You are on page 1of 24

1 INTRODUO

A rea de atuao da Engenharia Civil que lida com Mecnica dos Solos um dos ramos mais complexos de atuao da Engenharia, pois lida com uma matria prima bastante complexa e heterognea, sendo de extrema dificuldade a modelao matemtica ou ensaios em modelos que forneam resultados confiveis sobre o comportamento dos solos, considerado um dos principais responsveis pelo surgimento da Mecnica dos Solos o austraco Karl Terzaghi (1883-1963).(BUDZINSK, AP. MEC. DOS SOLOS I,2011). O comportamento dos solos para a Engenharia Civil um dos fatores mais importantes no desenvolvimento da maior parte dos trabalhos, em geral o solo nas suas mais variadas formas, provenientes da decomposio das rochas ou mediante intemperismos fsico e qumico. (APOSTILA MEC. DOS SOLOS 2009, UNIV. POTIGUA). De maneira geral os solos so constitudos de trs partes principais e distintas ar, gua e partculas slidas. O comportamento dos solos depende do movimento das partculas slidas entre si e isto faz com que ele se afaste do mecanismo dos slidos idealizados na Mecnica dos Slidos Deformveis(Sousa Pinto;2006:14). Um dos componentes do solo, suas partculas, so as que fazem com que os tipos de solos sejam to diferentes, a diversidade de tamanho dos gros enorme e todas podem ser encontradas juntas em um mesmo solo fazendo com o que diferencie um dos outros a porcentagem de determinados gros existentes em cada um. Essa diversidade de tamanhos esta expressa em tabelas dando limites as categorias.(Sousa Pinto, 2006). Outros fatores de estrema importncias na anlise dos solos para engenharia so seus ndices fsicos, Sendo os solos um material polifsico, o seu comportamento depende da quantidade relativa de cada uma das suas trs fases (partculas slidas, gua e ar), havendo diversas relaes que se utilizam para expressar as propores entre elas, (APOSTILA MEC. DOS SOLOS 2009, UNIV. POTIGUA) as principais so,Umidade (b), ndice de vazios (e), Porosidade (n), Peso especfico dos slidos (Yg) e Grau de saturao (Sr). muito importante a identificao do tipo de solo para o

desenvolvimento do trabalho na Engenharia Civil, para tanto existem ensaios

de laboratrio, para identificao do solo atravs das partculas so feitos os ensaios de anlise granulomtrica e o de ndice de consistncia.(APOSTILA MEC. DOS SOLOS CEFET-RS,2011). Um dos ensaios de grande importncia, feito fora do laboratrio, o ensaio SPT, por se tratar de um ensaio que no requer muito trabalho, seja o ensaio mais utilizado para reconhecimento das condies do terreno quanto as condies mecnicas. 2 Objetivos. Este trabalho tem por objetivo descrever de forma pontual anotaes feitas durante visita tcnica de campo a empresa Extracon, em sua obra de duplicao de trecho de rodovia entre Maring e Paiandu, principalmente no que se refere a anlise e compactao do solo, e tambm para a formao de uma base terica para a resoluo e compreenso de um exerccio proposto pelo professor. 3 Desenvolvimento. 3.1 Os Solos. 3.1.1 Conceito. Material da camada superficial da crosta terrestre de constituio natural, produzido pela natureza que se apresenta sob diversas formas, so arrimados, escavados, ou perfurados e que servem de suporte nas obras de Engenharia.
solo o corpo tridimensional, natural e dinmico da crosta terrestre, que resulta da ao conjugada do clima e organismos vivos sobre a rocha, sendo esta ao condicionada pelo relevo ou topografia e que uma funo do tempo.(Ribeiro, 1998)

3.1.2 ndices Fsicos.

Figura 01 Representao esquemtica das fases constituintes de um solo

Em que, Va, Vw, VS, VV, e V representam os volumes de ar, gua, slidos (gros minerais), vazios e total de um solo, respectivamente. Por sua vez, Pa, Pw, PS e P representam os pesos de ar, gua, slidos e total de um solo.

Os ndices fsicos do solo so importantes para se definir a sua classificao e grau de compactao, so eles: Porosidade (n), definida como a relao entre o volume de vazios (Vv) e o volume total (V) de uma massa de solo.

ndices de vazios (e), definido como a relao entre o volume de vazios (VV) e o volume de partculas slidas (VS) existente numa massa de solo. Normalmente, expresso em unidades decimais, podendo os solos finos apresentar ndices de vazios superiores a 1,0.

Grau de saturao (Sr), define-se como a relao entre o volume de gua (Vw) e o volume de vazios (Vv) de uma dada massa de solo. expresso em percentagem, podendo variar entre 0% (solo seco) e 100% (solo saturado). Quando 0%<Sr<100%, o solo encontra-se mido.

(APOSTILA MEC. DOS SOLOS 2009, UNIV. POTIGUA,pg13,14). Peso especfico (, a relao do peso da gua pelo peso do material slido da massa de solo analisada. Peso especfico aparente mido ou natural ().

Peso especfico das partculas slidas (s).

10

Peso especfico aparente seco (d).

Peso especfico saturado (sat). Corresponde ao peso especfico de um solo quando os seus vazios se encontram totalmente preenchidos por gua, isto , quando VW=VV e Sr=100%.

Peso especfico submerso (sub).

Umidade Natural: Relao do peso da gua pelo peso do material slido da massa de solo analisada Umidade (w)

Expresso em porcentagem

(APOSTILA MEC. DOS SOLOS 2009, UNIV. POTIGUA,pg14,15).


11

3.1.3 Forma das Partculas A parte slida de um solo constituda por partculas e gros que tem as seguintes formas: Esferoidais: possuem dimenses aproximadas em todas as direes e podero, de acordo com a intensidade do transporte sofrido, serem angulosas ou esfricas. Ex.: solos arenosos ou pedregulhos; Lamelares ou placides: nos solos de constituio granulomtrica mais fina, onde as partculas apresentam-se com estas formas, h predomnio de duas das dimenses sobre a terceira; Fibrosas: ocorrem nos solos de origem orgnica, onde uma das dimenses predomina sobre as outras duas. A forma das partculas influi em algumas caractersticas dos solos como, por exemplo, a porosidade. (APOSTILA MEC. DOS SOLOS 2009, UNIV. POTIGUA,pg18).

3.1.4 Tamanho das Partculas

O comportamento dos solos est ligado, entre outras caractersticas, ao tamanho das partculas que os compem. De acordo com a granulometria, os solos so classificados nos seguintes tipos, de acordo com o tamanho decrescente dos gros: Pedregulhos ou cascalho> 2 mm, Areias (grossas600 a 2 mm, mdias200 a 600 m ou finas60 a 200 m), Siltes2 a 60 m, Argilas< 2 m. Na natureza, raramente um solo do tipo puro, isto , constitudo na sua totalidade de uma nica granulometria. Dessa maneira, o comum o solo apresentar certa percentagem de areia, de silte, de argila, de cascalho, etc. Assim, os solos so classificados de acordo com a seguinte nomenclatura: o elemento predominante expresso por um substantivo e os demais por um

12

adjetivo. Exemplo: areia argilosa um solo predominantemente arenoso com certa percentagem de argila. (APOSTILA MEC. DOS SOLOS 2009, UNIV. POTIGUA,pg19).

Tabela 01 Detritos do solo e suas dimenses.( gracieteoliveira.pbworks.com).

3.2 Tipos de Solos

3.2.1 Solos No Coesivos (Granulares)

Como solos no coesivos compreendem-se os solos compostos de pedras, pedregulhos, cascalhos e areias, ou seja, de partculas grandes (grossas). Estas misturas, compostas por muitas partculas, individualmente soltas, que no estado seco no se aderem uma outra (somente se apiam entre si), so altamente permeveis. Isto se deve ao fato de existirem, entre as partculas, espaos vazios relativamente grandes e intercomunicados entre si. Em um solo no coesivo, em estado seco, fcil reconhecer, por simples observao, os tamanhos dos diferentes gros. A capacidade para suportar cargas dos solos no coesivos depende da resistncia ao deslocamento, movimentao, entre as partculas individuais.
13

Ao se aumentar os pontos, ou superfcie de contato, entre os gros, individualmente, por meio da quantidade de gros por unidade de volume (COMPACTAO), aumenta-se a resistncia ao deslocamento entre as partculas e, simultaneamente, melhora a transmisso de fora entre os mesmos. (APOSTILA MEC. DOS SOLOS 2009, UNIV. POTIGUA,pg19).

3.2.2 Solos Coesivos

Individualmente os gros destes tipos de solos so muito finos, quase farinceos, se aderem firmemente um a outro e no podem ser reconhecidos a olho nu. Os espaos vazios entre as partculas so muito pequenos. Devido sua estrutura estes solos apresentam resistncia penetrao de gua, absorvendo-a muito lentamente. Entretanto, uma vez que tenha conseguido penetrar no solo, a gua tambm encontra dificuldade para ser extrada do interior do mesmo. Ao receber gua, tendem a tornar-se plsticos (surge a lama). Apresentam maior grau de estabilidade quando secos. Devido s foras adesivas naturais (coeso) existentes entre as pequenas partculas que compem estes tipos de solo, que a compactao por vibrao no a ideal nesta situao. Estas partculas tendem a agrupar-se, dificultando uma redistribuio natural entre elas, individualmente. (APOSTILA MEC. DOS SOLOS 2009, UNIV. POTIGUA,pg19).

3.2.3 Solos Mistos

Na natureza a maioria dos solos est composta por uma mistura de partcula de diferentes tamanhos, ou seja, de gros finos (coesivos) com outros de maior granulometria. Seu comportamento est diretamente relacionado percentagem de partculas finas existentes, em relao s partculas grossas. importantssimo se dizer que solos mistos compostos de partculas redondas e/ou lisas so muito mais suscetveis compactao que aqueles compostos por partculas com arestas vivas ou angulares. Entretanto, ao se comparar
14

solos com igual grau de compactao, aqueles que possuem partculas angulares e/ou de arestas vivas (alto grau de rugosidade) possuem maior capacidade de carga que aqueles compostos por partculas de textura lisa, ainda que estes ltimos apresentem menor granulaometria. (APOSTILA MEC. DOS SOLOS 2009, UNIV. POTIGUA,pg19).

4 Compactao do solo. o processo manual ou mecnico que visa reduzir o volume de vazios do solo, fazendo que algumas de suas caractersticas sejam melhoradas, como, a resistncia, deformabilidade e permeabilidade. A compactao tem por objetivo obter solo que apresente um comportamento estvel e adequado.
(ftp.unilins.edu.br)

As principais aplicaes da compactao do solo so em rodovias, aeroportos, ferrovias, terraplanagem em obras, valas e escavaes (reaterros). densidade resultante na compactao de um volume de solo por meio da aplicao de uma energia depende do teor de umidade no instante da compactao Proctor (1933). (ftp.unilins.edu.br).

5 Terraplenagem. A terraplenagem constituda por cinco principais operaes: Escavao: operao realizada para romper a compacidade do solo, desagregando-o e tornado possvel seu manuseio. feita atravs de equipamentos cortantes; Carregamento: consiste no enchimento da caamba ou no acmulo de material diante da lmina do material que j sofreu o processo de desagregao. Transporte: movimentao de terra do local onde foi escavado para o local onde vai ser depositado (onde ser realizado o aterro). Pode ser com carga, quando a caamba est cheia ou sem carga, quando esta est retornando ao local da escavao; Descarga: faz parte do aterro ou bota-fora. Consiste em depositar o material no local de destino;

15

Espalhamento: significa espalhar o material depositado no aterro ou bota-fora. (Trabalho acadmico Prof.: Delamar Schumacher UNIVALI).

6 PRINCIPAIS ENSAIOS DE LABORATRIO PARA CLASSIFICAO DO SOLO.

6.1 ENSAIO DE GRANULOMETRIA O ensaio de granulometria o processo utilizado para a determinao da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partculas representa na massa total ensaiada. Atravs dos resultados obtidos desse ensaio possvel a construo da curva de distribuio granulomtrica, to importante para a classificao dos solos bem como a estimativa de parmetros para filtros, bases estabilizadas, permeabilidade, capilaridade etc. A determinao da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentao, se necessrio, com isso pode se feita a curva granulomtrica do solo. Os principais equipamentos e utenslios utilizados no ensaio, so: Balana; Almofariz e mo de grau; Cpsulas para determinao de umidade; Estufa; Jogo de peneiras (50; 38; 25; 19; 9,5; 4,8; 2,4; 1,2; 0,6; 0,42; 0,30; 0,15; 0,075mm); Agitador de peneiras; Dispersor eltrico; Proveta graduada de 1000ml; Densmetro graduado de bulbo simtrico; Termmetro; Cronmetro. Preparao da Amostra. Seleciona-se uma quantidade representativa P1 de material seco ao ar ou mido; determina-se sua umidade: - 10,0 kg para material com pedregulho grosso; - 2,0 kg para material com pedregulho fino; 1,0 kg para material arenoso; - 0,5 kg para material siltoso/argiloso. Passa-se a massa P1 na peneira #10 (2,0mm); do material que passar, separam-se 03 quantidades: P2 = 20 g para a determinao do peso especfico real das partculas; P3 = 50 a 100 g para a sedimentao; P4 = 200 a 600 g para o peneiramento fino.
16

Procedimento Experimental A. Peneiramento Grosso (material retido na peneira #10) - Lava-se o material na peneira #10 (2,0mm), em seguida coloca-o na estufa; - Peneira-se o material seco, mecnica ou manualmente, at a peneira #10; - Pesa-se a frao retida em cada peneira; B. Peneiramento Fino (material que passa na peneira #10) - Lava-se o material na peneira #200 (0,075mm), em seguida coloca-o na estufa; - Passa-se o material seco nas peneiras de aberturas menores que a #10; Pesa-se a frao retida em cada peneira; C. Sedimentao - Coloca-se a massa P3 em banho (6 a 24 horas) com defloculante (soluo de hexametafosfato de sdio); - Agita-se a mistura no dispersor eltrico por 5 a 15 minutos; -Transfere-se a mistura para a proveta graduada, completando com gua destilada at 1000 ml e realiza-se o balanceamento; -Efetua-se leituras do densmetro nos instantes de

30s,1,2,4,8,15,30min,1,2,4,8,25h.; Clculos A.Peneiramento Grosso: PR = (MR/MTS).100 PP = 100 - PR B.Peneiramento Fino: Pr = (Mr/MSPF).100 Pp = (100 - Pr).N C.Sedimentao: Vide informaes da ficha de ensaio MTU = P1 - Massa Total mida (g); MTS - Massa Total Seca (g); MG - Massa dos Gros (g) (massa retida at #10); MFS - Massa Fina Seca (g) (passa na #10); MUS = P3 - Massa mida da Sedimentao (g); MSS - Massa Seca da Sedimentao (g); w - Teor de Umidade (%); N - Frao que a Massa Fina representa do total da amostra; Resultados A partir dos valores calculados traa-se a curva de distribuio granulomtrica, marcando-se no eixo das abscissas em escala logartmica os dimetros das partculas menores do que aqueles considerados.
17

(http://www.ceset.unicamp, NBR-7181/ABNT - Anlise Granulomtrica de Solos; D421-58 e D422-63/ASTM; T87-70 e T88-70/AASHTO; MSL-05/CESP.)

Grfico

01

curva

Granulomtrica.

(upload.wikimedia.org/wikipedia/

/commons/thumb/b/bd/CurvaGranulometrica.JPG/350px-CurvaGranulometrica).

6.2 ENSAIO DE COMPACTAO DE SOLOS (CBR ou ndice de suporte Califrnia). A capacidade de suporte de um solo compactado pode ser medida atravs do mtodo do ndice de suporte, que fornece o ndice de Suporte Califrnia - ISC (California Bearing Ratio - CBR), idealizada pelo engenheiro O. J. Porter, no estado da Califrnia - USA. Trata-se de um mtodo de ensaio emprico, adotado por grande parcela de rgos rodovirios, no Brasil e no mundo. O objetivo do ensaio determinar: O ndice de suporte Califrnia (CBR) e a expanso (E). O ensaio CBR consiste na determinao da relao entre a presso necessria para produzir uma penetrao de um pisto num corpo de prova de solo, e a presso necessria para produzir a mesma penetrao numa mistura padro de brita estabilizada granulometricamente. Essa relao expressa em porcentagem. O ensaio pode ser realizado de duas formas: Moldando-se um
18

corpo de prova com teor de umidade prximo ao timo (determinado previamente em ensaio de compactao); Moldando-se corpos de prova para o ensaio de compactao (em teores de umidade crescentes), com posterior ensaio de penetrao desses mesmos corpos de prova, obtendo-se simultaneamente os parmetros de compactao e os valores de

CBR.(geotecniaefundacoes.blogspot.com.br) A compactao um mtodo de estabilizao de solos que se d por aplicao de alguma forma de energia (impacto, vibrao, compresso esttica ou dinmica). Seu efeito confere ao solo um aumento de seu peso especfico e resistncia ao cisalhamento, e uma diminuio do ndice de vazios, permeabilidade e compressibilidade. Atravs do ensaio de compactao possvel obter a correlao entre o teor de umidade e o peso especfico seco de um solo quando compactado com determinada energia. O ensaio mais comum o de Proctor (Normal, Intermedirio ou Modificado), que realizado atravs de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra. Equipamentos Os principais equipamentos so: Almofariz e mo com borracha; Peneira no.4 (4,8mm); Balana; Molde cilndrico de 1000cm3, com base e colarinho; Soquete cilndrico; Extrator de amostras; Cpsulas para determinao de umidade; Estufa. Preparao da Amostra - Toma-se certa quantidade de material seco ao ar e faz-se o destorroamento at que no haja torres maiores que 4,8mm; - Peneira-se a amostra na peneira n4 (4,8mm) e em seguida determinase sua umidade higroscpica. Procedimento - Adiciona-se gua amostra at se verificar uma certa consistncia. Deve-se atentar para uma perfeita homogeneizao da amostra; - Compacta-se a amostra no molde cilndrico em 3 camadas iguais (cada uma cobrindo aproximadamente um tero do molde), aplicando-se em cada uma delas 25 golpes distribudos uniformemente sobre a superfcie da camada, com o soquete caindo de 0,305m;

19

- Remove-se o colarinho e a base, aplaina-se a superfcie do material altura do molde e pesa-se o conjunto cilindro + solo mido compactado; - Retira-se a amostra do molde com auxlio do extrator, e partindo-a ao meio, coleta-se uma pequena quantidade para a determinao da umidade; - Desmancha-se o material compactado at que possa ser passado pela peneira n4 (4,8mm), misturando-o em seguida ao restante da amostra inicial (para o caso de reuso do material); - Adiciona-se gua amostra homogeneizando-a (normalmente acrecenta-se gua numa quantidade da rdem de 2% da massa original de solo, em peso). Repete-se o processo pelo menos por mais quatro vezes. Clculos - Peso especfico mido: = [(Peso Cilindro + Solo mido) - (Peso Cilindro)]/(Volume Cilindro) - Peso especfico seco: = ( .100)/(100 + w) - Peso especfico seco em funo do grau de saturao: = (Sr. . )/(w. +Sr. )

S - Grau de saturao w - Umidade - Peso especfico das partculas slidas - Peso especfico da gua. Resultados - Curva de compactao - obtida marcando-se, em ordenadas, os valores dos pesos especficos secos ( umidade correspondentes (w); - Peso especfico seco mximo de compactao; - Umidade tima (wot) - o teor de umidade correspondente ao peso especfico mximo; - Curvas de saturao - relaciona o peso especfico seco com a umidade, em funo do grau de saturao. ( http://www.ceset.unicamp.br, NBR-7182 da ABNT; D698-70 e D1557-70 da ASTM; T99-70 e T180-70 da AASHTO.)
20

) e, em abicissas, os teores de

) - a ordenada mxima da curva

Grfico 02- curva de compactao. ( http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAArp0AJ-86.png)

6.3 Mtodo de sondagem SPT (Standard Penetration Test) O mtodo de sondagem SPT (Standard Penetration Test) a mais popular, rotineira e econmica ferramenta de investigao usada no Brasil. uma sondagem de reconhecimento, indicativo da densidade e da identificao da consistncia dos solos. Mtodos rotineiros de projeto de fundaes diretas e profundas utilizam sistematicamente os resultados de SPT.

O ensaio SPT constitui-se em uma medida de resistncia dinmica conjugada a uma sondagem de simples reconhecimento. A perfurao obtida por tradagem e circulao de gua, utilizando-se um trpano de lavagem como ferramenta de escavao. Amostras do solo so coletadas a cada metro de profundidade por meio de um amostrador padro. O procedimento de ensaio consiste na cravao deste amostrador, usando a queda de um peso (normalmente um bloco de ao) de 65 kg caindo a uma altura de 75 centmetros. O valor Nspt o nmero de golpes necessrio para fazer o amostrador penetrar no solo a uma profundidade de 30 centmetros, aps a cravao inicial de 15 centmetros. possvel, sob condies ideais, conseguir penetrar mais que 40 metros de profundidade com o mtodo SPT. A limitao por golpes (denominada de nega) determinada quando se obtm uma

21

penetrao menor do que 5 centmetros em 10 golpes consecutivos. A SPT pode ser equipada com torqumetro, instrumento que pode ser utilizado para medir a resistncia de atrito contra a parte do amostrador (dimetro de 50,8 mm) cravada no solo. Os ndices de resistncias cravao do amostrador permitem avaliar a compacidade e/ou consistncia do solo ao longo da perfurao. Normalmente as sondagens atingem profundidades tais, de modo a permitir uma soluo adequada questo das fundaes. As profundidades geralmente so limitadas pela ocorrncia de mataces, obstrues, e rochas no perfurveis pelo equipamento em questo. Deve ser de responsabilidade da empresa contratada para realizar o servio da sondagem SPT o fornecimento de todos os materiais e mo de obra necessrios, assim como da gua para o auxlio da execuo dos furos. O critrio de paralisao das sondagens normalmente o de, no mnimo, 3 metros em solo com SPT superior a 40 golpes, ou com paralisao em impenetrvel com avano a lavagem. No final dos servios, todos os furos devero ser preenchidos com solo do prprio local, para evitar acidentes. Para finalizar, a empresa contratada dever entregar um relatrio onde constar o desenho de locao das sondagens no terreno, os perfis individuais de cada furo, nos quais devero constar todas as indicaes da natureza dos solos, SPT e os nveis do lenol fretico, alm dos tempos de lavagem se for o caso. ( http://pt.shvoong.com/exact-sciences/engineering/1972952-sondagem-solopelo-m%C3%A9todo-spt/#ixzz2PuJ9sAab)

22

Tabela 02- Tabela de resultados SPT (HTTP://www.scielo.br/img/revistas/rem/v57n4/a11t02.gif)

figura

01-

sistema

para

obteno

de

amostras

para

sondagem

SPT

(http:

//www.neimatec.com.br/img/conteudo/sond01.jpg).

23

Tabela 03 tabela HBR.

Exercico. O solo natural de uma rea de emprstimo (jazida) tem peso especfico de 16 KN/m3, teor de umidade de 15% e massa especfica dos gros de 2,7 Kg/m3. Deseja-se utilizar este solo na execuo de um macio compactado de uma barragem, onde: o volume copactado do macio igual a 100.000m 3, teor de umidade de compactao de 17% e peso especfico mido de 17,6 kN/m 3. Pede-se para se fazer uma estimativa de volume da jazida a ser escavado. Considerando-se o empolamento de escavao em 30% e o veculo de transporte com capacidade de 150 kN e 15m 3, quantas viagens sero necessrias para o transporte desse material da jasida at a praa de compactao? Temos: V=1x105 =1.760 sat o peso especfico do aterro = 17,6KN/m3 17,6KN/m3 = 1.760 Kg/m3
24

TE= taxa de empolamento. ( ( ( ) ) )

V = 143.089,4 m3

Sendo solto = 12,3KN/m3 e cada caminho lerar at 150KN, temos: por caminho, logo = 11.733,4 viagens.

25

Anexo I I Fotos aula campo.

26

27

28

BIBLIOGRAFIA

29

http://geotecniaefundacoes.blogspot.com.br/2010/06/indice-de-suportecalifornia-cbr.html
APOSTILA MECNICA DOS SOLOS CEFET PELOTAS RS , PROFESSORA CRISTIANE SALERNO SCHMITZ, RETIRADO DO SITE http://pt.scribd.com/doc/17348138/Apostila-de-Mecanica-DosSolos EM 03/04/2013 AS 16:30H.

http://www.civilnet.com.br/ENGCIVIL-MECANICA-DOS-SOLOS.html

VICENTE

BUDZINSKI, APOSTILA MECNICA DOS SOLOS I,RETIRADO DO SITE, EM 05/04/2013 S 20:00H.

http://www.civil.ist.utl.ptMestrado em Geotecnia para Engenharia Civil Jaime A. Santos PINTO, Carlos de Souza. Curso Bsico de Mecnica dos Solos, em 16 Aulas. 1 ed. SoPaulo: Oficina de Textos, 2000. 247 p. NBR-7182 da ABNT; D698-70 e D1557-70 da ASTM; T99-70 e T180-70 da AASHTO. ftp://ftp.unilins.edu.br/bernardo/COMPACTACAO/Compactacao%20%20e%20E nsaio%20de%20Compactacao.pdf http://www.geotecnia.ufba.br/arquivos/ensaios/Aula%20de%20Laboratorio%20Roteiro%20-%20Granulometria.pdf http://www.ebah.com.br/content/ABAAABcywAH/terraplanagem http://gracieteoliveira.pbworks.com/w/page/51032777 http://www.ceset.unicamp.

30

You might also like