You are on page 1of 46

Captulo 6.

Procura Individual e de Mercado

6.1 Efeitos da variao no rendimento 6.2 Efeitos da variao no preo 6.3 Agregao das curvas da procura individuais 6.4 Efeito de substituio e efeito rendimento 6.5 Aplicaes
1

Captulo 6. Procura Individual e de Mercado


6.1 Efeitos da variao no rendimento
Objectivo da anlise: analisar as combinaes ptimas no consumo dos dois bens quando o rendimento varia, mantendo-se constantes as preferncias do consumidor e os preos de mercado dos dois bens.

.
2

6.1 Efeitos da variao no rendimento


1. Bem inferior: bem cuja procura regride com o aumento do rendimento, ceteris paribus, porque as pessoas tm a possibilidade de substituir este bem por bens de que gostam mais. A elasticidade rendimento negativa. D

ER < 0
D

2.

Bem normal: bem cuja procura aumenta com o aumento do rendimento, ceteris paribus. A elasticidade rendimento positiva.

ER > 0 Bem de primeira necessidade: - bem cuja procura aumenta menos que proporcionalmente que o aumento do rendimento, ceteris paribus, - a elasticidade rendimento positiva mas inferior a um, D 0 < E - exemplo: maior parte dos bens alimentares. R <1
Bem de luxo: - bem cuja procura aumenta mais que proporcionalmente que o aumento do rendimento, ceteris paribus, D - a elasticidade rendimento superior a um, ER >1 - exemplo: perfumes. Nota: A caracterstica de inferior, normal, etc., no intrnseca ao bem. uma caracterstica econmica determinada pelas preferncias do consumidor.
3

6.1 Efeitos da variao no rendimento


Curva consumo rendimento
A curva consumo rendimento corresponde ao lugar geomtrico das combinaes ptimas de X e Y (que maximizam a satisfao do consumidor), para os vrios nveis de rendimento, mantendo-se constantes as preferncias do consumidor e os preos de mercado dos dois bens. Considere-se os seguintes casos: (a ) X e Y so bens normais. Na situao em que os bens X e Y so normais, temos: - medida que o rendimento aumenta, mantendo-se constantes as preferncias e PX e PY, a quantidade procurada de ambos os bens aumenta; - neste caso, a elasticidade rendimento da procura dos dois bens positiva. Logo, a curva consumo rendimento tem inclinao positiva.
B A

X
4

6.1 Efeitos da variao no rendimento


(b) X um bem normal e Y um bem inferior. Assumindo como constantes as preferncias do consumidor e os preos de mercado dos bens X e Y . Nesta situao, perante um aumento no rendimento, conclui-se que: - a quantidade procurada ou consumida de Y diminui e a quantidade procurada ou consumida de X aumenta. - logo, a curva consumo rendimento tem inclinao negativa. Y

6.1 Efeitos da variao no rendimento


Contudo, podemos ser mais explcitos quanto classificao do bem X.

Veja-se o seguinte:

R = PX . X + PY . Y

1=

PX .X . PY .Y + R R

Dado que Y um bem inferior, medida que o rendimento aumenta, ceteris paribus, o consumo de Y diminui. Logo

PY . Y R PX .X R

menor que 1.

Donde,

tem que ser superior a 1.

Conclui-se que X tem que ser um bem de luxo.

6.1 Efeitos da variao no rendimento


(c) Nas situaes anteriores, (a) e (b), considerou-se que quer o bem X quer o bem Y so de um certo tipo (ou inferior, ou normal), para qualquer nvel de rendimento do consumidor. Ora, para a generalidade dos consumidores e para a generalidade dos bens de consumo, a situao comum que um bem possa eventualmente ser inferior, de primeira necessidade ou de luxo, dependendo do nvel de rendimento do consumidor. Assim, no caso genrico, razovel esperar que o bem seja normal para determinados nveis de rendimento e passe a ser inferior para nveis de rendimento superiores. Vejamos ento a curva de Engel.

Curva de Engel
A curva de Engel do bem X relaciona a quantidade procurada do bem X (que maximiza a satisfao do consumidor) com o rendimento, mantendo-se constantes as preferncias do consumidor e os preos de mercado dos bens. Os grficos representam, respectivamente: - a curva consumo rendimento do consumidor no espao dos bens X e Y ; - a curva de Engel do bem X , no espao de X e R : R
A

C B

X = f (R)
C

Neste caso, o bem X : - bem normal entre os pontos A e B dado que a curva de Engel tem inclinao positiva; - bem inferior entre os pontos B e C dado que a curva de Engel tem inclinao negativa.
B A

X
8

6.1 Efeitos da variao no rendimento


Notas:
1. A classificao de um bem como bem normal ou inferior depende das preferncias do consumidor. Dada a curva de Engel, X = f (R) , pode calcular-se a elasticidade rendimento da procura individual de um bem num ponto desta funo. Para um dado nvel de rendimento, se a curva de Engel do bem tem inclinao positiva, o bem normal; se a curva de Engel do bem tem inclinao negativa, o bem inferior. Como sabemos, um bem normal pode ser de primeira necessidade ou de luxo. Para um dado nvel de rendimento, a curvatura/configurao da curva de Engel indica se o bem de primeira necessidade ou de luxo.

2.

3.

4.

6.1 Efeitos da variao no rendimento


(i) No caso de um bem de primeira necessidade, a curva de Engel convexa.
R

(ii)

No caso de um bem de luxo, a curva de Engel cncava.

(iii) Um bem pode ser um bem de primeira necessidade para nveis de rendimento elevados e um bem de luxo para nveis de rendimento baixos. Neste caso, a curva de Engel cncava para nveis de rendimento reduzidos e convexa para nveis de rendimento mais elevados.
R

10

6.2 Efeitos da variao no preo


6.2 Efeitos da variao no preo
Consideremos dois bens, X e Y. Curva consumo preo A curva consumo preo representa o lugar geomtrico das combinaes ptimas de X e Y (que maximizam a satisfao do consumidor) quando o preo de mercado de um bem varia, mantendo-se constantes as preferncias e o rendimento do consumidor e o preo de mercado do outro bem. Curva da procura individual A curva da procura individual do bem X representa a quantidade procurada por este consumidor do bem X para cada preo de mercado do bem X, mantendo-se constantes as preferncias e o rendimento deste consumidor e os preos de mercado dos outros bens (neste caso do bem Y). Admita-se que as procuras individuais dos bens X e Y obedecem lei da procura. Considere-se agora dois casos: (a) X e Y so bens complementares (b) X e Y so bens substitutos.
11

6.2 Efeitos da variao no preo


(a) Considere-se, em primeiro lugar, que os bens X e Y so complementares. Perante uma diminuio no preo do bem X, admitindo que o bem X obedece lei da procura, a quantidade procurada do bem X e a procura do bem Y aumentam.

Px

Curva da procura do bem X

PY

Curvas da procura do bem Y

CCPX
Y1 Y2 Y3

12

6.2 Efeitos da variao no preo


(b) Considere-se agora outra situao: os bens X e Y so substitutos Perante uma diminuio no preo do bem X, admitindo que o bem X obedece lei da procura, aumenta a quantidade procurada do bem X mas diminui a procura do bem Y.
Y

Px

Curva da procura do bem X

PY

Curvas da procura do bem Y

dY3 dY2 dY1


CCPX

Note-se que, quer no caso de bens complementares quer no caso de bens substitutos, medida que o preo do bem X diminui: - o nvel de utilidade total aumenta e - o consumidor consome uma maior quantidade do bem X.
13

6.2 Efeitos da variao no preo

A curva da procura individual do bem X tem as seguintes propriedades:

1. Em cada ponto da curva da procura individual, o consumidor est a maximizar o seu


nvel de utilidade. Ou seja:
Y X

TMS

PX = PY

Y A TMS X indica o montante de Y de que o consumidor est disposto a prescindir para consumir uma unidade adicional de X, mantendo-se o nvel de utilidade constante.

Logo, a TMS X mede o benefcio marginal resultante do consumo de uma unidade adicional de X, expresso em unidades do bem Y, ou seja, o preo de reserva de uma unidade adicional de X, expresso em unidades de Y.
Y

O rcio

PX PY

mede o custo de oportunidade marginal resultante do consumo de uma unidade adicional de X, expresso em unidades de Y.

.
14

6.2 Efeitos da variao no preo


Sabemos que, na escolha da combinao de bens no consumo, o consumidor racional dever satisfazer o princpio do custo-benefcio: Bmg = Cmg Com efeito, em cada ponto da curva da procura, observa-se: Bmg = Cmg Em cada ponto da curva da procura, vimos que:
Y TMS X =

PX PY

Vamos exemplificar a escolha ptima do consumidor, fazendo variar PX , ceteris paribus. Suponha-se que PY = 1 u.m. e PX = 2 u.m.

P TMS = X PY
Y X

2unid .Y 2 u .m . = 1unid .adicionalX 1u .m .

Ou seja, na combinao ptima: - 1 unid. adicional de X vale, para o consumidor, 2 unid. de Y - BmgX = CmgX , ou seja: preo de reserva dessa unid. adicional de X = 2 u.m. Ento, neste caso, PX o preo de reserva de uma unid. adicional de X e o custo marginal de obter uma unid. adicional de X.
15

6.2 Efeitos da variao no preo

Admita-se que PY = 1 u.m. e que, agora, PX =1,5 u.m.


Y TMS X =

1,5unid .Y PX = 1unid .adicionalX PY

Na combinao ptima, temos agora: - 1 unid. adicional de X vale para o consumidor 1,5 unid. de Y - BmgX = CmgX , ou seja: preo de reserva dessa unid. adicional de X = 1,5 u.m. Ento, neste caso:

PX = BmgX = CmgX = 1,5 u.m.

Em concluso: A curva da procura individual do bem X identifica o benefcio marginal ou preo de reserva de uma unidade adicional de X associado a diferentes nveis de consumo. Verifica-se medida que o consumo de X aumenta, o BmgX ou preo de reserva de X diminui.
16

6.2 Efeitos da variao no preo

2. O nvel de utilidade do consumidor varia ao longo da curva.


Quanto menor o preo do bem X, ceteris paribus, maior o nvel de utilidade do consumidor, porque o seu conjunto de possibilidades de consumo expande-se quando o preo do bem X diminui. Dito de outro modo, o rendimento real ou poder de compra do consumidor aumenta.

3. Parte-se do pressuposto de que os preos de todos os outros bens no variam ao longo


da curva da procura de X. Mas podem variar as quantidades procuradas de todos os outros bens, por este consumidor. Na verdade, aos vrios preos representados ao longo de uma curva da procura de um dado bem podero corresponder diferentes curvas da procura de um outro bem ou de outros bens.

.
17

6.2 Efeitos da variao no preo


Inclinao da curva da procura e lei da utilidade marginal decrescente. O facto de a curva da procura ser negativamente inclinada resulta do facto de a utilidade marginal ser decrescente. Como a utilidade das unidades adicionais decrescente, medida que o nmero de unidades consumidas aumenta, o seu preo de reserva diminui. Assim, o consumidor compra uma quantidade maior se o preo por unidade do bem for menor. Recordemos a regra ptima de escolha do consumidor:

Umg X PX

UmgY PY

Admita-se que o consumidor se encontra na combinao de bens de consumo ptima, de acordo com esta regra.

.
18

6.2 Efeitos da variao no preo


Suponhamos agora uma nova situao: - o rendimento do consumidor mantm-se, - o preo do bem X aumenta. Nessa situao, o consumidor deixa de estar no seu ptimo pois que, agora, a condio de ptimo deixa de se verificar. Seja, por exemplo:

Umg X PX

<

UmgY PY

Nesta situao o consumidor aumenta a sua utilidade no consumo se fizer uma afectao diferente do seu rendimento, designadamente transferindo unidades monetrias para a aquisio do bem Y. (Note-se que esse aumento independente de o consumidor passar a consumir uma menor quantidade de bens em virtude da diminuio do rendimento real.) Conclumos, ento, que PX QX . Como se v, a regra de escolha ptima do consumidor est subjacente curva da procura decrescente. Para cada preo de transaco no mercado, a quantidade que o consumidor decide adquirir depende, pois, da utilidade marginal (isto , da utilidade da ltima unidade consumida).
19

6.3 Agregao das curvas da procura individuais

6.3 Agregao das curvas da procura individuais.


A curva da procura de mercado corresponde soma horizontal das curvas da procura de todos os consumidores. Ou seja, para cada preo, somam-se as quantidades procuradas de todos os consumidores.

Observaes: ( i) A curva da procura de mercado deslocar-se- para a direita, quando o nmero de consumidores no mercado aumenta.

(ii) Alteraes nos factores que influenciam a curva da procura individual afectam a curva da procura de mercado. Ou seja, deslocaes na curva da procura individual implicam deslocaes na curva da procura de mercado. (iii) Mesmo no caso de cada uma das curvas da procura individuais ser um segmento de linha recta, a curva da procura de mercado pode no ser uma linha recta.

.
20

6.3 Agregao das curvas da procura individuais


Exemplo: Procura de trigo no mercado do trigo dos EUA.
Considere um mercado composto de dois segmentos: Procura domstica Procura externa

QDd = 1 465 88 P QDe = 1 344 138 P

0 P 16,65 0 P 9,74

Deduza analiticamente e represente graficamente a curva da procura de mercado.

Q = 1 465 88 P Q = 2 809 226 P

9,74 P 16,65 0 P < 9,74

16,6

9,7

1 344 1 465

2 809

X
21

6.4 Efeito de substituio e efeito rendimento


6.4 Efeito de substituio e efeito rendimento.
O efeito da variao no preo de um bem sobre a quantidade procurada do prprio bem ou de outro bem efeito preo total pode ser decomposto em dois efeitos: Efeito de substituio: variao na quantidade procurada de um bem resultante da variao do preo relativo de um bem, mantendo-se constante o nvel de utilidade total (ou rendimento real) e o preo do outro bem. Quando o preo de um bem aumenta, os consumidores tendem a substitu-lo por outros bens que se tornaram relativamente mais baratos face situao inicial. Corresponde reaco do consumidor a uma alterao no preo relativo dos bens, mantendo-se a utilidade total (ou rendimento real) constante. O efeito no depende do tipo de bem. Efeito rendimento: variao na quantidade procurada de um bem resultante da variao do rendimento real, ceteris paribus. Quando o preo de um bem aumenta, o rendimento real (poder de compra) diminui e os consumidores tendem a adquirir menos de todos os bens. O conjunto de possibilidades de consumo diminui. Corresponde reaco do consumidor a uma alterao no seu rendimento real, mantendo-se constantes os preos relativos dos bens. O efeito depende do tipo de bem.
22

6.4 Efeito de substituio e efeito rendimento


Vamos analisar graficamente a grandeza do efeito total e a sua decomposio nos efeitos de substituio e rendimento.

6.4.1 Variao no preo caso de um bem normal.


Suponha-se uma diminuio do preo do bem X, ceteris paribus. - Pelo efeito de substituio, a quantidade procurada do bem aumenta; - Pelo efeito rendimento, se X um bem normal, a quantidade procurada aumenta. Assim, o efeito preo total traduz-se num aumento da quantidade procurada do bem X.

23

6.4.1 Variao no preo caso de um bem normal


Na Figura 1 representa-se a decomposio do efeito preo total entre os efeitos de substituio e rendimento, no caso de um bem normal. A combinao ptima inicial B (X1,Y1), na tangncia da curva de indiferena U1 com a restrio oramental [ linha RS]. Considere-se uma diminuio de PX. Esta diminuio do preo relativo de X d origem a uma nova restrio oramental [ linha RT ], que se representa por uma rotao da restrio oramental inicial sobre o ponto R. A combinao ptima passa a ser C, a tangncia da curva de indiferena U2 com a nova restrio oramental [ linha RT ]. No sentido de proceder anlise da decomposio do efeito total nos efeitos de substituio e rendimento, vamos, em primeiro lugar, isolar o efeito de substituio. Isto significa fazer a anlise do efeito da diminuio do preo relativo do bem X sobre a quantidade procurada de X como se a utilidade total se mantivesse constante.

24

6.4.1 Variao no preo caso de um bem normal


O efeito de substituio corresponde a um movimento ao longo da C.I. U1 . Para isolar o efeito de substituio, vamos traar uma paralela nova R.O. [RT]. A linha paralela a RT PP . Esta: - reflecte os novos preos relativos dos bens X e Y , - mas tangente curva de indiferena inicial. A restrio oramental PP, comparativamente com a recta RT, reflecte uma diminuio do rendimento nominal do consumidor que compensa a diminuio do preo do bem X , de forma que o nvel de utilidade total do consumidor continua a ser U1. O consumidor escolheria a combinao D, consumindo as quantidades ( X2, Y2 ). A diminuio de PX implica a deslocao da escolha da combinao B para D. Y
R

Efeito de substituio = X2 X1 e

Y2 Y1
Figura 1. Decomposio do efeito preo total, no caso de bem normal.

P Y1 Y2 Y3

B D C

U1

U2
0 X1 X2 S X3 P T

25

6.4.1 Variao no preo caso de um bem normal


O efeito rendimento corresponde a uma deslocao da R.O. do consumidor e, consequentemente, a uma deslocao do consumidor para uma outra C.I.. Considerem-se as duas rectas de R.O. que reflectem o novo preo relativo dos dois bens (i.e., de PX em termos de PY) : PP e RT . Estas duas rectas de R.O. correspondem a dois nveis de rendimento real. Na verdade, dado que o bem X procurado na situao inicial, a diminuio do preo unitrio do bem X vai originar um aumento do rendimento real do consumidor. este aumento do rendimento real que est implicitamente representado nessa deslocao da recta de R.O. de PP para RT . Y
R

O aumento do rendimento real implica a deslocao da escolha do ponto D para o ponto C.


B

P Y1 Y2 Y3 .

Efeito rendimento = X3 X2 e Y3 Y2
D C

U1

Efeito preo total = X3 X1 e Y3 Y1

U2
0 X1 X2 S X3 P T

26

6.4.1 Variao no preo caso de um bem normal


Note-se que: - o efeito de substituio vai sempre no mesmo sentido, independentemente do tipo de bem: quando aumenta o preo de um bem, o bem que encareceu relativamente ao outro substitudo pelo que se tornou relativamente mais barato, - o sentido do efeito rendimento depende do tipo de bens.

No caso do bem X, os efeitos rendimento e o efeito de substituio, em resultado de uma diminuio de PX, apresentam o mesmo sinal: aumento na quantidade procurada do bem X. Pela anlise do efeito rendimento, um aumento do rendimento real conduziu a um aumento em X, logo o bem X um bem normal.

.
27

6.4.2 Variao no preo caso de um bem inferior

6.4.2 Variao no preo caso de um bem inferior.


Suponha-se uma diminuio do preo do bem X, ceteris paribus. Pelo efeito de substituio, a quantidade procurada do bem aumenta. Ora, se X um bem inferior, pelo efeito rendimento, a quantidade procurada diminuir. Assim, em teoria, o efeito preo total tem sinal indeterminado (no caso considerado no grfico abaixo, o efeito preo total Y positivo).
R

X2 X1 = efeito de substituio > 0 X3 X2 = efeito rendimento < 0

P Y3 B Y1

X3 X1 = efeito total > 0


Figura 2. Decomposio do efeito preo total, no caso de bem inferior.

U2
Y2 D

U1
0 X1 X3 X2 S P T

X
28

6.4.2 Variao no preo caso de um bem inferior

Neste caso, a diminuio do preo do bem X resulta num aumento da quantidade procurada de X uma vez que o efeito de substituio domina o efeito rendimento. Ou seja, a lei da procura previsvel quer no caso de bem normal, quer no caso de um bem inferior. A quantidade procurada tende a aumentar, quando o preo do bem diminui, ceteris paribus.

29

6.4 Efeito de substituio e efeito rendimento

Notas:
(1)

Empiricamente, em resultado de uma variao do preo e consequente efeito sobre a variao da quantidade procurada, o que se observa o efeito total. Ou seja, a decomposio do efeito total nos seus efeitos de substituio e rendimento no observvel.
(2)

Embora abstracta, esta decomposio de efeitos importante. Ilustra a validade dos fundamentos da teoria do consumidor e vai servir para prever e avaliar os efeitos de variaes de preo nos mercados. Concretamente, vejamos:
(2.1)

Em resultado de uma diminuio (aumento) do preo de um bem, o efeito de substituio significa sempre uma maior (menor) quantidade procurada do bem. Isto resulta da convexidade das C.I.. Se o preo do bem X diminui, ento:
Y TMS X >

PX PY
30

6.4 Efeito de substituio e efeito rendimento


Para que se verifique a igualdade

Y TMS X =

PX PY

(uma das condies de optimizao), a TMSX,Y tem de diminuir, o que significa um aumento da quantidade procurada de X e uma diminuio da quantidade procurada de Y. Logo, o efeito de substituio consistente com a lei da procura.

(2.2)

Considere-se uma diminuio do preo do bem X, mantendo-se constante R e PY. Como sabemos: Efeito preo total = Efeito de substituio + Efeito rendimento

No caso de ser um bem normal, ambos os efeitos so positivos. Logo, a curva da procura individual tem inclinao negativa. No caso de ser um bem inferior, o efeito de substituio positivo e o efeito rendimento negativo. Quando o efeito de substituio domina o efeito rendimento, a curva da procura individual do bem inferior tem inclinao negativa. Caso o efeito rendimento domine o efeito de substituio, a curva da procura individual do bem X teria uma inclinao positiva negativa. Este o caso da paradoxo de Giffen.
31

6.4 Efeito de substituio e efeito rendimento

(3)

Paradoxo do bem Giffen. Um bem Giffen um bem cuja curva da procura positivamente inclinada. necessariamente um bem inferior. Mas um bem inferior no necessariamente um bem Giffen. Considere-se que o bem X um bem Giffen. Suponha-se uma diminuio de PX, ceteris paribus. Dado que um bem Giffen, a quantidade procurada diminui. Vejamos: Pelo efeito de substituio, a quantidade procurada do bem aumentar. Ora, se pelo efeito preo total a quantidade procurada do bem diminui, ento, pelo efeito rendimento a quantidade procurada teria que diminuir. Como essa diminuio da quantidade consequncia de um aumento do rendimento real, o bem necessariamente um bem inferior. No caso particular de um bem Giffen, quando o preo do bem X diminui, a quantidade procurada diminui. Tal implica que a curva da procura deste bem apresente inclinao positiva. Ou seja, estamos perante um caso especial de violao da lei da procura. Para que este resultado paradoxal ocorra, ter que ser simultaneamente um bem fortemente inferior e ter que ter um peso elevado no oramento/despesa do consumidor. Ou seja, s assim o efeito rendimento ser suficientemente forte para dominar o efeito de substituio.
32

6.4 Efeito substituio e efeito rendimento

Y
R

X3 X2 = efeito rendimento < 0 X2 X1 = efeito substituio > 0 X3 X1 = efeito total < 0

P
C

Y3

U2
Y1 Y2
B D

U1
0 X3 X1 X2 S P T

Figura 3. Decomposio do efeito preo total, no caso de bem Giffen.


33

6.5 Aplicaes
Aplicao 1 :

(Pindyck & Rubinfeld, 6 ed., pg. 143)

Suponha que a procura de bilhetes de teatro: - pelo pblico em geral dada por: - por estudantes dada por:

Qpg = 500 5 P Qest = 200 4 P

0 P 100 0 P 50

a)

Represente graficamente as duas funes. Se o preo de cada bilhete for de 35 u.m., qual a quantidade procurada por cada grupo? Calcule a elasticidade preo da procura para cada grupo, para um preo de 35 u.m..

b)

c)

Ser que est a ser cobrado o preo que permite maximizar a receita da empresa?

d) Quais devero, ento, ser os preos cobrados a cada um dos grupos de forma a

maximizar a receita da empresa?


e) Deduza analiticamente e represente graficamente a curva da procura de mercado.

34

6.5 Aplicaes

Resoluo: a)
Represente graficamente as duas funes. Se o preo de cada bilhete for de 35 u.m., qual a quantidade procurada por cada grupo? P

Qpg (P=35) = 325 Qest (P=35) = 60

100

Procura em geral
50 35

Procura estudantes
.
60 100 200 325 500 X
35

6.5 Aplicaes
b) Calcule a elasticidade preo da procura para cada grupo, para um preo de 35 u.m.. Pblico em geral:

P = 35

Qpg = 325

dQd EQd,P = dP = | 5 . (35 / 325) | = 0,54 Qd P


Estudantes:

P = 35

Qest = 60

dQd EQd,P = dP Qd P

| 4 . (35 / 60) | = 2,3(3)

c) Ser que est a ser cobrado o preo que permite maximizar a receita da empresa? De forma a aumentar as receitas, o preo cobrado ao pblico em geral deve aumentar, uma vez que a elasticidade preo da procura do pblico em geral inferior a 1 e, portanto, mediante um aumento do preo, a receita total aumentar. O preo cobrado aos estudantes deve diminuir, uma vez que a elasticidade preo da procura dos estudantes superior a 1 e, portanto, mediante uma diminuio do preo, a receita total aumentar.
36

6.5 Aplicaes
d) Quais devero, ento, ser os preos cobrados a cada um dos grupos de forma a maximizar a
receita da empresa?

Pblico em geral: EQd,P = ... = | 5 .


P 500 5P

| = 1

5 P = 500 5 P

P = 50 Q = 250

com

RT = 12 500

Estudantes: EQd,P = ... = | 4 .


P 200 4P

| = 1

4 P = 200 4 P

P = 25 Q = 100

com

RT = 2 500

37

6.5 Aplicaes
e) Deduza analiticamente e represente graficamente a curva da procura de mercado. Q = 500 5P Q = 700 9P 50 P 100 0 P < 50

100

50

.
200 500 700

X
38

6.5 Aplicaes
Aplicao 2 : (Pindyck & Rubinfeld, 6 ed., pg. 144)
Admita uma portagem numa ponte sem custos operacionais. A procura de passagens pela ponte dada por: P = 15 0,5Q Q = 30 2P 0 P 15

a) b) c)

Represente graficamente a funo. Quantas pessoas passariam pela ponte se no existisse portagem? Qual seria a alterao ocorrida no bem-estar dos consumidores se o preo passasse de 0 para 5 u.m.? Se o preo passar de 5 para 7 u.m., com base na anlise da receita total, que se pode concluir sobre a elasticidade preo da procura no ponto inicial?

d)

.
39

6.5 Aplicaes

Resoluo:
Admita uma portagem numa ponte sem custos operacionais. A procura de passagens pela ponte dada por:

P = 15 0,5 Q Q = 30 2 P ,
0 P 15

a) Represente graficamente a funo.

15

b) Quantas pessoas passariam pela ponte


se no existisse portagem?

5 20 30 X

P=0 .

Q = 30

40

6.5 Aplicaes
c) Qual seria a alterao ocorrida no bem-estar dos consumidores se o preo passasse de 0 para 5
u.m.?

Se

P = 5

Q = 20 5 x 20 = 100 u.m. ( 5 x 10 ) / 2 = 25 u.m.

O excedente do consumidor diminuiria em:

Pelo que a perda de bem-estar dos consumidores seria de 125 u.m.. d) Se o preo passar de 5 para 7 u.m., com base na anlise da receita total, o que pode concluir
sobre a elasticidade preo da procura no ponto inicial ?

Se

P=7

Q = 16 RT = 112 RT = 100

Comparando a receita total nas duas situaes, temos: P = 7 P=5

A receita total aumentou com o aumento do preo. Logo, na situao de equilbrio inicial, a elasticidade preo da procura teria de ser inferior a 1. dQ P EQd,P = = | 2 . ( 5 / 20 ) | = 0,5 < 1

dP Q

41

6.5 Aplicaes
Aplicao 3: (Exerccio 7 da Sebenta de exerccios n 3)
O Paulo estabeleceu a seguinte funo como representando as suas preferncias pelos bens par de sapatos (X) e calas de ganga (Y):

U(X,Y) = X Y2
Sabe-se ainda que o Paulo dispe de uma mesada de 100 u.m. e os preos dos bens X e Y so, respectivamente 10 e 15 u.m.. 1. Determine a combinao ptima de consumo para o nvel de rendimento e os preos dados. 2. Suponha que o preo do bem X se eleva para 20 u.m., permanecendo tudo o resto constante. Calcule a nova combinao ptima de consumo. 3. Decomponha o efeito preo total da variao do preo do bem X, justificando os clculos efectuados. 4. Qual o efeito do aumento do preo do bem X sobre o consumo do bem Y. Qual dos efeitos que domina? 5. Determine analiticamente a funo procura do bem X deste consumidor. 6 . Calcule a elasticidade arco preo da procura do bem X entre as duas situaes de equilbrio das alneas 1) e 2). Interprete o resultado obtido.
42

6.5 Aplicaes
Resoluo:
1.

UmgX Px = Py UmgY
R = X Px + Y Py

Y 2X

10 15

Y = 4,4(4) X = 3,3(3)

100 = 10 X + 15 Y

2.

UmgX Px' = UmgY Py


R = X Px + Y Py

Y = 2X

20 15

Y = 4,4(4) X = 1,6(6)

100 = 20 X + 15 Y

3.

Nvel de utilidade inicial: U0 = 65,8 Ponto de substituio:

UmgX UmgY

Px ' Py

Y 2X

20 15

Y = 5,6 X = 2,1
43

U(X,Y) = 65,8

XY2 = 65,8

6.5 Aplicaes
Efeito de substituio

X X1 = 2,1 3,3(3) = 1,23(3) Y Y1 = 5,6 4,4(4) = + 1,15


Efeito rendimento

X2 X = 1,6(6) 2,1 = 0,4(3) Y2 Y = 4,4(4) 5,6 = 1,15


Sinal dos efeitos:

X Efeito Substituio Efeito Rendimento Efeito Preo Total

Y --

Classificao dos bens: (i) X e Y : bens independentes (pelo efeito preo total) (ii) X : bem normal (pelo efeito rendimento) Y : bem normal (pelo efeito rendimento)
44

6.5 Aplicaes
Efeito de substituio: Recta oramental fictcia (com os novos preos mas tangente curva de indiferena original). Admite-se uma variao no rendimento que compensa a variao no preo relativo do bem X, de modo a manter-se a utilidade inicial. Efeito rendimento: Mede o efeito de uma variao no rendimento.

4. O aumento no preo do bem X de 10 u.m. para 20 u.m. no provoca qualquer alterao na quantidade procurada do bem Y. Tal significa que os efeitos de substituio e rendimento compensam-se exactamente.

5. Incgnitas: X , Y , PX Dados do problema: U(X,Y) , R , PY

UmgX UmgY

PX PY '

Y = 2X

Px 15

15 Y = 2 X . Px 100 = 3 X . PX

R = X .PX + Y .PY X = 33,3(3) ,

100 = X PX + 15 Y Px > 0

Curva da Procura Individual do bem X


45

Px

6.5 Aplicaes

6.

E X,Px =

% X % Px
66,67%

=1

% X =

% PX = 66,67%

Entre as duas situaes, por cada variao de 1% no preo do bem X, a quantidade procurada do bem variou tambm 1% no sentido inverso, mantendo-se tudo o resto constante. Preo e quantidade procurada variam na mesma proporo mas em sentido inverso. O bem X respeita a lei da procura (curva da procura negativamente inclinada).

.
46

You might also like