ATIVIDADES ESTRUTURADAS

NOME DA DISCIPLINA: CÓDIGO: TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: Espécies de Casamento Válido (Semana 4) OBJETIVO:

Direito Civil V – Direito de Família

Identificar outras formas de casamento válido e quais são seus requisitos e consequências jurídicas

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: Identificar e conceituar outras formas de casamento válido Compreender os pressupostos jurídicos destas formas de casamento Estudar os efeitos jurídicos Aplicar a caso prático DESENVOLVIMENTO: Primeiramente o aluno individualmente deverá realizar o fichamento do Capítulo VIII – Espécies de Casamento Válido. Referência: GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro – Direito de família. São Paulo: Saraiva. P. 105-123. Feito o fichamento o professor determinará a reunião dos alunos em equipes de no máximo cinco alunos que após compreender os casamentos nuncupativo, contraído em caso de moléstia grave, consular e a conversão da união estável em casamento, deverão responder quais são os requisitos para: a) a realização do casamento nuncupativo; b) a realização de casamento em caso de moléstia grave; c) para o casamento consular; d) para a conversão da união estável em casamento. Após, as mesmas equipes deverão realizar a análise dos seguintes casos concretos. 1- Giovani, brasileiro, casou-se com Giulia, também brasileira na Embaixada do Brasil em Roma. Pergunta-se: o divórcio também poderá ser feito na Embaixada? Este casamento deve ser registrado no Brasil? A este casamento serão aplicados os efeitos da lei brasileira ou da lei italiana?
2-

Rui e Carla há dez anos possuem relacionamento estável, público e duradouro com evidente ânimo de constituir família. Pretendo dar uma segurança maior ao seu relacionamento, resolveram converter a união estável (informalmente constituída) em casamento. Ao procurarem o Cartório de Registro Civil foram informados que após a vigência do art. 1.726, CC, não é mais possível fazer a conversão diretamente em cartório, devendo, então contratar advogado para propor a respectiva ação. Seu escritório foi contratado por Rui e Carla para realizar a conversão da união estável em casamento. Apresente a petição, devidamente fundamentada. PRODUTO/RESULTADO:

O aluno deve ter compreendido as implicações de cada uma destas formas de casamento e deve ser capaz de propor ação pedindo a conversão da união estável em casamento.

Estácio

Relatório de Atividades Estruturadas

Página 1

ATIVIDADES ESTRUTURADAS Estácio Relatório de Atividades Estruturadas Página 1 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful