You are on page 1of 12

1

CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Disciplina: Direito Civil Prof.: Flvio Tartuce Aula n: 04

MATERIAL DE APOIO MONITORIA

NDICE I. Anotao de Aula II. Jurisprudncia Correlata III. Simulado

I. ANOTAO DE AULA Dissoluo da sociedade conjugal e do casamento aps a Emenda do Divrcio (EC 66) 1. Introduo O CC/2002, originalmente, confirmou o sistema bifsico de dissoluo da lei do divrcio (Lei 6.515/77). - Separao judicial: colocava fim somente a sociedade conjugal, mantendo-se o casamento. - Divrcio: fim do casamento + sociedade conjugal. Em 2.007, surgiu Lei 11.441 possibilitando a separao e o divrcio extrajudiciais (escritura pblica tabelionato de notas). Desjudicializao. Doutrina Separao de Direito/Jurdica - judicial - extrajudicial Diferena: separao de fato. Art. 226, 6, CF/88; Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. (...) 6 O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio. (Redao dada Pela Emenda Constitucional n 66, de 2010) Em julho de 2010 o art. 226, 6 da CF/88 foi alterado pela Emenda do Divrcio (EC 66).

1 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

2
Redao anterior: o casamento pode ser dissolvido pelo divrcio, aps prvia separao judicial por mais de um ano nos casos nos expressos em lei, ou comprovada separao de fato por mais de dois anos. No houve revogao ou alterao de qualquer dispositivo infraconstitucional, seja do CC/02 ou do CPC. O que gera grande debate doutrinrio e jurisprudencial. Pacfico: no h prazo mnimo para o divrcio. Divrcio J: (Maria Berenice Dias)

2. Fim da separao de direito ou juridica (judicial e extrajudicial). Existem duas correntes doutrinrias a respeito do tema: 1 Corrente: Majoritria No existe mais no sistema a separao de direito (Paulo Lobo, Rodrigo da Cunha Pereira, Berenice, Rolf Madaleno, Villaa, Zeno Veloso, Pablo Stolze, Pamplona, Cristiano Chaves, Rosenvald, Jos Fernando Simo). Paulo Lbo e Zeno Veloso fim social da norma (art. 5 LINDB). Em caso contrrio, a Emenda do Divrcio seria intil. Pablo/Pamplona: fora normativa da Constituio. Haveria uma inconstitucionalidade superveniente dos dispositivos que tratam da separao de direito. 2 Corrente: A separao de direito persiste no sistema, pois no houve revogao expressa de qualquer dispositivo infraconstitucional (Maria Helena Diniz, Joo Baptista Villela, Regina Beatriz Tavares da Silva, Carlos Alberto Dabus Maluf, Mrio Luiz Delgado). MHD A separao de direito continua, mais cair em desuso (desueutudo)

Seguindo essa corrente, enunciados aprovados na V Jornada de Direito Civil (Enunciados 514, 515, 516 e 517). No mesmo sentido, deciso do CNJ sobre a separao extrajudicial.

514) Art. 1.571. A Emenda Constitucional n. 66/2010 no extinguiu o instituto da separao judicial e extrajudicial. 515) Art. 1.574, caput. Pela interpretao teleolgica da Emenda Constitucional n. 66/2010, no h prazo mnimo de casamento para a separao consensual. 516) Art. 1.574, pargrafo nico. Na separao judicial por mtuo consentimento, o juiz s poder intervir no limite da preservao do interesse dos incapazes 2 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

3
ou de um dos cnjuges, permitida a cindibilidade dos pedidos com a concordncia das partes, aplicando-se esse entendimento tambm ao divrcio. 517) Art. 1.580. A Emenda Constitucional n. 66/2010 extinguiu os prazos previstos no art. 1.580 do Cdigo Civil, mantido o divrcio por converso.

Argumentos constitucionais para o fim da separao de direito (J.J. Gomes Canotilho) - Princpio da mxima efetividade ou eficincia do Texto Constitucional Se a separao de direito persiste, a CF/88 ter a mnima eficincia, o que retira a utilidade da EC 66. - Princpio da fora normativa da Constituio (Constituio Dirigente) - O art. 226, 6 da CF/88 norma de eficcia plena, at porque foi retirada a expresso na forma da lei. O texto constitucional deve ser otimizado. - Princpio da interpretao conforme a Constituio Deve-se interpretar o CC/02 e o CPC conforme a CF/88 e no vice-versa.

Seguindo a primeira corrente, esto revogados tacitamente os seguintes dispositivos do CC/02 e do CPC (incompatibilidade constitucional superveniente).

a) art. 1.571, CC/02 Art. 1.571. A sociedade conjugal termina: (...) III - pela separao judicial;

Continuam em vigor as previses de dissoluo por morte (inclusive por ausncia), nulidade, anulao e divrcio. O pargrafo 2 do art. 1.571 deve ser lido assim: Dissolvido o casamento pelo divrcio, o cnjuge poder manter o nome de casado.

b) Modalidades de separao judicial litigiosa REVOGADO - Art. 1.572. Qualquer dos cnjuges poder propor a ao de separao judicial, imputando ao outro qualquer ato que importe grave violao dos deveres do casamento e torne insuportvel a vida em comum. (SEPARAO SANO CULPA) 1o A separao judicial pode tambm ser pedida se um dos cnjuges provar ruptura da vida em comum h mais de um ano e a impossibilidade de sua reconstituio. (SEPARAO RUPTURA OU FALNCIA)

3 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

4
2o O cnjuge pode ainda pedir a separao judicial quando o outro estiver acometido de doena mental grave (SEPARAO REMDIO), manifestada aps o casamento, que torne impossvel a continuao da vida em comum, desde que, aps uma durao de dois anos, a enfermidade tenha sido reconhecida de cura improvvel. 3o No caso do pargrafo 2o, revertero ao cnjuge enfermo, que no houver pedido a separao judicial, os remanescentes dos bens que levou para o casamento, e se o regime dos bens adotado o permitir, a meao dos adquiridos na constncia da sociedade conjugal. (REVOGADO)

c) Motivos da separao sano REVOGADO Art. 1.573. Podem caracterizar a impossibilidade da comunho de vida a ocorrncia de algum dos seguintes motivos: I - adultrio; II - tentativa de morte; III - sevcia ou injria grave; IV - abandono voluntrio do lar conjugal, durante um ano contnuo; V - condenao por crime infamante; VI - conduta desonrosa. Pargrafo nico. O juiz poder considerar outros fatos que tornem evidente a impossibilidade da vida em comum.

d) Separao judicial consensual REVOGADO - Art. 1.574. Dar-se- a separao judicial por mtuo consentimento dos cnjuges se forem casados por mais de um ano e o manifestarem perante o juiz, sendo por ele devidamente homologada a conveno. Pargrafo nico. O juiz pode recusar a homologao e no decretar a separao judicial se apurar que a conveno no preserva suficientemente os interesses dos filhos ou de um dos cnjuges. Obs. Somente possvel o DIVRCIO JUDICIAL CONSENSUAL sem prazo. Tambm vivel o DIVRCIO EXTRAJUDICIAL CONSENSUAL, sem prazo.

e) Efeitos da sentena de separao judicial PREJUDICADOS - Art. 1.575. A sentena de separao judicial importa a separao de corpos e a partilha de bens. Pargrafo nico. A partilha de bens poder ser feita mediante proposta dos cnjuges e homologada pelo juiz ou por este decidida. PREJUDICADOS - Art. 1.576. A separao judicial pe termo aos deveres de coabitao e fidelidade recproca e ao regime de bens. Pargrafo nico. O procedimento judicial da separao caber somente aos cnjuges, e, no caso de incapacidade, sero representados pelo curador, pelo ascendente ou pelo irmo. 4 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

f) Reconciliao do casal separado judicialmente Art. 1.577. Seja qual for a causa da separao judicial e o modo como esta se faa, lcito aos cnjuges restabelecer, a todo tempo, a sociedade conjugal, por ato regular em juzo. Pargrafo nico. A reconciliao em nada prejudicar o direito de terceiros, adquirido antes e durante o estado de separado, seja qual for o regime de bens. Esse dispositivo no foi REVOGADO, sendo possvel a reconciliao judicial. A Resoluo35 do CNJ possibilita tambm a reconciliao extrajudicial, POR ESCRITURA PBLICA. As premissas valem, ainda, para o separado extrajudicialmente.

g) Uso do nome aps a separao judicial. REVOGADO Art. 1.578. O cnjuge declarado culpado na ao de separao judicial perde o direito de usar o sobrenome do outro, desde que expressamente requerido pelo cnjuge inocente e se a alterao no acarretar: I - evidente prejuzo para a sua identificao; II - manifesta distino entre o seu nome de famlia e o dos filhos havidos da unio dissolvida; III - dano grave reconhecido na deciso judicial. 1o O cnjuge inocente na ao de separao judicial poder renunciar, a qualquer momento, ao direito de usar o sobrenome do outro. 2o Nos demais casos caber a opo pela conservao do nome de casado.

h) EFEITOS DO DIVRCIO Art. 1.579. O divrcio no modificar os direitos e deveres dos pais em relao aos filhos. Pargrafo nico. Novo casamento de qualquer dos pais, ou de ambos, no poder importar restries aos direitos e deveres previstos neste artigo. INCLUSIVE EM CASO DE NOVO CASAMENTO DOS PAIS. Como a norma trata de divrcio, continua plenamente em vigor. i) MODALIDADES DE DIVRCIO REVOGADO Art. 1.580. Decorrido um ano do trnsito em julgado da sentena que houver decretado a separao judicial, ou da deciso concessiva da medida cautelar de separao de corpos, qualquer das partes poder requerer sua converso em divrcio. (DIVRCIO INDIRETO OU POR CONVERSO) Obs. Atualmente, h apenas o divrcio sem prazo. 1o A converso em divrcio da separao judicial dos cnjuges ser decretada por sentena, da qual no constar referncia causa que a determinou.

5 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

6
2o O divrcio poder ser requerido, por um ou por ambos os cnjuges, no caso de comprovada separao de fato por mais de dois anos. (DIVRCIO DIRETO)

j) EFEITOS DO DIVRCIO E LEGITIMIDADE Art. 1.581. O divrcio pode ser concedido sem que haja prvia partilha de bens. Est em vigor. A partilha pode ser feita posteriormente, nos prprios autos de divrcio, em ao prpria ou extrajudicialmente. Art. 1.582. O pedido de divrcio somente competir aos cnjuges. (AO PERSONALSSIMA). Pargrafo nico. Se o cnjuge for incapaz para propor a ao ou defender-se, poder faz-lo o curador, o ascendente ou o irmo. (+ MP PROVAS DO MP) - Est em vigor.

k) Esto prejudicados os dispositivos do CPC que tratam da separao judicial consensual (artigos 1.120 a 1.124 do CPC)

DA SEPARAO CONSENSUAL Art. 1.120. A separao consensual ser requerida em petio assinada por ambos os cnjuges. 1o Se os cnjuges no puderem ou no souberem escrever, lcito que outrem assine a petio a rogo deles. 2o As assinaturas, quando no lanadas na presena do juiz, sero reconhecidas por tabelio. Art. 1.121. A petio, instruda com a certido de casamento e o contrato antenupcial se houver, conter: I - a descrio dos bens do casal e a respectiva partilha; II - o acordo relativo guarda dos filhos menores e ao regime de visitas; (Redao dada pela Lei n 11.112, de 2005) III - o valor da contribuio para criar e educar os filhos; IV - a penso alimentcia do marido mulher, se esta no possuir bens suficientes para se manter. 1o Se os cnjuges no acordarem sobre a partilha dos bens, far-se- esta, depois de homologada a separao consensual, na forma estabelecida neste Livro, Ttulo I, Captulo IX. (Renumerado do pargrafo nico, pela Lei n 11.112, de 2005) 2o Entende-se por regime de visitas a forma pela qual os cnjuges ajustaro a permanncia dos filhos em companhia daquele que no ficar com sua guarda, compreendendo encontros peridicos regularmente estabelecidos, repartio das frias escolares e dias festivos. (Includo pela Lei n 11.112, de 2005) Art. 1.122. Apresentada a petio ao juiz, este verificar se ela preenche os requisitos exigidos nos dois artigos antecedentes; em seguida, ouvir os cnjuges sobre os motivos da separao consensual, esclarecendo-lhes as conseqncias da manifestao de vontade. 1o Convencendo-se o juiz de que ambos, livremente e sem hesitaes, desejam a separao consensual, mandar reduzir a termo as declaraes e, depois de ouvir o Ministrio Pblico no prazo de 5 (cinco) dias, o homologar; em caso contrrio, marcar-lhes- dia e hora, com 15 (quinze) a 30 (trinta) dias de intervalo, para que voltem a fim de ratificar o pedido de separao consensual. 6 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

7
2o Se qualquer dos cnjuges no comparecer audincia designada ou no ratificar o pedido, o juiz mandar autuar a petio e documentos e arquivar o processo. Art. 1.123. lcito s partes, a qualquer tempo, no curso da separao judicial, Ihe requererem a converso em separao consensual; caso em que ser observado o disposto no art. 1.121 e primeira parte do 1o do artigo antecedente. Art. 1.124. Homologada a separao consensual, averbar-se- a sentena no registro civil e, havendo bens imveis, na circunscrio onde se acham registrados.

Est prejudicado parcialmente o artigo 1.124-A do CPC nas menes a separao extrajudicial. O divrcio extrajudicial possvel. PREJUDICADO - Art. 1.124-A. A separao consensual e o divrcio consensual, no havendo filhos menores ou incapazes do casal e observados os requisitos legais quanto aos prazos, podero ser realizados por escritura pblica, da qual constaro as disposies relativas descrio e partilha dos bens comuns e penso alimentcia e, ainda, ao acordo quanto retomada pelo cnjuge de seu nome de solteiro ou manuteno do nome adotado quando se deu o casamento. (Includo pela Lei n 11.441, de 2007). 1o A escritura no depende de homologao judicial e constitui ttulo hbil para o registro civil e o registro de imveis. (Includo pela Lei n 11.441, de 2007). 2 O tabelio somente lavrar a escritura se os contratantes estiverem assistidos por advogado comum ou advogados de cada um deles ou por defensor pblico, cuja qualificao e assinatura constaro do ato notarial. (Redao dada pela Lei n 11.965, de 2009) 3o A escritura e demais atos notariais sero gratuitos queles que se declararem pobres sob as penas da lei. (Includo pela Lei n 11.441, de 2007).

Obs. O curso ministrado com a premissa com de fim da separao de direito 3. CONTINUAO DA SEPARAO DE FATO NO SISTEMA JURDICO BRASILEIRO Separao de direito e separaao de fato Separao de direito: formalizada (ao/escritura) Separao de fato: informal; distanciamento fsico/espiritual e ou afetivo. - possvel que o conjuges vivam sobre o mesmo teto e estejam separado de fato. - gera efeitos jurdicos: 1) o separado de fato pode constituir unio estvel (art. 1.723, 1 do CC/02). Art. 1.723. reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. 1o A unio estvel no se constituir se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; no se aplicando a

7 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

8
incidncia do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente. (+ SEPARADA EXTRAJUDICIALMENTE) 2) Doutrina e jurisprudncia tem entendido que a separao de fato pe fim sociedade conjugal: Deveres de coabitao e fidelidade e regime de bens. Resp. 330.953/ES. Resp. 40785/RS Resp. 140.694/DF Separao de fato por longo tempo? 02 anos. Segundo Rodrigo da Cunha Pereira (IBDFAM) a separao de fato substitui a separao de direito quanto aos efeitos, sendo a ltima desnecessria. Escritura de separao de (dar um tempo) fato. Continua possvel a cautelar de separao de corpos.

4. A permanncia da CULPA no sistema de dissoluo do casamento. CULPA: violao de um dever Entre aqueles que entendem pelo fim da separao de direito, existem 2 correntes quanto culpa. 1) corrente: a culpa foi totalmente banida do direito de famlia, inclusive quanto aos alimentos (Paulo Lobo, Maria Berenice Dias, Rodrigo da Cunha Pereira, Rolf Madaleno, Pablo Stolze e Pamplona direito potestativo para disssoluo do casamento). Para essa corrente estao revogados os artigos do CC/02 que associam a culpa aos alimentos (art. 1.702 Art. 1.702. Na separao judicial litigiosa, sendo um dos cnjuges inocente e desprovido de recursos, prestar-lhe- o outro a penso alimentcia que o juiz fixar, obedecidos os critrios estabelecidos no art. 1.694. REVOGADO Art. 1.704. Se um dos cnjuges separados judicialmente vier a necessitar de alimentos, ser o outro obrigado a prest-los mediante penso a ser fixada pelo juiz, caso no tenha sido declarado culpado na ao de separao judicial. REVOGADO Pargrafo nico. Se o cnjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e no tiver parentes em condies de prest-los, nem aptido para o trabalho, o outro cnjuge ser obrigado a assegur-los, fixando o juiz o valor indispensvel sobrevivncia. Para essa corrente tambm est prejudicado o ar. 1.694, 2, do CC/02. Art. 1.694. Podem os parentes, os cnjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatvel com a sua condio social, inclusive para atender s necessidades de sua educao. 1o Os alimentos devem ser fixados na proporo das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. 8 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

9
2o Os alimentos sero apenas os indispensveis subsistncia, quando a situao de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia. O culpado somente pode pleitear do inocente os alimentos indispensveis sobrevivncia (alimentos necessrios). Concluso: os alimentos sero fixados de acordo com o binmio necessidade/possibilidade ou trinmio necessidade/possibilidade/razoabilidade, SEM QUALQUER INFLUNCIA DA CULPA. Para essa 1 corrente, eventual ao de responsabilidade civil entre os conjuges ser debatida na vara civel e no na vara da famlia.

Art. 1.566 - Para essa 1 corrente no existem mais os deveres do casamento (faculdades juridicas) Est revogado pela Emenada do Divrcio. Culpa violao de dever. Se no h culpa, no h dever. Art. 1.566. So deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum, no domiclio conjugal; III - mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos.

2 Corrente: Jurisprudncia A culpa persiste no direito de famlia pelo menos para debate dos alimentos e da responsabilidade civil. (Jos Fernando Simo, Villaa, Cristiano Chaves e Rosenvald) continua tendo aplicao os artigos 1.694, 2 e art. 1.704, pargrafo nico do CC/02. O culpado pode pleitear somente os alimentos necessrios se no tiver parentes ou condies para o trabalho. Assim os deveres do casamento permanece no sistema.

5. Situao do separado juridicamente com a emergncia da Emenda do Divrcio. Passa a ser automaticamente considerado divorciado? No, pois h direito adquirido do estado familiar (art. 5, XXXVI, CF/88) e ar. 6 da LINDB Pablo Stolze Gagliano. Lei 6.515/77 Lei do Divrcio Art. 41 - As causas de desquite em curso na data da vigncia desta Lei, tanto as que se processam pelo procedimento especial quanto as de procedimento ordinrio, passam automaticamente a visar separao judicial.

9 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

10
Ademais, no h regra de direito intertemporal com previsao de que o separado judicialmente passa a ser divorciado, como fazia a lei do Divrcio quanto ao desquitado, que passva a ser separado judicialmente.

Art. 42 - As sentenas j proferidas em causas de desquite so equiparadas, para os efeitos desta Lei, s de separao judicial. Separados juridicamente Opes: 1. continua separado; 2. divrcio imediato (sem prazo) judicial ou extrajudicial 3. reconciliao: judicial art. 1.577 e extrajudicial Res. 35 CNJ. Prxima aula Regra de divorcios Uso do nome Guarda de filhos Processos em trmites .

II. JURISPRUDNCIA CORRELATA 2.1. STJ - REsp 330953 / ES RECURSO ESPECIAL Relator(a) Ministro JORGE SCARTEZZINI (1113) rgo Julgador T4 - QUARTA TURMA Data do Julgamento 05/10/2004 CIVIL - RECURSO ESPECIAL - DISSOLUO DE SOCIEDADE CONJUGAL - PRESCRIO - BENS ADQUIRIDOS APS A SEPARAO DE FATO - NO COMUNICABILIDADE - VIOLAO AO ART 31 DA LEI 6.515/77, ART. 535 DO CPC E 177 DO CC - INOCORRNCIA - DISSDIO JURISPRUDENCIAL. 1 - No que se refere alegada violao ao art. 31 da Lei 6.515/77, o presente recurso no merece ser conhecido, porquanto ausente o devido prequestionamento (incidncia da Smula 356 do STF). 2 - No que tange suposta violao ao art. 535, do CPC, verifico que o Tribunal a quo examinou todas as questes suscitadas pela recorrente - inocorrncia da prescrio e nulidade de citao, este ltimo em sede integrativa. 3 - De outro lado, como se trata de matria referente a dissoluo de sociedade conjugal, esta Corte, em caso anlogo, entendeu que em tais casos a prescrio efetivamente regulada pelo sobredito comando legal. Nesse sentido, v.g. RESP 26650/SP, Rel. Ministro ATHOS CARNEIRO, DJ de 08/06/1993. Logo, o lapso prescricional de 20 (vinte) anos, e no 04 (quatro) como afirmado pelo v. acrdo recorrido. Todavia, ainda que o prazo prescricional considerado pelo decisum tenha sido equivocado, extrai-se dos autos, incontestavelmente, que a doao das cotas da empresa ao recorrido se deu aps a separao de fato. Este, alis, foi um dos fundamentos da deciso recorrida quando salientou: a separao de fato estava caracterizada ao tempo do recebimento das cotas da empresa 'Guidoni Comrcio e 10 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

11
Representaes LTDA', por doao feita pelos irmos da Apelada ao Apelante. (fl. 112). Nestes casos, esta Corte tem entendido que os bens havidos aps a separao de fato no integram a partilha. Logo, a meu sentir, tal fundamento, por si s, suficiente para manter a deciso hostilizada. Por outro lado, infirmar tal questo exige, por certo, dilao probatria, o que invivel nesta via (Smula 07 desta Corte). 4 - No que tange a alnea "c", esta Corte tem entendido, reiteradamente, que, a teor do art. 255 e pargrafos, do RISTJ, para a comprovao e apreciao do dissdio jurisprudencial, devem ser mencionadas e expostas as circunstncias que identificam ou assemelham os casos confrontados, bem como juntadas cpias integrais de tais julgados ou, ainda, citado repositrio oficial de jurisprudncia. No caso vertente, o tema abordado na Apelao Cvel n 34.364/95 no apresenta similitude ftica com a hiptese dos autos. Aquele trata de sobrepartilha de direitos hereditrios sonegados, ao passo que, o caso em apreo, de diviso de bem supostamente adquirido na constncia do casamento. E, quanto aos demais julgados, limitou-se o recorrente transcrio das ementas, o que no possibilita a aferio da identidade ou similaridade das hipteses confrontadas. No preenchidos, pois, em qualquer dos casos, os requisitos legais, impossvel, sob esse prisma, conhecer da divergncia aventada. 5 - Recurso no conhecido. (REsp 330953/ES, Rel. Ministro JORGE SCARTEZZINI, QUARTA TURMA, julgado em 05/10/2004, DJ 06/12/2004, p. 315)

2.2. STJ - REsp 40785 / RJ RECURSO ESPECIAL Relator(a) Ministro CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO (1108) rgo Julgador T3 - TERCEIRA TURMA Data do Julgamento 19/11/1999 Divrcio direto. Separao de fato. Partilha de bens. 1. No integram o patrimnio, para efeito da partilha, uma vez decretado o divrcio direto, os bens havidos aps a prolongada separao de fato. 2. Recurso especial conhecido e provido. (REsp 40785/RJ, Rel. Ministro CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO, TERCEIRA TURMA, julgado em 19/11/1999, DJ 05/06/2000, p. 152)

2.3. STJ - REsp 140694 / DF RECURSO ESPECIAL Relator(a) Ministro RUY ROSADO DE AGUIAR (1102) rgo Julgador T4 - QUARTA TURMA Data do Julgamento 13/10/1997 CASAMENTO. COMUNHO DE BENS. PARTILHA. BENS ADQUIRIDOS DEPOIS DA SEPARAO DE FATO. ADQUIRIDO O IMOVEL DEPOIS DA SEPARAO DE FATO, QUANDO O MARIDO MANTINHA CONCUBINATO COM OUTRA MULHER, ESSE BEM NO INTEGRA A MEAO DA MULHER, AINDA QUE O CASAMENTO, QUE DUROU ALGUNS MESES, TIVESSE SIDO REALIZADO SOB O REGIME DA COMUNHO UNIVERSAL. PRECEDENTES. RECURSO NO CONHECIDO. 11 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

12
(REsp 140694/DF, Rel. Ministro RUY ROSADO DE AGUIAR, QUARTA TURMA, julgado em 13/10/1997, DJ 15/12/1997, p. 66430)

III. SIMULADOS 3.1. (FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista Processual) O divrcio, tal como tratado pela Constituio Federal e pelo CdigoCivil: a) exige a partilha de bens para sua concesso. b) somente pode ser decretado se comprovada a separao de fato h, pelo menos, dois anos ou a separao judicial h, pelo menos, um(1) ano. c) modifica os direitos e deveres dos pais em relao aos filhos. d) exige prvia separao judicial. e) dispensa motivao.

3.2. (PC-MG - 2008 - PC-MG - Delegado de Polcia) Analise as seguintes afirmativas concernentes separao judicial e assinale a alternativa INCORRETA. a) Na separao consensual, os cnjuges devem obrigatoriamente firmar acordo acerca da manuteno, subsistncia e convivncia dos filhos menores. b) O cnjuge declarado culpado na separao judicial no perde o direito aos alimentos, devendo o juiz fixar o valor da penso com base no binmio possibilidade/necessidade. c) O juiz pode recusar a homologao e no decretar a separao judicial se apurar que a conveno no preserva suficientemente os interesses dos filhos ou de um dos cnjuges. d) O procedimento judicial da separao caber somente aos cnjuges e, no caso de incapacidade, sero representados pelo curador, pelo ascendente ou pelo irmo.

3.3. (IESES - 2011 - TJ-CE - Titular de Servios de Notas e de Registros) A e B so casados h seis meses, no possuem filhos nem bens comuns e desejam por fim ao casamento. Como h consenso entre eles, assinale a opo correta para este casal: a) O casal ter que propor uma separao judicial litigiosa, eis que esto casados h apenas seis meses. b) O casal ter que propor o divrcio direto judicial, eis que extrajudicialmente no preenchem os requisitos da legislao em vigor (Lei 11441/07). c) O casal poder se separar extrajudicialmente para, posteriormente converter em divrcio. d) O casal poder proceder ao divrcio direto extrajudicial.

GABARITO: 3.1: E; 3.2: B; 3.3: D.

12 CARREIRAS JURDICAS - INTENSIVO II Direito Civil Flvio Tartuce Material de Apoio elaborado pelo monitor Aparecido Bitencourt

You might also like