You are on page 1of 12

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

CIDADANIA,SADEE SEGURANANOTRABALHO
MDULO IV

59

Competncias Bsicas para o Trabalho

60

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

Plano de Curso

Competncia:
Os participantes desenvolvero a conscincia sobre a importncia do conhecimento de seus direitos, seus deveres e da adoo de aes de segurana no trabalho, em prol de si mesmos e do grupo.

Contedos Reviso do dia anterior Apresentao do encontro Definio de Cidadania

Tcnicas Exposio dialogada Exposio oral Dinmica do Jri

Recursos

Durao 10min.

Folha de flip chart

05min.

Cartolina, caneta hidrocor, revistas, tesouras e cola, pincel atmico Cartelas com as instrues

30min.

Cidadania e trabalho em equipe

Dinmica da Vaca

1h e 15min.

Intervalo Vitalizador Dinmica da fita crepe

15min. Fita crepe 10min.

Vdeo Sade e Segurana no trabalho Encerramento Estudo de caso

O problema no meu Casos para discusso CD com msica: ... Gonzaguinha

30min. 60min. 20min.

Filmes e msicas indicados podero ser substitudos por um outro ttulo, desde que respaldem o alcance do objetivo proposto na atividade.

61

Competncias Bsicas para o Trabalho

Carta Descritiva Cidadania


1. Introduo
1.1. Reviso do Dia Anterior
Perguntar ao grupo o que lhe chamou mais a ateno e qual foi o aprendizado. Falar de forma objetiva sobre a importncia de conhecermos nossos direitos e deveres, principalmente, no mundo do trabalho.

1.2. Apresentao do Encontro


Evidenciar o tema Cidadania, esclarecendo que sero desenvolvidos os assuntos referentes s aes de responsabilidade e ticas no ambiente de trabalho.

2. Definio de Cidadania e de Direitos Humanos


2.1. Dinmica do Jri

Objetivos: definir cidadania, cidado; refletir sobre a importncia das aes para o bem comum. Tempo: 30 min. Materiais: cartolina, caneta hidrocor, revistas, tesouras e cola, pincel atmico. Procedimentos: solicitar que os participantes formem pequenos sub-grupos (nmero par); solicitar que elaborem cartazes que demonstrem aes de cidadania (grupos pares) e aes que no sejam de cidadania (grupos mpares), utilizando as figuras das revistas. Durao de 15 min. formar uma fileira de participantes (corredor), um de frente para o outro. Os grupos pares devero defender as aes de cidadania apresentadas, e os mpares defendero as aes que no so de cidadania. O debate dever durar cinco minutos. Em seguida, os papis devero ser invertidos (tempo de cinco minutos), isto , o que defendeu dever atacar, e o que atacou dever defender.

62

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

Processamento: devero ser escritos, no quadro, os sentimentos vivenciados; pedir aos participantes que evidenciem os fatores que interferiram nas escolhas; solicitar-lhes que determinem a relao entre esse exerccio e a prtica diria.

Generalizao
Utilizar a apresentao em transparncia ou em computador de forma dialgica, buscando sintonia e reflexo do grupo. As aes de cidadania acontecem no convvio entre as pessoas. Cidadania , acima de tudo, o direito convivncia, em que cada um exerce plenamente seus deveres, conhecendo seus direitos para os fazer valer.
(Cartilha Cidadania, p. 7)

................................................................................................................................. Voc sabe o que so direitos humanos? Direitos Humanos so os instrumentos, mais importantes de nossa civilizao, para assegurar um convvio social digno, justo e pacfico. Eles se dividem em direitos civis, polticos, econmicos, sociais e trabalhistas.
(Cartilha Cidadania, p. 8 e 9)

A Constituio Federal o instrumento que define os direitos e deveres dos cidados. Ressaltamos que os direitos dos cidados englobam o direito nacionalidade e os direitos polticos. "Todos tm direito moradia, educao, ao trabalho e segurana. Discutir com o grupo os casos citados nas pginas 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 da cartilha.

3. Cidadania e Trabalho em Equipe


3.1 - Dinmica da Vaca

Objetivos: exercitar a cidadania no convvio com as pessoas; refletir sobre a importncia da viso do todo e do trabalho em equipe, no ambiente de trabalho; desempenhar um trabalho no estruturado e determinar como atingir os melhores resultados. Tempo: 60min.

63

Competncias Bsicas para o Trabalho

Material: Cartolina branca, caneta hidrocor, pincel atmico preto, revistas, tesouras, cartes com nomes de partes do corpo de uma vaca: contorno da cabea, olho direito, olho esquerdo, focinho, orelha esquerda, orelha direita chifre direito, chifre esquerdo, pescoo, parte dianteira do tronco, parte traseira do tronco, coxa direita dianteira, coxa esquerda dianteira; coxa direita traseira, coxa esquerda traseira, pata dianteira esquerda, pata dianteira direita, pata traseira esquerda, pata traseira direita, trs tetas do lado direito e trs tetas do lado esquerdo.

Procedimentos: 1 Parte (20min.) Colocar uma msica e solicitar que os participantes circulem pela sala enquanto a msica toca. Quando a msica parar, eles devero formar trs grupos; Expor que o objetivo do grupo construir uma vaca; Distribuir as tarefas aos grupos: o Grupo 1 montar a cabea da vaca; o Grupo 2 montar o corpo da vaca; e o Grupo 3 montar os membros da vaca (patas); Distribuir para os grupos as partes da vaca; Orientar os grupos para que confeccionem as peas solicitadas. 2 Parte (5min.) Os subgrupos devero reunir e montar uma vaca; Em geral, a vaca aparenta uma figura desproporcional. O facilitador dever efetuar o processamento, associando-o com o trabalho. Por que isso acontece? Como se poderia ter uma vaca mais adequada? 3 Parte (30min.) Os participantes iro responder s seguintes perguntas, em subgrupos: - O que faltou para a atividade alcanar os objetivos? Qual a associao da atividade com o trabalho nas empresas? O que devemos saber para desempenhar bem as nossas funes? Quais os cuidados que devemos adotar ao executar uma tarefa?

Generalizao
Abordar que a empresa um grande processo e que necessita alcanar resultados. Esse o motivo da nossa contratao. Conhecermos o objetivo da empresa e o que esperado do nosso trabalho tornam-se fundamentais; entender que o processo contnuo e que as nossas aes interferem no resultado final , tambm, de grande importncia. A conscincia de que no estamos isolados e de que com o trabalho em equipe alcanamos os resultados esperados e o nosso sucesso, torna-se o nosso referencial.

64

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

Esclarecer que quando trabalhamos em equipe eliminamos desperdcios, utilizando melhor o nosso tempo. Intervalo (15 min.)

4. Responsabilidade
4.1. Vitalizador
Dinmica da Fita Crepe

Objetivo: despertar nos participantes a conscincia responsveis e que no existem culpados. Tempo: 10min. Material: fita crepe Procedimentos: 1 etapa (3min.) Distribuir para o grupo pedaos de fita crepe (deixar o rolo disposio se algum necessitar de mais fita). A tarefa ser colar fita crepe no colega. Quem ficar com mais fita crepe, no corpo, ser eliminado. Combinar com dois participantes para que estes permitam que colem as fitas neles (o grupo no ir saber). 2 etapa: (5min.) Refletir com os participantes sobre os sentimentos vivenciados. Discutir como foi escolher o culpado. Questionar com o grupo se haveria outra sada. Vivenciar a outra forma. de que somos todos

65

Competncias Bsicas para o Trabalho

4.2. Tcnica: Discusso sobre o filme O problema no meu

Durao: (30 min.) Objetivo: Definir responsabilidade e associ-la com cidadania. Procedimentos: Discutir o filme e solicitar, aos participantes, que dem exemplos de aes que acontecem nas empresas; Expor, para o grupo, sobre o posicionamento das pessoas com relao cidadania e responsabilidade.

Em relao aos direitos, temos: 1. o inocente: desconhece os seus direitos; 2. o passivo: espera passivamente que seus direitos sejam reconhecidos pelos outros; 3. a vtima: s sabe se queixar, mas no age na defesa dos seus direitos; 4. o crtico: vive cobrando seus direitos, mas de forma errada; 5. o cidado consciente: est comprometido com os direitos da cidadania e sabe cobrar de forma correta e responsvel o respeito a esses direitos Em relao responsabilidade, temos: 1. o egocntrico: desrespeita os interesses coletivos, rejeita qualquer participao e envolvimento, dificultando a participao das outras pessoas; 2. o distrado: omite-se, deixando de cumprir suas responsabilidades; 3. o burocrtico: cumpre somente o que definido como sua funo pela lei e pelas regras; 4. o falador: conhece as suas responsabilidades, mas no as coloca em prtica; 5. o cidado envolvido: sente-se responsvel e atua para mudar e melhorar aquilo que sabe estar errado.

Fechar, com o grupo, o conceito de responsabilidade e discutir quais as suas interferncias com a vida em sociedade.

66

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

Generalizao
Responsabilidade a capacidade de responder pelos seus atos e aes. o grau de obrigao que uma pessoa assume atravs de aes que protegem e melhoram o bem-estar prprio e da comunidade em que vive. Refere-se ao grau de eficincia e eficcia que uma pessoa apresenta ao desempenhar as suas tarefas. Eficcia alcanar os resultados; eficincia fazer o que tem de ser feito com qualidade. A base da cidadania a conscincia dos direitos e deveres, incluindo prticas de fraternidade, tica e a capacidade de assumir responsabilidades. Ela acontece na forma com que nos relacionamos diariamente com as pessoas, na preservao do meio ambiente e na construo de uma sociedade mais justa e mais fraterna. Todo gesto de cidadania um gesto de cuidado com a vida. Construmos melhores condies de vida para ns e para a nossa organizao e comunidade quando nos organizamos em grupos, trabalhando em equipe, formando associaes e cooperativas. Um grupo de pessoas organizado em torno de um objetivo comum tem mais poder de reivindicar e de conseguir o que necessita. Precisamos, ento, nos organizar de forma competente. Isso significa aprender a cooperar, a trabalhar em equipe, a fazer parcerias, a dialogar, a respeitar as diferenas, a lidar com os conflitos. Todos somos importantes. Todos temos contribuies a dar. No devemos nos omitir na luta em busca de um futuro melhor. Nem deixar para os outros a soluo dos nossos problemas.

67

Competncias Bsicas para o Trabalho

Carta Descritiva Sade e Segurana no Trabalho


1. Introduo
Iniciar, perguntando ao grupo o que Sade? Escrever no quadro as respostas dadas pelos participantes. Efetuar uma sntese, definindo Sade: um estado de completo bem-estar fsico, mental e social e no somente a ausncia de doenas ou enfermidades. (Organizao Mundial de Sade)

2. Procedimentos
2.1. Estudo de Casos
Durao: 30min. de discusso Apresentao: 05min. por grupo, aproximadamente Concluses: 05min.

Caso 1 Carlos trabalhava em uma loja como vendedor. Era uma pessoa muito gentil e que gostava muito de atender ao pblico. Morava muito longe do local de trabalho e chegava muito tarde em casa e s queria dormir. O banho deixava para outro dia. O seu cabelo e a sua barba estavam grandes e ele nem percebia. O cheiro de corpo era forte. Como, muitas vezes, o horrio de almoo era apertado, ele se esquecia de escovar os dentes. O gerente da loja falava, mas ele no mudava. Certo dia, foi demitido. - Questionar com o grupo por que Carlos foi demitido. - Discutir em grupo o caso e, logo aps, solicitar aos participantes uma apresentao das concluses a que chegaram.

Caso 2 Maria gostava muito de limpar o escritrio. O cho era um brilho, as escadas eram enceradas e brilhavam. Lavava, limpava com todo cuidado. Certo dia, aps o almoo, foi lavar a entrada do escritrio. Joo estava atrasado para bater o ponto e correu para no perder o seu dia. De repente, escorregou na escada e caiu, quebrando o brao e duas costelas. - Discutir com o grupo de quem foi a culpa do acidente.

68

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes

Caso 3 Pedro era um excelente motorista. Conhecia a estrada de trs para frente e de frente para trs. Todo o dia, passava em uma pequena estrada que tinha uma pedra imensa no meio do caminho. A empresa responsvel pela manuteno da estrada j havia percebido a pedra, mas no achou que era perigoso. Pedro, com toda a segurana, desviava da pedra, no havia problema. Certo dia, Pedro estava preocupado e se esqueceu da pedra e passou por cima dela. O caminho perdeu a estabilidade e tombou. Pedro se machucou muito e ficou vrios dias hospitalizado. - Discutir com o grupo de quem foi a culpa do acidente.

Caso 4 Jussara cozinheira. Adora o que faz e seus pratos so deliciosos. Mas esse negcio de lavar as mos, de usar touca, botas e luvas para desossar a carne no estava com nada, dizia ela. Ela perguntava: por que no posso usar esmalte e bijuterias? Jussara no suportava tanta frescura. Certo dia, em um grande jantar, um cliente encontrou um fio de cabelo na salada que Jussara havia feito. Era a especialidade da casa e havia sido criada por Jussara. O cliente saiu e denunciou o restaurante sade pblica. O restaurante foi multado e Jussara demitida. - O que o grupo pensa a respeito?

Caso 5 Joaquim era um excelente padeiro. Manipulava a massa e criava pes saborosos. Certo dia, a masseira estava sem a trava de segurana, cuja funo evitar que a mquina funcione quando as pessoas esto retirando a massa. O gerente sabia do risco assim como o dono da padaria. Eles no queriam gastar dinheiro com outra trava. Joaquim, muito apressado, coloca os ingredientes para serem amassados. Quando a mquina estava trabalhando, Joaquim coloca a mo na massa, com a mquina ligada. Ele foi retirar um restinho de massa. muito comum o padeiro fazer isso. De repente, a energia puxa a mo de Joaquim e acontece o acidente. - Discutir com o grupo de quem foi a culpa do acidente.

Solicitar que cada grupo discuta a respeito do caso e, aps 30 minutos, faam a apresentao das concluses. Encerrar o tema, fazendo uma exposio dialogada sobre sade e segurana no trabalho. 69

Competncias Bsicas para o Trabalho

3. Encerramento do Encontro (5min.)


Colocar a msica ... - Gonzaguinha. Solicitar que os participantes registrem as principais idias do encontro, em seu material. Perguntar ao grupo o que mais lhe chamou a ateno no encontro. Sensibiliz-los para o prximo mdulo.

Encerrar os trabalhos, convidando os participantes a estarem presentes no prximo dia, evidenciando o tema A Satisfao do Cliente. Solicitar a todos que, neste perodo, eles devero observar como so atendidos e como se sentem quando so tratados com educao e respeito. Pedir para que percebam o que acontece conosco quando isso no ocorre. Despedir-se do grupo.

70

You might also like