You are on page 1of 24

CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013

Prof. Mario Gonzalez Aula Demonstrativa Noções de Microeconomia: O Mercado: as curvas de oferta, demanda e o equilíbrio de mercado Olá pessoal, É com grande satisfação que apresento este Curso de Microeconomia para o ICMS SP 2013. Minha missão é conduzi-lo pelo caminho das pedras na disciplina de Microeconomia. Como é nosso primeiro contato vou falar um pouco sobre esta disciplina e minha metodologia nas aulas. Sabemos que o edital para este concurso está na rua, não é mesmo?! O legal é lhe dizer que esta disciplina pouco muda de ano para ano. E mais, o que se aprende aqui você aproveita para outros concursos correlatos. Outra coisa bacana é que mesmo sendo um concurso do Estado de São Paulo a cobrança recai também a nível federal. Serão disponibilizadas as aulas na seguinte cronologia: AULA 00 AULA 01 21/01 AULA 02 28/01 AULA 03 04/02 AULA 04 18/02 Noções de Microeconomia: O Mercado: as curvas de oferta, demanda e o equilíbrio de mercado Estática comparativa, alocação eficiente. Restrição orçamentária, preferencias, utilidade e escolha do consumidor. Efeitos dos impostos e subsídios sobre a escolha do consumidor. Elasticidades: preço da demanda, renda da demanda e cruzada. Bens normais, bens inferiores, bens de luxo. Bens complementares e substitutos. O excedente do consumidor e do produtor, variações do nível de excedente como medida de bem estar. A escolha do nível de produção, maximização de lucros: restrições tecnológicas, isoquantas, a curva de possibilidades de produção, taxa técnica de substituição, a lei dos rendimentos decrescentes, curto e longo prazos em microeconomia. Curvas de custos: custos variáveis, fixos, médios e marginais. Oferta da empresa e do Mercado. Concorrência Perfeita: o significado econômico de lucro zero.

AULA 05 25/02

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

1

CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013
Prof. Mario Gonzalez

AULA 06 11/03

Monopólio: maximização dos lucros em monopólio. Falhas de Mercado: Externalidades e ineficiência de mercado. Externalidades positivas e negativas. Soluções privadas para o problema das externalidades. Teorema de Coase. Custos de Transação e os limites das soluções privadas ao problema das externalidades. Politicas Publicas para as externalidades: Regulamentação. Impostos e subsídios de Pigou e seus efeitos sobre a eficiência de mercado. Licenças Negociáveis para Poluir. Bens Públicos e Recursos Comuns: Bens Rivais e não Rivais, bens excludentes e não excludentes. O Problema do Carona. Recursos comuns: conceituação e exemplos, a tragédia dos comuns.

AULA 07 18/03

A formatação foi preparada para que você se sinta apto e estimulado a compreender e aproveitar da maneira adequada tudo o que lhe for apresentado, sentindo-se confiante para fazer uma boa prova sem nervosismos. É importante que você não se sinta envergonhado ao expor suas dúvidas no nosso “FORUM DE DÚVIDAS”, uma vez que a dúvida de hoje pode aparecer em forma de questão no dia da prova! Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os professores gostam muito de responder às dúvidas dos alunos, porque provam que eles estão estudando e se esforçando para fazer o seu melhor.

Dica:O fórum é uma das principais vantagens de um curso on-line. Em uma sala de aula, a troca de experiência tende a ser limitada. Mas, quando se colocam as pessoas em um fórum de discussão, não existe inibição. É chato pedir a palavra para o professor e falar uma besteira. Entretanto, escrever uma besteira no fórum ninguém liga: faz parte do processo de aprendizagem. Esse talvez seja o principal ganho, o principal bônus.

Antes de avançarmos vou me apresentar para que me conheçam um pouco melhor. Eu me chamo Mário Gonzalez, sou mestre em economia pela UERJ, sou servidor público federal a mais de 5 anos. Em 2008, entrei na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com professor de economia, depois fui servidor do DETRAN-RJ, DATAPREV e Eletrobras. Fiz várias provas de concursos e ministrei aulas em

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

2

Fica a dica: Mesmo sem o conhecimento prévio da matéria opte por tentar resolver as questões.canaldosconcursos. O mais importante é o retorno de sucesso de cada um. quando tratarmos do assunto relacionado a essas questões que você tentou realizar você estará maximizando a consolidação do conhecimento. Dessa forma.com.br/curso_pdf 3 . Espero que aproveitem nosso material. www. vamos então a nossa aula demonstrativa. inclusive para à ANPEC. Essa prática irá minar o seu cérebro com lacunas a serem preenchidas com nossos estudos. como docente na Àfrica em Angola sempre ministrando cadeiras de economia. Bem pessoal. Atuei. O sentimento de missão cumprida é imenso. mais que estudar você estará aumentando o seu leque de conhecimento e não se esqueça que apenas uma questão pode fazer a diferença entre ser aprovado ou não.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. Seja um entusiasta da matéria. feitas as considerações iniciais. também. Use o bom senso e tome a decisão. Mario Gonzalez pós-graduação e cursos preparatórios.

estará estimulado a vender maiores quantidades do produto quanto maior for seu preço. são vendidas cada vez menos quantidades do produto. por sua vez.br/curso_pdf 4 . e trabalha com a noção de escassez.canaldosconcursos. O principal objetivo da Teoria Econômica é analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia. Procura respostas para o processo de alocação de recursos pelas empresas e consumidores. A Microeconomia estuda o comportamento dos consumidores e das empresas. • • • • • • Consumo individual Comportamento das empresas Salário dos consumidores e classes Comportamento de mercados específicos (Ex: commodities) Subsídios Fatores de Produção O vendedor. demanda e o equilíbrio de mercado A Economia trata do comportamento do mercado. dando origem à curva da oferta. Na medida em que o preço cai. www. Com o objetivo de analisar o processo de determinação de preços e quantidades a Teoria Microeconômica preserva em sua análise as características individuais de cada bem e de cada fator de produção. sendo visualizada de forma individual ou setorial. ou seja. Mario Gonzalez Noções de Microeconomia: O Mercado: as curvas de oferta.com.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. não há recursos disponíveis suficientes para suprir todas as necessidades econômicas.

quando as pessoas passam a gostar mais de determinado bem. E também devido a mudanças de renda que causam deslocamentos no consumo ou devido a mudança nas expectativas dos consumidores. dando origem a curva de demanda. Já Bens Complementares: são aqueles que quando aumenta o preço de um bem diminui a demanda por outro). mesmo que não haja alteração de preço. Oferta é expressa pela quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em diferentes níveis de preço. de D1 para D2. O consumidor tende a comprá-lo mais. são adquiridas cada vez menos quantidades do bem.br/curso_pdf 5 .CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. Na medida em que o preço sobe. aumentam os benefícios com o consumo deste. Ocorre também o deslocamento da curva de demanda devido a mudanças nos preços de bens relacionados: Bens Substitutos e Bens Complementares (Bens Substitutos: são aqueles que quando aumenta o preço de um bem aumenta a demanda por outro.com. Mario Gonzalez A demanda é expressa pela quantidade de bens que os consumidores estão dispostos a adquirir em diferentes níveis de preços. www. O consumidor será mais estimulado a adquirir maiores quantidades de determinado produto quanto menor for seu preço.canaldosconcursos. A curva de demanda se desloca para a direita. Os gostos podem mudar.

com tudo mais permanecendo constante. A relação entre o preço e a quantidade ofertada é dada pela lei de oferta: quando o preço de um bem se eleva. a quantidade ofertada do bem também aumenta.com. Muitos fatores podem alterar a quantidade produzida pelos empresários. Outro fator muito importante diz respeito à mudança tecnológica que pode aumentar a produtividade e reduzir os custos www. os lucros aumentam e os produtores são incentivados a produzir mais. quando o preço do produto sobe no mercado.br/curso_pdf 6 .canaldosconcursos. Mario Gonzalez Já na Oferta.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. O aumento do preço dos insumos reduz a quantidade produzida e desloca a curva da oferta de S1 para S3.

diz-se que o mercado está em equilíbrio. a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada. a quantidade ofertada é maior do que a quantidade demandada. www. Mario Gonzalez de produção. Quando juntamos a curva da oferta com a curva da demanda. Se o preço do produto de mercado for superior ao preço de equilíbrio. pois. quando isso ocorre. aumentando as quantidades ofertadas.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof.canaldosconcursos. o número de unidades que os consumidores querem comprar é igual ao número de unidades que os produtores desejam vender. pelo preço de mercado. deslocando a curva da oferta de S1 para S2.com.br/curso_pdf 7 . temos a quantidade de equilíbrio. tem-se um excesso de oferta. Quando as duas curvas se encontram.

Nesse caso. www.canaldosconcursos.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. ou seja. Mario Gonzalez No caso oposto.com. o preço de mercado é menor do que o preço de equilíbrio.br/curso_pdf 8 . a quantidade demandada (Qd) é maior do que a quantidade ofertada (Qs) A seguir várias possibilidades de deslocamento da curva de demanda e as suas consequências nos preços. existe um excesso de demanda.

Mario Gonzalez A seguir várias possibilidades de deslocamento da curva de oferta e as suas consequências nos preços. www.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof.com.br/curso_pdf 9 .canaldosconcursos.

com.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. Mario Gonzalez A seguir várias possibilidades de deslocamento da curva de oferta e demanda e as suas consequências nos preços.canaldosconcursos.br/curso_pdf 10 . www.

Mario Gonzalez www.canaldosconcursos.com.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof.br/curso_pdf 11 .

canaldosconcursos.com.br/curso_pdf 12 .CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. Mario Gonzalez www.

Errado. quando se altera a renda dos consumidores.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. quando se altera o preço dos insumos de produção desse bem. c) Alterações no preço de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrência perfeita ocorrem ao longo da curva de demanda. Mario Gonzalez QUESTÕES COMENTADAS 1. Errado. quando se altera o preço de bens complementares. Alterando a renda dos consumidores se desloca a curva de demanda provocando um novo equilíbrio. Orçamento e Finanças Públicas .2010 . Nessa afirmativa se desloca a curva de demanda provocando um novo equilíbrio e não ao longo da curva. b) em função de deslocamentos da curva de demanda. Quando se altera os preços dos insumos de produção há um deslocamento da curva de oferta.Prova: FCC . Correto. quando se modifica a quantidade de consumidores no mercado.Prova 2 Alterações no preço de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrência perfeita ocorrem a) ao longo da curva de demanda. b) Alterações no preço de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrência perfeita ocorrem em função de deslocamentos da curva de demanda.canaldosconcursos. e) ao longo da curva de demanda. quando se modifica a quantidade de consumidores no mercado. Alterações no preço de bens complementares deslocamento da própria curva de demanda e não sobre a curva causa o d) Alterações no preço de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrência perfeita ocorrem em função de deslocamentos da curva de demanda.SEFAZ-SP . quando se modificam as preferências dos consumidores. c) ao longo da curva de demanda.Analista em Planejamento. www. provocando um novo equilíbrio e não o deslocamento da curva de demanda.com. quando se altera o preço dos insumos de produção desse bem. quando se altera o preço de bens complementares. d) em função de deslocamentos da curva de demanda. quando se altera a renda dos consumidores. Errada. Comentários: a) Alterações no preço de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrência perfeita ocorrem ao longo da curva de demanda.br/curso_pdf 13 .

BAHIAGÁS . Desta forma.br/curso_pdf 14 .2010 .1 p e) q = 30.com. na qual "q" expressa à quantidade demandada por cada consumidor aos diferentes níveis de preço.000 — 0.Auditor Público Externo Economia Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre os principais fatores que afetam as curvas da oferta e da demanda. logo Q = 50q.Analista de Processos Organizacionais .000 — 0. 50q = 30. 2.000 — 5p onde: Q = quantidade do bem X demandada no mercado p = preço do bem X Há 50 consumidores que participam do mercado do bem X.05 p c) q = 6.Economia No mercado do bem X. quando se modificam as preferências dos consumidores.000-5p Logo. Mario Gonzalez e) Alterações no preço de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrência perfeita ocorrem ao longo da curva de demanda. Se todos os consumidores tiverem as mesmas preferências. Errado.2011 . a curva de demanda de mercado é representada pela equação a seguir: Q = 30.5 p Comentários: Há 50 consumidores que participam do mercado do bem X. q = 600-0.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. a curva de demanda individual de cada um. Prova: FMP-RS .canaldosconcursos. A seguir indique a opção com a sequência certa: www. Quando se altera a preferencia dos consumidores há o deslocamento da curva de demanda e não ao longo da curva.000 — 0.04 p d) q = 600 — 0. será representada pela equação: a) q = 30.000 — 0.TCE-RS .1p Gabarito letra D 3.Prova: FCC .1 p b) q = 3.

com. ( ) A tecnologia desloca a curva de demanda. mas nada se pode dizer com relação ao preço. Comentários: ( F ) A renda desloca a curva de oferta (Correção Demanda). e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade. b) o preço diminuirá. Ao mesmo tempo. 4. e) não é possível determinar o que ocorre com o preço e a quantidade com as informações do enunciado Comentários: Ocorreram no mercado de soja: Choque de Oferta: redução da produção de soja devido a seca Choque de Demanda: redução da quantidade demandada devido a alteração das preferências dos consumidores. é correto afirmar que: a) a quantidade diminuirá.SEFAZ-RJ . é divulgado um estudo que mostra que o consumo de derivados de soja eleva o risco de problemas cardíacos. www. e não é possível determinar o que ocorre com o preço. e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade. Com base nesses dois eventos.2008 .Fiscal de Rendas . Mario Gonzalez ( ) A renda desloca a curva de oferta. ( ) O preço de outros bens relacionados desloca a curva de demanda do bem procurado.Prova: FGV . ( V ) O preço dos insumos desloca a curva de oferta. c) a quantidade aumentará.Prova 1 Uma seca no Centro-Oeste reduz a produção de soja.br/curso_pdf 15 . Como consequência a quantidade de soja comercializada diminuirá. ( ) O preço dos insumos desloca a curva de oferta. a respeito do preço e da quantidade de equilíbrio no mercado de soja. e não é possível determinar o que ocorre com o preço. d) o preço aumentará. ( F) A tecnologia desloca a curva de demanda (Correção Oferta).CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. ( V ) O preço de outros bens relacionados desloca a curva de demanda do bem procurado.canaldosconcursos.

Correto. Deslocaria a curva de demanda para direita. e) preço de um bem complementar. d) preço do próprio bem.2012 . Comentários: a) preço do bem substituto.Analista Treinee . Prova: FCC . e a curva de demanda será deslocada para a esquerda de sua posição original. Prova: FUNCAB .canaldosconcursos. Uma das causas possíveis é o aumento do a) preço do bem substituto. a demanda do bem complementar também vai diminuir. respectivamente: www. Nesse mesmo mercado. d) preço do próprio bem. Em função do enunciado acima. Logo. sendo que cada um deles apresenta como função demanda a expressão Qx = 24 – 4Px.MPE-RO . O deslocamento da curva de demanda para esquerda reduziria o preço do bem e) preço de um bem complementar. c) número de consumidores. b) poder aquisitivo real dos consumidores. os valores do preço e da quantidade de equilíbrio desse mercado do produto X são.2008 .CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. 6.Analista .Economia A curva de demanda de mercado de um bem normal se desloca para a esquerda de sua posição original. cada um deles seguindo a função oferta dada por Qx = 40 Px. c) número de consumidores. Deslocaria a curva de demanda para direita. b) poder aquisitivo real dos consumidores.Economia Em um determinado mercado do produto X há 2.br/curso_pdf 16 .000 consumidores idênticos. encontram-se 200 produtores análogos na sua forma de produzir. Deslocaria a curva de demanda para direita.com. O aumento do preço do bem complementar faz a quantidade demandada do bem em questão diminuir. Mario Gonzalez Gabarito letra A 5.METRÔ-SP .

000 Comentários: Em equilíbrio temos a função demanda do mercado Dx = 2000 A função demanda de cada consumidor Qd= 2000. Em equilíbrio: 2000. Mario Gonzalez a) Px = $ 0.(24-4Px) = 200.00 e Qx = 24.(40Px) 10.50 e Qx = 32. c) 18.(40Px).50 e Qx = 50.00.2010 . e que sua curva de oferta seja Qs = 80 + 20P.000 c) Px = $ 2. d) 20.(24-4Px) A função oferta Qo = 200 A função oferta de cada fornecedor Qo= 200.000 e) Px = $ 4. b) 72.(24-4Px) = 40Px 240 . a) 720. Demanda. Prova: UFPR .UFPR . Qx = 200.000 d) Px = $ 3.Economista Disciplina: Economia | Assuntos: Oferta e Demanda.3) = 24.20P.00 e Qx = 28.50 e Qx = 43. Encontre o preço de equilíbrio de X nesse mercado.(40.com.canaldosconcursos. Curva de Suponha que a curva de demanda por um produto X seja Qd = 800 . www.40Px = 40Px 80Px = 240 Px = 3.600 b) Px = $ 2.000 Gabarito letra D 7. Equilíbrio de Mercado.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof.br/curso_pdf 17 .

a) A quantidade produzida diminui em 10 unidades. d) A demanda doméstica eleva-se em 20 unidades.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof.2010 – Economista Adaptada A economia do país A possui as seguintes curvas de demanda e oferta por milho: 1) Curva de demanda por milho: q = 70 . Prova: FGV . Comentários: Qd = 800 – 20p Qs = 80 + 20p Qs = Qd 80 + 20p = 800 – 20p 20p + 20 p = 800 – 80 40p = 720 P = 18 Gabarito letra C 8. Suponha que a economia do país A realize uma abertura comercial de sua economia.2p = 10 + 4p 6p=60 p = 10 www.canaldosconcursos. b) A demanda oferta eleva-se em 30 unidades. assinale a alternativa correta.br/curso_pdf 18 .com. Mario Gonzalez e) 880. Comentários: Demanda q = 70 . Com o preço internacional por milho sendo igual a 15. e) A quantidade ofertada iguala a quantidade demandada em 50 unidades.2p Oferta q = 10 + 4p Preço de equilíbrio 70 .2p 2) Curva de oferta por milho: q = 10 + 4p. c) A quantidade produzida aumenta em 10 unidades.

CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof.15 =70 A quantidade produzida aumentou 20 unidades. www.canaldosconcursos. Mario Gonzalez A quantidade produzida (1) Qo =10 + 4p 10 + 4. A demanda inicial era de 50. e depois passou a Qd= 70 .10 = 50 (2) Qo =10 + 4p 10 + 4.15=70-30 = 40.br/curso_pdf 19 .com. logo diminui em 10 Assertiva correta letra E e) A quantidade ofertada é igual a demandada em 50 unidades antes da abertura comercial.2p Qd= 70 – 2.

será representada pela equação: a) q = 30.000 — 0.com.Analista de Processos Organizacionais .Prova 2 Alterações no preço de um bem comercializado em uma estrutura de mercado de concorrência perfeita ocorrem a) ao longo da curva de demanda. quando se altera o preço de bens complementares. a curva de demanda de mercado é representada pela equação a seguir: Q = 30.000 — 0.1 p e) q = 30.2010 .04 p d) q = 600 — 0. Orçamento e Finanças Públicas .000 — 0.2010 . 2. quando se modifica a quantidade de consumidores no mercado. quando se altera a renda dos consumidores.BAHIAGÁS .1 p b) q = 3.br/curso_pdf 20 .000 — 5p onde: Q = quantidade do bem X demandada no mercado p = preço do bem X Há 50 consumidores que participam do mercado do bem X.Analista em Planejamento.Prova: FCC . e) ao longo da curva de demanda. quando se modificam as preferências dos consumidores. na qual "q" expressa a quantidade demandada por cada consumidor aos diferentes níveis de preço.Economia No mercado do bem X.5 p www.000 — 0. Se todos os consumidores tiverem as mesmas preferências.canaldosconcursos. quando se altera o preço dos insumos de produção desse bem. Mario Gonzalez QUESTÕES PROPOSTAS 1. b) em função de deslocamentos da curva de demanda. a curva de demanda individual de cada um.SEFAZ-SP .CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof.Prova: FCC . d) em função de deslocamentos da curva de demanda. c) ao longo da curva de demanda.05 p c) q = 6.

Prova: FGV . d) o preço aumentará. c) número de consumidores. ( ) O preço de outros bens relacionados desloca a curva de demanda do bem procurado.2011 . Ao mesmo tempo.TCE-RS . e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.canaldosconcursos.Prova 1 Disciplina: Finanças Públicas | Assuntos: Microeconomia. c) a quantidade aumentará.2008 .Analista Treinee . é correto afirmar que: a) a quantidade diminuirá.Fiscal de Rendas . d) preço do próprio bem. Mario Gonzalez 3. b) o preço diminuirá.br/curso_pdf 21 .SEFAZ-RJ . ( ) O preço dos insumos desloca a curva de oferta. a respeito do preço e da quantidade de equilíbrio no mercado de soja. e) não é possível determinar o que ocorre com o preço e a quantidade com as informações do enunciado 5. e não é possível determinar o que ocorre com a quantidade.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof. Uma seca no Centro-Oeste reduz a produção de soja. Prova: FCC . e não é possível determinar o que ocorre com o preço.METRÔ-SP . 4. Com base nesses dois eventos. e não é possível determinar o que ocorre com o preço. ( ) A tecnologia desloca a curva de demanda.Auditor Público Externo Economia Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre os principais fatores que afetam as curvas da oferta e da demanda. Prova: FMP-RS . www.com.Economia A curva de demanda de mercado de um bem normal se desloca para a esquerda de sua posição original. Uma das causas possíveis é o aumento do a) preço do bem substituto. A seguir indique a opção com a seqüência certa: ( ) A renda desloca a curva de oferta. é divulgado um estudo que mostra que o consumo de derivados de soja eleva o risco de problemas cardíacos.2008 . b) poder aquisitivo real dos consumidores. e) preço de um bem complementar.

50 e Qx = 32.00 e Qx = 28.UFPR . Suponha que a economia do país A realize uma abertura comercial de sua economia.000 e) Px = $ 4.com.000 consumidores idênticos. d) 20. Nesse mesmo mercado.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof.000 7.50 e Qx = 43. Demanda.2012 . sendo que cada um deles apresenta como função demanda a expressão Qx = 24 – 4Px. b) A demanda oferta eleva-se em 30 unidades. encontram-se 200 produtores análogos na sua forma de produzir. c) 18. Mario Gonzalez 6. e) 880. Prova: FUNCAB .Economia Em um determinado mercado do produto X há 2. b) 72. e que sua curva de oferta seja Qs = 80 + 20P. cada um deles seguindo a função oferta dada por Qx = 40 Px.canaldosconcursos. a) A quantidade produzida diminui em 10 unidades.00 e Qx = 24.2p 2) Curva de oferta por milho: q = 10 + 4p.000 c) Px = $ 2. respectivamente: a) Px = $ 0.Analista . a) 720. Prova: UFPR . Em função do enunciado acima. 8. Encontre o preço de equilíbrio de X nesse mercado. www.20P. Com o preço internacional por milho sendo igual a 15. Equilíbrio de Mercado. os valores do preço e da quantidade de equilíbrio desse mercado do produto X são.50 e Qx = 50. Prova: FGV – 2010 – Economista-Adaptada A economia do país A possui as seguintes curvas de demanda e oferta por milho: 1) Curva de demanda por milho: q = 70 .Economista Disciplina: Economia | Assuntos: Oferta e Demanda.600 b) Px = $ 2.2010 . Curva de Suponha que a curva de demanda por um produto X seja Qd = 800 . assinale a alternativa correta.MPE-RO .br/curso_pdf 22 .000 d) Px = $ 3.

canaldosconcursos. e) A quantidade ofertada iguala a quantidade demandada em 50 unidades. www. d) A demanda doméstica eleva-se em 20 unidades. Mario Gonzalez c) A quantidade produzida aumenta em 10 unidades.br/curso_pdf 23 .com.CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof.

A 05 .D 07 .C 03 -FVVF 08 .D 02 .CURSO EM PDF – MICROECONOMIA – ICMS SP 2013 Prof.com. Mario Gonzalez GABARITO 01 .B 06 .E 04 .br/curso_pdf 24 .canaldosconcursos.E www.