You are on page 1of 13

Introdução Tormenta é um cenário medieval para bases de jogos de RPG.

Como qualquer cenário, possui fantasias em lugares imaginários, que podem auxiliar os mestres e os jogadores em suas partidas de RPG. Toda a ação de Tormenta se passa em Arton, que é o “mundo” propriamente dito. Um “mundo” repleto de elementos fantásticos, que combinados geram horas e horas de bons jogos. Arton é uma terra de classes diversificadas, onde há cavaleiros, camponeses, magos... E claro, possui uma diversificação de raças, como humanos, elfos, meio-elfos, halflings, anões, etc. A Tormenta A princípio, os jogadores pensam que o mundo é a Tormenta. Mas não. Não se sabe exatamente o que é a Tormenta, mas se sabe que é algo devastador, que inclui demônios terríveis pelo meio. No mais, já não bastava os inúmeros problemas de Arton, a Tormenta surge, segundo boatos, como uma chuva de demônios, que destroem tudo o que vem pela frente, e após dominar a terra atacada, afundam em desgraça, e literalmente, enterram a cidade, e ninguém, nem mesmo os maiores heróis e guerreiros, tem coragem de ir até lá. Um exemplo é a Tamu-ra, uma região ao norte de Arton, longe do reinado, onde todos viviam em paz, até que, repentinamente, o clima começou à mudar, mas, todos pensavam que seria uma mudança climática comum, com grandes tempestades. Mas as tempestades eram terríveis, e, muito rapidamente, mataram quase todos os habitantes da Tamu-ra, e dominaram completamente a região, só restando alguns samurais que fugiram para o reinado.

ao final da guerra. que cai sobre Arton. Allihanna. guerrearam entre si durante bilhões de anos. há sete bilhões de anos atrás. preenche todos os oceanos. E o grande oceano molda essa vida em infinitas criaturas. assim. chora. houve um empate. e com uma só lágrima.A formação de Arton Arton surgiu de uma forma inexplicável. o nada e o vazio se uniram para formar Arton e os 20 deuses maiores que formariam o Panteão. Arton recebeu doze horas de luz e doze horas de escuridão. incluindo os elfos-do-mar. deusa da cura. a Deusa da natureza. com as suas mãos molda os seres . Lena. respectivamente. Azgher e Tenebra. deuses do Sol e da Noite.

deusa da ambição. Ragnar. e surgem os primeiros anões. Hyninn. e diz que esta raça é destinada à desbravar Arton. e superar os próprios deuses. que na época ainda era um deus menor. cria a raça humana. que se arrastam para a terra firme. Valkaria. Os elfos nascem de Glórienn. de uma região distante. Wynna cria o povo fada que ocupa a Pondsmânia.vivos. Os deuses Khalmyr e Tenebra se apaixonam. cria os primeiros halflings. na época também um deus menor. cria os goblinóides. . até hoje desconhecida.

Milhões de seres vivos habitam o Reinado. Uma das expedições melhor sucedidas na empreitada foi aquela organizada por Khalil de Gordimarr. este passou a temer ataques das criaturas do continente norte. apenas a parte sul do continente – Lamnor – era habitada. Poucas pessoas conseguiam ultrapassar o Istmo de Hangpharsyth e adentrar mais que poucos quilômetros dentro do novo território. incluindo Deheon. prosperidade. Aqueles que conseguiram este grande feito se depararam com um lugar selvagem. apenas quarenta retornaram com vida. Apesar de toda essa grandeza. era uma área desconhecida e temida. Depois de vários conflitos entre os reinos. Há muito tempo atrás. Possui as maiores nações. Após entregar seu relato a Protas III. Khalil recebeu então a ordem de supervisionar a construção de uma cidade-fortaleza no Istmo de Hangpharstyth. de todos os tipos de raças e classes. Remnor. a parte norte. Novas expedições não voltaram a ser realizadas. surgiram as primeiras expansões para o norte. . regente de Gordinarr. Com a expansão para o norte detida pelo medo do desconhecido e a exploração marítima dificultada pelo litoral abaixo ou escarpado da costa artoniana. o Reinado se formou como herança de um dos capítulos mais tristes da história de Arton. e todos os reinos vizinhos. Ali a civilização havia se formado e grandes reinos dominavam a região. que foi povoado e nomeado: O Reinado. o reino-capital.O Reinado O reinado é o maior centro populacional de Arton. pelo temor de que mais vidas pudessem ser perdidas a troco de nada. O possível sempre temido ataque do norte jamais ocorreu. cheio de criaturas perigosas e tribos bárbaras. O forte foi contruído e noemado Khalifor – em homenagem a Khalil. Era composta de 150 homens. seu primeiro governante. reinos maiores começaram a voltar seus olhos para a expansão territorial dentro de Lamnor.

florestas. Características: Planície entrecortada por colinas. Khalifor. Regente: Rainha Thanthalla-Dhaedelin. Khalmyr e Tanna-Toh Regente: Imperador-rei Thormy. Ridembarr. Clima: Subtropical. Clima: Temperado a oeste. Lena. Regente: Balek III Nome: Pondsmânia. temperado ao sul. lagos e rios. Selentine. Clima: Tropical . Vila Questor. florestas. subtropical no centro e leste. Cidades de Destaque: Linnanthas-Shaed. Divindades Principais: Valkaria. Divindades Principais: Khalmyr e Thyatys. Divindades Principais: Wynna. Cidades de Destaque: Valkaria. o reino arquipélago Características: Arquipélago vulcânico próximo a costa sul de Arton. o reino das fadas Características: região densamente florestal na floresta de Greenaria. Molok. Nome: Tyrondir. Cidades de Destaque: Cosamhir. lagos e rios. Villent. o reino da fronteira. Bek'Ground. o reino capital Características: Planície entrecortada por colinas. Palácio-cidade de Hayall. Alihanna. Nome: Khubar. Pequena colina.Os Reinos Nome: Deheon. Gorendill. Clima: Subtropical ao norte.

Regente: Borandir Silloherom. Allihanna. Nome: Namalkah. Clima: Frio ao norte. Divindades Principais: Hippion. Cidadela do Mal. Khalmyr e Alihanna. Ralandar. Megalokk. florestas. Alihanna. Marah. Divindades Principais: Grande Oceano. Nome: Zakharov. Sordh. Nome: Lomatubar. o reino da praga Características: Floresta entrecortada por planícies e colinas. Cambur e Ith Divindades Principais: Keenn. o reino das armas Características: Planície entrecortada por colinas. Cidades de Destaque: Barud. Regente: Khulai-Hûk. Lena. rios e lagos. Vila Alkeran. Clima: temperado Cidades de Destaque: Milithiann. o reino da magia proibida Características: floresta entrecortada por planicies e colinas. Yron. o reino dos cavalos Características: Planícies. Clima: Subtropical Cidades de Destaque: Palthar. . Tanna-Toh Regente: Conde Ferren Asloth. campos e pradarias entrecortadas por colinas e florestas. temperado ao sul. Divindades Principais: Khalmyr. Nome: Portsmouth. Nimb. Lena.Cidades de Destaque: Havanah. Suth-Eleghar. Regente: Khltak Sedmoor.

Clima: Temperado ao norte e subtropical no sudeste e no centro. Trandia. Aldeia dos centauros. Divindades Principais: Khalmyr. o reino gelado . Nome: Petrynia. Rhond. Cidades de Destaque: Hockly. Cidades de Destaque: Altrim. Lena Regente: Jedmah Roddenphord. o reino das histórias fantásticas Características: Florestas entrecortadas por planícies e colinas Clima: Frio ao norte temperado ao sul. Curanmir. Allihanna. o reino da guloseima. Cidades de Destaque: Zakharin. Características: Planície entrecortada por florestas e colinas. o reino da boa sorte Características: Floresta entrecortada por planícies e colinas. Wynna e Tibar. Nome: Fortuna. Swonn. Nome: Hershey. Ashvenn. Malpetrim. Khalmyr. Regente: Godin Idelphatt. Nome: Montanhas Uivantes. Regente: Walfengarr Roggandin. Clima: Temperado. Cidades de Destaque: Nimbarann. temperado ao sul. Divindades Principais: Khalmyr. Clima: Frio ao norte. Regente: Hosur Allim. Divindades Principais: Nimb. Yuvalinn. Divindades Principais: Keen. Trokhard. Luvian. Khalmyr.

Cidades de Destaque: Ghallidtryx. Cidades de Destaque: Vallahim. Divindades Principais: Keen. Tanna-Toh. Clima: Temperado. Nome: Sckharshantallas. Lena. Características: Planicies e pradarias entrecortadas por colinas e florestas. Gallienn. rei dos dragões vermelhos. . Lena. Sckhar. Khalmyr. Follen.Características: Terreno montanhoso com vales e lagos. Gravanir. Clima: Glacial. Regente: Sckhar. Khalmyr. Thenarallann. o exército com uma nação. Divindades Principais: Beluhga. Allihanna. o reino do dragão Características: Campos e savanas entrecortados por florestas e colinas. Nome: Yuden. Divindades Principais: Megalokk. Regente: Principe MitkovYudennach III Nome: Tollon. Warton. Cidades de Destaque: Kannilar. Cidades de Destaque: Nenhuma. Allihanna. Divindades Principais: Khalmyr. Khershangallas. Trodarr. Clima: Subtropical. Clima: Quente. rainha dos dragões brancos. Regente: Beluhga. Durtras. Drekelllar. Regente: Solast Arantur. Ligeira atividade vulcânica no norte. Keen. o reino da madeira Características: Totalmente florestal.

Divindades Principais: Allihanna. Clima: Tropical Cidades de Destaque: Crovandir. Qualist. Nome: Wynlla. Ergonia. Tanna-Toh. Galleann. Forte Amarid. Regente: Guryann Sayeloth. Khalmyr. Regente: Conselho de Wynna. Khalmyr. Nome: Salistick. Prodd.Nome: Trebuck. Regente: Lady Shivara Sharpblade. o reino da magia Características: Planícies e colinas. Goridrian. Divindades Principais: Nenhuma Regente: Prodinn Aghmen. Tenebra. . Clima: Subtropical no centro e ao norte. o reino sem deuses Características: Floresta cercada por colinas. tropical ao sul. Ghord. Divindades Principais: Wynna. Cidades de Destaque: Yuton. Características: Florestas entrecortadas por colinas e platôs. Nimb. Clima: Temperado. Keen. Divindades Principais: Khalmyr. o reino da tormenta Características: Campos e savanas entrecortados por florestas e colinas. Clima: Temperado. Cidades de Destaque: Sophand. os reinos menores. Cidades de Destaque: Grael. Kresta. Nome: União Púrpura.

Marah. o reino da intriga Características: Vales e planícies entrecortados por morros e colinas. desértica ao norte montanhosa ao sul. Regente: Tildo Didowicz. reino dos Halflings Características: Península florestal. prefeito das colinas. Kriegerr Divindades Principais: Allihanna.Nome: Collen. Marah. Grande Oceano. Vila Nessie. Khalmyr. Clima: Subtropical Cidades de Destaque: Tharthann. Nome: Tapista. Vollendann. Calacala. o reino dos olhos exóticos. Khalmyr. . Thyatis. Regente: Lord Godfrey Hogarth. temperado ao sul. Clima: Subtropical. Clima: Tropical ao norte e sudoeste. Marma. Características: Planicie cortada pelo Rio dos Deuses. Cidades de Destaque: Hreen. o reino dos minotauros. Talinthar. Tanna-Toh. Regente: Príncipe Aurakas. Nome: Hongari. Clima: Temperado Cidades de Destaque: Colina dos bons Halflings. Divindades Principais: Hyninn. Triunphus. Nimb. Tanna-Toh. Midron. Hyninn. Allihanna. Características: Totalmente florestal. ligeira atividade vulcânica a oeste. Nome: Ahlen. entrecortadas por colinas e planícies. Megalokk. Divindades Principais: Nimb. Divindades Principais: Tauron (Divina Serpente). Cidades de Destaque: Tiberius.

Nome: Bielefeld. Clima: Tropical a oeste. Khalmyr. Nome: Sambúrdia. Tallban. Clima: Subtropical a temperado. Lena. o 'novo lar' Características: Florestas a oeste. subtropical ao sul.Regente: Thorngald Vorlat. Collarthan. Tyros. Mehnat. Divindades Principais: Allihanna. . Nome: Callista. o lar da ordem e da luz Características: Planície entrecortada por colinas e florestas. Clima: Temperado. Cidades de Destaque: Roschfallen. Wynna. Norba. Clima: Temperado Cidades de Destaque: Yukadar. o reino sob ataque Características: Planicie entrecortada por muitos rios menores. Divindades Principais: Khalmyr. Cidades de Destaque: Sambúrdia. Cidades de Destaque: Fross. planícies a leste e sul. Tanna-Toh. Regente: Beldrad Isoltorn. Highter. Portfeld. Crisandir. Regente: Wyr Thorngrid. Lena. subtropical a leste. Divindades Principais: Khalmyr. Regente: Igor Janz Nome: Nova Ghondriann. o celeiro de Arton Características: Densamente florestal. Ankhorandir.

À sua volta formou-se a maior metrópole humana do mundo. contudo. deus da morte entre os goblinóides. Tillian foi aprisionado em um corpomortal. Foi permitido a ela conservar o seu lugar no Panteão. Nerelim Regente: Planthor Drako. . Dentro das fronteiras de sua cidade seu nome é lembrado e seu poder é atuante. caos. O Terceiro foi enterrado. arquitetou um plano para tomar o poder dos outros deuses para ela e seus parceiros. ludibriada por Tillian. a vida e a morte e assim surgiram os muitos povos que habitam Arton. Como era de se esperar. terra. foi criado o panteão. pelo nada e o vazio. O Panteão Após a criação de Arton. condenado a vagar ensandecido por Arton. o ambicioso plano foi descoberto antes que pudesse ser colocado em prática. Allihanna. paz. filho de nimb. outras divindades acenderam a condição de destaque no Panteão: o trapaceiro Hyninn. entretanto. soterrado pelo solo em algum lugar desconhecido. justiça. Com a queda de dois dos vinte deuses principais. e cada um com seus orgulhos. e Ragnar. fogo. Assim surgiram os elementos básicos. os deuses sempre trabalhavam juntos. ninguém mais se lembra da deusa da ambição. Reunidos. Seu corpo foi transformado em pedra. surgiram conceitos como honra. Lena. na forma de uma gigantesca estátua. e cada um contribuía com o que tinha de melhor. ar. Fora dela. Nimb. luz e trevas.Divindades Principais: Khalmyr. como uma estranha homenagem póstuna. os outros dezessete decidiram a punição para os três traidores. Valkaria sofreu a mais branda. local onde ficaria os 20 deuses maiores. água. para um Arton melhor. O Plano dos 3 Deuses “Traidores” Valkaria uma das deusas. Apesar de serem divididos. mas não sua liberdade.

Tanna-Toh: deusa do conhecimento. da morte e dos goblinóides Sszzaas: deus da intriga. Glórienn: deusa dos elfos terrestres. das festividades e dos bardos. do fogo e povos do deserto. Wynna: deusa da magia e dos magos. Thyatis: deusa da profecia e da ressurreição. Keen: deus da guerra e destruição. juntamente com Nimb. dos anões. do acaso. Lena: deusa da vida. Hyninn: deus da trapaça e dos ladrões. da proteção dos fracos. dos anões. escribas bardos e povos civilizados. . da ordem. rival de Khalmyr no comando do Panteão. dos marinheiros. do dia. Khalmyr: deus da justiça. Lin-Wu: deus dragão do povo oriental de Tamu-ra. mortos-vivos e das criaturas noturnas e subterrâneas. Azgher: deus do sol. traição e das serpentes venenosas. minotauros e povos sauróides. Ragnar: deus menor dos bugberas. coragem. Marah: deusa da paz. amor. e da raça humana. Nimb: deus do caos. alegria. Grande Oceano: deus dos mares. da sorte e do azar. Ele comanda o resto de Panteão. paladinos e cavaleiros. Tenebra: deusa da noite. da luz. Megalokk: deus dos monstros. Valkaria: deusa da ambição. e povos bárbaros. das trevas. Tauron: deus da força. povos e criaturas marinhas.Lista dos 20 deuses: Allihana: deusa da natureza. da fertilidade e da cura. das aventuras. druidas. elfos-do-mar.