You are on page 1of 8

APRESENTAO

A instituio de ensino no qual desenvolvemos o projeto construir foi o CMEI Peixe Vivo e se encontra em bom estado de conservao. Apesar de ter passado por uma reforma, ainda h necessidade da construo de uma sala para os professores, uma brinquedoteca e um espao maior para recreao das crianas. A instituio funciona nos turnos manh e tarde e atende 192 crianas. O Projeto construir tem como tema principal: PRODUO DE JOGOS E BRINQUEDOS EDUCATIVOS COM ENFASE NO ENSINO DA MATEMTICA. Esse projeto mostra o quanto esses recursos so fundamentais para a construo do aprendizado das crianas, principalmente nas aulas de matemtica. A sua aplicabilidade ocorreu nas salas de aula direcionado para os alunos do 1 e 2 perodo como tambm para as professoras quanto a utilizao desses recursos. De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educao infantil, A prtica da educao infantil deve organizar-se de modo que as crianas desenvolvam a capacidades de brincar, expressando emoes, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Orientados por essa premissa, decidimos elaborar um projeto que conseguisse trazer tais preocupaes para a prtica. Desse modo, os recursos educativos tm por finalidade estimular a aprendizagem atravs do ldico.

Justificativa: Durante as observaes realizadas no Estgio de gesto realizado na CMEI Peixe Vivo percebemos que havia necessidade de aumentar o nmero de jogos e brinquedos educativos que estimulassem o desenvolvimento das crianas. Visando auxiliar os professores na exposio de contedos matemticos, buscamos enfatizar a construo de jogos e brinquedos voltados para esta rea. Alm de ser uma forma interessante e dinmica de abordar resolues de problemas e elaborar estratgias, os jogos matemticos tm um aspecto socializador, pois neles so estabelecidas regras a cumprir, sendo utilizadas para incutir na criana, a cooperao, a solidariedade e o respeito ao prximo.

Utilizar jogos como recurso didtico uma forma de vincular teoria prtica, pois vivemos em um mundo exigente em que as pessoas devem pensar questionar e se arriscar, propondo solues aos vrios desafios surgidos no cotidiano. esse raciocnio que se aprende atravs dos jogos utilizados em sala de aula. Por isso levaremos aos alunos diversas possibilidades de operar significativamente os problemas matemticos, gerando compreenso e assimilao do processo de construo dos conhecimentos matemticos. Acredita-se que os jogos devem, assim, estar inseridos na prtica metodolgica do educador, constituindo-se como instrumento da aprendizagem. Na educao infantil o brincar oferece criana a construo , a experincia a descoberta que auxiliam na consolidao da aprendizagem. Por meio do brincar a criana se relaciona com tudo que a cerca. Segundo Vygotsky (2009) o brinquedo uma fonte de promoo de desenvolvimento. atravs do brinquedo a criana aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivaes internas. Conforme ainda o referido autor, o brincar tem sua origem na situao imaginria criada pela criana, em que seus desejos irrealizveis podem ser realizados, com a funo de reduzir a tenso e, ao mesmo tempo, para constituir uma maneira de acomodao a conflitos e frustraes da vida real. Para Piaget (1971), quando brinca, a criana assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interao com o objeto no depende da natureza do objeto, mas da funo que a criana lhe atribui. O brincar representa uma fase no desenvolvimento da inteligncia marcada pelo domnio da assimilao sobre a acomodao, tendo como funo consolidar a experincia passada. De acordo com Bettelheim, as crianas so capazes de lidar com complexas dificuldades pedaggicas atravs do brincar. Elas procuram integrar experincias de dor, medo e perda. O brincar tenta resolver problemas do passado, ao mesmo tempo que se projetam para o futuro. O Referencial Curricular para a Educao Infantil (1998, p. 13) considerando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianas de zero a seis

anos coloca como um de seus princpios bsicos o direito de brincar, como forma particular de expresso, pensamento, interao e comunicao infantil.
Nas brincadeiras as crianas podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como ateno, a imitao, a memria, a imaginao. Amadurecem tambm algumas capacidades de socializao, por meio da interao e da utilizao e experimentao de regras e papis sociais. ( Referencial Curricular Para a Educao Infantil, 1998, p.22).

Conforme ainda o mesmo documento, o brincar apresenta-se por meio de vrias categorias de experincias que so diferenciadas pelo uso do material ou dos recursos predominantemente implicados. Essas categorias incluem o movimento e as mudanas da percepo resultantes essencialmente da mobilidade fsica das crianas; a relao dos objetos e suas propriedades fsicas assim como a combinao e associao entre eles;a linguagem oral e gestual que oferecem vrios nveis de organizao a serem utilizados para o brincar; os contedos sociais, como papis situaes, valores e atitudes que se referem forma como o universo social se constri; e os limites definidos pelas regras, constituindo-se em recurso fundamental para brincar. O jogo, de acordo com vrios autores simula as relaes de trocas que se estabelecem durante toda vida entre indivduo e meio. Para Wallon o jogo visto como uma forma de organizar o acaso e superar repeties. No jogo segundo o autor, a criana manifesta suas disponibilidades funcionais de modo efusivo e apaixonado e experimenta diversas possibilidades de ao. Ao jogar as crianas assimilam melhor, passando a compreender o valor e o sentido do jogo, que pressupe uma ao do indivduo sobre a realidade.
Por ser essencialmente dinmico, o jogo permite comportamentos espontneos e improvisados , uma vez que os padres de desempenho e as normas podem ser criados pelos participantes. H liberdade para a tomada de decises, e a direo que o jogo assume determinada pelas crianas considerando o grupo e o contexto.( AROEIRA, 1996.p.69) .

Por meio dos jogos e das brincadeiras a criana se apropria de novos conceitos, novas capacidades e pode superar as dificuldades de aprendizagem. De acordo com a sua funo os jogos podem ser:

Jogos Funcionais - que so marcados pelo carter exploratrio; Jogos Simblicos onde os objetos so transformados em smbolos; Jogos de Aquisio no qual h um esforo para captar a totalidade do objeto; Jogos de construo onde o objeto pode ser combinado ou transformado; Jogos de regras- partilha de experincias com aes pr estabelecidas. Com este projeto voltado para a construo de brinquedos educativos, enfatizaremos os jogos que envolvem conceitos matemticos, partindo da constatao de que estes merecem mais ateno na educao infantil, onde h uma forte predominncia dos estudos referentes aos conhecimentos lingsticos.

METODOLOGIA

O Referencial Curricular Para a Educao Infantil (1998,p.43), coloca a ao do professor de educao infantil, como sendo mediador das relaes entre as crianas e os diversos universos sociais nos quais elas interagem, possibilita a criao de condies para que elas possam gradativamente, desenvolver capacidades ligadas tomada de decises, a construo de regras, cooperao, solidariedade, ao dilogo, ao respeito de si mesma e dos outros (...) O projeto .... , apresentar aos professores de 1 e 2 perodos da educao infantil da CMEI Peixe Vivo diversas propostas de apresentao dos contedos trabalhados atravs de jogos e brincadeiras, buscando estimular com mais especificidade os conhecimentos matemticos.

O projeto consta das seguintes etapas: 1 OBSERVAO 2 DELIMITAO DO TEMA 3 APRESENTAO EQUIPE GESTORA E PROFESSORES 4 SELEO DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS 5 SELEO DE RECURSOS E MATERIAIS 6 CONFECO DOS JOGOS E BRINQUEDOS 7 EXPOSIO PARA ALUNOS E PROFESSORES

CRONOGRAMA

Citar autores; pouca valorizao

existente qto ao ensino da matemtica no ensino

educao Objetivo Geral:

Evidenciar a importncia dos brinquedos e jogos, na construo do processo de aprendizagem na educao infantil.

Objetivos Especficos: Oferecer mais recursos didticos aos professores. Possibilitar que os professores realizem OU (REALIZAR) procedimentos didticos envolvendo instrumentos prticos e tericos nas atividades das crianas; Promover a sociabilidade atravs dos jogos; Valorizar o jogo e o brinquedo como metodologia inovadora, para melhorar o aproveitamento das crianas em atividades de animao, integrao, promovendo o processo de aprendizagem na educao infantil.

Trata-se de um brinquedo divertido que faz a alegria dos pequenos no movimento de vai e vem. As garrafas se unem na forma de cilindro e deslizam de um lado para o outro. - Materiais: 2 garrafas PET, tampinhas coloridas, 2 pedaos de fio de varal com 3m, fita crepe - Como Fazer: Primeiro corte as garrafas no meio e separe apenas a parte de cima para utilizar na confeco do brinquedo. Depois, passe os dois pedaos de varal pelo gargalo de uma das partes e coloque tambm as tampinhas coloridas para proporcionar um visual diferente. Uma as duas partes das garrafas na forma de cilindro e passe uma fita crepe no meio. D um n reforado nas pontas dos fios.

http://universopsicopedagogico.blogspot.com.br/2010/10/confeccao-de-brinquedospedagogicos-com.html

You might also like