You are on page 1of 5

NORMATIZAO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO HABILITAES: ARTES PLSTICAS/DESIGN GRFICO/DESIGN DE INTERIORES

CAPTULO I O PROJETO

Art. 1o- Ao final do curso, o aluno dever apresentar e defender em sesso pblica o Trabalho de Concluso de Curso (TCC) sobre tema de sua escolha em comum acordo com seu orientador, no campo de atuao de sua habilitao e sob a superviso da coordenao de rea (Art. 9o da Resoluo CCEP no. 410) e devem seguir as regras: I- O TCC dever ser elaborado na rea das disciplinas especficas de cada habilitao; II- O TCC dever ser desenvolvido e apresentado durante o 7o e 8o perodos do curso; III- A pesquisa do TCC dever ser desenvolvida sobre temas afins das reas de conhecimento do curso, podendo ser de carter terico ou terico/prtico (observar especificidades de cada habilitao)

CAPTULO II A HABILITAO

Art. 2o- Os TCCs em Artes Plsticas devero ser apresentados da seguinte forma: I- Os estudos tericos devero seguir as normas ABNT-UFG, consistindo de anlise e interpretao de uma produo artstica ou terica no campo das artes visuais; II- Os estudos tericos/prticos consistiro de apresentao da produo em artes visuais do aluno com a aprovao do orientador; III- A produo artstica dever ser acompanhada de um memorial descritivo sobre os trabalhos realizados pelo aluno, observadas as normas da ABNT-UFG, salvo especificidades do projeto e com a aprovao do orientador. Art. 3o- Os TCCs em Design Grfico, devero ser apresentados da seguinte forma: I- Os estudos tericos devem propor reviso e/ou anlise de contribuies no campo da histria e teoria do design, privilegiando pesquisas que ressaltam seus aspectos tericometodolgicos e,devem ainda ser apresentadas seguindo as normas da ABNT/UFG. II- Os estudos tericos/prticos consistem no desenvolvimento de projeto no campo de atuao do Design Grfico, abrangendo aspectos histricos, tericos e conceituais; III- A abordagem metodolgica dos estudos tericos/prticos devem ser pertinentes ao tema; IV- A formatao final dos estudos tericos/prticos devem ser coerente com o projeto; Art. 4o- Os TCCs em Design de Interiores devero ser apresentados da seguinte forma:

I- Estudos terico/prtico, aqui entendidos como processos de criao do design de interiores devero ser apresentados da seguinte forma: a) Abranger um projeto de criao na rea do Design de Interiores (projetos comerciais, residenciais, mobilirio, produtos ou reas afins); b) Abordar os procedimentos tcnicos e metodolgicos, das especificidade dos materiais e da relao objeto/conceitos operacionais. II- Ser apresentados abrangendo todo o desenvolvimento e planejamento que exige um Projeto de Design de Interiores (ver Art.6o, Cap.III)

CAPTULO III RESPONSABILIDADES DO CORPO DOCENTE/DISCENTE

Art. 5o- Sero responsveis pelos TCCs do Curso em Artes Visuais: I- A Coordenao do Curso de Artes Visuais Bacharelado; II- Os professores ligados as disciplinas tericas e prticas, que tero como responsabilidade: a) Supervisionar os TCCs; b) Distribuir as vagas de orientao; c) Acompanhar e organizar o calendrio das apresentaes para as bancas examinadoras. PARGRAFO NICO - A carga horria do aluno dedicada ao TCC, ser de 4 (quatro) horas semanais para todas as habilitaes, totalizando para efeito de integralizao curricular 128 (cento e vinte oito) horas, distribudas em 64 (sessenta e quatro) horas para o TCC1 e 64 (sessenta e quatro) horas para o TCC2.

CAPTULO IV A APRESENTAO E FORMATAO DOS TCCs

Art. 6o- A defesa pblica (audiovisual) dos TCCs devero ocorrer nas datas previstas pelo calendrio da FAV, com formatao definida entre alunos e orientadores. Art. 7o- A apresentao da parte fsica (impressa) dos TCCs e seu contedo (histrico, metodolgico, pesquisa visual e desenvolvimento conceitual/memorial descritivo) devero ser apresentados: I- Impresso em formato A4 (modo retrato ou paisagem); II- Com formato editorial e produo grfica-visual decidida entre alunos e orientadores; III- A parte escrita dos TCCs devero ser entregue em CD ou DVD, encartado no memorial descritivo; IV- O memorial descritivo dever: a) Ter entre 15 (quinze) e 35 (trinta e cinco) pginas; b) Incluir ao menos os tpicos Resumo/Abstract, Sumrio, Desenvolvimento do Corpo do

Texto, Referncias (bibliografia e outras fontes consultadas) e Ilustraes. Art. 8o- A apresentao final do TCC para Habilitao em Design de Interiores consistir de: I) Encadernao em formato A3 ou A4 com contedo terico apresentando no mximo 35 pginas e contedo projetual reduzido para formato A3; II) Todo contedo encadernado dever ser entregue tambm em arquivo digital gravado em CD ou DVD; IV) O acabamento e produo visual/grfica ser decidida entre aluno e orientador; V) A apresentao visual para a banca ser composta de 6 (seis) pranchas A1, semirgidas. Sendo que o contedo destas pranchas ser composto de: a) Abordagem conceitual e terica, desenvolvimento de projeto/detalhes de relevncia, perspectivas, memorial justificativo; b) Podero ainda serem apresentadas maquetes ou prottipos dos projetos desenvolvidos. PARGRAFO NICO caso haja divergncias entre alunos e orientadores, no que diz respeito a qualquer das regras listadas no CAPTULO IV, prevalecer as normas da ABNT-UFG.

CAPTULO V A INSCRIO

Art. 9o- Para celebrar a participao do aluno no TCC, este dever preencher de comum acordo com o orientador um formulrio de inscrio entregue pela Coordenao de Curso.

CAPTULO VI A ORIENTAO

Art. 10o- de competncia e responsabilidade do professor-orientador: I- Programar o calendrio de encontros de orientao; II- Orientar individual ou em grupo os alunos; III- Conduzir o desenvolvimento do TCC, indicando sempre que possvel bibliografia especfica e material audiovisual quando necessrio; IV- Participar das reunies programadas pela coordenao conforme calendrio previamente aprovado pelos orientadores; V- Participar das reunies programadas pelo docente da disciplina TCC1 e 2, sempre que agendadas; VI- No caso de desistncia de qualquer das partes, sero considerados os relatrios bimestrais encaminhados pelo orientador e uma justificativa por escrito sobre os motivos da solicitao; VII- Encaminhar um relatrio de atividade do orientando bimestralmente a coordenao; VIII- Preparar o orientando para a defesa pblica do projeto. IX- Presidir a sesso de defesa pblica a ser realizada em data definida no calendrio da FAV.

CAPTULO VII - O ORIENTANDO

Art. 11o- de competncia e responsabilidade do orientando: I- Participar dos encontros de orientao conforme o calendrio estipulado pelo orientador; II- Informar a coordenao por escrito sobre eventuais problemas e dificuldades no processo de orientao; III- Participar das reunies programadas pela coordenao conforme calendrio previamente aprovado pelos orientadores; IV- No caso de solicitao de mudana de orientao sero considerados os relatrios bimestrais encaminhados pelo orientador e uma justificativa por escrito sobre os motivos da solicitao; V- Depositar 3 (trs) cpias do trabalho com antecedncia mnima de trinta dias da defesa na coordenao de curso.

CAPTULO VIII - A AVALIAO

Art. 12o- O Trabalho de Concluso de Curso ser assim avaliado: I- Em se tratando da nota do primeiro semestre (TCC 1): a) Nota 1 atribuda pelo professor da disciplina; b) Nota 2 atribuda pelo professor-orientador do trabalho. II- Em se tratando da nota do segundo semestre (TCC 2): a) Nota 1 atribuda pelo professor-orientador do trabalho; b) Nota 2 atribuda pela Banca de Avaliao final aps entrega de monografias, memoriais descritivos de projeto e apresentao pblica do trabalho. Art. 13o- O aluno aprovado condicionalmente dever atender, um prazo de 10 (dez) dias corridos, sob a superviso do orientador, as retificaes sugeridos pelos membros da Banca de Avaliao, caso estas no sejam atendidas no prazo o aluno ser considerado reprovado. Art. 14o- O aluno ser aprovado quando obtiver mdia maior ou igual a 5 (cinco). Art. 15o- O professor-orientador do trabalho presidir a Banca de Avaliao Final, no participando da atribuio da segunda nota (N2). Art. 16o- Quando pertinente, mediante solicitao do orientador, um dos membros da Banca de Avaliao poder vir a ser profissional de rea afim, no vinculado e sem nus para a FAV.

CAPTULO IX DISPOSIES FINAIS

Art. 17o- Aps a defesa pblica e aprovao do Trabalho de Concluso de Curso o aluno ter 10 (dez) dias para encaminhar uma cpia da verso final do projeto a coordenao, aps este ato a nota

final ser registrada. Art. 18o- A presena de alunos do Curso de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) na sesso de apresentao pblica do TCC, ser computada como carga horria de atividade complementar, devendo aqueles solicitar junto a coordenao formulrio especfico e preenchimento e assinatura de um dos membros da Banca de Avaliao.

You might also like