You are on page 1of 6

Primeira parte Texto base Lucas 7.11-17 Tema: “Jovem a ti te digo: Levanta-te” I.

Análise dos personagens dessa história  Não há registro que essa mulher servia Jesus, nem que ela foi salva por ele.  Nem mesmo sabemos o seu nome, só a conhecemos como a “viúva de Naim”.  Nem tão pouco se essa mulher cria em Jesus.  Não se sabe se Jesus a conhecia, nem se conhecia seu filho ou seu marido.  Essa mulher não fez nenhum pedido a Jesus, nem houve ninguém que intercedesse por ela. Por que Jesus ajudou essa mulher?  A explicação está no verso 13. (ler) Jesus sentiu compaixão da sua situação dramática. (perda do marido e agora do seu filho) A palavra “íntimo” significa – que está dentro. Que atua no interior. Muito cordial ou afetuoso. Compaixão significa – Pesar que nos desperta a desgraça de outrem, dó, piedade.

II.

A expressão “sentiu íntima compaixão” revela os sentimentos verdadeiros de Jesus, ele não foi superficial, partiu de dentro dele (do seu íntimo), o sentimento (de compaixão) para ajudá-la. III. Com essa atitude Jesus revelou ser um fiel cumpridor dos profetas e da lei de Deus  Jesus cumpriu o que estava escrito na lei. (Ler Mt 5.17)  Ordenanças de Deus para as viúvas. (Ler Ex 22.21-24; Dt 10.17,18)

1

 Jesus ao defender a causa desta mulher não estava demostrando só uma boa ação ou um ato de misericórdia. Esperava-se que ele fosse o próximo cabeça da casa. Ler Gn 35. O estado de viuvez traz sofrimento à família inteira. o filho primogênito mantinha o lugar de honra no seio da família. Qual o papel do filho mais velho na cultura judaica?  Sob a lei mosaica. Obs: Jesus cumpriu seu papel como filho primogênito. era uma questão de cumprir os princípios e observâncias dos mandamentos de Deus.21. o primogênito recebia a porção dobrada da herança da família.  Seu estado emocional e psicológico estava muito abalado. psicológica e espiritual delineia-se para o lar que perde o provedor (nome dado ao chefe da família).  Ver o exemplo de Rúben. 2 .30) Obs: acredita-se que Rubén não impôs respeito aos seus irmãos.3-4.  Havia perdido seu único filho. Resumo da primeira parte  A mulher havia perdido seu provedor (seu marido). V. pois não tinha quem continuasse sua genealogia. (Ler Jo 19.  Ao morrer o pai. que recebia o direito de primogenitura. VI.20. pelo fato de ter desonrado seu pai Jacó.  Só lhe restavam algumas opções: ou voltar para a casa do seu pai.26.22.29.49. deitando-se com a concubina dele chamada Bila.27).IV. ou ser uma prostituta. pois uma nova realidade financeira. o cuidado para com a viúva era considerado uma responsabilidade do filho mais velho. Definições: o que é o estado de viuvez?  É o estado social e psicológico de um cônjuge quando da morte de outro.  No costume judaico. no decurso de sua vida assumia a maior responsabilidade por seus atos e de seus irmãos. (Ler Gn 37.  Havia perdido seu nome na história judaica.22.

Com a palavra dita por Jesus à mulher. com a ressurreição de seu filho o “choro tornou-se riso” e “da tristeza fez-se celebração” e “da morte fez-se vida”. a profunda tristeza da viúva cedeu lugar a uma grande alegria no seu coração.38-40). Jesus deu uma lição aos fariseus. pois em seu ministério ele criticava a forma como esses religiosos tratavam a causas das viúvas. 3 . (Ler Mc 12.

14.  É um Deus que gosta das coisas bem feitas e exige ser respeitado. Vamos falar de 04 atitudes: precisamos conhecer a Deus . Levantar-se diante de Deus significa: 1.14 Tema: “Jovem A ti te digo: Levanta-te” “Levantar significa pôr-se de pé.10. parado e ao ouvir a ordem de Jesus se pôs de pé e começou a falar. em relação à sua obra. Levantar diante de Deus significa tomar algumas atitudes. erguer-se. Outros têm Deus como um “um Deus malvado e intolerante” – aquele que fica só esperando um ato errado para castigar e punir.9.orar e buscar experiências com Deus e não ter vergonha de assumir publicamente seu compromisso com Deus. “morto” na sua presença. Dt 5. “Não brinque com Deus!” Quem é o Deus que servimos?  É um Deus poderoso. tomar posição. pois ele não quer nos ver parado “inerte”.Segunda parte Texto base Lucas 7.conhecer a sua palavra . 4 .  É um Deus zeloso – ler Ex 34. criador e existe para ser adorado. ter atitude”. Conhecer a Deus  Quem é Deus pra você?  O que ele representa na sua vida?  Como é seu relacionamento com ele? Muito tem Deus como o “gênio da lâmpada” – aquele que realiza todos os seus desejos. Alguns têm Deus como um “paizão amoroso” – aquele que tolera seus caprichos e sempre está ao seu lado. O jovem filho da viúva estava morto.

21.92  A Bíblia é a inerrante palavra de Deus. John Piper falou: “arranque as minhas pernas. 776 mil palavras. É um Deus criador – ler Gn 1.  Só conhecemos a Deus. mas também ele abençoa os que lhe obedecem – Dt 28.2.  A bíblia tem 3.189 capítulos e 31 mil versos. pois eu entro no céu em pernas.1-12.1-11).1.Dt 28.3 nos Diz: “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” Levantar-se diante de Deus significa: 2. Conhecer a sua palavra . 5 . leia a sua bíblia”. precisamos conhecer a bíblia pra vencermos as investidas de satanás ( ver Mt 4. pois ela é o termômetro de sua caminhada com Deus.  42 % dos pastores não leram a bíblia toda uma vez.5 milhões de letras. Ignorar a bíblia é ignorar o próprio Deus. Alguns dados da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB  84 % dos crentes não leram a bíblia toda uma vez.15.A Bíblia ler Sl 119.4.  Conhecendo a palavra você não peca – ler Sl 119.  É Deus que castiga o desobediente .3.  A Bíblia é o manual do candidato a morar no céu.  É um Deus poderoso – ler Sl 139.1. 1. Oséias 6. mas não arranque a minha bíblia.11  Conhecendo a palavra você purifica seu caminho – ler Sl 119. “Ame a sua bíblia.1-6  Conhecendo a palavra você conhece a vontade de Deus – ler 1º Ts 4.  É um Deus que se agrada de nós quando o obedecemos – ler 1º Sm 15.9  Conhecendo a palavra você progride – ler Sl 1. se conhecermos a Bíblia. mas não entro no céu sem bíblia”.

Oração = Súplica  Orar é falar com Deus.17.Ter experiências com Deus  O nosso Deus é vivo e isso nos permite interagirmos com ele.  Precisamos orar.33.Ler Dt 10.Mc 8.6.12.  As experiências de Davi – ler 1º Sm 17.22  A casa de Deus é casa de oração – ler Mc 11.15.37. 2º Cr 7.36.o que você seria capaz de fazer para o seu Deus? Você teria vergonha?  O que Deus quer de nós .Levantar-se diante de Deus significa: 3.9-13.  Jesus nos ensinou a fazer pedidos em oração – ler Mt 21.17. Jesus nos ensinou . Orar e buscar experiências com Deus 1º . 6 .  Daniel e seus amigos tiveram experiências reais com Deus. Mt 10. 2º .  Ver o vídeo .38. Não ter vergonha de assumir publicamente seu compromisso com Deus  O resultado dos que tem vergonha de Deus . Quais suas experiências com Deus? O que você tem aprendido com ele nessa caminhada? Levantar-se diante de Deus significa: 4.ler Mt 6.