You are on page 1of 28

O Homem teve a necessidade de encontrar energias alternativas a aquelas que são esgotáveis para suprimir as suas necessidades e eliminar

os problemas ambientais. Ele encontrou as energias renováveis e as não renováveis… Neste trabalho vamos falar sobre as energias.

O que e a energia?
Esta é uma pergunta que fascina qualquer um, de qualquer idade. A energia está em tantas coisas presente, como nos alimentos , nas máquinas em geral, no Sol, num livro na estante, em nós mesmos. A energia é uma propriedade dos corpos que se manifesta de diferentes formas, sendo detectados pelos efeitos que produz.

Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento. A exploração local das energias renováveis contribui para reduzir a necessidade de importação de energia, ou seja, atenua a dependência energética relativamente aos países produtores de petróleo e gás natural. As fontes de energia renováveis ainda são pouco utilizadas devido aos custos de instalação, à inexistência de tecnologias e redes de distribuição experimentadas e, em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilização para o assunto por parte dos consumidores e dos municípios.

Os últimos desenvolvimentos na tecnologia de produção das turbinas fez com que a produção de energia eólica se tornasse muito mais eficiente e competitiva com as formas tradicionais de produção de energia.

Este tipo de energia utiliza a luz solar para produzir electricidade. É frequente em calculadoras ou iluminação de jardins e apesar de ainda não ser utilizada para a produção de grandes quantidades de electricidade industrial, a eficiência e os custos da sua utilização têm-se reduzido drasticamente e as áreas onde se utiliza energia solar estão a aumentar rapidamente.

Esta energia é produzida através do calor produzido por baixo da superfície terrestre ou seja a energia geotérmica é proveniente do interior da Terra.

A energia da biomassa reveste-se de formas variadas, sendo as mais frequentes o ethanol produzido através de produtos agrícolas e o biodiesel produzido a partir da planta da oliveira. Apesar de alguns resultados promissores este tipo de energia ainda está numa fase de experimentalismo e não existem garantias que se possa vir a tornar numa importante forma de produção de energia.

A Energia Hídrica, é obtida do movimento da água, pode ser aproveitada para produção de energia mecânica (moinhos) ou energia eléctrica (barragens).

As vantagens das Energia Renováveis são: Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana. Permitem reduzir significativamente as emissões de CO2. Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis. Conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.

As desvantagens das Energias Renováveis são: Algumas têm custos elevados na sua implementação, devido ao fraco investimento neste tipo de energias. Podem causar impactos visuais negativos no meio ambiente. Pode gerar-se algum ruído, no caso da exploração de alguns recursos energéticos renováveis.

Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, porque a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas. As fontes de energias não renováveis são as actualmente mais utilizadas. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são fortemente poluidores: libertando dióxido de carbono quando queimados, um gás que contribui para o aumento da temperatura da atmosfera; causando chuvas ácidas; poluindo solos e água.

O petróleo é um combustível fóssil, produzido em algumas zonas do subsolo da Terra. É a principal fonte de energia actual. É de fácil transporte, mas potencial causador de desastres ambientais

É encontrado, geralmente, junto das reservas petrolíferas. É a mais barata e menos poluente dos combustíveis fósseis, mas de mais difícil extracção.

É uma das fontes de energia mais abundante mas também uma das mais poluentes.

As energias renováveis poluem menos o ambiente do que as energias não renováveis, e são infinitas, assim, um dia que as energias não renováveis acabem, estas vão continuar a existir, substituindo as energias não renováveis, satisfazendo assim todas as nossas necessidades energéticas. Podemos concluir então que as energias renováveis, mesmo tendo caras infra-estruturas, são uma grande aposta para o futuro.

Trabalho realizado por:
Jaime Ferreira nº9 Luís Ferreira nº12 Tatiana Magalhães nº13 Marta Lopes nº15 Ano lectivo:2008/2009 A Disciplina de: Físico-química