You are on page 1of 3

1) Uma bola ser retirada de uma sacola contendo 5 bolas verdes e 7 bolas amarelas.

Qual a probabilidade desta bola ser verde? Neste exerccio o espao amostral possui 12 elementos, que o nmero total de bolas, portanto a probabilidade de ser retirada uma bola verde est na razo de 5 para 12. Sendo S o espao amostral e E o evento da retirada de uma bola verde, matematicamente podemos representar a resoluo assim:

A probabilidade desta bola ser verde 5/12 2) Trs moedas so lanadas ao mesmo tempo. Qual a probabilidade de as trs moedas carem com a mesma face para cima? Atravs do princpio fundamental da contagem podemos determinar o nmero total de agrupamentos ao lanarmos trs moedas. Como cada moeda pode produzir dois resultados distintos, trs moedas iro produzir 2 . 2 . 2 resultados distintos, ou seja, podero produzir 8 resultados distintos. Este o nosso espao amostral. Dentre as 8 possibilidades do espao amostral, o evento que representa todas as moedas com a mesma face para cima possui apenas 2 possibilidades, ou tudo cara ou tudo coroa, ento a probabilidade ser dada por: A probabilidade das trs moedas carem com a mesma face para cima igual a 1/4, ou 0,25, ou ainda 25%. 3) Um casal pretende ter filhos. Sabe-se que a cada ms a probabilidade da mulher engravidar de 20%. Qual a probabilidade dela vir a engravidar somente no quarto ms de tentativas? Sabemos que a probabilidade da mulher engravidar em um ms de 20%, que na forma decimal igual a 0,2. probabilidade dela no conseguir engravidar igual a 1 - 0,2, ou seja, igual a 0,8. Este exerccio trata de eventos consecutivos e independentes (pelo menos enquanto ela no engravida), ento probabilidade de que todos eles ocorram, dado pelo produto de todas as probabilidades individuais. Como mulher s deve engravidar no quarto ms, ento a probabilidade dos trs meses anteriores deve ser igual probabilidade dela no engravidar no ms, logo: 0,1024 multiplicado por 100% igual a 10,24%. Ento: A probabilidade de a mulher vir a engravidar somente no quarto ms de 10,24%. 4) Um credor est sua procura. A probabilidade dele encontr-lo em casa 0,4. Se ele fizer 5 tentativas, qual a probabilidade do credor lhe encontrar uma vez em casa? Ou o credor vai a sua casa e o encontra, ou ele vai e no o encontra, como em cada tentativa estamos tratando de um sucesso ou de um fracasso e no h outra possibilidade, alm do fato de a probabilidade ser a mesma em todas as tentativas, vamos resolver o problema utilizando o termo geral do Binmio de Newton: n o nmero de tentativas de encontr-lo, portanto n = 5. k o nmero de tentativas nas quais ele o encontra, portanto k = 1. p a probabilidade de voc ser encontrado, logo p = 0,4. q a probabilidade de voc no ser encontrado, logo q = 1 - 0,4, ou seja, q = 0,6. Substituindo tais valores na frmula temos: O nmero binomial Ento temos: Assim: A probabilidade de o credor o encontrar uma vez em casa igual 0,2592. 5) Em uma caixa h 2 fichas amarelas, 5 fichas azuis e 7 fichas verdes. Se retirarmos uma nica ficha, qual a probabilidade dela ser verde ou amarela? Na parte terica vimos que a probabilidade da unio de dois eventos pode ser calculada atravs da frmula no haver elementos em comum aos e no caso da interseco dos eventos ser vazia, isto , dois eventos, podemos simplesmente assim resolvido:

A a a

utilizar . Ao somarmos a quantidade de fichas obtemos a quantidade 14. Esta quantidade o nmero total de elementos do espao amostral.

Neste exerccio os eventos obter ficha verde e obter ficha amarela so mutuamente exclusivos, pois a ocorrncia de um impede a ocorrncia do outro, no h elementos que fazem parte dos dois eventos. No h bolas verdes que so tambm amarelas. Neste caso ento podemos utilizar a frmula: Note que esta frmula nada mais que a soma da probabilidade de cada um dos eventos. O evento de se obter ficha verde possui 7 elementos e o espao amostral possui 14 elementos, que o nmero total de fichas, ento a probabilidade do evento obter ficha verde ocorrer igual a 7/14:
2/ 14:

Analogamente, a probabilidade do evento obter ficha amarela, que possui 2 elementos, igual a

Observe que poderamos ter simplificado as probabilidades, quando ento 7/14 passaria a 1/2 e 2/14 a 1/7, no entanto isto no foi feito, j que para somarmos as duas probabilidades precisamos que elas tenham um denominador comum: Este exerccio foi resolvido atravs da frmula da probabilidade da unio de dois eventos para que voc tivesse um exemplo da utilizao da mesma e pudesse aprender quando utiliz-la, mas se voc prestar ateno ao enunciado, poder ver que poderamos t-lo resolvido de uma outra forma, que em alguns casos pode tornar a resoluo mais rpida. Vejamos: Note que a probabilidade de se obter ficha azul 5 em 14, ou seja, 5/14. Ento a probabilidade de no se obter ficha azul 9 em 14, pois: O 1 que aparece na expresso acima se refere probabilidade do espao amostral. Note que utilizamos o conceito de evento complementar, pois se no tivermos uma ficha azul, s poderemos ter uma ficha verde ou uma ficha amarela, pois no h outra opo. A probabilidade de ela ser verde ou amarela 9/14. 6) Alguns amigos esto em uma lanchonete. Sobre a mesa h duas travessas. Em uma delas h 3 pastis e 5 coxinhas. Na outra h 2 coxinhas e 4 pastis. Se ao acaso algum escolher uma destas travessas e tambm ao acaso pegar um dos salgados, qual a probabilidade de se ter pegado um pastel? A probabilidade de escolhermos 1 dentre 2 travessas igual 1/2. A probabilidade de escolhermos um pastel na primeira travessa 3 em 8, ou seja, 3/8 e como a probabilidade de escolhermos a primeira travessa 1/2, temos: A probabilidade de escolhermos um pastel na segunda travessa 4 em 6, isto 4/6 e como a probabilidade de escolhermos a segunda travessa igual a 1/2, temos: Ento a probabilidade de escolhermos um pastel igual a: A probabilidade de se ter pegado um pastel
25

/48.

7) O jogo de domin composto de peas retangulares formadas pela juno de dois quadrados. Em cada quadrado h a indicao de um nmero, representado por uma certa quantidade de bolinhas, que variam de nenhuma a seis. O nmero total de combinaes possveis de 28 peas. Se pegarmos uma pea qualquer, qual a probabilidade dela possuir ao menos um 3 ou 4 na sua face? Chamemos de A o evento da ocorrncia de um 3: A = { (0, 3), (1, 3), (2, 3), (3, 3), (4, 3), (5, 3), (6, 3) } Chamemos de B o evento da ocorrncia de um 4: B = { (4, 0), (4, 1), (4, 2), (4, 3), (4, 4), (4, 5), (4, 6) } Veja que o elemento (4, 3) integra os dois eventos, logo Calculando as probabilidades de A, B e da interseco, temos: .

Finalmente para o clculo da probabilidade desejada vamos utilizar a frmula da probabilidade da unio de dois eventos: Repare que 13 o nmero total de peas que possuem 3 ou 4, desconsiderando-se a ocorrncia que se repete (o (4 ,3) da interseco dos dois eventos).

A probabilidade de ela possuir ao menos um 3 ou 4 na sua face

13

/28.

8) Em uma caixa h 4 bolas verdes, 4 azuis, 4 vermelhas e 4 brancas. Se tirarmos sem reposio 4 bolas desta caixa, uma a uma, qual a probabilidade de tirarmos nesta ordem bolas nas cores verde, azul, vermelha e branca? No evento E1 a probabilidade de tirarmos uma bola verde de 4 em 16:

Como no h reposio, a cada retirada o nmero de elementos do espao amostral diminui em uma unidade. No evento E2 a probabilidade de tirarmos uma bola azul de 4 em 15:

No evento E3 a probabilidade de tirarmos uma bola vermelha de 4 em 14:

No evento E4 a probabilidade de tirarmos uma bola branca de 4 em 13:

Finalmente a probabilidade de tirarmos as bolas conforme as restries do enunciado : A probabilidade 8/1365. 9) Em uma escola de idiomas com 2000 alunos, 500 alunos fazem o curso de ingls, 300 fazem o curso de espanhol e 200 cursam ambos os cursos. Selecionando-se um estudante do curso de ingls, qual a probabilidade dele tambm estar cursando o curso de espanhol? Chamemos de A o evento que representa o curso de espanhol e B o evento que representa o curso de ingls. Podemos calcular a probabilidade de ocorrer A tendo ocorrido B atravs da frmula:

Segundo o enunciado

, ento:

Note que no caso da probabilidade condicional, ao invs de calcularmos a probabilidade em funo do nmero de elementos do espao amostral, a calculamos em funo do nmero de elementos do evento que j ocorreu. A probabilidade do aluno tambm estar cursando o curso de espanhol 2/5. 10) De uma sacola contendo 15 bolas numeradas de 1 a 15 retira-se uma bola. Qual a probabilidade desta bola ser divisvel por 3 ou divisvel por 4? Vamos representar por E3 o evento da ocorrncia das bolas divisveis por 3: E3 = { 3, 6, 9, 12, 15 } E por E4 vamos representar o evento da ocorrncia das bolas divisveis por 4: E4 = { 4, 8, 12 } O espao amostral : S = { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 } A probabilidade de sair uma bola divisvel por 3 :

A probabilidade de sair uma bola divisvel por 4 :

Como estamos interessados em uma ocorrncia ou em outra, devemos somar as probabilidades, mas como explicado no tpico unio de dois eventos, devemos subtrair a probabilidade da interseco, pois tais eventos no so mutuamente exclusivos. Como podemos ver, o nmero 12 est contido tanto em E3 quanto em E4, ou seja: A probabilidade da interseco :

Portanto: A probabilidade desta bola ser divisvel por 3 ou divisvel por 4 7/15.

You might also like