UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E, EDUCAÇÃO - MESTRADO

EXTRATO DO EDITAL Nº 006/2013-UEPA
EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – MESTRADO - ANO ACADÊMICO DE 2013
O Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA torna público que, no período de 01 a 08 de março de 2013, estarão abertas as inscrições ao processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado para entrada no 2º semestre de 2013. O Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado receberá as inscrições para o Processo Seletivo de 2013, conforme calendário e normas estabelecidos neste Edital. As referidas inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, na home page www.uepa.br/mestradoeducacao.

Belém, 08 de fevereiro de 2013.

PEDRO FRANCO DE SÁ Diretor do Centro de Ciências Sociais e da Educação da UEPA

Trav. Djalma Dutra, s/ nº – Telégrafo / CEP: 66.113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad.uepa@gmail.com

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. Pedro Franco de Sá Trav.ANO ACADÊMICO DE 2013 O Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA torna público que. O Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado receberá as inscrições para o Processo Seletivo de 2013. e a relação de professores orientadores no Quadro 2. Marta Genú Soares Prof. estarão abertas as inscrições ao processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado para entrada no 2º semestre de 2013. saberes e práticas que contribuam para a construção de projetos alternativos a esta formação. Maria Josefa de Souza Távora Profª. QUADRO 2 – LINHAS DE PESQUISA E PROFESSORES ORIENTADORES LINHA DE PESQUISA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ORIENTADOR Profª.uepa. EDUCAÇÃO . especificamente. epistemológica e politicamente comprometidas com os saberes dos grupos socialmente excluídos e fortalecer a identidade cultural amazônica. conforme calendário e normas estabelecidos neste Edital. As Linhas de Pesquisa do Programa são as constantes do Quadro 1. como saberes.MESTRADO EDITAL Nº 006/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – MESTRADO . exclusivamente. b) Saberes Culturais e Educação na Amazônia Investiga temas educacionais relacionados ao contexto brasileiro e amazônico. Drª. a seguir: QUADRO 1 – LINHAS DE PESQUISA LINHAS DE PESQUISA a) Formação de Professores Realiza estudos e pesquisas no campo da formação inicial e continuada de professores no contexto brasileiro e. Emmanuel Ribeiro Cunha Profª. no período de 01 a 08 de março de 2013.113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad. Tem como objetivos contribuir para a construção de práticas sócio-educacionais ética. As referidas inscrições deverão ser realizadas.uepa@gmail.br/mestradoeducacao.com . Dr. na home page www. Drª. Dr. Djalma Dutra. imaginários. na busca de aprofundamento teóricometodológico de políticas. Drª Albêne Lis Monteiro Prof. conhecimento e poder inerentes às práticas socioculturais e educativas. representações. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66. amazônico.

Saberes.Formação Continuada de Professores. Maria Betânia Barbosa Albuquerque Profª.Experiências Inovadoras de Formação de Professores: teorias e práticas pedagógicas em Educação Física. Drª. Drª. Nazaré Cristina Carvalho As Áreas de Interesse nas Linhas de Pesquisas são as constantes do Quadro 3. Drª. Prof. Ivanilde Apoluceno de Oliveira Prof. Drª. Drª. Drª. Josebel Akel Fares Profª. Maria do Perpétuo Socorro Gomes Avelino de França Profª. Dr. Maria Josefa de Souza Formação de Professores e o Projeto Político Távora Pedagógico. Maria das Graças da Silva Profª. Competências e Identidade Profª. .Formação de Professores e Avaliação da Aprendizagem. Fabio José da Costa Alves . . .Tendências em Educação Matemática na Sala de Aula. Dr. .UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. . Drª. Dr.com . Carreira e Profissionalização Docente. Marta Genú Soares sociedade. Trav. . Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva Profª. Drª. Pedro Franco de Sá de Aula. Formação de Professores: corpo.Formação de Professores e Organização da Escola Pública.Formação Continuada de Professores.Teorias e Práticas em Educação Matemática.Formação de Professores. Drª Albêne Lis Monteiro Profissional do Professor.Saberes. Denise de Souza Simões Rodrigues Profa. . .113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad. . Djalma Dutra. Fábio José da Costa Alves Profª.uepa@gmail. Dr. . Tânia Regina Lobato dos Santos Profª.Tendências em Educação Matemática na Sala Prof.Formação Continuada de Professores: abordagens dialógicas e práticas educativas. movimento e Profª. a seguir: QUADRO 3 . Drª. Drª. Competências e Identidade Profissional do Professor. Profª.ÁREAS DE INTERESSE DOS DOCENTES LINHA DE PESQUISA FORMAÇÃO DE ÁREAS DE INTERESSE PROFESSORES . EDUCAÇÃO . . Dr. Drª. Emmanuel Ribeiro Cunha . Prof.Formação de Professores e Avaliação da Aprendizagem.Teorias e Práticas em Educação Matemática. José Anchieta de Oliveira Bentes Profª.MESTRADO SABERES CULTURAIS E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA Prof. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66.

Ivanilde Apoluceno de .Práticas de Letramentos na Amazônia. Josebel Akel Fares Experiências em Educação. Cultura.MESTRADO LINHA DE PESQUISA SABERES CULTURAIS E ÁREAS DE INTERESSE EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA Profª. Identidade e Diversidade Cultural. . Ludicidade. Albuquerque . Drª.Filosofia e Educação. .Práticas Educativas não escolares no campo. Profª.História da Educação de Jovens e Adultos na Amazônia. . Maria do Perpétuo . Imaginário Carvalho Social e Educação na Amazônia. Tânia Regina Lobato dos . Educação e História da Amazônia. Trav. Drª.113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad. Profª.Formação Inicial e Continuada de Professores. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. . Profª.com .Rituais de Alimentação.Identidade.História das Instituições e Práticas Profª. e . Drª.Identidade. Drª. Djalma Dutra. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66.Historia Cultural e Educação na Amazônia.Territorialidades. .Filosofia e Educação. Socorro Avelino de França . Drª. Drª.Saberes e Práticas da Educação de Jovens e Adultos. Maria do Perpétuo Educacionais na Amazônia.Educação e Religião. Drª. Rodrigues .Cultura e Educação Infantil na Amazônia. Maria Betânia Barbosa .Educação Multicultural e Inclusiva. Diversidade Linguística Profª. Educação na Amazônia.Práticas Educativas Populares na Amazônia. Nazaré Cristina .. .Saberes e Práticas Socioeducativas ambientais na Amazônia.Leitura e Recepção da Literatura Brasileira de Expressão Amazônica. Socorro Cardoso da Silva . EDUCAÇÃO . . .Criança.Educação. . Diversidade Cultural e Profª. Profª. Drª. Oliveira . Diversidade Literária e Educação na Amazônia. Beberagens e Processos Educativos.História dos Intelectuais e suas idéias educacionais. Drª. Silva . Denise de Souza Simões .Sociedade. Maria das Graças da Educação na Amazônia. Poéticas de Expressão Amazônica e Profª.uepa@gmail. .Organização do Trabalho Pedagógico e Santos Práticas Educativas na Educação Básica.

2.3 .113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad.2. 2. 2.MESTRADO Prof. consiste na homologação da inscrição conforme o item 2.1 . até às 23h. de acordo com o quadro a seguir: Linha de Pesquisa Formação de Professores Saberes Culturais e Educação Amazônia TOTAL 2 .2 . José Anchieta de Oliveira .As inscrições que não atenderem ao exigido nos itens 2. uma solicitação por escrito das condições necessárias para realização da prova juntamente com uma cópia autenticada de seu laudo médico. Djalma Dutra.O processo seletivo é composto de cinco fases: 3. 2.uepa@gmail.br/mestradoeducacao. EDUCAÇÃO .00 (oitenta reais) até o dia 08/03 /2013.A inscrição será realizada por meio de preenchimento on-line do formulário disponível na home page: www.uepa. nas agências do BANPARÁ ou de qualquer outro estabelecimento bancário credenciado.1.4 deste Edital.2 . 2.4 .A Segunda fase. 3. .1 – A Primeira fase. de tipo argumentativo. no site: www. pelo protocolo do CCSE. 3.2 e 2. de caráter eliminatório.2 . 2.5 . de caráter eliminatório.UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. Dr.uepa.3 serão indeferidas.INSCRIÇÃO: A inscrição será realizada no período de 01/03 a 08/03/2013.PROCESSO SELETIVO: 3. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66. A divulgação das inscrições deferidas e indeferidas será feita até o dia 14 de março de 2013. constará de uma Prova subjetiva.Os candidatos com necessidade de atendimento especializado devem enviar à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado.Práticas Educacionais e Sociais Inclusivas na Amazônia. 3 . por meio do boleto emitido no ato de requerimento da inscrição.br/mestradoeducacao e no quadro de aviso do Programa de Pós-Graduação-Mestrado do CCSE/UEPA. homologadas pelo Colegiado e designadas pela Direção do CCSE/UEPA. ambas constituídas por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado do CCSE.Letramentos e Atividades docentes na Bentes Amazônia. que versará sobre temas referentes à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato e Trav. no valor de R$ 80. obedecido o horário bancário do dia. 1 – DO NÚMERO DE VAGAS: São ofertadas 30 (trinta) vagas.emissão do boleto de pagamento da taxa de inscrição. até o dia 19 de março de 2013.Pagamento da Taxa de Inscrição .com Número de Vagas 14 na 16 30 .2.1 O processo seletivo será coordenado por uma Comissão Executiva e desenvolvido pela Comissão de Avaliação.

Os portadores de Diploma de Curso de Graduação obtido em instituições estrangeiras deverão apresentar documento de revalidação ou equivalência no Brasil. o resultado desta fase.5 . o resultado desta fase e a Agenda das Entrevistas dos candidatos aprovados para a quinta fase. A nota mínima de aprovação nesta fase é 7.3. 30 minutos de antecedência e apresentar documento de identificação com fotografia. de caráter eliminatório . no site: www. cópia do Certificado de Quitação com o Serviço Militar para os candidatos brasileiros do sexo masculino e cópia do boleto de pagamento da inscrição. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66. constará de análise da proposta de pesquisa pela Comissão de Avaliação.02 (duas) cópias de uma Proposta de Pesquisa. a documentação discriminada nos itens 3.2.br/mestradoeducacao. do Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição.0 (sete).Os candidatos aprovados na prova deverão enviar no período de 06 a 10/05/2013. SEDEX endereçado à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado.5. A prova valerá 10 (dez) pontos e a nota mínima exigida para aprovação é 7.br/mestradoeducacao. 3. objetivos e referências.113-970 – Belém – Pará .3. por via postal. em até cinco (05) laudas. do CIC. fonte Times New Roman 12. Será eliminado o candidato que não apresentar a documentação exigida nos itens 3.113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad.A Terceira fase. Aos candidatos estrangeiros é exigido o visto de permanência e documento de proficiência na Língua Portuguesa. Djalma Dutra. deverá estar fundamentada teoricamente e conter: justificativa.3.2.br/index. Caixa Postal nº 4025 – CEP .3 .br/mestradoeducacao.3. 3. 3. necessariamente. devidamente. No dia 29 de abril de 2013 será divulgada no site: www. estar vinculada a uma das Linhas de Pesquisa do Programa e a uma das áreas de interesse. 3. e terá a duração de 4h. 3. reconhecido pelo MEC e.1 . Os documentos de comprovação deverão estar organizados e encadernados seguidamente ao Currículo para facilitar o manuseio e conferência.1.3.01 (uma) via do Currículo Lattes atualizado e comprovado dos últimos cinco anos conforme modelo disponível no site: http://lattes.4 . organizada em espaço 1. com horário e local divulgados no site www. 3. autenticadas em Cartório. pelo menos. constará de análise. com a lista dos candidatos considerados aptos a participar da quarta fase do Processo Seletivo.MESTRADO que constam da bibliografia básica do Anexo I.1 a 3. 3. no site: www.3. da documentação enviada pelos candidatos aprovados na primeira fase.cnpq.01 (uma) cópia do Histórico Escolar e do Diploma de Curso de Graduação.3. a saber: 3.3 .0 (sete). considerando os seguintes itens: compatibilidade com a Linha de Pesquisa do Programa e a Área de Interesse.4 . de caráter eliminatório.uepa. papel A4. será divulgado. EDUCAÇÃO .A quarta fase.uepa.66.4 e disponibilidade de Professor Orientador.uepa.3.2 . por Linha de Pesquisa.uepa. A proposta deverá.4 deste Edital. os elementos constantes do item 3. 3. contextualização do objeto de estudo.htm. a lista dos aprovados na prova.com . identificada somente pelo número de inscrição do candidato. Os candidatos deverão comparecer ao local de realização da prova com.UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E.br/mestradoeducacao no dia 21 de março de 2013.Cópias da Carteira de identificação com foto.A prova será realizada no dia 26 de março de 2013.A quinta fase constará: Trav. alinhamento justificado. No dia 17 de maio de 2013 será divulgado.6 . No dia 03 de junho de 2013.4. Não deverá conter qualquer citação e/ou referência que identifique o candidato.1 a 3. reconhecido em instituições de ensino superior brasileiras credenciadas para tal fim.uepa@gmail. pela Comissão de Avaliação.3.

o livre acesso ao parecer exarado no recurso.113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad.3. objeto deste Edital. Será admitido recurso por escrito no prazo de um (1) dia útil. Em caso de empate. tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data da divulgação do resultado a ser recorrido. 4. no dia 27 de junho de 2013. nas respectivas Linhas de Pesquisa. b) Avaliação do Currículo Lattes. O julgamento do recurso e seu resultado não geram efeito suspensivo sobre as fases do Processo Seletivo. na nota final. será divulgado. 4.A nota final do candidato será obtida por meio do cálculo da média aritmética da segunda. por ordem de classificação. sendo garantido aos candidatos.DISPOSIÇÕES GERAIS: 5. no período de 10 a 21 de junho de 2013.9 .uepa@gmail. Trav.7 . Djalma Dutra. Somente serão apreciados os recursos protocolados dentro do prazo estabelecido. 4 e 5 deste Edital. 3.0 (sete). Tv.5. Ano Acadêmico 2013. Telégrafo.Mestrado são desenvolvidas em tempo integral. no mínimo.O Resultado final do Processo de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado. no horário de 08 às 18h. 5. de caráter classificatório. de acordo com os critérios da ficha de avaliação (anexo 5). O recurso deve ser claro. Djalma Dutra. por 3 (três) docentes do Programa. A Entrevista será realizada por membros da Comissão de Avaliação. 3. e a apreciação levará em conta os critérios de avaliação constantes das fichas dos anexos 2.UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. terceira e quarta fases. por Linha de Pesquisa. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66.4. o candidato aceita as condições e normas estabelecidas neste Edital. 4 – DOS RECURSOS: 4. 3. no site: www. EDUCAÇÃO . de 09 às 18h.MESTRADO a) Entrevista .As atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação . S/N. de caráter eliminatório. 3.br/mestradoeducacao e quadro de avisos do Programa de Pós-Graduação-Mestrado do CCSE/UEPA. Maior nota na proposta de pesquisa. em uma escala de 0 a 10.2 .1 – Ao se inscrever. os critérios de desempate obedecerão a seguinte ordem: 1234Maior nota na prova escrita.8 – A classificação dos candidatos aprovados obedecerá à ordem decrescente das notas finais obtidas pelos mesmos. 5 . 4. 4. consistente. Maior nota na entrevista. O recurso deve ser protocolado no Protocolo do CCSE. A Entrevista versará sobre questões que constam da ficha de avaliação (anexo 4). objetivo e não conter em seu teor nenhum comentário com desrespeito a qualquer membro da Comissão Executiva ou da Comissão Avaliadora. e pode ser interposto pelo próprio candidato ou por procurador devidamente habilitado com assinatura reconhecida em cartório.1. composta.uepa. nas dependências do CCSE/UEPA.2. Maior nota na avaliação do Currículo Lattes. A nota mínima de aprovação na Entrevista é 7.com .

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. 6 – CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO 2013 ATIVIDADES Lançamento do Edital Período de inscrição dos candidatos Pagamento da Taxa de Inscrição Divulgação da lista das inscrições deferidas e indeferidas Prazo de recurso de inscrições indeferidas Prazo de solicitação e apresentação de laudo de candidatos com deficiência Divulgação do horário e local da prova escrita Realização da Prova Escrita Divulgação da lista dos aprovados na Prova Escrita Prazo de recurso do resultado da Prova Escrita Envio dos documentos por via postal Divulgação do resultado da análise da documentação (3ª fase) e da lista dos candidatos aptos para a 4ª fase Prazo de recurso do resultado da 3ª fase Divulgação da lista dos aprovados na 4ª fase e da Agenda de Entrevistas PERÍODO/DIA/HORA 08/02 01 a 08/03 até 08/03 14/03 15/03 19/03 21/03 26/03 29/04 30/04 06 a 10/05 17/05 20/05 03/06 de 8h às 18h de 8h às 18h de 8h às18h até 23h59 Trav.3 – Os candidatos aprovados e classificados. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66.6 .Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de PósGraduação em Educação – Mestrado.2.Graduação em Educação – Mestrado em 18 de dezembro de 2012.Informações a respeito das Linhas de Pesquisa e dos docentes do Programa poderão ser obtidas no site: www. 5. 5. 5.9 .Este Edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós.8 .Os candidatos não selecionados terão prazo de até 30 (trinta) dias. Djalma Dutra.4 . 5. deverão ter disponibilidade efetiva para participar das atividades acadêmicas inerentes ao Programa. Findo este prazo.uepa.uepa@gmail. a documentação será incinerada.MESTRADO 5.Mestrado. do CCSE/UEPA. a partir da data da divulgação do resultado final. conforme previsto no item 5.com .br/mestradoeducacao.O candidato é responsável por todas as informações prestadas no Processo Seletivo.7 .Em nenhuma hipótese será feita a devolução da taxa de inscrição. para retirar seus documentos na Secretaria do Programa de PósGraduação em Educação . 5. EDUCAÇÃO .113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad.5 . conforme o número de vagas. não cabendo reclamação. 5.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. 08 de fevereiro de 2013.uepa@gmail.113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad.MESTRADO Prazo de recurso do resultado da 4ª fase Realização das Entrevistas e avaliação do Currículo Divulgação do Resultado Final Prazo de recurso do resultado final Belém. EDUCAÇÃO . Djalma Dutra. 04/06 10 a 21/06 27/06 28/06 de 8h às 18h de 9h às 18h de 8h às 18h PEDRO FRANCO DE SÁ Diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE Trav. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66.com .

(Org.). 7-37. Tradução de Magda Lopes. ed. 2. Ivanilde Apoluceno de. Aparecida Neri de. Ana. Sete escritos sobre educação e ciência . 95. Campinas: Mercado das Letras. 2008. SANTOS. Abertura. ed. XAVIER. 2006. n. p. 1992. OLIVEIRA. 17. Campinas. n. Nágila Caporlíngua.UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. FRIGOTTO. 50. silêncios e perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica. Trav. Miguel G. O mundo que criamos para aprender a viver.-ago. O profissional docente e a educação escolarizada: decisões e ações. 2008 – (Docência). Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? 2. p. Giseli Pereli de Moura. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. Reinaldo Matias. Os coletivos diversos repolitizam a formação. In: DINIZ-PEREIRA. VEIGA-NETO. Boaventura de Sousa. 2005. p. 2012. A Educação nas fronteiras do humano e as relações curriculares. Belém: EDUEPA. Quando a diversidade interroga a formação docente. São Paulo: Cortez. p. 143-163. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. p. 117. In: Revista Brasileira de Educação v. A nova história. 16. 16. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. CHASSOT. A educação como cultura. Carlos Rodrigues. p. n. 2011. In: _____. 46. In: _____.-dez. São Paulo: Editora da Unesp.-abr. In: _____. Carlos Rodrigues. 15-27. In: Revista Brasileira de Educação v. n. 2. seu passado e seu futuro. Geraldo. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66. 48. 267-282. A educação como cultura. p.uepa@gmail. p. LINHA: SABERES CULTURAIS E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA BRANDÃO. In BRANDÃO. GIESTA. Araraquara: Junqueira & Marin Editores. Campinas. In: Revista Brasileira de Educação v. Marcia de Paula. 2011. FLEURY. maio-ago.661. p. Attico. mai. Alfredo. In: _____. 32. 29-40. LEÃO. Gaudêncio. 2012.ed. v. Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. 641. 93-135. In: Educação & Sociedade. In: Educação & Sociedade. Formação continuada de professores para diversidade cultural: ênfases.MESTRADO BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA ESCRITA (Anexo 1) LINHA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES ARROYO. SOUZA. 2008. 495-520. 27. 2011. EDUCAÇÃO .113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad. Uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. LEITE. 11-36. (Orgs. 2012. BURKE. É preciso ir aos porões. out. jan. 235-254. Júlio Emílio. O sentido do saber.com . set. São Paulo: Cortez. Peter. CANEN. Djalma Dutra. 101-131. In: _____. p. _____.–dez. A Escrita da história.) Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizando amazônidas. p. p. Campinas: Mercado das Letras. 2008. v. n. 1105-1121.

________/______________/ 2013 _________________________________ 1º CORRETOR ________________________________ 2º CORRETOR Trav. Aborda aspectos relevantes ao tema com base na bibliografia constante do Edital. Apresenta clareza. EDUCAÇÃO . Apresenta adequação gramatical compatível com o nível do Mestrado. evidenciando uma reflexão crítica e atual.0 Belém.0 4. Djalma Dutra.0 2.com . 2.UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. Total 2.0 desenvolvimento e conclusão.113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66.uepa@gmail. objetividade e organização lógica das ideias.0 10.MESTRADO PROVA ESCRITA FICHA DE AVALIAÇÃO (Anexo 2) Código: ________________ Linha de Pesquisa: ( ( ) Formação de Professores ) Saberes Culturais e Educação na Amazônia Pontuação máxima Pontuação obtida Observação CRITÉRIOS Inclui elementos fundamentais de um texto de caráter argumentativo: introdução.

0 2.uepa@gmail.0 2.0 10.UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. os avaliadores deverão avaliar de acordo com os critérios a seguir. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66. Djalma Dutra. EDUCAÇÃO .MESTRADO PROPOSTA DE PESQUISA FICHA DE AVALIAÇÃO (Anexo 3) CÓDIGO: _____________________ Linha de Pesquisa: ( ) Formação de Professores ( ) Saberes Culturais e Educação na Amazônia Área de Interesse: __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ Título:_____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 1. A proposta está adequada à Linha de Pesquisa: ( ) SIM ( ) NÃO OBS.0 2.113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad.0 1. ________/______________/ 2013 ___________________________ 1º Avaliador ________________________ ______________________ 2º Avaliador 3º Avaliador Trav. Caso não seja considerada adequada.0 1. Caso a proposta seja considerada adequada.0 Belém.com . Pontuação Pontuação CRITÉRIOS Observação máxima obtida 1)Fundamentação Teórica 2)Justificativa 3)Contextualização do objeto de estudo 4)Objetivos da proposta 5)Adequação das Referências 6)Normalização textual Total 2. a proposta não será avaliada e o candidato será eliminado.

com .0 SIM ( 10. 2) Relação com a Linha de Pesquisa.5 2.UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E.MESTRADO ENTREVISTA FICHA DE AVALIAÇÃO (Anexo 4) Nome do candidato:_________________________________________________________________________ Linha de Pesquisa: ( ) Formação de Professores ( ) Saberes Culturais e Educação na Amazônia Área de Interesse:_____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ Título da Proposta: __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ Pontuação máxima 2. Djalma Dutra. 4) Domínio do referencial teórico que norteia sua proposta de pesquisa. ________/______________/ 2013 ) NÃO ( ) -- ____________________________ 1º Avaliador ____________________ 2º Avaliador _____________________ 3º Avaliador Trav.0 Pontuação obtida CRITÉRIOS O candidato demonstrou: 1) Clareza e objetividade na exposição de sua proposta de pesquisa. 3) Relevância acadêmica e social da sua proposta de pesquisa para o contexto amazônico e/ou brasileiro. Área de interesse e trajetória de vida.0 Belém. EDUCAÇÃO . 5) Motivação e interesse acadêmico em relação à participação no Mestrado.113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad. Total Observação 2.5 1. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66.0 2.uepa@gmail. 6) Disponibilidade de tempo para o Mestrado.

0 10.0 Educação Superior Experiência Acadêmica (0.0 ponto por resumo) f) Resumo (0.0 ponto por artigo publicado) 2.com .MESTRADO CURRÍCULO LATTES FICHA DE AVALIAÇÃO (Anexo 5) Nome do candidato: _________________________________________________________________________ Linha de Pesquisa: ( ) Formação de Professores ( ) Saberes Culturais e Educação na Amazônia Área de Interesse: __________________________________________________________________________ Título da proposta de pesquisa: _______________________________________________________________ CRITÉRIOS Pontuação máxima Pontuação obtida Observação a) b) a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) Experiência Profissional em Ensino: (0.180h (0.5 b) Sem apresentação de trabalho (0.360h (1.0 Bolsista de projeto de Ensino Bolsista de Iniciação Científica Bolsista de Monitoria Monitória voluntária (período mínimo de um ano) Estagio extracurricular na área da Educação Produção Bibliográfica Cientifica a) Livro (1.5 pontos por ano para cada item) Educação básica 2.5 ponto por evento) 1. EDUCAÇÃO .0 Belém.uepa@gmail.0 ponto por texto publicado) e) Resumo expandido (1.5 ponto por resumo) Participação em Eventos Científicos a) Com apresentação de Trabalho (0.0 ponto por livro publicado) b) Capítulo de Livro (1.5 pontos por semestre para cada item) Participante voluntário de projeto de Extensão Bolsista de projeto de Extensão Participante voluntário de projeto de Pesquisa Bolsista de projeto de Pesquisa Participante voluntário de projeto de Ensino 3.UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GABINETE DA REITORIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E. Djalma Dutra.2 ponto por evento) Formação continuada Curso de extensão com mínimo de 20h (0. s/ nº – Telégrafo / CEP: 66.2 ponto por curso) Curso de Aperfeiçoamento .5 Anais de eventos: d) Texto Completo (1. ________/______________de 2013 ___________________________ 1º Avaliador __________________________ 2º Avaliador __________________________ 3º Avaliador Trav.0 ponto por curso) Total 1.5 ponto por curso) Curso de Especialização .113-010 Fone: (91) 3233-9355 Fax: 4009-9550 E-mail: coad.0 ponto por capitulo publicado) c) Artigo em Periódicos (1.