You are on page 1of 7

Que Maravilha! # 02/03 Uma oportunidade imperdvel - Salmo 84.

5-8

UMA OPORTUNIDADE IMPERDVEL


Salmo 84.5-8 5 Como so felizes os que em ti encontram sua fora, e os que so peregrinos de corao! 6 Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono tambm o enchem de cisternas. 7 Prosseguem o caminho de fora em fora, at que cada um se apresente a Deus em Sio. 8 Ouve a minha orao, Senhor Deus dos Exrcitos; escuta-me, Deus de Jac. [Pausa]

QUE MARAVILHA!
Domingo passado iniciamos uma srie de trs mensagens no Salmo 84. Observamos que o nosso salmo est dividido em trs partes. Cada uma delas separada da outra pela expresso Sel ou Pausa. O que notamos nos trs pargrafos o estado de maravilha do salmista. Sl 84.1-4 - Maravilhado pela comunho em Sio 1 Como agradvel o lugar da tua habitao, Senhor dos Exrcitos! 2 A minha alma anela, e at desfalece, pelos trios do Senhor; o meu corao e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo. 3 At o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus lhotes, um lugar perto do teu altar, Senhor dos Exrcitos, meu Rei e meu Deus. 4 Como so felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! [Pausa] Sl 84.5-8 - Maravilhado pela oportunidade de peregrinao at Sio 5 Como so felizes os que em ti encontram sua fora, e os que so peregrinos de corao! 6 Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono tambm o enchem de cisternas. 7 Prosseguem o caminho de fora em fora, at que cada um se apresente a Deus em Sio. 8 Ouve a minha orao, Senhor Deus dos Exrcitos; escuta-me, Deus de Jac. [Pausa] Sl 84.9-12 - Maravilhado pelo dia passado em Sio 9 Olha, Deus, que s nosso escudo; trata com bondade o teu ungido. 10 Melhor um dia nos teus trios do que mil noutro lugar; prero car porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos mpios. 11 O Senhor Deus sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; no recusa nenhum bem aos que vivem com integridade. 12 Senhor dos Exrcitos, como feliz aquele que em ti cona!
- 1 Pr. Leandro B. Peixoto IGREJA BATISTA CENTRAL DE CAMPINAS www.ibcentral.org.br

Que Maravilha! # 02/03 Uma oportunidade imperdvel - Salmo 84.5-8

UM LUGAR IRRESISTVEL Na primeira mensagem da srie, ns olhamos para o Salmo 84.1-4,


e investigamos as coisas que faziam o lugar da habitao de Deus serem to especiais para Davi. Utilizamos a experincia do salmista e aprendemos porque a igreja um lugar irresistvel. Paulo arma que Deus se faz presente na comunho de seu povo. 1Co 14.24-25 - 24 Mas se entrar algum descrente ou no instrudo quando todos estiverem profetizando, ele por todos ser convencido de que pecador e por todos ser julgado, 25 e os segredos do seu corao sero expostos. Assim, ele se prostrar, rosto em terra, e adorar a Deus, exclamando: Deus realmente est entre vocs! Logo, a igreja um lugar irresistvel, pois . . . 1. Ela incita o deleite Sl 84.1 - Como agradvel o lugar da tua habitao, Senhor dos Exrcitos! 2. Ela incendeia o desejo Sl 84.2 - A minha alma anela, e at desfalece, pelos trios do Senhor; o meu corao e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo. 3. Ela inspira devoo Sl 84.3-4 - 3 At o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus lhotes, um lugar perto do teu altar, Senhor dos Exrcitos, meu Rei e meu Deus. 4 Como so felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar!

UMA OPORTUNIDADE IMPERDVEL


Hoje, usaremos a experincia difcil dos peregrinos a caminho de Sio, para adorar a Deus no lugar da sua habitao, e veremos como e porque ns podemos transformar os nossos vales de sofrimento em oportunidades imperdveis. Veja, de novo, o nosso texto (Sl 84.5-8) 5 Como so felizes os que em ti encontram sua fora, e os que so peregrinos de corao! 6 Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono tambm o enchem de cisternas. 7 Prosseguem o caminho de fora em fora, at que cada um se apresente a Deus em Sio. 8 Ouve a minha orao, Senhor Deus dos Exrcitos; escuta-me, Deus de Jac. [Pausa]
- 2 Pr. Leandro B. Peixoto IGREJA BATISTA CENTRAL DE CAMPINAS www.ibcentral.org.br

Que Maravilha! # 02/03 Uma oportunidade imperdvel - Salmo 84.5-8

SOMOS PEREGRINOS
Andar com Deus uma jornada, uma peregrinao. Na caminhada com Deus, todos ns encontraremos obstculos. Portanto, todos aqueles que propem em seus coraes seguir ao Senhor devem estar prontos para esta jornada exaustiva. O nosso salmo, alm de armar a existncia dos sofrimentos, descreve com muita beleza as oportunidades imperdveis que todo peregrino do Senhor tem nos seus vales de dores.

O TRIP DO SOFRIMENTO
Uma observao que devemos fazer, antes de olharmos com maiores detalhes para este trecho do salmo, sobre o trip no qual se apoia o sofrimento: Sofrimentos so inevitveis. Na vida teremos aies, disse Jesus. Sofrimentos so intransferveis. Cada um recebe a sua poro, o seu clice. Sofrimentos so inexplicveis. Tantas vezes eles no faro sentido. Tendo feito esta observao, vejamos porque o sofrimento do cristo uma oportunidade imperdvel. Permitam-me apresentar a vocs trs verdades...

1. O sofrimento temperado pelo tempo


Na hora do sofrimento, se h uma verdade que nos ajuda a perseverar, alm do fato de que Deus Deus e que nada foge de seu decreto soberano, que a tribulao passageira. Sl 84.6 - Ao passarem pelo vale de Baca... Todo vale, inclusive o de Baca, tem seu ponto de entrada e seu ponto de sada. Todo vale tem suas limitaes geogrcas. O sofrimento tambm tem hora marcada para comear e para terminar. O sofrimento tem seu perodo muito bem denido. Ele no dura para sempre. Da mesma forma que ele vem, ele vai. Note que o salmista diz: Ao passarem pelo vale, ou seja, passageiro, como o prprio nome j diz. Como nos ajuda saber que o sofrimento do justo temperado pelo tempo! Ele tem comeo e tem m. Observe o testemunho de Davi:
- 3 Pr. Leandro B. Peixoto IGREJA BATISTA CENTRAL DE CAMPINAS www.ibcentral.org.br

Que Maravilha! # 02/03 Uma oportunidade imperdvel - Salmo 84.5-8

Sl 40.1-2, NTLH - 1 Esperei com pacincia pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. 2 Tirou-me de uma cova perigosa, de um poo de lama. Ele me ps seguro em cima de uma rocha e rmou os meus passos. Demorou, mas Davi atravessou o vale. Teve um comeo e um m. A mesma coisa aconteceu com J. Seu sofrimento teve um comeo e um m: J 42.10-13 - 10 Depois que J orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente prspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. (...) 12 O Senhor abenoou o nal da vida de J mais do que o incio. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos. 13 Tambm teve ainda sete lhos e trs lhas. O nosso sofrimento sempre temperado pelo tempo. Tem comeo e tem m. No se desespere. Acalme-se e espere em Deus. No nal, todos ns veremos que Deus Deus. Porm, enquanto estivermos no vale, no queira correr. H um princpio no Salmo 23 que poucos notam. Sl 23.4 - Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, no temerei perigo algum, pois tu ests comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Viu? No vale no se corre, caminha-se! Segue-se no ritmo de Deus. No h o que temer. Somos protegidos pelo prprio Deus, enquanto a sua vara e o seu cajado nos consolam. Voc est no vale de Baca? Est sofrendo? Lembre-se: o nosso sofrimento temperado pelo tempo. Tem hora para comear e hora para terminar. Caminhe devagar e espere pelo Senhor. Voc chegar do outro lado.

2. O sofrimento ensina que devoo nasce do dever


Caminhar causa sede. Principalmente quando se est em pleno deserto. O que fazer? Cavar para encontrar gua! o que o salmista diz que faziam os peregrinos: Sl 84.6 - Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono tambm o enchem de cisternas.
- 4 Pr. Leandro B. Peixoto IGREJA BATISTA CENTRAL DE CAMPINAS www.ibcentral.org.br

Que Maravilha! # 02/03 Uma oportunidade imperdvel - Salmo 84.5-8

Sem gua eles morreriam. A terra era seca, mas com algum esforo na escavao, poos dgua podiam brotar. Israel estava acostumada com esta postura. Lemos Moiss narrar algo interessante: Nm 21.16-18 - 16 De l prosseguiram at Beer, o poo onde o Senhor disse a Moiss: Rena o povo, e eu lhe darei gua. 17 Ento Israel cantou esta cano: Brote gua, poo! Cantem a seu respeito, 18 a respeito do poo que os lderes cavaram, que os nobres abriram com cetros e cajados. O dever de cavar para encontrar gua fez o povo cantar em devoo pelo cuidado de Deus. Aprendemos, deste incidente, que, contrrio do que se pensa, devoo fruto de dever, de disciplina, de dedicao. Leitura bblica dever que produz devoo. Comunho dever que produz devoo. Discipulado dever que produz devoo. Culto e EBD so deveres que produzem devoo. Na hora do sofrimento somos forados a fazer determinadas coisas para depois descobrirmos que se no fosse pelo dever imposto no teramos desfrutado da devoo. Na hora da cede, o povo cavou e ourou. Sl 84.6 - Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono tambm o enchem de cisternas. Sl 84.8 - Ouve a minha orao, Senhor Deus dos Exrcitos; escuta-me, Deus de Jac. A recompensa que beberam d gua e puderam louvar a Deus. O sofrimento ensina que devoo nasce do dever. quando nos esforamos que ns experimentamos do poder de Deus em ns. Fl 2.12-13 - 12 Assim, meus amados, como sempre vocs obedeceram, no apenas na minha presena, porm muito mais agora na minha ausncia, ponham em ao a salvao de vocs com temor e tremor, 13 pois Deus quem efetua em vocs tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

3. O sofrimento revela que Deus renova os nossos recursos


- 5 Pr. Leandro B. Peixoto IGREJA BATISTA CENTRAL DE CAMPINAS www.ibcentral.org.br

Que Maravilha! # 02/03 Uma oportunidade imperdvel - Salmo 84.5-8

1) O sofrimento temperado pelo tempo. 2) O sofrimento ensina que devoo nasce do dever.

3) O sofrimento tambm revela que Deus renova os nossos recursos. Sl 84.5-7 - 5 Como so felizes os que em ti encontram sua fora, e os que so peregrinos de corao! 6 Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono tambm o enchem de cisternas. 7 Prosseguem o caminho de fora em fora, at que cada um se apresente a Deus em Sio. o sofrimento que nos ensina a encontrar fora em Deus. Sem lutas ningum precisa de foras, no mesmo?! 2Co 1.8-9 - 8 Irmos, no queremos que vocs desconheam as tribulaes que sofremos na provncia da sia, as quais foram muito alm da nossa capacidade de suportar, ao ponto de perdermos a esperana da prpria vida. 9 De fato, j tnhamos sobre ns a sentena de morte, para que no conssemos em ns mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos. no sofrimento que cavamos os nossos poos e a graa de Deus os enche de gua. Esta gua, alm de nos saciar, servir para quem estiver conosco ou passar pelo vale depois de ns. 2Co 1.3-6 - 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericrdias e Deus de toda consolao, 4 que nos consola em todas as nossas tribulaes, para que, com a consolao que recebemos de Deus, possamos consolar os que esto passando por tribulaes. 5 Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre ns, tambm por meio de Cristo transborda a nossa consolao 6 Se somos atribulados, para consolao e salvao de vocs; se somos consolados, para consolao de vocs, a qual lhes d pacincia para suportarem os mesmos sofrimentos que ns estamos padecendo. no sofrimento que experimentamos as misericrdias do Senhor sendo renovadas a cada manh. Sem padecer, ningum almeja pela graa e pela misericrdia de Deus. no sofrimento que, quando pensamos que vamos desfalecer, Deus vem e renova as nossas foras. 2Co 1.10 - Ele nos livrou e continuar nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperana de que continuar a livrar. O sofrimento revela que Deus renova os nossos recursos.
- 6 Pr. Leandro B. Peixoto IGREJA BATISTA CENTRAL DE CAMPINAS www.ibcentral.org.br

Que Maravilha! # 02/03 Uma oportunidade imperdvel - Salmo 84.5-8

UMA OPORTUNIDADE IMPERDVEL


O sofrimento uma oportunidade imperdvel. Fortalea-se sabendo que o sofrimento temperado pelo tempo. Ele tem data e hora para comear e para terminar. Estamos apenas atravessando o vale. O sofrimento ensina que devoo nasce do dever. nos esforando que experimentamos do poder de Deus em nossas vidas. O sofrimento revela que Deus renova os nossos recursos. Quando somos fracos que Deus se torna forte em ns. Aprendamos muito com este estado de maravilha de Davi. O sofrimento uma oportunidade imperdvel de crescimento. Salmo 84.5-8 5 Como so felizes os que em ti encontram sua fora, e os que so peregrinos de corao! 6 Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono tambm o enchem de cisternas. 7 Prosseguem o caminho de fora em fora, at que cada um se apresente a Deus em Sio. 8 Ouve a minha orao, Senhor Deus dos Exrcitos; escuta-me, Deus de Jac. [Pausa] Pode ser que voc esteja atravessando o vale de Baca neste momento, para aprender mais de Deus - quem sabe no seja para a sua salvao e para a sua santicao. Sl 119.71 - Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos. Faa deste vale uma oportunidade imperdvel. Entregue-se a Jesus. Viva para Jesus. Saia daqui diferente, em estado de maravilha.

- 7 Pr. Leandro B. Peixoto IGREJA BATISTA CENTRAL DE CAMPINAS www.ibcentral.org.br

You might also like