You are on page 1of 15

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.

10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

LULA: AS VARIAES E O PRECONCEITO LINGSTICOS QUE O CERCAM


Juliana Fogaa Sanches Simm* Letcia Jovelina Storto*
Que a escola [...] saiba desenvolver a capacidade dos alunos para acolher as diferenas, com o mximo respeito por aqueles que as apresentam, sem o sentimento de que esto fazendo concesses ou sendo compassivos com os diferentes. Simplesmente, porque a diferena a parte mais significativa daquilo que nos faz iguais. (Irand Antunes)

RESUMO: H muito o ensino de lngua portuguesa, no Brasil, est restrito ao estudo da variedade escrita da lngua, sem considerar a oralidade e toda a sua importncia no cotidiano dos alunos. Desse modo, temos enraizado uma perspectiva reducionista em relao variao lingstica, pois no a tomamos como objeto de pesquisa em sala de aula, contribuindo para uma noo preconceituosa da lngua. Como todos os brasileiros, o presidente Luiz Incio Lula da Silva no est isento de apresentar, em sua linguagem, variaes de cunho estilstico e social. Porm, devido ao cargo de prestgio que assume, tem sido severamente criticado por no apresentar, em momentos de fala espontnea, um portugus conforme as normas arbitrariamente estabelecidas. Balizado na Sociolingstica, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar as variaes lingsticas existentes no discurso do atual presidente do Brasil, bem como o de verificar o preconceito lingstico que o envolve. Por meio das anlises efetuadas, foi possvel verificar que a linguagem humana , inerentemente, heterognea e varivel, demonstrando-se assim at mesmo na figura ilustre de nosso governante. PALAVRAS-CHAVE: Sociolingstica; Variao e Preconceito Lingsticos; Lula. ABSTRACT: A long time the teaching of Portuguese language, in Brazil, is restricted to the study of the language`s writing variety, without considering the orality and its importance in the student`s daily. Thus, we have rooted a reductionist view in relation to linguistic variation, because we dont take it as the object of research in the classroom, contributing to a prejudiced concept of the language. As all brazilian, the President Luiz Incio Lula da Silva is not free to present, in his language, stylistic and social variations. However, due to the important position he has, Lula has been severely criticized for not presenting, at moments of spontaneous speech, a portuguese arbitrarily laid down as the standard. Based on Sociolinguistics, the present study had as principal aim analyze the linguistic variations that exists in the speech of the current president of Brazil, besides checking the linguistic prejudice that involves his speech. Through the analysis done, it was possible to verify that the human language
* Alunas do Curso de Ps-Graduao em Estudos da Linguagem, nvel Mestrado, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Seus respectivos e-mails: julianaf.sanches@hotmail.com, le_storto@yahoo.com.br.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

is, inherently, heterogeneous and variable, corroborated even in the picture of our illustrious governor. KEYWORDS: Sociolinguistics; Variation and Linguistic Prejudice; Lula.

Introduo

O ensino de Lngua Portuguesa, ao longo de muitos anos, privilegiou apenas o uso da forma escrita, deixando de lado a lngua falada e as variaes existentes em todo o Brasil. Equivocadamente, considerava-se que, em nosso pas, no havia dificuldades de comunicao, pois a lngua era vista como homognea, sem problemas de inteligibilidade. Isso, infelizmente, se refletiu no ensino, o qual, por muito tempo, no considerava as variaes lingsticas existentes em todo territrio nacional. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998, p. 17):
Na dcada de 60 e incio da de 70, o ensino de Lngua Portuguesa orientado pela perspectiva gramatical ainda parecia adequado, dado que os alunos que freqentavam a escola falavam uma variedade lingstica bastante prxima da chamada variedade padro e traziam representaes de mundo e de lngua semelhantes s que ofereciam os livros e textos didticos.

Geraldi (1997), no entanto, ao discorrer sobre a democratizao do ensino, afirma que nos anos 1970-1980, o crescimento da populao escolar nas escolas pblicas do estado de So Paulo foi da ordem de um milho e meio de crianas. Nesse sentido, as escolas deixaram de receber somente crianas de classe social privilegiada e passaram a receber crianas de todas as ordens sociais. Contudo, existia um conflito entre a variedade trazida pelos alunos e a variedade lingstica escolar. Camacho (1988, p. 38) aponta que:

inevitvel que resulte dessa relao um conflito entre o sistema de regras normativas imposto pela escola e o padro lingstico aceito na comunidade de que a criana membro. Pode-se afirmar sem receio que o prejuzo decorrente desse conflito atinge os setores menos privilegiados da sociedade.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

Com a democratizao do ensino, os professores passaram a trabalhar com diferentes pblicos, porm a prtica, em sala de aula, nem sempre acompanhou essas mudanas e, por isso, os conflitos passaram a ser uma constante no ambiente escolar. Muitos docentes no consideravam as variedades prprias dos grupos sociais dos alunos, trabalhando apenas a norma padro nas aulas de Lngua Portuguesa. importante apontar que, para os PCNs:
No existem, portanto, variedades fixas: em um mesmo espao social convivem mescladas diferentes variedades lingsticas, geralmente associadas a diferentes valores sociais. Mais ainda, em uma sociedade como a brasileira, marcada por intensa movimentao de pessoas e intercmbio cultural constante, o que se identifica um intenso fenmeno de mescla lingstica, isto , em um mesmo espao social convivem mescladas diferentes variedades lingsticas, geralmente associadas a diferentes valores sociais (Brasil, 1998, p. 29).

Sabemos que a lngua utilizada no dia-a-dia das pessoas no a mesma imposta, desde o incio da colonizao, pela gramtica tradicional. Todavia, de acordo com os PCNs (BRASIL, 1998), o aluno, ao iniciar sua vida escolar, j conhece, pelo menos, uma das variedades que compe a sua lngua materna, ou seja, aquela que aprendeu pelo fato de estar inserido em uma comunidade de falantes. Esse documento explica que o estudante capaz de perceber que as formas da lngua apresentam variao e que determinadas expresses ou modos de dizer podem ser apropriados para certas circunstncias, mas no para outras (Brasil, 1998, p. 81). Desta forma, o professor deve estar preparado para ensinar-lhe como utilizar as variaes existentes na lngua, dependendo da situao, visto que h formas mais refletidas de falar e, por outro lado, outras mais relacionadas realidade do educando. preciso deixar claro que o ambiente escolar deve assumir uma postura na qual o preconceito lingstico seja banido. Para isso, os PCNs (BRASIL, 1998) apontam que as variedades lingsticas que mais se afastam da gramtica padro no podem ser tratadas como desvios ou incorrees. Pelo contrrio, deve ficar claro ao aluno que existem situaes nas quais o falar deve ser adaptado e que no h uma variedade melhor/ pior ou mais correta/ errada do que outra. Nesse sentido, objetivamos analisar as variaes existentes no discurso do Presidente Luis Incio Lula da Silva, haja vista que o seu falar apresenta, em especial, as variaes social e

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

estilstica. Justifica-se essa escolha pela necessidade de adaptao de seu idioleto posio de chefe de estado, visto que, como sabido por muitos, sofria preconceito lingstico por no possuir um linguajar adequado ao cargo pblico que almejava assumir.

1. Variao Lingstica

Todos os falantes de uma lngua apresentam distines, ora coletivas, ora individuais, que se refletem na sua linguagem, de modo a que os membros de uma nao, ligados por traos socioculturais, econmicos e polticos, tradicionalmente firmados, identificam-se e distinguem-se dos membros de outra pelo seu instrumento de comunicao (CAMACHO, 1988, p.29). Desse modo, no h lngua sem variao, pois a lngua, como os seus falantes, heterognea. por meio do contato entre lnguas (ou o contato entre falantes) que elas se individualizam, modificam e variam. Assim, a lngua pode caracterizar e identificar os naturais de uma regio. Alm disso, no s pelo contato, mas tambm historicamente as lnguas sofrem alteraes, pois uma lngua um objeto histrico, enquanto saber transmitido, estando, portanto, sujeita s eventualidades prprias de tal tipo de objeto. Isso significa que se transforma no tempo e se diversifica no espao (CAMACHO, 1988, p.29). Mas os fatores de diversidade lingstica no ficam limitados a esses dois aspectos, so tambm condicionados s caractersticas sociais (idade, sexo, classe social, escolaridade etc.) e estilsticas (estilo formal, informal, coloquial, culto etc.). Isso nos faz considerar que a variao lingstica ocorre tambm individualmente, isto , um mesmo sujeito utiliza diferentemente a lngua que fala, situando-a com o tempo, espao, interlocutor(es), objetivo(s) etc. da interao. Assim, um sujeito que se dirige a um dos membros de sua famlia, em nenhuma hiptese, usar as mesmas formas de outra situao em que se encontre perante um superior hierrquico (CAMACHO, 1988, p.30). Podemos, ento, separar as variaes lingsticas em quatro modalidades: histrica, geogrfica, social e estilstica. Na histrica, as mudanas ocorrem gradativamente com o tempo, pois uma forma prestigiada ser, futuramente, substituda por outra, a qual, em princpio, utilizada por um grupo de falantes como uma variao da norma padro. Assim, as duas variantes diacrnicas, a

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

substituta e a substituda, a rigor no coexistem num mesmo plano temporal, uma vez que uma deve cair em desuso para que a outra sobreviva (CAMACHO, 1988, p.30). interessante verificar que a variante substituta, ao se propagar, adotada por um grupo

socioeconomicamente expressivo (CAMACHO, 1988, p.30), ou seja, a partir do instante em que a elite da sociedade aceita essa variante, ela passa a ser prestigiada, substituindo a anterior, e dicionarizada. A variao geogrfica, por sua vez, aquela que ocorre espacialmente. Desse modo, falantes brasileiros da regio sul do pas tm variantes (fonticas, lexicais, semnticas etc.) distintas dos falantes da regio nordeste, por exemplo. J a variao social decorre de muitos fatores: escolaridade, classe social, faixa etria, sexo, profisso etc., isolados ou conjugados entre si. A variao social o resultado da tendncia para maior semelhana entre os atos verbais dos membros de um mesmo setor sociocultural da comunidade (Ibidem, p.32). Como exemplo disso, Camacho (1988) observa que h distino entre: a) o falar dos homens e o das mulheres, as quais apresentam uma linguagem mais afetiva, mais sonora; b) o falar dos jovens, marcado principalmente pelas grias, como forma de identificao do grupo e de negao do considerado ultrapassado. O autor ressalta, ainda, a existncia de comunicao entre os falantes de estratos sociais distintos e a possibilidade de influncia mtua entre padres lingsticos, pois, o intercmbio cultural e profissional entre indivduos de meio diverso possibilita a adaptao das formas de expresso de um para outro grupo (Ibidem, p.33). A variao estilstica determinada pelo contexto da interao, pois os falantes modificam o seu modo de falar conforme as circunstncias em que se encontram e os objetivos que almejam. Desse modo, no falamos numa entrevista de emprego da mesma forma como falamos num jogo de futebol, por exemplo. Tal adequao decorre de uma seleo dentre o conjunto de formas que constitui o saber lingstico individual, de um modo mais ou menos consciente (CAMACHO, 1988, p.34). Assim, a atividade lingstica pode apresentar-se ora mais formalmente, ora mais informalmente. Salientamos, por fim, que as variaes lingsticas no coexistem de forma independente, mas entrelaam-se, completam-se, de modo que um mesmo falante apresente mais de uma dessas modalidades num s momento de fala.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

2. As variaes de Lula em 1989: candidato presidncia

No h como negar que o Brasil um pas culturalmente diversificado, basta relembrar seu passado de colonizao e toda a influncia advinda de seus colonizadores e imigrantes, resultando numa miscigenao de raas. Diante de toda essa heterogeneidade lingstica torna-se impossvel uniformizar ou aprisionar a lngua, isso seria negar toda a histria de uma nao, pois a lngua um lugar de marcao de identidades (POSSENTI, 2002, p.109). No que se refere diversidade de um idioma Camacho (1988, p. 29) declara:

As diferenas entre os idiomas, que caracterizam e mesmo identificam os nativos de uma nao, esto longe de ser o nico e mesmo principal fator da diversidade lingstica. Uma lngua um objeto histrico, enquanto saber transmitido, estando, portanto, sujeita s eventualidades prprias de tal tipo de objeto. Isso significa que se transforma no tempo e se diversifica no espao.

Bortoni-Ricardo (1986) aponta ser um mito pensar que somos um pas privilegiado, no qual a comunicao ocorre sem problemas de intergibilidade, o que um equivoco j que a sociedade (e a lngua) heterognea e diversificada, da a existncia de variaes e variantes lingsticas. Essa no homogeneidade, que prpria da linguagem, pode ser notada at mesmo nos discursos de Lula, os quais comportam muitas variedades, dependendo do contexto. Durante a campanha presidencial de 1989, em um programa de auditrio do canal SBT , o ento candidato foi entrevistado por artistas sobre suas propostas. Seguem trechos de algumas de suas respostas:
1

Silvio primeiru eu queria cumpriment voc segundu eu queria cumpriment o auditriu e cumpriment o telespectadores purque eu achu muintu importanti o momentu polticu qui estamus vivendu. um momentu qui por mais qui as pessoas no goste di poltica dipois di trinta anus essi o momentu mais rico qui nossu est vivendu e importanti que as pessoas saibam tirar proveitu dissu analisandu cada candidatu
1

Extrado de <http://www.youtube.com/watch?v=pzXVFy9QZkU> e transcrito grafematicamente pelas autoras.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

analisandu as propostas o programa di governu purque a partir do dia 15 de novembru se Deus quis ns teremus um novu pas

primeiru suspenso du pagamentu da dvida externa terceru acab: cum a especulao financera nessi pas baixandu as taxa de juru dipois nis teramus qui adot uma poltica di: ... agrcula ... e uma poltica di reforma agrria... i eu achu qui fazendu isso nis iramos termin a inflao nessi pas a curto espau de tempu

Lula deixa transparecer o seu lugar de cidado comum de infncia humilde, pois comete vrios desvios em relao lngua culta , conseqncia do pouco estudo que teve. Ele foi um menino pobre, filho de lavradores, nascido em Garanhus, interior de Pernambuco, seus pais so Aristides Incio da Silva e Eurdice Ferreira de Mello. Em 1952, aos sete anos, ele acompanhou a famlia que deixou as dificuldades da seca no Nordeste para se instalar em Vicente de Carvalho (SP), onde vendia amendoim e tapioca no centro da cidade praiana. Foi vendedor ambulante, engraxate, trabalhou em uma tinturaria e, aos 19 anos, perdeu o dedo mnimo da mo esquerda numa fbrica no ABC paulista, amputao essa que se tornou uma referncia a ele, estigmatizando-o, conforme figura abaixo:
4 3 2

2 3

Lula foram retiradas dos sites: e http://www.afolhanet.com.br/biografias/lula.htm. 4 A figura s coerente a partir do momento que se conhece a referncia a ela feita por meio da ausncia do dedo.
<http://groups.msn.com/LULAPRESIDENTE/biografiadelulaii.msnw>

Optamos pelo termo culta por se tratar de lngua falada. As informaes sobre a biografia

de

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

Retornando entrevista, podemos verificar variaes de duas ordens: estilstica e social. Observamos, no exemplo, desvios fonticos e sintticos em relao ao padro culto, como a falta de concordncia nominal em o telespectadores, baixandu as taxa de juru, metaplasmo por apcope como em cumpriment e acab e alamentos, segundu, qui e vivendu. Esses fenmenos so caractersticos da variao social, a qual decorre de muitos fatores: escolaridade, classe social, faixa etria, sexo, profisso etc., isolados ou conjugados entre si (CAMACHO, 1988). No caso de Lula, os desvios ocorrem devido pouca escolarizao, origem humilde e ao fato de ter sido lder sindical. Como dito anteriormente, as variedades sociais, ao interagirem, se influenciam, pois, retomando a citao de Camacho (1988, p.33), o intercmbio cultural e profissional entre indivduos de meio diverso possibilita a adaptao das formas de expresso de um para outro grupo. Esse fato percebido quando Lula usa a concordncia nominal, mostrando que no so em todos os momentos que ele deixa de usar tal recurso, visto que a situao de comunicao analisada exige uma linguagem mais formal, pois era candidato a presidente. Ainda, por causa do preconceito lingstico que a pode envolver, a variao social pode ser um fator de estigma, pois os falantes das formas estereotipadas so, em muitos casos, repreendidos pelo seu idioleto. Isso no foi diferente com Lula, o qual, at hoje, tem sido ridicularizado por sua falta de estudo e por suas origens longe da norma culta da lngua.

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

Esse exemplo comprova que, infelizmente, a questo do preconceito lingstico no ocorre somente dentro do ambiente escolar. A sociedade tambm impe que o falar correto aquele pertencente variedade socialmente privilegiada. A respeito disso, Camacho (1988, p. 38) corrobora apontando que comum a imposio da norma lingstica do grupo dominante, dos setores mais favorecidos da sociedade, como a correta ou de prestgio, e explica que o cultivo de uma gramtica essencialmente normativa (...) coincide com o padro geralmente aceito pelos setores privilegiados da sociedade. A gramtica do tipo normativo decorre de uma concepo no s conservadora, mas sobretudo elitista. A outra modalidade de variao apresentada pelo entrevistado, a estilstica, se caracteriza/ qualifica de acordo com as condies de produo da lngua, porque os falantes modificam o seu modo de falar conforme as circunstncias em que se encontram e os objetivos que almejam. Assim, no falamos em uma entrevista da mesma forma como falamos em um jogo de futebol, por exemplo. Tal adequao decorre de uma seleo dentre o conjunto de formas que constitui o saber lingstico individual, de um modo mais ou menos consciente (CAMACHO, 1988, p.34). No exemplo seguinte, podemos verificar que os termos que Lula utiliza no so prprios de uma linguagem coloquial, mas de uma situao formal, adequados ao tema em pauta:

suspensu du pagamentu da dvida externa terceru acab: cum a especulau financera nessi pas baixandu as taxa de juru

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

As palavras suspenso, dvida externa, especulao financeira taxas de juros no foram escolhidas arbitrariamente, mas de modo a estarem em conformidade com o cargo visado por ele. Isso nos faz considerar, como no exemplo, que a variao lingstica ocorre tambm individualmente, isto , um mesmo sujeito utiliza diferentemente a lngua que fala, situando-a com o tempo, espao, interlocutor(es), objetivos etc. da interao. Em outras palavras, de acordo com as condies de produo em que o falante da lngua se encontra, ele moldar a sua linguagem, pois um sujeito que se dirige a um dos membros de sua famlia, em nenhuma hiptese, usar as mesmas formas de outra situao em que se encontre perante um superior hierrquico (CAMACHO, 1988, p.30). O falante, ao dizer algo, deve adequar a sua fala aos tipos de receptores. Nesse caso, convm refletir sobre o papel do professor. Muitas vezes o docente impe a norma culta como a nica aceitvel, no considerando que existe uma variao estilstica, que determina como cada falante deve se comportar diante as diferentes situaes de sua vida. Antunes (2007) tambm fala a esse respeito, afirmando que um dos equvocos sustentados pela falta de perspectiva o de que:
Toda atuao verbal deve estar conforme as regras da norma culta. Ou seja, norma culta, sempre; a qualquer hora, em todo lugar, independentemente das condies de realizao da atividade. Uma espcie de uniformidade incondicional; de nivelamento por cima, como acreditam alguns. Ora, essa pretenso no passa de uma idealizao, sem condio alguma de poder vir a realizar-se. Em nenhuma lngua. Os prprios usurios se encarregam de desmistificar essa idealizao. (ANTUNES, 2007, p.103)

Nenhum indivduo consegue, a todo tempo, ter uma fala homognea, como se a lngua fosse uniforme em todos os momentos. Antunes afirma que o bom uso da lngua aquele que adequado s condies de uso (2007, p. 104) Assim, conforme a anlise realizada, ratificamos a coexistncia de caractersticas essenciais de cada tipo de variao num mesmo enunciado, pois no existem de forma independente (CAMACHO, 1988).

3. Lula, Presidente do Brasil, as variaes permanecem?

10

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

Apesar da anlise acima exposta, Lula, aps a sua primeira eleio presidncia, modificou a sua linguagem em relao candidatura em 1989. Isso se deve ao trabalho realizado pelo seu marqueteiro, Duda Mendona, o qual objetivava transparecer um Lula light, o Lulinha paz e amor. Alm disso, almejou alterar o modo de falar e a postura do presidente, que, cansado de derrotas, desejava mudar de imagem para alterar o seu destino e, quem sabe, o do Brasil. No documentrio de Joo Moreira Salles, Entreatos, Lula, ex-operrio, sem qualquer formao intelectual, porm mais maduro, cita Duda Mendona, para dizer que o importante no o que se diz s pessoas, mas como as pessoas compreendem o que se tenta dizer a elas. Silva (2006) expe que essa uma sntese perfeita da transformao de Lula. Apesar disso, o presidente no abandonou por completo suas origens, pois, em alguns momentos, recorre a figuras de linguagem, como a metfora, e escorrega na norma culta. Isso ocorre, principalmente, nos discursos improvisados, quando, por exemplo, convidou os patrcios a tirarem o traseiro da cadeira para procurar juros mais baixos em outros bancos, que no os em que so presentemente enforcados . Traseiro no um termo adequado para um governante utilizar ao falar com a populao. Esse vocbulo informal no est bem colocado no seu discurso, pois sua fala deveria estar de acordo com a posio que assume, no sendo plausvel esta variao estilstica no contexto no qual est inserida. Assim, nas improvisaes, Lula deixa transparecer o seu lugar de cidado comum de infncia humilde. Mesmo depois do seu primeiro mandato, durante a campanha eleitoral de 2006, Lula ainda apresentava desvios da norma culta, levando-o novamente estigmatizao, de modo a ridicularizarem-no em vdeos presentes no site You Tube, dos quais analisamos alguns trechos . Na frase, peg dinheiro pra pag as conta, Lula apresenta alguns metaplasmos que so estereotipados para um presidente como a apcope em peg e pag e a sncope em pra,
7 6 5

5 Extrado do site < http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=10945>. 6 Trechos copiados do site <http://www.youtube.com/watch?v=qA_cSoDhOes&feature=related> 7 Las figuras de metaplasmo consisten en la utilizacin de formas lxicas que seran, en teora, incorrectas en la lengua ordinaria. Las ms conocidas de estas figuras son las licencias mtricas. Las figuras de metaplasmo son las siguientes: prtesis, epntesis, pargoge, afresis, sncopa, apcope, distole o ctasis, sstole, diresis, sinresis, sinalefa, ecthlipsis y mettesis (http://es.wikipedia.org/wiki/Metaplasmo#Figuras_de_metaplasmo).

11

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

alm da falta de concordncia nominal em as conta, que ressaltada no comentrio preconceituoso do autor do vdeo:

Outro exemplo da mesma forma que ela descobriu o caso sanguessunga, no qual ocorre uma nasalizao, sanguessunga, com o acrscimo de um fonema no interior da palavra. Para esse enunciado, o vdeo traz uma pequena ironia:

Encontramos outro fenmeno fontico, uma paragoge (acrscimo de fonema final do vocabulrio), na seguinte frase: um carro flexil. Para a qual, temos o comentrio:

12

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

Alm desses, temos outros excertos que exemplificam a coloquialidade do linguajar lulino. Em no queira qui em quatro anus eu conserto o que vocis destruiru em quatro sculu, notamos alamentos (qui, anus, sculu), ausncia de concordncia verbal (conserto) e nominal (quatro seculu, vocis destruiru) e epntese (vocis). Como em todos os desvios de Lula apresentados no vdeo, esses apresentam uma crtica bastante pejorativa, tanto que o enunciador busca imitar o que considera tropeos lingsticos do presidente:

Em um ltimo trecho selecionado, qui sabe perfeitamente bem cum qui a sociedade brasileira..., observamos, alm dos fenmenos j analisados, a presena de uma aglutinao em cum. De acordo com Possenti (2002), este termo carrega um forte valor estereotipado, por no ser comum na fala de pessoas cultas, e, principalmente, por causar impacto social. Mais uma vez, o vdeo satiriza a expresso usada por Lula:

Na anlise dos exemplos ocorrem, segundo Possenti (2002, p. 322), dois tipos de problemas: marcadores. Neles, as formas lingsticas distinguem falantes de classes diversas de uma mesma regio e indicam, por exemplo, formalidade maior ou menor. (POSSENTI, 2002).

13

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

Com esses exemplos possvel notar o preconceito lingstico em relao a variao social. Lula, por causa da posio que assume, incisivamente criticado por no se apropriar devidamente da norma culta em todos os momentos de fala formal, exceto na leitura de discursos previamente preparados por seus assessores. Desta forma, observamos novamente a presena de variao estilstica e social nos dizeres de Lula, demonstrando que mesmo aps quase duas dcadas ele ainda no dominava o padro culto exigido a um presidente, por isso tantos esteretipos e preconceitos.

Consideraes Finais

A linguagem um lugar de interao, pois por meio dela que os sujeitos se comunicam e interagem scio-culturalmente. Para Barboza (2007, p.14), a lngua no usada de modo homogneo por todos os seus falantes, uma vez que at os falantes so heterogneos em muitos sentidos: histrico, psicolgico, social, familiar etc. J que a lngua s existe em sociedade, e toda sociedade inevitavelmente heterognea, mltipla, varivel e, por conseguinte, com usos diversificados da prpria lngua (ANTUNES, 2007, p.104). Desse modo,

A lngua no una [...], ou seja, no indivisvel; ela pode ser considerada um conjunto de dialetos. Algum j disse que em pas algum se fala uma lngua s. H vrias lnguas dentro da oficial. E no Brasil no diferente. Cada regio tem seus falares, cada grupo sociocultural tem o seu. Pode-se at afirmar que cada cidado tem o seu. A essa caracterstica da Lngua damos o nome de variao lingstica (CATARINO, 2008)

Portanto, a anlise desenvolvida neste trabalho demonstrou, por meio dos exemplos, que a variao latente lngua, principalmente pelo fato de uma importante figura nacional estar sujeito a ela. Enfim, esperamos ter aguado a curiosidade a respeito do que, de fato, a lngua nos oferece e dos estudos sobre esse importante fenmeno lingstico, a variao.

Referncias ANTUNES, Irand. Muito alm da gramtica: por um ensino de lnguas sem pedras no caminho. So Paulo: Parbola, 2007.

14

Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura Ano 05 n.10 - 1 Semestre de 2009- ISSN 1807-5193

BARBOZA, Teresinha Pereira. Pensando a lngua em suas diferentes formas: uma nova abordagem em relao ao ensino de lngua portuguesa. 2007. 55p. Monografia (Especializao em Lngua Portuguesa) Universidade Estadual de Londrina, Londrina. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Problemas de comunicao interdialetal. Tempo Brasileiro, n.53/54, jul.-dez. 1986, p.09-31. Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua portuguesa/ Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. CAMACHO, Roberto Gomes. A variao lingstica. In: SO PAULO. Secretaria de Educao. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas. Subsdios Proposta Curricular de Lngua Portuguesa para os 1 e 2 graus: coletnea de textos. So Paulo: SE/CENP. 1988, v.I, 53-9, p.29-41. CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Variao dialetal e ensino institucionalizado da lngua portuguesa. In: BAGNO, Marcos. Lingstica da norma. So Paulo: Loyola, 2002, p.27-36. CATARINO, Dlson. Variao lingstica. Disponvel http://dilsoncatarino.blogspot.com/2008/02/variao-lingstica.html, acessado em 03/10/2008. GERALDI, Joo Wanderley. Portos de Passagem. 4 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997. POSSENTI, Srio. Um programa mnimo. In: BAGNO, Marcos. Lingstica da norma. So Paulo: Loyola, 2002. SILVA, Juremir Machado da. O governo Lula em revista: o jornalismo como fenmeno de descobrimento (a cobertura de Veja). Revista FAMECOS, Porto Alegre, n 29, abril 2006. em:

15

You might also like