporta-se como se fosse ele o formador e mestre da linguagem, enquanto que ela a senhora do homem. Talvez que, antes de qualquer outra coisa, seja a inverso, executada pelo homem, desta relao de domnio, que impele a sua essncia para o no-familiar [das Unheimische]. bom que tenhamos em considerao o cuidado com o Falar [Sprechen], mas isso no chega enquanto a linguagem [Sprache] nos servir apenas como um meio de expresso. Dentre todos os chamamentos com que ns homens, a partir de ns, podemos contribuir [<cum, tribuere (N.T.)] para o Falar, a linguagem o mais elevado e de tudo o primeiro. O que quer ento dizer Construir? A palavra do antigo alto alemo para construir, buan, significa habitar. Isto quer dizer: ficar, deter-se. O significado autntico do verbo construir, a saber, habitar, perdeu-se para ns. Conserva-se ainda uma pista oculta na palavra vizinho. O vizinho [Nachbar] o Nachgebur, o Nachgebauer, aquele que habita na proximidade [Nhe]. As formas verbais buri, bren, beuren, beuron, significam todas o Habitar, a morada [Wohnsttte]. Ora, claro que a antiga palavra buan no nos diz apenas que construir , na verdade, habitar, mas d-nos, ao mesmo tempo, uma indicao de como devemos pensar o Habitar por ela nomeado. Habitualmente, quando falamos do Habitar, representamos um comportamento que o homem, entre tantos outros modos de comportamento, tambm executa. Trabalhamos aqui e habitamos ali. No nos limitamos a habitar isso seria quase inactividade , estamos num emprego, fazemos negcios, viajamos e, no caminho, habitamos ora aqui, ora ali. Construir, originariamente, quer dizer habitar. Quando a palavra construir ainda fala originariamente, quer dizer ao mesmo tempo quo longe alcana a essncia do Habitar. Construir, buan, bhu, beo , a saber, a nossa

palavra sou [bin] nas expresses: eu sou, tu s [bist], a forma imperativa s [bis], sede [sei]. O que quer ento dizer: eu sou? A antiga palavra construir, a que pertence o sou, responde: eu sou, tu s significa: eu habito, tu habitas. O modo como tu s e eu sou, a maneira segundo a qual ns homens somos sobre a Terra o Buan, o Habitar. Ser homem quer dizer: ser sobre a Terra como mortal, quer dizer: habitar. A antiga palavra construir diz que o homem na medida em que habita; ora, esta palavra construir significa simultaneamente: vedar e cuidar de, isto , cultivar o campo [den Acker bauen], plantar videiras [Reben bauen]. Tal Construir apenas cuida, a saber, do crescimento que amadura os seus frutos a partir de si mesmo. Construir, no sentido de vedar e cuidar de, no produzir. Pelo contrrio, a construo de navios e de templos, de certa maneira, produz ela mesma a sua obra. O construir aqui, diferentemente do cuidar de, um edificar. Ambos os modos do Construir - construir como cuidar de, o latim colere, cultura, e construir como edificar de construes, aedificare - esto contidos no autntico Construir, o Habitar. Mas, o Construir como Habitar, i.e., ser sobre a Terra, , para a experincia quotidiana do homem, o que, desde o comeo, como a lngua to bem diz, habitual [Gewohnte]. Por isso, o Construir recua para detrs dos variados modos em que o Habitar se efectua, para detrs das actividades do vedar e do edificar. Estas actividades, em consequncia, arrogam-se s para si a posse do nome construir e, com isso, a coisa do Construir [die Sache des Bauens]. O verdadeiro sentido do Construir, a saber, o Habitar, cai no esquecimento. Este acontecimento aparece desde logo como um mero processo no interior da variao semntica de simples palavras. Aqui, na verdade, contudo, esconde-se algo decisivo, a saber: o Habitar no experienciado como o ser [Sein] do homem; o Habitar nunca de todo pensado como o trao fundamental do ser-homem [Menschsein]. Que a linguagem, por assim dizer, recolha o autntico significado da palavra construir, o Habitar, testemunha o originrio destes significados; pois, o autenticamente dito das palavras essenciais da linguagem cai facilmente no esquecimento, a favor do que entendido [Gemeintes] primeira vista. O homem ainda mal reflectiu no mistrio deste processo. A linguagem priva o homem do seu [da linguagem] Dizer simples e elevado. Mas, com isso, o seu apelo [Zuspruch] inicial no emudece, apenas se cala. O homem, de facto, abstem-se de estar atento a este calar-se. Se, contudo, escutarmos o que a linguagem diz na palavra construir, perceberemos trs coisas: 1. Construir , na verdade, Habitar.

2. O Habitar o modo em que os Mortais so sobre a Terra. 3. O Construir como Habitar desdobra-se num Construir que cuida de, a saber, do crescimento e num Construir que edifica construes. Se reflectirmos nestas trs coisas, perceberemos uma indicao e notaremos o seguinte: o que o Construir de construes na sua essncia, no podemos ns de todo perguntar em suficincia, muito menos decidir com propriedade, enquanto no pensarmos que todo o Construir , em si, um Habitar. Habita-se no porque se construiu, mas antes constri-se e construiu-se, na medida em que se habita, i.e. que se como os habitantes. Em que consiste ento a essncia do Habitar? Escutemos mais uma vez o apelo da linguagem: o antigo saxo wuon, o gtico wunian significam, precisamente como a antiga palavra construir, o ficar, o demorar-se. Mas o gtico wunian diz mais claramente como este ficar experienciado. Wunian quer dizer: estar satisfeito [zufrieden sein, i.e. estar em paz (N.T.)], posto em paz, permanecer em paz. A palavra paz [Friede] quer dizer o livre [Freie], o Frye, e fry significa: guardado de dano e ameaa, guardado de..., i.e. preservado. Livrar [Freien] significa, na verdade, preservar. O prprio preservar no consiste apenas em nada fazermos ao preservado. O autntico preservar algo positivo e acontece ento quando deixamos ficar algo, desde o comeo, na sua essncia, quando, propositadamente, abrigamos algo de volta sua essncia, o que conforme palavra livrar: resguardar [einfrieden]. Habitar, ser posto em paz, quer dizer: permanecer vedado no Frye, i.e. no livre, o que preserva qualquer coisa na sua essncia. O trao fundamental do Habitar este preservar. Ele atravessa o Habitar em toda a sua extenso. Esta mostra-se-nos logo que pensemos que o ser-homem assenta no Habitar e decerto no sentido da permanncia dos Mortais sobre a Terra. Ora, sobre a Terra quer j dizer sob o cu. Ambas querem dizer com permanecer diante dos Divinos e implicam um pertencente ao um-com-o-outro dos homens. A uma unidade originria pertencem os quatro: Terra e Cu, os Divinos e os Mortais em um. A Terra a que traz e que serve, a que d fruto e floresce, estende-se em rocha e gua, abrese como planta e animal. Se dizemos Terra, logo pensamos os outros trs com ela, mas no reflectimos na unidade [Einfalt] dos quatro. O Cu o curso arqueado do sol, o rumo de figura alternante da lua, o brilho vagueante dos astros, as estaes do ano e a sua mudana, a luz e o crepsculo do dia, a escurido e a claridade da noite, o hospitaleiro e o inspito do tempo, a passagem das nuvens e a profundidade azulada do ter. Se dizemos Cu, logo pensamos os outros trs com ele, mas no reflectimos na unidade dos quatro.

Os Divinos so os mensageiros, que anunciam, da divindade. A partir do dominar sagrado da divindade, aparece o deus na sua presena ou retira-se para o seu escondimento. Se nomeamos os Divinos, logo pensamos os outros trs com eles, mas no reflectimos na unidade dos quatro. Os Mortais so os homens. Chamam-se Mortais, porque podem morrer. Morrer quer dizer ser capaz da morte como morte. S o homem morre, e continuamente, enquanto permanecer sobre a Terra, sob o Cu, perante os Divinos. Se nomeamos os Mortais, logo pensamos os outros trs com eles, mas no reflectimos na unidade dos quatro. A esta sua unidade chamamos o Quadrado. Os Mortais so no Quadrado, na medida em que habitam. O trao fundamental do Habitar, contudo, o preservar. Os Mortais habitam no modo de preservar o Quadrado na sua essncia. De acordo com isto, o preservar habitante qudruplo. Os Mortais habitam, na medida em que salvam a Terra tomada a palavra no antigo sentido que Lessing ainda conheceu. O salvamento no apenas o arrancar a um perigo, salvar, na verdade, significa: deixar algo livre na sua prpria essncia. Salvar a Terra mais que aproveit-la ou mesmo for-la. O salvar a Terra no ser senhor dela e no fazer dela sbdita do que vai apenas um passo at explorao sem limites. Os Mortais habitam na medida em que aceitam o Cu como Cu. Deixam ao sol e lua o seu curso, aos astros, o seu trajecto, s estaes do ano, a sua beno e a sua injustia, no tornam a noite em dia e o dia numa inquietao agitada. Os Mortais habitam na medida em que esperam os Divinos como Divinos. Tendo esperana, opem-lhes o no-esperado. Esperam pelos anncios da sua chegada e no desconhecem os sinais da sua falta. No se constituem a si mesmos como os seus deuses e no se dedicam adorao de dolos. Na desventura, esperam ainda pela ventura que lhes foi tirada. Os Mortais habitam, na medida em que conduzem a sua prpria essncia a saber, serem capazes da morte como morte no uso desta capacidade, para que seja uma boa morte. Conduzir os Mortais na essncia da morte no significa de modo nenhum pr como fito a morte enquanto o nada vazio; tambm no quer dizer ensombrar o Habitar por meio de um cego fitar do fim. No salvar a Terra, no aceitar o Cu, no esperar os Divinos, no conduzir os Mortais o Habitar acontece como o qudruplo preservar do Quadrado. Preservar quer dizer: dar guarida ao Quadrado na sua essncia. O que posto sob guarida tem de ser abrigado [geborgen]. Mas onde que o Habitar, quando preserva o Quadrado, guarda a sua essncia? Como realizam

os Mortais o Habitar como este preservar? Os Mortais nunca o conseguiriam se o Habitar fosse apenas uma estada sobre a Terra, sob o Cu, diante dos Divinos, com os Mortais. O Habitar antes sempre j uma estada junto das coisas. O Habitar como preservar guarda o Quadrado naquilo junto do que os Mortais esto: nas coisas. A estada junto das coisas no , contudo, como um quinto elemento meramente acrescentado ao referido qudruplo do preservar. Pelo contrrio: a estada junto das coisas o nico modo em que a qudrupla estada no Quadrado se realiza, de cada vez, unitariamente. O Habitar preserva o Quadrado ao levar a sua essncia s coisas. S as prprias coisas abrigam o Quadrado somente quando elas mesmas so deixadas enquanto coisas na sua essncia. Como acontece isso? Desta maneira: os Mortais vedam e cuidam das coisas que crescem e edificam expressamente as coisas que no crescem. O cuidar de e o edificar so o Construir no sentido restrito. O Habitar, na medida em que guarda o Quadrado nas coisas, , enquanto este guardar, um Construir. Com isto, estamos postos a caminho da pergunta seguinte:

Segunda Parte

Em que medida pertence o Construir ao Habitar? A resposta a esta pergunta esclarece-nos o que o Construir, pensado a partir da essncia do Habitar, verdadeiramente. Limitamo-nos ao Construir no sentido do edificar coisas e perguntamos: o que uma coisa construda? Como exemplo para a nossa reflexo serve uma ponte. A ponte est suspensa leve e forte sobre a corrente. Ela no liga apenas margens j existentes. S na passagem da ponte sobressaem as margens como margens. A ponte penas expressamente, por cima, uma contra a outra. Um lado , por meio da ponte, colocado contra o outro. As margens tambm no deslizam como indiferentes faixas-limite de terra firme ao longo da corrente. A ponte traz corrente, com as margens, sempre uma e outra extenso da regio que est por detrs. A ponte traz corrente, e margem, e regio vizinhana mtua. A ponte rene a Terra como regio ao redor da corrente. Assim, ela conduz a corrente atravs dos campos. Os pilares, assentando no leito da corrente, suportam o balano dos arcos que do passagem s guas da corrente. Prossiga a gua tranquila e alegremente, precipitem-se, na tempestade ou no degelo, as torrentes do Cu em vagas caudalosas pelos arcos dos pilares, a ponte est preparada para o tempo do Cu e

sua essncia mutvel. Tambm ali, onde a ponte cobre a corrente, ela tapa o seu correr do Cu, recolhendo-o por momentos no portal do arco e da o libertando de novo. A ponte deixa corrente o seu curso e, ao mesmo tempo, concede aos Mortais o seu caminho para que possam ir e viajar de terra em terra. As pontes conduzem de modos diversos. A ponte da cidade conduz do bairro do castelo praa da catedral, a ponte do rio, diante da cidade de provncia, leva carros e atrelados s aldeias vizinhas. A singela passagem sobre o ribeiro que a velha ponte de pedra d carroa com as colheitas o seu caminho da seara at aldeia, leva o carregamento de madeira do carreiro estrada principal. A ponte da auto-estrada est presa na rede de comunicaes de que faz parte a circulao distante e mais rpida possvel. Continuamente, e de cada vez de modo diferente, a ponte conduz para l e para c os caminhos precipitados e hesitantes dos homens para que cheguem a outras margens e, por ltimo, como Mortais, ao outro lado. A ponte, ora em arcos altos, ora em baixos, lana-se sobre o rio e o desfiladeiro: quer os Mortais retenham na ateno o lanamento da passagem da ponte, quer esqueam que eles, sempre j a caminho da ltima ponte, no fundo, com isso, almejam transpor o seu habitual e mal-so [Unheiles], para se levarem at diante do so [Heile: so, inteiro, pleno (N.T.)] do divino. A ponte junta como a passagem que se lana at diante dos Divinos. Seja a presena destes expressamente tomada em considerao e visivelmente agradecida, como na figura dos santos das pontes, ou permanea ela disfarada ou mesmo afastada. A ponte, sua maneira, rene junto a si a Terra e o Cu, os Divinos e os Mortais. Reunio, segundo uma antiga palavra da nossa lngua, chama-se thing. A ponte e sem dvida como a reunio caracterizada do Quadrado uma coisa [Ding]. A gente, naturalmente, entende que a ponte seja, em primeiro lugar e na verdade, meramente uma ponte. Mais tarde e ocasionalmente, ela pode ainda tambm exprimir variadas coisas. Enquanto uma tal expresso, tornar-se- ento um smbolo, p. ex., para tudo o que foi dito antes. S que a ponte, se for uma autntica ponte, nunca primeiro mera ponte e depois um smbolo. A ponte tampouco antes apenas um smbolo, no sentido em que expressa algo que, tomado em rigor, no lhe pertence. Quando tomamos a ponte rigorosamente, ela nunca se mostra como expresso. A ponte uma coisa e apenas isso. Apenas? como essa coisa que ela rene o Quadrado. verdade que, desde tempos antigos, o nosso pensamento est acostumado a fixar a essncia da coisa demasiado pobremente. Isto teve como consequncia, no curso do pensamento ocidental, que se representa a coisa como um X desconhecido a que aderem propriedades percepcionveis. A partir dessa perspectiva, obviamente, tudo o que j pertence

essncia reunificante desta coisa aparece-nos como uma adio interpretada de fora posteriormente. No entanto, a ponte nunca seria uma mera ponte, se no fosse uma coisa. A ponte, claro, uma coisa de tipo particular, pois ela rene o Quadrado no modo de lhe colocar [verstattet; collocare < cum, locare < locus (N.T.)] um local [Sttte]. Mas, somente aquilo que ele prprio um lugar [Ort] pode dispor um local. O lugar no existe j antes da ponte. Decerto que h, antes da ponte estar, ao longo da corrente, muitos pontos [Stellen] que podem ser ocupados por qualquer coisa. Um dentre eles mostra-se como um lugar e decerto por meio da ponte. Assim, a ponte no vem a estar primeiro num lugar, mas sim, primeiramente, brota um lugar da prpria ponte. Ela uma coisa, rene o Quadrado, rene, porm, no modo de colocar um local ao Quadrado. A partir deste stio [Platz] determinam-se stios e caminhos, por meio dos quais um espao [Raum] disposto [eingerumt]. As coisas, que, de tal maneira, so lugares, colocam sempre antes de tudo espaos. O que esta palavra espao designa , di-lo o seu antigo significado. Espao, Rum, quer dizer stio feito livre para uma colnia ou acampamento. Um espao algo disposto, libertado, a saber, em um limite, em grego [pras]. O limite no aquilo em que algo termina, mas antes, como os Gregos o reconheciam, o limite aquilo a partir do qual algo comea a sua essncia. Da o conceito: [horismos], i.e. limite. O espao essencialmente o disposto, o deixado entrar no seu limite. O disposto sempre colocado e assim inserido, i.e. reunido por meio de um lugar, i.e., por meio de uma coisa do tipo da ponte. De acordo com isto, os espaos recebem a sua essncia a partir dos lugares e no a partir de o espao. s coisas que, como lugares, colocam um local, chamamos agora, antecipadamente, construes. Chamam-se assim, porque so produzidas por meio do Construir edificante. No entanto, qual tem de ser o tipo deste produzir, a saber, o Construir, experienciamo-lo ns s se antes tivermos reflectido na essncia daquelas coisas que, desde si mesmas, para a sua feitura, exigem o Construir como produzir. Estas coisas so lugares que colocam um local ao Quadrado, local que dispe sempre um espao. Na essncia destas coisas como lugares, est a referncia [Bezug] entre lugar e espao, mas est tambm a relao [Beziehung] do lugar com o homem que se detm nele. Por isso, tentamos agora, reflectindo brevemente no que se segue, esclarecer a essncia das coisas a que chamamos construes. Uma pergunta: em que relao esto o lugar e o espao? E uma outra: qual o relacionamento [Verhltnis] entre homem e espao?

A ponte um lugar. Como uma tal coisa, coloca um espao em que so deixados entrar a Terra e o Cu, os Divinos e os Mortais. O espao colocado pela ponte compreende vrios stios em diversas proximidades e lonjuras da ponte. Ora, estes stios podem ser estabelecidos como simples pontos, entre os quais se constitui uma distncia mensurvel; uma distncia, em grego, um [stadion], sempre disposta e, sem dvida, por meio de simples pontos. O que assim disposto pelos pontos um espao de tipo especial. , como distncia, como estdio, aquilo que nos diz a mesma palavra estdio em latim, um spatium, um espao intermdio. Assim, a proximidade e a lonjura [Ferne] entre homens e coisas podem tornar-se simples afastamentos [Entfernungen], distncias do espao intermdio. Num espao, simplesmente representado como spatium, aparece agora a ponte como um mero algo num ponto, ponto este que pode sempre ser ocupado por qualquer outra coisa ou substitudo por um simples marco. Mas no s: do espao como espao intermdio deixam-se retirar as simples extenses [Ausspannungen] segundo a altura, a largura e a profundidade. Isto assim extrado, em latim, abstractum, representamos ns como a pura diversidade das trs dimenses. Contudo, o que dispe esta diversidade no tambm determinado por distncias, no j nenhum spatium, mas apenas extensio extenso [Ausdehnung]. Do espao como extensio pode-se, no entanto, mais uma vez, extrair, a saber, relaes algbrico-analticas. O que estas dispem a possibilidade da construo matemtica pura de diversidades com muitas e quaisquer dimenses. Podemos chamar a este disposto matematicamente o espao. Mas o espao neste sentido no contm espaos e stios. Nunca encontramos nele lugares, i.e., coisas do tipo da ponte. Bem pelo contrrio, o espao como espao intermdio (e neste, por sua vez, o espao como pura extenso) est sempre nos espaos dispostos pelos lugares. Spatium e extensio do sempre a possibilidade de medir as coisas e o que elas dispem segundo intervalos, segundo distncias, segundo direces e de calcular estas medidas. Mas em nenhum caso os nmeros da medida e as suas dimenses, s porque so aplicveis universalmente a tudo o que extenso, so j o fundamento para a essncia dos espaos e lugares mensurveis com o auxlio do que matemtico. O ponto a que entretanto tambm a fsica moderna foi forada pela realidade [Sache selbst] a representar o meio espacial do espao csmico como unidade de um campo, que determinado pelos corpos como centro dinmico, no pode ser aqui discutido. Os espaos que atravessamos no quotidiano so dispostos por lugares cujas essncias assentam em coisas do tipo das construes. Se atentarmos nestas relaes entre lugar e espaos, entre espaos e espao, obteremos ento uma base para reflectir no relacionamento entre homem e espao.

Falar do homem e do espao soa como se o homem estivesse dum lado e o espao do outro. Mas o espao no um defronte [kein Gegenber] do homem. No nem um objecto externo, nem uma vivncia interna. No h os homens e para l disso espao; pois, se eu disser um homem e pensar com essa palavra aquele que no modo humano, quer dizer, que habita, ento, com o nome um homem designo j a estada no Quadrado junto das coisas. E mesmo quando nos relacionamos com coisas que no esto alcanveis nas proximidades, detemo-nos junto das prprias coisas. Ns no representamos as coisas distantes apenas como se ensina internamente, de maneira que, como sucedneos das coisas distantes, desfilassem somente representaes delas no nosso interior e na nossa cabea. Se ns, agora, todos ns a partir daqui, pensarmos na velha ponte em Heidelberg, o pensar-para-l [Hindenken] para aquele lugar no mera vivncia dentro das pessoas aqui presentes, pertence antes essncia do nosso pensar na ponte [an die Brcke] referida que este pensar sustem-se em si atravs da distncia at esse lugar. Ns estamos, a partir daqui, junto da ponte l e no, digamos, junto de um contedo representacional na nossa conscincia. Ns podemos at, daqui, estar muito mais prximos daquilo que a dispe, do que algum que a utilize todos os dias como uma indiferente passagem sobre o rio. Espaos e, com eles, o espao esto sempre j dispostos na estada dos Mortais. Os espaos abrem-se por isto: so deixados entrar no Habitar do homem. Os Mortais so, o que quer dizer: habitando, sustm-se atravs de espaos no fundamento da sua estada junto das coisas e lugares. E s porque os Mortais, de acordo com a sua essncia, se sustm atravs [durchstehen] de espaos, podem eles ir atravs [durchgehen] de espaos. Mas, ao ir, no abandonamos aquele suster-se. Antes vamos continuamente atravs de espaos, no modo de j os admitir [ausstehen: suportar, sofrer, experienciar (N.T.)], na medida em que permanecemos continuamente [stndig] junto de lugares e coisas prximos e distantes. Quando vou para a sada da sala, j l estou e no poderia de todo ir para l, se eu no fosse [wre] no modo de estar l. Eu nunca estou somente aqui enquanto este corpo capsulado, mas estou ali, i.e., j sustendo-me atravs do espao e s assim posso passar atravs dele. Mesmo quando os Mortais vo para dentro de si mesmos, no deixam de pertencer ao Quadrado. Quando como se diz pensamos em ns mesmos, regressamos a ns a partir das coisas sem renunciar nunca estada junto delas. Mesmo a perda da relao com as coisas, que surge em estados depressivos, no seria de todo possvel se este estado no permanecesse tambm o que enquanto estado humano, a saber, uma estada junto das

10

coisas. S quando esta estada j determina o ser-homem, podem as coisas, junto das quais somos, no nos dizer nada, no terem nada mais a ver connosco. A relao do homem com os lugares e, por meio dos lugares, com os espaos, assenta no Habitar. O relacionamento entre homem e espao no outra coisa seno o Habitar pensado essencialmente. Se reflectirmos, da maneira que foi tentada, na relao entre lugar e espao, mas tambm no relacionamento entre homem e espao, far-se- luz sobre a essncia das coisas que os lugares so e a que chamamos construes. A ponte uma coisa de tal tipo. O lugar admite num local a unidade da Terra e do Cu, dos Divinos e dos Mortais, na medida em que ordena o local em espaos. O lugar dispe o Quadrado num duplo sentido. O lugar admite o Quadrado e o lugar ordena o Quadrado. Ambos, a saber, o dispor como admitir e o dispor como ordenar, pertencem um ao outro. Como dispor duplo, o lugar uma guarida [Hut] do Quadrado, ou, como a mesma palavra diz, um Huis, uma casa [Haus]. As coisas do tipo destes lugares alojam [behausen] a estada dos homens. As coisas deste tipo so alojamentos [Behausungen], mas no necessariamente habitaes no sentido restrito. O produzir de tais coisas o Construir. A sua essncia assenta em corresponder ao tipo destas coisas. Elas so lugares que colocam espaos. Por isso o Construir, porque edifica lugares, um fundar e juntar [Fgen] de espaos. Porque o Construir produz lugares, com a juno [Fgung] dos seus espaos, necessariamente vem tambm para a juntura [Gefge] coisal das construes o espao como spatium e como extensio. S que o Construir nunca forma o espao. Nem imediata, nem mediatamente. No entanto, o Construir, porque produz coisas como lugares, est mais prximo da essncia dos espaos e da origem essencial do espao, do que toda a geometria e matemtica. O Construir edifica lugares que dispem um local para o Quadrado. Da unidade, em que se pertencem reciprocamente a Terra e o Cu, os Divinos e os Mortais, recebe o Construir a indicao para o seu edificar de lugares. Do Quadrado, aceita o Construir a medida para todo o medir transversal e para cada medir da dimenso dos espaos que esto sempre ordenados por meio dos lugares fundados. As construes guardam o Quadrado. So coisas que, sua maneira, preservam o Quadrado. Preservar o Quadrado, salvar a Terra, aceitar o Cu, esperar os Divinos, conduzir os Mortais, este qudruplo preservar a essncia simples do Habitar. Assim, as construes autnticas imprimem o Habitar na sua essncia e do casa a esta essncia.

11

O Construir caracterizado um fazer-habitar especial. Se o de facto, ento j correspondeu ao apelo do Quadrado. Todo o planear fica assente neste corresponder; o planear, por seu lado, abre aos projectos as reas adequadas para os esboos. Desde que tentemos pensar a essncia do Construir edificante a partir do fazer-habitar, perceberemos mais claramente em que assenta aquele produzir, como o qual se realiza o Construir. Habitualmente, tomamos o produzir como uma actividade cujas operaes tm como consequncia um resultado, o construto acabado. Pode-se representar o produzir [Hervorbringen: trazer para diante (N.T.)] assim. Desse modo apreende-se algo de certo e porm no se encontra nunca a sua essncia, que um trazer-para-aqui [Herbringen] que leva-para-diante [vorbringt]. O Construir traz, a saber, o Quadrado para aqui numa coisa, a ponte, e leva a coisa como um lugar para diante no que j est presente, que agora disposto precisamente atravs deste lugar. Produzir em grego chama-se [tktou]. raiz tec deste verbo pertence a palavra , tcnica. Para os Gregos, esta no significa nem arte, nem ofcio, mas antes: fazer aparecer no presente algo como isto, ou aquilo, assim ou doutra maneira. Os Gregos pensam a , o produzir, a partir do fazer aparecer. A [tchn], que para se pensar assim, esconde-se, desde tempos antigos, no tectnico da arquitectura [Architektur]. Recentemente, ainda se esconde e de modo mais decidido naquilo que o tcnico da tcnica dos motores. Mas a essncia do produzir que constri no se deixa pensar suficientemente, nem a partir da arquitectura [Baukunst], nem da engenharia civil, nem de uma simples ligao de ambas. O produzir que constri, mesmo assim tambm no seria determinado adequadamente, se o quisssemos pensar, no sentido da [tchn] originariamente grega, somente como um fazer aparecer que apresenta [anbringt] um produzido [Hervorgebrachtes: um trazido para diante (N.T.)] como um presente no que j presente. A essncia do Construir o fazer habitar. A realizao da essncia do Construir o edificar de lugares por meio do juntar dos seus espaos. S quando somos capazes do Habitar, podemos ns construir. Pensemos por um momento numa casa rstica na Floresta Negra que um Habitar rural [buerliches] construiu ainda h dois sculos. Aqui, o empenho de ser capaz de admitir a Terra e o Cu, os Divinos e os Mortais, unitariamente [einfltig] nas coisas, orientou a casa. Essa capacidade ps a casa na encosta ao abrigo do vento, virada para o meio-dia, entre os prados, na vizinhana da fonte. Deu-lhe o telhado de ripas de largos beirais, que, na inclinao apropriada, suporta o peso da neve e, estendendo-se at muito em baixo, protege os quartos contra os temporais das longas noites de Inverno. No

12

esqueceu o oratrio ao canto [Herrgottswinkel] atrs da mesa comum, disps nos quartos os stios santificados para a cama da criana e para a rvore dos mortos [Totenbaum] assim se chama l a urna e, assim, traou, sob um telhado, s diferentes idades da vida, a marca do seu curso pelo tempo. Um ofcio, nascido ele mesmo do Habitar, e que ainda faz uso das suas ferramentas e dos andaimes como coisas, construiu a casa. S quando somos capazes do Habitar, podemos ns construir. A aluso casa da Floresta Negra, no quer de modo algum dizer que deveramos e poderamos regressar ao Construir destas casas, mas ela ilustra num Habitar que tinha sido [einem gewesenen Wohnen] como este foi capaz de construir. O Habitar, contudo, o trao fundamental do ser conforme o qual os Mortais so. Talvez que, por meio desta tentativa de reflectir sobre o Habitar e o Construir, venha um pouco mais claramente para a luz que o Construir pertence ao Habitar e de que modo recebe dele a sua essncia. Seria um ganho suficiente que o Habitar e o Construir tivessem chegado a ser dignos de serem perguntados e, assim, permanecessem algo digno de ser pensado. No entanto, que o prprio Pensar, no mesmo sentido que o Construir, s que doutra maneira, pertence ao Habitar, pode testemunh-lo a via de pensamento aqui tentada. O Construir e o Pensar so sempre, ao seu modo, indispensveis ao Habitar. Ambos tambm so, contudo, insuficientes para o Habitar enquanto se ocuparem separadamente daquilo que o seu, em vez de se ouvirem um ao outro. Isto, conseguem-no se ambos, Construir e Pensar, pertencerem ao Habitar, permanecerem nos seus limites e souberem que, tanto um, como o outro, provm da oficina de uma longa experincia e constante exerccio. Tentamos reflectir sobre a essncia do Habitar. O prximo passo neste caminho seria a pergunta: como est o Habitar nestes tempos que do que pensar? Fala-se por toda a parte, e com razo, da crise da habitao. No s se fala, como se pe mos obra. Tenta-se afastar a crise por meio da criao de habitaes, do incentivo construo habitacional, do planeamento do todo da construo. Por mais dura e amarga, mais dificultosa e ameaadora que seja a carncia de habitaes, a verdadeira crise do Habitar no consiste primeiramente na falta de habitaes. A verdadeira crise da habitao tambm mais antiga que as guerras mundiais e as destruies, mais antiga que o aumento populacional na Terra e que a situao do trabalhador da indstria. A verdadeira crise do Habitar assenta em que os Mortais buscam, primeiramente, sempre de novo a essncia do Habitar e que tm primeiramente de aprender o Habitar. E se o desenraizamento [Heimatlosigkeit] do homem consistisse em ele no ter ainda de todo pensado na verdadeira crise da habitao como a

13

crise? Logo que, porm, o homem pense no desenraizamento, este j no ser Mortais ao Habitar.

uma

calamidade. Ele, pensado correctamente e bem fixado, o nico apelo que chama os Mas como podem os Mortais corresponder a este apelo, seno por meio de tentarem, pela sua parte, levar, a partir de si, o Habitar plenitude da sua essncia? Realizam isto, se construrem a partir do Habitar e se pensarem por causa do Habitar.
Conferncia dada a 5 de Agosto de 1951 no mbito do Colquio de Darmstadt II sobre Homem e Espao; impresso na publicao deste colquio, Neue Darmstdter Verlagsanstalt, 1952, p. 72ff. MARTIN HEIDEGGER, Vortrge und Aufstze, Gnther Neske Pfullingen, 1954, pp. 145-162. Traduo do original alemo por Carlos Botelho. Reviso: Pedro Marques de Abreu

14

You might also like