You are on page 1of 26

Motorgs NDICE

Pginas 3 4 7 13 15 17 20 21 24 26 27

Estimado Cliente Gs Natural Veicular (GNV) Conhea seu equipamento GNV Como voc deve usar seu veculo equipado com GNV Procedimentos para o Reabastecimento Informaes sobre a manuteno do seu equipamento Influncia da temperatura na capacidade de abastecimento Cuidados com o Sistema GNV Informativo ao Cliente Revises Peridicas Disposies Gerais

Motorgs Estimado Cliente


Voc tem, em seu veculo, a possibilidade de utilizar dois combustveis, gasolina/lcool, como voc tem usado at hoje, e o Gs Natural Veicular (GNV), que voc utilizar a partir de agora. Voc est optando, no s pela escolha mais econmica, mas, tambm, pela experincia e confiabilidade de nossa Empresa. Agradecemos por haver depositado na MOTORGS, sua confiana, que temos como nosso bem mais precioso. E por isso que estamos lhe oferecendo um servio tcnico especializado, peas para reposio e um adequado acompanhamento ps-venda. Os equipamentos por ns instalados seguem todas as normas estabelecidas pelos rgos competentes. Estes equipamentos foram montados em seu veculo de acordo com as Normas Tcnicas RTQ33 e RTQ37 do INMETRO e NBR 11353 e 12790. A qualidade de nossos equipamentos e de nossos servios garante uma grande performance sobre o rendimento especfico dos demais combustveis e um timo desempenho no

funcionamento. A MOTORGS lhe parabeniza pela compra de nosso equipamento.

Motorgs

Gs Natural Veicular (GNV)


um combustvel composto, fundamentalmente, por gs metano, e sua utilizao dar a voc e sua comunidade, excelentes vantagens. Este combustvel, ao contrrio do que ocorre com outros, no contm chumbo, desnecessrio em funo da sua alta octanagem (120-130). Um combustvel a favor da natureza e do seu bolso. Ao ser mais completa a combusto, os efeitos poluentes dos gases do escapamento so reduzidos em at 80%. Estes gases so tambm, menos abrasivos, aumentando a durabilidade do sistema, acrescentando as seguintes vantagens para o seu automvel e para voc: a) Mantm limpas as velas, aumentando sua vida til;

b) No sujam o sistema de lubrificao do motor, duplicando o intervalo entre as trocas de leo e filtro; c) Melhoram a lubrificao, uma vez que os cilindros no so

lavados com o excesso de combustvel lquido, o que elimina o desgaste precoce do motor. No mundo moderno, estamos avanando permanentemente nos aspectos ligados a segurana em casos de acidentes automobilsticos, e voc, utilizando GNV, contribuiu desde j para esta segurana. Veja porqu: Nos veculos movidos gasolina ou lcool o combustvel armazenado em tanques de chapa de ferro de absoluta fragilidade contra impactos. Alm disso, o combustvel transportado do tanque at o motor por mangueiras de borracha ou plstico. No seu carro a partir de agora, voc armazena o gs natural em tanques ou cilindros construdos em ao sem

Motorgs

solda, de seis a oito milmetros de espessura e o transporte do gs at o motor feito atravs de um tubo de ao e controlado atravs de uma vlvula de corte rpido, que no caso de um rompimento fecha automaticamente a passagem do gs. O GNV se armazena sob presso permanentemente, e isso faz com que seja impossvel que se mescle com o oxignio por entrada de ar nos cilindros. E, mesmo que haja algum vazamento ou ruptura, ao invs de se espalhar perigosamente para baixo do carro, por ser mais leve do que o ar, o gs se dissipar rapidamente na atmosfera. Alm dessas vantagens de segurana voc estar fazendo economia com seu veculo: cada metro cbico de GNV rende em torno de 20% a mais que um litro de gasolina e ainda mais que o lcool. Com isso a sua economia gira em torno de 70%.

Gasolina lcool

5 3,5 50 65

7 4,5 65 90 130 150 190 220 270 360

10 7 100 130 195 220 270 320 390 520

12 8,5 120 150 234 260 320 390 465 620

15 10,5 140 190 290 330 410 480 585 780

18 12,5 170 230 340 390 480 570 690 920 m


3

Km/litro

7,5 10 15 17 21 25 30 40 Km/m3 Tamanho do cilindro em m3

Autonomia mdia em quilmetros

100 110 130 160 195 260

Equivale GNV 6,5 9 13 15,5 19,5 23,5

Motorgs

Como usar a tabela: 1. Veja na linha superior (verde) o quanto seu carro faz em

quilmetros por litro de gasolina ou lcool; exemplo: 10 Km/l de gasolina. Na coluna amarela, esto os tamanhos dos cilindros, por exemplo: 15 m3. 2. Cruze a linha correspondente com a coluna dos 10Km/l

(ciano). O resultado 195 quilmetros. Concluso: um carro que faz 10Km/l de gasolina, ir rodar cerca de 195 Km com um cilindro de 15m3 de gs. 3. Compare na mesma coluna, porm na linha inferior (azul), o

quanto isto representa em quilmetros por metro cbico; no exemplo 10Km/l de gasolina equivalem a 13m3 (e 7Km/l de lcool).

O resto pura matemtica, por exemplo, se voc tem uma picape com dois cilindros que totalizam 30m3, basta utilizar a linha do cilindro de 15m3 e multiplicar o resultado por dois. Como voc v um carro a gs roda cerca de 30% a mais que um carro a gasolina e 50% a mais que um carro a lcool em termos numricos, isto , se fizermos a equivalncia Km/litro Km/m3. Ateno, estes valores so apenas uma mdia estimada que poder no corresponder a realidade de seu veculo, variando de acordo com o tipo de terreno, carga, velocidade, clima, presso da bomba do posto, quantidade de veculos abastecendo simultaneamente e outros fatores. Lembre-se que apesar do cilindro ser, por exemplo, de 15m3, quase sempre cabero 13 ou 14m3.

Motorgs

Conhea seu equipamento GNV

Motorgs

Cilindro(s) GNV A funo do cilindro a de armazenar o gs combustvel em quantidade suficiente para assegurar um mnimo de autonomia ao veculo. O gs natural veicular armazenado a uma presso de 200 bars estabilizada a 15 graus Celsius, e fixado na estrutura do veculo atravs de suporte apropriado. O veculo pode ter um ou mais cilindros. No caso de mltiplos cilindros, o conjunto deve ser tratado como sendo um nico tanque, uma vez que a funo a mesma e todos os procedimentos aqui descritos so da mesma forma vlidos.

Suporte do Cilindro(s), com Cintas Serve para fixar o cilindro estrutura do veculo. Deve ter beros para melhor acomodao do cilindro, e no causar qualquer dano a sua superfcie. Nos pontos de contato do cilindro com o suporte necessrio existir uma proteo de borracha para permitir a expanso e contrao do volume do cilindro sob diferentes presses, evitando a oxidao entre os dois metais.

Vlvula do Cilindro Esta vlvula instalada no pescoo do cilindro e dispe normalmente de trs dispositivos de segurana: a) manpula de fechamento rpido, geralmente pintada de vermelho, a qual dependendo da posio permite a sada do gs ou sua reteno no cilindro; b) dispe, ainda, de um dispositivo de segurana com a finalidade de automaticamente, em caso de aumento de temperatura e de presso no gs contido, liberar o contedo do

Motorgs
cilindro para a atmosfera; c) ainda na parte interna da vlvula do cilindro, um outro dispositivo fecha automaticamente, em caso de excesso de fluxo que pode ocorrer no rompimento das tubulaes externas, interrompendo a sada de gs.

Tubulaes So elementos de interligao dos diversos componentes do sistema de converso do veculo para uso de gs natural veicular. So apropriadas para servio de alta ou baixa presso, conforme sua localizao no sistema.

Vlvula de Abastecimento Fica instalada no compartimento do motor, com a finalidade de abastecer o veculo de gs natural veicular. Essa vlvula conta com um dispositivo de reteno que impede que o gs existente no cilindro e/ou tubulaes retorne a fonte de abastecimento, evitando assim que haja perdas de combustvel. Dispe tambm de uma manipula de fechamento rpido que permite o corte do gs em caso de emergncia ou manuteno no motor.

Regulador de Presso Sua funo de regular a presso para alimentao de gs combustvel ao motor. Esse regulador dispe mltiplos estgios de regulao de presso, atravs dos quais a presso do gs no cilindro, que varia conforme o consumo, regulada para uma presso estvel e nica para funcionamento do motor.

Motorgs

Manmetro um indicador de presso, instalado entre a vlvula de abastecimento e o regulador de presso, com a finalidade de medir e indicar continuamente a presso do gs natural veicular contido no cilindro. Como o volume de gs contido no cilindro guarda uma relao com a presso, o manmetro envia chave comutadora, instalada no painel do veculo, um sinal eltrico indicativo da quantidade disponvel de gs combustvel.

Misturador ou Mesclador Esse componente o que assegura uma boa mistura do gs natural veicular para o funcionamento do motor. Como existem motores de diferentes potncias e desempenho, h necessidade de se aplicar o mesclador correto para cada modelo e tipo de motor. Com isso se evita a perda de potncia e o consumo excessivo, mantendo-se um excelente funcionamento do motor, tanto com gs natural, como com o combustvel original.

Chave Comutadora ou Chave de Comando Esse componente comanda o funcionamento do veculo em gs natural veicular ou combustvel original. Pode ser automtica ou manual. Dispe tambm de indicaes da quantidade de gs combustvel, atravs de um conjunto de leds, que fica instalada no painel de comando do veculo.

10

Motorgs

Barra de Aterramento um dispositivo condutor de energia eltrica, empregado para descarregar ao solo a energia esttica do veculo, durante operaes de abastecimento.

Eletrovlvula uma vlvula solenide com a funo de abrir e fechar a passagem do combustvel lquido original. Possui um sistema de fechamento manual, empregado em casos de emergncia. Esse componente somente usado em motores carburados.

Emuladores de Bicos Injetores Esse componente usado somente em motores de injeo eletrnica. Uma de suas funes enviar o sinal compatvel com o sistema original do motor. Interrompe o funcionamento dos bicos, evitando a entrada dos dois combustveis. Dispe de cabos originais que evitam o corte do chicote, mantendo a originalidade sem adaptao de rels.

Simulador de Sonda Lambda Esse componente usado somente em motores com injeo eletrnica. Sua funo gerar um sinal informando se a mistura est rica ou pobre para o mdulo de injeo eletrnica. Esse componente usado em alguns casos como substituto do mdulo eletrnico.

11

Motorgs

Variador de Avano Tem a funo de assegurar o melhor desempenho do motor, quando utilizando gs natural veicular, evitando contra-exploso e danos nos coletores de ar e filtros, mediante a correo do ponto de ignio. uma pea fundamental para diminuir o consumo de gs natural veicular, a poluio ambiental e a perda de potncia.

Motor de Passo ou Atuador Tem a funo de tornar a mistura ar/combustvel mais rica ou mais pobre, a partir de um sinal recebido da central eletrnica ou do simulador de sonda lambda. uma pea essencial para melhorar o desempenho do motor e reduzir o consumo excessivo e a poluio ambiental.

Mdulo Eletrnico O propsito principal desse componente a correo automtica da relao ar/combustvel do motor, controlando os atuadores e sensores, enriquecendo ou empobrecendo a mistura.

12

Motorgs

Como voc deve usar seu veculo equipado com GNV


Veculos com Sistema de Carburao Para passar de gasolina/lcool para GNV, pressione o boto da chave comutadora na posio neutro com o motor funcionando aproximadamente 1.500 rpm constante. Quando o motor estiver a ponto de parar por falta de combustvel, pressione o boto at a posio GNV, acelere levemente e o motor estar funcionando a GNV. Se o boto for pressionado antes do tempo, o motor se afogar, pois estar trabalhando com os dois combustveis ao mesmo tempo. Neste caso, proceda da seguinte forma: - Desligue o motor, pressione novamente o boto na posio neutro, ligue novamente o motor (pisando no acelerador at a metade, sem bombear) at que se esgotem os dois combustveis. Somente ento, pressione novamente o boto GNV e o funcionamento do motor se normalizar a gs.

Ligando o motor com GNV a) Verifique se a chave de comando encontra-se na posio GNV

e com as luzes acesas; b) Gire o contato, evitando pisar no acelerador; c) Se o motor no pegar, corte o contato e repita a operao

anterior pressionando levemente o acelerador. A chave de comando funciona com um dispositivo de segurana que corta o fluxo GNV no caso do motor no conseguir funcionar.

13

Motorgs

Passando de GNV para gasolina/lcool a) Deixe o motor funcionando em marcha lenta;

b) Aperte o boto de gasolina/lcool da chave de comando e aguarde aproximadamente seis (6) segundos para que ocorra a mudana de combustvel.

Veculos com Sistema de Injeo Eletrnica Obs: Esta chave de comando tem somente duas posies GNV e gasolina/lcool. Com o boto GNV acionado, ligar o motor e acelere suavemente at 2000 rpm e solte o acelerador que a chave mudar automaticamente, apagando a luz verde. O motor funcionar a gs sem a necessidade de nenhum outro comando. Para voltar a usar gasolina ou lcool, simplesmente pressione o boto e a mudana ser feita instantaneamente. Para manter o motor funcionando sempre com gasolina ou lcool, deixe o boto nesta posio.

14

Motorgs

Procedimentos para o Reabastecimento


Dever ser feito em postos de abastecimento de GNV habilitados pela ANP (Agncia Nacional do Petrleo). Os seguintes procedimentos devero ser seguidos:

a)

Desligue o motor, lanternas e todo o sistema eltrico;

b) Nenhuma pessoa dever permanecer dentro do veculo durante o abastecimento; c) Solicite o aterramento do veculo;

d) O bico de abastecimento dever ser aberto lentamente somente para a equalizao da presso; e) No fume nem utilize telefone celular enquanto estiver no

posto de abastecimento; f) Uma vez efetuado o abastecimento, verifique se a presso no

excede a 220 bars.


Lembre-se sempre de manter ao menos 15 litros de gasolina/lcool, como reserva, no tanque do seu carro, principalmente nos veculos que possuem bomba eltrica de combustvel!

15

Motorgs

Para reduzir a freqncia de abastecimentos, recomendamos a voc que utilize o marcador de quilometragem e a chave comutadora indicadora de nvel, para saber quando o cilindro est com pouco gs. Em veculos com carburador, sempre que possvel, realize as mudanas de combustvel em locais de pouco trfego. Isso se faz de forma mais suave usando a inrcia do veculo. Pratique a mudana de combustvel, se achar necessrio, com o carro estacionado. Qualquer dvida consulte-nos. Ao ligar o motor j aquecido, no necessrio usar o afogador.

16

Motorgs

Informaes sobre a manuteno do seu equipamento


Antes de viajar, verifique o vencimento da homologao do seu equipamento de gs e o vencimento do reteste do(s) seu(s) cilindro(s). Faa uma verificao no estado geral das mangueiras de aquecimento e do sistema de refrigerao do motor. Nunca deixe de usar os aditivos no sistema de arrefecimento do seu motor (radiador). Lembre-se que o filtro de ar deve ser substitudo de 3.000 a 7.000 Km rodados (dependendo da regio por onde trafegar o seu carro). Em caso de qualquer coliso, acidentes, modificaes ou reparos importantes em seu automvel, dever ser feita reviso do sistema de gs na sua oficina autorizada, mesmo quando a homologao no estiver vencida e o veculo funcionando, aparentemente bem. Se desconfiar de qualquer problema no seu equipamento, recorra nossa oficina. No deixe que mos inexperientes alterem a instalao ou regulagem do seu equipamento de gs. Em motores com carburador, no caso de uma falha eventual da instalao eltrica, ou quando o motor no receber gs nem gasolina/lcool, voc poder fazer o motor funcionar a gasolina/lcool com o sistema original (sempre que esse sistema esteja em bom estado e com combustvel no tanque), da seguinte maneira: a) abrindo a eletro vlvula de gasolina/lcool manualmente,

primeiro gire de volta da borboleta de abertura manual da eletro vlvula na direo A; b) Ponha a chave de comando em gasolina/lcool;

17

Motorgs

c) d)

Ligue o motor; Dirija-se a nossa oficina para reparos.

A Motorgs Convertedora Automotiva Ltda faz uma reviso prvia em seu veculo antes da instalao do equipamento GNV. E para manter o bom funcionamento do sistema, preciso que sejam realizadas as seguintes revises peridicas:

Nos primeiros 2000 quilmetros aps a converso Reviso dos componentes do sistema; Inspeo do filtro de ar; Inspeo das velas de ignio; Verificao de vazamento da gs no sistema; Regulagem.

Com 10.000 quilmetros aps a converso Trocar o filtro de ar; Rever as velas e troc-las se necessrio; Verificar os cabos de vela e substitu-los se necessrio; Verificar a emisso de gases de combusto do seu motor e ajustar a carburao e regulagem, se necessrio; Verificar o desempenho do motor, especialmente o consumo de combustvel.

Com 20.000 quilmetros aps a converso Mesmos itens da reviso de 10.000 Km.

18

Motorgs

Com 40.000 quilmetros aps a converso Mesmos itens da reviso de 20.000 Km.

Com 60.000 quilmetros aps a converso Verificar mesmos itens da reviso de 40.000 Km. Verificar a vlvula de cilindro e a vlvula de abastecimento.

Obs: As peas e os servios que forem realizados nas revises sero cobrados (a menos que estejam dentro do perodo da garantia).

Para

evitar

problemas

decorrentes

da

deteriorao

dos

componentes do sistema de alimentao de combustvel lquido do seu veculo, recomendamos que se deva manter um mnimo de do volume do tanque do combustvel original, isso para evitar o ressecamento das mangueiras utilizadas neste sistema. Por trabalhar com uma temperatura mais elevada na combusto com GNV, recomendamos o uso de velas de ignio apropriadas, com um grau trmico inferior. Nos casos de veculos carburados, recomendamos usar o combustvel original. Esse procedimento assegura um menor desgaste dos anis e vlvulas, evitam o ressecamento das mangueiras, juntas, diafragmas e mantm seu carburador sempre limpo.

19

Motorgs

Influncia da temperatura na capacidade de abastecimento


Os parmetros abaixo foram feitos considerando que o cilindro esteja totalmente vazio. O abastecimento poder variar at 15% devido presso do posto de abastecimento. Para se determinar o volume de gs (normal) que cabe no cilindro s dividir o seu volume hdrico por 4. Exemplo: Cilindro de 100L = 100/4 = 25 m3

Capacidade do Cilindro (M3)


13 14 15 16 18 20 22 26 30 34

13,65 13,33 13,00 12,68 12,35 12,03 11,70 11,38 11,05 10,73 10,40 10,08

14,70 14,35 14,00 13,65 13,30 12,95 12,60 12,25 11,90 11,55 11,20 11,85

15,75 15,38 15,00 14,63 14,25 13,88 13,50 13,13 12,75 12,38 12,00 11,63

16,80 16,40 16,00 15,60 15,20 14,80 14,40 14,00 13,60 13,20 12,80 12,40

18,90 18,45 18,00 17,55 17,10 16,65 16,20 15,75 15,30 14,85 14,40 13,95

21,00 20,50 20,00 19,50 19,00 18,50 18,00 17,50 17,00 16,50 16,00 15,50

23,10 22,55 22,00 21,45 20,90 20,35 19,80 19,25 18,70 18,15 17,60 17,05

27,30 26,65 26,00 25,35 24,70 24,05 23,40 22,75 22,10 21,45 20,80 20,15

31,50 30,75 30,00 29,25 28,50 27,75 27,00 26,25 25,50 24,75 24,00 23,25

35,70 34,85 34,00 33,15 32,30 31,45 30,80 29,75 28,90 28,05 27,20 26,35

Temperatura (C)

9 12 15 18 21 24 27 30 33 36 39

20

Motorgs

Cuidados com o Sistema GNV


Fazendo as manutenes peridicas em seu veculo voc j estar garantindo um bom funcionamento do sistema GNV. (As manutenes j foram citadas neste manual). O cilindro de GNV trabalha com uma presso de 220 bars, que no deve ser excedida, sob o risco de danos ao sistema de converso, vazamentos de grande intensidade, danos ao veculo e s pessoas. Nunca tente transferir gs natural de um cilindro para outro. Em caso de incndio possui um dispositivo que atua no caso de haver uma grande temperatura ou uma grande presso interna do cilindro. Em qualquer destes casos a vlvula descarregar o gs existente no cilindro, mesmo estando fechado. Este dispositivo tem como objetivo evitar impactos maiores causados pelo incndio. Esta mesma vlvula tambm possui um dispositivo de excesso de fluxo que vedar automaticamente a sada do gs caso haja algum rompimento da tubulao ou das mangueiras. Jamais tente instalar qualquer outro tipo de cilindro que no seja especfico para uso de GNV e para a presso de armazenamento de 220 bars. Segundo as normas de fabricao, o cilindro tem que ser retestado a cada 5 (cinco) anos da data de seu ltimo teste, marcada na calota do cilindro e tambm em seu certificado.

21

Motorgs

Abertura e Fechamento das Vlvulas Manuais O sistema de converso tem 3 vlvulas manuais, pintadas de vermelho. A finalidade delas permitir a atuao do usurio em casos de emergncia ou manuteno. Uma delas a vlvula de cilindro, que bloqueia a passagem de gs do cilindro para os outros componentes do sistema. A vlvula de abastecimento s utilizada para reabastecer o cilindro, devendo permanecer com o pino fechado em situaes diferentes do abastecimento. A outra a eletro-vlvula, existente em motores carburados. mantida normalmente fechada, sendo sua abertura comandada pela chave comutadora. Para casos de emergncia (se a chave comutadora no funcionar) ela possui um dispositivo para abertura manual, para que o combustvel original possa ser utilizado.

Incorporao ou Remoo de Componentes Todo veculo, ao ser convertido, recebe um Atestado de Qualidade do Instalador Registrado, que impresso em duas vias, ficando uma com a convertedora e outra com o cliente. O veculo recebe o CSV (Certificado de Segurana Veicular), que deve ser encaminhado ao CRVA aonde foi obtida a autorizao para modificao de caractersticas do veculo, para concluso do processo de converso. Tambm fixado no pra-brisa do veculo o Selo GNV. Caso seja feita alguma alterao no sistema de GNV, tal como, incorporao ou remoo de algum equipamento, a convertedora dever emitir novo Atestado de Qualidade do Instalador Registrado, mas se o Selo

22

Motorgs

e o CSV estiverem no seu prazo de validade, que de um ano, devero ser mantidos.

Capacidade de Carga til dos Vehculos A capacidade de carga til dos veculos aps a instalao dos sistemas GNV diminui em aproximadamente 1,0 Kg por litro de volume do cilindro. No caso de um veculo que suporta 800 Kg e foi instalado o sistema de GNV com um cilindro de 88 L ela perder aproximadamente 88 Kg passando sua capacidade de carga para aproximadamente 712 Kg.

23

Motorgs

Informativo ao Cliente

1.

Aps a instalao do sistema GNV, a cada doze meses o

veculo deve ser inspecionado por OIC/ITE para que sejam emitidos o CSV e o Selo do gs natural veicular; 2. Quando das inspees peridicas, o CSV vigente deve ser

cancelado e substitudo por outro; 3. Quando das inspees peridicas, o selo Gs Natural Veicular

vigente deve ser inutilizado e substitudo por outro; 4. Quando das inspees iniciais peridicas, devem ser

apresentados aos OIC/ITE, os seguintes documentos: 4.1 CRLV (fotocpia); 4.2 Autorizao prvia da autoridade competente conforme artigo 98 da Lei 9.503/97 (fotocpia) somente para a realizao das inspees iniciais; 4.3 Atestado da Qualidade do Instalador Registrado (fotocpia e original); 4.4 Manual do cliente (original); 4.5 Documentos fiscais do servio de instalao e de venda dos componentes dos sistemas de GNV (originais e fotocpias); 4.6 Identificao da certificao dos componentes dos sistemas de GNV; 4.7 CSV (anexo D) vigente (fotocpia e original); 4.8 Selo Gs Natural Veicular vigente (original); 5. O CSV deve ser apresentado autoridade de trnsito local, junto com os documentos fiscais dos servios de instalao e de venda dos

24

Motorgs

componentes de GNV, para fins de regularizao do CRLV e quando do seu licenciamento anual (quando aplicvel). 6. Deve possuir fotocpias autenticadas em cartrio do CSV e dos documentos fiscais do servio de instalao e de venda dos componentes dos sistemas de GNV, caso a autoridade de trnsito local retenha os originais; 7. Quando da incorporao ou substituio de qualquer componente dos sistemas de GNV dos veculos rodovirios automotores, certificado no mbito do SBC (quando aplicvel), dentro da validade do CSV e o selo de Gs Natural Veicular, devem ser procurados os OIC/ITE para nova inspeo e para que o CSV e o Selo Gs Natural Veicular, em validade, sejam retidos, cancelados e substitudos por outros, obedecendo ao prazo de validade anterior; 8. Quando da incorporao ou substituio de qualquer componente dos sistemas de GNV dos veculos rodovirios automotores, certificado no mbito do SBC (quando aplicvel), deve ser emitido um outro Atestado de Qualidade do Instalador Registrado. 9. Quando da incorporao ou substituio de qualquer componente dos sistemas de GNV dos veculos rodovirios automotores, dentro da validade do CSV e do Selo Gs Natural Veicular, os mesmos devem ser mantidos; 10. Selo Gs Natural Veicular de uso obrigatrio e pode ser exigida a sua apresentao nos postos de GNV autorizados pela ANP; 11. A capacidade de carga til dos veculos rodovirios automotores com sistemas de GNV, fica limitada ao PBT dos veculos rodovirios automotores originais.

25

Motorgs

Revises Peridicas
As revises peridicas tm como objetivo manter seu veculo sempre em boas condies de funcionamento, proporcionando uma utilizao segura e livre de problemas, alm de aumentar a vida til do motor e do sistema GNV.

Reviso Entrega Data: ____ / ____ / ____ Km: Assinatura:

2 Reviso 2.000 Km Data: ____ / ____ / ____ Km: Assinatura:

_____________________

____________________

3 Reviso 10.000 Km Data: ____ / ____ / ____ Km: Assinatura:

4 Reviso 20.000 Km Data: ____ / ____ / ____ Km: Assinatura:

_____________________

____________________

26

Motorgs

Disposies Gerais

SIGLAS

INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial. DQUAL Diretoria de Qualidade RNML Rede Nacional de Metrologia Legal DENATRAN Departamento Nacional de Trnsito ANP - Agncia Nacional do Petrleo SBC Sistema Brasileiro de Certificao CTB Cdigo de Trnsito Brasileiro CREA Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura. RTQ Regulamento Tcnico da Qualidade OIC - Organismo de Inspeo Credenciado ITE Instituio Tcnica de Engenharia CSV Certificado de Segurana Veicular CRI Certificado de Registro do Instalador GNV - Gs Natural Veicular CRLV Gs Natural Veicular PBT Peso Bruto Total RBC Rede Brasileira de Calibrao

27

You might also like