You are on page 1of 3

Efsios 3

Ministrio de Paulo com os gentios


(1) Por esta razo eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vs gentios... (Prisioneiro por causa e por amor de Cristo aos gentios) (2) Se que tendes ouvido a dispensao da graa de Deus, que para convosco me foi dada; (A comisso de Paulo para que eles ouvissem a Palavra de Deus) (3) como pela revelao me foi manifestado o mistrio, conforme acima em poucas palavras vos escrevi, (4) pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreenso do mistrio de Cristo, (o mistrio j foi explicado anteriormente, no captulo 2) (5) o qual em outras geraes no foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Esprito aos seus santos apstolos e profetas, (embora Deus tivesse falado sobre chamar aos gentios de povo seu, no foi revelado o mais importante para o gentil) (6) a saber, que os gentios so co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; (mais uma vez, Paulo explica o mistrio) (7) do qual fui feito ministro, segundo o dom da graa de Deus, que me foi dada conforme a operao do seu poder. (Paulo reconhece o seu apostolado e funo neste mistrio) (8) A mim, o mnimo de todos os santos, me foi dada esta graa de anunciar aos gentios as riquezas inescrutveis de Cristo, (9) e demonstrar a todos qual seja a dispensao do mistrio que desde os sculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, (10) para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regies celestes, (11) segundo o eterno propsito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, (12) no qual temos ousadia e acesso em confiana, pela nossa f nele. (Paulo relata como o mistrio comeou a se revelar nele, mas depois passou igreja, para anunciar a toda criao incluindo os poderes csmicos deste mundo) (13) Portanto vos peo que no desfaleais diante das minhas tribulaes por vs, as quais so a vossa glria. (e anima a igreja a no desfalecer)

Orao de Paulo pelos Efsios


(14) Por esta razo dobro os meus joelhos perante o Pai, (a razo a unio dos crentes num corpo s que a Igreja) (15) do qual toda famlia nos cus e na terra toma o nome,

(afirma a universalidade da igreja) (16) para que, segundo as riquezas da sua glria, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Esprito no homem interior; (17) que Cristo habite pela f nos vossos coraes, (que Cristo seja entronizado, governando e fortalecendo os coraes) ...a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, (com Cristo, por meio do Esprito, controlando os coraes, se faz mais fcil amar) Arraigados e fundados: razes e alicerces profundos. Amamos aos outros porque Cristo habita nos nossos coraes. (18) possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, (19) e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, Paralelo Romanos 8.37-39. ...para que sejais cheios at a inteira plenitude de Deus. Colossenses 1.19; 2.9-10 Sejamos cheios da perfeio de Deus, de quem Ele em ns. Joo 17.26 2 Corntios 3.18 (20) Ora, quele que poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente alm daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em ns opera, (21) a esse seja glria na igreja e em Cristo Jesus, por todas as geraes, para todo o sempre. Amm.

Ele poderoso para fazer ou para operar, ele no est ocioso. Ele poderoso para fazer o que pedimos, ele escuta as nossas oraes. Ele poderoso para fazer o que pedimos ou pensamos, pois l os nossos pensamentos. Ele poderoso para fazer tudo quanto pedimos porque sabe de tudo e tudo pode realizar. Ele poderoso para fazer mais do que tudo quanto pedimos, pois suas expectativas so mais altas do que as nossas. Ele poderoso para fazer muito mais abundantemente do que tudo quanto pedimos, porque sua graa no dada por medidas racionais. Ele poderoso para fazer infinitamente mais, pois um Deus superabundante.

Pede que seus membros sejam fortalecidos para amar e para conhecer o amor de Cristo, embora este exceda todo conhecimento. Mas, ento, volta-se ao amor de Deus para o poder de Deus que ultrapassa a imaginao, do amor ilimitado para o poder ilimitado. Somente o poder divino pode gerar o amor divino na sociedade divina.

You might also like