You are on page 1of 5

FACULDADE ITABIRANA DE DESENVOLVIMENTO DAS CINCIAS E TECNOLOGIAS

BACHARELADO EM SISTEMASDE INFORMAO Reconhecido - Portaria 921 de 17/03/2005 BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUO Autorizado - Portaria 182 de 06/06/2006 BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Autorizado - Portaria 300 de 27/06/2006

ESTUDO DIRIGIDO

1.Conceitue Epidemiologia. Epidemiologia a cincia que estuda os fatores externos que acarretam a doena. A estudando em atividades humanas e eventos associados, de forma a averiguar sua distribuio e freqncia, analisando os fatores determinantes para sua ocorrncia de forma a se estudar o tratamento, preveno e irradiao. 2.Conceitue Desenvolvimento Sustentvel

Desenvolvimento sustentvel o alinhamento do crescimento das atividades antrpicas com a conservao do meio ambiente. De modo a se utilizar o conceito dos 5rs ( reduzir,reutilizar,recusar,reciclar, repensar) em todo processo de fabricao ou realizao de alguma obra, visando suprir a necessidade das presentes e futuras geraes.

3.Descreva as conseqncias das aes antrpicas no ecossistema rural.

As aes antrpicas no ecossistema rural interferem toda as inter relaes entre a biota e a no biota (e suas sub relaes) de forma a alterar a impermeabilizao do solo (pela remoo de vegetao), tendo como conseqncia eroses, sedimentao do corpo hdrico pela lixiviao de matria, diminuio da carga de nutrientes disponveis no solo. Alm da disposio inadequada dos resduos (pela falta de um planejamento urbano) ocasionando sua disposio em valas de fundos de quintais, sem impermeabilizao e tratamento, gerando plumas de contaminao e proliferao de hospedeiros de diversas doenas.

4.Os determinantes Biolgicos - de agravos sade so conseqncias de quais aes antrpicas?

Os determinantes biolgicos de agravo a sade so conseqncia da inexistncia de saneamento bsico (tratamento de resduos lquidos e slidos, alm da disposio de drenagens urbanas) e presena da educao ambiental para orientar moradores sobre medidas de higiene bsica e medidas primrias de preveno de vetores.

5. Cite pelo menos 4 exemplos de impactos gerados pela migrao e ocupao desordenada e suas conseqncias para a sade humana.

So considerados exemplos de impactos gerados pela migrao e ocupao desordenada os itens mensurados abaixo:

Ocupao de locais irregulares, podendo os indivduos se sujeitar a agentes patognicos (locais sem condies bsicas), desmoronamentos (que coloca em risco a vida dos residentes);

Destinao inadequada de resduos, como vazadouros (lixes a cu aberto), as pessoas em contato com este local, sero afetadas por roedores (entre outros) que so hospedeiros de bactrias, como a causadora da Leptospirose;

Falta de drenagem urbana ou entupimento das bocas-de-lobo, acarretam, principalmente em locais planos, enchentes que so reservatrios para proliferao de agentes patognicos;

Falta de tratamento de esgoto gerando a proliferao de vrios vetores, sendo contaminada a populao por contato primrio com gua ou contato indireto.

6.Cite exemplos de determinantes sociais de agravos sade.

So determinantes sociais de agravo a sade: ocupao de lugares irregulares, falta de saneamento bsico e inexistncia de campanhas de educao ambiental.

7. Cite pelo menos 5 atividades que compem o saneamento do meio.

Disposio adequada dos resduos hospitales, ou seja, destinao final adequada; Tratamento de gua; Tratamento de esgoto; Destinao adequada dos resduos potencialmente reciclveis; Disposio adequada para os resduos da construo civil.

8.Quais as conseqncias da Inverso Trmica?

A inverso trmica ocasionada quando o ar no consegue realizar seu movimento convectivo, acarretando o acumulo de gases (poluentes) que podem gerar doenas respiratrias e aumento da temperatura local.

9. Quais os objetivos da sade pblica?

A sade pblica tem como objetivo buscar solues para problemas que levam ao agravo sade e da qualidade de vida da populao, considerando uma integrao entre os sistemas: scio-culturais, ambientais e econmicos.

10. Conceitue Medicina Preventiva

Medicina preventiva a cincia que trata das prevenes da doena, sendo consideradas medidas primrias. Orientando o individuo sadio para que realize medidas de precauo e o doente para que evite pegar a doena novamente. De forma a investigar as causas da doena que existem no ambiente que as rodeiam. 11. Sade estado de completo bem-estar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doenas. Resultante das condies de: Alimentao, habitao, educao, renda, meio ambiente, trabalho, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra, acesso a servios de sade. Disserte sobre essa afirmativa, considerando os fatores de riscos de agravo sade.

A afirmativa demonstra a correlao entre o ambiente e as condies psicolgicas de um indivduo, que sero favorveis para sua sade. Logo, uma pessoa com um quadro de bom estado emocional, mental, fsico ter maiores chances de ser uma pessoa saudvel.

12.

O perodo pr-patognico de uma determinada doena significa o

desequilbrio entre o agente e o hospedeiro. Exemplifique esta afirmao.

O perodo pr-patognico o momento anterior a instalao da doena e suas primeiras manifestaes, em que a condio do meio interferir para a proliferao do agente patognico e possvel interferncia na sade humana. Logo o momento para avaliao de condies bsicas de higiene, saneamento bsico e conscincia de como se prevenir certos malefcios trazidos pelos parasitas.

13.

O que vem a ser evoluo da doena?

A evoluo da doena ou perodo de patognese o momento em que o agente patognico j se instalou no individuo e iniciou suas primeiras alteraes no quadro clinico do mesmo. Seguindo-se de perturbaes bioqumicas em nvel celular, podendo evoluir para defeitos permanentes ou at a morte. 14. No seu ponto de vista qual a estratgia de preveno a melhor? Primria,

terciria ou secundria? Por qu? Cite um exemplo confirmando seu ponto de vista. No nosso ponto de vista a melhor estratgia de preveno a primria, j que neste momento o agente patognico ainda no se instalou no individuo. Sendo necessrio a implantao de medidas de saneamento bsico, educao ambiental e condies de higiene. Como exemplo possvel mencionar a leptospirose que ocorre muitas vezes pela falta de tratamento do esgoto, que se tornam reservatrios para proliferao de bactrias, contaminando hospedeiros como ratos e principalmente crianas ao brincarem na areia contaminada adquirem a doena.

15.

Quais seriam as medidas de preveno primria de doenas cardacas?

As medidas de preveno primria seriam: alimentao adequada, prtica de exerccios fsicos.

You might also like