You are on page 1of 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO GABINETE DO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO PROCESSO TC N.

02938/12 Objeto: Pedido de Prorrogao de Prazo Relator: Auditor Renato Srgio Santiago Melo Interessado: Renato Lacerda Martins Advogado: Dr. Joanilson Guedes Barbosa DECISO SINGULAR DSPL TC 00032/13 Trata-se de pedido de prorrogao de prazo para apresentao de defesa formulado pelo ex-Prefeito do Municpio de Itatuba/PB, Sr. Renato Lacerda Martins, atravs do advogado, Dr. Joanilson Guedes Barbosa, sem, contudo, a anexao do devido instrumento de mandato. A referida pea est encartada aos autos, fl. 211, onde o interessado no feito pleiteia a dilao do lapso temporal, destacando, em sntese, alm da dificuldade de acesso a algumas informaes, notadamente diante do fato de no mais estar no exerccio do cargo, a vasta documentao a ser coletada para a elaborao de sua contestao. o relatrio. Decido. Compulsando o lbum processual, constata-se que a situao informada pelo requerente atende ao disposto no art. 216 do Regimento Interno do TCE/PB RITCE/PB, in verbis:

Art. 216. O prazo para apresentao de defesa de 15 (quinze) dias e poder ser prorrogado, excepcionalmente, a juzo do Relator, uma nica vez e por, no mximo, igual perodo.

Todavia, diante da ausncia de procurao, faz-se necessrio o chamamento ao feito do referido causdico e do interessado para apresentao do citado documento, pois, sem instrumento procuratrio, o profissional da rea jurdica no est devidamente habilitado para demandar nos autos, conforme dispe o art. 252 do Regimento Interno do TCE/PB c/c o art. 37, cabea e pargrafo nico, do Cdigo de Processo Civil CPC, respectivamente, verbatim:

Art. 252. Aplicam-se subsidiariamente a este Regimento Interno as normas processuais em vigor, no que couber. Art. 37. Sem instrumento de mandato, o advogado no ser admitido a procurar em juzo. Poder, todavia, em nome da parte, intentar ao, a fim de evitar decadncia ou prescrio, bem como intervir, no processo, para praticar atos reputados urgentes. Nestes casos, o advogado se obrigar, independentemente de cauo, a exibir o instrumento de mandato no prazo

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO GABINETE DO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO PROCESSO TC N. 02938/12
de 15 (quinze) dias, prorrogvel at outros 15 (quinze), por despacho do juiz. Pargrafo nico. Os atos, no ratificados no prazo, sero havidos por inexistentes, respondendo o advogado por despesas e perdas e danos. (grifos inexistentes no texto original)

Ante o exposto, acolho a solicitao e prorrogo o prazo por mais 15 (quinze) dias, a contar da publicao da presente deciso, consoante definido no art. 220, 4, inciso II, do Regimento Interno do TCE/PB RITCE/PB, determinando, contudo, as intimaes do peticionrio, Sr. Renato Lacerda Martins, bem como do advogado, Dr. Joanilson Guedes Barbosa, para apresentarem, no mencionado termo, o instrumento procuratrio, conforme dispe o art. 252 do RITCE/PB c/c o art. 37 do Cdigo de Processo Civil CPC. Publique-se, registre-se e intime-se. TCE Gabinete do Relator Joo Pessoa, 08 de maio de 2013 ASSINADO ELETRONICAMENTE NO FINAL DA DECISO
Auditor Renato Srgio Santiago Melo Relator

Em 8 de Maio de 2013

Auditor Renato Srgio Santiago Melo RELATOR

You might also like