You are on page 1of 2

Tema: As eventuais infraes ordem econmica verificveis na conduta dos donos de farmcia de Piraporinha do Oeste

A Constituio da Repblica estabelece, no art. 170, os fundamentos da ordem econmica nacional, incluindo, entre outros, os princpios da livre concorrncia e da liberdade de iniciativa econmica. A esse conjunto de princpios, a doutrina majoritria atribui o nome de constituio econmica. Da mesma forma, o art. 173, 4, da CFRB/88, dispe que o abuso de poder econmico, a dominao de mercados e a eliminao da concorrncia sero reprimidos por lei. Como bem anota Lafayete Josu Petter, essa interveno do Estado no domnio econmico muito antes de limitar a iniciativa e a liberdade do particular, tem por fim, mesmo, preserv-la1 . Essa norma programtica, nos dias de hoje, regulamentada pela Lei 12.529/11. Entretanto, na situao apresentada ocorrida no ano 2000 , o princpio tempus regit actum impe a aplicao dos termos da Lei 8.884/94. Nessa perspectiva, verificam-se indcios de algumas infraes ordem econmica. Vejamos. Os proprietrios de farmcias de Piraporinha realizaram presso poltica para impor obstculos entrada de outro player em seu ramo de atividade, visando dominao do mercado e eliminao da concorrncia. Dessa forma, teriam incorrido nas infraes previstas nos art. 20, I c/c art. 21, IV e V, todos da Lei 8.884/94, a saber: a) prejudicar a livre concorrncia ou a livre iniciativa; b) limitar ou impedir o acesso de novas empresas ao mercado; e, c) criar dificuldades constituio, ao funcionamento ou ao desenvolvimento de empresa concorrente. Em que pese a alegao de que a Lei 64321/00 teria por objetivo proteger os cidados de possveis danos sade, no existe comprovao cientfica dos alegados malefcios causados pelos medicamentos homeopticos. Portanto, essa lei atua de modo anticoncorrencial e oligopolista, tendo em vista que restringe o acesso de substitutos diretos dos produtos alopticos no mercado farmacutico relevante. Seguindo esse raciocnio, o Conselho Administrativo de Defesa Econmica CADE, ao analisar o Processo Administrativo n 08000.024581/94-77, entendeu, de forma unnime, que os entraves impostos por determinado sindicato responsvel pelo lobby para edio de uma lei municipal que impediu o acesso de um concorrente no mercado de combustveis foram realizados em detrimento dos princpios da ordem econmico-jurdica, implicando nas sobreditas infraes da Lei 8.884/94.

PETTER, Lafayete J. Princpios Constitucionais da Ordem Econmica: o significado e o alcance do art. 170 da Constituio Federal (2005)

Ademais, a Lei 64321/00 viola competncia da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), responsvel pelo controle, regulamentao e fiscalizao de produtos e servios de interesse para a sade no Pas. Alm de no reconhecer que os medicamentos homeopticos representam um risco sade, a Autarquia disponibiliza um conjunto padronizado de informaes, mtodos de preparao e controle da homeopatia, a Farmacopeia Homeoptica Brasileira. Dessarte, diante da denncia protocolada no dia 08/08/2000, a Secretaria de Direito Econmico SDE deveria ter promovido as averiguaes preliminares com vistas instaurao de processo administrativo para apurar a ocorrncia das infraes retrotranscritas. Porm, deve-se atentar ao fato de que o decurso de mais de dez anos desde a ocorrncia dos fatos impe seja reconhecida a prescrio da pretenso punitiva da Administrao Pblica, nos termos do art. 1, da Lei 9.873/99.

You might also like