You are on page 1of 20

GUIA DO EMPREGO

OGLOBO
DOMINGO 7.4.2013 oglobo.com.br

As novas regras para contratar o servio e administrar a rotina das domsticas. Os direitos e os deveres de patres e empregados

2 O GLOBO GUIA DO EMPREGO DOMSTICO

Domingo 7 .4 .2013

Novos direitos e muitas dvidas. Mas nada de pnico. Uma dose de bom senso essencial. Afinal, as preocupaes sobre a lei promulgada na semana passada pelo Congresso Nacional, que amplia os direitos dos trabalhadores domsticos no pas, podem ser enfrentadas com inteligncia e pacincia. A receita? Mergulhar nas novas regras que mudam o trabalho de um exrcito composto por 6,6 milhes de brasileiros, sendo 92% mulheres. A nova lei afeta diretamente a rotina de milhes de famlias que contratam os servios dessa categoria profissional.

CARO LEITOR

O Guia do Emprego Domstico do GLOBO tem como objetivo servir de referncia para empregadores e empregados estabelecerem as novas bases de suas relaes de trabalho. Tudo dentro da lei, claro. Com a ajuda de profissionais, como advogados, contadores e especialistas em relaes trabalhistas, este guia especial ensina como patres e domsticas devem colocar em prtica suas novas obrigaes e direitos. Como fazer o novo contrato de trabalho? Como calcular as horas extras? E o uso do livro de ponto em casa? Essas e outras dvidas so tratadas aqui.

Mas ateno: boa parte da nova legislao ainda no est valendo. o caso do FGTS, do seguro-desemprego e do adicional noturno. Esses novos direitos, que vo beneficiar cozinheiros, governantas, babs, faxineiros, vigias e acompanhantes de idosos ainda precisam de regulamentao. Os novos tempos tambm vm acompanhados de mudanas de comportamento, culturais e sociais. Desde a participao de maridos na diviso das tarefas domsticas at a criao dos filhos, passando pelo papel de escolas, empresas e governos. Um marco histrico. l

OS DOCUMENTOS

4 6 8 9 10 12
PGINA PGINA PGINA PGINA PGINA PGINA

NDICE

O QUE VEM POR A

A NOITE

A CONTRATAO

OS CLCULOS

OS PROFISSIONAIS

Modelos de contrato de trabalho, folha de ponto, recibos e guia da Previdncia

FGTS, adicional noturno e sobreaviso ainda precisam ser regulamentados

Entre 22h e 5h, o trabalho deve ser remunerado com adicional noturno

Empregada antiga, empregada nova, diarista. Como proceder?

Simulao ensina a calcular salrios, que agora podem crescer, se houver hora extra

Lei se aplica a babs, cuidadores de idosos, e caseiros. Mas no a folguistas

A PASSAGEM

14 15 16 17 18 20
PGINA PGINA PGINA PGINA PGINA PGINA

OS DESCONTOS

A DEMISSO

A BUROCRACIA

O TIRA-DVIDAS

A ALTERNATIVA

O pagamento e o desconto dos custos com o transporte dos empregados

O que pode e o que no pode cobrar dos empregados domsticos

A despesa na hora de demitir vai aumentar. Falta definir qual ser o custo com FGTS

fundamental organizar a papelada. Atividade consome tempo e dinheiro

Perguntas e respostas para situaes especficas. Em cada lar, um caso

Lavanderia, comida congelada e deixar os filhos mais tempo na escola so opes

EXPEDIENTE: Editora: Cristina Alves Editoras-assistentes: Luciana Brafman e Luciana Rodrigues Reprteres: Clarice Spitz, Cristina Tardguila, Nice de Paula (Rio) e Geralda Doca (Braslia) Estagiria: Thamara Laila Redatores: Danielle Nogueira e Mario Russo Arte: Alessandro Alvim e Fernando Alvarus Capa e ilustraes: Andr Mello Projeto Grfico: Chico Amaral Diagramadores: Luciane Costa e Marcio Coutinho Fontes: Marcus Brumano (Demarest & Almeida Advogados), Daniel Domingues Chiode (Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados), Carlos Eduardo Vianna (Siqueira Castro Advogados), Ricardo Pereira de Freitas Guimares (Freitas Guimares Advogados), Rodrigo Lychowski (professor de Direito da UERJ), Carlos Eduardo Oliveira Mesquista (Mesquita Advogados), Marcus Vinicius Cordeiro (MauMaues Advogados Associados), Mario Avelino (Instituto Domstica Legal), Luiz Guilherme Migliora (Veirano Advogados), Luciano Viveiros (professor de Direito do Processo do Trabalho da FGV e Facha), Idileuse Martins (IOB Folha Matic), Fabiano Zavanella (Rocha, Calderon e Advogados Associados), Flavio Antunes (Flavio Antunes Sociedade de Advogados), Larissa Rissato Almeida (Almeida Bugelli e Valena Advogados Associados), Abilange Freitas (Abilange Freitas Advogados Associados) e Luiz Fernando Macil (professor de Direito Trabalhista da Escola de Negcio UBS).

Domingo 7 .4 .2013

GUIA DO EMPREGO DOMSTICO O GLOBO 3

Promulgada no dia 2 de abril, emenda constitucional amplia os direitos das empregadas domsticas

A LEI
U

A APROVAO
DIREITOS: A Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) foi criada h 70 anos, mas s agora as domsticas passam a ter os mesmos direitos dos outros trabalhadores. A Proposta de Emenda Constitucional 66, conhecida como PEC das Domsticas, foi aprovada por unanimidade pelo Senado em 26 de maro deste ano e trar novos benefcios para a categoria. A PEC foi apresentada em 2010 pelo deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) e, em 2011, e ganhou destaque com a Conveno da Organizao Internacional do Trabalho (OIT). Passou em dois turnos pela Cmara em dezembro do ano passado e foi votada pelo Senado, em dois turnos, em apenas uma semana. Foi promulgada no dia 2 de abril. Aprovada, passou a se chamar Emenda Constitucional 72. HISTRICO: A desigualdade no trabalho dos domsticos comeou com a aprovao da CLT, pelo Decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943. Ele excluiu a categoria de sua proteo, ao determinar que esses empregados eram uma categoria profissional parte. H 40 anos, a empregada domstica brasileira comeou a ter seu primeiro direito trabalhista no Brasil. Em maro de 1973, foi instituda a obrigatoriedade da carteira assinada para essas trabalhadoras. Com a Constituio de 1988, alguns direitos foram estendidos aos trabalhadores domsticos, como o salrio mnimo, a irredutibilidade de salrios, o 13 salrio, o repouso semanal remunerado, frias de 30 dias, um tero a mais de salrio nas frias, licenas e aviso prvio. Em 2011, 30% de um universo de mais de seis milhes de empregadas tinham a proteo social garantida, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios, do IBGE. QUEM SO CONSIDERADOS DOMSTICOS: Empregadas, babs, cuidadores, caseiros, cozinheiros, governantas, motoristas particulares, jardineiros, acompanhante de idosos. Todos tero direito jornada de oito horas (quatro horas aos sbados). obrigatrio ter pelo menos uma hora de descanso (e duas no mximo) nas jornadas que excedem seis horas por dia. O que exceder ser considerado hora extra e deve ser pago com valor ao menos 50% superior ao da hora normal. A partir de agora, o empregador assume obrigaes como o registro de ponto de seus empregados e das horas extras prestadas. Outros benefcios, como FGTS e adicional noturno, dependem de regulamentao.

O QUE EST EM VIGOR


JORNADA FIXA: A jornada regular de oito horas dirias (alm de, no mnimo, uma e, no mximo, duas de almoo e/ou descanso). Na semana, so 44 horas de trabalho. Mas possvel ter horas extras. HORA EXTRA: Custa 50% a mais que a hora normal de trabalho. preciso calcular. CONDIES: Reduo dos riscos de trabalho. ACORDO COLETIVO: Reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho. SALRIO: Proibio de diferena de salrio, funo e critrio de admisso devido a sexo, idade, cor, estado civil e deficincia. MENORES: Proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre para menor de 18 anos, salvo na condio de aprendiz. O QUE J ERA GARANTIDO ANTES DA EMENDA FORMALIZAO: Carteira de trabalho assinada. REMUNERAO: Direito ao salrio mnimo, irredutibilidade do salrio e ao dcimo terceiro salrio e frias. DESCANSO: Direito ao repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos, alm de folga nos feriados civis e religiosos. FRIAS: So 30 dias remunerados e devem ser acrescidos de um tero, como manda a Constituio. H INSS que incide sobre o pagamento das frias e do tero (33%). MATERNIDADE: Estabilidade no emprego na gravidez e licena de quatro meses. Licena-paternidade de cinco dias, no caso de trabalhadores homens. INSS: Auxlio-doena pago pelo INSS e aposentadoria. DEMISSO: Aviso prvio de 30 dias ou indenizao equivalente. TRANSPORTE: Direito a vale-transporte. FUNDO: FGTS opcional e seguro-desemprego (para quem recolhia FGTS).

O QUE VEM POR A


REGULAMENTAO: Mesmo com a aprovao das novas regras, os direitos listados abaixo ainda precisam ser regulamentados para entrar em vigor. A previso dada pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias, que a regulamentao ocorra em at 90 dias (julho). FGTS: O recolhimento de 8% do salrio para o Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS) pelos patres, que hoje opcional, passar a ser obrigatrio. Hoje, quando o empregador decide recolher FGTS para seu empregado domstico, preenche Cadastro Especfico do INSS, Guia de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social. A alquota de 8% pode cair. Para reduzir custos do empregador domstico em outra frente, a contribuio patronal para o INSS, hoje em 12%, pode cair para 5%. J a contribuio dos trabalhadores, que varia de 8% a 11%, ficaria em 3%. DEMISSO: O trabalhador ter direito indenizao de 40% sobre o saldo do FGTS (acumulado naquele emprego), em caso de demisso sem justa causa. H propostas para reduzir ou at zerar os 40%. SEGURO-DESEMPREGO: O direito depende de algumas condies que sero impostas na regulamentao. Os empregados domsticos tero que comprovar vnculo por pelo menos 15 meses nos ltimos 24 meses. Esse prazo pode subir para 36 meses. A categoria deve ter direito a cinco parcelas do seguro, cujos valores vo variar de acordo com a faixa salarial. AUXLIO-CRECHE: Assistncia gratuita a filhos de at 6 anos em creches e pr-escolas. No se sabe quem arcar com esse custo. ADICIONAL NOTURNO: O trabalho efetuado entre 22h e 5h passa a ser acrescido de 20% sobre a hora normal. SALRIO-FAMLIA: Atualmente, o salrio-famlia aos trabalhadores de R$ 23,36 por filho de at 14 anos incompletos ou invlido, para quem recebe a quantia de at R$ 971,78 por ms. ACIDENTE DE TRABALHO: O seguro contra acidente de trabalho pode ou no ficar a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

4 O GLOBO GUIA DO EMPREGO DOMSTICO

Domingo 7 .4 .2013

Como fazer o contrato de trabalho, preencher folha de ponto, recibos e guia da Previdncia Social (GPS)

OS DOCUMENTOS
U

VALE O ESCRITO
CONTRATO Este modelo de contrato est disponvel no site do GLOBO para imprimir e usar (www.oglobo.com.br/domesticas)
Clusula que pode ser retirada, em caso de empregado antigo ou que no far perodo de experincia

Clusula opcional, para empregado que durma na residncia do patro

Fonte: Luiz Guilherme Migliora, do escritrio Veirano Advogados

Domingo 7 .4 .2013

8horas 44horas
a jornada de trabalho regular para domsticos, com mais duas de descanso

GUIA DO EMPREGO DOMSTICO O GLOBO 5

a carga horria semanal regular estipulada pela lei para os empregados domsticos, de segunda-feira a sbado

CUMPRINDO A LEI
H um modelo de folha de ponto disponvel no site do GLOBO para imprimir primir e usa usar ar (www.oglobo.com.br/domesticas) PONTO
1 Intervalo Pode ser de no mximo 2 horas as por dia. Podem ser er duas horas seguidas as ou no (uma hora para o almoo e uma ma hora para o jantar, por exemplo). 2 Sada o, a Neste exemplo, empregada compensa as 4 horas do sbado ao longo ongo da semana e, por isso, trabalha 48 minutos a mais is na jornada regular. r. 3 Hora extra Ao sair s 20h, , neste exemplo, o, a empregada est t cumprindo 1 hora e 12 minutos de horrio extra. 4 Falta As faltas devem m ser registradas das s no livro de ponto. onto. .
Fonte: Instituto Domstica Legal

RECIB RECIBO BO

5 1 2 3 6 4 7

5 Repouso semanal remunerado, parcela que incide sobre as horas extras

6 Parcela do empregado 7 Valor mximo que pode ser descontado do vale-transporte

Folha de ponto e recibos preenchidos conforme simulao de jornada exemplicada nas pginas 10 e 11 deste guia

O patro deve recolher a alquota integral do INSS e descontar a parcela do empregado

OI INSS GUIA DO
TABELA DE CONTRIBUIO MENSAL AO INSS

Salrio* Salri (R$) At 1.247,70 1 De 1.247,71 1.2 at 2.079,50 De 2.079,51 2.0 at 4.159,00

Parcela do empregado 8% 9% 11%

Parcela do patro 12% 12% 12%

Total a ser recolhido 20% 21% 23%

*Valor total do salrio, incluindo o pagamento de horas extras Fonte: Ministrio da Previdncia (em vigor a partir de janeiro de 2013)

6 O GLOBO GUIA DO EMPREGO DOMSTICO

Domingo 7 .4 .2013

Direitos como FGTS obrigatrio, adicional noturno e sobreaviso ainda precisam ser regulamentados

O QUE VEM POR A


U

EM ESTUDO
DAQUI A TRS MESES: Em vigor desde o dia 3 de abril deste ano, a Emenda Constitucional 72 j garante a todos os empregados domsticos alguns direitos, como jornada de trabalho regular de oito horas, que podem ser acrescidas de duas horas de descanso (10 horas no total). Mas outros, como seguro-desemprego, salrio-famlia, adicional noturno, seguro contra acidente de trabalho, FGTS obrigatrio e multa sobre o saldo do FGTS, em caso de demisses sem justa causa, devem demorar trs meses para comear a valer, porque precisam de regulamentao (aprovao de lei, na maioria dos casos). Uma comisso no Congresso Nacional e outra do Ministrio do Trabalho analisam o que precisa ser feito para implementar as medidas. REDUO DE CUSTOS: Os parlamentares que integram a comisso mista do Congresso Nacional que vai regulamentar esses novos direitos avaliam um conjunto de propostas no sentido de simplificar e reduzir custos para os empregadores. 'SUPERSIMPLES: Uma das propostas em anlise, o Supersimples da domstica prev pagamento das contribuies de INSS e FGTS em guia nica, com alquota reduzida para a contribuio previdenciria. MULTA DO FGTS: Outra proposta prev a reduo da multa de 40% para 5% sobre o saldo do FGTS, em caso de demisso do empregado domstico sem justa causa. REFIS: Em estudo tambm um projeto para quem quiser regularizar a situao dos empregados domsticos na Previdncia Social: a criao de um regime de parcelamento de dvidas antigas (Refis), em at 120 meses, com perdo de multa e parte dos juros. MICROEMPREGADOR DOMSTICO: Essa proposta prev a criao de um modelo especial, chamado de Microempregador Domstico , para enquadrar as famlias que contratam um trabalhador domstico e cuidador de pessoa idosa ou doente. O regime prev a reduo da contribuio Previdncia Social (que hoje de 12% para o empregador), o corte pela metade da contribuio mensal para o FGTS (de 8% para 4% sobre o salrio) e a extino da multa de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia nas demisses sem justa causa.

Domingo 7 .4 .2013

a multa, estipulada pela CLT, sobre o saldo do FGTS que um empregador paga hoje se demitir um funcionrio sem justa causa

40% 5%
U

GUIA DO EMPREGO DOMSTICO O GLOBO 7

a multa, em estudo, sobre o saldo do FGTS, para o caso de demisso de domsticos

FGTS
AINDA NO VALE: Para assegurar o direito aos domsticos, ser preciso alterar a Lei 10.208/2001, que instituiu o FGTS opcional para a categoria. Com a Emenda Constitucional 72, o FGTS passou a ser obrigatrio. A regulamentao deve demorar trs meses. COMO HOJE NAS EMPRESAS: Tm direito ao FGTS os trabalhadores regidos pela CLT. CONTRIBUIO MENSAL E MULTA: Segundo a CLT, o empregador deve pagar mensalmente 8% sobre o salrio do empregado. E as empresas pagam uma multa de 40% sobre o saldo do FGTS nas demisses sem justa causa. PARA O EMPREGADOR DOMSTICO: O governo pretende adotar os mesmos parmetros dos demais trabalhadores regidos pela CLT para os domsticos, mas h propostas no Congresso para reduzir a alquota mensal para 4% e eliminar ou reduzir a 5% a multa sobre o saldo em caso de demisso.

PIS
AINDA NO VALE: O abono do Programa de Integrao Social(PIS) no est previsto na Constituio e, portanto, no assegurado imediatamente pela Emenda Constitucional 72. Mas o governo vai ratificar a Conveno 189 da OIT, que iguala os direitos de todos os trabalhadores, garantindo o PIS aos domsticos. Alm disso, j h uma emenda em tramitao no Congresso que d aos domsticos direito ao abono. COMO HOJE NAS EMPRESAS: Os demais trabalhadores que recebem at dois salrios mnimos por ms (em mdia) tm direito ao PIS, que corresponde a um salrio, pago no ms do aniversrio. Mas preciso estar cadastrado no programa h cinco anos, no mnimo, e ter trabalhado pelo menos um ms durante o ano-base do pagamento do benefcio. O PIS pago pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e as empresas recolhem um percentual do faturamento a favor do fundo. A PROPOSTA: A emenda em tramitao no Congresso prope que o patro passe a recolher 1% do salrio do empregado para custear a despesa.

SEGURO-DESEMPREGO
AINDA NO VALE: Para assegurar o benefcio aos domsticos, ser preciso alterar a Lei 10.208/2001, que deu categoria o direito ao FGTS opcional. S tem direito ao seguro-desemprego quem demitido. COMO HOJE: O empregado domstico que j tem FGTS pode receber seguro-desemprego de trs parcelas, cada uma limitada ao salrio mnimo. PELA CLT: J os trabalhadores regidos pela CLT tm direito a at cinco parcelas do seguro, dependendo do tempo de servio e do valor do salrio, desde que no tenham recebido esse benefcio por 16 meses. O limite de R$ 1.235,91 por parcela. MAIS PARCELAS: O governo quer ampliar de trs para cinco o nmero de parcelas a que o trabalhador domstico ter direito. TEMPO DE SERVIO: A tendncia que, para fazer jus ao benefcio, o empregado domstico tenha que comprovar 15 meses de atividade nos ltimos 24 meses.

SEGURO-ACIDENTE
AINDA NO VALE: Para assegurar ao empregado domstico o seguro contra acidente de trabalho, ter que ser alterada a Lei 8.213/91, que trata dos benefcios da Previdncia Social, para incluir a categoria profissional. COMO HOJE NAS EMPRESAS: A fim de assegurar o benefcio aos trabalhadores regidos pela CLT, o governo cobra das empresas alquotas que variam entre 0,5% e 6% sobre a folha de pagamento, dependendo do risco da atividade no qual a empresa estiver inserida e do seu desempenho (o ndice de acidentes que a empresa apresenta). ALQUOTA: Para garantir que os empregados domsticos tambm tenham acesso ao seguro contra acidente de trabalho, pago pela Previdncia Social, o governo precisa definir se vai isentar os empregadores domsticos da alquota ou se vai criar um percentual diferenciado. Tudo isso vai exigir aprovao de lei.

SALRIO-FAMLIA
AINDA NO VALE: Para assegurar o salrio-famlia aos empregados domsticos, ser preciso alterar a Lei 8.213/91, que trata dos benefcios da Previdncia Social. Tambm ser preciso uma norma da Receita Federal para instruir os empregadores. COMO HOJE NAS EMPRESAS: O benefcio, garantido aos empregados cujos contratos so regidos pela CLT, corresponde a uma ajuda mensal de R$ 23,16 por filho de at 14 anos. QUEM TEM DIREITO AO BENEFCIO: Os trabalhadores que recebem at R$ 971,78 por ms. A FORMA DE PAGAMENTO: As empresas pagam os valores do salrio-famlia nos contracheques dos funcionrios e depois descontam a quantia paga no recolhimento mensal para o INSS. A tendncia que os empregadores domsticos sejam autorizados a fazer o mesmo procedimento que hoje adotado pelas empresas.

AUXLIO-CRECHE
AINDA NO VALE: Embora a Emenda Constitucional 72 garanta esse benefcio a todos os empregados domsticos, ainda h muitas dvidas no governo sobre de quem seria a responsabilidade pelo pagamento. COMO HOJE NAS EMPRESAS: Mesmo nas empresas, o benefcio no obrigatrio e depende de acordos coletivos realizados entre empregadores e sindicatos de empregados. O valor a ser pago pelas companhias tambm no tem um piso estipulado por lei. Tm direito a receber o benefcio trabalhadores com filhos de at 6 anos de idade. CUSTO PARA O EMPREGADOR DOMSTICO: Apesar de o governo ainda no saber quem vai pagar essa conta, o entendimento prvio dos especialistas de que o custo para arcar com o auxlio-creche para os empregados domsticos no seja do empregador, mas do prprio governo federal, de estados e municpios.

8 O GLOBO GUIA DO EMPREGO DOMSTICO

Domingo 7 .4 .2013

Trabalho entre 22h e 5h precisa ser remunerado com adicional noturno, mas ainda no est valendo

A NOITE
U

ADICIONAL NOTURNO
COMPASSO DE ESPERA: O adicional noturno um dos novos direitos que ainda no est valendo, porque depende de regulamentao. As regras em vigor hoje para os demais trabalhadores determinam que o adicional seja pago a quem trabalha entre 22h e 5h da manh, com acrscimo de 20% sobre a hora normal. HORA EXTRA NOTURNA: Um trabalhador pode fazer hora extra num perodo em que deve receber adicional noturno. Neste caso, a regra atual prev o pagamento dos dois adicionais da seguinte forma: o valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%, por ser hora extra. Depois, tambm sobre o valor da hora normal, aplicado o percentual de 20%, correspondente ao adicional noturno. SEM SOBREPOSIO: Mesmo quando feitos ao mesmo tempo, o adicional noturno (20% sobre o valor da hora normal) e o adicional de horas extras (50%) devem ser calculados separadamente e somados. Eles no se sobrepem e no incidem um sobre o outro , explica o advogado Luciano Viveiros.
U

EXEMPLO 1 Uma empregada recebe salrio de R$ 1 mil por ms, dorme no emprego porque mora longe mas encerra sua jornada s 19 horas, logo no recebe horas extras nem adicional nortuno. Entretanto, numa sexta-feira, a patroa convidou amigos para um jantar e pediu que a empregada estendesse sua jornada at 1h da manh. Quanto isso vai custar de diferena no salrio no m do ms? Entre 19h e 1h, a jornada foi estendida em 6 horas, que precisaro ser pagas como horas extras HORAS EXTRAS Para achar o valor da hora Salrio: R$ 1 mil / 220 = R$ 4,55 A hora extra acrescida de 50%, ento: cada hora custar R$ 6,82 Como foram seis horas extras, so

ADICIONAL NOTURNO Se j estivesse regulamentando e seguisse as mesmas regras vlidas para os demais trabalhadores, seria preciso pagar tambm o adicional nortuno, que incide sobre trabalho realizado entre 22h e 5h da manh Valor da hora normal: R$ 4,55 Adicional noturno de 20%: R$ 0,91 Foram trs horas (22h a 1h) Valor da jornada extra Repouso remunerado TOTAL A SER PAGO SOBRE A JORNADA EXTRA Esse valor ser somado ao salrio no m do ms e entrar no clculo do INSS e FGTS EXEMPLO 2 Uma bab trabalha durante o dia, cumpre jornada de 8 horas dirias, pela qual recebe um salrio de R$ 1 mil. noite, ela dorme com o beb e ca de sobreaviso, ou seja, se a criana acordar, precisa trabalhar. Quanto deve receber por esse perodo que passa dormindo? O sobreaviso, assim como o adicional noturno, ainda no est regulamentado. Mas, se seguir as regras existentes hoje para os demais trabalhadores, a bab ter seu salrio acrescido em um tero no ms, mesmo que a criana no acorde Exemplo: Valor da hora de sobreaviso: Salrio:
(leia mais nas pginas 10 e 11)

SOBREAVISO
DORMINDO NO EMPREGO: Apesar de o trabalho noturno ainda precisar de regulamentao, praticamente consenso entre os especialistas que as empregadas que, por convenincia, dormem na casa dos patres, mas no ultrapassam sua jornada normal, no precisaro receber nada a mais por isso. Se ela dorme e no solicitada, no precisa pagar nada. Se eventualmente solicitar, paga hora extra e adicional noturno, quando este estiver regulamentado , explica o advogado Luiz Guilherme Migliora. UM TERO DA HORA NORMAL: Situao diferente , por exemplo, a da bab que dorme com a criana e tem a funo de cuidar dela, caso acorde durante a noite. Muitos especialistas consideram que esta profissional estaria de sobreaviso e deveria receber por isso o correspondente a um tero de sua hora normal nesse perodo. E se, realmente trabalhar, ganhar hora extra e adicional noturno (em vez do sobreaviso). Outros, porm, argumentam que o sobreaviso s se aplica a quem fica de planto em casa podendo ser acionado pela empresa. Tudo vai depender da regulamentao.

EXEMPLO 3 Um cuidador trabalha de 22h s 6h das da manh, com uma hora para descanso, mas no pode dormir durante a noite porque precisa atender vrias solicitaes do idoso, como ir ao banheiro, tomar remdio, e recebe um salrio de R$ 1 mil. Como toda a sua jornada realizada noite, se o adicional noturno j tivesse regulamentado e seguindo as regras dos demais trabalhadores, seu salrio seria acrescido de 20% Exemplo: Salrio seria acrescido de 20% Salrio:

Se durante a noite a criana acordar, o perodo em que a bab trabalhar ser contado como hora extra com adicional noturno

Se alm disso, ele ultrapassar a jornada, ser necessrio pagar horas extras
Fonte: Luciano Viveiros, advogado trabalhista, professor da FGV e da Facha

Domingo 7 .4 .2013

GUIA DO EMPREGO DOMSTICO O GLOBO 9

Para quem est contratando, bom fazer contrato de experincia de 90 dias. Nova lei no se aplica a diarista

A CONTRATAO
U

NEGOCIAES
CONTRATO: um documento que precisa passar a fazer parte da relao entre patres e empregadas domsticas. Para quem for contratar, a dica da maioria dos especialistas fazer um contrato com perodo de experincia at 90 dias e possibilidade de prorrogao por prazo indeterminado. EMPREGADA ANTIGA: Quem j tem uma empregada de muitos anos tambm deve fazer um contrato estabelecendo as regras que vo vigorar daqui para frente. O tempo de trabalho anterior no precisa ser mencionado, como se fosse um acordo tcito que vigorou at ento. Mas uma coisa importante: todos os benefcios dados antes precisam ser mantidos, ou seja, o salrio no pode ser reduzido. E se havia plano de sade, ele no poder ser cortado. Os especialistas tambm entendem que se a empregada no trabalhava aos sbados, por exemplo, o patro no poder exigir isso agora. HORAS EXTRAS HABITUAIS: Algumas categorias profissionais tm previsto em seus contratos um nmero determinado de horas extras por ms. A medida, que poderia facilitar o clculo dos salrios, desaconselhada porque pode virar um direito adquirido. Se, por exemplo, o patro muda de horrio no emprego (ou quando o filho cresce), e no precisa mais contratar a hora extra, no poder deixar de pag-la. Alm disso, alguns juzes j consideram que a hora extra pr-contratada , na verdade, salrio, e mandam pagar hora extra de novo. PARA EVITAR PROBLEMAS: Uma opo fazer um adendo ao contrato prevendo que a jornada poder ser prorrogada em at duas horas durante um perodo de at um ano. Se, depois, precisar de novo, faz outro adendo para o prximo perodo , sugere Idileuse Martins, da IOB. J Luiz Guilherme Migliora aconselha que se evite as horas extras com dias e durao iguais. Se precisou que a empregada faa horas extras num dia, ela tenta chegar mais cedo no outro dia para evitar a habitualidade . CALMA: Para Mario Avelino, presidente do Instituto Domstica Legal, o mais importante nesse momento de transio ter calma e bom senso. No demita, no faa nada, espere. O governo j anunciou que vai simplificar algumas regras. As relaes entre patres e empregadas sempre se pautaram pela negociao. No h razo para substituir pelo conflito .

Custo mensal de duas diaristas que vo duas vezes por semana e cobram R$ 100 por diria. Est sendo considerado um ms com 4 semanas, o que d em mdia 8 dirias por ms. No caso da empregada xa, considera-se que no h horas extras

DUAS DIARISTAS
Remunerao de R$ 800 para cada uma

R$ 1.600

Transporte (para o caso de no estar includo na diria)*

R$ 166,40
TOTAL

R$ 1.766,40 EMPREGADO DOMSTICO FIXO R$ 1.000


Salrio
INSS Empregador (12%) Provisionamento** mensal de 13 FGTS e INSS sobre a proviso de frias + 13 salrio

R$ 120

R$ 83,33

R$ 38,89
TOTAL

R$ 1.602,13
Se zer declarao de Imposto de Renda completa, o empregador ainda tem direito a ressarcir o equivalente, a cada ms, a R$ 97,18 FGTS (ainda depende de regulamentao) Provisionamento** mensal de frias + 1/3 Vale-transporte R$ 10,40 x 22 = R$ 228,80 - R$ 60 (desconto de 6% que cabe ao empregado)

R$ 80

*Considerando R$ 10,40 por dia, ou R$ 83,20 para cada diarista ** a reserva feita por ms para pagar 13 e frias Fonte: Instituto Domstica Legal

R$ 111,11

R$ 168,80

DIARISTAS
COMO FICA: A nova lei, que estendeu os direitos dos demais empregados aos domsticos, no se aplica a diaristas. Essas profissionais so consideradas autnomas que prestam servio pelo qual recebem a remunerao no mesmo dia. TRS VEZES POR SEMANA EM UMA RESIDNCIA: No existe uma lei que defina claramente a atividade de diarista e o que caracteriza vnculo empregatcio no emprego domstico. No entanto, muitos tribunais consideram que os trabalhadores que prestam servios em uma mesma residncia trs vezes por semana podem ser considerados como tendo vnculo. Menos do que isso, no. TRANSPORTE: Por lei, a diarista no tem direito passagem nem a vale-transporte. O transporte s devido no caso do empregado com contrato de trabalho. No entanto, nada impede que patro e diarista faam um acordo sobre o valor do transporte. CONTRATO: H advogados que aconselham, mesmo sem obrigatoriedade, que o empregador firme contrato de prestao de servios com a diarista. COMO SE RESGUARDAR DE PROCESSOS: Advogados sugerem que o pagamento seja feito ao fim de cada dia de trabalho. Recomenda-se ainda que o empregador obtenha um recibo do trabalhador, uma garantia de que o pagamento foi feito e que indica a periodicidade do servio. Empregador e trabalhador podem optar por concluir a prestao de servios a partir daquela data, sem aviso prvio. O QUE VEM POR A: provvel que a profisso seja regulamentada no futuro, com ampliao de direitos.

10 O GLOBO GUIA DO EMPREGO DOMSTICO

Domingo 7 .4 .2013

Nas horas extras a pagar, ser preciso fazer contas porque dependem do nmero de dias teis do ms

OS CLCULOS

REGRAS, SIM, MAS COM BOM SENSO


A jornada regular de 44 horas semanais a mudana mais importante que j est em vigor para as domsticas. A regra geral prev oito horas de trabalho de segunda a sexta-feira e quatro horas aos sbados, com descanso de, no mnimo, uma e, no mximo, duas horas por dia. Mas h negociaes possveis. As horas no trabalhadas aos sbados, por exemplo, podem ser distribudas ao longo da semana, com uma hora a mais de segunda a quinta-feira, ou 48 minutos todos os dias. As horas extras podem ser feitas at o limite de duas horas por dia. Ou seja, jornada de 10 horas. Se houver compensao do sbado, o nmero de horas extras deve ser reduzido para que a jornada de trabalho efetiva no passe de 10 horas, mais as duas de descanso (ou seja, 12 horas corridas no mximo). Se uma empregada ganha R$ 1 mil e compensa o sbado de segunda a sexta-feira, seu salrio no muda. Mas se o patro negociar que ela fica das 8h s 20h, com duas horas de descanso, ela ter uma jornada efetiva de trabalho de 10 horas. Se ela no trabalhar aos sbados e estiver fazendo compensao dessas horas, preciso considerar 48 minutos do dia como essa compensao. Os 72 minutos que faltam para as duas horas (120 minutos) tero que ser pagos como hora extra, com acrscimo de 50% do valor. Num perodo de 20 dias trabalhados, isso representar um gasto extra de R$ 163,68, alm de entrar no clculo de INSS e FGTS (veja simulao ao lado). O controle da jornada por folha de ponto. l

COMO CALCULAR O SALRIO

Salrio

Horrio
Entrada 8h Sada 20h

A empregada trabalha de 2 a 6 e folga aos sbados. Tem duas horas de descanso, cando 12 horas na casa do patro. Das 2 horas adicionais que ela trabalha por dia, 48 minutos so compensao pelo sbado de folga. Neste caso, ela receber 1 hora e 12 minutos (72 minutos) de hora extra de 2 a 6
Jornada regular

Jornada
+

8h

Compensao do sbado

48 minutos

1h e 12 min
Hora extra

Jornada total de trabalho

10h

Foi escohido o ms de abril para o exemplo, que tem 22 dias teis e um feriado (dia 23) em que o empregado domstico teria trabalhado e, por isso, receberia em dobro. Alm disso, so simuladas duas faltas no justicadas Repouso semanal remunerado sobre horas extras

CLCULO DO SALRIO BRUTO


Salrio inicial

Horas extras

R$ 163,68

R$ 42,45

R$ 1.000

SALRIO BRUTO

R$ 1.297,13
Feriado (10 horas extras)

Base de clculo do INSS e FGTS: R$ 1.230,46 (descontando os dois dias de falta)

R$ 91
Vale-transporte

TOTAL DESEMBOLSADO PELO EMPREGADOR R$ 1.297,13


Salrio bruto

Valor a ser recolhido de FGTS (8%)

R$ 98,44

R$ 168,80
TOTAL

R$ 1.712,03
Parcela do INSS do patro

R$ 147,66 O QUE O EMPREGADO RECEBE EFETIVAMENTE


Salrio bruto

R$ 1.297,13 DESCONTOS
Faltas no justificadas

R$ 66,67

Salrio a receber

R$ 1.072,02

Observao importante: Como o vale-transporte sempre entregue antecipadamente, quando o empregado falta, os vales referentes aos dias de falta devem ser devolvidos ou Vale-transporte abatidos dos vales devidos no ms seguinte. Assim, neste exemplo, como a empregada faltou dois dias, Desconto de se o prximo ms tiver 22 INSS (8%) dias, o patro poderia comprar vale apenas para 20 dias, que no caso daria R$ 208 em vez de R$ 228,80

R$ 60

R$ 98,44

Domingo 7 .4 .2013

4horas 2horas
Se o empregado no trabalhar aos sbados, as quatro horas previstas em lei podem ser distribudas ao longo da semana
Jornada semanal, em horas Dias de trabalho (segunda a sbado) Horas dirias de trabalho Horas mensais Dias do ms Salrio para simulao Horas mensais Valor da hora de trabalho Valor da hora de trabalho Adicional da hora extra (50% da hora normal) Valor de cada hora extra

GUIA DO EMPREGO DOMSTICO O GLOBO 11

o tempo mximo de descanso que os domsticos podem tirar ao longo da jornada de oito horas, perfazendo dez horas corridas

ENTENDA OS CLCULOS

Carga horria mensal


A jornada regular de 44 horas, que podem ser divididas por seis dias na semana, ou seja, 7,33 horas de trabalho de segunda a sbado. Como o descanso de domingo remunerado, a conta feita multiplicando 7,33 horas por 30 dias, o que resulta nas 220 horas mensais

Horas extras
Para calcular o valor da hora extra, preciso saber primeiro quanto custa cada hora de trabalho da domstica, a partir de seu salrio mensal. Sobre o valor da hora regular, h um acrscimo de 50% na hora extra. No exemplo ao lado, a domstica faz 1 hora e 12 minutos de trabalho extra por dia, ou 72 minutos por dia. Em abril, so 22 dias teis. Neste exemplo, a empregada teve duas faltas. Ento foram 20 dias de trabalho. Trabalhando 72 minutos a mais por dia, so 24 horas extras no ms

Valor de cada hora extra

Total de horas extras

Valor mensal da hora extra

Feriado
A hora extra no feriado contada com acrscimo de 100% da hora normal, ento cada hora trabalhada no feriado custa R$ 9,10 (R$ 4,55 X 2). Como no dia 23 de abril, feriado no Estado do Rio de Janeiro, ela vai trabalhar a mesma jornada de 10 horas, esse dia custar R$ 91
Horas trabalhadas no feriado Valor de cada hora Valor recebido pelo trabalho no feriado

Faltas
A falta deve ser calculada com base no valor do salrio dirio, sem adicionais. Como o salrio da empregada de R$ 1.000, divide-se esse valor por 30 para achar o salrio dirio: R$ 33,33
Nmero de faltas Salrio dirio Desconto pelas faltas

Vale-transporte
Considerando uso de dois bilhetes nicos por dia, ao custo de R$ 5,20 cada um, durante 22 dias, h um gasto mensal de R$ 228,80. A lei permite descontar 6% sobre o salrio base, no caso R$ 1 mil, ou seja, o desconto mximo seria de R$ 60 e custo do patro, de R$ 168,80
Preo do bilhete nico ida e volta Desconto mximo no salrio do empregado (6%) Dias de uso Gasto mensal Gasto do patro

Repouso semanal remunerado sobre horas extras


A lei prev que o dia de repouso remunerado. A Justia do Trabalho entende que esta remunerao corresponde, em mdia, a um sexto do salrio (referente a domingos e feriados ao longo do ano). Por isso, quando o trabalhador cumpre uma jornada maior, preciso adicionar ao salrio, alm do valor das horas extras, 1/6 sobre este adicional. Nesta simulao, foram R$ 42,25 (incluindo as horas extras e o feriado)
Fonte: Mario Avelino, Instituto Domstica Legal

12 O GLOBO GUIA DO EMPREGO DOMSTICO

Domingo 7 .4 .2013

H peculiaridades no trabalho de cada um: cuidadores de idosos, babs, folguistas e caseiros

OS DIFERENTES PROFISSIONAIS
U

OS CUIDADORES
PROFISSO: Enquanto o projeto de lei nmero 284 de 2011, que busca regulamentar a profisso dos cuidadores de idosos, no passar pelo Congresso, os profissionais que prestam esse servio devero ser contratados como trabalhadores domsticos. JORNADA: A nova lei estabelece que os cuidadores, requisitados tambm noite, tero jornada regular de 44 horas, espalhadas entre segunda-feira e sbado, sem exceder oito horas por dia, alm das duas de descanso. Adicionais noturnos sero cobrados entre 22h e 5h. recomendado fazer contrato. ENFERMAGEM: O encarecimento do servio dos cuidadores especialistas calculam que a diria mdia por um planto de 24 horas deve passar de R$ 130 para R$ 169 pode abrir mercado para auxiliares e tcnicos de enfermagem. No Rio, o piso salarial definido por lei para esse grupo de R$ 908 e R$ 1.079 por 30 horas semanais, respectivamente. ALTERNATIVA: Estudo do Ipea revelou que, em 2011, apesar de ter mais de 20 milhes de idosos, o Brasil dispunha de apenas 218 asilos pblicos. No Rio, o governo federal mantinha apenas uma instituio.

AS BABS
DIREITOS: A bab, como todos os demais empregados domsticos, ter direito a partir de agora a jornada fixa, horas extras, FGTS, salrio famlia, seguro-desemprego, entre outros direitos. NOITE: Se a bab dorme na residncia, mas no acionada durante a noite ou madrugada, no precisa receber nenhum adicional a seu salrio regular. No entanto, se a bab for acionada durante a madrugada, dever receber adicional noturno (equivalente a 20% o valor da hora de trabalho), alm da hora extra (acrscimo de 50%), j que neste caso existe vnculo empregatcio, dizem advogados. SERVIO EXTRA: Chamar o prprio empregado que trabalha durante a semana como folguista nos finais de semana, depois de cumprida a jornada regular de 44 horas semanais, considerado servio extra. VIAGENS: Ainda no h consenso. Muitos advogados sustentam que o tempo em que a bab est efetivamente trabalhando para o empregador ou disposio dele sejam considerados como jornada normal. O mesmo no ocorreria no perodo de descanso da profissional.

Domingo 7 .4 .2013

o nmero de dias trabalhados por semana que normalmente caracteriza vnculo empregatcio de uma folguista, por exemplo

3dias 22h

GUIA DO EMPREGO DOMSTICO O GLOBO 13

A partir desse horrio, at as 5h, o trabalho efetuado deve ser remunerado com adicional noturno

AS FOLGUISTAS
PROFISSO: A folguista cobre os dias de folga de outro profissional. Sem a comprovao do vnculo empregatcio, no tem direito aos benefcios que as domsticas obtm com a aprovao das novas regras. JORNADA: Folguista profissional autnoma, logo, no tem jornada fixada por lei. Segundo advogados, se a folguista que cobre uma bab, por exemplo, acordar de madrugada para trabalhar, no teria direito a hora extra nem adicional noturno. VNCULO: Uma folguista que trabalha trs dias por semana (por exemplo, entra sexta-feira de manh e sai na segunda seguinte de manh) em uma mesma residncia j pode ser considerada por alguns tribunais como tendo vnculo empregatcio. Nesse caso, passa a ter os direitos estipulados pela nova lei. CONTRATO: Advogados no veem a necessidade de contrato com a folguista. Muitos recomendam que o empregador procure alternar os dias das folguistas para deixar claro que no h vnculo.

OS CASEIROS
PROFISSO: Aos olhos da nova lei, caseiros devem ser tratados como trabalhadores domsticos. DESAFIO: A distncia que separa empregadores e caseiros nas casas de veraneio por a teste a confiana entre as partes no cumprimento das horas previstas. CONTROLE DAS HORAS: Empregadores e caseiros devem assinar um contrato que delimite a jornada de trabalho (at oito horas por dia, com pelo menos uma hora de almoo), com uma clusula sobre a impossibilidade de fiscalizao. Especialistas recomendam que o caseiro preencha e assine diariamente seu ponto e que o empregador faa esse controle mensalmente. DOMINGO: Por enquanto, caseiro que trabalha aos domingos deve receber hora extra, j que, segundo a lei, esse dia preferencialmente reservado ao descanso . Assim sendo, a jornada semanal de 44 horas dever ser dividida entre segunda-feira e sbado. Juristas acreditam, no entanto, numa conveno para flexibilizar o cenrio.

14 O GLOBO GUIA DO EMPREGO DOMSTICO

Domingo 7 .4 .2013

Como pagar e como descontar parte dos custos com o transporte do empregado domstico

A PASSAGEM
U

TRANSPORTE
OBRIGATRIO: O vale-transporte regulamentado por lei e constitui benefcio que o empregador antecipa ao empregado para utilizao em despesa de deslocamento. AQUISIO DO CARTO: O empregador deve solicitar um carto de vale-transporte ou realizar a recarga do carto que o empregado j possua. O carto pode ser solicitado pelo site do RioCard, nos postos de cadastramento, nas lojas RioCard e agncias do Ita. No site do RioCard (www.cartaoriocard.com.br) ou pelo 2127- 4000 possvel checar os pontos de venda. RIOCARD VALE-TRANSPORTE: Aceito em todos os meios de transporte. A tarifa ser referente ao valor da conduo. PAGAMENTO E RECIBO: O empregador deve entregar todo ms ao empregado um recibo constando o pagamento do vale-transporte (o valor X, referente ao vale-transporte - nmero do carto, foi depositado no dia Y). Uma via fica com o empregador. Embora alguns empregadores faam o pagamento do vale-transporte em espcie, essa ao no recomendada. DESCONTO: O empregador pode descontar a parcela equivalente a 6% do salrio-base do empregado. CARTES DISPONVEIS: Alm do RioCard Vale-Transporte, h outras opes, dependendo da necessidade: vale-transporte rpido, bilhete nico intermunicipal e bilhete nico carioca. VALE-TRANSPORTE RPIDO (VTR): um carto pr-pago nos valores de R$ 40 e R$ 80. Pode ser utilizado em qualquer modal. No recarregvel. No cria vnculo. BILHETE NICO INTERMUNICIPAL: A tarifa de R$ 5,20. O usurio pode fazer a integrao em at dois transportes, sendo um deles intermunicipal ou os dois, por at duas horas e meia. Somente alguns municpios da Regio Metropolitana fazem parte da integrao, entre eles Caxias, Mag, Mesquita, Queimados, So Gonalo e Seropdica. BILHETE NICO CARIOCA (BUC): A integrao deve acontecer em no mximo duas horas entre dois nibus municipais (R$ 2,75) ou um nibus municipal e trem (R$ 3,95). No possvel usar nibus fresco ou com ar-condicionado. NA DEMISSO: O carto personalizado, com o nome do funcionrio, fica com o empregado. O empregador deve desassociar o empregado pelo site do RioCard.

Domingo 7 .4 .2013

GUIA DO EMPREGO DOMSTICO O GLOBO 15

Alimentao e moradia no podem ser cobrados do empregado, mas possvel deduzir prejuzos na casa

O QUE PODE E NO PODE DESCONTAR


U

COBRANAS
ALIMENTAO: O empregador no pode cobrar pela refeio principal (almoo) realizada pelo empregado domstico, que tem direito a pelo menos uma hora de intervalo para refeio ou descanso. NOITE: obrigatrio conceder as duas refeies principais (almoo e jantar) quando o patro precisar que o empregado fique na residncia durante a noite. OPCIONAL: Se o empregado domstico quer dormir na casa do patro (por morar longe, por exemplo) e no trabalha no perodo noturno, o empregador no obrigado a oferecer o jantar. Da mesma forma, se o empregado dorme na casa do patro por uma noite, por uma situao inesperada (uma chuva torrencial na cidade, por exemplo), o empregador no precisa fornecer o jantar. MORADIA E UNIFORME: Gastos com moradia e uniforme no podem ser descontados do empregado domstico.
U

DIREITO ADQUIRIDO
SEM ALTERAO: Os direitos pactuados antes da promulgao da nova lei no podero ser alterados em prejuzo do empregado. Por exemplo, se anteriormente o empregador optou por pagar um salrio mais alto do que o piso regional para sua domstica, ele no poder reduzir esse valor. OUTROS BENEFCIOS: O salrio mais alto que o piso regional apenas umas das situaes que configuram um direito adquirido. Todos os benefcios extras, como, por exemplo, um plano de sade, passam a ser um direito adquirido. Desta forma, o empregador no pode suprimi-lo, na inteno de compensar seus gastos extras a partir da nova lei. EXCEES E ACORDOS: Se o benefcio concedido pelo empregador empregada domstica tiver menos de um ano, ele pode ser contestado, e os dois podero realizar um acordo.

AUSNCIAS
FALTAS: Ausncia injustificada gera falta e o desconto daquele dia no salrio do empregado. ATESTADO MDICO: Se o atestado apresentado estiver fora dos requisitos, o empregador pode contestar. Para no haver desconto, o atestado tem que ser vlido e indicar por quanto tempo (horas ou dias) a domstica dever ficar ausente do trabalho. AFASTAMENTOS LEGAIS: So permitidos at dois dias consecutivos em caso de morte de cnjuge, pais, avs, filhos, netos, irmos ou pessoas dependentes (declaradas na Carteira de Trabalho). E at trs dias consecutivos em caso de casamento. PARENTE DOENTE: A domstica pode levar atestado que comprove que o parente esteve doente e precisou de seus cuidados. O empregador decide se far o desconto. BANCO DE HORAS: A lei no prev banco de horas para compensar as ausncias.

ESTRAGOS
DANOS: O empregador s poder realizar o desconto no salrio do empregado domstico por danos ao imvel ou a utenslios e objetos em duas situaes. PROVA: A primeira situao se o empregador conseguir provar, judicialmente, que o dano ao objeto ou ao imvel foi responsabilidade da domstica. CONTRATO: A outra situao quando a hiptese de desconto por dano j estiver prevista no contrato de trabalho. Nesse caso, o empregador poder cobrar o prejuzo da domstica. OS TERMOS: O advogado trabalhista Carlos Eduardo Oliveira Mesquita, do Mesquita Advogados, exemplifica como o empregador pode descrever essa situao no contrato de trabalho: Fica acordado entre as partes que, na ocorrncia de danos ao imvel ou a utenslios, ser descontado o valor equivalente ao reparo ou a substituio dos mesmos .

16 O GLOBO GUIA DO EMPREGO DOMSTICO

Domingo 7 .4 .2013

A despesa para demitir vai aumentar, mas depende de direitos futuros, como o valor da multa do FGTS

O CUSTO DA DEMISSO
U

O QUE PAGAR
O QUE MUDA: Pela CLT, toda vez que um empregador demite um empregado, deve pagar, entre outros direitos, uma multa de 40% sobre o saldo do FGTS. Em breve, os domsticos tambm tero direito a essa indenizao. E podero sacar o saldo da sua conta no Fundo, caso sejam demitidos sem justa causa. MULTA: Hoje, na CLT, a multa de 40% sobre o saldo do Fundo. Mas, no caso dos domsticos, o direito ainda no vale, precisa de regulamentao. E h uma proposta para zerar ou reduzir a multa de 40% para 5%. CLCULO: Vale lembrar que a multa incide apenas sobre a parcela do Fundo que foi depositada pelo atual empregador. Veja este exemplo: um empregado domstico trabalhou 10 anos numa casa, pediu demisso e foi contratado em outra residncia, onde trabalha h dois anos. Seu atual patro decide demiti-lo. Neste caso, ter que pagar a multa apenas sobre os depsitos de FGTS feitos por ele, nos ltimos dois anos. LEI NO RETROAGE: O direito multa sobre o saldo do FGTS valer a partir de sua regulamentao. Ou seja, se a domstica trabalha h 30 anos numa mesma casa, o recolhimento do FGTS e a multa sobre este saldo s sero cobrados a partir da data de entrada em vigor das novas regras. OPCIONAL: Para o empregador que j paga o FGTS (o recolhimento at agora era opcional), a multa na hora da demisso j era obrigatria. Ou seja, nada muda neste caso. HORAS EXTRAS: As horas extras habituais tambm devero ser calculadas para fins de resciso. Ser levada em conta a mdia de horas extras que o empregado fez nos ltimos 12 meses anteriores resciso. Sobre o pagamento de horas extras para fins de resciso, tambm incidem INSS, o recolhimento de 8% do FGTS da resciso e, ainda, o valor do aviso prvio e de 13 e frias proporcionais. AVISO PRVIO: Desde 2011, a lei determina que o aviso prvio seja proporcional ao tempo de servio. Alm dos 30 dias habituais, a partir do primeiro ano de trabalho, devem ser acrescidos ao aviso prvio trs dias por ano de servio, at o mximo de 60 dias. Ou seja, no total, o aviso prvio pode chegar a 90 dias. O assunto, porm, ainda motivo de controvrsia, no caso dos empregados domsticos.

Exemplo de clculos para demisso sem justa causa por iniciativa do empregador. Nesta simulao, considera-se um empregado domstico que esteja trabalhando na mesma residncia h 5 anos e sete meses, que receba um salrio de R$ 1.000 e que faa uma mdia de dez horas extras por ms. No primeiro exemplo, o empregado foi contratado em 1 de janeiro de 2007 e demitido em 31 de julho de 2012. No segundo exemplo, o empregado seria contratado em 1 de janeiro de 2014 e demitido em 31 de julho de 2019. COMO HOJE COMO FICAR DIFERENA

Saldo de salrio (30 dias) Horas extras 50% (10 horas) Aviso prvio indenizado (45 dias)* 13 salrio proporcional (8/12 avos)** Frias proporcionais (8/12 avos)** Adicional de frias (1/3) INSS do empregador (12%)
Incide sobre saldo de salrio, horas extras e 13 proporcional

FGTS sobre resciso (8%)


Incide sobre saldo de salrio, horas extras, 13 proporcional e aviso prvio

Multa de 40% sobre o saldo do FGTS

Custo para o empregador

HOJE COMO FICAR

*Desde 2011, o aviso prvio passou a ser proporcional ao tempo de servio. Ou seja, so acrescidos, aos 30 dias habituais, 3 dias por ano de servio at no mximo 60 dias. Neste exemplo, se o empregado trabalhou 5 anos e meio, ele tem direito a aviso prvio de 45 dias; **Considera os sete meses trabalhados no ano e o ms de aviso prvio FONTE: Marcus Brumano, do escritrio Demarest & Almeida Advogados

Domingo 7 .4 .2013

GUIA DO EMPREGO DOMSTICO O GLOBO 17

Aumentam os custos e o tempo gasto com a papelada que comprova os pagamentos e a jornada

A BUROCRACIA
U

OS RECIBOS
CONTROLE: A recomendao comprar um fichrio e arquivar, a cada ms, todos documentos. PAGAMENTOS: Vale guardar, alm da guia do INSS, todos os recibos, com discriminao de eventuais horas extras, adicional noturno e 13 salrio. CONTROLE DE PONTO: Pode ser feito em folha especfica para esse fim ou em um caderno. CONTRATO DE TRABALHO: No precisa ser digitalizado nem precisa ser levado a cartrio. O empregado tem direito cpia. POR QUANTO TEMPO: Por cautela, especialistas recomendam que os documentos sejam guardados por at cinco anos. CARTEIRA DE TRABALHO: preciso anotar na carteira quando h concesso de frias ou alteraes de salrio. Recomenda-se que o empregador faa cpia de todas as anotaes.
U

NA JUSTIA
MAIS AES: Disputas entre patres e empregados domsticos j so comuns na Justia do Trabalho e no h dvidas que, com as novas regras, a tendncia de aumento no nmero de aes. So leis que levaro tempo para serem interpretadas por todos da mesma forma, inclusive pelos juzes a quem, em alguns casos, caber a palavra final. RISCOS: No existe forma de o patro evitar um processo judicial. Mesmo estando 100% correto, dentro da lei, nada pode impedir a empregada de questionar na Justia questes que ela considere irregulares. A maneira de se proteger fazer tudo como manda a lei, ter os acordos por escrito, folha de ponto assinada e recibos guardados. JUZES: Especialistas acreditam que os juzes tero mais sensibilidade para julgar processos de empregados domsticos, agora equiparados ao trabalhador de empresa, porque os conflitos em discusso sero semelhantes aos que eles vivenciam em suas prprias casas.

CONTADORES
BUROCRACIA: A complicao dos novos clculos e os documentos para contratao e pagamento das domsticas vo exigir das famlias tarefas que nas empresas so feitas pelo Departamento Pessoal. Contadores j esto oferecendo servios para pessoas fsicas, mas a expectativa que o governo simplifique a forma de pagamento. QUANTO CUSTA: No h tabelas de valores para o trabalho dos contadores. O Sindicato de So Paulo (Sescon) informa que mnimo mensal cobrado para as pessoas fsicas ficar em torno de R$ 150 por empregado domstico. Sites tambm oferecem clculos e modelos de documentos com custos variados. No Domstica Legal, por exemplo, a taxa para os associados R$ 9 por ms. CUIDADOS: conveniente conferir no site dos conselhos regionais de contabilidade se o contador indicado est habilitado para essa funo. No caso da ajuda pela internet, preciso pesquisar se o site em questo confivel.

18 O GLOBO GUIA DO EMPREGO DOMSTICO

Domingo 7 .4 .2013

Como adequar as diversas situaes do trabalho domstico nova lei. Em cada casa, uma realidade nica

O TIRA-DVIDAS
U

PERGUNTAS E RESPOSTAS
QUEM CONSIDERADO EMPREGADO DOMSTICO? Empregada, cozinheiro, governanta, bab, lavadeira, faxineiro, vigia, motorista particular, jardineiro, acompanhante de idosos, entre outros. O caseiro tambm considerado empregado domstico, desde que o local onde exera a sua atividade no tenha fins lucrativos. O QUE MUDA COM A NOVA LEGISLAO? Os domsticos passam a ter os mesmos direitos dos demais trabalhadores. Com a promulgao da nova lei no dia 2 de abril, os principais direitos que j esto em vigor so jornada regular diria de at oito horas e semanal de 44 horas, alm de hora extra de 50% sobre a hora normal. O QUE AINDA PRECISA DE REGULAMENTAO? Entre os itens que ainda precisam de regulamentao esto FGTS obrigatrio e multa sobre o saldo do Fundo nas demisses sem justa causa, adicional noturno (20% sobre a hora normal), auxlio-creche para filhos de domsticas de at 6 anos e seguro-desemprego. CASO O DOMSTICO NO TRABALHE AOS SBADOS, POSSVEL COMPENSAR? Sim, os especialistas acreditam que pode ser ser feito um acordo para compensao das horas de quem no trabalha o sbado. O ideal que o acordo seja feito por escrito, porque, em caso de problemas, fica mais fcil provar o que foi combinado. EXISTE UM LIMITE MXIMO DE HORAS EXTRAS? Em casos excepcionais no, mas, quando se trata de horas extras habituais, a CLT determina que sejam no mximo duas horas extras dirias. Por isso, a orientao que a jornada diria no passe de dez horas, mais as duas horas de descanso, j incluindo as horas extras e as horas compensadas do sbado, por exemplo. POSSO COMBINAR HORAS EXTRAS QUE SERO FEITAS TODOS OS DIAS? Sim, so as chamadas horas extras habituais. Mas essa combinao deve estar registrada em acordo por escrito, e o recibo de pagamento deve discriminar separadamente o valor do salrio e a parcela das horas extras. Isso vai esclarecer dvidas em caso de futuras aes judiciais. COMO CALCULO AS HORAS EXTRAS? Divida o salrio mensal da sua empregada por 220, que o nmero de horas considerado pela lei por ms. O resultado o valor da hora normal da domstica. A este valor, preciso acrescer 50%, para se chegar ao valor da hora extra. Por exemplo: com um salrio de R$ 1,2 mil, a hora normal R$ 5,45. Com 50%, cada hora extra custar ao empregador R$ 8,18. O clculo no considera adicional noturno, que incide em caso de trabalho das 22h s 5h, com acrscimo de 20% sobre a hora trabalhada. Mas ainda precisa de regulamentao. SE A EMPREGADA DORME NA CASA DO PATRO, ENCERROU O TRABALHO E FOI PARA O QUARTO DESCANSAR, ESSE PERODO FICA CARACTERIZADO COMO HORA EXTRA? No. A partir do fim da jornada, a empregada domstica tem o direito de no mais trabalhar. Por exemplo, se o empregador pedir qualquer coisa trs horas depois de ela ter ido para o quarto, ter que pagar hora extra. Se ela efetivamente no trabalhar, no caracteriza hora extra. O perodo em que a empregada est dormindo tambm no conta para adicional noturno. POSSO DIMINUIR O SALRIO-BASE PARA INCLUIR AS HORAS EXTRAS E CHEGAR AO VALOR FINAL ATUAL? A lei no permite reduo de salrio. As horas extras tm que ser calculadas em cima do salrio pago atualmente. Se a empregada atualmente trabalha mais horas que o estipulado pela lei, ser preciso adaptar a jornada, mas a domstica continuar ganhando o mesmo salrio. PRECISO PAGAR INSS SOBRE AS HORAS EXTRAS? Sim, as horas extras entram na conta na hora de calcular o INSS, o FGTS e as frias, o adicional de frias e o dcimo terceiro salrio. No caso desses ltimos, o clculo ser baseado na mdia de horas extras feitas durante o ano. QUAL A ALQUOTA DO INSS? O empregador obrigado a arcar com alquota de 12% do salrio e pode descontar da empregada outros 8% (para salrios at R$ 1.247,70), 9% (salrios entre R$ 1.247,71 e R$ 2,079,50) e 11% (entre R$ 2.079,51 e R$ 4.159). COMO VOU CONTROLAR A JORNADA DA MINHA EMPREGADA? A maioria dos especialistas aconselha que seja usado um livro de ponto, onde o empregado assine os horrios de entrada, sada e intervalos. Esse livro pode ser comprado nas papelarias. Caso o empregador prefira, pode fazer uma planilha no computador com os dados. Tem o mesmo efeito. DE QUANTO TEMPO ESSE INTERVALO? A lei permite que sejam duas horas de intervalo: uma de almoo e uma de descanso, alm da jornada. Mas, durante esse perodo, o empregador no pode usar qualquer tipo de servio da domstica. Ou seja, a empregada pode trabalhar oito horas, ter duas de descanso e ainda fazer at duas horas extras por dia. AS FOLGAS PODEM SER DADAS DURANTE A SEMANA, EM DIAS TEIS, EM VEZ DE NO FIM DE SEMANA? recomendvel que pelo menos uma folga por ms seja aos domingos. As outras podem ser dadas durante a semana. COMO ESTABELECER A JORNADA DO CUIDADOR, QUE DORME COM O IDOSO, MUITAS VEZES ATENDENDO DURANTE A NOITE? Entre 22h e 5h, h acrscimo de adicional noturno. H casos especficos em que o cuidador trabalha em regime de planto de 12 horas de trabalho por 36 horas de folga, mas isso previsto em acordo coletivo de categorias especficas, como de enfermeiros de hospitais. Para os domsticos, isso no previsto. POSSO FAZER CONTRATO DE EXPERINCIA DE DOMSTICA? Pode e, aps a nova legislao, deve. Esse contrato precisa ser feito por escrito, ter durao mxima de 90 dias e no dispensa o registro em carteira. A diferena que, em caso de demisso, no preciso pagar o aviso prvio nem a multa sobre o saldo do FGTS. QUAL A ALQUOTA DO FGTS? de 8% sobre a remunerao, incluindo frias, dcimo terceiro salrio, horas extras e adicional noturno. O empregador j pode abrir uma conta para sua empregada com as regras atuais, mas h expectativa de que a Caixa anuncie medidas para facilitar o recolhimento, hoje muito complexo e burocrtico. Tambm esperada regulamentao do assunto. CONSIDERANDO QUE A JORNADA DE TRABALHO DE UMA EMPREGADA TERMINA S 17H E QUE ELA DORME NA CASA ONDE TRABALHA, CASO O EMPREGADOR LHE PEA UM COPO DGUA S 22H, TER QUE PAGAR CINCO HORAS EXTRAS? Sim, pois isso caracterizar que a domstica ficou disposio do empregador por todas aquelas horas. O ideal que o patro mude seus hbitos.

Domingo 7 .4 .2013

GUIA DO EMPREGO DOMSTICO O GLOBO 19

Contatos teis

Ministrio do Trabalho: www.mte.gov.br e Ministrio da Previdncia: www.previdencia.gov.br ou pelo telefone 135 Sindicato dos Trabalhadores Domsticos: Rio: Av. Paulo de Frontin, 665 - Rio Comprido, Telefone: (21) 2273-2699 So Paulo: www.sindomestica.com.br Sites especializados, escritrios de advocacia e contabilidade

POSSO DAR DUAS HORAS DE ALMOO E UMA DE LANCHE POR DIA? A CLT prev que pode haver no mximo um intervalo de duas horas. No possvel, portanto, considerar uma hora de lanche, alm das duas horas de almoo. POSSO DESCONTAR UMA PARCELA DO FGTS DO SALRIO DO EMPREGADO? No, a legislao prev apenas a parcela do empregador, que equivale a 8% do salrio do empregado. SE A EMPREGADA DORME NA CASA DO EMPREGADOR POR OPO DELA, DEVE-SE PAGAR ADICIONAL NOTURNO POR ISSO? Se ela no estiver disposio do empregador, o fato de ela dormir na casa do patro no caracteriza hora extra ou adicional noturno. importante, porm, determinar de forma clara o fim da jornada de trabalho da domstica. SE O EMPREGADOR J PAGA O INSS DO EMPREGADO, MAS NO DESCONTA A ALQUOTA DE 8% DE SEU SALRIO, PODE PASSAR A FAZER O DESCONTO AGORA? Mesmo antes da mudana na legislao, os especialistas j recomendavam que o patro fizesse o desconto da alquota do empregado paga ao INSS. O empregador obrigado a recolher a sua parcela (12%) e tambm a do empregado (que varia de 8% a 11%, dependendo do salrio). No pagamento mensal do salrio, o patro deve, ento, descontar a parte do empregado. Caso contrrio, a Justia pode entender que esta parcela no descontada faz parte do salrio direto do empregado, sobre o qual devem incidir todos os benefcios e encargos. COMO CALCULAR HORAS EXTRAS DE UM CUIDADOR QUE TRABALHA 24 HORAS E FOLGA 24 HORAS? Essa situao no prevista na nova lei das domsticas. preciso esperar a regulamentao do Ministrio do Trabalho. Enquanto isso, o ideal contratar mais empregados para que a jornada de cada um deles no ultrapasse as oito horas dirias, mais as duas horas de descanso e at duas horas extras por dia (no total, 12 horas na casa do empregador). AS HORAS EXTRAS SO INCORPORADAS AO SALRIO? Se o empregado costuma receber horas extras e deixa de receber aps determinada data, comum a Justia

do Trabalho entender que essas horas extras devem ser incorporadas ao salrio, ainda que ele no fique mais no emprego alm da jornada. O fim do pagamento das horas extras caracteriza, neste caso, reduo de salrio. CONSIDERANDO UM CUIDADOR QUE FICA COM UM IDOSO DAS 13H S 23H E TIRA UMA HORA PARA O JANTAR. PRECISO PAGAR HORA EXTRA? Isso equivale a uma jornada de nove horas de trabalho, mais uma hora de intervalo. Logo, voc teria que pagar hora extra e tambm adicional noturno sobre essa hora extra. Os especialistas recomendam que se contrate duas pessoas para dividir a carga horria e evitar horas extras. Se fizer isso, o empregador s ter que pagar adicional noturno sobre a jornada do profissional que trabalha no perodo da noite,e este adicional vai incidir sobre a hora trabalhada normal, no sobre hora extra. CASO O SALRIO DO EMPREGADO ULTRAPASSE O TETO PARA ISENO DE IMPOSTO DE RENDA (IR), O EMPREGADOR DEVE RECOLHER O IR NA FONTE? Ainda no h regulamentao para isso. Especialistas acreditam que o patro deva fazer o recolhimento do carn-leo mensalmente. SER POSSVEL DEDUZIR DO IMPOSTO DE RENDA DO PATRO OS BENEFCIOS PAGOS DOMSTICA? Hoje, na hora de fazer sua declarao de ajuste anual, o empregador pode deduzir do imposto devido o que foi recolhido de INSS para at um empregado domstico, com teto anual de R$ 985,96 (12% sobre o salrio mnimo). Esta deduo est prevista at 2015 (ano-calendrio 2014). POSSVEL FAZER UM BANCO DE HORAS? O banco de horas um mecanismo existente na legislao trabalhista, mas precisa de acordo coletivo entre empresas e sindicatos. Especialistas no assunto acreditam que ser possvel fazer compensao de jornada e que essa matria ser regulamentada pelo Ministrio do Trabalho. SE O EMPREGADO TEM A JORNADA INFERIOR PREVISTA NA LEI, COMO FEITO O RECOLHIMENTO DOS ENCARGOS? O fato de o empregado trabalhar menos horas no altera os encargos. O patro deve recolher o INSS, pagar frias e o dcimo terceiro salrio como se ele trabalhasse a jornada completa.

MUDOU ALGUMA COISA NAS REGRAS DE DIARISTAS? No. So consideradas diaristas aquelas que vo at duas vezes por semana na mesma casa. As novas regras valem para mensalistas e para domsticos que trabalhem ao menos trs vezes por semana em uma mesma residncia. AS BABS FOLGUISTAS QUE TRABALHAM NO FIM DE SEMANA SE ENQUADRAM NA NOVA LEGISLAO? Se ela trabalha at dois dias (sbado e domingo, por exemplo), o empregador tem a segurana de que ela se enquadra nas regras vlidas para as diaristas. um trabalho autnomo e sem vnculo empregatcio. A partir do terceiro dia (se a bab comea a trabalhar na sexta-feira tarde e vai at segunda-feira), no entanto, alguns tribunais entendem que h vnculo e outros, no. Logo, as folguistas podem ou no ser enquadradas na nova lei. Pesa a favor desse enquadramento o fato de que essas babs esto disposio dos patres por esses trs dias de forma ininterrupta. O Ministrio do Trabalho deve se pronunciar sobre o assunto. SE A BAB TRABALHA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, CUMPRINDO OITO HORAS DIRIAS, MAS NO TRABALHA AOS SBADOS HABITUALMENTE, POSSO PEDIR PARA ELA TRABALHAR UM SBADO NO MS DURANTE TODO O DIA E NO PAGAR NADA EXTRA PELO SERVIO? SERIA UMA COMPENSAO PELOS SBADOS NO TRABALHADOS. Os especialistas dizem que a compensao pode ser feita, mas que melhor ela esteja prevista no contrato a ser firmado com a bab, para evitar questionamentos posteriores na Justia. S VOU MINHA CASA DE CAMPO NOS FINS DE SEMANA OU FERIADOS. MEU CASEIRO PODE TRABALHAR AOS DOMINGOS E FERIADOS, J QUE NO TRABALHA DURANTE A SEMANA? Pela nova lei, se ele trabalhar feriado, ter que ganhar todas as horas trabalhadas como hora extra e, nesse caso, o custo da hora extra de 100% da hora normal. Quanto aos domingos, os especialistas dizem que o descanso remunerado deve ser dado preferencialmente nesse dia. Mesmo que o caseiro trabalhe, isso tambm vai contar como hora extra com custo de 100% da hora normal. Juristas dizem, no entanto, que deve haver uma regulamentao no futuro para o servio de caseiro, devido a suas peculiaridades, e que possvel que o Ministrio do Trabalho abra excees.

20 O GLOBO GUIA DO EMPREGO DOMSTICO

Domingo 7 .4 .2013

Lavanderia, congelados e deixar os filhos mais tempo na escola so opes ao servio da empregada

A ALTERNATIVA

Simulao de gastos para uma famlia de um casal com dois lhos em idade escolar
CONTRATAO DE SERVIOS COMPRA DE ELETRODOMSTICOS

Colgio ou creche em tempo integral


Custo mdio para escolas de ensino fundamental. No tempo regular, a escola sai por R$ 1.500 em mdia. Ou seja, o custo extra de R$ 1.500; para duas crianas, R$ 3 mil

Aspirador de p

Lavadora de loua

Transporte escolar
Levando em conta que o empregado domstico leve e busque as crianas na escola. A despesa adicional de cerca de R$ 450 por criana, ou R$ 900 para dois lhos

Lavadora de roupa de 10kg

Lavanderia
R$ 130 por semana para lavar, secar e passar oito quilos de roupa (2 lenis de casal, 4 lenis de solteiro, 4 toalhas de banho, 6 camisetas, 2 calas jeans e 5 camisas sociais) R$ 16 o quilo. Para 4 semanas, R$ 520 por ms

Secadora de 10kg

Comida congelada
O custo de aproximadamente R$ 18 por prato. Se a opo for consumir comida congelada por pelo menos 20 dias por ms, o gasto para a famlia seria de R$ 1.440 por ms (4 X R$ 18 X 20 dias)

Prancha de passar roupa

TOTAL Casa de repouso para idosos


Se alm dos quatro integrantes, a famlia tiver parente idoso em casa que precise de um cuidador, e, com as novas regras, pretenda dispens-lo, o custo mensal aproximado de R$ 3.500, sem contar remdios

Freezer de 120 litros

Microondas

TOTAL 2
Fonte: Pesquisa em lojas e estabelecimentos

TOTAL

You might also like