You are on page 1of 7

ALQUIMIA E MAGIA : O CAMINHO DO TAROT JOS MEDEIROS A Vida divide-se em trs ciclos regidos por Saturno: o da aprendizagem, o da construo

e o da realizao. O percurso entre o Plano Denso e o Ponto Sem Retorno pode ser feito por trs vias: a da intuio, a da emoo e a da comunicao. O Caminho das Energias, que aps o domnio de Marte sobre Jpiter, nos conduz, pelo casamento alqumico do Enxofre e do Mercrio filosficos, unidos pelo Sal, permite-nos a ligao com o Divino. Todo o equilbrio deve ser procurado entre os dois Planos, o Macro e o Micro, o exterior e o interior, o verde e o ndigo. Os setenta e dois Anjos conduzem-nos atravs das Sete Esferas, at Urano nos abrir a Porta e perdermos a individualidade. O trabalho consiste em transmutar o vermelho de Saturno na Rosa Mstica. Ns somos o Louco que, empurrado por Srius, inicia a Peregrinao onde s a Morte simblica nos volta as costas, preparando-nos para sermos recebidos pela Temperana. Nos primeiros sete degraus aprendemos. Nos segundos sete degraus agimos. Nos terceiros sete degraus projetamo-nos, at dominarmos os Quatro Elementos e passarmos a Porta da Vida Eterna. No Tarot, pelos Arcanos Maiores realizamos o Caminho e pelos Arcanos Menores trabalhamos os Quatro Elementos, que daro consistncia Obra. As imagens, impessoais, despertam memrias. As vibraes cromticas motivam-nos. Algumas correes desfazem enganos.

Thot/ Hermes deu-nos a Chave. Depende do nosso entendimento conseguir abrir a Porta e entender a Vida. O que foi dito sobre o Caminho no est completo, mas suficiente para quem queira iniciar a Peregrinao. Em Mafra, na primeira hora de Jpiter do dia da Lua, de Santa Ins e de So Frutuoso. Magia e Alquimia; a conscincia do Caminho. No princpio era o Um, o ponto em que tudo se concentra e que antecede a expanso marcada pelo crculo. Nele, nada existe porque nada foi manifestado, mas tudo existe em embrio. O ponto a convergncia do que j foi e o incio da expanso do que falta ser. Desta maneira surge a dualidade como dois plos do Um, o Ser e o No Ser. O Equilbrio entre os dois d origem ao Neutro, o "Ponto Sem Aco", onde nada se manifesta mas tudo existe, que no sendo nenhum dos dois os representa na totalidade, pois tem em si o reflexo das duas partes. Assim, "o que est em baixo igual ao que est em cima e o que est em cima como o que est em baixo". o Trs, que contm a memria do passado e o potencial do futuro. a Porta onde os dois sentidos se cruzam, o lugar da escolha onde tudo possvel e impera a vontade. a Energia Csmica que tem como funo purificar os quatro estados da matria no nosso Plano Manifestado para a reintegrar na totalidade do Um. O Caminho tem sempre dois sentidos: a expanso e a concentrao. A expanso o global, o manifestado, o branco que tudo engloba mas nada define. A concentrao o individual, o preto, o denso onde tudo se concentra e se une num todo. Os dois sentidos fazem parte do mesmo princpio; so a separao da Energia Primordial nas suas duas polaridades, a diviso do Um antes da manifestao da Trindade Divina no nosso Plano. So o pulsar do Universo, criando a grande espiral csmica onde o bem e o mal se confundem, pois so simples causas que tm como nica finalidade provocar um efeito. Nesta Esfera, a existncia tem de ser criativa, aproveitando em cada momento todas as possibilidades que o Universo nos faculta, despertando em ns a conscincia de que cada ser o ponto de convergncia de todas as foras deste Plano, onde os Quatro Elementos ou estados da matria perceptveis aos nossos sentidos se ligam s trs Energias. O nosso corpo o Forno Alqumico onde

todas as transmutaes so possveis e onde a matria se liga ao Esprito, originando a vida. O percurso solitrio e interior e as condies necessrias para o conseguirmos realizar esperam por ns. A Me Terra e o Pai Csmico pem nossa disposio todas as suas Energias. Se as soubermos aproveitar nos momentos certos, estaremos aptos a percorrer o Caminho. Ns somos a matria-prima que dever ser trabalhada. Os ensinamentos dos Mestres so as ferramentas que nos ajudaro na Trabalho. A Vontade a Energia de Transmutao que nos ajudar na realizao da Obra. Segundo a Tradio, todos os mundos, visveis ou invisveis, esto ligados entre si por Portas ou pontos de contacto, no sendo mais que mltiplos aspectos ou reflexos de um nico Princpio. Esses mundos ou Planos formam uma cadeia; os Rituais e os Trabalhos da Arte tm por funo fazer o contacto entre eles, atravs da "Lei da Simpatia" ou "Lei da Analogia", o princpio da relao universal ensinada por Hermes Trismegisto na Tbua de Esmeralda. Na Magia Cerimonial, o ritual o meio de ativar ou controlar Energias de modo a conseguir produzir efeitos ou influenciar situaes. Na Alquimia Operativa, a manipulao o meio de provocar alteraes ou transmutaes sobre a matria. A Magia a Arte de controlar as Energias, reconduzindo a Vida ao seu projecto original, purificando-a das influncias externas que a possam ter alterado ou condicionado. Tal como a Alquimia, tenta eliminar o suprfluo, isolando e purificando a sua essncia. O seu efeito exercido principalmente sobre quem a pratica e no sobre o mundo exterior. Caminho solitrio porque interior, tem como finalidade despertar a conscincia da existncia de um percurso individual e da necessidade que cada um de ns tem de o percorrer para que a vida tenha sentido e se cumpra o seu objetivo. A fora da Magia est na razo e na inteno com que praticada e no nos objetivos que motivam a sua prtica. Ningum consegue, pelos trabalhos da Arte, atingir o que no lhe esteja anteriormente destinado.

Os efeitos, na Magia, so conseguidos atravs da manipulao controlada de determinadas foras, objetos, cores, perfumes, sons e gestos que, segundo a "Lei da Analogia", representam no nosso Plano as Energias que queremos controlar. Os objetos rituais, a sua disposio, as palavras e os gestos utilizados num ritual, tal como os produtos utilizados na Obra Alqumica, so as chaves que, quando utilizadas de forma correta, justa e perfeita, nos permitem abrir as Portas dos planos e fazer o contacto com outras Esferas ou realidades. A Alquimia um processo biodinmico que utiliza a fermentao ou a putrefao para provocar alteraes na matria, em vez das reaes qumicas normais. Segundo Jean Dubuis, "conduz ao conhecimento profundo dos mecanismos fundamentais da Natureza mas, ao contrrio das cincias profanas que s pretendem atingir o aspecto material desses mecanismos, a Alquimia tem igualmente em conta o aspecto espiritual geralmente invisvel percepo sensorial do operador. por esse aspecto dos estudos alqumicos que o operador conduzido a um progresso espiritual, a uma elevao do seu nvel de conscincia". Na realizao da Obra, a Tradio indica que necessrio ler e reler os textos antes de iniciar qualquer Trabalho, seguindo o exemplo dado por certas operaes qumicas, cuja repetio perseverante conduz a um resultado alqumico. Na prtica da Arte, onde o ritual uma programao ou codificao criada com o objetivo de conduzir algo ou algum a um objetivo determinado, pela repetio de sinais, gestos e palavras, com significados precisos, que se percorre o caminho que, por vezes, conduz ao resultado pretendido, mas muitas vezes no conduz a lugar algum. A diferena , como nos trabalhos da Obra, est em ns e na maneira como nos entregamos aos trabalhos da Tradio: a emoo conduz-nos com a confiana necessria, a razo distrai-nos pela anlise e necessidade de entendimento. Os objetos rituais e o local onde se realizam os trabalhos da Arte tm uma funo meramente simblica e a sua importncia ser inversamente proporcional nossa capacidade de imaginar e concretizar, no plano mental, as prticas rituais necessrias para conseguirmos o nosso equilbrio e percorrermos, de forma justa, o nosso Caminho. Na realizao da Obra, a utilizao de materiais e utenslios necessria, pois so executados no plano manifestado, e devem ser adaptados s condies atuais.
4

Sobre esta matria Jean Dubuis diz-nos no seu curso de Espagria: "alguns pensam que o aquecimento eltrico uma heresia em Alquimia ou em Espagria. Mas, aps experincias, o nosso ponto de vista diferente; pensamos que se trata de uma superstio devida ao desconhecimento do problema alqumico". Fernando Pessoa, num texto do seu esplio da Biblioteca Nacional de Lisboa (54A-39), escreve: "As experincias alqumicas, como acima se indicou, so feitas com produtos qumicos usuais e com aparelhos (hoje tambm elctricos) de laboratrio normal. A diferena est na espcie de Experincias, na inteno das experincias e no gnero do resultado".

Para Jean Dubuis, "o avano espiritual conduz a ter a cabea no Cu mas, para realizar o seu trabalho de forma perfeita, o Alquimista obrigado a manter os ps sobre a terra; toma conscincia das realidades superiores, registando no esprito as manifestaes fsicas e a sua importncia. Atravs dos elementos fsicos, o Alquimista ou o Artista hbil, pode e deve conseguir manipular os elementos divinos, espirituais, invisveis, que so os verdadeiros elementos da vida nas coisas e nos seres". Para Fernando Pessoa, "Para colaborar na experincia alqumica preciso, em todos quantos colaboram, o seguinte estado de esprito: a inteno preocupada e quanto possvel firme, de que a experincia d resultado; a colocao do esprito em estado de receptividade abstrata, para que o resultado, a dar-se, no encontre obstculos para se manifestar no esprito; e a absteno completa de esperar resultados materiais, sejam lucros diretos ou benefcios externos de qualquer espcie, do resultado das experincias. ...tampouco pode esperar que o resultado destas experincias, em vez de o beneficiar em esprito, o beneficie, por exemplo, na sua vida social (como o ato de magia pode fazer)".

Segundo a Tradio, a Coroa manifesta-se ao longo das oito esferas intermedirias at trabalhar sobre a primeira matria, o Reino, em que tudo tem por base os Quatro Elementos simblicos: a Terra, a gua, o Fogo e o Ar, sendo as caractersticas bsicas dos compostos resultantes da percentagem dos Elementos entre si. Este o ensinamento da Cabala, tradio gnstica sobre a qual se baseavam as prticas de magia cerimonial de Alexandria, divulgada na Europa por judeus sefarditas, no Secl. XII, num pequeno opsculo, o "Sepher Yetzirah" ou Livro da Criao, que dar origem a uma vasta obra de comentrios, o "Sepher Zohar" ou Livro do Esplendor. Como complementos do Livro da Criao surgem na mesma altura duas outras obras: o "Aesch Mezareph" que a sua interpretao alqumica e o "Orculo Caldeu" como sua interpretao mgica. Estes so os dois caminhos que conduzem Origem atravs da Criao. Muitas so as obras que nos indicam o Caminho, mas mltiplos so os caminhos que temos nossa disposio. A escolha ser sempre nossa, mas a Lei que diz "faz o que queres", dever ser completada: desde que no interfiras no caminho dos outros e respeites a sua liberdade. O exame, no fim do Caminho, feito pelos Mestres e nele o corao deve pesar menos que uma pluma. Pela experincia adquirimos o conhecimento necessrio formao e desenvolvimento dos trs corpos bsicos, que iro ser o suporte do nosso trabalho, ao longo do percurso: o Corpo Fsico, o Corpo Emocional e o Corpo Mental. Pela sua purificao, realizaremos o casamento alqumico do Sal, Enxofre e Mercrio filosficos. No Tarot, pelos Arcanos Maiores realizamos o Caminho e pelos Arcanos Menores trabalhamos os Quatro Elementos, que daro consistncia Obra. Thot/Hermes deu-nos a Chave. Depende do nosso entendimento conseguir abrir a Porta. Repetindo o trabalho em cada ciclo de Saturno, completaremos a Obra de Purificao dos Quatro Elementos, preparando-nos para a fuso dos trs Princpios, o Sal, o Enxofre e o Mercrio ou a Razo a Expresso e a Emoo, que regem a nossa vida nesta dimenso. Nesse momento a Obra estar completa e a Porta poder ser ultrapassada. Conquistaremos o direito de subir mais um degrau na escada que liga os Planos e assumir a identidade do Louco ou Peregrino que, atravs dos trs vezes sete

Arcanos Maiores do Tarot, atingir a grande Porta do Mundo para se libertar da aparente Lei da Morte. Ser esse o segredo da Pedra Filosofal?

You might also like