You are on page 1of 4

Universidade Catlica de Gois

EPA Prof. Marina Santana de Lacerda Atividade Simulada rea Cvel

AO MONITRIA Base Legal Arts. 1.102a e seguintes do CPC Procedimento Especial (sumrio) Nomenclatura Autor e Ru A ao monitria compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado bem mvel. O procedimento monitrio substitui a ao de conhecimento, e o credor assim desejar. Assim, de acordo com este instituto, credor, em determinadas circunstncias, pode pedir ao juiz, ao propor a ao, no a condenao do devedor, mas desde logo a expedio de uma ordem ou mandado para que a dvida seja saldada no prazo estabelecido em lei.

PROCEDIMENTO DA AO MONITRIA O CPC, arts. 1.102a e seguintes, prev procedimento especial para ao monitria.

FORO COMPETENTE A ao monitria deve ser ajuizada, de regra, no foro do domiclio do ru (art. 94, CPC).

LEGITIMIDADE Tem legitimidade ativa todo aquele que se apresentar como credor da obrigao de soma em dinheiro, de coisa fungvel ou de coisa certa mvel; tanto o credor originrio, como o cessionrio ou sub-rogado. Podem usar, ativamente, o procedimento monitrio tanto as pessoas fsicas como as jurdicas, de Direito Pblico ou Privado. Sujeito Passivo da ao monitria aquele que figura co obrigado ou devedor por soma de dinheiro, coisa fungvel ou coisa certa mvel. O mesmo se diz de seu sucessor universal ou singular. Em relao s pessoas jurdicas de direito privado, no h restrio alguma quanto ao emprego da ao monitria, sendo possvel utiliza- la tambm contra os scios, sempre que configurada sua responsabilidade solidria ou subsidiria, segundo o direito material. Havendo vrios coobrigados, solidariamente responsveis pela dvida, a ao monitria torna-se manejvel contra todos, em litisconsrcio passivo, ou contra cada um deles isoladamente, visto que o litisconsrcio, na espcie, no necessrio.

REQUISITOS ESPECFICOS DA PETIO INICIAL A petio inicial tem de atender os requisitos do art. 282 do CPC, alm de outros requisitos especiais. Estes dizem respeito ao objeto da monitria (pagar soma de dinheiro ou entregar coisa fungvel ou coisa mvel determinada, visto que a utilizao da via monitria restrita s situaes puramente patrimoniais), quanto os atinentes

documentao exigida por lei.

Exige o art. 1.102a do CPC, que a petio inicial da ao monitria seja instruda com a prova escrita do direito do autor. grande a variedade da prova documental hbil a instruir a petio inicial. Entre eles, os mais comuns so: a) Ttulos de crdito prescrito. Nesse sentido, o STJ editou a smula 299: admissvel a ao monitria fundada em cheque prescrito; b) Ttulos de crdito sem algum requisito exigido em lei (ex. duplicata sem aceite) c) O documento assinado pelo devedor, mas sem testemunhas; d) Confisses de dvida carentes de testemunhas

instrumentrias; e) Acordos e transaes no homologados; f) As cartas ou bilhetes de que se possa inferir confisso de dvida; g) Documentos desprovidos de duas testemunhas (contrato de abertura de crdito); e h) Carta confirmando a aprovao do valor do oramento e a execuo dos servios.

VALOR DA CAUSA Na ao monitria, o valor da causa deve ser equivalente ao valor total da dvida cobrada ou do bem cuja entrega se busca.

MODELO DE PEDIDO DE AO MONITRIA:

Isto posto requer; I) A expedio de mandado monitrio, determinando a citao do ru para que no prazo de 15 dias (pague / cumpra) o mandado sob pena de converso em ttulo executivo nos termos do artigo 1102 B do CPC. II) Em querendo, poder o ru em igual prazo apresentar embargos. III) Caso o mandado no seja cumprido espontaneamente requer seja o ru condenado, nas custas e honorrios a serem arbitrados por Vossa Excelncia (artigo 20, CPC) IV) Informa que as intimaes devero ser intimadas ao Dr... no endereo___________ V) com a eventual oposio de embargos protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos que ficam desde j requeridas ainda que no especificadas.

Atribui-se causa o valor de R$________ (valor do mandado)

Termos em que, pede deferimento

Goinia (data) (nome do advogado) (OAB do advogado)

You might also like