You are on page 1of 5

Conduo e Medicamentos

Conjugao de risco A conduo uma tarefa complexa que exige se d ateno a diferentes situaes em simultneo: sinalizao na estrada, outras viaturas na via, conduo da sua prpria viatura, condies climticas e por vezes ouve-se rdio. Todas estas situaes requerem respostas ajustadas e seguras s vrias situaes de trnsito com que o condutor se vai confrontando. Qualquer pequena distraco pode provocar um acidente. Poucos condutores sabem que os medicamentos, embora necessrios para o bem estar das pessoas, podem, nalgumas situaes, prejudicar o desempenho fsico e psquico dos indivduos. A conduo automvel exige que as faculdades do condutor estejam em perfeitas condies de forma a estar apto a responder adequada e atempadamente s numerosas exigncias da circulao rodoviria e riscos que lhe esto subjacentes. Vrios medicamentos que actuam a nvel do sistema nervoso como, por exemplo, os antipsicticos, ansiolticos, hipnticos, sedativos ou antidepressivos (e outros psicotrpicos), podem afectar a competncia para a conduo automvel prejudicando as capacidades de ateno e vigilncia, o tempo de reaco, as capacidades perceptivas e cognitivas e o desempenho motor (muscular e de reflexos). Contudo, os problemas no se circunscrevem utilizao de frmacos em doenas graves ou crnicas - com estes os doentes esto mais controlados, informados e atentos s suas limitaes. , tambm, necessrio ser cuidadoso com medicamentos presumivelmente "inocentes" para episdios clnicos passageiros e/ou menos graves, que podem no necessitar de receita mdica e que, por essa razo, no se associam conduo de viaturas. Ateno - no so s os medicamentos de utilizao muito especfica que podem afectar o estado psicofsico do condutor. Vrios dos medicamentos de venda livre, considerados geralmente incuos, como analgsicos (para as dores), antitssicos, antihistamnicos (alergias), antigripais, diurticos ou pomadas e gotas oftalmolgicas, muitas vezes automedicados, podem ter consequncias afectando a segurana da conduo. Alguns medicamentos, como, por exemplo, os anti-histamnicos podem ter um impacto mais negativo na conduo de que o lcool.

A automedicao um importante factor de risco Euforia ou fadiga, agressividade ou passividade, tremuras, nuseas, entorpecimento, vertigens, sonolncia, perda de reflexos, perturbaes da viso, perda das capacidades cognitivas e perceptivas, de vigilncia, de concentrao, de previso, de reaco e de avaliao podem ser alguns dos efeitos de medicamentos por alterarem as funes cerebrais de coordenao e respostas motoras que ficam comprometidas.

Ateno ao folheto informativo Quando um condutor est a tomar um medicamento em cujo folheto informativo se adverte que pode afectar a sua capacidade para a conduo, deve levar isso a srio. Mesmo nos medicamentos que no requerem receita deve ter-se em ateno as advertncias constantes do prospecto. Seja qual for a medicao, h que estar atento aos seus efeitos secundrios na capacidade de conduo. lcool e medicamentos - interaco perigosa. Alguns medicamentos potenciam os efeitos do lcool e os efeitos negativos dos medicamentos podem ser potenciados pelo lcool. A conjugao lcool + medicamentos + conduo aumenta consideravelmente o risco de sofrer um acidente de viao. Combinados com o lcool, o efeito desfavorvel de certos medicamentos sobre as capacidades perceptivas, de concentrao e de reaco so multiplicados.

Responsabilidade individual Nunca aumentar, por auto-deliberao, a dose prescrita nem adoptar a medicao receitada a terceiros. Cada pessoa deve ponderar os efeitos dos medicamentos no seu organismo, antes de comear a conduzir sob o seu efeito. Em relao a determinados medicamentos como os psicotrpicos aconselhvel no conduzir durante os primeiros dias da sua toma para poder certificar-se se lhe provocaram efeitos que possam alterar as capacidades de conduo. Poder iniciar a toma desses medicamentos a uma sexta-feira para ter o fim de semana sem conduzir. O tempo de absoro de um medicamento pode variar de algumas horas a alguns dias e age diferentemente segundo as pessoas que o utilizam. Depende tambm da hora do dia, do cansao do indivduo, se est a tomar outros medicamentos em simultneo.

Casos de doentes crnicos precaues - Seguir sempre as indicaes do seu mdico assistente - Se no se sentir em condies de conduzir no o faa Diabticos s devem conduzir se estiverem a sentir-se realmente bem. importante que conheam os efeitos dos medicamentos que ingerem e que sigam as indicaes do seu mdico assistente; Cardacos devem ter cuidado com os medicamentos para arritmias ou para baixar a presso arterial; Epilpticos ter em ateno que alguns medicamentos para a epilepsia podem provocar alteraes que afectam a conduo e que no devem conduzir se no tomaram a medicao (por exemplo por esquecimento) prescrita pelo seu mdico assistente; Pessoas com depresso nervosa importante ter presente os possveis efeitos secundrios dos antidepressivos e dormir o nmero de horas suficientes para no ter ou diminuir drasticamente a sonolncia diurna;

Idade O(s) efeito(s) do mesmo medicamento dependem da idade em virtude das alteraes fisiolgicas que o processo natural de envelhecimento comportam. A eliminao dos produtos pode tornar-se mais lenta e as substncias acumularem-se no organismo e, mesmo, doses pequenas podem ter um efeito mais prolongado que o habitual. Sonolncia Aos primeiros sinais de cansao o condutor deve estacionar num local apropriado ou fazer-se substituir por outra pessoa na conduo. Ignorar que se precisa de dormir pode levar ao adormecimento instantneo ao volante. E abrir o vidro, colocar o rdio mais alto ou cantar no so formas de impedir que o estado de sonolncia afecte a sua conduo e provoque um acidente grave.

Se trabalha por turnos e especialmente se toma medicamentos seja muito cuidadoso a conduzir e esforce-se por dormir diariamente o mnimo nmero de horas necessrio, cerca de 7 horas, embora existam variaes individuais.

Jovens Os jovens utilizam frequentemente, cocktails de bebidas alcolicas e simultaneamente tomam medicamentos, como por exemplo sedativos, para obter efeitos semelhantes aos das drogas ilcitas. No demais referir que conduzir sob o efeito desta mistura extremamente perigoso. E o perigo aumenta quando conduzem durante a noite ou madrugada juntando aos efeitos do lcool e dos medicamentos a fadiga.

Medicamentos vendidos com ou sem receita mdica Prudncia - Informe-se junto do mdico ou farmacutico dos efeitos secundrios - Siga as instrues (posologia/tempo). No ultrapasse a dose prescrita, nem reduza ou aumente o intervalo das tomas. - Lei atentamente o folheto, em particular as contra-indicaes para a conduo automvel - Deixe o seu organismo habituar-se ao medicamento antes de se propor conduzir e de auto observar a sua reaco - Ao menor sinal de mal-estar interrompa a conduo estacionando o veculo em local apropriado.

Absoro simultnea de vrios medicamentos Ateno - Quer se trate de medicamentos prescritos pelo mdico, quer automedicados, informe-se das interaces e de uma eventual diminuio das capacidades necessrias conduo - Particular cuidado em caso de antitssicos, analgsicos, anti-histamnicos e calmantes, antidepressivos, medicamentos para dormir e similares. Os estimulantes, que tambm tm efeitos negativos para a conduo, no eliminam a fadiga, como habitualmente se pensa, mas a sensao de cansao, destruindo, assim, o "sistema de alarme" do organismo.

- As interaces podem reforar os efeitos negativos.

No tomar medicamentos prescritos a outras pessoas - Mesmo que os sintomas sejam similares a doena pode ser outra - A posologia pode ser a mesma de outra pessoa e o seu organismo reagir de forma diferente - Os efeitos dos medicamentos so diferentes de pessoa para pessoa Alertas - Sonolncia baixa de vigilncia e aumento de tempo de reaco - Perturbaes da percepo principalmente visual - Vertigens, sensao de fraqueza, tonturas - Dificuldades de concentrao - Perda da noo de perigo, excesso de autoconfiana, perturbaes na capacidade de raciocnio - Perturbaes comportamentais, agressividade/passividade - Tremuras, movimentos involuntrios, dificuldade na coordenao motora - Nuseas - Conduo irregular e dificuldade em manter a trajectria

You might also like