You are on page 1of 12

MANUAL DE INSTRUES DO ALICATE DIGITAL MODELO AD-5000

Leia atentamente as instrues contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento

NDICE

1. INTRODUO......................................................................................1 2. REGRAS DE SEGURANA .................................................................2 3. ESPECIFICAES ..............................................................................3 3.1. Gerais ......................................................................................3 3.2. Eltricas ...................................................................................4 4. PREPARAES PARA MEDIR...........................................................5 5. PROCEDIMENTOS DE MEDIO......................................................5 5.1. Tenso DC / AC ......................................................................5 5.2. Corrente DC / AC ....................................................................6 5.3. Resistncia / Continuidade......................................................6 5.4. Funo memria (HOLD) ........................................................7 5.5. Funo Peak Hold ...................................................................7 6. TROCA DA BATERIA ..........................................................................8 7. GARANTIA...........................................................................................8 As especificaes contidas neste Manual esto sujeitas a alterao sem prvio aviso, com o objetivo de aprimorar a qualidade do produto.

1. INTRODUO O AD-5000 um alicate digital AC True Rms compacto, leve, com garra aberta e display de 1999 contagens. Foi desenvolvido com o que existe de mais moderno em tecnologia de semicondutores. Apresenta como caractersticas: durabilidade, e simplicidade de operao. Alta confiabilidade,

de fundamental importncia a completa leitura do manual e a obedincia s instrues aqui contidas, para evitar possveis danos ao alicate, ao equipamento sob teste ou choque eltrico no usurio. Um alicate digital um equipamento delicado e requer um operador habilitado tecnicamente, caso contrrio, poder ser danificado. Ao contrrio de um eletrodomstico comum, o alicate digital poder ser danificado caso o usurio cometa algum erro de operao, como por exemplo, tentar medir tenso nas escalas de corrente ou resistncia. Assim sendo, informamos que no ser considerado como defeito em garantia, quando um aparelho, mesmo dentro do prazo de validade da garantia, tiver sido danificado por mau uso.

=1=

2. REGRAS DE SEGURANA a. Assegure-se que a bateria esteja corretamente colocada e conectada ao alicate digital. b. Verifique se a Chave Seletora est posicionada de maneira correta em relao medida que vai ser feita. c. Remova as pontas de prova do circuito que est testando, quando for mudar a posio da Chave Seletora. d. Nunca ultrapasse os limites de tenso ou corrente de cada escala, pois poder danificar o alicate digital. e. Nunca se deve medir resistncia em um circuito que esteja energizado, ou antes, que os capacitores do mesmo estejam descarregados. f. Quando no for usar o AD-5000 por um perodo prolongado, remova a bateria e guarde-a em separado do aparelho. g. Antes de usar o alicate digital, examine-o juntamente com as pontas de prova, para ver se apresentam alguma anormalidade ou dano. Em caso afirmativo, desligue o aparelho imediatamente e o encaminhe para uma assistncia tcnica autorizada pela ICEL. h. No coloque o AD-5000 prximo a fontes de calor, pois poder deformar o seu gabinete. i. Quando estiver trabalhando com eletricidade, nunca fique em contato direto com o solo ou estruturas que estejam aterradas, pois em caso de acidente poder levar um choque eltrico. Utilize de preferncia, calados com sola de borracha. j. Lembre-se de pensar e agir em segurana.

=2=

3. ESPECIFICAES

3.1. Gerais. a. Visor: Display (LCD), 1999 com taxa de amostragem de 0,35 segundos. b. Funes: Tenso DC/AC True Rms, corrente DC/AC True Rms, resistncia, teste de continuidade com resposta sonora, memria (Hold) e Peak Hold (registro de pico). c. Seleo de escala e Polaridade: Automtica. d. Ajuste de Zero: Boto de ajuste em DCA e automtico nas outras escalas. e. Indicao de sobrecarga: as letras OL so mostradas. f. Temperatura de operao: De 0C a 50C. g. Umidade de operao: Menor que 80% sem condensao. h. Alimentao: Uma bateria de 9V. i. Sensor: De efeito 'Hall' com garra aberta em 15mm. j. Dimenses: 176x60x41mm. k. Peso: 205g (incluindo a Bateria). l. Obedece s normas IEC1010 e categoria de sobre tenso CAT III 600V na garra e CAT II - 600V nos bornes de tenso. m. O AD-5000 vem acompanhado de manual de instrues, um par de pontas de prova (uma preta e outra vermelha) e uma caixa de embalagem.

=3=

3.2. Eltricas. Obs: A exatido est especificada por um perodo de um ano aps a calibrao, em porcentagem da leitura mais nmero de dgitos menos significativos. Sendo vlida na faixa de temperatura compreendida entre 18C 28C e umidade relativa inferior a 80% sem condensao sob um campo de RF menor que 3V/M de freqncia inferior a 30MHz. a. Tenso contnua / alternada True Rms Escala Resoluo Exatido Impedncia Sobrecarga mxima 600V DC (0,8% + 1d) 1V >9M* 600VACrms 600V AC (1% + 2d) b. Corrente contnua / alternada True Rms Escala Resoluo Exatido 200A DC (2% + 5d) 0,1A 0,5 ~200A AC (2% + 8d)

Sobrecarga mxima 200A rms

Obs.: A resposta em freqncia para tenso e corrente de 40Hz a 1KHz, porm a exatido s especificada em (50~60Hz, senide). c. Resistncia Escala 200 *

Resoluo 0,1 *

Exatido (1% + 2d)

Sobrecarga 400VDC/ACrms

d. Continuidade O bip soar quando a resistncia for 10 . e. Peak Hold Tempo de aquisio de 800ms aproximadamente.

=4=

4. PREPARAES PARA MEDIR

a. Ligue o alicate digital deslocando a Chave Seletora da posio 'OFF'. b. Verifique se o sinal de bateria descarregada aparece no Display. Em caso afirmativo, troque-a por outra nova. Veja item 6. Troca da Bateria. c. Caso o alicate digital apresente algum defeito ou sinal de quebra, encaminhe-o para uma assistncia tcnica autorizada pela ICEL. d. Quando as pontas de prova apresentarem sinais de quebra ou dano, troque-as por outras novas. Prevenindo-se contra choque eltrico ou perda de isolao. e. Ao fazer uma medio e as letras OL aparecerem no display, ser indicao de que a leitura maior do que a capacidade do AD-5000. f. Ao efetuar qualquer medio, leve sempre em considerao as orientaes do item 2. Regras de Segurana.

5. PROCEDIMENTOS DE MEDIO

5.1. Tenso DC / AC. a. Conecte as pontas de prova nos bornes do AD-5000. b. Gire a chave seletora de funo para a escala adequada ao que vai medir. V para tenso contnua ou V~ para tenso alternada. Obs: Nunca tente medir tenses superiores a 600V. c. Aplique as pontas de prova em paralelo com o circuito que deseja medir. d. Leia o valor da tenso exibido no Display do AD-5000. =5=

5.2. Corrente DC / AC. a. Gire a chave seletora de funo para a escala adequada ao que vai medir. A para corrente contnua ou A~ para corrente alternada. Obs: No tente medir corrente com as pontas de prova conectadas no alicate. b. Introduza um nico fio condutor no espao livre entre as pinas. Nunca introduza mais do que um fio simultaneamente dentro das pinas, caso contrrio ser impossvel fazer a medio. c. Assegure-se que o fio esteja no centro do espao livre entre as pinas quando for efetuar a medio, para obter uma maior exatido na mesma. d. Leia o valor da corrente exibido no Display do AD-5000. 5.3. Resistncia / Continuidade. Nunca tente medir resistncia em um circuito que esteja energizado, ou antes, que os capacitores do mesmo tenham sido descarregados, pois poder queimar o AD-5000. a. Selecione a escala de Resistncia ( ) atravs da Chave Seletora.

b. Conecte as pontas de prova nos bornes do AD-5000. c. Quando for medir um resistor que esteja ligado em um circuito, solte um dos seus terminais, para que a medio no seja influenciada pelos demais componentes do mesmo.

=6=

d. Aplique as pontas de prova em paralelo com a trilha ou resistor a ser medido. e. Leia o valor da resistncia exibido no Display, caso as letras OL continuarem, ser indicao que o valor aplicado maior do que a capacidade do AD-5000 ou que o resistor est aberto. f. O Bip de continuidade soar se a resistncia for inferior a 10 aproximadamente. 5.4. Funo memria (HOLD). a. Para utilizar esta funo pressione o boto 'DATA HOLD' durante uma leitura. b. O valor da leitura ficar 'congelado' no Display junto com o smbolo HOLD. c. Para liberar o display e voltar leitura normal basta pressionar novamente o boto 'DATA HOLD'. 5.5. Funo Peak Hold . Esta funo faz com que o AD-5000 registre o pico mximo de uma determinada leitura e ideal Para ler a corrente de partida de motores (AC). Siga os seguintes passos: a. Desligue o motor do qual deseja medir a corrente de partida. b. Faa os procedimentos descritos para medio de corrente alternada. c. Pressione o boto 'PEAK HOLD'. d. Ligue o motor. e. Leia o valor da corrente de partida no Display do AD-5000. f. Para desabilitar esta funo, pressione o boto 'PEAK HOLD' novamente. =7=

6. TROCA DA BATERIA Obs: O Processador do AD-5000 precisa de uma tenso de referncia estvel para o seu perfeito funcionamento. Algumas horas de uso contnuo aps o aparecimento do sinal de bateria descarregada, o nvel de tenso da bateria cair a um ponto em que no mais ser possvel manter estvel a tenso de referncia, o que acarretar a perda da estabilidade e da exatido do AD-5000. a. Antes de abrir o compartimento da bateria, remova as pontas de prova do circuito que estava testando e desligue o alicate. b. Solte o parafuso que existe na tampa do compartimento da bateria e remova a tampa. c. Retire a bateria descarregada. d. Coloque uma bateria nova observando a polaridade correta. e. Recoloque a tampa do compartimento da bateria e aperte o parafuso.

7. GARANTIA A ICEL, garante este aparelho sob as seguintes condies: a. Por um perodo de um ano aps a data da compra, mediante apresentao da nota fiscal original. b. A garantia cobre defeitos de fabricao no AD-5000 que ocorram durante o uso normal e correto do aparelho. c. A presente garantia vlida para todo territrio brasileiro. d. A garantia vlida somente para o primeiro proprietrio do aparelho.

=8=

e. A garantia perder a sua validade se ficar constatado: mau uso do aparelho, danos causados por transporte, reparo efetuado por tcnicos no autorizados, uso de componentes no originais na manuteno e sinais de violao do aparelho. f. Excluem-se da garantia os acessrios. g. Todas as despesas de frete e seguro correm por conta do proprietrio.

=9=

www.icel-manaus.com.br icel@icel-manaus.com.br

You might also like