You are on page 1of 14

MEDO E/OU ANSIEDADE COMO FATOR INIBITRIO PARA A VISITA AO DENTISTA

FEAR AND/OR ANXIETY RELATED TO THE AVOIDANCE OF DENTAL VISITS


Viviane Colares 2 Gergia M. Caraciolo 3 Andreza Mendona Miranda 3 Glucia Vieira B. de Arajo 3 Pollyanna Guerra
1

Considerando que a ansiedade pode refletir no comparecimento do paciente ao consultrio odontolgico, este estudo exploratrio props avaliar o medo e/ou ansiedade como um fator inibitrio para a visita ao dentista por crianas pr-escolares. O estudo contou com a participao de 558 responsveis por crianas com 5 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas em escolas pblicas e particulares da cidade do Recife. Os dados foram coletados atravs da aplicao de um formulrio em forma de entrevista, com questes referentes ao medo e/ou ansiedade, tanto da criana quanto do responsvel. Aps a anlise dos dados, pode-se constatar que, de acordo com o relato dos responsveis, uma parcela significativa (17%) adiaria ou cancelaria a consulta odontolgica da criana caso a mesma apresentasse ansiedade no dia da visita ao dentista. Foi observado, tambm, que, a maioria dos entrevistados afirmou sentir desconforto devido presena do medo e/ou ansiedade em suas crianas, e 7,8% informaram que j adiaram ou cancelaram a consulta odontolgica do paciente infantil devido ao medo e/ou ansiedade apresentado pela criana. Alm disso, 23% dos responsveis afirmaram que j adiaram ou faltaram sua prpria consulta ao dentista por medo e/ou ansiedade. Sugere-se que o medo e/ou ansiedade pode ser um fator inibitrio ao atendimento odontolgico. Palavras-chave: ansiedade; medo odontolgico; absentesmo

INTRODUO
Sendo as emoes influenciadoras do comportamento infantil, as mesmas devem fazer parte das preocupaes do Odontopediatra, favorecendo a relao profissional-paciente e facilitando o atendimento odontolgico da criana. Entre as emoes mais observadas no consultrio odontopeditrico, as mais preocupantes so o medo e a ansiedade, por desencadearem diferentes tipos de comportamento e causarem repercusses somticas indesejveis1. H muitas definies de medo e/ou ansiedade. No entanto, apesar de existir delicadas graduaes de distino entre o medo e a ansiedade, ambos no passam de nomes diferentes para a mesma coisa2. Vrios autores caracterizaram a ansiedade como um estado de medo, malestar, desconforto, insegurana e, freqentemente, como a sensao de que algo desagradvel pode ocorrer3,4,5. A criana pode manifestar a ansiedade de diversas maneiras. Os sintomas somticos mais comuns do medo e/ou ansiedade so sintomas autossmicos, taquicardia/palpitaes, sudorese, tremor, rubor, sintomas gastrintestinais, dor de cabea, respirao curta, sensao de desmaio e urgncia urinria6. Em relao Odontologia, o medo e a ansiedade podem trazer vrias conseqncias negativas, sendo estressante tanto para o dentista quanto para a criana, resultando em visitas irregulares ou, at mesmo, no no comparecimento ao atendimento odontolgico, podendo tambm interferir no tratamento odontolgico7,8,9,10.

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

059

Jandrey e Drehmer11 ao observarem um expressivo absentesmo ao longo dos anos no Mdulo de Servio Comunitrio (MSC) do Centro de Pesquisas em Odontologia Social (CPOS) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizaram um estudo a fim de identificar os motivos pelo qual isto ocorre. Foram entrevistadas 59 crianas/adolescentes, todas regularmente matriculadas em escolas estaduais integrantes do programa docente-assistencial. Deste total, 24 no haviam comparecido ao atendimento no dia marcado. Complementarmente s entrevistas com os escolares, foram efetuadas 48 visitas a famlias de entrevistados, contemplando ausentes e presentes ao atendimento, com intuito de melhor compreender a realidade da populao estudada. Do ponto de vista qualitativo, observou-se que entre os motivos concorrentes para o fenmeno, destacaram-se sentimentos como medo e ansiedade ao atendimento odontolgico. Gspr 12 investigou a origem da ansiedade odontolgica em 100 pacientes hngaros que aguardavam o tratamento por hipnose. O nvel de medo e ansiedade foi mensurado, atravs da Dental Anxiety Scale (DAS) e da Dental Fear Scale (DFS), e o escore encontrado foi bastante elevado. A razo mais freqente para este fato foi o prvio medo ao tratamento odontolgico (20%) e a pouca satisfao em relao ao comportamento do dentista (15%). A infncia constitui-se em um perodo crtico para o desenvolvimento da ansiedade. Anderson13 verificou que aproximadamente um quarto da populao americana adulta evitou fazer visitas regulares ao dentista devido a experincias vividas nesse perodo da vida. Desta forma, considerando que o medo e/ou ansiedade pode refletir no comparecimento do paciente no consultrio odontolgico, este estudo exploratrio props avaliar o medo e/ou ansiedade como um fator inibitrio para a visita ao dentista. E como objetivos especficos, verificar: se o responsvel avisa criana sobre a ida ao dentista, a falta e/ou cancelamento de consultas odontolgicas relacionadas ao medo e/ou ansiedade da criana, a falta e/ou cancelamento de consultas odontolgicas relacionadas ao medo e/ou ansiedade dos responsveis. Esse trabalho parte de um estudo maior, que investigou a prevalncia de medo e/ou ansiedade odontolgica em crianas com 5 anos de idade, de ambos os sexos, na cidade do Recife.

060

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

MATERIAL E MTODO
Este estudo foi realizado na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, situado na Regio Nordeste do Brasil, com uma rea de 218 Km2 e uma populao de 1.422.905 habitantes. A cidade encontrase dividida poltico administrativamente em seis distritos sanitrios (Regies Poltico-Administrativas RPA-1; RPA-2; RPA-3; RPA-4; RPA-5; RPA-6) distribudos nas regies centro, norte, noroeste, oeste, sudoeste e sul, respectivamente.

rea do estudo

Crianas com 5 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas em instituies de ensino pblicas e particulares da cidade do Recife.

Populao de estudo

Perodo de referncia
A coleta dos dados foi realizada entre os meses de abril e junho de 2004.

Tamanho e seleo da amostra


Com base na listagem das instituies de ensino publicas e particulares da cidade do Recife, fornecida pela Secretaria de Educao do Estado de Pernambuco (2003), foi calculado o nmero de escolares que participaram da pesquisa, de acordo com a proporcionalidade do nmero de crianas por tipo de instituio de ensino (pblica e particular), de forma a ser uma amostra significativa para toda a cidade do Recife. Para a determinao do clculo amostral, foram considerados: a proporo ou prevalncia de medo e ansiedade encontrada no estudo piloto igual a 45,24%; margem de erro de 5%; confiabilidade de 95%; tamanho populacional de 15531. O estudo piloto foi realizado no perodo de maro a abril de 2004 e contou com a participao de 60 responsveis por crianas com 5 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas em uma escola pblica e outra particular situadas no Distrito Sanitrio IV da cidade de Recife. Os clculos foram realizados atravs do programa EPI-INFO verso 6.0, resultando em uma amostra de 372 crianas. No entanto, levando em considerao o

- Clculo amostral

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

061

conglomerado do fator escola e a fim de amenizar possveis perdas, a amostra foi acrescida de 50%. Assim, o tamanho amostral final foi de 558 crianas, distribudas proporcionalmente por distrito sanitrio.

- Seleo da amostra
De posse da lista das escolas, fornecida pela Secretaria de Educao do Estado, por distrito, o sorteio foi procedido utilizando a tabela de nmeros aleatrios. Foram includas neste sorteio as instituies educacionais que apresentassem nmero de alunos igual e/ou superior a 15. Para o clculo do nmero de escolas a serem sorteadas, considerou-se aproximadamente 15 responsveis entrevistados em cada escola. Num segundo momento, em todos os turnos freqentados, procedeu a abordagem ao acaso dos responsveis pelas crianas, de acordo com a ordem de chegada escola. A abordagem dos responsveis foi feita nos horrios de chegada e sada das crianas das escolas.

Coleta dos dados


A coleta dos dados foi realizada por trs pesquisadoras deste estudo. As respostas das entrevistas foram anotadas em um for mulrio elaborado especificamente para este fim (Quadro 1). Este formulrio foi validado, em estudo piloto e no decorrer da pesquisa, atravs do mtodo validao de face, tendo como base avaliao subjetiva do pesquisador, que solicitou aos entrevistados que expliquem com suas prprias palavras o que compreenderam a respeito de cada pergunta do formulrio, objetivando verificar se eles esto de fato respondendo o que lhes foi perguntado. Foi calculado, no estudo piloto, o ndice Kappa de Concordncia entre as pesquisadoras (alunas de graduao em odontologia) e o padro Ouro (pesquisadora mestranda em Odontopediatria), com 60 crianas (k=0,84). E o intra-examinadora (k=0,90), durante a pesquisa, garantindo que a cada 10 responsveis pesquisados um fosse sorteado e re-entrevistado aps o perodo de uma semana, de modo a repetir cerca de 10% das entrevistas.

062

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

Quadro 1- Formulrio

O projeto foi aprovado pelo Comit de tica da Universidade de Pernambuco (protocolo n 083/04), assim como o consentimento livre e esclarecido foi obtido por escrito dos participantes da pesquisa.

Anlise dos dados coletados


Para anlise dos dados foram obtidas distribuies absolutas e percentuais para as variveis nominais. Foram utilizados: Estatstica Descritiva, teste Qui-quadrado de igualdade de propores ou de homogeneidade, teste de igualdade de duas propores e teste Qui-quadrado de independncia.

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

063

RESULTADOS
Foram abordados 558 responsveis, dos quais 531 concordaram em participar da pesquisa, sendo que 173 informaram que sua criana com cinco anos de idade nunca havia ido ao dentista. A justificativa para este fato, segundo a maioria dos responsveis (67,1%), foi a de que suas crianas nunca haviam apresentado problema nos dentes, como crie ou dor. Os resultados apresentados nas tabelas seguintes se referem aos 358 responsveis que informaram que sua criana j havia ido ao dentista. A maior parte desses entrevistados era do sexo feminino (85,5%), com idade entre 26 e 35 anos (52,3%), mes das crianas (77,4%) e no exercia nenhuma atividade fora do lar (51,2%).J, as crianas, em sua maior parte, eram do sexo masculino (52,2%). A Tabela 1 apresenta a distribuio das crianas de acordo com o conhecimento prvio da ida ao dentista. Nesta tabela possvel verificar que: 3,9% dos responsveis pelas crianas nunca avisam quando levam suas crianas para o dentista, enquanto 80,2% dos entrevistados sempre avisam. Tabela 1 Distribuio das crianas de acordo com o conhecimento prvio da ida ao dentista

A distribuio das crianas de acordo com o tempo em que elas so informadas da ida ao dentista est apresentada na Tabela 2. Das crianas que so avisadas 11,6% s tem conhecimento que vo ao dentista no dia, 33.1% na vspera, 30,8% dois a trs dias antes e 24,4% uma semana antes.

064

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

Tabela 2 - Distribuio das crianas de acordo com antecedncia com que a criana informada da ida ao dentista

Uma parcela significativa dos responsveis (17%) informou que, caso a criana apresentasse ansiedade no dia da consulta, adiaria ou cancelaria a visita ao dentista (Tabela 3). No foi observada diferena significante entre os dois tipos de escola (p > 0,05). Tabela 3 - Distribuio dos responsveis de acordo com o cancelamento ou adiamento da consulta odontolgica da criana caso a mesma apresentasse medo e/ou ansiedade no dia da consulta

Alm disso, 7,8% dos responsveis informaram j ter adiado ou cancelado a consulta odontolgica da criana devido ao medo e/ou ansiedade da criana (Tabela 4). No se comprova diferena significante entre os dois tipos de escola (p > 0,05).

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

065

Tabela 4 Distribuio dos responsveis de acordo com o fato de ter adiado ou faltado consulta odontolgica da criana devido ao medo e/ou ansiedade da criana

Na Tabela 5 pode-se observar que o percentual de sentimento de desconforto alto (69.4%) entre os responsveis que afir maram que suas crianas apresentavam medo e/ou ansiedade quando vo ao dentista. Tabela 5 - Distribuio dos responsveis de acordo com o sentimento de desconforto devido ao medo e/ou ansiedade da criana relacionada ao tratamento odontolgico

Quando questionados sobre como classificaria a visita odontolgica de sua criana, a maioria considerou agradvel (86,0%) (Tabela 6). A maior parte dos entrevistados, justificou este fato relatando que a visita ao dentista importante/necessrio (Tabela 7).

066

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

Tabela 6- Distribuio dos responsveis de acordo com a classificao da visita de sua criana ao dentista

Tabela 7 Distribuio dos responsveis de acordo com a justificativa para a classificao agradvel da visita de sua criana ao dentista

A Tabela 8 apresenta a distribuio dos responsveis de acordo com a justificativa da visita ao dentista ser considerada desagradvel.

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

067

Tabela 8 Distribuio dos responsveis de acordo com a justificativa para a classificao desagradvel da visita de sua criana ao dentista

Na tabela 9 possvel verificar a distribuio dos responsveis de acordo com o fato de ter adiado ou faltado sua prpria consulta odontolgica devido ao medo e/ou ansiedade. O que j ocorreu com uma parcela significativa dos responsveis (23%). no se comprova diferena significante entre os dois tipos de escola (p > 0,05). Tabela 9 Distribuio dos responsveis de acordo com o fato de ter adiado ou faltado sua consulta odontolgica devido ao medo e/ou ansiedade

068

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

DISCUSSO
Aps a anlise dos dados, pode-se verificar, que a maioria dos responsveis informou avisar suas crianas previamente sobre a visita ao dentista, no entanto Mejre, Friis-Haschr e Holst13 ressaltaram que o preparo excessivo pode gerar um clima de ansiedade e expectativa no paciente infantil. Uma parcela significativa dos responsveis (17%) relatou que adiaria ou cancelaria a consulta odontolgica da criana caso a mesma apresentasse medo e/ou ansiedade no dia da visita ao dentista. Alm disso, para 69,39% dos pesquisados, o fato do paciente infantil apresentar medo e/ou ansiedade quando vai ao dentista gera um sentimento de desconforto. No entanto, a maioria (86,0%) classificou a visita de sua criana como agradvel. importante salientar que estmulos recebidos durante o tratamento dentrio processam-se de maneira diferente em cada indivduo, sendo que cada qual reage sua maneira, conforme caractersticas de sua personalidade. Assim, alguns expressam abertamente seus sentimentos, enquanto outros, no. O que pode, em algum grau, dificultar a percepo dos responsveis em relao ao medo e/ou ansiedade de suas crianas14. Entre os responsveis que consideraram a visita de sua criana ao dentista agradvel, alguns comentaram que a mesma era necessria, sendo melhor do que a criana ficar com o dente doendo em casa. Em contrapartida, na maioria das entrevistas, o dentista descrito como um profissional da sade, que cuida dos dentes e que tem um bom relacionamento com a criana. A imagem do profissional parece estar consistentemente relacionada com a comunicao que ele desenvolve com o paciente 15 . Os fatores mais importantes acerca do profissional, levantados pelos pacientes, so os comportamentais. As caractersticas do dentista ideal giram, principalmente, em torno de traos pessoais do profissional ligados relao dentistapaciente15,16,17. O pensamento do dentista como um promotor de sade para a criana, importante no s na preveno da doena mas tambm na cura, parece estar embutido na maioria dos relatos. Sendo comprovado por 92,18% dos responsveis, que afirmaram nunca ter adiado ou cancelado a visita devido ao medo ou ansiedade da criana. Entretanto, quando questionado sobre o seu prprio receio com relao experincia odontolgica, um

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

069

percentual significativo dos entrevistados (23%) informou que j faltou ou adiou a consulta odontolgica devido ao medo e/ou ansiedade. Pode-se sugerir que isso acontece, porque estas pessoas vivenciaram um maior nmero de experincias odontolgicas com a doena instalada e conseqentemente, servios curativos invasivos e dolorosos. Tais servios, provocam dor, favorecendo a exacerbao de medo e/ou ansiedade18, provavelmente adquiridos no perodo da infncia19,20. O medo e/ou ansiedade ao tratamento odontolgico deve ser considerado, pois a forma pela qual a criana elabora internamente essa experincia decisiva na formao de suas futuras expectativas e reaes. Os resultados desse estudo sugerem que o medo e/ou ansiedade pode ser um fator de risco para o no comparecimento ao dentista pela criana e como um fator inibitrio para o atendimento odontolgico, apesar de Csar, Narvai, Gatts e Figueiredo21 terem verificado que apenas 3,2% dos indivduos que no foram ao dentista nos ltimos 12 meses, o fizeram por medo. No entanto, outros autores 7,118,22,23 associaram o absentesmo odontolgico ao medo e ansiedade apresentados pelo paciente relacionado ao atendimento odontolgico.

Aps a anlise dos dados coletados, pode-se concluir que: - As crianas so avisadas previamente sobre a visita ao dentista pelos seus responsveis; - 17% dos responsveis adiariam ou cancelariam a visita ao dentista caso suas crianas apresentassem medo e/ou ansiedade no dia da consulta; - 7,8% dos responsveis informaram que j adiaram ou faltaram visita ao dentista de suas crianas devido ao medo e/ou ansiedade das mesmas; - Uma parcela significativa dos responsveis (23%) informou j ter adiado ou cancelado sua prpria visita ao dentista devido ao seu medo e/ou ansiedade.

CONCLUSES

070

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

SUMMARY
Anxiety of parents and /or children may influence the pattern of dental attendance and the purpose of this study was to evaluate fear and anxiety related to avoidance of dental visits. The sample consisted of 558 parents/guardians of five-years-old girls or boys, attending public or private schools in Recife, Brazil. A questionnaire was applied to parents/guardians through an interview, and related to the anxiety of parents/guardians and of their children. A significant proportion of the interviewed (17%) put off or cancelled the dental consultation of their child because of the childs anxiety on the day of the appointment. The majority of those interviewed felt discomfort due to the presence of fear and/or anxiety presented by the child. Finally, 23% of adults affirmed that they had already postponed or missed their own dental visits through fear and/or anxiety. This suggests that fear and/or anxiety is an inhibitory factor for dental attendance. key words: Anxiety, dental fear, absenteism

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. Rosenblatt A, Colares V. As emoes da criana pr-escolar no consultrio odontolgico uma abordagem psicossomtica. J.B.P., 2004; 7 (36): 198203. 2. Fourniol Filho A, Badra A. Atendimento odontolgico aos pacientes especiais In FOURNIOL FILHO A.Pacientes especiais e odontologia. So Paulo:Santos, 1998;131-76. 3. Castillo ARGL, Recondo R, Asbahr FR, Manfro GG. Transtornos de Ansiedade. Rev. Bras. Psiquiatr. 2000; 22 (suppl.2). 4. Dalgalarrondo P. A afetividade e suas alteraes. In__ Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed editora, 2000; 100-111. 5. Ballone GJ. Transtorno de ansiedade de separao na infncia. In PsicWeb, Psiquiatria Geral,internet,disponvel em <http://www.psiqweb.med.br/ infantil/aprendiza2.htlml> 2002. 6. Nardi AE. O tratamento farmacolgico da fobia social. Rev Bras. Psiqiatr. 1999; 21:4 7. Skaret E.. Dental anxiety and dental avoidance among 12 to 18 years old in Norway. Eur. J. Oral Sci. 1999; 107 (6): 422-428. 8. Olivieri JLS, Alves M.U. Controle de comportamento: a chave para o sucesso em odontopediatria. Rev. Pesq. Bras. em Odontopediatr e Clnica Integrada. 2001; 1: 3 9. Castro ME, Cruz MRS, Freitas JSA de, Barata JS. Fatores determinantes e influenciadores do comportamento da criana durante o atendimento odontolgico. J:B:P. 2001; 4 (21): 387-91. 10. Chadwick BL. Assessing the anxious patient. Dent Update. 2002; 29(9): 44854. 11. Jandrey CM, Drehmer TM. Absentesmo no atendimento clnicoodontolgico: o caso do Mdulo de Servio Comunitrio do Centro de Pesquisas em Odontologia Social UFRGS. Rev.Fac.Odontol. 1999; 40: 248. 12. Gspr J. Some background data about the hight dental anxiety of the Hungarian population. Fogorv Sz. 2004; 97(2):85-9.

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

071

13. Mejre I, Friis-Haschr E, Holst A. O paciente no tratamento odontolgico. In: KOCH, G. et al. Odontopediatria: uma abordagem clnica. So Paulo: Santos, 1995; 65-77. 14. Folayan MO; Idehen E, Ojo OO. Dental axiety in a subpopulation of African children: parentes ability to predict and its relation to general anxiety and behavior in the dental chair. Eur. J. Pediatr Dent. 2004; 28(2):155-61. 15. Gerbert B. Dentists and patients who love them: professional and patients view of dentistry. J Am Dent Assoc. 1994; 125(3):265-272. 16. Lahti SHT. Opinions of different subgroups of dentists and patients about the ideal patient. Community Dent Oral Epidemiol. 1995;23(2): 89-94. 17. Cruz JS, Cota LOM, Paixo HH, Pordeus IA. A imagem do cirurgio-dentista: um estudo de representao social. Rev Odontol Univ So Paulo. 1997; 11(4):307-13. 18. Singh KA, Moraes ABA, Bovi Ambrosano GM. Medo, ansiedade e controle relacionados ao tratamento odontolgico. Pesq. Odont. Bras. 2000; 14(2): 131-6. 19. Anderson JW. Fear in dental chair. Oral Health. 1997; 87: 9-12. 20. Manfro GG, Isolan L, Blaya C et al. Estudo retrospectivo da associao entre transtorno do pnico em adultos e transtorno de ansiedade na infncia. Rev. Bras. Psiquiatr. 2002; 24: 26-29. 21. Csar CLG, Narvai PC, Gatts VL., Figueiredo GM. Medo de dentista e demanda aos servios odontolgicos. R.G.O. 1999; 47: 191-194. 22. Costa SM, Moraes ABA. Medo em odontologia: um estudo com escolares. Rev. bras. Odontol. 1994; 51:.26-31. 23. Frana CC de; A ansiedade relacionada prtica odontopeditrica. (Monografia). Recife, Pernambuco: Faculdade de Odontologia de Pernambuco. 2003. 53 p.

072

Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v.40, n.1, p.001-110, jan./mar. 2004

You might also like