You are on page 1of 4

Qumica

ESTADOS FSICOS E DE AGREGAO DAS MOLCULAS Uma substncia pode ser encontrada no estado fsico lquido, slido ou gasoso. Estes diferentes aspectos so chamados de fases de agregao e dependem da temperatura e presso. Para cada substncia existe uma faixa de temperatura e presso na qual ela mantm suas caractersticas como espcie, mudando apenas de fase de agregao. Exemplo: a substncia gua, temperatura inferior ou igual 0C, submetida presso de 1atm, se encontra na fase slida; entre 0C e 100C, submetida mesma presso, se encontra na fase lquida e a 100C, tambm submetida mesma presso, passar para a forma de vapor de gua, ou seja, fase gasosa. Fase gasosa Nesta fase as partculas da substncia esto com maior energia cintica. Elas ficam muito distantes umas das outras. Movem-se com muita velocidade e colidem entre si. Um gs qualquer colocado dentro de uma garrafa de 1litro adquire a forma da garrafa e seu volume ser de 1litro. Podemos dizer que uma substncia na fase gasosa possui forma e volume variveis. Por que os gases so compressveis? Sabendo que os gases (ao contrrio dos lquidos e slidos) no tm volume fixo, com um aumento de presso podemos comprimi-los, ou reduzir o seu volume.Os gases so compressveis porque h muito espao entre as partculas que os compem. Fase Lquida Na fase lquida as partculas esto um pouco mais unidas em relao s partculas da fase gasosa, mas no totalmente unidas. No h nenhum arranjo definido. A energia cintica intermediria entre a fase gasosa e a fase slida. As partculas nos lquidos deslizam umas sobre as outras e se movem. Isto o que proporciona a fluidez no lquido. Todos os lquidos podem fluir, e alguns mais que os outros. A gua, por exemplo, flui com mais facilidade que o mel. Ento dizemos que a gua tem baixa viscosidade e que o mel tem alta viscosidade. Os lquidos com baixa viscosidade oferecem menor resistncia para fluir. Fase Slida Na fase slida, as partculas que formam a substncia possuem a menor energia cintica; elas permanecem praticamente imveis, unidas por foras de atrao mtuas e dispostas, em geral, de acordo com um arranjo geomtrico definido.

No caso das molculas de gua, esse arranjo em forma de anis, no qual sempre h um tomo de hidrognio entre dois de oxignio. O arranjo das molculas de gua, na fase slida, o responsvel pelo aumento do seu volume. Ento, ao se congelar, a gua se expande, formando o gelo que menos denso que a gua na fase lquida. Um bloco de mrmore, sobre uma mesa, muda de forma e volume com o passar do tempo? Podemos concluir que uma substncia slida possui forma e volume prprios. MUDANA DE FASES E GRFICOS No nosso dia a dia observamos que o gelo se derrete sob a ao do calor transformando-se em gua. A gua ferve sob calor mais intenso transformando-se em vapor de gua. A gua, neste caso, apresenta trs estados: slido, lquido e gasoso. So tambm chamado de estados fsicos ou estado de agregao da matria. Quando se transformam de um estado para o outro chamamos de Mudana de Estados Fsicos. Cada transformao recebe um nome.

slida

lquida

vapor

Fuso mudana do estado slido para o lquido. Vaporizao mudana do estado lquido para o gasoso. Liquefao ou Condensao mudana do estado gasoso para o lquido. Solidificao mudana do estado lquido para o slido. Sublimao mudana do estado slido para o gasoso e vice-versa.

A fuso obedece a algumas leis: - uma determinada substncia funde-se sempre na mesma temperatura, em determinada presso. Essa temperatura o ponto de fuso (PF) A gua se funde a 0C e o ferro a 1500C. - durante a fuso, a temperatura permanece constante, ou seja, no alterada. - durante a fuso, as substncias aumentam de volume, exceto a gua, ferro e a prata. A temperatura em que uma substncia comea a se solidificar a mesma que ela comea a se fundir. O ponto de solidificao o mesmo que o ponto de fuso. A mudana da fase lquida para gasosa dada de trs maneiras. A evaporao um processo mais lento que ocorre sem temperatura e presso determinada. A ebulio um processo rpido e depende de cada substncia que possui a sua temperatura e presso j determinada. caracterizada pelo aparecimento de grande quantidade de bolhas. A ebulio obedece algumas leis: - as substncia entram em ebulio sempre na mesma temperatura. - durante a ebulio, a temperatura segue inalterada. Usamos o termo liquefao para indicar o aumento de presso, transformando o slido em gs. A sublimao um processo desencadeado a partir de uma temperatura e presso determinadas e no passa pela fase lquida.

Grfico das Mudanas de Estados Fsicos:

You might also like