You are on page 1of 8

Wes Roberts & H.

Norman Wright

ntes A
do

Todos os Direitos Reservados. Copyright 1997 para a lngua portuguesa da Casa Publicadora das Assemblias de Deus.

Ttulo do original em ingls: Before You Say I Do Harvest House Publisher Eugene, Oregon 97402 Primeira edio em ingls: 1978 Traduo: Marta Doreto de Andrade Capa: Adaptao Eduardo Souza

173

- tica Familiar Roberts, Wes & Wright, H. Norman ROBa Antes do Sim.../Wes Roberts & H. Norman Wright 1 ed. - Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus, 1997. p.80. cm. 22x28. ISBN 85-263-0115-2 1. tica Familiar 2. Casais

CDD 173 - tica Familiar

Casa Publicadora das Assemblias de Deus Caixa Postal 331 20001-970, Rio de Janeiro, RJ, Brasil 5 impresso-2010

ndice
Um / O que o Casamento / 4 Dois / Unidade e Aceitao no Casamento / 9 Trs / O Amor como Base do Casamento / 12 Quatro / O que Voc Espera do Casamento / 20 Cinco / Alvos para o Casamento / 30 Seis / Satisfazendo Necessidades no Casamento / 33 Sete / Funes, Responsabilidades e Decises / 38 Oito / Parente ou Proscrito a Escolha Sua / 48 Nove / Comunicao / 52 Dez / Conflito (ou Grito de Guerra) / 59 Onze / Finanas / 65 Doze / Sexo no Casamento / 71

Um
1. D a definio de casamento. Qual o seu propsito?

2. Voc acredita que o casamento um contrato? Por qu?

O que Casamento?
Voc est prestes a iniciar a fase que provavelmente a mais importante de sua vida: o casamento. O casamento encerra um interessante e raro potencial. Como definiu um brilhante otimista, casamento o nico jogo onde ambos os jogadores podem vencer, ou ambos perder! Este manual foi desenvolvido para ajud-lo a afastar os perigos do casamento. Acreditamos que quando voc concluir este programa, seu noivado estar fortalecido e enriquecido, como preldio para um frtil, concreto e maduro casamento. Tambm esperamos que voc tenha uma percepo mais real de si mesmo, de seu par e do matrimnio.
4

3. Como voc acha que seu noivo/sua noiva responderia a esta questo?

4. Leia as citaes a seguir. Depois indique aquelas com que voc concorda e aquelas com que discorda.

O casamento assemelha-se a uma tesoura, cujo par de lminas no pode ser separado; movendo-se em direo contrria, mas sempre ferindo qualquer coisa que se interponha entre elas.1 O casamento um ato secreto de duas pessoas que se amam, ou um ato pblico de duas pessoas comprometidas por um contrato? Nenhum dos dois. bem outra coisa! Basicamente, a viso crist de casamento no que ele seja fundamental ou essencialmente um contrato de unio legal e social. O cristo compreende o casamento como um pacto feito perante Deus e na presena de membros da famlia crist. um compromisso seguro, no pela fora da lei ou por medo de sua penalidade, mas porque um pacto incondicional foi feito. Um compromisso mais solene, mais firme e permanente que qualquer contrato legal.2 Um sistema onde duas pessoas pecaminosas e contenciosas, enlevadas por um sonho e um propsito maiores que elas mesmas, trabalham

anos a fio, apesar dos repetidos desapontamentos, para tornar o sonho realidade.3 Casamento uma relao entre homem e mulher, destinada por Deus a ser uma unio mongama e um vnculo permanente, nos quais muitas necessidades so satisfeitas necessidade de amar e ser amado, necessidade de um profundo relacionamento, de partilhar, de companheirismo, de satisfao sexual, de procriar e de escapar da solido. O casamento deve ser um vnculo de amor, o reflexo do amor de Cristo por sua Igreja; amor sacrificial, onde marido e mulher tornam-se uma s carne, uma unidade.4 Gnesis 2.18-25

5. Em que implica o deixar pai e me?

6. Qual o significado da expresso unir-se-?

7. O que a expresso ambos sero uma s carne significa para voc? 8. Aliste seis atitudes que voc adotaria para promover e manter a unidade do casamento. (1) (2) (3)

1. Quem instituiu o casamento? (4) 2. Qual o propsito do casamento, e por que ele foi criado? (Leia Gn 1.28; 2.18; Ef 5.2232.) (1) (2) (3) (4) 3. Por que o casamento bom? (Gn 2.18; Hb 13.4.) (5) (6) 9. Aliste trs versculos das Escrituras sobre os quais voc gostaria de embasar seu casamento. (Por favor, use passagens que no sejam Ef 5.21-33; 1 Co 13 e 1 Pe 3, visto que a maioria dos casais volta-se automaticamente para elas. Estas passagens so importantes, mas pense em outras igualmente teis para o estabelecimento do matrimnio que voc deseja.) (1) 4. Em sua opinio, o que uma adjutora? E na opinio de seu noivo/sua noiva? (2) (3)
5

Eis aqui outra definio de casamento que voc talvez queira considerar: o relacionamento matrimonial uma escola, um aprendizado e crescimento ambiental onde (se tudo for como deve ser) ambos os parceiros podem crescer e desenvolver-se. O relacionamento cresce com eles. Se voc conseguir encarar o casamento como uma oportunidade de crescimento, poder realizar-se a si mesmo e ao seu cnjuge. O Dr. David Hubbard descreveu graficamente o relacionamento matrimonial ao afirmar: Casamento no exige perfeio. Mas devemos dar-lhe prioridade. Ele uma instituio para pecadores. Nada mais exigido. Entretanto ele alcana sua glria superior, quando os pecadores o vem como um modo de Deus conduzir-nos em seu supremo currculo de amor e retido.5 Isto aclara suas idias sobre o propsito do casamento? Veja outra definio de casamento. Considere-a cuidadosamente, depois compartilhe suas impresses com o seu futuro cnjuge. O casamento cristo um total compromisso de duas pessoas para com Jesus Cristo e de uma com a outra. Casamento um voto de mtua fidelidade. uma sociedade de mtua submisso. O casamento cristo um solvente, algo que leva o homem e a mulher a renunciarem a si mesmos, para que se tornem tudo aquilo que Deus planejou para ambos. O casamento um processo de refinao que Deus usa para transformar o homem e a mulher segundo a sua vontade. Pense sobre isto: Deus usar o seu casamento para um propsito divino para mold-lo e refin-lo, com benefcios para voc e para a glria dEle. Voc pode estar pensando que, no casamento, sero dois indivduos os envolvidos. Isto verdade, mas h uma terceira pessoa que pode conceder um maior significado a sua vida individual e matrimonial: Jesus Cristo. De que modo a presena do Senhor far diferena em seu casamento?
6

Leia Mateus 7.24-27. Esta passagem fala a respeito de construir sua casa sobre um firme fundamento. Aliste dez coisas que voc considera um firme fundamento para uma slida relao matrimonial. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Razes para Casar-se


H muitas razes e fatores de motivao para o casamento. Quais so as suas razes? Voc tem pensado a respeito delas? Eis aqui duas importantes questes para voc responder e depois discutir com seu noivo/sua noiva: 1. O que voc receber no casamento, que no receberia permanecendo solteiro?

2. Em papis separados, anote as razes de estar se casando com o seu noivo/sua noiva. Depois anote as razes pelas quais voc acha que ele/ela tem para estar se casando com voc. Depois partilhem os resultados.

Agora compare suas razes com a lista a seguir, que foi compilada por especialistas em casamento e vida familiar. So razes doentias para o casamento! Se qualquer uma delas estiver em sua lista ou em sua mente, voc precisa despender tempo discutindo-as com seu noivo/sua noiva ou pastor. 1. Para vingar-se ou fugir de seus pais. 2. Por causa de uma auto-imagem negativa casar-se o far sentir-se valorizado e dar significado a sua vida. 3. Para ser um terapeuta ou conselheiro de seu noivo/sua noiva. 4. Receio de ficar solteiro! Medo de ficar para titia! 5. Medo de ser independente. 6. Represlia. Voc foi magoado em um relacionamento anterior e, imediatamente, procura outro. 7. Medo de magoar a outra pessoa mesmo sabendo que este casamento no dar certo, voc est preocupado com o que acontecer a ela se voc romper o noivado. 8. Para escapar de um lar infeliz. 9. Por causa de uma gravidez. 10. Porque vocs tm mantido relaes sexuais. Algumas razes positivas para o casamento: 1. Companheirismo. 2. Trabalhar juntamente e cada um preencher as necessidades do outro. 3. Satisfazer as necessidades sexuais do modo determinado por Deus. 4. Amor. (Amor significa uma equilibrada combinao de vrios tipos de amor, conforme ser explicado no captulo 3.) 5. Voc est convicto de que casar-se com esta pessoa a vontade de Deus para si. Avalie suas probabilidades matrimoniais, examinando os traos de sua personalidade e da de seu par. Aliste oito caractersticas ou traos de personalidade que voc julga importantes para o casamento.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Retorne a sua Bblia e leia sobre o fruto do Esprito, em Glatas 5.22,23. Poderiam estas caractersticas, manifestadas em uma pessoa, dar-lhe maior potencial de sucesso no casamento? Sendo assim, indique quais delas voc tem manifestado e quais est tendo dificuldades em demonstrar. Alm do fruto do Esprito servir como guia de avaliao do potencial matrimonial, destacam-se oito aspectos que do pessoa maior possibilidade de ter um casamento rico e satisfatrio. 1. Adaptao e flexibilidade capacidade de mudar e adaptar-se. 2. Empatia capacidade de ser sensvel s necessidades, mgoas e desejos do outro, de sentir como este e enxergar o mundo do mesmo ponto de vista. 3. Habilidade em contornar os problemas. 4. Capacidade de dar e receber amor. 5. Estabilidade emocional compreendendo e ajudando a controlar as emoes um do outro. 6. Comunicao. 7. Afinidades entre o casal. 8. Afinidades entre suas famlias. A inclinao natural olhar esta lista e dizer: Oh, sim, somos ns! Somos assim mesmo e temos estas caractersticas. Se voc acha que possui essas qualidades, d um exemplo especfico de como as seis primeiras se manifestaram nas duas ltimas semanas. Para a stima e a oitava, d exemplos de afinidades para cada uma.
7

1. 2. 3. 4. 5. 6.

7. (1) ___________________________ (2) ___________________________ (3) ___________________________ (4) ___________________________ (5) ___________________________ 8. (1) ___________________________ (2) ___________________________ (3) ___________________________ (4) ___________________________ (5) ___________________________

You might also like