Simulado 115

Concurso da Polícia Federal

Perito Criminal Federal – Área 6 – Química / Engenharia Química

Nova Rodada de Simulados, pois o concurso se aproxima. Elaboração das Questões: Ângelo Aragão / Robson Timoteo Damasceno Bons Estudos e Rumo à ANP (novamente)! Concurseiro Robson

1

CONHECIMENTOS BÁSICOS
1

A soberania popular pode ser exercida, juridicamente, por meio de três modelos: democracia participativa ou direta, democracia representativa ou indireta e democracia 4 semidireta. Na democracia direta, o povo participa diretamente da vida política do Estado, exercendo os poderes governamentais, fazendo leis, administrando e julgando. É, pois, aquela 7 em que o povo exerce de modo imediato as funções públicas. Na democracia indireta ou representativa, o povo não exerce seu poder de modo imediato, mas por meio de seus 10 representantes, eleitos periodicamente, a quem são delegadas as funções de governo. A democracia representativa pressupõe um conjunto de instituições que disciplinam a 13 participação popular no processo político, que formam os direitos políticos que qualificam a cidadania, como, por exemplo, as eleições, o sistema eleitoral, os partidos políticos; enfim, 16 mecanismos disciplinadores para a escolha dos representantes do povo. Na democracia semidireta, são assegurados instrumentos de participação direta do povo nas funções de 19 governo. Esses instrumentos de participação dão ao povo, conservadas, embora em parte, as formas representativas, a palavra final relativa a todo o ato governativo. Como exemplo 22 desses instrumentos, podem ser citados o referendo e o plebiscito.
Internet: <www.planalto.gov.br> (com adaptações).

Nos próximos itens, julgue o item quando for correta a afirmação sobre a palavra destacada no texto. 1 – “Processo” (linha 13) poderia ser corretamente substituída por “decurso”, sem prejuízo para o sentido original do texto. 2 – “Instrumentos” (linha 17) está empregada como sinônimo de “utensílios”. 3 – “Soberania” (linha 1) poderia, sem prejuízo para o sentido original do período, ser substituída por “autoridade” ou “superioridade”. 4 – “Vida”, na linha 4, está empregada com mesmo sentido que essa palavra po ssui na seguinte frase: “salvar a vida do paciente”. 5 – “Imediato” (linha 7) está empregada com o sentido de direto, ou seja, que age ou se produz sem intermediário. Com relação a aspectos linguísticos do texto, avalie os próximos itens. 6 – No trecho “a palavra final relativa a todo o ato” (linhas 20-21), a partícula “a” pertence à mesma classe gramatical em ambas as ocorrências. 7 – A conjunção “pois” (linha 6) exerce, na oração em que se insere, função explicativa. 8 – Na linha 10, a expressão “a quem” exerce a função de complemento indireto da locução verbal “são delegadas” e o trecho “as funções de governo” (linhas 10 -11), a função de complemento direto dessa locução. 9 – O trecho “A democracia representativa pressupõe” (linha 11) poderia, sem prejuízo para os sentidos do texto ou para sua correção gramatical, ser substituído por: “Na democracia participativa, pressupõe-se”. 10 – A substituição de “são assegurados” (linha 17) por “assegura -se” preservaria a correção gramatical do período.

2

O Banco da Amazônia S.A. acredita que o empreendedorismo consciente é a melhor opção para garantir os melhores negócios e o bem-estar da população, atual e futura, razão pela qual esses negócios devem ser apoiados com prioridade pelos serviços financeiros oferecidos por essa instituição financeira pública federal. A concretização desse novo paradigma de desenvolvimento só será possível com práticas cotidianas de responsabilidade social empresarial, o que leva a instituição a fundamentar suas ações não apenas no interesse de seus acionistas, mas também no das pessoas que formam a empresa, dos setores governamentais e não governamentais, da comunidade onde atua, do meio ambiente, enfim, dos vários segmentos sociais.
Sustentabilidade. Internet: <www.basa.com.br> (com adaptações).

A respeito das características da redação oficial e do texto acima, julgue os seguintes itens. 11 – Sabendo-se que concisão e correção gramatical são requisitos da correspondência oficial, estaria de acordo com esses requisitos a seguinte reescritura do primeiro período do texto para compor uma correspondência oficial: Acredita-se que o Banco da Amazônia S.A., ao garantir melhores negócios e o bem-estar da população, deve auxiliar precipuamente os serviços financeiros, atual e futuramente, oferecidos por essa instituição financeira pública federal. 12 – Para que o texto em questão pudesse fazer parte de um aviso dirigido ao ministro do Meio Ambiente, cujo assunto fosse “Novo parad igma de desenvolvimento sustentável do Banco da Amazônia: rumos a seguir”, deveria ser encaminhado pelo ministro da Fazenda, representante máximo do órgão a que está vinculado o Banco da Amazônia, com o emprego do vocativo “Senhor Ministro”, seguido de vírgula. 13 – Caso fosse reescrever o texto sob a forma de um memorando, o autor poderia alternar o primeiro parágrafo com o segundo, trocando-os de lugar, sem que houvesse prejuízo para a coerência e a coesão textual. 14 – É facultado o emprego do tratamento “digníssimo” nas comunicações oficiais dirigidas aos chefes de poder, especialmente ao presidente da República, autoridade máxima da Federação. A respeito dos conceitos de Informática, avalie os próximos itens. 15 – Por questões de segurança do computador, uma mensagem de correio eletrônico somente pode ser aberta se houver software antivírus instalado na máquina. 16 – O Linux oferece a opção de que um novo usuário possa abrir uma sessão de uso do ambiente para utilizar seus aplicativos mesmo que outro usuário esteja logado no sistema. 17 – As tecnologias utilizadas na Internet e na intranet são diferentes no que diz respeito ao protocolo, que é o IP na Internet, e o IPv6 na intranet. 18 – Plug and play promove o conceito de que novos dispositivos devem ser conectados e utilizados sem que o usuário precise reconfigurar jumpers ou softwares. 19 – O PowerPoint 2010 é um aplicativo utilizado para a criação de apresentações de slides para palestras, cursos, organização de conteúdos, entre outras finalidades. Uma vez aberto um arquivo, a inserção de novos slides em uma apresentação pode ser feita a partir da opção Novo slide, encontrada no menu Inserir, ou acionando-se as teclas Ctrl + M. 20 – Um sítio de chat ou de bate-papo é um exemplo típico de grupo de discussão em que os assuntos são debatidos em tempo real. Para essa finalidade, a comunicação pode ser de forma assíncrona, o que significa que é desnecessária a conexão simultânea de todos os usuários.

3

A respeito dos acontecimentos atuais e seus desdobramentos, julgue os itens. 21 – Nas últimas décadas, a remuneração do trabalhador doméstico brasileiro cresceu abaixo da média da remuneração das demais categorias profissionais. 22 – A Câmara dos Deputados aprovou recentemente um Projeto de Emenda Constitucional ampliando os direitos dos trabalhadores domésticos no Brasil. A nova regulamentação, no entanto, só entrou em vigor neste ano. 23 – Ao longo do ano de 2012, a Síria vivenciou uma aguda crise política, que culminou com a queda de Bashar al-Assad, e com a ascensão ao poder de forças de oposição apoiadas pela China e Rússia. 24 – Em meio aos eventos climáticos extremos que aconteceram em 2012, com invernos rigorosos e fortes ondas de calor que assustaram o mundo, o furacão Sandy atingiu vigorosamente Nova Iorque, paralisando por algum tempo a mais importante cidade norte-americana. 25 – Há consenso entre os especialistas e ambientalistas de que mudanças climáticas e efeito estufa decorrem da ação humana sobre a natureza. Em escala global, esse processo se intensificou a partir da Revolução Industrial. Utilizando raciocínio lógico, resolva os próximos itens. 26 – A sentença “A justiça e a lei nem sempre andam pelos mesmos caminhos” pode ser representada simbolicamente por P^Q, em que as proposições P e Q são convenientemente escolhidas. 27 – Os ângulos de um triângulo encontram-se na razão 2:3:4. O ângulo maior do triângulo, portanto, é igual a 90 graus. 28 – Durante a noite, o dono de uma loja aumentou todos os preços em 20% e, no dia seguinte, anunciou um desconto de 30% em todos os produtos. O desconto real que ele está oferecendo é de 10%. 29 – Certo dia, três amigos fizeram, cada um deles, uma afirmação: Aluísio: – Hoje não é terça-feira. Benedito: – Ontem foi domingo. Camilo: – Amanhã será quarta-feira. Sabe-se que um deles mentiu e que os outros dois falaram a verdade. Portanto, hoje é terça-feira. 30 – Um peso de papel, feito de madeira maciça, tem a forma de um cubo cuja aresta 3 mede 0,8 dm. Considerando que a densidade da madeira é 0,93 g/cm , foram usados mais de 500 g de na confecção desse peso. Acerca do Direito Administrativo, julgue os próximos itens. 31 – A necessidade de obtenção de autorização do Senado Federal para que os estados possam contrair empréstimos externos configura controle repressivo da administração pública. 32 – Os cargos públicos em comissão não poderão ser providos segundo as disposições da Consolidação das Leis do Trabalho.

4

33 – O controle financeiro exercido pelo Poder Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas alcança qualquer pessoa física ou entidade pública que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores públicos. Em razão do sistema de jurisdição única adotado no Brasil, as pessoas privadas, físicas ou jurídicas, estão sujeitas apenas ao controle de legalidade exercido pelo Poder Judiciário, não sendo passíveis de controle legislativo. 34 – A adjudicação compulsória ao vencedor da licitação corresponde à celebração do contrato. Com relação ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 – Os direitos e garantias expressos na Constituição Federal constituem um rol taxativo. 36 – Os partidos políticos têm autonomia para a definição de sua estrutura interna, sua organização e seu funcionamento, bem como para o recebimento de recursos financeiros de procedência estrangeira. 37 – A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: polícia federal, polícia rodoviária federal, polícia ferroviária federal, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros militares e guardas municipais. 38 – É proibida a ingerência em assuntos internos de outros países, salvo em relação a questões que se desenrolem no âmbito do MERCOSUL. No que se refere ao Direito Penal, julgue os próximos itens. 39 – Ocorrendo erro de tipo essencial escusável que recaia sobre elementar do crime, exclui-se o dolo do agente, que responde, no entanto, pelo delito na modalidade culposa, se previsto em lei. 40 – No que diz respeito aos crimes praticados por funcionário público contra a administração, somente o peculato admite a modalidade culposa. 41 – Diferenciam-se os crimes de extorsão e estelionato, entre outros aspectos, porque no estelionato a vítima quer entregar o objeto, pois foi induzida ou mantida em erro pelo agente mediante o emprego de fraude; enquanto na extorsão a vítima despoja-se de seu patrimônio contra a sua vontade, fazendo-o por ter sofrido violência ou grave ameaça. 42 – Com relação à responsabilidade penal da pessoa jurídica, tem-se adotado a teoria da dupla imputação, segundo a qual se responsabiliza não somente a pessoa jurídica, mas também a pessoa física que agiu em nome do ente coletivo, ou seja, há a possibilidade de se responsabilizar simultaneamente a pessoa física e a jurídica. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 – Considere a seguinte situação hipotética. Márcio atropelou Cláudio, que atravessava via pública fora da faixa de pedestres e veio a falecer. Durante o processo, verificou-se que Márcio tentava impedir a produção de provas, ameaçando testemunhas. Nessa situação, poderá ser decretada a prisão preventiva de Márcio, para a conveniência da instrução criminal. 44 – A prisão preventiva somente poderá ser decretada, mediante ordem judicial devidamente fundamentada, no curso de ação penal regularmente instaurada perante o juízo competente.

5

45 – A incomunicabilidade do indiciado no inquérito policial, decretada por despacho fundamentado do juiz, encontra-se revogada pela atual Constituição da República. 46 – O IP só será obrigatório para a apuração de crimes de ação privada. Considerando o que estabelece a Legislação Especial, avalie os itens. 47 – Pode haver dispensa de contratação de vigilantes, caso isso inviabilize economicamente a existência do estabelecimento. 48 – É crime a associação de duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1o, e 34 da Lei 11.343/2006. 49 – Segundo a lei que dispõe sobre sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é possível a responsabilização penal da pessoa jurídica. 50 – A empresa Quimio Product, atuante no ramo de fabricação de produtos químicos controlados e devidamente regularizada junto ao Departamento de polícia Federal decidiu, por motivos financeiros, suspender suas atividades no Brasil a partir do dia 06/05/12. Seus responsáveis legais, atentos à disciplina legal brasileira sobre controle e fiscalização de produtos químicos afirmam que tem até o dia 05/06/12 para comunicar a paralisação ao Departamento de Polícia Federal. Segundo o que regulamenta a Lei 10.357/01, a afirmação dos donos da referida empresa está equivocada, pois essa comunicação tem que ser imediata.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Nos próximos itens, assinale como correto quando o desenho mostrado for condizente com a legenda apresentada para este.

51 – Isotermas de um gás perfeito.

6

52 – Diagrama p,V,T para um gás de van der Waals.

53 – Típicas equações de estado para gases reais.

54 – Um típico sistema isolado.

55 – Diagrama de fases.

7

56 – Gráfico de entalpia de excesso para uma mistura ideal.

57 – Gráfico de uma mistura que segue a Lei de Raoult.

58 – Distribuição de Boltzmann para uma reação A -> B.

8

59 – Diagrama para uma mistura que apresenta um azeótropo de máximo.

60 – Relações de Maxwell. A respeito das propriedades periódicas e da química dos elementos, julgue os itens. 61 – Somente elementos de baixa eletronegatividade podem transferir elétrons ao hidrogênio e fornecer hidretos salinos. Incluem-se aqui os metais alcalinos (Li, Na, K, Rb, Cs) e metais alcalinos terrosos mais pesados (Ca, Sr, Ba). Estes hidretos são sólidos possuem retículos iônicos e apresentam ponto de fusão elevados. 62 – O carbono ocorre naturalmente nas modificações alotrópicas, diamante e grafita, e, com muito maior abundância, em formas impuras, como carvão. 63 – Grafite maciça é um sólido duro, cinzento, de alto ponto de fusão, tendo um forte brilho metálico e baixa condutividade elétrica. 64 – No grupo 16, o caráter não-metálico é mais forte no oxigênio e enxofre, mais fraco com o selênio e telúrio, ao passo que o polônio, radioativo e curta vida média, é metálico. 65 – Os pontos de fusão e ebulição dos halogênios diminuem com o aumento do número atômico. 66 – As energias de ionozação dos halogênios são muito altas, o que indica que é reduzida a tendência de perder elétrons.

9

67 – O poder extremamente oxidante do flúor faz com que ele reaja, geralmente de forma vigorosa, com a maioria das substâncias. Ele pode ser armazenado em recipientes de aço, cobre ou certas ligas, porque ele forma, rapidamente, uma camada de fluoreto na superfície do metal, que é resistente e impede que a reação tenha prosseguimento. Também pode ser estocado em vidros, desde que HF não esteja presente como impureza. 68 – A eletronegatividade do oxigênio é muito grande, inferior apenas a do flúor, e em consequência a maior parte dos óxidos metálicos são compostos iônicos contendo o íon 2O , correspondendo a um número de oxidação -2. 69 – A energia de dissociação da molécula N2 é extremamente elevada (226 Kcal/mol), indicando que a ligação nitrogênio-nitrogênio deve ser múltipla. 70 – A reação dos halogênios com água torna-se mais violenta do Lítio ao Césio, liberando hidrogênio e formando as bases inorgânicas comuns mais fortes que se conhecem. A respeito dos conceitos de acidez e basicidade, avalie os itens. 71 – Efeito mesômero ou ressonante é a atração ou repulsão de elétrons em ligações Π (pi). É característico de compostos insaturados. 72 – Efeito mesômero negativo aumenta a densidade eletrônica da cadeia. 73 – Um fator que aumenta a força ácida de um composto é a deslocalização da carga negativa da base conjugada. 74 – Ácidos carboxílicos podem ser neutralizados por bases fortes, moderadas, fracas e sais de caráter básico como o NaHCO3. 75 – A presença de grupos no anel aromático do fenol pode aumentar ou diminuir a acidez do fenol. A respeito das reações de substituição eletrofílica em compostos aromáticos, avalie os itens. 76 – As reações de acilação de Friedel-Crafts têm como desvantagem a ocorrência de rearranjos no substrato, que não ocorrem nas alquilações. 77 – Benzenos substituídos reagem mais rapidamente do que o benzeno não substituído nestas reações. 78 – Quando benzenos substituídos sofrem ataque eletrofílico, os grupos já presentes no anel afetam tanto a velocidade da reação, quanto o sítio de ataque. 79 – Grupos desativadores são todos os compostos capazes de estabilizar os intermediários catiônicos. 80 – Grupos alquila são desativadores quando presentes no benzeno.

10

Nos próximos itens, avalie como correto quando o produto majoritário da reação estiver correto.
OH OH

Br, EtOH, H2O

81 –

Br

Br

82 –

83 –

84 –

85 –

86 –

87 –

88 –

11

89 –

90 – A respeito das análises gravimétricas, julgue os itens. 91 – Na gravimetria por precipitação química, o constituinte a determinar é isolado mediante adição de um reagente capaz de ocasionar a formação de uma substância pouco solúvel. 92 – São características desejáveis para um bom precipitado ter alta solubilidade e ser fácil de recuperar por filtração. 93 – 0,485g de uma amostra de solo contendo ferro (II) e (III), foi oxidada e o ferro (III) precipitado como óxido de ferro hidratado (Fe2O3. xH2O). O precipitado depois de filtrado, lavado e calcinado pesou 0,248g, com o ferro na forma de óxido (Fe 2O3). Portanto, o conteúdo de ferro na amostra é maior do que 40%. 94 – Um método de obtenção de níquel puro consiste na decomposição térmica do seu carbonato. A massa de níquel obtida pela decomposição de 401,8g de Ni 2(CO3)3, sabendo que a pureza da amostra era de 80%, é menor do que 150 g. 95 – O Nitrato de Chumbo IV pode ser decomposto por aquecimento, segundo a equação: A decomposição de 800,2g de uma amostra contendo Pb(NO 3)4 produziu 174,5g de chumbo metálico. Considerando que a reação foi completa e que somente o Pb(NO 3)4 reagiu sob aquecimento, a pureza da amostra é maior do que 50%. A respeito da cromatografia gasosa e dos detectores de condutividade térmica (DCT), julgue os itens. 96 – Com o DCT, a área dos picos cromatográficos é independente da vazão do gás de arraste. 97 – Quanto menor a diferença entre a temperatura dos filamentos e do bloco metálico maior a resposta do DCT. 98 – Temperaturas excessivamente baixas podem provocar a condensação de analitos nas celas (com erros analíticos e danos aos filamentos) nos DCT. 99 – O DCT é usado para a separação e quantificação de compostos que não geram sinal em outros detectores (gases nobres, gases fixos). 100 – Por ser um detector não-destrutivo, o DCT pode ser usado em CG preparativa ou detecção sequencial com dois detectores em “tandem”.

12

Com respeito aos conceitos de validação de métodos analíticos, julgue as afirmações. 101 – Padrões externos são empregados para se calibrar instrumentos e procedimentos quando não há efeitos interferentes advindos dos componentes matriz presentes na solução do analito. 102 – A calibração é realizada pela obtenção do sinal de resposta (absorbância, altura do pico, área do pico/banda, etc.) como uma função da concentração conhecida do analito. Uma curva de calibração (ou curva analítica) é preparada construindo-se um gráfico a partir dos dados ou ajustando-os a uma equação matemática adequada, como aquela empregada no método dos mínimos quadrados. 103 – A linha gerada pelo método dos mínimos quadrados é aquela que maximiza a soma dos quadrados dos resíduos para todos os pontos. 104 – A PCA é um dos métodos mais importantes utilizados na Quimiometria, tornandose a base para diversos métodos de reconhecimento de padrões, classificação e calibração multivariada. Normalmente, a PCA é utilizada com o objetivo de visualizar a estrutura dos dados, encontrar similaridades entre amostras, detectar amostras anômalas (outlier) e reduzir a dimensionalidade do conjunto de dados. Correto Tudo isto é verdadeiro. 105 – O número de componentes principais a ser utilizado no modelo PCA é determinado pela porcentagem de variância explicada. Assim, seleciona-se um número de componentes de tal maneira que a maior percentagem da variação presente no conjunto dados originais seja capturada. Nos itens abaixo, avalie como correto quando o espectro de IV for adequado à classe de compostos proposta.

106 – Ácido carboxílico.

107 – Ácido carboxílico.

13

108 – Aldeído.

109 – Aromático.

110 – Amida.

A respeito da Lei 6360/76, julgue os itens. 111 – Produtos como detergentes, raticidas e dentifrícios não poderão ter nomes ou designações que induzam a erro. 112 – É vedada a adoção de nome igual ou assemelhado para produtos de diferente composição, ainda que do mesmo fabricante, assegurando-se a prioridade do registro com a ordem cronológica da entrada dos pedidos na repartição competente do Ministério da Saúde, quando inexistir registro anterior. 113 – Poderá ser aprovado nome de produto cujo registro for requerido posteriormente, desde que denegado pedido de registro anterior, por motivos de ordem técnica ou científica. 114 – Comprovada a colidência de marcas, deverá ser requerida a modificação do nome ou designação do produto, no prazo de 360 (noventa) dias da data da publicação do despacho no "Diário Oficial" da União, sob pena de indeferimento do registro.

14

115 – Os medicamentos contendo uma única substância ativa sobejamente conhecida, a critério do Ministério da Saúde, e os imunoterápicos, drogas e insumos farmacêuticos deverão ter nome ou designação de fantasia. A respeito da Resolução ANVISA 10/2012, avalie os itens. 116 – Nos casos da droga vegetal ser utilizada por infusão, a preparação é feita com a adição de água fervente sobre o produto, seguido de abafamento por certo tempo. Já nos casos por decocção, coloca-se o produto em água fria e ferver por certo tempo e a deixa em contanto por mais outro tempo. Para maceração com água, deve-se cobrir o produto com água e deixar em temperatura ambiente por horas, agitar ocasionalmente, coar se necessário, e utilizar. 117 – A palavra chá deve ser utilizada para designar o produto, podendo também constar nas informações sobre forma de utilização, nos casos em que a empresa citar a expressão "xícara das de chá". 118 – Apesar de os produtos importados não seguirem os mesmos critérios exigidos para os nacional, devem ser acompanhados de tradução juramentada. Estando a publicidade dos produtos sujeita ao controle e fiscalização da ANVISA. 119 – É obrigatório que a embalagem contenha doses individualizadas, ou um medidor apropriado à dose a ser utilizada. 120 – As drogas vegetais importadas devem seguir os mesmos critérios exigidos para aqueles de fabricação nacional, além de documentos oficiais expedidos pelas autoridades sanitárias do país de origem que confirmem seu registro no país, acompanhados de tradução juramentada na forma da lei.

QUESTÕES EXTRAS Ainda a respeito da Resolução da ANVISA nº 10/2010, avalie as assertivas. 121 – A embalagem deve garantir a proteção da droga vegetal contra contaminações e efeitos da luz e umidade e apresentar lacre ou selo de segurança que garanta a inviolabilidade do produto. 122 – Poderá ser adicionada uma marca para distinguir a linha de produção dentro da mesma empresa para todas as drogas vegetais notificadas pelo mesmo fabricante, não podendo haver nome comercial para cada droga vegetal notificada. 123 – Não poderão constar da embalagem, do folheto informativo, da rotulagem ou publicidade dos produtos de que trata esta resolução, designações, nomes geográficos, símbolos, figuras, desenhos ou quaisquer indicações que possibilitem interpretação falsa, erro ou confusão quanto à origem, procedência, natureza, composição ou qualidade, que atribuam ao produto finalidades diferentes daquelas previstas.

Para acessar mais provas e participar de discussões, só entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/
Acesso a outros materiais para estudo: http://www.scribd.com/ConcurseiroRobson

15

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful