You are on page 1of 2

http://www.vivaolinux.com.

br/linux/

Distribuies Linux
Devido a natureza open source do kernel do Linux, que permite a qualquer um modificar ou desenvolver o kernel, o Linux est disponvel em uma grande variedade de distribuies. Uma distribuio Linux um conjunto de softwares, ferramentas e utilitrios, tendo como base o kernel do Linux. Tais distribuies so freqentemente criadas com um interesse especfico em mente, tais como fornecer maior suporte s operaes Web ou servir junto a bancos de dados. Mas a maioria so distribuies com objetivos genricos, levando consigo uma variedade de programas, teis para o usurio em geral. Vejamos algumas distribuies.

Debian
O Debian foi criado por um grupo de programadores voluntrios. um projeto inteiramente nocomercial, mas prov suporte para produtos comerciais em sua distribuio. uma distribuio relativamente fcil de instalar e em sua verso 4, conhecida como Debian Etch, traz a opo de instalador grfico. Para isso, veja as opes no menu inicial do boot de instalao, use a opo dada. Embora fcil de usar, uma das preferidas dos usurios mais experientes, sendo um dos motivos a inteireza no-comercial. Prov suporte para uma variedade de arquiteturas, como a Alpha, ARM, intel, PowerPC, amd64, todas disponvel pelo site www.debian.org.

Gentoo
At hoje alguns consideram como uma 'meta-distribuio' do Linux. Suporta caractersticas avanadas, como dependncias, gerenciamento de pacotes, e muito mais. As ferramentas do Gentoo permitem que voc instale o que realmente necessita para rodar seu sistema. Por exemplo, se voc no instalar o KDE, nenhum mdulo de suporte ao KDE ser instalado. Mas se voc selecionar o KDE, todos os mdulos necessrios sero instalados. Isto utilssimo para o controle de instalao de pacotes menos usados ou at mesmo desnecessrios. A distribuio est disponvel em www.gentoo.org.

Fedora Core
Fedora, segundo o prprio site, " uma coleo de projetos moderados pela Red Hat e desenvolvido como uma parceria entre a comunidade open source e os engenheiros da Red Hat. O objetivo da Fedora o progresso rpido de software open source e free. Pode ser encontrado em fedoraproject.org/.

Slackware

Criada por Patrick Volkerding, considerada uma distribuio expert do Linux. Desde o seu incio, em abril de 1993, busca ser o mais compatvel possvel com Unix. No entanto, por vezes considerada mais difcil de usar que outras distribuies. Inclui a maioria dos mesmos pacotes de outras distros. muito mais amigvel do que sua reputao indica, e pode ser encontrada em www.slackware.com.

SuSE
Muito popular na Europa, cresce no mudo inteiro e disponvel em vrios idiomas. Alguns a consideram como uma das melhores e mais completas distribuies Linux. Fez contribuies substanciais ao mundo Linux, como Xfree86, ALSA, suporte USB para Linux, entre outros. Usa o instalador YaST, que fornece um processo tranqilo de instalao. Suporta vrias arquiteturas e est disponvel em www.suse.com.

You might also like