You are on page 1of 35

O LIVRO DE URÂNTIA

Introdução, pág. 3

Deidade

existencial experiencial associativa indivisa

Filho Eterno Ser Supremo Deus, o Sétuplo Trindade

ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO

O LIVRO DE URÂNTIA

Introdução, pág. 3

Divindade - qualidade da Deidade
verdade beleza bondade amor misericórdia ministração justiça poder soberania

inteligível

na criatura

correspondente

na personalidade

associativa

nos níveis impessoais

ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO

O LIVRO DE URÂNTIA

Introdução, pág. 3

DEUS

pré-pessoal experiencial associativa

Ajustadores do Pensamento seres criados e procriados certos seres absonitos

ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO

Espiritual Deus. Filho e Espírito Santo Introdução. pág. o Supremo O LIVRO DE URÂNTIA do tempo e do espaço 1º nível de identificação com a criatura criaturas finitas do tempo e do espaço Material criaturas do Paraíso descendem no tempo e no espaço O Absoluto da Deidade Deus. o Absoluto Deus. o Sétuplo das Deidades pessoais do Paraíso criaturas evolucionárias ascendem a níveis mais espirituais DEUS Pai. 4 Paraíso do Suprtempo e espaço transcendidos Deus. o Último 2º nível de identificação com a criatura 3º nível de identificação com a criatura ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .

5 A Primeira Fonte e Centro infinita e eterna condicionada apelas pela volição controle pessoal e infinito de todas os seres. relatividades ou finalidades Primordial: relação direta ou indireta deificados e não-deificados pessoais ou impessoais factuais ou potenciais finitos ou infinitos ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .O LIVRO DE URÂNTIA Introdução. coisas. pág.

4. ilimitada/infinitude 6. cap. pág. forças de gravidade forças da mente forças espirituais cap.Introdução. Dois Absolutos (Q/I) Personalidade do ser ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . 5 O LIVRO DE URÂNTIA A Primeira Fonte e Centro Universo 1. 7. 2. 3. ilimitada/ação centro de gravidade do Paraíso inferior Espírito Infinito Filho Eterno Absoluto da Deidade Absoluto Inqualificável Absoluto Universal Personalidade do Pai Universal 5.

o Supremo do tempo e do espaço Realidades antecedentes e eternas Realidades suprafinitas seres finitos do tempo e do espaço parcial.O LIVRO DE URÂNTIA Introdução. relativa e vaga ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . 6 A REALIDADE Deus. pág.

desconhecida de crescimento absonitas ou finitas 1. o Último 3. Existencial e Experiencial valores menteespíritopessoais centrados no Filho Eterno coisas da Ilha Eterna do Paraíso 4. Absoluta e Subabsoluta Deidade do Paraíso Deus. Factual e Potencial existências na eternidade 2. Pessoal e Impessoal ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . pág. o Supremo e Deus. 7 Realidade do Universo plenitude de expressão cap.O LIVRO DE URÂNTIA Introdução.

8/9 Realidades da Personalidade realidade personalidade expansão universal diversificação infinita corpo mente espírito alma personalidade morôncia organismo material ou fisico do homem mecanismo de pensar o espírito divino (Ajust. do Pensamento) aquisição experiencial (moroncial) única realidade invariável .O LIVRO DE URÂNTIA Introdução. págs.único dom do Pai campo vivencial entre o material e o espiritual ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .

passada. presente e futura seres em factualização. de existência sem fim Deidade 2. 10/11 O Ser Supremo Deus. seres existenciais Personalidades em factualização da Deidade eternas no futuro 1. Experiencial ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . o Absoluto eternos.O LIVRO DE URÂNTIA Introdução. o Filho e Deus. o Pai. Existencial seres de existência eterna. o Supremo. o Espírito Deus. o Último e Deus. págs. no presente pós-Havona. Deus. Deus.

O LIVRO DE URÂNTIA Introdução. o Supremo Coordenador/Sintetizador Paraíso Filho Espírito Santo Grande Universo do tempo e do espaço Deus. 10/11 O SER SUPREMO Realidade finitas Pai Deus. o Sétuplo ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . pág.

Filhos Criadores Mortal ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . o Espírito 4. O Ser Supremo 3.O LIVRO DE URÂNTIA 7. Anciãs dos Dias 1. o Pai. Sete Espíritos Mestres 2. o Filho 5. Deus. Deus. Deus. 6.

O LIVRO DE URÂNTIA Deus. o Supremo Sete Espíritos Mestres Anciãs dos Dias Filho Criadores Filhos Criadores + Ministras Divinas Mortal ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO Imortal .

O LIVRO DE URÂNTIA Absoluto Universal Absoluto da Deidade Qualificável Absoluto Inqualificável ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .

Trindade Absoluta 2. o último Filho Espírito Santo Personalidades Arquitetos Criadoras Absonitos do Supremas Grande Universo Consumador não-revelado do Destino Havona Pós-Havona Existencial no passado eterno Experiencial no futuro eterno Hipotética e Experiencial no futuro eterno ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .O LIVRO DE URÂNTIA AS TRINDADES 3. Trindade do Paraíso Pai Deus. Trindade Última Ser Supremo Deus. o Supremo 1.

O LIVRO DE URÂNTIA PAI UNIVERSAL MANDATO: “Sede perfeitos como Eu sou perfeito” ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .

O LIVRO DE URÂNTIA NOMES PARA O PAI UNIVERSAL Primeira Fonte e Centro Centro Universal Centro Divino Pai dos Universos Sustentador Infinito Controlador Divino Pai das Luzes Dom da Vida Todo Poderoso Único Pai dos Pais Pai do Paraíso Pai de Havona Pai Espírito Nosso Pai Deus eterno Aquele que habita a eternidade Deus ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .

O anseio da personalidade de ser como Deus o desejo. de todo o coração. de fazer a vontade do Pai ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . A capacidade intelectual para conhecer a Deus a consciência de Deus 2.O LIVRO DE URÂNTIA Presença do Ajustador do Pensamento 1. O impulso espiritual de encontrar Deus a busca de Deus 3.

Razoável lógica 2. Indispensável ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . Essencial religião qualquer esperança de sobrevivência da personalidade 4.O LIVRO DE URÂNTIA O verdadeiro conceito da realidade de Deus 1. Plausível filosofia 3.

O LIVRO DE URÂNTIA Deus ento ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO Aju stad Filhos Criadores or d o Pe nsam .

O LIVRO DE URÂNTIA Conceito inadequados que o homem tem de Deus 1. Filosofia ideia/hipótese de unidade Um pessoa. Religião ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . cheio de amor/ uma experiência espiritual viva 3. um Pai Celeste. Ciência causa/força primordial 2.

para residir em seres como os humanos de Urântia ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .O LIVRO DE URÂNTIA Parte 1. Doc. da própria natureza do sangue e da carne das raças planetárias de Deus 2. Ele próprio. enviadas sem anunciação nem explicação. 2 A comunicação de Deus com as Suas múltiplas criaturas 1. muitas vezes. Personalidades do Espírito Infinito (as várias ordens de hostes seráficas e de outras inteligências celestes) aproximam dos seres materiais de origem inferior para ministrar-lhes ensinamentos e servir a eles. Monitores Misteriosos (Ajustadores do Pensamento) autênticas dádivas do grande Deus. de tantas maneiras 3. Filhos de Deus no Paraíso a participam.

que reside no homem mortal.O LIVRO DE URÂNTIA PAI UNIVERSAL Parte 1. 2 “Nele vivemos e movemos-nos e temos o nosso ser” E o fragmento de pura Deidade. ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . o Pai dos Pais. Doc. é uma parte da infinitude da Primeira Grande Fonte e Centro. do Pai Universal.

2 é tanto bela. quanto boa. Doc. quanto boa. ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . é igualmente verdadeira e bela. filosófica ou espiritual) Toda Beleza real (a arte material ou a simetria espiritual) Toda a bondade genuína (seja a moralidade pessoal.O LIVRO DE URÂNTIA A Verdade e a Beleza Divinas Toda Verdade (material. é tanto verdadeira. a eqüidade social ou o ministério divino) Parte 1.

8 Ex. Tópico 1.16 Página 955*.: (955) 86:5. Documento 86. Parágrafo 16 * Livro da Edição brasileira 2003 ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .O LIVRO DE URÂNTIA Nova identificação dos esquemas Página Documento Tópico Parágrafo (45) 3:1.

8 Filhas do Agente Conjunto Ministras Divinas ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .O LIVRO DE URÂNTIA A MENTE HUMANA (45) 3:1.

9 Atividade espiritual do Filho Eterno e dos seus Filhos do Paraíso Outorgas da mente.O LIVRO DE URÂNTIA DEUS E O AJUSTADOR DO PENSAMENTO (46) 3:1. feitas pelo Espírito Infinito AÇÃO DIRETA DO AJUSTADOR DO PENSAMENTO ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .

11 DEUS E O AJUSTADOR DO PENSAMENTO Sua presença efetiva é determinada pelo grau da cooperação concedida aos Ajustadores internos pela mente residida por eles. ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .O LIVRO DE URÂNTIA (46) 3:1.

.5 DEUS E O AJUSTADOR DO PENSAMENTO Deus ajusta-Se com a mente da imperfeição — e. com os mortais de Urântia. ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . Ele o faz por meio dos Ajustadores do Pensamento.O LIVRO DE URÂNTIA (47) 3:2..

pelo Seu ministério de misericórdia e pelo relacionamento de paternidade com as personalidades do universo. especialmente pelo Seu amor infinito. a beleza e a bondade. Pela lei de Deus.O LIVRO DE URÂNTIA As limitações do poder de Deus (48) 3:2. 2.12 1. pela retidão e justiça da Trindade eterna do Paraíso. ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . Pela natureza de Deus. pela verdade. Pela vontade de Deus. 3.

poder divino .natureza final .15 ilimitado .realidade pela presença limitado evolucionária do Supremo.O LIVRO DE URÂNTIA Ilimitabilidade e limitabilidade de Deus Grande Universo do tempo e do espaço Paraíso (48) 3:2. AU.vontade infinito .sabedoria absoluto . condicionado do Último pela presença eventiva pelos três Absolutos coordenado existenciais (AD. AI) ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .atributos eterno .

O afeto entre Pai e filho.O LIVRO DE URÂNTIA Sociologia cósmica (50 ) 3:4. ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO .7 A relação entre o Criador e a criatura.

4. que exige reconhecimento e honras.O LIVRO DE URÂNTIA A soberania universal de Deus e as inevitabilidades das vidas da criatura evolucionária (51 ) 3:5. O desapego — o espírito do auto. elevado 8. 9.viver com o incessante clamor de um ego esquecimento inescapável. O amor à verdade e a disposição de ir até presença do erro e da falsidade. A coragem — a força de caráter um ambiente que requeira um enfrentamento 2. ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . A fé — a suprema afirmação do grandes dificuldades. O prazer — a satisfação da felicidade possibilidades experimentáveis da dor e do sofrimento. O idealismo — um conceito muito labuta em um ambiente de relativa bondade e próximo do divino beleza. O altruísmo — o serviço aos semelhantes deparar-se com situações de desigualdade social. nas quais sempre sabe pensamento humano menos do que pode crer.5 1. 5. A esperança — a grandeza da confiança confronto com inseguranças e incertezas renovadas. 3. 7. A lealdade — a devoção ao dever mais possibilidades de traição e deserção. onde quer que esse amor conduza 6.

princípio. presença e realidade idealizada.O LIVRO DE URÂNTIA O Soberano eterno e infinito No Universo dos Universos é: (48) 3:2. No entanto Ele é mais: Ele é pessoal (é uma pessoa!) ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . forma. modelo.15 poder. processo. energia.

o Pai . o Espírito . o Pai Deus. o Espírito (as Ministras Divinas). na sua aventura sempre ascendente ao encontro de Deus.O LIVRO DE URÂNTIA A Primazia do Pai Deus.pelos meios ordenados por Deus os Filhos (os Filhos Michaéis) (53) 3:6.por meio do ministério da graça de Deus. o Filho ama os homens. inspira os filhos do universo. ESQUEMATIZADO POR: CARLOS CARDOSO . serve aos homens.8 Deus.