You are on page 1of 3

HARMONIA

A harmonia é essencial no sentida de relacionar entre si todas as cores de uma composição, ajustando-as a um todo unificado. Uma cor depende grandemente do contexto no espaço e no tempo. Cada cor se altera pela colocação de outra, de modo que o que era quente pode se tornar frio, colocando uma cor mais quente mais próxima, e o que estava em harmonia se faz discordante aproximando-se novas cores. As cores parecem mais escuras sobre o branco, mais claras sobre o preto e sobre um cinza de igual valor, se fundem com este e têm pouco destaque. Os valores claros parecem aumentar o tamanho dos objetos, o preto e os valores escuros dão impressão que os diminuem. O branco e os valores claros refletem a cor e parece que intensificam as cores que estão sobre elas, e o preto e as cores escuras absorvem e reduzem a potência das cores que são superpostas. O branco e as cores claras sugerem distância, as mais escuras, aproximação. O preto serve para unificar e harmonizar as cores mais intensas. Além disso, existem outros fenômenos visuais interessantes. Quando fixamos nosso olhos numa cor durante certo tempo, substituindo a cor por um campo branco, veremos sua cor complementar. Um cinza médio rodeado de uma cor quente nos parecerá azulado e frio, enquanto que o mesmo cinza circundando uma cor fria, dará a impressão de rosado e quente. Isto evidencia que o Homem fisiologicamente sente necessidade de neutralizar as cores, procurando maior repouso visual. Não se pode, portanto, formular princípios rígidos para a obtenção da harmonia das cores, mas há alguns: - Harmonia Por Tríade: consiste no emprego de três cores que tenham a mesma relação entre si, Isto é, que estejam situadas eqüidistantes uma da outra no círculo cromático (usa-se o triângulo equiláteto). Os vértices indicarão as cores componentes do trio. Ex.: vermelho – amarelo – azul roxo, verde, laranja

. Esta harmonia permite sempre um resultado agradável e calmo. mas ficam sumamente delicadas nos tons de rosa e verde musgo ou verde claro e rosa escuro. marrom .: vermelho. verde amarelado-roxo. com dominância ou de cores quentes ou cores frias. por contraste. * Cores Frias  são cores escuras e tristes. Ex. azul-laranja. A faixa intermediária da escala corresponde à chave média. conseguimos efeitos menos agressivos. dará mais vivacidade ao esquema. É o caso. ao adicionarmos o preto. do vermelho e verde. violeta. a cor. etc. . Ex. * Cores Quentes  são cores mais vivas. por exemplo. Podemos resolver este problema colocando algum elemento com a cor complementar que.Harmonia Por Contraste: nesta harmonia utilizamos cores quentes e frias. sendo dominada de valores altos. que pode ser usado com grande êxito.: harmonia monocromática da cor base azul: tons de azul bem claro até o azul escuro. Quando usamos esta harmonia com cores mais apasteladas. Nesta mesma cor. _ Harmonia de Cores Complementares: o uso de cores complementares cria uma harmonia de contraste violento.: azul. verde.). como criar novas uniões como: vermelho-azul. conseguindo efeito de contraste. Ex. É. perde a sua intensidade. isto é. amarelovioleta). que juntas parecem chocantes.. Tanto podemos usar cores complementares (vermelho-verde.Harmonia Por Temperamento Dominante: aplicam-se na composição de diversas cores. desde que quem as empregue saiba usá-las. a sua intensidade diminui com a ausência da luz e são denominadas de valores baixos (chave baixa). presença de luz (chave alta). Numa escala monocromática. porém. amarelo-azul.Harmonia Monocromática: consiste em combinar vários valores de uma cor. ou saturadas. amarelo e laranja. um pouco monótona quando aplicada sobre grandes áreas. ao ser misturada gradativamente com branco. alegres e com luminosidade.

amarelo alaranjado. vermelho. laranja avermelhado. laranja..Harmonia de Cores Análogas: é a harmonia em que se utilizam as cores vizinhas no círculo cromático. Isto permite um resultado agradável e calmo e sem o problema da monotonia. .: harmonia de cores análogas da cor base laranja: amarelo. Ex.