You are on page 1of 8

Ano V - 7 edio

CardpioS SeleCionadoS

Costela de porquinho de leite, canjiquinha amarela, baru e suspiro nitro de rapadura, por Felipe Bronze

9 772178 48904 8

que valem a viagem

ISSN 2178-4892

Restaurantes
perfil cinema

R$ 14,90

07

Comandados por chefs estrelados, os 12 restaurantes selecionados proporcionam uma experincia gastronmica inesquecvel.

Chefs apostam nas frutas como ingredientes-chaves de entradas e pratos principais

Fruta vai bem com tudo

A trajetria vencedora de Salim Maroun, presidente do Outback Steakhouse Brasil

A stima arte se rende s delcias da gastronomia em 9 filmes tentadores

carta ao leitor

VG

57

S PONTO

Pare de contar calorias e comece a contar pontos.

Carta ao leitor
O britnico Andy Hayler realizou o sonho de todo gourmand que se preze: por trs anos (2004, 2008 e 2010) ele conseguiu comer em todos os restaurantes do mundo que receberam trs estrelas do guia Michelin espcie de bblia gastronmica publicada desde 1900 e que classifica com uma, duas ou trs estrelas as melhores cozinhas do mundo. Repetir a faanha de Andy e percorrer pases visitando mais de 80 restaurantes no tarefa fcil, mas possvel sim conhecer algumas das cozinhas estreladas mais disputadas do Brasil e do mundo. Na reportagem 12 restaurantes que valem a viagem (pg. 68) voc confere uma seleo de restaurantes que se destacam em outras capitais brasileiras e tambm fora do pas. Seja praticando uma gastronomia inovadora ou apostando numa culinria mais tradicional, todos eles proporcionam uma experincia gastronmica inesquecvel e merecem o esforo.

VG

expediente

DIRETORA EXECUTIVA Dbora Veronez debora@uniqueeditora.com.br DIRETOR COMERCIAL Patrick Ribeiro patrick@uniqueeditora.com.br DIRETORA DE CONTEDO Brbara Luz barbara@uniqueeditora.com.br DIRETORA DE ARTE Denise Zambelli denise@uniqueeditora.com.br PROJETO GRFICO E DIAGRAMAO Denise Zambelli JORNALISTA RESPONSVEL Brbara Luz reviso Alda Busatto FOTOGRAFIA Joo Rudio CAPA Alexander Landau / Divulgao Oro Restaurante IMPRESSO: Grafitusa PARA ANUNCIAR Telefone: (27) 3062-8485 E-mail: vendas@uniqueeditora.com.br

48

S PONTO

Como toda refeio fica ainda melhor quando bem harmonizada, a Vitria Gourmet pediu a ajuda de sommelirs e enfilos para eleger 22 espumantes de at 100 reais que apresentam uma tima relao custo-benefcio. Os escolhidos voc confere na pg. 84. E para quem gosta de combinaes agridoces, a matria Fruta vai bem com tudo! traz receitas de entradas e pratos principais que levam frutas em sua composio, proporcionando um equilbrio perfeito entre o doce e o salgado. Boa leitura!

UMA PUBLICAO

Dbora Veronez Diretora Executiva

Todos os direitos reservados. Propriedade intelectual de direito da obra de publicidade registrada. Marca registrada no INPI. As informaes contidas nos cardpios so de responsabilidade dos representantes legais dos restaurantes. Os artigos publicitrios e demais informaes contidas nesta revista so de responsabilidade de seus autores. proibida a reproduo total ou parcial de qualquer artigo desta revista.

Utilizando seu carto Banescard no crdito ou no dbito, suas compras viram pontos para pagar o seu IPTU ou trocar por milhas, produtos para casa e outros prmios. Por isso, no perca mais tempo: comece agora a usar o seu Banescard e bom apetite.

@banestes_sa

/banestes

Ouvidoria Geral 0800 727 0030

www.banestes.com.br

Uma estrutura completa e moderna para o seu momento ser perfeito.


Almoo executivo, Aniversrios, Casamentos, Eventos corporativos e Formaturas.

HOTEL E VE NTOS R ESTAUR A NTE

rea de convenes com capacidade para at 800 pessoas. Espao para eventos com transmisso simultnea com udio e vdeo. Acesso de veculos na rea de convenes e elevador de carga.

Av. Saturnino de Brito, 217 Praia do Canto - Vitria - ES

27

2125-8000

eventos.rvix@atlanticahotels.com.br

www.radissonvitoria.com.br

Os preos dispostos acima estaro vigentes at o ms de Janeiro/2012. Aps esse prazo, eles podero sofrer alteraes. Confirme os preos com o estabelecimento. Alguns produtos, por serem sazonais, podero ser retirados do cardpio ou substitudos por outros.

Os preos dispostos acima estaro vigentes at o ms de Janeiro/2012. Aps esse prazo, eles podero sofrer alteraes. Confirme os preos com o estabelecimento. Alguns produtos, por serem sazonais, podero ser retirados do cardpio ou substitudos por outros.

VG

sumrio

sumrio

VG

19 GASTRONOMIA NO CINEMA 28 34 NUTRIO E SADE 38 CAF DA MANH


ajuda a eliminar alguns quilinhos.

A com-

binao bem-sucedida de cinema e gastronomia resultou

em filmes romnticos, polmicos, engraados ou inebriantes. Escolhemos nove deles para voc recordar ou assistir pela primeira vez.

ORGNICOS Desmistificamos 10 questes que ainda


Consumir 30 gramas

causam dvidas quando falamos de alimentos orgnicos.

de frutas oleaginosas por dia retarda o envelhecimento e

diminui o risco de doenas cardiovasculares.

Tomar caf da manh

diariamente melhora o humor, diminui o cansao e ainda


Foto: Joo Rdio

de peso em entradas e pratos principais.

42 GUIA culinria 44 82

Panelas velhas e sem brilho? Truques para elas

50

16
brigadeiro gourmet Uma verso requintada do famoso docinho brasileiro.

ENTREVISTA

Atual presidente da Associao dos Restaurantes da Boa Lembrana, o chef Andr Sabur tomou para si a misso de preparar a entidade para o futuro atravs de uma gesto mais profissional e eficaz.

ficarem sempre bonitas e durarem por mais tempo. As frutas deixaram de ser apenas

sobremesa e agora brilham como coadjuvantes

NOTAS 08 Lanamentos e novidades na rea gastronmica


da Grande Vitria e do Brasil.

DRINK Os coquetis Brazilian Kir e Love Story atraem


pelo visual e conquistam pelo paladar.

RECEITAS 32 Taj Fish com arroz de jasmim 40 Fil de bacalhau fresco ao creme de alho por BAZAR GOURMET 57 Mania de brigadeiro 66 Black and white DOCE PRAZER 58 Cansada do brigadeiro tradicional? Experimente a
verso com chocolate branco e limo siciliano.
Foto: J.Vilhora

68

RESTAURANTES QUE VALEM UMA VIAGEM

Localizados em outros estados brasileiros ou fora do pas, todos os restaurantes selecionados vo alm da culinria simples e oferecem uma experincia gastronmica diferenciada.

VINHOS 84 22 espumantes de at 100 reais PERFIL 88 Presidente do Outback Steakhouse Brasil, o libans Salim Maroun
um dos homens frente da trajetria bem-sucedida da rede no pas.

93

SELEO DE CARDPIOS

60
6

ESPAO GOURMET

90 BIBLIOTECA GOURMET 111 ENDEREOS 113 LUXO GOURMET

Na dvida do qu e de onde comer? A Vitria Gourmet traz para voc uma seleo especial de cardpios que ir agradar os mais exigentes paladares.

VG
Fotos: Divulgao

notas

notas

VG

Transporte seus vinhos com segurana


Viagens so timas oportunidades para adquirir rtulos de vinhos que no so comercializados no Brasil ou que acabam chegando ao pas com uma carga tributria muito alta. Mas para garantir que as garrafas vo aterrissar em bom estado interessante investir em uma mala especial. A Winefit uma empresa especializada na produo artesanal de malas para transporte de vinhos com capacidade para 2, 6, 12, 16 ou 18 garrafas. Os modelos podem ser fabricados em couro ou em nylon cordura e todas as malas so testadas e aprovadas antes de serem colocadas venda. Para quem duvidar, no site www.winefit.com.br possvel assistir a um teste de resistncia do produto. A Winefit entrega para todo o Brasil e a compra pode ser feita pelo tel.: (11) 3271-0386 / (11) 3271-8615.

Toque de cor
A Tramontina acaba de lanar sua nova linha de panelas em ao inox intitulada Solar Intense. O nome faz referncia aos detalhes de borracha em tom vermelho vivo estrategicamente colocados nas tampas e alas, garantindo um toque de cor que d um charme a mais aos utenslios. Esta linha uma reedio das primeiras panelas de ao inox produzidas pela Tramontina e todas elas possuem fundo triplo de ao inox + alumnio + ao inox. O produto ser comercializado de forma avulsa e em jogo de cinco peas. O conjunto de panelas Solar Intense tem preo sugerido de 799 reais. www.tramontina.com.br

Champanhe para beber com gelo


Philipe Mevl enlogo da Chandon no Brasil j havia adiantado a novidade para a gente durante a Vitria Expovinhos 2011, mas s agora o Mot Ice Imprial est sendo comercializado no pas. O novo champanhe da Mot & Chandon foi desenvolvido pelo Chef de Cave da marca, Benot Gouez especialmente para ser degustado com gelo e combina demais com as altas temperaturas do vero. A garrafa tem preo sugerido de 350 reais.

Coleo Casa Capeto


Conhecida por fazer uma moda mais artesanal, com aplicaes de rendas e bordados, a estilista Isabela Capeto levou o conceito de feito a mo tambm para a sua primeira coleo de produtos de decorao. Intitulada Casa Capeto, a linha traz jogos americanos, caixas organizadoras, guardanapos, porta-talheres, banquetas e outros vrios produtos para casa e cozinha. Tudo muito colorido, com mistura de estampas e tecidos. O porta talheres listrado (foto) custa 218 reais. A previso que todos os meses cheguem novidades da linha na loja. www.isabelacapeto.com.br

Luigi Bormioli chega ao Brasil com exclusividade pela Maison des Caves
Famosa internacionalmente por produzir os frascos dos perfumes mais conhecidos do mundo, a grife italiana Luigi Bormioli chega ao Brasil trazida pela boutique Maison des Caves. A importao inclui linhas de taas, copos e decanters dos mais variados estilos, desde os mais refinados at produtos para uso dirio. Entre os destaques esto a linha Vinoteque composta por taas com um reforado de Titanium que protege contra a abraso e a linha Thermic Glass que pode ser exposta a choques trmicos sem ser danificada. As peas da Thermic Glass tambm mantm a temperatura por muito mais tempo quando comparadas a produtos de porcelana ou cermica. Para adquirir as novidades acesse a loja virtual www.maisondescaves.com.br

Brinox para crianas


Uma das maiores fabricantes de utilidades domsticas em ao inox do Brasil, a Brinox optou por investir tambm no segmento infantil, com o lanamento de trs linhas exclusivas para os pequeninos. Ns gostamos da linha Crescer, que composta por peas de cores vibrantes (azul, verde, amarelo e rosa) e talheres em ao inox. O conjunto com quatro peas tem preo sugerido de 79 reais. www.brinox.com.br

Fotos: Divulgao

VG

notas

notas

VG

Cozinha internacional no Del Mondo


Recm-inaugurado, o Quality Hotel Aeroporto Vitria traz tambm uma nova opo gastronmica para a cidade: o restaurante Del Mondo. Comandado pelo chef Walace dos Santos, o Del Mondo preparou um menu heterogneo com pratos inspirados nos principais cantos do mundo, como coq au vin, paella, virado paulista, fil parmegiana e moqueca capixaba, que claro, no poderia faltar. Com trs ambientes bar, restaurante e mezanino o Del Mondo funciona 24 horas e tambm oferece room service e bufett para eventos corporativos. O Del Mondo fica na Av. Adalberto Simo Nader, 605. Anexo ao Quality Hotel Aeroporto Vitria. Tel.: (27) 3183-3800.

Jantar harmonizado com vinhos Finca Decero no Soeta


Na noite de 10 de novembro de 2011 o Soeta foi o espao reservado para a realizao de um jantar harmonizado com vinhos da vincola argentina Finca Decero. O evento reuniu um seleto grupo de amantes do vinho que estavam l para degustar os cinco rtulos produzidos pela vincola acompanhados de um menu cuidadosamente criado pelos chefs Brbara Verzola e Pablo Pavn. A vice-presidente de Vendas & Marketing da Finca Decero, Stephanie Morton-Small esteve presente para conduzir o evento. Com experincia em vincolas de Boudeaux, Londres e Austrlia, Stephanie foi convidada pelo suo Thomas Schmidheiny, proprietrio da Finca Decero, para ir Argentina e iniciar do zero o projeto da vincola. Os primeiros vinhos foram lanados em 2008 e, neste ano, o Petit Verdot Mini Edicin foi considerado o vinho Bom do Ano pela revista Gula. Antes do incio do jantar, Stephanie falou rapidinho com a Vitria Gourmet.

Batedeiras KitchenAid
Com mais de 90 anos de idade, a batedeira Stand Mixer, da KitchenAid mostra que continua em boa forma. Primeira batedeira de uso domstico do mundo, ela soube se reinventar e, por isso, mantm-se como item de desejo de chefs e aprendizes. Depois do lanamento da edio limitada Stand Mixer Colors, com nove cores exclusivas, a marca trouxe a novidade de adesivos estampados para customizar o utenslio. So sete opes de estampas: Pop, Rock and Roll, Peace and Love e Bugs. Mas a Pop, que leva a estampa Mulher Maravilha (foto), que causa frisson na mulherada. Alm das funes bsicas, a Stand Mixer possui dez velocidades e conta com acessrios opcionais que permitem moer, fatiar, triturar, fazer massas, sorvetes e diversas outras receitas. Preo sugerido: 1.690 reais. A compra pode ser feita pelo telefone (11) 3081-6105.

Receptividade no Brasil
Os vinhos foram lanados no Brasil h um ano e meio com exclusividade pela Ana Import e esto tendo um xito muito grande. Estamos muito felizes. Os brasileiros gostam muito dos vinhos argentinos.Tambm recebemos muitos brasileiros para visitas nossa vincola em Mendoza.

Filosofia amano
A nossa filosofia amano (feito mo) muito importante. Temos quatro passos de seleo para cada uva. Na colheita, so selecionados s os melhores cachos e as folhas so retiradas uma a uma. Depois, h outras duas selees que so feitas por casta e tambm uva por uva. Temos uma ateno muito grande qualidade. Nosso vinhedo muito sustentvel. Apesar de ser uma vincola muito moderna h a preocupao com sustentabilidade. No h mquinas no vinhedo, tudo muito artesanal, tudo muito natural.

Altitude
Estamos no mais alto vinhedo de Agrelo, a 1.050m do nvel do mar e isto muito importante porque, como estamos na altitude, as noites so frias e, por esta razo, todos os nossos vinhos tm uma boa acidez. So vinhos muito elegantes que se assemelham aos vinhos europeus. Eles tambm no so pesados e so perfeitos para acompanhar uma refeio.

Fotos: Divulgao

Ilha das Compras.com inova com loja no Facebook


Fazer compras sem sair de casa foi uma das melhores comodidades trazidas pela tecnologia. Surgiram lojas virtuais para todos os pblicos e, agora, o sistema de compra on-line se expandiu para o Facebook. Nova e-commerce de departamentos do Esprito Santo, a Ilha das Compras apresenta esta inovao para os capixabas. Basta acessar a Fan Page da Ilha das Compras para visualizar uma seleo dos produtos mais procurados no site e finalizar a sua compra por ali mesmo, com segurana e facilidade. A Ilha das Compras possui mais de 1.000 itens disponveis entre utilidades domsticas, produtos de cozinha e acessrios sommeliers. Uma boa dica para quem quer renovar a cozinha com produtos de qualidade. www.ilhadascompras.com

Stephanie Morton-Small

10

Silvestre Gonalves, Patrick Ribeiro, Dbora Veronez, Carlos Olivera, Roco Muio Lpez, Stephanie Morton-Small e Ricardo Portela

Fotos: Joo Rdio

11

VG

notas

notas

VG

Taj Bar abre filial em Vitria


Com unidades em Curitiba e Balnerio Cambori, o Taj Bar abriu sua primeira filial no Sudeste, e Vitria foi a capital escolhida para abrigar a casa que investe no conceito rest-bar. O Taj Vix uma casa nica na cidade que une restaurante e lounge bar em um s lugar. Alm da iluminao intimista que compe perfeitamente com a decorao temtica recheada de imagens de drages e budas, todas as noites um DJ anima a noite no rest-bar. O cardpio bem variado privilegia as culinrias chinesa, japonesa, tailandesa e indiana com pratos tpicos e criaes exclusivas da filial capixaba. Para os iniciantes h indicao no menu dos pratos apimentados, que so classificados com uma ou duas pimentas. Entre as sugestes de receitas exclusivas apresentadas pela casa destacam-se o Catalang Wasabi (atum semi-grelhado servido com pur de wassabi e arroz de coco) e o Dragon (camaro pistola com pat de abacate, salmo e cream cheese coberto com uma fatia de salmo).

YogoVip abre loja no HortoMercado


O aa extremamente gelado combinado com frutas ou granola uma das delcias preferidas do capixaba, que agora possui um novo point para sabore-lo: a YogoVip. A marca abriu loja no HortoMercado e o aa vendido por peso (22 reais o quilo). Como acompanhamento, o cliente pode adicionar frutas de sua preferncia, como morango, abacaxi, uva e manga, alm de granola, paoca e leite em p. Outra opo da loja so os deliciosos frozens natural e de manga. Bem a cara do vero. A YogoVip funciona de segunda a sbado, das 10h s 22h e domingo, das 11h s 17h. O HortoMercado fica na Rua Licnio dos Santos Conte, Enseada do Su, Vitria. Para sobremesa, a deciso difcil. O crepe indiano de frutas vermelhas flambadas no saqu uma boa pedida. Mas se o dia estiver quente, a opo mais refrescante o TAJ Mahal que reune frutas da estao servidas com sorvete de strogonoff de nozes em casquinha crocante japonesa. Todos os dias, das 18h s 20h, o Taj Vix tem uma programao especial para a happy hour que traz sempre novidades para os clientes. O Taj Vix fica na Rua Joaquim Lrio, 76, Praia do Canto, Vitria. Tel.: (27) 3024-2555.

Chef promete ensinar a cozinhar em cursos rpidos


Atento ao interesse crescente das pessoas em aprender a cozinhar pratos mais elaborados, o chef Marcos Parmagnani criou a Cento&Quatro Gastronomia, empresa capixaba que oferece cursos culinrios para alunos iniciantes ou avanados. Com uma metodologia de ensino mais flexvel do que os outros cursos disponveis no mercado, Marcos jura que aprender a cozinhar nunca foi to fcil. Nossos cursos so muito prticos, o aluno quem prepara o prato com o auxlio do profissional, diz o chef. Algumas aulas duram apenas trs horas e o cliente j sai dali sabendo preparar o prato desejado para surpreender a famlia e os amigos. Alm do curso express, a Cento&Quatro Gastronomia oferece instruo das secretrias do lar, curso bsico de vinho e o servio de personal cook. Para oramentos ou outras informaes acesse www.centoequatrogastronomia.com.br ou ligue para (27) 9846-7567 / (27) 9952-3964.

Alessandra Vargas lana livro de receitas


Autora do blog Batendo Panela, a capixaba Alessandra Vargas acaba de lanar seu primeiro livro. O Livro de Receitas de Alessandra Vargas faz uma compilao de receitas criadas por ela e de pratos mais tradicionais que ganharam um toque especial da chef. Especialista em alta gastronomia e no preparo de pratos franceses, Alessandra j fez cursos em vrios lugares do mundo, entre eles no renomado Le Cordon Bleu e, sempre que pode, viaja para conhecer os restaurantes e chefs mais importantes do cenrio gastronmico mundial. A ideia de lanar o livro surgiu em conjunto com o marido, Paulo Getlio Vargas, proprietrio da Vargas Construtora, de Guarapari. O livro foi feito especialmente para presentear amigos do casal e clientes da empresa.

12

13

Ficou com gua na boca?

notas

VG

Vila do Rancho Forte aposta em comida artesanal


Com ambiente rstico e aconchegante, a Vila do Rancho Forte, no Centro de Vila Velha, o novo restaurante da chef Valria Lisboa, que tambm scia-proprietria do Rancho Forte Agroturismo. A casa, especializada em cozinha artesanal brasileira, apresenta em seu cardpio de almoo, de segunda a sexta, a opo de refeio executiva personalizada a partir de 26 reais. O menu conta com sete itens principais: tournedor com manta de alho, costelinha de porco, contrafil com ovo caipira, carne de sol com creme de coco, tilpia de ervas finas e gergelim, medalho de frango com creme de milho verde e pintado ao creme de camaro. Todos eles podem ser combinados com at trs acompanhamentos de uma lista com 18 opes, tornando possvel montar o seu prato de vrias formas diferentes. J o sbado dedicado Feijoada la carte. Em verso para uma ou duas pessoas, ela vem mesa acompanhada de arroz, farofa e couve. Nas noites de quinta a sbado, o restaurante serve petiscos inusitados, como o jil recheado e a rabada bistr. Grelhados para duas pessoas e pratos tamanho famlia, como o Bacalhau moda do Rancho (acompanhado de banana frita, batata saut e arroz de brcolis) tambm esto no cardpio. Quinta e sexta noite tem msica ao vivo. O Vila do Rancho Forte fica na Rua Cabo Aylson Simes, 250, Centro, Vila Velha. Tel.: (27) 3075-3522. Horrio de funcionamento: almoo, de segunda a sbado, das 11h30 s 15h30 e jantar, de quinta a sbado, das 19h30 s 22h30.

Adquira j seu exemplar!


Hortifruti Praia da Costa Puerto Madero Winery Entria Casa do Cervejeiro Po e Cia Doceminas Posto Veleiros Posto Champagnat Oliva Restaurante Vitria Caf Caf Delta Q Copyglria

...e nas bancas da cidade!

Saboreie essas delcias em sua casa.


Assine e ganhe descontos!
Assine por 1 ano e receba seu exemplar em casa, com desconto especial para assinantes. Fale conosco! Envie um e-mail para contato@uniqueeditora.com.br ou ligue para (27) 3062-8485.

descontos de 10 a 15%!
15

14

You might also like