You are on page 1of 19

Problemas da Cultura Cientfico-Tecnolgica e Filosofia do Sentido Introduo

Este trabalho tem como objectivo congregar dois temas Problemas da cultura cientfico-tecnolgica e Filosofia do sentido contendo tambm uma abordagem sobre o que a filosofia. Quanto ao primeiro tema, e dentro do subtema biotica tratar-se- do subtema Eutansia. A biotica, tem como significado etimolgico bios (vida) e ethos (costumes). A biotica uma cincia aplicada que consiste na reflexo dos procedimentos morais implicados no decorrer da aplicao das tecnocincias biomdicas. A biotica envolve reas que vo desde a deontologia e da tica mdica que dizem respeito a problemas relacionados com o direito dos homens ecotica ou tica ambiental que tem a ver com a filosofia da natureza. A tica aplicada distingue-se da tica terica medida em que a segunda preocupa-se mais com as questes propriamente formais - argumentos ticos. A tica aplicada trata questes que se precedem com outras disciplinas (gentica e biotecnologia, por exemplo) tendo tambm influencia em temas como a manipulao gentica ou preservao da vida de outras espcies. Os problemas que a biotica debate so originrios de interaces humanas na sociedade, sendo, pois, resolvidos sem a recorrncia do principio filosfico chamado de principio de autoridade. O ser humano considerado cognitiva e eticamente competente para que se d a reflexo tica. A biotica tem trs funes: a descritiva, a normativa e a protectora. Aqui se encontram algumas definies dadas por alguns Filsofos: "Eu proponho o termo Biotica como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que to desesperadamente necessria: conhecimento biolgico e valores humanos. (Van Rensselaer Potter, Bioethics. Bridge to the future. 1971) Biotica o estudo sistemtico das dimenses morais - incluindo viso moral, decises, conduta e polticas - das cincias da vida e ateno sade, utilizando uma variedade de metodologias ticas em um cenrio interdisciplinar.(Reich WT. Encyclopedia of Bioethics. 2nd ed. New York; MacMillan, 1995: XXI). A palavra biotica designa um conjunto de pesquisas, de discursos e prticas, via de regra pluridisciplinares, que tm por objecto esclarecer e resolver questes ticas suscitadas pelos avanos e a aplicao das tecnocincias biomdicas. (...) A rigor, a biotica no nem uma disciplina, nem uma cincia,

nem uma nova tica, pois sua prtica e seu discurso se situam na interseco entre vrias tecnocincias (em particular, a medicina e a biologia, com suas mltiplas especializaes); cincias humanas (sociologia, psicologia, politologia, psicanlise...) e disciplinas que no so propriamente cincias: a tica, para comear; o direito e, de maneira geral, a filosofia e a teologia. (...) A complexidade da biotica , de fato, trplice. Em primeiro lugar, est na encruzilhada entre um grande nmero de disciplinas. Em segundo lugar, o espao de encontro, mais o menos conflitivo, de ideologias, morais, religies, filosofias. Por fim, ela um lugar de importantes embates (enjeux) para uma multido de grupos de interesses e de poderes constitutivos da sociedade civil: associao de pacientes; corpo mdico; defensores dos animais; associaes paramdicas; grupos ecologistas; agro-business; industrias farmacuticas e de tecnologias mdicas; bioindustria em geral (Hottois, G 2001. Biothique. G. Hottois & J-N. Missa. Nouvelle encyclopdie de biothique. Bruxelles: De Boeck, p. 124-126) Quanto ao segundo tema, A filosofia e o sentido, pode-se afirmar que o papel fundamental da filosofia o da interrogao procurando assim conhecer o porque ltimo de tudo o que rodeia o ser humano. Sendo radical, a filosofia tenta ir raiz dos problemas, ou seja, a questo da existncia ento uma questo filosfica. O ser humano tem como caracterstica principal a necessidade de atribuir um sentido sua vida, no se limitando, assim a vive-la ao acaso. H diferentes maneiras de encarar o sentido da vida se por Deus, se por quem precisa de ajuda ou mesmo em si mesmo. Assim, pertinente a questo do existencialismo perspectiva filosfica que utilizada pelo ser humano para explicar a sua prpria personalidade e tudo o que o rodeia. Um exemplo de uma perspectiva existencialista e a do filosofo Leibniz que defende que Deus quem confere todo o sentido vida, sendo tambm esta a razo pela qual o Homem existe.

Eutansia
No mbito da biotica, escolhi tratar do tema eutansia porque bastante actual e porque levanta muitos problemas ticos. A eutansia poder ser vista como uma imposio da sociedade j que as pessoas que esto em fase terminal so por vezes consideradas um estorvo . A noo de vida que se adquiriu ao longo dos tempos foi com base numa perspectiva meramente econmica e utilitria.

A palavra eutansia composta por duas palavras gregas eu e thanatos e significa literalmente uma boa morte. A eutansia a morte de algum que pode ser provocada por outrem a pedido do mesmo ou apenas com o consentimento da famlia. Normalmente, a pessoa que morre est em grande sofrimento e numa fase terminal da sua vida. Alguns filsofos britnicos como David Hume, Jeremy Benthan e John Stuart Mill puseram em questo a base religiosa da moralidade e a proibio absoluta do suicdio assistido. Kant, por outro lado embora aceitasse que as verdades morais encontram-se na razo pensava que o homem no pode ter poder para dispor a sua vida A eutansia voluntria tem a ver com o suicdio assistido em que a pessoa ajuda outra a acabar com a sua prpria vida administrando-lhe por vezes medicamentos letais. de evidenciar a necessidade da perfeita condio do doente em termos mentais para que se possa ser considerada eutansia voluntria. A eutansia no voluntaria quando a pessoa a quem se retira a vida no tomou a deciso de acabar com a sua prpria vida, por exemplo um beb. A eutansia involuntria quando realizada numa pessoa que poderia ter consentido ou recusada a sua prpria morte acontece por vezes quando a famlia quem decide a morte do paciente. A eutansia activa considerada assim quando algum provoca a morte, ou seja, quando administrada uma injeco letal A eutansia passiva assim quando se permite a morte de algum por no permitir que se faa a medicao ou se retire o suporte vida, por exemplo um ventilador.

Argumentos a favor:
O Homem comea a morrer na idade em que perde o entusiasmo Balzac Um dos argumentos utilizado a favor da eutansia e o direito de morrer em que se diz que se a sociedade d tanta importncia ao direito vida porque no da-lo tambm ao direito morte, justificando isto atravs do principio da autonomia e da liberdade que o homem pode ter de renunciar qualquer dos seus direitos, desde que a sua escolha seja voluntria, ou seja, que no seja influenciada por um meio exterior. Assim quem defende esta posio associa o direito de morrer ao facto de o ser humano ter uma morte digna.

Argumentos Contra:
O que no provoca a minha morte faz com que fique mais forte Nietzsche Os argumentos utilizados contra a eutansia so de origem moral e religiosa. Para os utilitaristas o bem moral o til, ou seja, o que causa comodidade, o interesse e o conforto, o mal o que provoca o dano sendo que uma aco boa ou ma segundo a utilidade ou o prejuzo que traz a sociedade. Admite-se, assim a legitimidade da vida seja num embrio indefeso, num deficiente motor, ou ate de um doente incurvel, fazendo sentido a reflexo sobre os valores que a sociedade defende ou ate da prpria legislao. So na defesa da legitimidade da vida humana como um direito me si mesmo faz com que a eutansia no seja aceite pela sociedade actual

Filosofia e o sentido
Existencialismo
Especulao filosfica que diz respeito experiencia de vida do ser humano no seu dia-a-dia incluindo aspectos sociais e individuais, aspectos tericos ou prticos e instintivos ou intencionais. O existencialismo considera a existncia como um ponto de partida para uma reflexo mais aprofundada. Esta cincia difere das cincias ditas positivas pois nestas o Homem apenas considerado no seu aspecto mais objectivo. A existncia de cada ser humano insere-se num contexto histrico e social. Quando o ser pensante se questiona acerca da sua existncia foca alguns pontos como a orientao e a direco dos seus actos; o significado e o valor das suas aces na vida; e a razo da finalidade da sua vida. A existncia caracteriza-se com duas vertentes: a filosofia do absurdo com os temas, a angstia e contingncia. E a segunda, filosofia da liberdade com os temas do projecto humano e da vivencia de valores.

Posio de Albert Camus( nasceu em 1913 na Arglia) Filosofia do absurdo


Este filsofo defende que a existncia sem sentido, de carcter absurdo, para este autor a condio humana absurda, isto , esta condio nada tema ver com o mundo. H assim, uma ausncia de sentido e um ser que tem como

objectivo encontrar a razo pela qual esta no mundo. O problema o simples facto de o Homem ter a necessidade de responder a todas as perguntas existenciais, caso contrrio, tudo estaria bem. Logo esta vertente ope-se as concepes clssicas que justificavam a existncia do mundo e do homem atravs de uma providncia divina. O mundo para Camus, um mundo sem sentido.

Posio de J.P.Satre- Filosofia da liberdade


Este filosofo tem um perspectiva de um existencialismo ateu. Este autor defende que a existncia do Homem precede a sua essncia, ou seja, para o autor, o homem no nada e s depois cria a sua essncia fundo dos ser metafisicamente considerado, segundo Aristteles. tambm um existencialismo ateu porque Satre Deus no existe, ou seja o homem no pode desculpar as suas aces a esse ser transcendente, que Deus, sendo considerado o nico capaz de conferir sentido, esta chamada a filosofia da liberdade porque pe em evidencia as noes de existncia e de vivencia dos valores.

Abordagem a disciplina de Filosofia


A Filosofia utilizada pelo ser humano e tem em conta algumas caractersticas prprias, mas antes de mais, necessrio abordar o simples facto de o Homem ser prtico, ser aquele que v a vida preenchida de necessidades materiais e que entende que o ser humano deve ter alimento para o corpo mas no fundo o que precisa mesmo de ter alimento para a sua mente, e neste ponto que reside uma das principais caractersticas da filosofia sendo ela universal. A filosofia tem como principal objectivo adquirir conhecimento, para que se faa uma reflexo crtica e aprofundada das nossas convices e crenas que vamos adquirindo ao longo da nossa vida. A filosofia no consegue dar respostas a todas as questes do ser humano, sobretudo aquelas que so espirituais. A questes como o bem o e o mal os filsofos tem sempre determinadas e diferentes respostas, a filosofia tem tambm como funo consciencializar-nos, a ns seres humanos, o quo e importante ter presente estas questes e embora a resposta a elas seja difcil estas devem sempre permanecer.
Bertrand Russel, Os problemas da filosofia, Oxford University Press, Oxford, 2001, pp89-94

A filosofia apareceu com Tales de Mileto na Grcia antiga, este filosofo criou assim algumas especificidades da filosofia. Autonomia, historicidade,

radicalidade, universalidade e por ultimo a racionalidade. A reflexo filosfica exige condies propcias para que suga e se desenvolva, entre muitas, uma atitude de dilogo e uma abertura a critica. Alguns filsofos pr-socrticos recorrem a cincias como a Matemtica com vista a esclarecer a dvida e a racionalizar tudo o que real. Aps este perodo pr socrtico a filosofia comea a incidir sobre questes que eram de origem antropolgica e Metafsicas com alguns conceitos como a verdade e a opinio. Depois da mudana de pensamento filosfico, e da abertura a reas como a Ontologia a tica a Lgica e a retrica a filosofia centra-se nas questes relacionadas com o Epicurismo o Estoicismo e o Cepticismo. A Epistemologia ira ser marcante na Era Moderna com a valorizao da Matemtica. Tudo isto, para que o ser Humano fosse de encontro ao conhecimento verdadeiro de eu afirmando assim a grande importncia do cogito: Penso, Logo existo

Concluso
Em concluso, de acrescentar a grande mediatizao da disciplina tica Aplicada, no caso a Biotica, na sociedade actual. necessrio, que as pessoas atribuam uma maior importncia a este tipo de questes, visto que o futuro da humanidade est nestas simples atitudes com complexos pensamentos. A eutansia uma grande questo filosfica, na medida em que pe em evidncia a legitimidade da vida humana e a importncia que lhe atribuda em alguns casos. Relativamente a esta questo esto presentes princpios como o da autonomia. Mediante esta situao apresenta-se o facto de outros poderem decidir se podem ou no colocar fim a vida de algum o facto de cada vez mais existir melhores condies de cuidados paliativos e tambm a evoluo das cincias mdicas, com o passar dos tempos em que podem encontrar-se as curas para certas doenas. De modo a concluir o tema da Filosofia e o Sentido, de acrescentar que o simples facto de o ser humano procurar um sentido para a sua existncia tambm utilizar a filosofia como um meio para encontrar as suas prprias verdades as noes que durante toda a sua vida tenta afirmar perante si prprio e por todos os que os rodeiam. Assim, a condio humana, segundo o ponto de vista da filosofia da liberdade, a experiencia da angstia, ponto em que todos os existencialistas esto de acordo. A angustia uma experiencia com grande carga emocional onde se misturam a admirao o espanto o terror e exaltao. Se a angstia for considerada como sendo o desespero podemos afirmar que o Homem s sai do desespero quando se

orienta por si prprio. O texto seguinte um exemplo que demonstra a procura do sentido da existncia humana: Se os construtores de uma grande e florescente civilizao antiga pudessem de algum modo ver agora os arquelogos desenterrar os insignificantes vestgios do que outrora realizaram com grande esforo ver os fragmentos de potes e vasos, umas quantas esttuas partidas, e outros sinais de uma outra poca e grandeza , poderiam na verdade perguntar a si prprios qual o propsito de tudo isso, se era naquilo que tudo se tinha transformado. No entanto, as coisas no lhes pareceram assim na altura, porque era precisamente o acto de construir, e no o que acabou por ser construdo, que dava sentido sua vida.
Richard Taylor, The Meaning of Life in Klemke, E. D., The Meaning of Life, p. 174

Bibliografia
. Richard Taylor, The Meaning of Life in Klemke, E. D., The Meaning of Life, p. 17 . Bertrand Russel, Os problemas da filosofia, Oxford University Press, Oxford, 2001, pp89-94 . Hottois, G 2001. Biothique. G. Hottois & J-N. Missa. Nouvelle encyclopdie de biothique. Bruxelles: De Boeck, p. 124-126 . Van Rensselaer Potter, Bioethics. Bridge to the future. 1971 . Reich WT. Encyclopedia of Bioethics. 2nd ed. New York; MacMillan, 1995: XXI

Fontes informticas
. http://ocanto.esenviseu.net/lexb.htm . http://www.ghente.org/bioetica/

A Investigao Cientifica e os Interesses Econmico-Poltico O conhecimento cientfico


Uma caracterstica do conhecimento pessoal a dvida metodolgica, pois mais saudvel compreender as coisas que aprend-las. Mas, claro, temos que colocar certos limites ao conhecimento pessoal, h coisas que no compreendemos mas que aceitamos porque so geralmente aceites, neste sentido o nosso conhecimento cientfico pessoal mais reduzido que o geral. O que quero expressar a distino entre as crenas gerais, ainda que sejam de carcter cientfico, e o que algum pensa, cr ou aceita como vlido firmemente, to firmemente que anula a possvel contradio com o conhecimento cientfico geralmente aceite. Ao longo da minha vida de estudante, em muito poucas ocasies me surgiram dvidas razoveis sobre a veracidade ou correco do que estava a estudar quando a matria fazia parte do conhecimento cientfico geralmente aceite. A primeira que recordo foi a teoria da evoluo por mutaes aleatrias de Darwin e a dos genes dominantes e recessivos a que se referem as Leis de Mendel. Por sorte, pude desenvolver de forma estruturada um conjunto de ideias alternativas em linha com o meu conhecimento pessoal as minhas reflexes sobre a vida e exp-las no livro da Teoria Geral da Evoluo Condicionada da Vida. A segunda vez que duvidei do conhecimento cientfico geralmente aceite, que pelas suas caractersticas est muito relacionada com a anterior, refere-se ao suposto carcter no hereditrio da inteligncia defendido pela doutrina oficial da psicologia e da sociologia econmica. Eu, pelo contrrio, sempre pensei que existe uma grande influncia da herana gentica na inteligncia pela minha educao, experincia e natureza. Tambm neste segundo caso pude escrever uma quatrilogia sobre os meus conhecimentos do pensamento intitulada Teoria Cognitiva Global no qual se inclui em anexo um trabalho estatstico que, a meu ver, demonstra de forma cientfica o carcter fundamentalmente hereditrio da inteligncia relacional ou inteligncia no sentido amplo e da prpria existncia de uma evoluo teleolgica ou finalista. A relatividade do tempo de Albert Einstein foi a terceira coisa que no tinha clara quando a estudei e muito menos clara quando, posteriormente, tentei compreender as explicaes elementares de outros livros de fsica moderna. O

problema no que no tenha claro, mas sim que tenho claro que me parece que no sabem do que esto a falar. Perdo pela expresso! No final, alm de compreender perfeitamente o conceito de relatividades do tempo da fsica moderna, no gosto e parece-me vontade de complicar o desconhecido. Digo problema, porque a mim ocorreram-me outras ideias que acho que pode ser interessante express-las e, logicamente, socialmente tem os seus riscos de integridade psquica porque a fsica uma rea do conhecimento com caractersticas muito especiais, ainda que haja que ter presente que tambm a biologia, a gentica e as neurocincias avanaram muito na sua tcnica ultimamente. No obstante, devo reconhecer que os meus problemas com a relatividade quando no a compreendia eram muito mais comuns do que seria de esperar de uma teoria supostamente baseada no conhecimento cientfico. J que falei das dvidas que me surgiram na busca do conhecimento pessoal na minha juventude, no quero acabar sem mencionar uma mais, visto que creio que foram quatro as dvidas de maior transcendncia por estar ligadas a conceitos essenciais da nossa vida como o amor, o tempo, a evoluo, a inteligncia e a herana. A ltima grande dvida metodolgica refere-se famosa expresso do Sculo de ouro da literatura castelhana, para mim nunca teve sentido pensar que a literatura castelhana posterior fosse inferior. Eu diria que o famoso sculo de ouro corresponde a uma etapa adolescente e de rpido crescimento, mas no de mximo esplendor. Dito de outra forma, espero no ficar com vontade de escrever um livro sobre o crescimento e caractersticas principais das lnguas como sistemas de impulso vital. O campo cientfico, enquanto sistema de relaes objectivas entre posies adquiridas (em lutas anteriores), o lugar, o espao de jogo de uma luta concorrencial. O que est em jogo especificamente nessa luta o monoplio da autoridade cientfica definida, de maneira inseparvel, como capacidade tcnica e poder social; ou, se quisermos, o monoplio da competncia cientfica, compreendido enquanto capacidade de falar e agir legitimamente ( isto , de maneira autorizada e com autoridade), que socialmente outorgada a um agente determinado. (BORDIEU,1982, 122-123)

Interesses econmico-polticos

Da ferramenta automao
H sculos que a cincia goza de estatuto privilegiado relativamente aos demais aspectos da cultura. A admirao pelo conhecimento cientfico foi aumentando medida que, com o seu contributo, surgiu toda uma gama de produtos facilitadores da vida do homem. A aplicao prtica da cincia fez-lhe granjear crescente prestgio e imp-la considerao do grande pblico. Segundo Arnold Gehlen, o fascnio pela cincia e tecnologia deve-se ao facto de elas virem de encontro a determinadas tendncias bsicas do homem, nomeadamente a tendncia para diminuir o esforo. Assim, compreende-se que, ao longo do tempo, o homem fosse produzindo meios tcnicos que se prestassem a tal objectivo. A histria dessa produo assinalada por trs etapas cruciais que, em traos largos, resumem a evoluo da tcnica: 1. Etapa da ferramenta As ferramentas so valiosos auxiliares nas tarefas humanas, mas elas implicam ainda esforo intelectual para conceber e orientar o trabalho e fora fsica para o realizar. 2. Etapa da mquina e da energia A fora fsica posta de lado, pois a mquina trabalha por si, mas o homem continua a despender energias mentais para planear e dirigir as operaes. 3. Etapa da automao Nesta fase, correspondente poca actual, os meios tcnicos substituem o homem no que respeita no s ao trabalho fsico mas tambm ao esforo intelectual. Esta ltima fase a mais avanada e s foi possvel depois de o homem transpor para a mquina determinados princpios organizativos existentes no seu prprio organismo. A partir da, o caminho est aberto para inmeras realizaes cujo alcance nunca fora to longo e cujas consequncias nunca assumiram tamanha margem de imprevisibilidade. Pela cincia, hoje em dia inseparvel da tcnica, o homem apercebe-se da ampliao do seu poder, podendo adoptar inditos estilos de vida simplificadores das suas actividades. Estamos no dealbar de um mundo novo. Ser admirvel o nosso mundo novo? A quem serve esta civilizao que se diz moderna e funcional e, ao aparato das tcnicas, sacrifica o esprito? ... O

esprito, considerado realidade menor, o esprito tolerado quando no reprimido ... Qual o lugar do homem numa sociedade dominada pela mquina? Qual o caminho para o indivduo que reivindique a liberdade interior e o direito sua ... individualidade, sua singularidade? Para o indivduo que queira caminhar pelos prprios ps? (. . .) O universo que o grande romancista ingls anima pertence, de certo modo, aos nossos dias. Quase j no pode considerar-se uma ameaa: tomou corpo. (. . .) Mundo novo? Mundo intolervel? Mundo inabitvel? Mundo de onde se deve fugir de qualquer maneira? Ou mundo a reconstruir pedra por pedra? Com uma pureza reconquistada? Aldous Huxley deixa-lhe este montinho de problemas que o leitor poder, se quiser e souber... resolver

Do Saber ao Poder
Grande nmero de pessoas considera, talvez de modo simplista, a evoluo cientfica como a nica responsvel pela instabilidade vivida e pelos problemas que actualmente se colocam. Mas talvez no seja bem assim. Neste captulo teremos oportunidade de reflectir um pouco sobre isso, clarificando conceitos que nos ajudaro a concluir que talvez o homem esteja a ser vtima de si mesmo e no propriamente da cincia. Porqu culpabilizar a cincia? Que representao fazemos do saber cientfico e do cientista? A cincia no vista por um prisma meramente optimista. A imagem que dela fazemos algo de dilemtico, contrabalanando os aspectos que nos fascinam com outros que, de certo modo, nos atemorizam. Esta imagem vem-nos do passado, tendo sido gradualmente construda com pressupostos caractersticos da mentalidade de dadas pocas histricas.

A cincia como saber revelador da novidade e do progresso


O conceito de cincia como manifestao reveladora do que novo e como potenciadora de progresso uma herana do Renascimento. Do sculo XV ao XVII, o conhecimento cientfico passa por um surto de expanso que possibilita novos conceitos nas reas da geografia, biologia, astronomia, sociologia e epistemologia, cujos efeitos se traduzem na descoberta de mundos at ento

ignorados. Contudo, a euforia do conhecimento no imune a um certo sentimento de insegurana e de receio, em virtude de se destronarem importantes referenciais com que as pessoas estavam habituadas a contar.

A cincia como instrumento de domnio da natureza


Na Modernidade, a aplicao de modelos mecnicos experimentao a partir de Galileu e a sistematizao do mtodo experimental efectuada por Francis Bacon impulsionam fortemente a cincia. Esta, por sua vez, apresenta-se como ingrediente essencial do desenvolvimento tcnico que atingir o seu ponto culminante na revoluo industrial, com todas as consequncias da decorrentes. Com a mquina, o homem comea a ver concretizado o seu velho sonho de dominar a natureza e de a controlar de modo eficiente.

A cincia como saber "superior"


O iluminismo do sculo XVIII e o Positivismo do XIX enaltecem a razo e o saber cientfico, transformando a cincia numa quase religio, separada do conhecimento vulgar pelos conceitos que domina e pela linguagem que utiliza. A especializao que a cincia exige, a complexidade das suas teorias e a linguagem de que se serve, que poucos podem entender, geram uma imagem de cincia como algo de inacessvel ao comum das pessoas, e uma viso do cientista como um ser superior, diferente, afastado dos outros homens.

A cincia como agente transformador de nossas vidas


Na primeira metade do sculo XX, as grandes Guerras Mundiais evidenciam, na prtica, os aspectos bipolares e contraditrios da cincia que, de h longa data, nela se adivinhavam. A aviao, por exemplo, concretizao da liberdade humana, permitindo ao homem realizar o sonho h muito tempo acalentado de voar, apresenta o seu lado negativo ao possibilitar o lanamento de bombas mortferas endereadas populao civil. Fritz Haber, prmio Nobel em 1918, demonstra que a mesma cincia qumica se presta ao fabrico de fertilizantes teis na agricultura e ao fabrico de armas de enorme potencial destrutivo. De gerao em gerao, as concepes foram-se transmitindo, adicionando, modificando, chegando a ns uma representao que, embora enaltea o conhecimento cientfico como imprescindvel ao desenvolvimento do homem e progresso das comunidades, no deixa de, pelo poder que confere, trazer consigo o grmen de certas inquietaes.

Globalizao e interesses econmico polticos


A internet e outros recursos tecnolgicos possibilitados pela informtica esto a provocar uma revoluo to radical como a que foi operada pela mquina na revoluo industrial. Com as novas tecnologias da comunicao, o mundo tornou-se mais pequeno, abarcvel, ao alcance de todos. Estamos todos em cima dos acontecimentos, pois -nos possvel estar todos, em todo o lado, ao mesmo tempo. A esta viragem civilizacional anda indissoluvelmente ligado o fenmeno da globalizao. Muito se tem discutido acerca da globalizao, especialmente nas esferas polticas, sociais e econmicas. Os meios de comunicao social a ela tm dedicado editoriais, comentrios e artigos de opinio evidenciadores das suas vantagens e inconvenientes. A globalizao constitui-se, pois, como um problema na medida em que no acarreta apenas benefcios para a humanidade, mas tambm portadora de aspectos negativos. Entre eles, a possvel perda das nossas razes culturais e da nossa identidade nacional. O sentimento nacional constituiu, desde sempre, um valor incentivado e todos os cidados se orgulham da ptria a que pertencem. Muitas vezes se mostra satisfao por fazer parte de determinada comunidade cultural unida por laos de tradio, pela lngua, pelos usos, pelos modos de vida e, at, por projectos a realizar em comum e por valores a defender perante entraves ou ameaas externas. Mas as naes no podem viver isoladas e voltadas apenas para si prprias. Elas so obrigadas a estabelecer acordos polticos, compromissos econmicos, intercmbios culturais que consideram vantajosos para a qualidade de vida dos cidados. Muitas pessoas vem nestes acordos uma possibilidade de ingerncia em assuntos internos que consideram pr em risco a vida dos povos como entidades autnomas, dotadas de liberdade e de capacidade de autodeterminao. O sentimento nacional ter, portanto, que ser repensado, na medida em que nos defrontamos com tendncias que parecem entrar em coliso com ele, enfraquecendo-o ou, mesmo, aniquilando-o. Perante esta situao, algumas questes se colocam: Sim ou no globalizao? Entre ser cidado do mundo e pertencer aldeia global ou estar exilado numa ilha, ancorado na sua prpria cultura, qual ser a alternativa mais

conveniente? O que ser prefervel? Conscincia nacional e conscincia planetria sero valores inconciliveis?

A Guerra e os interesses ecnomico-polticos


INTRODUO
Desde que os homens passaram a se organizar em grupos, as guerras foram utilizadas para adventos econmicos. At o desenvolvimento do capitalismo moderno, o smbolo de riqueza era o domnio territorial, e uma das formas de aquisio deste era a conquista armada, como Maquiavel descreveu em O Prncipe no Captulo VI (Dos principados novos que se conquistaram com as armas prprias e virtuosamente) e no Captulo VII (Dos principados novos que se conquistam com as armas e fortuna dos outros). E como a histria nos conta atravs dos exemplos do Imprio Romano, de Alexandre (o Grande), etc. Nos dias de hoje, com a evoluo do capitalismo e do direito internacional, as guerras so execrveis (aps vrias experincias), no obstante elas continuam e tm um impacto positivo sobre a economia, aliado a isto existe o interesse poltico fazendo com que as guerras continuem a existir.

GUERRAS MUNDIAIS E SEUS BENEFCIOS


A primeira e a segunda grande guerra mundial tiveram como razo principal a expanso (desejos imperialistas), que nada mais do que um desejo econmico de apliar seus domnios. As guerras ao destrurem cidades (as vezes pases inteiros) criam espao para que haja crescimento econmico atravs da reconstruo, reactivando, assim, toda a economia da regio. Nas guerras h muitos mortos, isto faz com que o nmero de desempregados diminua. Reduzindo, consequentemente, os problemas e presses sociais. Geralmente os soldados mortos fazem parte da mo-de-obra menos qualificada, portanto praticamente no tem impacto negativo na economia, salvo quando a mortalidade to alta que a populao adulta no o suficiente para reactivar a economia. Como podemos ver no grfico abaixo, que representa a percentagem de desempregados nos EUA.

Sempre que h guerra o nmero de desempregados diminui, seja por morte nos combates, ou pela reactivao da economia. Durante os conflitos armados h um grande avano nas tcnicas e cincias, por exemplo: o computador teve propulso durante a 2 guerra mundial; a aeronutica que teve maior impulso com a possibilidade de ser usada nas guerras, durante a guerra fria as cincias tiveram grande evoluo, principalmente na corrida espacial. Um dos principais benefcios da guerra so os gastos do governo com material blico, criando um extraordinrio aumento da demanda agregada.

GASTOS DO GOVERNO COM MATERIAL BLICO


O governo de um pas envolvido em uma guerra necessita comprar armas e equipamentos de guerra, portanto aumenta seus gastos, e estes gastos tm um grande impacto sobre a renda, pois segundo o modelo mais simples, que uma economia fechada com governo, a demanda agregada dada por C+I+G. Ou seja, a renda de equilbrio depende directamente dos gastos do governo que, devido ao efeito multiplicador, altera o nvel de renda de equilbrio mais que proporcionalmente. O multiplicador dos gastos do governo nos demonstra que um aumento destes faz com que a renda aumente ?G/(1-PMgC), sendo a PMgC (propenso marginal a consumir) entre zero e um. Fazendo com que a renda nacional aumente.

AS CRISES TM AS MESMAS FUNES DA GUERRA

A economia capitalista se nos mostra desenvolvida atravs de ciclos econmicos de desenvolvimento e crise, sendo este caracterizado pela destruio do capital e aquele pela ocupao dos espaos econmicos. A produo e a circulao (mercado) formam uma unidade de contrrios da reproduo capitalista, pois existem ao mesmo momento e se excluem (ou um bem est em um lado ou no outro), porm, com o crdito e a evoluo do sistema capitalista estas unidades esto cada vez mais separadas e a crise uma forma violenta de restaurao de sua unidade. Esta ocorre quando uma mercadoria chega na esfera da circulao e no materializa seu valor no dinheiro. Essa destruio no ser uma simples destruio de mercadorias, ser destruio de capital sob a forma mercadoria o que provocar a interrupo do movimento de circulao do capital, atingindo consequentemente a rea da produo. A desorganizao do movimento cclico de um capital individual poder propagar-se em cadeia bloqueando a circulao de outros capitais. Estaremos assim diante de uma crise (Ribeiro, 2001, p. 48) As mercadorias so unidades de contrrio entre valor X valor de uso, ou seja, o valor e valor de uso devem existir simultaneamente e se exclurem. Para o vendedor valor (mas no valor de uso, seno ele as usava e no vendia), e para o comprador valor de uso (porm no valor, se o fosse ele revendia e no usava). Porm, o valor idealizado pelo vendedor tem que ser materializado pelo dinheiro, isto o que se chama salto mortal da mercadoria. Pois quando chega no mercado o valor incrustado na mercadoria tem dois caminhos: se materializa no dinheiro; ou ser destrudo. A crise aparece como impossibilidade da venda das mercadorias produzidas, com a acumulao dos estoques, cancelamento das encomendas, aumento da capacidade ociosa, reduo dos negcios, falncia das empresas, queda do consumo, desemprego, etc. Tudo se apresenta como excesso da oferta sobre a procura. (Ribeiro, 2001, p.87-88)

EXEMPLOS
Um dos exemplos de crescimento econmico decorrente da guerra foram os trinta anos de ouro da economia (1945-1973), pois graas a destruio ocorrida na segunda guerra mundial a economia pode crescer quase incessantemente, s em nvel de comparao, veja as taxas de crescimento mdia durante este perodo e aps:

Percebe-se que o primeiro perodo teve taxa muito maiores. Outro exemplo ocorre actualmente, com a economia Norte Americana que estava em crise antes dos atentados terroristas. No dia 18/07/2001, na Gazeta Mercantil uma reportagem disse que: desacelerao da economia leva a utilizao da capacidade instalada a nveis baixo observados pela ltima vez em Agosto de 1983. Porm aps os atentados do dia 11/09/2001, o governo passou a ter motivo para intervir na economia, e o The Wall Street Journal, no dia 17/10/2002 disse que: A Casa Branca est aumentando a presso sobre os congressistas, para o Congresso aprovar aumentos sobre os gastos do governo e planos de reduo da tributao em resposta ao ataque terrorista E como pode-se ver, na mesma reportagem, havia na proposta um aumento do deficit de mais de US$ 50 bi. Alm disso o Presidente Bush pediu ao Congresso para aumentar (dobrar) os gastos com segurana Como resultado tivemos estampado na Folha de So Paulo do dia 29/03/2002

Percebe-se neste grfico que no ltimo trimestre (Outubro, Novembro e Dezembro) houve um grande aumento do PIB (variao de cerca de 3%). O nico incidente ocorrido neste perodo foi o contra-ataque dos EUA.

CONCLUSO
Com base nesta pequena anlise, fica claro que uma guerra pode ser muito boa para uma economia, principalmente para os pases ricos que podem financiar seus gastos. Na verdade o que h uma interveno do Estado na economia (como Keynes defendia), porm sem abalar o tese liberal do Estado no intervencionista. No caso da guerra dos EUA contra o terrorismo por no haver um inimigo visvel os gastos e impactos na economia so menores, foi o suficiente para tirar, por um trimestre, a economia da recesso, porm no ter flego. As guerras, portanto, so boas para o sistema, faz com que haja uma reunificao das unidades do modo de produo capitalista, tendo o efeito saneador de uma crise. Porm, no pe em xeque a confiana.

Outros exemplos
O desenvolvimento da cincia traz interesses econmicos e polticos: Os cientistas investigam em todas as reas, e com as suas descobertas possvel desenvolver novos equipamentos, tcnicas e conceitos, e estes facilitam, de um modo geral a populao, dispndio de tempo e custos das tarefas. Em exemplo disso o Tractor (que foi inventado a partir da inveno do motor a diesel, pelo engenheiro francs de origem alem Rudolph Christian Carl Diesel (1858-1913), no final do sculo XIX) este aparelho alm de poupar muito tempo e mo-de-obra aos operrios ainda faz com que haja maior produo e facilidade nas tarefas realizadas. Mas destes exemplos podem constar os mais simples como o exemplo anterior at aos mais complexos como a ida lua. No sc. XX, os EUA e a URSS, duas potncias mundiais disputaram entre si a corrida lua. O pas que atingiu esse feito (EUA), alm de conseguir notoriedade e respeito, isto em termos polticos, tambm conseguiu benefcios monetrios

devido venda dos seus prottipos e tambm das suas pesquisas, o que mostra claramente o beneficio do desenvolvimento na investigao cientifica. Pelo contrrio a URSS, perdeu notoriedade em termos econmicos e polticos pois os compradores comearam a confiar mais nos produtos americanos, o que provocou uma queda em flecha da economia Russa e esta acaba, no fim da guerra fria totalmente desmembrada

Admitimos assim que o desenvolvimento da investigao cientifica traz bastantes beneficios tanto a nivel econmico como politico. Um exemplo desta situao a diferena entre os pases desenvolvidos e em desenvolvimento; nesta situao nota-se a discrepancia entre estes, muito devido aposta do desenvolvimento da investigao cientfica.

Fontes
. http://www.cchla.ufpb.br/revistaprisma/n0/bradson2.htm . http://www.molwick.com/pt/metodos-cientificos/543-metodosinvestigacao.html . http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia . Filosofia 11 ano, Um outro olhar sobre o Mundo

You might also like