Simulado 116 para o concurso da Polícia Federal

Perito Criminal Federal – Área 6 – Química / Engenharia Química
Resoluções

Questões visando o provável edital futuro. Elaboração das questões: Robson Timoteo Damasceno Resolução das questões: Robson Timoteo Damasceno

Nova rodada de simulados, pois a prova está próxima! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BÁSICOS
1

Diversas são as naturezas dos instrumentos de que dispõe o povo para participar 4 efetivamente da sociedade em que vive. Políticos, sociais ou jurisdicionais, todos eles destinamse à mesma finalidade: submeter o administrador ao controle e à aprovação do administrado. O 7 sufrágio universal, por exemplo, é um mecanismo de controle de índole eminentemente política — no Brasil, está previsto no art. 14 da Constituição Federal de 1988, que assegura ainda o voto 10 direto e secreto e de igual valor para todos —, que garante o direito do cidadão de escolher seus representantes e de ser escolhido pelos seus pares. 13 Costuma-se dizer que a forma de sufrágio denuncia, em princípio, o regime político de uma sociedade. Assim, quanto mais democrática a sociedade, maior a amplitude do sufrágio. Essa 16 não é, entretanto, uma verdade absoluta. Um sistema eleitoral pode prever condições legítimas a serem preenchidas pelo cidadão para se tornar eleitor, desde que não sejam discriminatórias ou 19 levem em consideração valores pessoais. Segundo José Afonso da Silva, considera-se, pois, universal o sufrágio quando se outorga o direito de votar a todos os nacionais de um país, sem 22 restrições derivadas de condições de nascimento, de fortuna ou de capacidade especial. No Brasil, só é considerado eleitor quem preencher os requisitos da nacionalidade, idade e 25 capacidade, além do requisito formal do alistamento eleitoral. Todos requisitos legítimos e que não tornam inapropriado o uso do adjetivo universal.
Internet: <http://jus.com.br> (com adaptações).

Assinale os itens a seguir como corretos quando trouxerem adequadas informações sobre o texto acima. 1 – Trata dos mecanismos sociais e políticos de controle do povo. Errado Não trata de controle do povo, mas sim da forma como o povo exerce seus direitos. 2 – Afirma que os eleitores devem preencher o formulário de alistamento com dados como nacionalidade. Errado Isto não é afirmado no texto. Apenas uma leitura porca da linha 25 levaria a essa conclusão. 3 – Discute o significado da universalidade atribuída ao mecanismo democrático do sufrágio. Correto Estas ideias de fato estão contidas no texto. 4 – Sustenta que, no Brasil, o sufrágio universal caracteriza-se pelo fato de o voto ter “igual valor para todos” (linha 9). Errado Não é afirmado isso no texto. A parte do voto ter igual valor para todos aparece como um comentário adicional neste trecho. 5 – Defende a ideia de que o voto seja restrito. Errado Esta ideia não é apresentada no texto.

Analise os próximos itens, em relação à regência e ao emprego do sinal indicativo de crase no texto apresentado. 6 – A correção gramatical do texto seria mantida, apesar de haver alteração de seu sentido, caso o trecho “do alistamento eleitoral” (linha 25) fosse substituído por “para o alistamento eleitoral”. Correto A ideia é a mesma. 7 – Sem prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido original do texto, o trecho “submeter o administrador ao controle e à aprovação do administrado” (linhas 4 -5) poderia ser reescrito da seguinte forma: “submeter ao administrador o controle e a aprovação do administrado”. Errado A ideia é invertida com essa substituição. De submetido o administrador passa àquele a que algo se submete. 8 – Na linha 6, a expressão “de índole” exerce a função de complemento de “controle” e, por isso, o emprego da preposição “de” é exigido pela presença desse substantivo na oração. Errado O “de” faz parte da expressão “de índole eminentemente política”, não sendo complemento de controle. Poderia se tirar essa expressão ou colocá-la após vírgulas, por exemplo. 9 – Prejudicaria a correção gramatical do texto, assim como sua coerência, a substituição do trecho “que garante o direito do cidadão” (linhas 9 -10) por “que garante ao cidadão o direito”. Errado Não há prejuízo com esta substituição. 10 – Na linha 21, caso o trecho “todos os nacionais de um país” fosse substituído por “todas as pessoas de um país”, a partícula “a” empregada imediatamente após “votar” (linha 20) deveria receber acento indicativo de crase. Errado Não se usa crase se a palavra a que o artigo se referiria está no plural. Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes. 11 – A fim de simplificar e de tornar mais célere e ágil a tramitação do memorando, os despachos a esse documento oficial devem ser dados no próprio documento, o que assegura maior transparência à tomada de decisões e permite que se mantenha um histórico do andamento do assunto tratado no expediente. Correto Esta é uma providência importante.

12 – No fecho das comunicações oficiais, especialmente dos memorandos, deve-se empregar a forma “Cordialmente”, seguida de vírgula, quando o documento for endereçado a autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. Errado Não se usa esse fecho. Apenas Respeitosamente e Atenciosamente. 13 – Caso o responsável pelo setor de informática do Banco da Amazônia deseje solicitar ao chefe da unidade administrativa desse banco a aquisição de acessórios de informática para a melhoria dos serviços prestados à comunidade, tal solicitação deverá ser feita mediante a expedição de memorando. Correto O memorando é comunicação interna, que tem essa função, por exemplo. 14 – Caso o diretor de Gestão de Recursos do Banco da Amazônia queira endereçar correspondência oficial ao ministro da Fazenda, ao redigir o documento, ele deverá empregar o pronome de tratamento “Vossa Excelência” e usar como vocativo a forma “Excelentíssimo Senhor Ministro da Fazenda”, em razão da vinculação hierárquica da instituição financeira ao Ministério da Fazenda. Errado Somente se usa “Excelentíssimo” para os chefes dos Poderes. A respeito dos conceitos de Informática, avalie os próximos itens. 15 – Em uma distribuição do sistema Linux, é possível encontrar software destinados a diversas finalidades, como para prover serviço de acesso à Internet. No ambiente Linux, também se dispõe de uma área de trabalho (GUI) para uso do sistema operacional a partir de uma interface gráfica. Correto Uma distribuição é uma versão do Linux empacotada por um determinado responsável (pessoa ou empresa), e que compreende um conjunto de programas formado pelo Kernel Linux e por mais alguns softwares distintos (como jogos, utilitários para prover serviço de acesso à Internet etc.). É possível encontrar no Linux uma área de trabalho (GUI) para uso do sistema a partir de uma interface gráfica. Dentre os ambientes gráficos existentes podemos destacar: o KDE e o GNOME, mais conhecidos, seguidos pelos Xfce, WindowMaker, entre outras diversas opções. 16 – O cliente de e-mail consiste em um programa que permite acesso à caixa postal do usuário de correio eletrônico; para essa atividade, dispensa-se o servidor. Errado O servidor de e-mail não pode ser dispensado. Para ler a mensagem o usuário deve estar “logado” na sua conta. 17 – Pelo fato de ser um software proprietário, qualquer usuário pode fazer alterações no ambiente e colaborar para a melhoria do sistema Linux. Errado O sistema operacional Linux não é software proprietário, e sim um software livre.

18 – Com relação à informática e Internet, julgue os itens a seguir. As entradas do tipo USB em computadores podem ser utilizadas para a conexão de diversos tipos de dispositivos, como mouse, teclado, impressora e dispositivos portáteis. Correto A assertiva está correta. Complementando o USB (Universal Serial Bus - Barramento Serial Universal) nos ajuda a reduzir problemas de compatibilidade entre periféricos e o computador, ou seja, universalizar o padrão de conexão entre os periféricos e o computador. 19 – No Excel, a função AGORA( ) permite obter a data e hora do sistema operacional. Correto A questão descreve exatamente a funcionalidade exercida pela função AGORA() no Excel, mas lembrando para que funcione no Excel é necessário o sinal de igual - nesse caso, =AGORA(). 20 – A computação em nuvem é uma ferramenta de compartilhamento de capacidade de processamento de memória para acesso, via Internet, a um grande volume de informações disponíveis em locais remotos, previamente mapeados e independentes de plataformas. Correto Boa definição. A respeito dos acontecimentos atuais e seus desdobramentos, julgue os itens. 21 – A experiência chinesa de modernização econômica acompanha, em larga medida, situações vividas por muitos países no mundo contemporâneo, em que a industrialização provoca a urbanização da sociedade, o que explica o esforço empreendido pelo país para qualificar, na educação, os milhões de jovens trabalhadores egressos do campo. Correto O país é um dos que mais tem crescido no campo da educação. 22 – Em sua arrancada para promover o desenvolvimento econômico, a China demonstra ter compreendido uma das exigências centrais da atual economia globalizada, qual seja, o domínio do conhecimento como condição essencial para bem situar-se em um cenário econômico altamente competitivo e impulsionado por incessantes inovações tecnológicas. Correto Também é uma adequada observação. 23 – Com peso cada vez maior no mercado global, a China, por ser detentora de enorme população – que produz e consome – e de todos os recursos naturais que precisa para sustentar seu desenvolvimento, tem sido constantemente acusada de protecionismo, buscando exportar e nada importar. Errado A China não possui todos recursos que necessita e importa muito, sendo uma das maiores importadoras dos produtos brasileiros, por exemplo. 24 – No Brasil, a extração do petróleo, bem como a comercialização de seus derivados, a exemplo da gasolina, é monopólio estatal exercido pela PETROBRAS. Errado Há anos não existe mais monopólio nesta área.

25 – O Brasil se notabiliza pelo domínio da tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas. Correto Esta é uma das áreas em que nosso país é líder. Utilizando raciocínio lógico, resolva os próximos itens. 26 – Considere que a tabela abaixo representa as primeiras colunas da tabela-verdade da proposição

Logo, a coluna abaixo representa a última coluna dessa tabela-verdade.

Correto Basta usar as propriedades das proposições compostas para se ver que sim. 27 – Em uma semana, as ações de certa companhia valorizaram 20% e, na semana seguinte, desvalorizaram 20%. O valor das ações é o mesmo que o inicial. Errado O valor é de 1,2.0,8 = 0,96 = 96% do inicial. 28 – Marcela e Mário fazem parte de uma turma de quinze formandos, onde dez são rapazes e cinco são moças. A turma reúne-se para formar uma comissão de formatura composta por seis formandos. O número de diferentes comissões que podem ser formadas de modo que Marcela participe e que Mário não participe é maior do que 1000. Correto A questão não informa a quantidade de homens e mulheres na comissão. Assim, se Marcela participa e Mário não participa, sobram 13 pessoas (dentre homens e mulheres) para escolher as outras 5 pessoas da comissão. Assim, procuramos C13,5 = 1287.

29 – Sejam as matrizes A e B e seja xij o elemento genérico de uma matriz X tal que X = (AB) , isto é, a matriz X é a matriz transposta do produto entre as matrizes A e B. Assim, a razão entre x31 e x12 é igual a 3.

t

Errado

30 – Ao caminhar, Márcia e Paula dão sempre passos uniformes. O passo de Márcia tem o mesmo tamanho do de Paula. Mas, enquanto Paula dá cinco passos, Márcia, no mesmo tempo, dá três passos. No início da caminhada, Márcia estava 20 passos à frente de Paula. Se elas caminharem sem parar, Paula, para alcançar Márcia, deverá dar mais de 40 passos. Correto Para que Paula alcance Márcia, ela deverá vencer a distância dos 20 passos. Os passos das duas têm o mesmo tamanho. Enquanto Paula dá cinco passos, Márcia, no mesmo tempo, dá três passos. Portanto, a cada intervalo de tempo considerado, Paula dá dois passos a mais do que Márcia. Para vencer os 20 passos do início, Paula precisa de 10 intervalos de tempo (já que 10 x 2 = 20). Nos 10 intervalos de tempo, Paula dá 10 x 5 = 50 passos. Acerca do Direito Administrativo, julgue os próximos itens. 31 – Viola a Constituição a ascensão de um servidor que ocupe o cargo de técnico judiciário, para o qual se exige o nível médio de formação, ao cargo de analista, de nível superior, como forma de provimento derivado, mesmo se assim for previsto em lei. Correto A Lei nº 9.527/97 revogou tal previsão, retirando-a do ordenamento jurídico, de modo que não mais existe tal forma de provimento derivado.

32 – A responsabilidade administrativa de servidor acusado será afastada, caso ele seja absolvido criminalmente por falta de provas. Errado Como regra, as instâncias civil, penal e administrativa não se comunicam, ou seja, podem cumularse, sendo independentes entre si, o que denominamos o princípio da incomunicabilidade de instâncias, podendo, por isso, em razão de infração cometida, ser responsabilizado o servidor na esfera criminal, civil e administrativa. No entanto, a responsabilidade administrativa será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria. 33 – A relação entre uma autarquia e o ente que a criou é de subordinação. Errado Trata-se apenas de controle de tutela. 34 – As sanções impostas aos particulares pela administração pública são exemplos de exercício do poder disciplinar. Errado Se não houver nenhum vínculo com a Administração, não poderá incidir o poder disciplinar. Com relação ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 – A teoria da eficácia horizontal dos direitos fundamentais estende os efeitos das normas constitucionais que preveem direitos fundamentais às relações entre particulares. Correto Essa questão trata das teorias da eficácia vertical e horizontal de aplicação dos direitos fundamentais: A "Teoria da Eficácia Vertical dos Direitos Fundamentais" diz respeito à aplicabilidade desses direitos como limites à atuação dos governantes em favor dos governados. Ela se refere aos limites da interferência do Estado na vida dos particulares. Já a "Teoria da Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais" se refere às relações entre particulares. Aqui, os destinatários dos preceitos constitucionais são os particulares (pessoas físicas ou jurídicas). Como coloca o Ministro Gilmar Ferreira Mendes, há uma evolução da posição do Estado, antes como adversário, para guardião dos direitos fundamentais. 36 – A Constituição trouxe, entre os direitos e garantias fundamentais, o direito ao contraditório e à ampla defesa. Esse direito, nos termos da Constituição, é destinado somente àqueles litigantes que demandem em processos judiciais de natureza cível. Errado Confira o texto do art. 5º, LV: “aos litigantes, em processo judicial (civil ou penal – grifo meu) ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;” 37 – É cabível habeas corpus contra a imposição da pena de perda da função pública. Errado Como não há restrição indevida do direito de liberdade, não cabe o HC contra a imposição da pena de perda da função pública.

38 – Considerando-se as normas constitucionais a respeito da seguridade social, é correto afirmar que asseguram o direito público subjetivo à educação fundamental. Errado A educação não é englobada pela seguridade social, que compreende apenas a saúde, assistência e previdência social. No que se refere ao Direito Penal, julgue os próximos itens. 39 – Para que se configure a legítima defesa, faz-se necessário que a agressão sofrida pelo agente seja antijurídica, contrária ao ordenamento jurídico, configurando, assim, um crime. Errado O que exige o dispositivo legal é que a agressão seja INJUSTA e não, necessariamente, ANTIJURÍDICA. 40 – O particular que oferece vantagem a funcionário pelo trabalho já realizado não comete crime. Correto A tipificação só existe para o caso em que a vantagem é oferecida para ato ainda não praticado. 41 – No crime de abandono de recém-nascido, o sujeito ativo só pode ser a mãe e o sujeito passivo é a criança abandonada. Correto Boa parte da Doutrina entende que o pai também pode ser sujeito ativo deste delito. 42 – A decisão acerca da regressão de regime deve ser calcada em procedimento no qual sejam obedecidos os princípios do contraditório e da ampla defesa, sendo, sempre que possível, indispensável a inquirição, em juízo, do sentenciado. Correto A regressão é a transferência do preso de um regime menos gravoso para outro regime de cumprimento de pena mais gravoso. Por ser medida de tamanha gravidade, sua aplicação depende do respeito ao contraditório e à ampla defesa, de forma que a aplicação do instituto da regressão só se efetive caso extremamente necessário, ouvindo-se o preso, em respeito ao princípio da individualização da pena, no que se refere à sua terceira etapa. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 – Caso o Ministério Público requeira o arquivamento de inquérito policial, em ação penal pública incondicionada, com o qual concorde o magistrado, nessa situação, poderá o ofendido (vítima) impugnar judicialmente, via mandado de segurança, em matéria criminal, a manifestação do órgão acusatório, a fim de ver aplicado o disposto no artigo 28 (remessa ao procurador-geral) do CPP. Errado Promovendo o MP o arquivamento do IP, nos casos de ação penal pública incondicionada, não resta alternativa ao ofendido, a não ser se conformar, pois o titular da ação penal pública é o MP.

44 – O princípio da obrigatoriedade é mitigado em infrações de menor potencial ofensivo, uma vez que, nesses casos, há possibilidade de oferta de transação penal. Correto O princípio da obrigatoriedade (ou da indisponibilidade) é o princípio segundo o qual o titular da ação penal pública (o Ministério Público) não pode “abdicar” de ajuizar a ação penal, ou seja, não pode deixar de ajuizá-la caso estejam presentes as circunstâncias necessárias. Com o advento da Lei 9.099/95, e a possibilidade de oferecimento de “acordo” pelo MP (a chamada transação penal), no qual o pretenso infrator cumpre espontaneamente uma pena restritiva de direitos de forma a não haver o processo, ou seja, não ser ajuizada a ação penal, podemos dizer que o princípio da obrigatoriedade está, atualmente, mitigado, em face da possibilidade de transação penal. 45 – O juiz não fica adstrito ao laudo pericial emitido, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte. Correto O Juiz não ficará adstrito ao laudo, conforme disposto na questão. 46 – O IP só será obrigatório para a apuração de crimes de ação pública. Errado Nem sempre o IP é obrigatório. Considerando o que estabelece a Legislação Especial, avalie os itens. 47 – As armas destinadas ao uso dos vigilantes serão de propriedade destes, mas de responsabilidade da empresa contratante. Errado Serão de propriedade da empresa. 48 – Considerando que X, imputável, motivado por discriminação quanto à orientação sexual de Y, homossexual, imponha a este intenso sofrimento físico e moral, mediante a prática de graves ameaças e danos à sua integridade física resultantes de choques elétricos, queimaduras de cigarros, execução simulada e outros constrangimentos, essa conduta de X enquadrar-se-á na figura típica do crime de tortura discriminatória. Errado Há um erro ao incluir a discriminação contra a orientação sexual como crime de tortura. Vimos que há, de fato, condutas discriminatórias previstas na Lei 9.455/97 que, se praticadas com os demais requisitos, serão configuradas como crimes de tortura. Mas esse rol é TAXATIVO e lá consta como uma das motivações apenas a descriminação racial ou religiosa (art. 1º, I, “c”). Não trata nada a respeito de discriminação sexual. Por essa razão, não podemos tipificar como crime de tortura a conduta de X. 49 – O ato de soltar balões somente se caracteriza como crime contra o meio ambiente se, em consequência da conduta, houver incêndio em floresta ou em outras formas de vegetação, em áreas urbanas ou em qualquer tipo de assentamento humano. Errado Veja que a redação do artigo não indica que seja necessária a ocorrência de incêndio para que o ato de soltar balões seja configurado crime. Basta apenas que o balão (a ser solto, vendido, fabricado ou transportado) tenha características potenciais de provocar incêndio para que já esteja configurada a infração penal.

50 – Acerca do direito penal brasileiro, pode-se afirmar que tratando-se de crime de tortura praticado por servidor público, a perda do cargo público não é efeito automático e obrigatório da condenação, sendo necessária fundamentação específica para tal finalidade na sentença penal condenatória. Errado Por afirmar que a perda do cargo não é efeito automático e obrigatório da sentença, a questão está incorreta.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Observe as duas reações elementares abaixo e os dados para elas fornecidos e com base nestes dados, julgue os próximos itens. Observação: todas as constantes são números positivos.

51 – A reação 1 é mais favorável termodinamicamente do que a reação 2. Errado A variação de energia de Gibbs é mais negativa na reação 2, de forma que esta é mais favorável do que a reação 1. 52 – A reação 1 ocorre mais rapidamente do que a reação 2, caso x > Rt. Correto Temos que a constante da lei da velocidade é dada por:

Assim, precisamos comparar esta constante para as duas reações (que são elementares e de igual ordem de reação). Se for verdade o que o item diz, temos:

Chegando a este ponto, temos que se x = RT, teríamos: Mas, de fato, 1/e = 1/2,71, que é menor do que 1 certamente. Portanto, a reação 1 ocorre mais rapidamente. 53 – A equação de velocidade para a reação é .

Correto Como vimos no item anterior a constante da equação de velocidade, basta aplicar a lei da velocidade para a equação:

54 – Sabendo que a reação 2 é um equilíbrio e que a constante de velocidade da reação inversa é dada pela expressão k = 0,001t, com t = temperatura, então a constante de equilíbrio para a reação 2 é Correto Neste caso: .

55 – No caso do item anterior, o sistema estará em equilíbrio termodinâmico quando x for igual a Correto Para que haja o equilíbrio termodinâmico precisamos ter K = 1. Então:

56 – As reações mostradas são de segunda ordem global. Errado São de primeira ordem global. 57 – A meia vida da reação 2 vale .

Correto A meia-vida de uma reagente de primeira ordem é tal que:

58 – Se a reação 2 foi realizada a temperatura e pressão constantes, então ele provoca uma variação de entropia total (no sistema e na vizinhança) de -10z/t. Errado Neste caso temos que:

59 – Se para a reação 1, , então podemos concluir que a variação de entropia desta reação é maior do que a da reação 2, para a qual . Errado Temos que ter em mente que proposto:

, de forma que, se for verdade o

Como esta inequação depende dos valores das constantes z e d, nada pode ser concluído.

60 – Nos dados fornecidos, temos quatros valores dos parâmetros fornecidos. Correto Energia de ativação e fator pré-exponencial são parâmetros de Arrhenius. No que concerne a estrutura atômica dos átomos, avalie as asssertivas. 61 – À medida que um tipo de orbital vai gradativamente sendo ocupado, este vai se tornando cada vez mais compacto e se aproximando mais do núcleo. Correto Isto auxilia na compreensão de diversas características dos elementos. 62 – O raio atômico aumenta na medida em que aumenta o número de elétrons no mesmo orbital atômico. Errado Como comportamento geral, ocorre o contrário, o que é afirmando no item anterior. 63 – Pela teoria do orbital atômico, para qualquer camada, todos os elétrons presentes nesta são perfeitamente equivalentes, encontrando-se na mesma distância do núcleo. Errado Este é o modelo de Bohr, não a teoria do orbital atômico. 64 – Os elementos que tem elétrons de valência ns e ns são agentes oxidantes muito poderosos. Errado Eles são fortes redutores, pois possuem facilidade em perder esses elétrons de valência. 65 – Os elementos do bloco s da Tabela Periódica apresentam energia de ionização relativamente alta. Errado Apresentam-na relativamente baixa, pois não é difícil retirar os elétrons mais externos. Julgue o item como correto quando trouxer uma característica que é própria dos metais alcalinos. 66 – Apresentam altas densidades. Errado A densidade é tipicamente baixa. 67 – Tendem a formar ligações iônicas. Correto Pois é fácil perder o elétron na camada de valência. 68 – Relativamente baixos pontos de fusão e ebulição, quando comparados a outros metais. Correto Outra característica própria destes elementos.
1 2

69 – Quando irradiadas com luz, estes elementos podem emitir elétrons. Correto Outra característica relacionada ao elétron único na camada de valência. 70 – Podem ser preparados pela redução de seus hidróxidos, óxidos, sulfetos ou carbonatos por um metal menos eletropositivo, como o Ca, Mg ou Al , a temperaturas moderadamente elevadas. Correto Por exemplo:

Nos próximos itens, avalie como correto quando a classificação dada para a molécula for correta.
O

71 –

– Cadeia carbônica normal e saturada.

Correto As duas classificações são corretas.
O

72 –

– Cadeia homogênea e normal.

Errado Como apresenta oxigênio, não é homogênea.

73 –

– Cadeia alicíclicas.

Correto Sim. Não é uma cadeia aromática e é cíclica.

74 –

– Cadeia aromática

Errado Não existe aromaticidade aqui.

N

75 –

– Cadeia aromática polinuclear.

Errado Só há um anel aromático. A respeito das reações de substituição nucleofílicas S N2, julgue os itens. 76 – A configuração do produto de substituição é invertida, comparada com a configuração do substrato quiral, utilizado como reagente. Correto É o que ocorre nas SN2. 77 – Um substituinte volumoso no substrato reduz a reatividade deste. Correto É o impedimento estérico. 78 – A inversão de configuração (inversão de Walden) em uma reação S N2 é devida ao ataque do nucleófilo pelo lado contrário da saída do grupo de partida. Correto Exato. 79 – O melhor grupo abandonador, ou seja a base mais forte, leva a maior velocidade de reação. Errado A base mais fraca é o melhor grupo abandonador. 80 – Uma reação SN2 procede na direção em que a base mais fraca substitui a mais forte. Errado É o inverso.

Observe os compostos abaixo: 1 – Formaldeído 2 – Acetona 3 – Ácido Acético 4 – Benzeno 5 – Tolueno 6 – Fenol A respeito destes compostos, avalie os itens. 81 – O composto 1 é mais ácido do que o composto 2. Correto Certamente, pois o hidrogênio do aldeído é ligado diretamente a carbonila, o que não ocorre com a cetona. 82 – O composto mais ácido entre os mostrados é o composto 6. Errado É o ácido acético. 83 – O composto 6 apresenta menor ponto de ebulição do que o composto 5. Errado Apresenta maior ponto de ebulição, pois pode formar ligações de hidrogênio. 84 – Metade dos compostos apresenta aromaticidade. Correto Sim – eles são os de 4 a 6. 85 – Observando uma molécula de cada composto, teríamos um total de 20 carbonos 2 hibridizados em sp . Errado Seriam 21 – 1 de cada dos compostos de 1 a 3 e 6 de cada um dos compostos de 4 a 6. 86 – O composto 1 é mais solúvel no composto 3 do que o composto 2. Correto Sim, pois pode formar melhores interações, devido a ser mais polar. 87 – O composto 5 é o mais reativo em reações de substituição eletrofílicas aromáticas do que os demais. Errado É o composto 6. 88 – Os compostos 5 e 6 podem ser interconvertidos entre si através de reações simples. Errado Não se pode converter fenol em tolueno através de reações simples.

89 – O composto 6 pode reagir com o composto 1 em uma alquilação de Friedel-Crafts. Errado Seria uma acilação neste caso. 90 – Todos os compostos mostrados são bastante solúveis em água. Errado Tolueno e benzeno não o são. Com relação aos métodos de espectroscopia atômica e seus equipamentos, julgue os itens. 91 – O dispositivo monocromador deve deixar passar a maior quantidade de luz possível, ou seja, suas fendas devem ser ajustáveis para dar abertura a uma faixa espectral com amplitude. Correto Exato. 92 – Em geral, os instrumentos de espectroscopia atômica fotomultiplicadores para converter energia radiante em sinal elétrico. Correto De fato. 93 – Na Espectroscopia de absorção atômica por chama (FAAS) mede-se a intensidade da radiação emitida pelos átomos excitados, sendo os mesmos excitados por uma chama, normalmente uma mistura de ar/ acetileno. Correto Certo conceito. 94 – Na espectroscopia de absorção atômica por forno de grafite utilizam-se tubos de ou bastões de grafite eletricamente aquecidos. Correto Também certo. 95 – Os tubos de grafite devem ser trocados a cada análise de espectroscopia atômica. Errado Eles servem para várias análises. A respeito dos conceitos da HPLC, avalie os itens. 96 – Para a produção das Fases Quimicamente Ligadas, a sílica gel é submetida a um processo de hidrólise formando grupos silanóis SiOH, grupo quimicamente ativo no qual se ligará o grupo funcional através de reações de silanização, utilizando organosilanos(ex. dimetilcloroocatadecilsilano), mono, di ou trifuncionais, dependendo do numero de grupos no silano que pode reagir. Obtém-se fase monomérica ou polimérica. Correto Isto mesmo. empregam tubos

97 – O uso de silanos di-funcional ou tri-funcional para criar grupos ligados com dois ou tres pontos conduzindo a fases com maior estabilidade em baixo e alto pH e menor sangramento para LC/MS. Porém os silanos polifuncionais são de controle mais difícil. Correto Tudo certo. 98 – Em Cromatografia de Fase Reversa, os grupos funcionais ligados à base de sílica são polares. Errado São apolares. 99 – O grupo octadecil é responsável pela maioria das separações em fase normal. Errado Ele é usado em fase reversa. 100 – Os seguintes parâmetros devem ser considerados para uma escolha adequada da Fase móvel: Viscosidade, Compressibilidade, Pressão de vapor, Toxidez e Índice de Refração. Correto Todos eles devem ser considerados. No que se refere à validação de métodos analíticos, julgue os itens abaixo. 101 – O teste de Grubbs verifica se as médias obtidas pelos vários laboratórios são compatíveis, após efetuado o teste de Cochran. A diferença entre o valor julgado suspeito e o valor da média dos laboratórios é relacionado com o desvio padrão do mesmo conjunto de laboratórios. Correto Isto mesmo. 102 – Participando de programas interlaboratoriais, os laboratórios podem identificar fontes de variabilidade e explicar eventuais discrepâncias de seus resultados, quando comparados aos dos demais laboratórios. Correto Exato. 103 – Os programas interlaboratoriais representam ferramentas úteis, subsidiando químicos analistas a melhorar a qualidade de suas medições. Usando softwares especialmente preparados é possível proporcionar resultados de avaliações com aspecto visual de fácil interpretação, auxiliando o laboratório participante a identificar seus problemas em métodos e procedimentos e a tomar as ações corretivas necessárias para melhorar seu resultado analítico. Correto Exatos conceitos.

104 – Para o desenvolvimento de materiais de referência, os programas interlaboratoriais tornam-se imprescindíveis, pois nem sempre existem métodos primários e laboratórios especializados para a certificação de materiais de referência com matrizes reais. Correto Verdadeiro também. 105 – Além dos métodos de estimação de parâmetros e de construção de intervalos de confiança, os testes de hipóteses são procedimentos usuais da inferência estatística, úteis na tomada de decisões que concernem à forma, ou ao valor de um certo parâmetro, de uma distribuição de probabilidades, da qual se conhece apenas uma amostra de observações. Correto Certo. A respeito da espectrometria de massas, avalie os itens. 106 – Na figura abaixo, o espectro da direita è mais típico de ionização química do que a da esquerda.

Correto + Exatamente, pois apresenta o pico MH e menos fragmentação. 107 – Nos equipamentos de CG-MS modernos, existe uma interface entre o final da coluna cromatográfica e a fonte de ionização do MS, para retirar parte da fase móvel. Errado Nos equipamentos modernos toda a fase móvel vai para a região de ionização. 108 – Quadrupolos não são usados em CG-MS, pois têm um tempo de resposta muito lento. Errado Têm um tempo de resposta rápido e são bastante populares nesta aplicação. 109 – Em uma corrida de rotina de um CG-MS centenas de espectros de massa são realizados. Correto Sim, pois são feitas diversas leituras por minuto, de forma a corretamente identificar as substâncias. 110 – O problema de sangramento da coluna cromatográfica do CG-MS pode ser solucionado usando o software para subtrair os picos da fase estacionária de todos os espectros obtidos. Correto Esta é uma forma fácil de fazer isso.

A respeito da Portaria SVS/MS 344, julgue os itens. 111 – Os medicamentos e substâncias constantes da Portaria SVS/MS nº 344/98 e suas atualizações, deverão ser obrigatoriamente guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para este fim, sob a responsabilidade do farmacêutico. Correto Perfeito conceito. 112 – A autorização especial – AE – é a licença concedida pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS), a empresas, instituições e órgãos para o exercício de atividades de extração, produção, transformação, fabricação, fracionamento, manipulação, embalagem, distribuição, transporte, reembalagem, importação e exportação das substâncias constantes das listas anexas a Portaria, bem como os medicamentos que as contenham. Correto Exato. 113 – Farmácias devem manter Livro de Registro para Movimentação do Medicamento à Base de Talidomida. Errado Esta exigência é feita para unidades públicas. 114 – Os estabelecimentos farmacêuticos deverão encaminhar à Anvisa no máximo semanalmente e por meio eletrônico (via computador), informações sobre a comercialização e o consumo de medicamentos e produtos controlados. Correto De acordo com a Legislação. 115 – No Livro de Registro Específico (para farmácias hospitalares, farmácias e drogarias públicas, distribuidora e indústria) cada página deve conter uma única substância ou medicamento. Correto Exato. A respeito da Lei 6360/76, julgue os itens. 116 – Nenhum dos produtos de que trata esta Lei, inclusive os importados, poderá ser industrializado, exposto à venda ou entregue ao consumo antes de registrado na OMS. Errado O registro é no MS. 117 – A revalidação do registro de medicamentos deverá ser requerida no primeiro semestre do último ano do quinquênio de validade, considerando-se automaticamente revalidado, independentemente de decisão, se não houver sido esta proferida até a data do término daquela. Correto Art. 12.

118 – O registro de drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos de procedência estrangeira dependerá, além das condições, das exigências e dos procedimentos previstos nesta Lei e seu regulamento, da comprovação de que já é registrado no país de origem. Correto Art. 18. 119 – Será cancelado o registro de drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos, sempre que efetuada modificação não autorizada em sua fórmula, dosagem, condições de fabricação, indicação de aplicacões e especificações anunciadas em bulas, rótulos ou publicidade. Correto Art. 19. 120 – Somente serão registrados como cosméticos produtos para higiene pessoal, perfumes e outros de natureza e finalidade semelhantes, os produtos que se destinem a uso externo ou no ambiente, consoante suas finalidades estética, protetora, higiênica ou odorífera, sem causar irritações à pele nem danos à saúde. Correto Art. 26.

Para acessar mais provas e participar de discussões, só entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful