You are on page 1of 7

CURRCULO ADAPTADO LEIS 10.639 E 11.

.645 HISTRIA 5 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS HABILIDADES Povos da frica Setentrional e Oriental Resgatar a importncia dos povos (Egito, Nbia, Abissnia). africanos no contexto da Antiguidade Clssica. Povoamento antigo das Amricas Desenvolver a criticidade, expondo as (teoria de Nide Guidon sobre a Serra teorias antigas e novas sobre o da Capivara - PI) povoamento das Amricas e depois promover o debate. 6 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS HABILIDADES Povos da frica Central: Bantos Destacar a importncia histrica (Angola, Congo, Moambique etc.). desses povos e sua relevncia tnicocultural em vrios perodos da Histria, focando na participao tnica desses povos no Brasil colonial principalmente durante os sculos XVI e XVII. Povos indgenas das Amricas: Levantar conceitos de cultura e de relativismo cultural, evidenciando as Povos pr-colombianos da diferenas entre os europeus e os Amrica espanhola (Astecas, indgenas, expondo alguns avanos Maias e Incas); tecnolgicos que os amerndios Povos pr-colombianos do tinham sobre os europeus. Brasil. Dispora africana (trafico negreiro). Compreender o perodo em que grupos de africanos foram escravizados para trabalhar nas colnias europias e as conseqncias desse fato. 7 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS HABILIDADES Povos da frica Ocidental: Yorubs Destacar a importncia histrica (Nags), Jejes (regio do Daom). desses povos e sua relevncia tnicocultural em vrios perodos da Histria, focando na participao tnica desses povos no Brasil colonial principalmente durante os sculos XVIII e XIX. Independncia da Amrica espanhola. Trabalhar o contexto da territorialidade indgena no contexto do bolivarismo e demais movimentos emancipatrios. Evidenciar os processos que levaram independncia dos pases hispanoamericanos (que progrediram para repblicas) e justapor-los ao Brasil (que se manteve monrquico)

Tratar do perodo, retirando o afro-descendente da posio passiva que os livros didticos costumavam estabelecer; Reformular a imagem do escravo como sujeito agente no processo de luta pela sua liberdade. Povos da frica Austral: Shona Tratar da colonizao e (Zimbbue), Zulu (frica do Sul). descolonizao enfatizando a relao entre os originais donos das terras e os colonizadores. 8 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS HABILIDADES Luta social dos afro-descendentes: Contextualizar as religies afrobrasileiras como em elemento cultural Apartheid; e fruto de um longo processo de Segregao racial nos EUA. hibridizao e ressimbolizao, Histria das religies afro-brasileiras: evidenciando suas caractersticas e Candombl, Xamb, Xang de sua importncia como esteio de Pernambuco, Tambor de Mina, resistncia social num passado de Batuque, Umbanda, Santeria, etc. luta. Contextualizar o histrico de Comunidades indgenas na desmantelamento cultural e tambm o atualidade, modos de vida e programas de preservao cultural; de resistncia tnica dos povos indgenas. Expor a atual situao Processos contemporneos de dessas comunidades, que so alvo do tomada violenta de territrios interesse econmico sobre seus indgenas (caso dos Guaraniterritrios histricos. Kaiowa). 1 ANO DO ENSINO MDIO CONHECIMENTOS HABILIDADES Povoamento antigo das Amricas Desenvolver a criticidade, expondo as (teoria de Nide Guidon sobre a Serra teorias antigas e novas sobre o da Capivara - PI). povoamento das Amricas e depois promover o debate. Trabalhar a histria dos povos Reconhecer os diferentes tempos africanos no contexto da Antiguidade histricos, bem como os meios de Clssica e Idade Mdia, contedos produo e os conflitos que sugeridos: acompanharam a trajetria humana. Compreender as especificidades dos Povos da frica Setentrional e povos da frica e desfazer a imagem Oriental (Egito, Nbia, eurocntrica da Histria. Abissnia); Povos da frica Central: Bantos (Angola, Congo, Moambique etc.); Povos da frica Ocidental: Yorubs (Nags), Jejes (regio do Daom). Escravido no Brasil.

Levantar conceitos: Dispora africana Trafico negreiro;

Contextualizar o contedo do ano com assuntos da atualidade. Compreender a dispora africana como disseminadora de indivduos e cultura, causando modificaes sociais e ambientais de nvel global. 2 ANO DO ENSINO MDIO CONHECIMENTOS HABILIDADES Trabalhar, dentro do contexto da Dialogar os contedos, e pensar na Idade Moderna, a Histria da frica e escravido como um evento histrico dos afro-descendentes. Sugestes: de longa durao que causou profundas mudanas nas sociedades Histria Social da Escravido; envolvidas. Independncia do Haiti; Rebelies do Brasil colonial (enfoque na revolta dos Mals e na Guerra Civil dos Farrapos); Abolio da escravatura. Povos indgenas das Amricas: Levantar conceitos de cultura e de relativismo cultural, evidenciando as Povos pr-colombianos da diferenas entre os europeus e os Amrica espanhola (Astecas, indgenas e, inclusive, alguns avanos Maias e Incas); tecnolgicos que estes tinham sobre Povos pr-colombianos do os europeus. Brasil. Colonialismo na frica e suas Explicar as origens histricas da consequncias: colonizao da frica e os Povos da frica Austral: Shona movimentos que levaram descolonizao. (Zimbbue), Zulu (frica do Apontar as desigualdades e os Sul); conflitos existentes na frica como Descolonizao; fruto da interferncia europia. Apartheid. 3 ANO DO ENSINO MDIO CONHECIMENTOS HABILIDADES Guerras platinas e o contexto Compreender a figura de Artigas no indgena. O projeto de federao do como vilo, mas como formulador de papa de Jose Artigas. um dos projetos de sociedade mais igualitrios da poca. Luta social dos afro-descendentes: Apartheid; Segregao racial nos EUA. Histria das religies afro-brasileiras: Candombl, Xamb, Xang de Pernambuco, Tambor de Mina, Batuque, Umbanda, Santeria, etc. Contextualizar as religies afrobrasileiras como em elemento cultural e fruto de um longo processo de hibridizao e ressimbolizao, evidenciando suas caractersticas e sua importncia como esteio de resistncia social num passado de luta.

Comunidades indgenas na atualidade, modos de vida e programas de preservao cultural; Processos contemporneos de tomada violenta de territrios indgenas (caso dos GuaraniKaiowa).

Contextualizar o histrico de desmantelamento cultural e tambm o de resistncia tnica dos povos indgenas. Expor a atual situao dessas comunidades, que so alvo do interesse econmico sobre seus territrios histricos.

GEOGRAFIA 5 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS HABILIDADES Deriva de continentes: Mostrar a teoria de como os primeiros habitantes das Amricas vieram da Expor as comprovaes da ocupao americana pela teoria frica atravs do oceano Atlntico num perodo em que a distncia da Serra da Capivara. dessas duas placas tectnicas era menor. Cartografia histrica da frica. Utilizando os conhecimentos bsicos de cartografia, estudar os mapas da frica para criar uma imagem heterognica da frica partindo da diviso: Saara, Sahel e frica Subsaariana. 6 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS HABILIDADES Populao Brasileira Estudar a relevncia dos afrodescendentes e indgenas na composio da populao brasileira, tanto a nvel gentico, quanto cultural (tnico, lingstico, comportamental etc.) 7 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS HABILIDADES Continente americano: Reconhecer os diferentes tipos de paisagens do continente Hidrografia; americano, bem como os Clima; mecanismos modificadores do Relevo; relevo e do clima. Vegetao; Perceber a maneira como as Populao; sociedades interagem com a Diviso poltica; natureza, a maneira como estas se Histrico cultural. apropriam do meio natural para sobrevivncia e como o meio natural exerce influncia no modo de organizao dos grupos humanos. Abordar as especificidades do continente como fruto de vrios processos sociais.

Tecer um paradoxo entre as relaes estabelecidas com a natureza pelas comunidades originais do continente americano e as estabelecidas pelos colonizadores europeus. Colonizao: Problematizar os modelos de colonizao utilizados pelos europeus Pases desenvolvidos e na Amrica, atrelando-os subdesenvolvidos; indissociavelmente s causas das Colnias de povoamento e de desigualdades e conflitos sociais no explorao. continente. Minorias tnicas do continente Estudar a cultura e a luta dessas americano. comunidades pela sua sobrevivncia enquanto grupo dotado de valores especficos. Alm de mostrar as diferenas entre a sociedade preponderante e os grupos minoritrios, enfatizando o respeito s diferenas. 8 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS HABILIDADES Continente africano: Reconhecer os diferentes tipos de Hidrografia; paisagens do continente africano, bem como os mecanismos Clima; modificadores do relevo e do clima. Relevo; Perceber a maneira como as Vegetao; sociedades interagem com a Populao; natureza, a maneira como estas se Diviso poltica; apropriam do meio natural para Histrico cultural. sobrevivncia e como o meio natural exerce influncia no modo de organizao dos grupos humanos. Abordar as especificidades do continente como fruto de vrios processos sociais. Tecer um paradoxo entre as relaes estabelecidas com a natureza pelas comunidades originais do continente africano e as estabelecidas pelos colonizadores europeus. Descolonizao (regionalizao, Fazer uma anlise da colonizao economia e populao). europia da frica e apont-la como causadora de diversos conflitos tribais que enfraqueceram (propositalmente) as estruturas das grandes civilizaes africanas do perodo pr-colonial. Demonstrar, utilizando os diversos

recursos da Geografia, como o processo de colonizao (apesar da premissa civilizatria europia) s trouxe lucros aos colonizadores, deixando um rastro de atraso sciopoltico e cultural. Minorias tnicas do continente Discorrer sobre os grupos tnicos africano. minoritrios da frica, sua trajetria e, dependendo do caso, apontar os conflitos tribais em que esto envolvidas (fazendo os devidos A influncia da cultura africana no Tratar da cultura afro-brasileira em Brasil. toda sua complexidade, evidenciando os grupos culturais responsveis pelos diversos elementos africanos entremeados na cultura brasileira, como os Bantos, os Jejes e os Nags. 1 ANO DO ENSINO MDIO CONHECIMENTOS HABILIDADES Deriva de continentes: Mostrar a teoria de como os primeiros habitantes das Amricas vieram da Expor as comprovaes da ocupao americana pela teoria frica atravs do oceano Atlntico num perodo em que a distncia da Serra da Capivara. dessas duas placas tectnicas era menor. Cartografia histrica da frica Utilizando os conhecimentos bsicos de cartografia, estudar os mapas da frica para criar uma imagem heterognica da frica partindo da diviso: Saara, Sahel e frica Subsaariana. Continentes americano e africano: Reconhecer os diferentes tipos de Hidrografia; paisagens do continente africano, bem como os mecanismos Clima; modificadores do relevo e do clima. Relevo; Perceber a maneira como as Vegetao; sociedades interagem com a Populao; natureza e se apropriam do meio Diviso poltica; natural para sobrevivncia e como Histrico cultural. o meio natural exerce influncia no modo de organizao dos grupos humanos. Abordar as especificidades do continente como fruto de vrios processos sociais. Tecer um paradoxo entre as relaes com a natureza pelas comunidades originais do continente africano e as estabelecidas pelos colonizadores.

2 ANO DO ENSINO MDIO CONHECIMENTOS HABILIDADES Populao brasileira. Estudar a relevncia dos afrodescendentes e indgenas na composio da populao brasileira, tanto a nvel gentico, quanto cultural (tnico, lingstico, comportamental etc.) 3 ANO DO ENSINO MDIO CONHECIMENTOS HABILIDADES Formao socioeconmica do Rio Utilizar recursos de anlise do espao Grande do Sul e da sociedade para evidenciar a importncia da populao indgena e afro-descendente na formao do estado. EDUCAO ARTSTICA SUGESTES CONHECIMENTOS HABILIDADES Trabalho com arte primitiva: Diversificao do conhecimento e do gosto artstico, desenvolvido mediante Arte rupestre; a apreciao de obras de arte rupestre Arte Naf (Arte primitiva e da vertente esttica moderna moderna). chamada arte Naf. Arte afro-indgena na arte moderna: Compreenso acerca da importncia da arte africana e indgena no Pablo Picasso referencial esttico dos grandes Georges Braque mestres da pintura, tirando este tipo Amedeo Modigliani de arte do posto inferiorizado e Diego Rivera subestimado em que ela se encontra. Frida Kahlo Tarsila do Amaral Produo de material artstico Desenvolve nos alunos o senso de artesanal: preservao ambiental, na medida em que identificam na natureza as Tintas com pigmentos naturais matrias primas para composio de extrados de minerais e diversos materiais teis. vegetais; Tambm ensina os mtodos arcaicos Giz pastel com aglutinante a de extrao de pigmentos naturais e a base de babosa e pigmentos utilizao desses materiais na naturais. composio de obras nos pressupostos supracitados.

You might also like