Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia

Ananás com pudim caramelo *

Ingredientes Ananás: 1 lata Pudim de caramelo: 2 pacotes Nata: 2 pacotes Preparação Partir as rodelas de ananás em bocados pequenos. Colocar ao lume juntando os pacotes de pudim, a calda do ananás e a mesma medida de água. Deixar engrossar mexendo sempre. Verter a mistura para um recipiente, de preferência baixo, e deixar arrefecer. Por fim bater as natas até ficarem em ponto de chantilly e cobrir o preparado anterior. Pode decorar com bolacha esfarelada, amêndoa, cajú. SIRVA MUITO FRESCO

1

Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia

Ananás recheado *

Ingredientes Ananás: 1 Tangerina: 2 Ginga em calda: 1 frasco Amora ou outra fruta do bosque: 1 taça Alperce em calda: 1/2 taça Pistácio descascado: 2 colheres Pinhão: 2 colheres Grand Marnier: 1 copo Aguardente de frutas: 1 copo Preparação Corte o ananás no sentido do comprimento, em três partes. Esvazie e corte a polpa em quadrados; Retire as peles brancas dos gomos da tangerina. Lave e escorra as amoras. Depois de cortadas, misture as frutas em calda, o ananás, os pistácios e os pinhões. Preencha cada terço de ananás com esta mistura. Misture os sumos das frutas com o Grand Marnier e a aguardente. Deite sobre o ananás.

2

Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia

Banana corada com mel e laranja *

Ingredientes Bananas: 1,5 kg Manteiga sem sal: 300 g Rum: 100 g Laranjas: 500 g Mel: q.b. Preparação Descascar as bananas e fritar na manteiga com mel. Assim que corarem junta-se o rum e deixa-se ferver um pouco para evaporar o álcool. Juntam-se as raspas das laranjas e o sumo. Deixa-se reduzir o molho. Servem-se as bananas com o molho.

3

Gelado de baunilha: q. Levar ao forno pré-aquecido.b. 4 . Juntar o licor de café e deixar ferver cerca de 1 minuto. Deixar cozer em lume brando até o açúcar se dissolver e formar caramelo. Servir em pratos decorados com bolas de gelado. Preparação Descascar as bananas e retirar os filamentos. Colocar as bananas num pirex e reservar.b. cerca de 10 minutos. Adicionar o açúcar na frigideira juntamente com a manteiga. Deitar este preparado sobre as bananas.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Bananas douradas com licor de café * Ingredientes Banana: 4 Manteiga: 2 colheres de sopa cheias Açúcar mascavado: 130 g Licor de café: 1 cálice Gelado de chocolate: q. Aquecer a manteiga numa frigideira e dourar as bananas sem deixar queimar a gordura.

5 .b. Demolhe a gelatina em pó no sumo de laranja durante 5 minutos e dissolva-a depois num tachinho em lume brando. Deixe arrefecer totalmente e despeje-a em fio sobre a mistura de ovos. Assim que a batedeira manual deixe um ligeiro rasto ao passar no fundo do tacho retire do lume. Incorpore as natas bem batidas. lentamente. Trabalhe os ovos batidos com o açúcar em banho maria e em lume brando. mexendo ocasionalmente. com a batedeira manual. Reserve.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Bavaroise de Laranja * Ingredientes Açúcar de pasteleiro: 75 g Azeite: q. Gelatina em pó sem sabor: 15 g Laranja: 4 Nata: 150 g Ovo: 5 Preparação Rale a casca de duas laranjas e esprema o sumo das quatro. Misture e deixe em lugar fresco. até quase solidificar. Despeje para dentro de uma forma de pudim untada com azeite e leve ao frigorífico até solidificar. Desenforme e decore a gosto.

Preparação Lavam-se os morangos. Deixa-se este preparo arrefecer. Depois. até obter o ponto de brigadeiro. Mexe-se sempre.b. Levam-se as natas ao lume e desliga-se antes que este levante fervura. junto com a manteiga e o licor. O leite condensado deve ir a lume brando. 6 . Sobre este verte-se o creme de chocolate. Acrescenta-se o chocolate e mexe-se até este derreter completamente. pica-se bem o chocolate. Num recipiente de ir ao forno colocam-se as frutas e acrescenta-se o creme que foi a ponto de brigadeiro.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Bombom de morango Ingredientes Leite condensado: 2 latas Chocolate de leite: 400 g Licor de cacau: 1 copinho Manteiga: 2 colheres de sopa Nata: 2 pacotes Morango: q.

b (pincelar o tabuleiro) Ovos: 4. forre-o com papel vegetal e 7 . pequenas ou 2 médias (maduras) Para a cobertura: Chocolate: 150gr Margarina: 60 gr Açúcar: 30gr Maracujá: 100gr de polpa Preparação Ligue o forno e regule para os 180º C. grandes Açúcar: 50 + 150gr Chocolate negro em barra: 250gr Margarina: 200gr Natas: 0. Pincele o tabuleiro com a margarida líquida.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Vai ao frigorífico por três horas. em forma de bombom Brownies de banana com baunilha Ingredientes Para a massa: Margarina líquida q. corta-se em pequenos quadrados.5dl Vagem de baunilha: ½ (ou uma saqueta de açúcar baunilhado) Farinha: 80gr Maizena: 30gr Fermento em pó: 1 colher (de sobremesa) Banana: 3. Finalmente.

Bata as gemas com os restantes 150gr de açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. junte a margarina em pedaços. adicione-lhes 50gr de açúcar e continue a bater até estarem bem espessas. Envolva delicadamente as claras na massa e deite na forma. Adicione as farinhas juntamente com fermento em pó. Bata as claras com a batedeira até fazerem espuma. Junte as bananas descascadas e cortadas em pedaços pequenos.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia voltar a pincelar. Misture bem. Sirva aos quadrados. o açúcar e a polpa de maracujá. Parta o chocolate em quadrados e corte a vaqueiro em pedaços para uma taça de vidro. Junte a mistura de chocolate à gemada e continue a bater até o creme estar homogéneo. separando as gemas das claras. junte as natas e as sementes de vagem de baunilha e leve ao microondas durante 50 segundos na potência máxima. Parta o chocolate para a cobertura em quadrados. Mexa com uma vara de arames até o chocolate estar completamente derretido. Parta os ovos. Leve ao forno e deixe cozer durante cerca de 30 minutos. Deixe o bolo arrefecer um pouco e cubra com o molho de chocolate e deixe arrefecer completamente. 8 . Leve ao microondas durante 50 segundos na potência máxima e mexa com uma vara de arames até a mistura estar homogénea.

e 2 gemas de ovos. Leva-se ao lume em banho-maria durante 5 minutos. durante 1 dia se possível. Antes de deitar o preparado numa forma. as natas. 1 pacote pequena de açúcar baunilhado. põe-se os pedaços de ananás no fundo e de seguida o preparado. o abacate triturado. Leva-se ao congelador. Mistura-se o açúcar. 9 . uma pitada de sal. o leite.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Carpe Diem * Ingredientes 1 abacate grande 80 g de açúcar branco 250 g de natas 250 ml de leite 1 pitada de sal 100 g de ananás aos bocados 1 pacote pequeno de açúcar baunilhado 25 g de nozes picadas 2 gemas de ovos Chantilly à vontade do cozinheiro Preparação Retira-se a polpa do abacate e tritura-se.

Numa taça misturar muito bem o leite condensado. Sugestões Se quiser também pode adicionar uma bola de gelado de chocolate.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Enfeita-se o gelado com nozes picadas e chantilly. enquanto se prepara o recheio. as natas e o sumo de limão. Cheesecake de Limão Ingredientes Base: 1 pacote de bolacha maria 125 g manteiga Raspa de Limão Recheio: 1 lata de leite condensado 200 g queijo creme 1 pacote de natas 5 folhas de gelatina incolor Sumo de 1 limão Preparação Desfazer a bolacha e misturar com a manteiga derretida e a raspa do limão. o queijo creme. Demolhar as folhas de gelatina em água fria 10 . Colocar na tarteira e levar ao frigorífico.

Rega-se com vinho branco. Numa caçarola sobrepõe-se camadas alternadas de abacaxi e açúcar. mexendo com frequência. Verter o recheio sobre a base de bolacha e levar ao frigorífico até solidificar. escorrê-las num bocadinho de água quente. mais duro). Deixa-se este preparo repousar algumas horas. Deixa-se ferver em lume médio. O 11 . O abacaxi vai absorver parte do açúcar.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia durante 5 minutos. junta-se os cravos-da-índia e vai ao lume. Bom Apetite! Sugestões Servir bem solidificado! Pode trocar o limão por doce/compota de framboesa Compota de abacaxi * Ingrediente Principal: Abacaxi Ingredientes 1 ½ de abacaxi maduro e fresco 1 kg de açúcar 1 dl de vinho branco 3 cravos-da-índia 1 cálice de vinho do Porto Preparação Descasca-se o abacaxi. corta-se às rodelas e retira-se o olho (o núcleo. Adicionar a gelatina ao creme e envolver bem. Corta-se as rodelas em pedacinhos.

Creme de abacate * Ingrediente Principal: Abacate Ingredientes 6 abacates 1 cálice de vinho de porto Açúcar a gosto Preparação Corta-se as abacates em 2 metades e tira-se o caroço de cada um. Junta-se o vinho do Porto e fica a ganhar sabor durante 5 minutos. 12 . A seguir retira-se com uma colher a polpa dos abacates e deita-se numa taça.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia cozinhado deve formar uma calda espessa. Os frutos devem estar macios e de aspecto transparente. Seguidamente. Quando arrefece. verte-se para uma compoteira. acrescenta-se algum açúcar e com a varinha mágica.

13 . Quando o preparado estiver creme.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia transforma-se a polpa dos abacates em creme. Serve-se frio em pequenas taças Creme de banana caramelizada Ingredientes Creme Pasteleiro (receita base): 500 g Bananas: 1 kg Caramelo (receita base): 250 g Preparação Passar as bananas com a varinha mágica e com o creme pasteleiro. Servir em taças individuais ou em taça grande. Juntar o caramelo liquido e misturar tudo muito bem. Mexe-se mais um pouco para o creme ficar bem misturado e coloca-se no frigorifico. Servir bem fresca. Polvilhar com canela em pó. rectifica-se o açúcar (a gosto) e acrescenta-se o cálice de vinho do Porto.

Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Sugestões Notas do Chef: Este creme fica bem se em vez de triturar as bananas as esmagar só com garfo e juntar aos restantes ingredientes. Creme de pêra * Ingrediente Principal: Pêra Ingredientes 3 Pêras 4 Folhas de gelatina 1 Limão Adoçante 2 Ovos Canela Preparação 14 .

Polvilhe com canela.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Demolhe as folhas de gelatina em água fria e aguarde 20 minutos. adicione adoçante a gosto. Bata as gemas e junte ao puré de pêra. Descasque as pêras. Deixe arrefecer totalmente e incorpore suavemente as claras batidas em castelo. Mexer um pouco e deixar arrefecer. Quando as pêras estiverem cozidas. Creme de Pêssego * Ingredientes Pêssego em calda: 1 lata Pêssego em pó: 2 gelatinas Iogurte de pêssego: 4 Preparação 1. Partir os pêssegos aos pedaços e misturar com os iogurtes. Retirar do lume e acrescentar as gelatinas. Coza-as em 4 dl de água juntamente com a raspa e o sumo do limão. 5. 15 . Passar a varinha mágica muito bem pelos pêssegos e iogurtes. Levar o sumo da lata do pêssego ao lume e deixar aquecer um pouco. Guarde no frigorífico até solidificar. Divida o puré por taças e decore com as restantes fatias que reservou. 2. Reduza a restante pêra a puré com a água de cozedura e aqueça novamente. Mexa bem e deixe arrefecer. Retire do lume e adicione as folhas de gelatina escorridas. retire a parte central e parta em fatias finas. 4. 3. retire do lume e reserve metade do preparado para o fim.

verter um pouco de molho de manga e dobrar em lenço. Levar ao frigorífico até solidificar. Misturar a gelatina aos pêssegos e iogurtes. Sugestões Servir bem fresco. Crepes com molho de manga Ingredientes Crepe: 20 folhas Molho de Manga: 500 g Preparação Em cada prato colocar uma folha de crepe. Servir de imediato. 16 . 7.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia 6.

Crepes recheados com tomate Ingrediente Principal: Tomate Ingredientes 2 kg de tomate verde 4 maçãs reineta 2 limões 2 kg de açúcar 17 .Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Sugestões Notas do Chef: Em vez de Molho de Manga pode utilizar toping ao seu gosto ou um molho de outros frutos.

Mexe-se de quando em vez. Deixa-se arrefecer. Corta-se em fatias finas e rega-se imediatamente com o sumo de limão.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia 12 crepes prontos Açúcar em pó para polvilhar Preparação Escolhe-se tomates verdes. recheia-se os crepes e polvilha-se com o açúcar em pó. Escalda-se os tomates em água fervente e. Num tacho. pelando-os de seguida. Crumble de maçã Ingredientes Açúcar: 10 colheres de sopa Farinha: 12 colheres de sopa Manteiga: 150 g Maçã: 4 18 . fazse camadas com o açúcar. Corta-se em fatias finas os tomates e retira-se as sementes. Descasca-se as maçãs. o tomate e a maçã. Descaroça-se. Polvilha-se com a casca ralada do limão e fica a ferver até o doce ganhar o ponto desejado.

Cozer durante 25 minutos a 200ºC. que depois de cortada em pequenos dados. com um creme inglês. é colocada no fundo de uma forma baixa. por cima da maçã.. ou até misturar alguns frutos secos.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Preparação Misturar com os dedos a manteiga já amolecida. Sugestões Pode fazer variantes com outros frutos. por exemplo. dependendo dos gostos. Doce de abóbora e laranja Ingredientes 1 kg de abóbora Raspa de 1 laranja 19 .. Colocar a massa na forma. O Crumble pode comer-se morno ou frio. Descascar a maçã (golden ou gala). ou até com doce de groselha. o açúcar e a farinha. Deverá obter uma massa arenosa e uniforme. sem calcar. frutos silvestres. natas ou chantilly. Natural.

mexa e deixe repousar 24 horas. Deite em frascos e deixe arrefecer. Leve esta mistura ao lume com o pau de canela e a casca da laranja. Doce de manga em calda Ingredientes Manga: 4 Açúcar: 350 g Água: 3 dl 20 .Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia 500 g açúcar 1 pau de canela Preparação Descasque e corte a abóbora em pedaços pequenos. Quando a abóbora estiver a desfazer-se. desligue o lume e passe tudo no passe-vite. Junte o açúcar. Também fica muito bom no pão para o lanche das crianças. Sugestões É ideal para acompanhar requeijão à sobremesa.

durante cerca de dez minutos. e deixe ferver. transfira para as taças e sirva. Espetada soft 21 . Nessa altura. a casca de limão e os paus de canela.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Limão: 1 Canela: 2 paus Preparação Corte as mangas em fatias finas e reserve. Retire do lume e deixe arrefecer. a água. Coloque um tacho ao lume com o açúcar. envolva a fruta na calda e deixe cozinhar em lume brando. por fim.

Enquanto isso mistura-se o leite condensado com o molho de chocolate e deita-se por cima das espetadas. Colocam-se no pau de espetada. verá que é uma maravilha! Fatias de pão recheadas com puré de maçã Ingredientes 22 . Sugestões Pode ainda juntar ananás picadinho no preparado do molho com o leite.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Ingredientes 5 bananas Molho de chocolate a gosto Meia lata de leite condensado 6 morangos Paus de espetada Preparação Cortam-se as frutas e lavam-se.

Fondue de dois chocolates 23 . Passe cada um por ovo batido. Na foto estão mais do que diz a receita. Barre as 5 fatias de pão com o puré de maçã e com as restantes fatias tape em cima e aperte um pouco os conjuntos.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia 4 Maçãs 10 fatias de pão 2 ovos grandes Leite magro Azeite ou óleo Casca de limão Pau de canela Canela em pó Açúcar Preparação Descasque as maçãs e leve a cozer até ficarem bem cozidas. Demolhe as fatias de pão no leite depois de fervido e disponha as metades numa travessa. Escorra-as e disponha numa travessa. Se preferir. adoce com um pouco de açúcar e uma pitada de canela em pó. Sugestões Faça um pouco de chá preto e pingue nele um pouco de leite e adoce a seu gosto e sirva com as fatias recheadas. Leve a ferver o leite com o pau de canela e a casca de limão e adoce ao seu gosto. Deixe ferver. Frite em pouco azeite ou óleo fervente numa frigideira antiaderente. Escorre-as e esmague para que fique um puré. Misture um pouco de açúcar com canela em pó e polvilhe por cima de cada uma.

Numa taça de fondue. Fondue Romântico 24 . Coloque em tacinhas de vidro e leve ao frigorífico. Coloque no fondue e leve á mesa com as frutas. Derreta os dois chocolates separadamente em banho-maria com 1dl de leite para cada chocolate. coloque ao mesmo tempo os dois chocolates. de modo a não se misturarem e a ficar cada um do seu lado.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Ingredientes Chocolate branco de culinária: 1 tablete (200gr) Chocolate preto de culinária: 1 tablete (200gr) Leite: 2dl Manga: 1 Morangos: 250gr Kiwis: 3 Bananas da madeira: 2 Ananás dos açores ou abacaxi: 1/2 Preparação Descasque e corte as frutas aos quadrados.

Misture tudo. ananás. maçã. Ponha o chocolate no fondue e sirva com variadas frutas: morango. a gosto. banana Canela em pó a gosto Preparação Numa caçarola. coloque o chocolate partido aos bocados. pedaços de bolo. junte as natas e a canela. maçã. Fruta au gratin 25 . manga.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Ingredientes Chocolate: 500 gr Natas: 200 gr Conhaque: 3 colheres (de sopa) Frutas: morango. Leve ao lume em banho-maria para derreter. Aromatize com um pouco de conhaque. ananás. etc. uva. manga. banana. uva..

melão. Cubra as frutas com o suspiro e leve de imediato ao forno durante alguns minutos. Bata as claras em castelo. cortada aos pedaços. uva. banana.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Ingredientes Fruta variada: 500 g Ovo: 3 Açúcar: 3 colheres de sopa Vinho branco: 3 colheres de sopa Preparação Descasque e limpe toda a fruta. (maçã. Deixe grelhar a parte de cima do doce para que fique dourado. Junte o vinho e mexa. ameixa. morango. numa travessa de ir ao forno. pêra. Gelado de Morango 26 . junte o açúcar e mexa até formar suspiro. etc) e coloque-a.

Deita-se numa tigela gelada. Aquecese o leite com a baunilha. 27 . Deita-se metade do creme gelado num copo de batidos e bate-se até ficar bem cremoso. Deita-se a confecção novamente no recipiente e leva-se ao congelador durante 2 horas. o açúcar e o sal e junta-se a gelatina dissolvida. tapa-se com papel de alumínio e levase ao congelador durante cerca de 3 horas.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Ingrediente Principal: Morango Ingredientes 350 g de morangos 1 colher de sopa de gelatina em pó 9 dl de leite 2 colheres de chá de essência de baunilha 175 g de açúcar 1 colher de chá de sal 1 colher de café de corante vermelho Preparação Em banho-maria dissolve-se a gelatina na água e deixa-se arrefecer. Retira-se 10 minutos antes de servir. Deita-se o preparo num tabuleiro. Junta-se os morangos e o corante e mistura-se tudo. Bate-se o restante creme gelado. Esmaga-se bem os morangos.

28 . mexe-se até engrossar. então. juntase as gemas e.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Gelado com iogurte Ingrediente Principal: Iogurte Ingredientes Iogurte: 2 (ananás. entretanto. batem-se as claras em castelo e junta-se ao preparo anterior. ao congelador para consolidar. morango. Ferve-se o leite e. Côase e. Não deve ferver. depois deste arrefecer um pouco. 10 minutos antes de servir retira-se o gelado do congelador e verte-se o iogurte por cima onde já se juntou a fruta partida aos pedaços. Vai. no lume. coco…) Fruta: Igual ao iogurte escolhido Leite: 1 Lisboa Ovos: 6 Açúcar: 250 g Preparação Junta-se o açúcar às gemas dos 6 ovos e bata-as até ficarem cremosas.

Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Gelado de amoras Ingrediente Principal: Amora Ingredientes Puré de amora: 2. Retire do lume e ponha de infusão a casca de laranja até que o xarope arrefeça completamente. misture o açúcar refinado. Ponha a gelar. o sumo de lima e o puré de amoras. pequena Preparação Prepare um xarope fervendo ½ litro de água com o açúcar refinado durante 5 minutos. depois de retirar a casca de laranja.5 dl Açúcar: 300 g Laranja: 1 Açúcar: 2 colheres (de sopa) Lima: 1. Junte o xarope. 29 . No recipiente anterior da sorveteira.

Quando a mistura estiver lisa. Pode acompanhar com banana frita. Ponha a gelar no congelador do frigorífico. 30 . o sumo de limão e o açúcar amarelo. junte o “chantilly” e bata no “mixer” durante 30 segundos. com a aguardente. Junte duas colheres de sopa de água gelada. Bata em “chantilly” com a batedeira eléctrica.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Gelado de banana Ingrediente Principal: Banana Ingredientes Banana: 2 Aguardente de pêra: 1 colher de sopa Limão: ½ Nata: 1 dl Açúcar baunilhado: ½ carteira Açúcar amarelo: 3 colheres de sopa Preparação Misture as natas geladas com o açúcar baunilhado. Misture as bananas cortadas às rodelas.

Ferve-se. Bate-se tudo e leva-se a congelar.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Gelado de morangos à Italiana Ingredientes Morango: 600 gr Açúcar: 350 gr Água: 3 dl Laranja: 2 Limão: 1 Preparação Lavam-se os morangos maduros e reduzem-se a puré com a varinha mágica. em lume brando. 31 . a água com o açúcar até derreter. Deixa-se arrefecer e juntam-se o puré de morangos e os sumos de laranja e de limão.

Vai novamente ao congelador. Congela-se este puré até ficas pastoso. Serve-se em forma de bolinhas 32 . Junta-se a pasta de pêssego e o adoçante às claras. Bate-se as claras em castelo. as claras Adoçante líquido: 1 colher (de chá) Preparação Escorre-se os pêssegos e reserva-se a calda. Reduz-se a fruta a puré.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Gelado de Pêssego Ingredientes Pêssegos em conserva: 500 g Ovos: 2.

também. Sobre as laranjas deita-se a canela. Preparação Cortam-se as laranjas às rodelas.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Laranja com canela Ingredientes Laranja: a gosto Canela: q. É. dispondo-as num prato.b. 33 . Sugestões Para além de um bom acompanhamento é excelente para quem faz dieta. um óptimo afrodisíaco.

De preferência frita-se um de cada vez. junta-se o açúcar. sendo de tamanho médio. cortando-as em quartos. Envolve-se cada pedaço no polme e frita-se em óleo a 90º. o mel e o vinagre mexendo com cuidado até que a mistura adquira o ponto desejado (um molho espesso e pegajoso).5 dl de água 350 g de açúcar mel (4 colheres de sobremesa. Para fazer a calda Numa caçarola pequena verte-se água a ferver. Retira-se as sementes e. Descasca-se as maçãs. corta-se ainda cada pedaço ao meio. Assim que alourarem. mistura-se bem com a farinha e 4 colheres de sopa de água. 34 . saem do óleo e passa-se pela calda de açúcar. por pessoa) 1 colher (de café) de vinagre 2 ovos Óleo para fritar Preparação Bate-se os ovos.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Maçã Pá-Si Ingrediente Principal: Maçã Ingredientes 2 maçãs 4 colheres (de sobremesa) de farinha maizena 4.

Em alternativa pode usar chocolate branco ou chocolate de leite.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Morangos com chocolate Ingredientes Morango: 12 médios Chocolate negro: 100 g com mais de 70% de cacau Preparação Derreta o chocolate em banho-maria. 35 . Leve ao frigorífico até servir. Espete um palito em cada morango e mergulhe os morangos no chocolate quente.

b. o extracto de baunilha e o açúcar. Reservam-se 8 morangos inteiros e batem-se os restantes na batedeira. duas horas. Açúcar em pó: 2 colheres Preparação Lavam-se todos os morangos e escorrem-se. 36 .Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Morangos com iogurte Ingredientes Iogurte natural: 4 Morango: 350 g Limão: 1 Extracto de baunilha: q. uma colher de sumo de limão. Acrescentam-se os iogurtes. Bate-se tudo durante dois minutos e deixa-se no congelador. Serve-se em taças de gelado e enfeita-se com morangos cortados ao meio. durante. pelo menos.

Quando estiver pronto (os morangos devem estar cozinhados. Para decorar o prato: fazer linhas com a redução de balsâmico e no meio do prato coloque os morangos. Regar com sumo de lima. folhas de manjericão 1 bola de gelado de baunilha Qb.deixar “flambear” até que o álcool evapore. junte as folhas de manjericão picadas. Para finalizar. De seguida juntar o açúcar e os morangos e deixar cozinhar. juntar o rum escuro.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Morangos Flambé Ingredientes 100 gr de morangos partidos em pedacinhos Sumo de meia lima 2 colheres de sopa de açúcar 1 colher de sobremesa de manteiga 1 colher de sopa de pistachos partidos 1 cálice pequeno de rum escuro Qb. por cima uma bola de gelado de 37 . redução de vinagre balsâmico Preparação Começar por colocar um pouco de manteiga numa frigideira. mas ficam inteiros).

Mousse de Ananás Rápida * Ingredientes Ananás: 1 lata Gelatina em pó sem sabor: 1 pacote Leite condensado: 1 lata Ovo: 3 Preparação Escorra o ananás e corte-o em pequenos pedaços.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia baunilha. Leve ao frigorífico. Leve a calda de ananás ao lume juntamente com a gelatina até imediatamente antes de começar a ferver. Decore com mais umas folhas de manjericão e sirva rapidamente para que o gelado não derreta. Num recipiente deite o leite condensado juntamente com as gema e bata durante 5 minutos. até obter uma mistura cremosa e homogénea. a gelatina (fria) e por último as claras em castelo. Junta-se o ananás aos bocados. envolvendo bem. Sugestões Pode reservar algumas rodelas de ananás para decorar 38 . os pistachos.

Junte com as cerejas batidas com o requeijão. Leve ao banho-maria para dissolver a gelatina. Desligue a batedeira. Misture 3 colheres de sobremesa de gelatina em pó sem sabor em 1/2 chávena de chá de água fria.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Mousse de Cerejas Oriana Ingrediente Principal: Cereja Ingredientes 1 prato de cerejas em calda (280 g) 1 copo de requeijão (250 g) 2 caixinhas de creme de leite 2 claras em castelo 1/2 chávena de chá de água fria 1/2 chávena de chá de açúcar 3 colheres de sobremesa de gelatina em pó sem sabor Para decorar a mousse: 1 chávena de chá de cerejas (drenadas) 1 chávena de chá de calda (da cereja) 2 colheres de sopa de rum Preparação Bata no liquidificador 1 prato de cerejas em calda (280 g) com 1 copo de requeijão (250 g) e reserve. Bata na batedeira 2 claras em castelo e acrescente 1/2 chavena de chá de açúcar aos poucos. Acrescente 2 caixinhas de creme de leite e misture sem bater. 39 .

Para decorar a mousse de cerejas: Bata no liquidificador 1 chavena de chá de cerejas (drenadas) e 1 chávena de chá de calda (da cereja). Junte-lhes o adoçante e 4 colheres (sopa) de água. Mousse de maçã reineta Ingrediente Principal: Maçã reineta Ingredientes 4 maçãs reinetas 2 iogurtes naturais magros 6 folhas de gelatina 2 colheres (sopa) de adoçante Sumo de 1 limão Folhas de hortelã q. Acrescente 2 colheres de sopa de rum e leve ao fogão para reduzir por 8 a 10 min. Misture com as claras em castelo com açúcar e creme de leite e mexa delicadamente. corte-as em pedaços para um tacho e regue-as com o sumo do limão. 40 . Tape e leve ao lume durante 10 minutos. b. Deixe esfriar e decore a mousse. Coloque em taças e leve ao frigorífico pelo menos 3 h.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Bata mais um pouco. Preparação Descasque as maçãs.

o leite condensado e a polpa de manga. Mexem-se todos os ingredientes com a varinha mágica. Decore com folhas de hortelã. reduza-as a puré e leve novamente ao lume. até ficar tudo muito bem misturado. adicione a gelatina escorrida e mexa bem até que se dissolva. Retire e deixe arrefecer. Deixe ferver. Vai ao frigorífico. 41 . Acrescente os iogurtes e volte a mexer. junte os iogurtes. Divida o preparado por várias taças e leve ao frio até ao momento de servir. Depois põem-se em tacinhas individuais ou numa grande (como preferir). Mousse de manga rapidíssima Ingredientes Iogurte natural: 4 Leite condensado: 1 lata Polpa de manga: 1 lata Preparação Numa tigela. Retire as maçãs do lume.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos.

42 . Demolhe as folhas de gelatina em água fria e junte-as ao preparado anterior. as natas e o iogurte.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Mousse de manga Ingredientes Polpa de manga: 1 lata grande Leite condensado: 1 lata Gelatina: 4 folhas Iogurte natural: 2 Nata: 1 pacote Preparação Misture a polpa de manga com o leite condensado.

Sirva fresca. Mousse de maracujá Ingrediente Principal: Maracujá Ingredientes 1 lata de leite condensado 1 lata de natas 3 maracujás grandes Preparação Bata os maracujás com meio copo de água no liquidificador e passe pela peneira. 43 .Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Mexa e leve ao frigorífico. Junte com o leite condensado e as natas e bata no liquidificador por mais um minuto.

Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Leve ao congelador por duas horas. É uma delícia!!! Mousse de limão Ingredientes 4 iogurtes naturais 1 lata de leite condensado sumo de 2 limões raspa de 1 limão 44 .

Mousse de melão e limão verde Ingredientes Melão inteiro: 1 Limão verde: 2 Iogurte natural: 1/2 Ovo: 2 Açúcar: 4 colheres 45 .Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Preparação Bate-se tudo muito bem e vai para o frigorífico.

Acrescente ao melão. até obter uma mistura cremosa. bata as gemas e o açúcar em “banho-maria”. em flocos Canela: 1 colher de sopa Fermento em pó: 1 colher de sopa 46 . poupará cerca de 35 calorias por dose Muffins de Banana e Farelo Ingredientes Farinha: 2 chávenas Farelo: 1. Deixe arrefecer e. extraia as sementes e escorra cerca de 750 g. Sirva enfeitado com pequenas rodelas de limão verde. Sugestões Se substituir o açúcar por um adoçante em pó. e o iogurte. em seguida. mexendo sempre. Distribua por taças individuais e deixe repousar no frigorífico duas a três horas. Misture com o gengibre. Dilua a gelatina num copo de água tépida e acrescente ao preparado. acrescente as claras batidas em castelo. a casca e o sumo do limão.5 chávena. mexendo energicamente.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Gelatina: 2 folhas Gengibre em pó: 1 colher Preparação Descasque o melão.

o xarope de melaço e o açúcar mascavado.5 chávena Preparação Misturam-se os ingredientes secos numa taça de batedeira. Panacotta de morango Ingredientes 500gr natas 150gr açucar 47 . a margarina. aquece-se juntamente o leite. até a margarina ficar derretida. batendo para formar uma massa. Esmagam-se as bananas. Coze-se a 190ºC durante 15-20 minutos. Deita-se o bicarbonato de sódio e as bananas esmagadas.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Gengibre em pó: 1 colher de chá Banana: 2. Deitam-se colheradas desta massa em formas de muffins untadas. Juntam-se aos ingredientes secos. maduras Bicarbonato de sódio: 1 colher de chá Leite: 1 chávena Margarina: 3 colheres de sopa Xarope de melaço: 3 colheres de sopa Açúcar mascavado: 0. Espera-se antes de remover das formas. Noutro recipiente.

em lume baixo. escorrer e triturar com a varinha mágica os morangos com as 50gr. o açúcar e a baunilha numa panela pequena. Retire as folhas e aperte bem para escorrer o excesso de água.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia 1 vagem de baunilha 5 folhas de gelatina transparente 400gr de morangos+50gr. Entretanto aqueça as natas. Coloque a gelatina em água fria por 5 minutos para amolecer. Açúcar + gotas de sumo de limão Preparação Para a calda de morango: Lavar. Mexa para dissolver o açúcar. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. tape e guarde no frigorifico por 3 horas. Divida por copos pequenos. Junte as folhas de gelatina e misture bem até dissolverem. ou até estarem rijos. Quando estiverem sólidos regar com uma camada de calda de morango e enfeitar com metade de um morango Pêras Bêbedas * Ingredientes 48 . Reservar. Retire a baunilha e junte metade da calda de morango. de açúcar e o sumo de limão.

Adiciona-se o vinho tinto e deixa-se levantar fervura. Pêras com creme 49 . Deixa-se ferver até a calda apresentar um aspecto de xarope.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Pêra: 8 Açúcar: 350 g Vinho tinto: 7. retira-se o molho do lume e derrama-se sobre as pêras. Quando estiverem prontas retiram-se com cuidado para uma taça.5 dl Limão: 1 Vinho do Porto: 1 cálice Canela: 1 pau Preparação Descascam-se as pêras inteiras mantendo-lhes o pé e envolvem-se em sumo de limão. Enche-se um recipiente com água e junta-se o açúcar. (Receita para 8 pessoas). Mantém-se no lume o vinho com o açúcar e junta-se o vinho do Porto. Nessa altura. Juntam-se o pau de canela e uma casca de limão. Leva-se ao lume. Introduzem-se as pêras e deixa-se cozer em lume brando até ficarem macias.

50 . tirar-lhes os corações e as pevides. fazer cozer as peras num pouco de água e açúcar. Meter em compoteira e deitar por cima o creme abaunilhado.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Ingredientes Pêra: 270 g Açúcar: 100 g Creme abaunilhado: ½ lt Preparação Cortar as pêras aos quartos. levar a lume suave até estarem tenras.

a canela. o cravinho. a pimenta. a baunilha e deixa-se ferver durante 10 minutos. depois de arrefecerem. o limão e deixa-se ferver 10 minutos. Junta-se. As peras. Junta-se as restantes 6 peras descascadas deixando a cozer 20 minutos.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Peras duas cores Ingredientes Peras: 12 Vinho branco: 1 garrafa Vinho tinto: 1 garrafa Mel: 120 g Cravinho: 1 Baunilha: 1 pitada Pimenta: 10 grãos Açúcar: 150 g Canela: 1 pau Limão: 3 rodelas Preparação Leva-se ao lume num tacho o vinho branco com o mel. 6 peras descascadas e deixa-se cozer em lume brando durante 20 minutos. Pêssegos no forno 51 . são servidas na mesma travessa. Os licores de vinho tinto e branco não se misturam e servem-se à parte. Num outro tacho leva-se ao lume o vinho tinto com o açúcar. depois.

Disponha os pêssegos sem casca. 52 . Regue os pêssegos de forma a encher as cavidades.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Ingredientes Pêssego: 8 Licor de amêndoa doce ou Vinho do Porto doce: 120 ml Essência de baunilha: 2 a 3 gotas Açúcar: 4 colheres de sopa Preparação Aqueça o forno a 190ºC. Um pouco antes de servir. descaroçados e cortados ao meio num tabuleiro com a parte cortada virada para cima. É óptimo acompanhado com uma bola de gelado de limão. Leve ao forno durante 10-20 minutos (o tempo de cozedura depende da qualidade estado de maturação dos frutos). polvilhe com o restante açúcar e leve ao grelhador até formar caramelo. Misture o licor ou o vinho do Porto com a essência de baunilha e 2 colheres de sopa de açúcar.

voltando a mexer. Levar ao frio por algumas horas até solidificar. decorando por cima com 2 rodelas de ananás partidas ao meio.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Pudim de Ananás Ingredientes Leite condensado: 1 Lata Ananás em calda: 1 Lata Gelatina de Ananás: 1 Pacote Preparação Fazer ambos os pacotinhos de gelatina (para 1 litro de água). juntar o leite condensado. Depois de bem mexida. Quando se juntar a água fria substituir 250 ml de água por calda do ananás. Por fim juntar algumas rodelas de ananás partido aos bocadinhos no preparado anterior. Bom Apetite! 53 .

parte-se em bocadinhos com o açúcar e uma parte do leite. Junta-se esta calda com o leite que tem o açúcar e a gelatina e mexe-se bem. 54 .Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Pudim de gelado de morangos com leite Ingredientes Açúcar: 250 g Leite: ½ l Morango: 250 g Gelatina vermelha: 30 g Preparação Lava-se a gelatina. Leva-se ao lume para desfazer. Esmagam-se os morangos no resto do leite e coa-se a mistura para lhe tirar a parte sólida do morango. Tira-se em seguida do lume e tapa-se o tacho para que o leite se conserve morno. Deita-se numa forma molhada com água fria e deixa-se gelar.

Passa-se tudo por uma peneira e leva-se ao forno em forma untada com manteiga 55 .Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Pudim de laranja Ingredientes Açúcar: 500 g Ovo: 12 Laranja: 3 Preparação Dissolve-se o açúcar no sumo das laranjas. Batem-se 12 gemas e 5 claras e juntam-se ao açúcar.

que dá um sabor e cor ainda mais intensa. juntar o ovo inteiro e mexer até ficar um creme sem coágulos. Juntar o leite ao resto do preparado e mexer sempre para o mesmo lado. 56 . Preparação Separar as gemas das claras. Apesar das formas de pudim. Juntar ao resto do leite. pode usar um peso sobre a tampa da forma para garantir que não há mesmo entrada de água para a massa durante a cozedura e com a água a ferver. Juntar a frutose ou o açúcar e mexer até se tornar num creme esbranquiçado. Cozer cerca de 45 a 55 minutos. bater bem até a desfazer. Retirar um pouco de leite e juntar-lhe a colher de farinha. Ir acrescentando água. Untar a forma com o caramelo líquido.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Pudim de laranja e Porto Ingredientes Ovo: 11 Frutose: 50 g ou 200 g de açúcar Leite: 1/4 lt Farinha Saluzena: 1 colher sopa cheia Laranja: 1 Vinho do Porto: 1 cálice Caramelo líquido: q. Juntar o sumo de 1 laranja e o vinho do Porto. Sugestões O caramelo líquido pode ser substituído por um preparado de açúcar em ponto. Colocar na forma o preparado e levar a cozer em banho-maria. Não deixar entrar água para dentro da forma.b. fechadas hermeticamente.

cozinha-se em lume brando durante 10 minutos. Tapa-se e cozinha em banho-maria cerca de 1 hora. 57 . Bate-se as claras em castelo e junta-se à mistura de tâmaras. Leva-se ao lume e.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Pudim de tâmaras Ingrediente Principal: Tâmara Ingredientes 2 chávenas de tâmaras 1 chávena de água 1 colher (de chá) de adoçante líquido 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio 1 chávena de farinha integral 2 claras Preparação Pica-se grosseiramente as tâmaras. Retira-se do lume e junta-se o bicarbonato de sódio. o adoçante e a farinha. Coloca-se a forma numa caçarola com água a ferver. Deita-se a água por cima. Deita-se numa forma de pudim untada. às quais se retirou previamente os caroços. Cobre-se com papel vegetal e depois com papel de alumínio. ao levantar fervura.

Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia

Pudim de tâmaras especial
Ingrediente Principal: Tâmara

Ingredientes 2 chávenas de tâmaras descaroçadas 1 chávena de água 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio 1 colher (de chá) de adoçante líquido 1 chávena de farinha integral 2 claras Preparação Pica-se grosseiramente as tâmaras. Deita-se água por cima. Vai ao lume e, ao levantar fervura, cozinha-se em lume brando aproximadamente 10 minutos. Sai do lume e adiciona-se o bicarbonato de sódio, o adoçante e a farinha. Bate-se as claras em castelo e juntase á mistura de tâmaras. Deita-se numa forma de pudim untada, com capacidade para 4 chávenas. Cobre-se com papel vegetal e, de seguida, com papel de alumínio. Coloca-se a forma numa caçarola com água a ferver. Tapa-se e cozinha em banho-maria durante uma hora. Vai à mesa quente.

58

Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia

Quiche de laranja

Ingredientes Ovo: 2 gemas Água: 4 dl Farinha: 100 g Farinha maisena: 30 g Manteiga: 50 g Sal q.b. Para o recheio Laranjas: 6 Açúcar: 270 g Ovos: 2 Leite: 3 dl Manteiga: 50 g Farinha maisena: 60 g Natas: 50 g Preparação Mistura-se todos os ingredientes até obter uma massa consistente. Faz-se com esta massa uma bola e reserva-se durante 1 hora.Depois, estende-se a massa e forra-se com ela uma forma de tarte que vai a cozer durante 10 minutos em forno a 130ºC.Descasca-se as laranjas e corta-se a casca em tiras finas. Vão ao lume, com água, até ferver. Escorra a água da fervura e adicione 200 g de açúcar e 5 dl de água limpa. Vai, novamente, ao lume para ferver durante 30 minutos. A casca de laranja estará, então, cristalizada.Numa tigela mistura-se os ovos inteiros com as gemas e o restante açúcar. O leite deve ferver com a manteiga. Espreme-se o sumo às 6 laranjas e bate-se as natas.Ao sumo de laranja junta-se a farinha maisena e deita-se num tacho. Junta-se a mistura de ovos, a do leite
59

Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia

e as natas batidas. Mistura-se tudo firmemente. Vai a ferver durante 12 minutos, sem deixar de mexer. Retira-se e deixa-se descasar 30 minutos.Enche-se a tarte com o creme e, sobre o preparado, espalha-se a casca de laranja.

Semifrio de Amêndoa
Ingrediente Principal: Amêndoa

Ingredientes 500 g de fruta fresca 1 lata de leite condensado 150 g de miolo de amêndoa com pele e moído 10 folhas de gelatina 0,5 dl de leite 7 dl de natas Preparação Arranje a fruta e corte-a aos pedaços pequenos. Reserve uma parte para decoração. Coloque metade do que sobrou no fundo de uma forma e reserve a restante. Misture o leite condensado com o miolo de amêndoa. Entretanto demolhe as folhas de gelatina em água fria, por cerca de 3 minutos. Escorra-as e leve a lume brando com o leite, mexendo até derreterem. Envolva no leite condensado e reserve. Batas as natas bem firmes e incorpore-as ao creme anterior. Tranfira metade deste preparado para a forma. Cubra com a restante fruta e termine com o preparado que restou.
60

Na hora de servir mergulhe em água quente até metade da sua altura e desenforme.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Leve ao figorífico a solidificar. 61 . coloca-se uma ou mais bolas de gelado e as rodelas de banana à volta. Corta-se as bananas em rodelas. No prato que vai à mesa. Stracciatella com banana Ingrediente Principal: Gelado Ingredientes Gelado stracciatella 2 bananas 200 g chocolate de leite Preparação Num recipiente. derrete-se o chocolate em banho-maria. Decore com a fruta. Cobre-se com o chocolate quente.

adicionar o açúcar e bater novamente.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Sublime de morangos com amoras Ingredientes Morangos: 1.5 l.5 kg Amoras: 100 g Palitos La Reine: 300 g Açúcar em pó: 6 colheres de sopa Natas: 3 pacotes Leite: 0. à temperatura ambiente Preparação Reduzir os morangos a puré e adicionar as amoras. natas e puré até 62 . Bater as natas até ficarem firmes. Colocar uma camada de puré de morangos e depois uma de natas. Colocar novamente uma camada de palitos. Embeber os palitos no leite e forrar o fundo de um pirex rectangular com os palitos.

No prato que vai à mesa. Colocar no frigorífico 3 horas antes de servir para ficar bem fresco. coloca-se uma ou mais bolas de gelado e as 63 .Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia terminarem os ingredientes (a última camada deverá ser de natas). Stracciatella com banana Ingredientes Gelado stracciatella 2 bananas 200 g chocolate de leite Preparação Num recipiente. Corta-se as bananas em rodelas. derrete-se o chocolate em banho-maria.

64 . Cobre-se com o chocolate quente. Ovo: 1 Manteiga derretida: 80 g Leite morno: 1 dl Maçã: 5 Sultanas: 50 g Limão: 1 Canela em pó: 1 colher de café Ovo para pincelar Manteiga para untar Açúcar em pó para polvilhar Farinha para polvilhar Leite condensado: 1 lata Preparação Prepare a massa.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia rodelas de banana à volta. Strudel de maçã Ingredientes Farinha: 200 g Sal: q.b. Açúcar: q.b.

Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Deite a farinha num recipiente. Sirva morno ou frio. polvilhe com a canela. o ovo e a manteiga. abra-lhe uma cavidade ao meio. mexendo sempre até obter uma massa homogénea. deitelhe aí o sal. Espalhe por cima a maçã com o leite condensado. depois tapar com uma camada de chantilly e de seguida uma 65 . o açúcar. Junte-lhe o leite. misture. junte as sultanas e a raspa de limão. Com o rolo estenda a massa em cima de um saco polvilhado com farinha até ficar com espessura quase transparente. Deite-as numa tigela. Numa taça de ir à mesa. Prepare o recheio. Feche bem as pontas. Coloque-a dentro de um saco de plástico e leve-a ao frio de um dia para o outro. Surpresa de morangos Ingredientes Natas: 2 pacotes Açúcar: 100 g Suspiros: 200 g Morangos (lavados): 500 g Preparação Bater as natas com 100 gramas de açúcar até ficar em chantilly. junte-lhes o leite condensado e misture delicadamente. corte-as ao meio. Retire. retirelhes as sementes e corte-as em meias-luas finas. deixe arrefecer um pouco e polvilhe com açúcar em pó. a pouco e pouco. colocar no fundo uma camada de suspiros aos bocados. pincele com ovo batido e leve ao forno a 180ºC durante 50 minutos. Descasque as maçãs. enrole a massa com a ajuda do pano e coloque num tabuleiro untado com manteiga.

de natas e de morangos. Continuar a fazer camadas de suspiros. Vai ao frigorífico.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia camada de morangos cortados aos bocados. A última camada tem de ser de morangos. Taboulé de frutas Ingrediente Principal: Açúcar Ingredientes ½ saquinho de açúcar baunilhado 125 g de sêmola média 1 colher de açúcar (ou adoçante) 66 .

juntamente com o açúcar e o sumo de meio limão.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia 1 maçã 1 pêra 1 laranja 1 kiwi 100 g de uvas brancas 1 limão hortelã fresca Preparação Macera-se a frio. cortadas em cubos. a fruta. Mistura-se a sêmola. o sumo de ½ limão e a hortelã picada. No momento de servir. mistura-se a sêmola com a salada de frutas. aproximadamente durante duas horas. Deita-se 13 cl de água a ferver. o açúcar baunilhado. Tapa-se e deixa-se subir. Tarte de maçã com leite condensado Ingredientes 1 lata de leite condensado 2 maçãs 1 pacote de natas 67 .

Partir as maçãs aos cubos e colocar sobre a massa. bate-se as natas com o leite condensado e a farinha maisena. depois leva-se ao lume até ficar cremoso. Colocar sobre as maçãs e levar ao forno.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia 1 colher de sopa de farinha maisena 1 base de massa quebrada Preparação Untar a tarteira com manteiga e forrá-la com a massa quebrada. Faz-se o preparado do recheio. Tarte de cenoura e laranja Ingredientes 68 .

69 . o sumo e a raspa das laranjas. Unte uma tarteira com fundo fixo. a 160ºc. Junte as gemas. deite o preparado e leve ao forno previamente aquecido cerca de 45 minutos. amêndoa e a farinha.Formador: Chefe Mestre Pasteleiro Fernando Correia Cenoura bem cozida e passada: 500 g Açúcar: 500 g Ovos: 4 Farinha com fermento: 5 colheres de sopa Laranjas (raspa e sumo): 2 Amêndoa (com pele triturada): 250 g Preparação Bata muito bem o açúcar com a cenoura passada. Polvilhe com açúcar em pó. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful