Simulado 114 para o concurso da Polícia Federal

Perito Criminal Federal – Área 6 – Química / Engenharia Química
Resoluções

Questões visando o provável edital futuro. Elaboração das questões: Ângelo Aragão / Robson Timoteo Damasceno Resolução das questões: Diego Vieira / Robson Timoteo Damasceno

Nova rodada de simulados, pois a prova está próxima! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BÁSICOS
1

Que é democracia? Esta é uma questão controversa, e muitas interpretações diferentes 4 foram propostas. Designo democracia como um sistema que envolve competição efetiva entre partidos políticos por cargos e poder. Em uma democracia, realizam-se eleições regulares e 7 limpas, de que todos os membros da população podem participar. Esses direitos de participação democrática são acompanhados por liberdades civis — liberdade de expressão e discussão, 10 juntamente com a liberdade de formar grupos ou associações políticas e de neles ingressar. A democracia não é uma questão de tudo ou nada. Pode haver diferentes formas, bem 13 como diferentes níveis de democratização. Para chegar a uma explicação melhor, precisamos resolver o que chamo de o paradoxo da 16 democracia, que consiste na disseminação da democracia pelo mundo, ao mesmo tempo em 19 que, nas democracias maduras, supostamente copiadas pelo resto do mundo, há uma desilusão generalizada com os processos democráticos. Na maioria dos países ocidentais, os níveis de 22 confiança nos políticos caíram nos últimos anos. Menos pessoas comparecem para votar do que anteriormente. Um número cada vez maior de pessoas declara não ter interesse em política 25 parlamentar, especialmente entre as gerações mais jovens. Para um número crescente de pessoas em todo o mundo, a vida deixou de ser vivida como 28 destino — como relativamente fixa e determinada. Um governo autoritário entra em descompasso com outras experiências de vida, inclusive com a flexibilidade e o dinamismo 31 necessários para se competir na economia eletrônica global. O poder político baseado no comando autoritário já não consegue se valer de reservas de deferência tradicional, ou respeito.
Anthony Giddens. Democracia. In: Mundo em descontrole. Rio de Janeiro: Record, 2005, p. 78-82 (com adaptações).

Julgue os próximos itens a respeito das ideias do texto. 1 – Os membros da população têm liberdade absoluta em uma democracia. Errado Isto não é afirmado no texto e nem é uma ideia relacionada ao verdadeiro conceito de democracia. 2 – Devido a uma desilusão generalizada em relação aos processos democráticos, a democracia tem-se restringido a poucas manifestações ao redor do mundo. Errado O texto afirma claramente o contrário, em especial nas linhas 16 e 26. 3 – As gerações mais jovens não demonstram interesse em participar dos processos democráticos. Errado O que o texto afirma é que as pessoas não tem interesse em política parlamentar, mas que há um crescente interesse pela democracia em si. 4 – Em uma democracia, todas as pessoas podem votar para escolher seus representantes. Errado Não é afirmado isso no texto – e é claramente incorreto, pois se assim fosse até as crianças o deveriam fazer. 5 – A democracia implica competição entre os partidos políticos de uma sociedade. Correto Está contida esta ideia na definição que o autor passa de democracia.

Considerando que cada uma dos itens abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido da informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical. 6 – “O poder político (...) ou respeito” (linhas 31-33): O poder político de comando impositivo já não consegue se valer de respeito. Correto Adequada transcrição das ideias do texto. 7 – “Esta é uma (...) foram propostas” (linhas 1-2): Eis uma questão polêmica, e muitas interpretações contrárias foram sugeridas. Errado A ideia de diversas é de diferentes e não de contrárias. Há alteração nas ideias do texto. 8 – “Para chegar a (...) paradoxo da democracia” (14-15): Para que a situação seja melhor explicada, devemos solucionar o que chamo de as desigualdades de uma sociedade democrática. Errado O correto é “mais bem explicada”. Além disso, as ideias do texto não foram mantidas com esta nova redação. 9 – “Para um número (...) fixa e determinada” (linhas 26-28): Para um número crescente de pessoas em todo o mundo, o destino de cada uma delas passou a ser indeterminado. Errado Não é esta a ideia do texto, que afirma que as pessoas deixaram de acreditar em destino – e não que acreditam nele, embora seja indeterminado. 10 – “Em uma democracia, (...) podem participar” (linhas 4 -6): Nas democracias, as eleições caracterizam-se por serem frequentemente honestas e participativas. Errado O texto fala que sempre é assim numa democracia de verdade – e não frequentemente. Acerca da linguagem e do formato empregados na redação de correspondências oficiais, julgue os itens. 11 – Com vistas ao atendimento das características dos documentos oficiais, recomenda-se que os textos dos documentos sejam escritos em linguagem clara, concisa e objetiva, preferencialmente em terceira pessoa do singular ou em primeira pessoa do plural, primando-se pela sistematicidade desse emprego, de modo que não haja verbos conjugados em mais de uma pessoa ou com interferência da individualidade do elaborador. Correto Adequadas medidas.

12 – Considere o modelo de documento apresentado a seguir.

Pelo conteúdo e estrutura apresentados, conclui-se que esse documento é um atestado. Errado É um requerimento. 13 – Caso o presidente da República precisasse se ausentar do Brasil por mais de quinze dias, deveria expedir mensagem ao Congresso Nacional com pedido de autorização para praticar tal ato. Correto Este é o documento correto neste caso, de fato. 14 – Estaria correta a seguinte construção no corpo de um ofício que visasse oferecer a entidades privadas os serviços da instituição bancária pública Banco da Amazônia S.A.: Alinhado com a sustentabilidade, o Banco da Amazônia S.A. busca alternativas de negócios que utilizem tecnologias e suporte técnico com a finalidade de desenvolver a região, para garantir recursos às gerações futuras. Correto Tudo adequado, de fato. A respeito dos conceitos de Informática, avalie os próximos itens. 15 – O kernel é um software que se instala dentro do Linux e faz com que o Linux possa ser distribuído gratuitamente. Errado O Kernel é o núcleo do sistema Linux. É a parte do sistema operacional que “fala” diretamente com o hardware do computador.

16 – O correio eletrônico é um serviço de troca de mensagens de texto, que podem conter arquivo anexado. Esse serviço utiliza um protocolo específico denominado FTP. Errado O FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de arquivos) não é usado para troca de mensagens de texto contendo anexos, e sim para a troca de arquivos e pastas entre cliente e servidor. 17 – Entre os dispositivos de entrada de dados em informática, incluem-se a impressora e o mouse. Errado Impressora é de saída. 18 – No aplicativo Microsoft PowerPoint 2003, uma das maneiras possíveis de se iniciar a apresentação dos slides de um arquivo em edição é clicar no menu Apresentações e selecionar a opção Exibir Apresentação. Correto Ao selecionar Apresentações -> Exibir apresentação ou teclar F5, a exibição da apresentação dos slides em tela será exibida na tela. 19 – Um computador pode ser protegido contra vírus por meio da instalação de software específicos como, por exemplo, Norton Anti-virus, McAfee Security Center e AVG, que identificam e eliminam os vírus. Correto Estes são alguns dos mais conhecidos antivírus. 20 – O Viruscan Enterprise é capaz de varrer arquivos de e-mail para a busca de vírus de correio eletrônico. Correto Este produto da McAfee não é tão conhecido. A chamada “crise do Euro” é, na verdade, uma crise econômica do capitalismo e particularmente europeia. São muitos os motivos e os problemas que afetam os países do Euro. Sobre este assunto, avalie os itens a seguir. 21 – O Euro unificou as economias dos países que aderiram ao mesmo, uniformizando os investimentos na produção e no consumo de bens, havendo consenso entre os países membros, sobre esse assunto. A zona do euro substituiu, com vantagens, o antigo pacto da União Europeia, que deixou de existir. Errado Não houve tal unificação na produção e no consumo de bens. 22 – Os bancos, com seus financiamentos e taxas de juros, constituem um elemento importante da crise europeia que pode ser entendida, também, como uma crise do sistema financeiro, visto que cobram dos países aos quais fizeram empréstimos, juros e/ou dividendos que não condizem com os lucros da economia desses países devedores. Ocorre que os juros, por exemplo, estabelecidos pelos credores crescem mais do que os dividendos ou lucros reais das empresas devedoras. Correto Exatamente.

23 – A crise do Euro manifestou-se principalmente em países da Europa Oriental, como a Grécia. Mas em vista do isolamento dessas nações, vem afetando pouco os países mais desenvolvidos da Europa Ocidental, como França e Espanha. Errado A Grécia é da Europa Ocidental. Além disso, os países atingidos não são isolados e a crise atingiu os países citados. 24 – A crise do euro não envolve problemas de liquidez ou de falta de dinheiro no mercado europeu. Portanto, a inflação não é uma ameaça ao sistema. Igualmente, o princípio do socorro mútuo e da partilha das dívidas de forma igualitária entre todos os países membros, afasta o risco de uma economia ruir. Errado Nada do afirmado é verdadeiro. 25 – Apesar de a crise europeia estar ameaçada pela recessão e/ou pelo endividamento de alguns países, como a Itália, a Alemanha e a Grécia, há um entendimento entre os países do Euro que o bloco deve permanecer unido e que o setor público é o único que ainda não foi atingido e não apresentou déficit, constituindo o principal suporte da crise do setor privado. Errado Os países têm feito cortes nos gastos do setor público, que também contribui para a crise. Utilizando raciocínio lógico, resolva os próximos itens. 26 – As proposições “Luiz joga basquete porque Luiz é alto” e “Luiz não é alto porque Lui z não joga basquete” são logicamente equivalentes. Correto Transformando em proposições percebe-se isso, ou fazendo a tabela-verdade ou usando equivalências lógicas. 27 – A proposição (q v ~q v r v t) - > (p ^ ~p ^ r ^ s) é uma contradição. Correto Basta perceber que q v ~q é sempre V e que p ^~p é sempre F, de forma que sempre teremos V -> F, que é F. 28 – Na Mega-Sena são sorteadas seis dezenas de um conjunto de 60 possíveis (as dezenas sorteáveis são 01, 02, ... , 60). Uma aposta simples (ou aposta mínima), na Mega-Sena, consiste em escolher 6 dezenas. Pedro sonhou que as seis dezenas que serão sorteadas no próximo concurso da Mega-Sena estarão entre as seguintes: 01, 02, 05, 10, 18, 32, 35, 45. O número mínimo de apostas simples para o próximo concurso da Mega-Sena que Pedro deve fazer para ter certeza matemática que será um dos ganhadores caso o seu sonho esteja correto é maior do que 30. Errado Temos 8 números a nossa disposição e devemos escolher 6. Assim, C8,6 = 28.

29 – Uma embalagem de suco tem a forma de um paralelepípedo reto retângulo de base quadrada, com 8 cm de aresta. Se a embalagem comporta 1,28 L de suco, a altura dessa embalagem é maior do que 20 cm. Errado

30 – Se A= (aij), 3x3, é a matriz definida por aij = i + j e B=(bij), 3x3, é a matriz definida por bij= 2i –j, então o elemento localizado na terceira linha e segunda coluna da matriz A.B é 34. Correto Basta fazer a multiplicação pedida das matrizes, conforme montado abaixo.

As linhas pedidas multiplicadas dão exatamente 34. Acerca do Direito Administrativo, julgue os próximos itens. 31 – Devido ao sistema hierarquizado da administração pública, torna-se possível a esta distribuir a legitimidade democrática do governo a todas as esferas administrativas. Correto Vivemos num ambiente democrático, de participação, que se exige do servidor, não só o dever de cumprir as ordens emanadas, mas de participar da condução da máquina estatal, apresentando ideias, sugestões, tecendo críticas, ou seja, construindo uma Administração melhor. 32 – O mandado de segurança é meio de controle da administração pública cuja finalidade é a invalidação de atos e contratos administrativos ilegais, lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa e ao meio ambiente. Errado Enquanto o mandado de segurança é impetrado para proteger direito líquido e certo em razão de ato (omissivo ou comissivo) ilegal ou abusivo, praticado por autoridade ou pessoa investida em representação estatal, a ação popular visa anular ato (ou contrato) lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.

33 – Com base no princípio da eficiência e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituição a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas. Correto Temos aqui a aplicação de entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal. 34 – Os ocupantes de empregos públicos são designados empregados públicos, contratados sob o regime da legislação trabalhista, ainda que submetidos a todas as normas constitucionais referentes a requisitos para investidura, acumulação de cargos e vencimentos. Correto De fato, os empregados públicos são os ocupantes de empregos públicos, na medida em que são contratados sob o regime da legislação trabalhista, ainda que submetidos a todas as normas constitucionais referentes a requisitos para investidura, acumulação de cargos e vencimentos. Assim, em que pese o empregado estar submetido a uma relação contratual, há requisitos estabelecidos constitucionalmente aplicáveis a cargos, empregos ou funções, tal como acumulação, acessibilidade e investidura e vencimentos. Com relação ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 – O Brasil admite a pena de morte. Correto A Constituição prevê que é vedada a pena de morte, salvo em caso de guerra declarada. 36 – A previdência social e o trabalho são considerados direitos sociais. Correto Os direitos sociais englobam vários direitos, como: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados e outros. 37 – As competências privativas atribuídas ao presidente da República pelo texto constitucional não podem, pela sua natureza, em nenhuma hipótese, ser objeto de delegação. Errado A própria Constituição estabelece expressamente a possibilidade do Presidente delegar aos Ministros de Estado, Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União as seguintes atribuições: VI – dispor, mediante decreto, sobre: (decreto autônomo) a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei; XXV - prover (extinguir não pode) os cargos públicos federais, na forma da lei.

38 – Constituem princípios que regem a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais, entre outros, a prevalência dos direitos humanos, da garantia do desenvolvimento nacional e da autodeterminação dos povos. Errado Garantir o desenvolvimento nacional é objetivo fundamental (CF, art. 3º, II), e não princípio que rege o Brasil em suas relações internacionais. Logo, a questão está errada. No que se refere ao Direito Penal, julgue os próximos itens. 39 – A consumação dos crimes formais ocorre com a prática da conduta descrita no núcleo do tipo, independentemente do resultado naturalístico, que, caso ocorra, será causa de aumento de pena. Errado O crime formal independe do resultado, logo não há que se falar em causa de aumento de pena caso ele ocorra. 40 – José da Silva, funcionário público municipal, encontrava- se em serviço na caixa de recebimentos de impostos prediais, local próprio para pagamentos de tributos em atraso. No final do dia, ao invés de depositar todos os valores recebidos na conta da Fazenda Pública, desviou dois cheques com a ajuda do bancário João, depositando-os em sua conta particular, pretendendo devolver a importância aos cofres públicos no prazo de 3 dias. Neste caso, José da Silva não faz jus à extinção da punibilidade mesmo que restitua a importância, pois cometeu crime de peculato doloso. Correto NÃO EXISTE EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE NO CASO DO PECULATO DOLOSO!!! Na questão em tela, fica bem claro que José da Silva quis cometer o delito. Logo, não há que se falar em culpa e muito menos em restituição (para extinguir a punibilidade). Já pensou se fosse diferente...Um ladrão furta sua carteira porque quer ir assistir a uma partida de futebol e, três dias depois devolve, extinguindo a punibilidade...Seria um grande absurdo!!! 41 – O aborto, o homicídio e a violação de domicílio são considerados crimes contra a pessoa. Correto Questão fácil que exige apenas o conhecimento de quais são os crimes contra a pessoa. 42 – Cláudio, com intenção de furtar, entrou no carro de Vagner, cuja porta estava destravada, e acionou o motor por meio de uma chave falsa na ignição do veículo, assim logrando êxito em subtrair o veículo. Nessa situação, e de acordo com a jurisprudência do STJ, Cláudio responde por crime de furto simples. Errado Embora, neste caso, não tenha havido a incidência da qualificadora de destruição ou rompimento de obstáculo.

Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 – A prova do direito estrangeiro só pode ser aceita quando submetida à apreciação do Tribunal Penal Internacional. Errado A prova do direito estrangeiro (alienígena) cabe a quem o invocar. Nos termos do art. 337 do CPC, aplicado analogicamente ao Processo Penal, “a parte, que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário, provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim, o determinar o juiz”. Não há qualquer interferência do Tribunal Penal Internacional. 44 – O perito criminal está impedido de testemunhar acerca da perícia por ele realizada. Errado O perito criminal pode testemunhar sobre a perícia por ele realizada, pois podem prestar esclarecimentos em audiência, se requerido for. 45 – Avaliando inquérito policial instaurado para apurar eventual crime de roubo cometido por João, o promotor de justiça decide por requerer o arquivamento, sendo o pedido homologado pelo juiz. Menos de seis meses depois, o ofendido oferece queixa-crime. O juiz deverá rejeitar a queixa, com o fundamento de que a queixa subsidiária somente é cabível em caso de inércia do promotor, não quando este pede o arquivamento. Correto A chamada ação subsidiária da pública não é cabível para desarquivar um inquérito. 46 – O depoimento da testemunha, em qualquer hipótese, deve ser prestado oralmente, sendo proibida inclusive a consulta a apontamentos. Errado Existem situações, como no caso do Presidente, em que o depoimento pode ser prestado por escrito. Além disso, a consulta a breves apontamentos encontra previsão legal. Considerando o que estabelece a Legislação Especial, avalie os itens. 47 – As armas de fogo utilizadas pelos empregados das empresas de segurança privada e de transporte de valores, constituídas na forma da lei, serão de propriedade, responsabilidade e guarda das respectivas empresas, somente podendo ser utilizadas quando em serviço, devendo essas observar as condições de uso e de armazenagem estabelecidas pelo órgão competente, sendo o certificado de registro e a autorização de porte de arma expedidos pela Polícia Estadual do Estado no qual foi adquirida. Errado O item vem todo certo até o momento em que afirma que o porte de arma daquelas empresas será concedido pela Policia ESTADUAL. Quem concede o porte de armas dessas empresas é a Policia FEDERAL. 48 – Em decorrência da nova política criminal adotada pela legislação de tóxicos, a conduta do usuário foi descriminalizada, porquanto, segundo o que institui a parte geral do Código Penal, não se considera crime a conduta à qual a lei não comina pena de reclusão ou detenção. Errado Essa conduta não foi descriminalizada.

49 – Constitui abuso de autoridade deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente a prisão ou detenção de qualquer pessoa. Correto Literal disposição da Lei 4.898/65 (art. 4º, alínea “c”). 50 – Considere que, por meio do controle realizado em aeroporto brasileiro, se tenha impedido o ingresso de um chinês que tentava entrar ilegalmente no país e, de imediato, ele tenha sido mandado de volta ao seu país de origem, no mesmo avião que o trouxera. Nesse caso, é correto afirmar que esse chinês foi deportado. Correto A deportação consiste na SAÍDA COMPULSÓRIA do estrangeiro e será feita para o país da nacionalidade ou de procedência do estrangeiro, ou para outro que consinta em recebê-lo.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A respeito dos conceitos da Termodinâmica, julgue os próximos itens. 51 – É impossível um processo cujo único resultado seja a absorção de calor de uma fonte e sua completa conversão em trabalho. Correto Esta é a formulação de Kevin para a Segunda Lei da Termodinâmica. 52 – A entropia de um sistema isolado diminui no curso de uma mudança espontânea. Errado A entropia aumenta nesse caso. 53 – Um ciclo de Carnot é composto de uma sequência de expansões e compressões reversíveis isotérmicas e adiabáticas. Correto Este é um dos ciclos teóricos mais importantes da Termodinâmica. 54 – A escala de temperatura termodinâmica de Kelvin tem como padrão o ponto triplo da água, no qual temos a temperatura de 0 Kelvin. Errado No ponto triplo, temos a temperatura de 273,16 K. 55 – A desigualdade de Clausius é uma importante relação termodinâmica, que nos diz que dS > dQ/T. Errado A desigualdade afirma que a variação de entropia é menor ou igual a dQ/T e não o que foi afirmado.

Com relação à Termodinâmica envolvida na mudança de fases de um composto, julgue os próximos itens. 56 – A conversão de grafite em diamante é uma mudança de fase, assim como a vaporização da água. Correto Sim, pois em ambos os casos somente está envolvida uma substância pura. 57 – Uma substância tem a tendência espontânea de mudar para a fase com a maior energia de Gibbs molar. Errado A tendência é a mudança com dG < 0. 58 – A temperatura de transição entre duas fases é aquela em que a energia de Gibbs molar destas duas fases é igual. Correto Adequado conceito. 59 – O diagrama de fase de um composto é um gráfico que mostra as condições em que as diferentes fases são mais estáveis termodinamicamente. Correto Esta é a característica principal deste diagrama. 60 – A pressão de vapor de uma substância aumenta com a temperatura. Correto Isso ocorre já que mais moléculas criam energia suficiente para escapar da fase líquida. A respeito dos conceitos de estrutura molecular e ligação química, avalie os itens a seguir. 61 – A partir da segunda linha da tabela periódica os elementos podem sofrer a expansão do octeto, ou seja, elétrons são excitados para os orbitais d, e estes juntamente, com os orbitais s e p formam orbitais híbridos. Errado Isso só ocorrer a partir da terceira linha. 62 – A estrutura que possuir o menor número de interações par não-ligante - par não-ligante com ângulo de 90 graus é o mais estável. Correto Isso ocorre, pois os pares não-ligante são mais volumosos, e por isso a repulsão eletrostática é maior. 63 – A geometria mais estável é sempre aquela cuja função de onda gera a menor energia total da molécula. Correto Esta é a base dos cálculos teóricos.

64 – O fato de o metal ser constituído de apenas um elemento nos mostra que a ligação metálica apresenta caráter essencialmente iônico. Errado Isto indicaria uma tendência covalente. 65 – O estado de mais alta energia ocupado é chamado, no jargão da física do estado sólido, de energia de Fermi e é tomada como referência fazendo-a igual a zero. A energia de Fermi está relacionada à função de trabalho do metal, que por analogia podemos dizer que é o potencial de ionização do metal. Correto Adequado conceito a respeito das ligações metálicas. 66 – A ligação química leva sempre a um abaixamento da energia do sistema, estabilizandoo. Esta interação pode ser mais fraca ou mais forte dependendo das forças envolvidas. Correto Perfeito entendimento. 67 – As ligações químicas iônica, covalente e metálica são as mais fortes que existem e normalmente definem a formação de moléculas. Correto De fato, sim. 68 – A energia de rede nos compostos iônicos depende das cargas nos íons e dos tamanhos dos íons. Correto Estes são fatores importantes a serem considerados. 69 – O compartilhamento desigual de elétrons resulta em ligações covalentes apolares. Errado Isto gera ligações polares, obviamente. 70 – As diferenças de eletronegatividade próximas a 0 resultam em ligações covalentes apolares. Correto Sim, pois não se cria diferença entre a distribuição de densidade eletrônica nos átomos. Em relação aos compostos orgânicos e suas propriedades, avalie os itens. 71 – Os ácidos sulfônicos aromáticos são ácidos fortes, de força comparável à dos ácidos sulfúrico e perclórico. Correto De fato, são ácidos com alta força.

72 – A reação de sulfonação é reversível. Assim, os ácidos sulfônicos aromáticos são hidrolisados aos hidrocarbonetos e ao ácido sulfúrico, ao serem aquecidos com ácidos minerais. Correto Exatamente. 73 – O grupo sulfônico é ativante do anel e dirigente em meta. Errado Ele é desativante. 74 – A reação de ácido cianídrico com aldeídos e cetonas leva à formação dos α hidroxiácidos respectivos, após hidrólise da nitrila intermediária. Correto

75 – Adição de água aos ácidos α, β-insaturados segue a regra de Markovnikov. Errado

A respeito das reações orgânicas, avalie os itens. 76 – Quando uma reação pode potencialmente originar dois ou mais isômeros estruturais, mas fornece apenas um, a reação é dita como regiosseletiva. Correto Certa definição. 77 – A proteção de alcoóis como éteres é muito útil para grupos alquila mais simples Errado Não é muito útil, pois embora tais éteres possam ser preparados facilmente por alquilação, a subsequente clivagem requer reagentes fortemente eletrofílicos. 78 – A clivagem de acetais de aldeídos e de cetonas não pode ser realizada na presença de ácidos. Errado Ela ocorre favoravelmente nestas condições. 79 – Quanto mais volumoso o substituinte, mais difícil a sua clivagem Correto Isso é levado em conta na escolha de condições reacionais.

80 – Um processo que adiciona átomos eletronegativos tais como halogênio ou oxigênio, ou remove hidrogênio, constitui uma redução. Errado É uma oxidação. Nos próximos itens, avalie como correto quando a classificação dada aos estereocentros estiver correta.
Et

81 – H

OMe - R

Correto Certa classificação.
Et

82 – H

CHO -R

Correto Ainda continua sendo linha
H

83 – Ph Correto Certo.
HOOC H

CHO - S

84 – Ph Errado Este é S.
HOOC Cl

CHO - R

85 – Ph

Br - S

Errado Desta vez não está certo.

86 – Errado É S.

-R

87 – Errado Não é quiral.

-R

O

88 – Correto Certa classificação.
OH

-S

Cl

H

H H

89 – Errado São todas S.

- S,R,S

OH

Bt

MeO

Br OH Cl

I

Ph

90 – Correto Certa classificação.

- R,R,R

A respeito dos equipamentos utilizados em espectroscopia atômica, julgue as assertivas. 91 – Os detectores utilizados nos equipamentos de absorção atômica são as válvulas fotomultiplicadoras e os detectores de estado sólido. Correto Exato. 92 – Em um monocromador do tipo Czerny-Turner o ângulo da rede determina o comprimento de onda na fenda de saída. Correto Assim é feito o ajuste. 93 – A válvula fotomultiplicadora consiste de um sistema compacto composto de um catodo recoberto por uma camada sensível à luz e um anodo que circunda o catodo, fechados por um tubo mantido à vácuo. Correto Certa descrição. 94 – Normalmente a superfície do catodo do detector deve ser constituída por material que facilmente libere os elétrons mais externos, como sais de halogênios. Errado O exemplo citado é errado. Para isso usa-se metais alcalinos. 95 – O atomizador não é um fator relevante na eficiência de um sistema de absorção atômica. Errado Ele é parte importantíssima. A respeito da cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), avalie os itens. 96 – A CLAE utiliza instrumentos muito sofisticados que podem ser totalmente automatizados. É um tipo de cromatografia líquida que emprega pequenas colunas, cheias de materiais especialmente preparados e uma fase móvel que é eluída sob altas pressões. Correto Tudo certo.

97 – Na CLAE emprega-se uma coluna fechada, reaproveitável - portanto, até centenas de separações individuais podem ser realizadas com a mesma coluna. Correto Isto mesmo. 98 – A vazão da fase móvel é controlada facilmente, resultando em operação mais reprodutíveis, que tornam as análises executadas pela CLAE mais precisas. Correto De fato. 99 – Devido ao emprego de partículas extremamente pequenas, foi necessário desenvolver bombas para líquidos de alta precisão e exatidão para pressões de até 500 atm, e baixas vazões de 0,010 até 2-3 mililitros por minuto em operações analíticas. Correto Certo. 100 – Dois processos característicos de transporte de massa são envolvidos na separação cromatográfica: a migração diferencial das espécies objeto de análise provocada por sua partição entre a fase estacionária e a fase móvel e o alargamento da distribuição molecular para qualquer um dos compostos introduzidos para análise. Correto Isto mesmo. Sobre os conceitos da Química Analítica ainda, avalie os próximos itens. 101 – Um método químico qualitativo é aquele que fornece informações sobre a identidade das espécies atômicas ou moleculares da matéria. Correto Exata definição. 102 – A espectroscopia por absorção no infravermelho e Raman envolvem mudança no spin dos núcleos da amostra. Errado Envolve apenas rotação e vibração das moléculas. 103 – Fontes contínuas são as mais importantes em absorção atômica, de fluorescência atômica e molecular e Raman. Errado Nesses métodos são importantes fontes de linhas. 104 – Placas fotográficas podem ser usadas como detectores na região do UV-Vis. Correto Verdadeira informação.

105 – Um transdutor é um componente que transforma energia radiante em sinais elétricos, substituindo a visão humana em muitos equipamentos. Correto Certa definição. Nos próximos itens, julgue como correto quando a legenda estiver adequada à figura.

106 – Analisador de massas quadrupolo. Errado Este é um analisador de setor magnético.

107 – Espectrômetro de Infravermelho. Errado Nada tem a ver com isso.

108 – Componentes de um espectrômetro de massas. Correto Exato.

109 – Espectrômetro de massas. Errado Este é um IV.

110 – Espectro de UV-Vis. Errado É um espectro de IV.

Com relação à Portaria SVS/MS 344, avalie os itens a seguir. 111 – As autoridades sanitárias devem inspecionar periodicamente as empresas que produzem medicamentos. Correto Certamente. 112 – É proibido distribuir amostras grátis de medicamentos controlados para pacientes. Correto De fato. 113 – As propagandas de medicamentos controlados só podem ser feitas pelos veículos oficiais. Errado Somente pode ser feita em publicações destinadas a profissionais. 114 – O uso de medicamentos veterinários não obedece em nada esta portaria. Errado Em alguns casos, é válida. 115 – Somente drogarias poderão receber receitas de medicamentos oficinais. Errado Somente farmácias. A respeito da Resolução da ANVISA 10/2012, avalie os itens. 116 – Em alguns casos é permitida a adição de substâncias isoladas, de origem vegetal ou não, derivados vegetais ou excipientes às drogas vegetais notificadas. Errado Isso não é permitido pela Resolução 10/2010. 117 – Os fabricantes das drogas vegetais devem apresentar metodologia, especificações e resultados dos testes de identidade e qualidade da droga vegetal no momento da notificação, sendo o quesito contaminantes microbiológicos para plantas medicinais que passam por processo extrativo a quente (preparados por infusão e decocção) diferente do mesmo quesito para as que não passam por este processo (preparados por maceração). Correto São os testes: descrição da droga vegetal em Farmacopéias reconhecidas pela ANVISA, ou em publicação técnico-científica indexada ou laudo de identificação emitido por profissional habilitado; prospecção fitoquímica, CCD ou outro método cromatográfico, acompanhada da imagem em arquivo eletrônico reconhecido pela ANVISA, com comparação para garantir a identidade da droga vegetal; características organolépticas; granulometriada droga; teor de cinzas totais; teor de umidade/perda por dessecação; contaminantes macroscópicos; e teste limite para metais pesados.

118 – Consideram-se as metodologias dispostas na Farmacopeia Brasileira, ou, em sua ausência, em outras farmacopeias reconhecidas pela ANVISA ou, nos guias referentes ao controle de qualidade de espécies vegetais publicados pela OMS, ou ainda métodos próprios validados. Os testes referentes ao controle da qualidade de drogas vegetais, quando terceirizados, devem ser executados em laboratórios certificados BPL e/ou por empresas fabricantes de medicamentos que tenham certificado válido de BPFC. Os resultados dos testes são apresentados no ato da notificação da droga vegetal e ficam disponíveis para fins de inspeção. As drogas vegetais notificadas têm prazo de validade de até 1 ano, estando isentos de apresentar testes de estabilidade. Correto Pode ser aceito um prazo de validade maior caso o fabricante apresente resultados de ensaios de estabilidade que garantam a manutenção das características do produto no período proposto conforme Guia para realização de estudos de estabilidade vigente. O fabricante deve garantir a manutenção da qualidade do produto durante o prazo de validade, confirmada por meio de laudo técnico de análise. 119 – A embalagem deve garantir a proteção da droga vegetal contra contaminações e efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. Correto A embalagem deve apresentar exclusivamente as seguintes informações: nome do produto, no painel principal, que deverá ser composto pela nomenclatura popular, seguida da nomenclatura botânica: espécie (Gênero + epíteto específico); as frases: "Este produto deve ser armazenado ao abrigo da luz, à temperatura ambiente e em locais secos."; "PRODUTO NOTIFICADO NA ANVISA nos termos da RDC no ...... AFE no....."; "Este produto deve ser mantido fora do alcance de crianças."; "Este produto é indicado com base no seu uso tradicional."; o nome do farmacêutico responsável e respectivo número de CRF; nome do fabricante; número do CNPJ do fabricante; endereço completo do fabricante; número do SAC do fabricante; número do lote; data de fabricação; prazo de validade; código de barras; a frase: "Usado tradicionalmente para o alívio sintomático de", complementado pela respectiva alegação terapêutica; seguida das informações de "Contra indicações e restrições de uso", "Efeitos adversos" e "Precauções e informações adicionais de embalagem". Pode ser adicionada uma imagem da droga vegetal notificada. 120 – As seguintes informações são obrigatórias nas embalagens: parte utilizada da droga vegetal; posologia e modo de usar; frases para uso infantil e para maiores de setenta anos, respectivamente, "Para crianças de três a sete anos, recomenda-se um quarto da dose utilizada para adultos; entre sete e doze anos, recomenda-se metade da dose adulta" e "Maiores de setenta anos deverão utilizar metade da dose utilizada para adultos"; as frases: "Este produto pode ser utilizado sem prescrição médica para o alívio sintomático de doenças de baixa gravidade por períodos curtos. Caso os sintomas persistam ou piorem, ou apareçam reações indesejadas não descritas na embalagem ou folheto informativo, interrompa seu uso e procure orientação de profissional de saúde.", "Se você utiliza medicamentos de uso contínuo, busque orientação de profissional de saúde antes de utilizar este produto", "Preparar a infusão ou, decocção imediatamente antes do uso". Para algumas espécies vegetais há a orientação de preparo para mais de uma dose a ser utilizada no mesmo dia, nestes casos, essa frase é dispensada. Errado Elas podem ser disponibilizadas na embalagem e, não havendo espaço suficiente, ser integralmente e exclusivamente disponibilizadas no folheto informativo. Pode ainda conter as frases "Drogas vegetais não devem ser utilizadas por período superior ao indicado, ou continuamente, a não ser por orientação de profissionais de saúde", "O uso prolongado deste produto deve ser acompanhado por profissional de saúde", "Mulheres grávidas ou amamentando não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nestas

situações" e "Crianças menores de dois anos não devem utilizar este produto, já que não há estudos que possam garantir a segurança nestas situações".

QUESTÕES EXTRAS A respeito do Regulamento Técnico de Bens e Produtos Importados para fins de Vigilância Sanitária, avalie os itens. 121 – Será permitida a importação de padrão e material de referência para fins de ensaio de proficiência, com prazo de validade a expirar-se nos próximos 30 (trinta) dias a partir de sua autorização sanitária, no que couber. Errado Não será permitido. 122 – Será vedada a importação de medicamentos não regularizados junto a ANVISA, destinados à pesquisa de mercado. Correto De acordo com o RDC. 123 – A importação de amostras de matéria - prima e produto acabado, pertencentes à classe de alimentos, destinada à análise para fins de registro, teste de controle da qualidade, avaliação de embalagem ou rotulagem, desenvolvimento de novos produtos ou de equipamentos participantes do processo fabril ou laboratorial e pesquisa de mercado, deverá submeter-se à fiscalização pela autoridade sanitária em exercício no local de desembaraço do produto, mediante a apresentação de Petição para Fiscalização e Liberação Sanitária. Correto Exato conceito. 124 – Será autorizada a importação de amostra de alimento com obrigatoriedade de registro na ANVISA, cuja finalidade seja pesquisa de mercado. Errado Não será autorizado. 125 – O ingresso no território nacional de células e tecidos não será autorizado. Errado Será autorizado, mediante comprovação da sua finalidade terapêutica pelo importador, e critérios da legislação pertinente, inclusive de biossegurança, atendidas as exigências sanitárias.

Para acessar mais provas e participar de discussões, só entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful