ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICL DO ENSINO BÁSICO RAINHA D.

 AMÉLIA 

CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS – 8ºANO – (QUÍMICA) FICHA FORMATIVA – PREPARAÇÃO PARA O 4º TESTE DE AVALIAÇÃO
Aluno _______________________________________ Turma ____ Nº ____ Data _____/ 02 / 2013

Como Representar as Reações: as Equações Químicas. Acerto de equações químicas (Lei de Lavoisier) (pág. 116….)
1. Escreve as equações químicas, devidamente acertadas, que traduzem as seguintes reações: A. O hidrogénio (H) gasoso (diatómico) reage com o cloro (Cl) gasoso (diatómico) originando cloreto de hidrogénio (HCl) gasoso.

B. O gás amoníaco (NH3) gasoso pode obter-se fazendo reagir o azoto (N) gasoso (diatómico) com o hidrogénio (H) gasoso (diatómico).

C. Da reação do gás metano (CH4) com o oxigénio (O) gasoso (diatómico) resulta dióxido de carbono (CO2) gasoso e vapor de água (H2O).

D. O enxofre sólido (octoatómico) e o oxigénio (O) diatómico gasoso reagem originando dióxido de enxofre gasoso.

2. Considera a transformação traduzida pela seguinte equação de palavras: magnésio (s) + oxigénio (g) → óxido de magnésio (s) a) Diz, justificando, se é uma transformação química ou física.

b) Completa corretamente a frase que se segue:

O magnésio, no estado __________, __________ com o oxigénio, no estado __________, __________ óxido de magnésio, no estado __________.

CFQ 8º AN0‐ Ficha Formativa‐ Fevereiro de 2013.  1   

Escreve as equações químicas de palavras que traduzem as seguintes transformações: A. (fig. O gás butano. 4. Considera a transformação traduzida pela seguinte equação de palavras: nitrato de prata (aq) + cloreto de sódio (aq) → cloreto de prata (s) + nitrato de sódio (aq).). forma-se dióxido de carbono gasoso. c) Faz a leitura da equação de palavras representada. Quando se põe zinco sólido em contacto com uma solução aquosa de ácido sulfúrico forma-se hidrogénio gasoso e sulfato de zinco dissolvido na água.ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICL DO ENSINO BÁSICO RAINHA D. depois de contactar com a chama de um fósforo. AMÉLIA  Reagentes e Produtos de Reação – Equações Químicas (pág. e cloreto de cálcio dissolvido em água (fig.). responsável pela efervescência que se observa. B.) C. Quando a solução aquosa de ácido clorídrico cai sobre o carbonato de cálcio sólido. reage com o oxigénio do ar. 4). transformando-se em dióxido de carbono gasoso e vapor de água (fig. 86) 3. a) Indica os nomes dos reagentes e dos produtos da reacção. CFQ 8º AN0‐ Ficha Formativa‐ Fevereiro de 2013. D. O ferro sólido exposto ao oxigénio do ar transforma-se em óxido de ferro sólido (fig.  2    . b) Classifica o sólido como reagente ou produto da reação.

Solução que não altera a cor da fenolftaleína nem do tornesol. Solução que torna carmim a fenolftaleína. Solução que torna vermelho o tornesol. Básicas e Neutras. Oxidação dos metais (pág. ________ D. Reaçoes Ácido-Base (pág.ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICL DO ENSINO BÁSICO RAINHA D. 128) 1. A. ________C. D. 6  E. As equações de palavras que se seguem referem-se a combustões. ________ E.2. __________ (s) + __________ (g) → dióxido de enxofre (g) 1.  b) Uma solução neutra. Associa correctamente cada solução da coluna I a um valor de pH da coluna II. __________ (s) + oxigénio (g) → óxido de magnésio (s) C. ________ 2. mas estão incompletas. A. 13  B. __________ (s) + oxigénio (g) → dióxido de carbono (g) D. Ferro (s) + oxigénio (g) → __________ (s) B. Efectua todas as associações correctas entre as colunas I e II. ________B.  3    . qual é o combustível e qual é o comburente. 7  a) _____ b) _____ c) _______ CFQ 8º AN0‐ Ficha Formativa‐ Fevereiro de 2013. a) b) c) d) Coluna I  Solução ácida  Solução básica  Solução neutra  Indicador  A. Solução que permite detetar o carácter químico de outra solução. 1  C. Soluções Ácidas. C.  c) Uma solução muito  básica  Coluna II A. Coluna I  a) Uma solução muito  ácida.88) 1.1 Completa correctamente cada uma destas equações de palavras. AMÉLIA  Combustões. 9  D. E. Coluna II Solução que muda de cor em diferentes meios. em cada caso. 1. B. Indica.

F) Solução aquosa de aspirina (pH = 3) 7.5 E 7 F 2 Solução PH a) Indica as soluções ácidas por ordem crescente de acidez e de basicidade. quais poderias utilizar para: a) diminuir a acidez de uma solução. amoníaco Diz. E) Água destilada (pH = 7). E vice-versa.8) D) Coca-Cola (pH = 2. A 8 B 3. 4. E e F. Solução Ácida pH Cor da Fenolftaleína Cor do Tornesol Azul-arroxeado = 7 Incolor 5. na página 131 do manual. ácido sulfúrico.ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICL DO ENSINO BÁSICO RAINHA D. Considera as seguintes substâncias: Hidróxido de sódio. AMÉLIA  3. C) Água do mar (pH = 7. b) diminuir a basicidade de uma solução. e indica a cor que adquire nas soluções B. justificando. B) Lixívia (pH = 12).4). 6.  4    .5 C 12 D 4. uma solução básica a uma solução ácida. Qual dos seguintes materiais avermelha a tintura azul de tornesol e torna carmim a solução alcoólica de fenolftaleína? A) Sangue (pH = 7. CFQ 8º AN0‐ Ficha Formativa‐ Fevereiro de 2013. ácido nítrico. Observa a tabela seguinte e completa-a correctamente.5). continuamente. hidróxido de magnésio. b) Observa o rótulo do papel indicador universal. Com a ajuda de papel indicador universal determinou-se o pH de seis soluções. Como varia o pH quando se junta.

________ b) Três átomos de hidrogénio (H). se o ácido sulfúrico é uma substância elementar ou composta.  5    . 132.Enxofre (S) -Iodo (I) . elementos e compostos químicos.Chumbo (Pb) CFQ 8º AN0‐ Ficha Formativa‐ Fevereiro de 2013. ________ e) Três moléculas de oxigénio. ______ g) Uma molécula de glicose (com seis átomos de carbono (C). justificando. 3. Símbolos e fórmulas (página 102. manual) Acido + base → sal + água 1. Representa simbolicamente: a) Um átomo de oxigénio (O). Completa correctamente as equações de palavras que se seguem (representam reações de neutralização): ácido clorídrico (aq) + hidróxido de potássio (aq) → Cloreto de potássio + água ácido clorídrico (aq) + __________ → cloreto de sódio (aq) + __________ ácido nítrico (aq) + __________ → nitrato de potássio (aq) + __________ __________ + hidróxido de sódio (aq) → sulfato de sódio (aq) + __________ Átomos e moléculas. A fórmula química do ácido sulfúrico é H2SO4 a) Indica como é constituída a molécula de ácido sulfúrico. AMÉLIA  Reação de Neutralização ou de Ácido – Base (Pág. ________ h) Vinte moléculas de glicose. ________ c) Dois átomos de oxigénio (O). Indica a constituição das moléculas representadas pelas seguintes fórmulas químicas: a) KNO3 b) PbI2 c) S8 Dados: Potássio (K) . b) Indica. ________ 2. Escreve a fórmula química do cloreto de magnésio. doze de hidrogénio e seis de oxigénio). cuja “molécula” é constituída por um átomo de magnésio (Mg) e dois átomos de cloro (Cl). ________ d) Uma molécula de oxigénio (com dois átomos de oxigénio).ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICL DO ENSINO BÁSICO RAINHA D. manual) 1. ________ f) Uma molécula de ácido clorídrico (com um átomo de hidrogénio e um de cloro). 4.

Completa corretamente a tabela seguinte. Os modelos desenhados na figura representam moléculas. 108) 1.º de elementos químicos Substâncias Elementares/ Compostas N2 4H2 CO2 5H2O 2NH3 6HNO3 Uma forma de visualizar moléculas (pág. Representação Simbólica N. usando as hipóteses: Substância elementar / substância composta / mistura de substâncias b) Quantas moléculas estão representadas no diagrama (A). _____________________________ d) Poliatómicas. ______________________________ 2. Considera a figura onde estão representados os digramas de (A) a (D) a) Faz corresponder a cada diagrama representado na figura a legenda adequada. CFQ 8º AN0‐ Ficha Formativa‐ Fevereiro de 2013. ______________________________ c) Tetratómicas.ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICL DO ENSINO BÁSICO RAINHA D. indica quais são elementares e quais são compostas. AMÉLIA  5.º de átomos por molécula N. pela respectiva letra. c) Quantos tipos de átomos constituem as moléculas no diagrama (D).º total de átomos N.  6    . 8. Das substâncias anteriores. _______________________________ b) Triatómicas.º de moléculas N. Indica. as moléculas: a) Diatómicas.

________ C. B. Um ião poliatómico é formado a partir de um grupo de átomos quando perde ou capta electrões. 1. Um anião poliatómico é um grupo de átomos que possui mais electrões do que o grupo de átomos neutro que lhe deu origem. Classifica em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmações que se seguem. Os catiões possuem __________ eletrões do que os átomos de onde provêm. B e C usando correctamente as palavras mais / menos / átomos /eletrões. Um catião poliatómico tem carga negativa. A _________________ B ______________ C ________________ D __________________E ______________ F ________________ Como se ligam as partículas constituintes da matéria (110 a 116) : Ligações entre Átomos e Moléculas.  7    . ________ CFQ 8º AN0‐ Ficha Formativa‐ Fevereiro de 2013. Um anião poliatómico tem carga positiva. C. ________ B. Formação de Iões. Os iões resultam de _________ que perdem ou ganham __________. Completa as frases A. completa corretamente a tabela que se segue. AMÉLIA  3. Usando as designações A) carregado negativamente / B) carregado positivamente / C) Eletricamente neutro.ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICL DO ENSINO BÁSICO RAINHA D. 3. ________ D. Observa os modelos moleculares da figura e os nomes dos elementos correspondentes às esferas que os representam. a) Escreve o símbolo químico de cada um dos elementos referidos. A. Iões e Ligações entre Iões. A. b) Escreve a fórmula química de cada molécula representada. Fórmulas Químicas de Iões e de Substâncias Iónicas. Os aniões possuem __________ electrões do que os átomos de onde provêm. Anião Átomo Catião Núcleo do átomo Eletrão 2.

III. V.ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICL DO ENSINO BÁSICO RAINHA D. AMÉLIA  4. Considera os iões: a) Escreve a fórmulas iónica e química e os nomes de compostos diferentes.  8    . CuO Cu2O Fe (OH) 2 KBr (NH4) 2SO4 Bom Trabalho ! CFQ 8º AN0‐ Ficha Formativa‐ Fevereiro de 2013. II. • • • • • Cloreto de sódio: Nitrato de potássio: Nitrato de alumínio: Carbonato de potássio: Nitrato de zinco: b) Indique o nome das seguintes substâncias iónicas (Consulta a Tabela de Iões da pagina 114): I. IV.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful