You are on page 1of 15

Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva

Poluio das guas E Poluio dos solos

Trabalho realizado por: Ana Morais n2 M Silvina Mendes n12

Poluio das guas


A gua um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluio de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de gua doce muito em breve, caso nenhuma providncia seja tomada.

Fontes de poluio das guas


Existem dois tipos de fontes de poluio das guas:
Poluio Pontual- Esta poluio acontece quando o local de emisso dos poluentes esta bem identificado.

Poluio Difusa- Esta poluio acontece quando a emisso dos poluentes dispersa e no tem um ponto de descarga.

As principais causas da poluio das guas superficiais e subterrneas

Existem vrias formas de poluir aguas, tanto superficiais como subterrneas mas ns apenas vamos falar dos principais.

Poluio Industrial
A indstria o sector de actividade mais poluidor da gua. Nos circuitos de produo, a gua utilizada: o como dissolvente ou reagente qumico; o na lavagem sofre com adio de detergentes; o na tinturaria e no arrefecimento. Estes factores acabam por poluir a agua, e esta se torna imprpria para qualquer usos. Com elevadas cargas orgnicas, qumicas e substancias txicas as aguas utilizadas so lanadas a rios, ribeiras, lagos e albufeiras, e nestes provoca um grave desequilbrio ecolgico, com este acontecimento morrem muitas espcies e anfbios. Estas guas infiltram-se no solo e envenenam as aguas subterrneas trazendo muitas consequncias para a sade publica.

Poluio agro-pecurio
A grande utilizao de fertilizantes qumicos e pesticidas na agricultura moderna tem como consequncia, para alm da poluio dos solos, a degradao dos recursos hdricos, quer superficiais quer subterrneos. As guas das chuvas e de irrigao fazem com que parte desses produtos vaiam para os rios, lagos e albufeiras, onde provocam um desequilbrio ecolgico e a morte de seres aquticos e anfbios por causa da ingesto da gua envenenada. Estes, podem tambm infiltrarem-se no solo e atingir as toalhas freticas estragando assim as guas subterrneas, causando muitos problemas. A pecuria moderna e a avicultura so tambm fontes de poluio atravs de: Dejectos; Substancias qumicas; Componentes das raes (nomeadamente hormonas); Sangue e pedaos de vsceras oriundas dos matadouros; Detergentes utilizados na lavagem das pocilgas, estbulos e avirios. Este tambm so lanados nas aguas, sem qualquer tratamento contaminado assim as aguas superficiais e subterrneas, e alem disso o seu cheiro, faz mal atmosfera.

Poluio domstica

As actividades domsticas e hoteleiras como os hotis, as penses e os restaurantes constituem tambm importantes fontes de poluio das guas, em especial nas reas de forte concentrao urbana. Estas actividades fazem com que grandes quantidades de matria orgnica, nutrientes, microrganismos, guas residuais e aguas dos esgotos sejam tambm frequentemente lanadas, sem tratamento prvio, aos rios, lagos e albufeiras, o que constitui uma grave ameaa para a sade das populaes.

Consequncias da poluio das guas


Poluio Industrial As principais consequncias da Poluio Industrial so: o Desequilbrio ecolgico; o Morte dos animais que habitam na zona poluda; o Poluio atmosfrica; o A agua poluda torna-se imprpria para qualquer uso; o os animais e vegetais aquticos atingidos contaminam o homem; o Estas aguas ao infiltrarem-se no solo, envenenam as aguas subterrneas, trazendo graves consequncias para a sade publica. o Bioacumulao; o Eutrofizao.

Poluio Agro-pecurio

As principais consequncias da Poluio Industrial so: o Desequilbrio ecolgico; o Morte dos animais que habitam na zona poluda; o Poluio atmosfrica; o A agua poluda torna-se imprpria para qualquer uso; o os animais e vegetais aquticos atingidos contaminam o homem; o Estas aguas ao infiltrarem-se no solo e atingem as toalhas freticas estragando assim as aguas subterrneas; o Eutrofizao.

Poluio Domstica

As principais consequncias da Poluio Domstica so: o Desequilbrio ecolgico; o Morte dos animais que habitam na zona poluda; o Poluio atmosfrica; o A agua poluda torna-se imprpria para qualquer uso; o os animais e vegetais aquticos atingidos contaminam o homem; o Estas aguas ao infiltrarem-se no solo, envenenam as aguas subterrneas, trazendo graves consequncias para a sade publica; o Eutrofizao.

Como prevenir a poluio aqutica

As principais medidas a tomar para combater a poluio aqutica so: Colocar filtros nas fbricas e em indstrias; Tratar os esgotos para evitar que contaminem rios e mares; Evitar colocar lixo ou materiais reciclveis em rios e mares; Conduzir toda a gua utilizada pela populao para uma estao de tratamento.

10

Poluio dos Solos


O solo um ecossistema com caracterstica fsicas, qumicas e biolgicas prprias, no qual se desenvolvem uma grande quantidade deformas de vida diferentes. A poluio do solo pode definir-se como a presena de substncias que tm uma aco nociva na sade do homem, nos recursos biolgicos, e nos ecossistemas.

11

Fontes de poluio do solo

As principais causas da poluio do solo so: Contaminao do solo atravs de resduos industriais e agrcolas transportados pelo homem, pelo ar e pela chuva; O uso indevido do solo e de tcnicas atrasadas na agricultura; Os desmatamentos; As queimadas; O lixo; Os esgotos; A chuva cida; O efeito de estufa; Etc.

12

A importncia dos solos no ambiente

O solo um recurso natural bsico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatrio de gua, um suporte essencial do sistema agrcola e um espao para as actividades humanas e para os resduos produzidos.

Uma

vez

que,

na

natureza

todos

os

processos

so

interdependentes, a degradao do solo est relacionada com problemas de outros recursos: Recursos hdricos; Biodiversidade; Reduo da qualidade de vida da populao afectada.

A degradao do solo pode advir de vrios fenmenos: Eroso ou desertificao do solo; Utilizao de tecnologias inadequadas; Falta de prticas de conservao de gua no solo; Destruio da cobertura vegetal, nomeadamente para a expanso urbana.

13

Consequncias da poluio dos solos


As principais consequncias da poluio dos solos so: A contaminao dos aquferos (objetos que contm gua); A morte de microorgarnismos; A morte de muitos animais e plantas; Pode tambm prejudicar a sade do ser humano; A utilizao abundante de agro-quimicos e de gua de rega de m qualidade tambm tem como consequncia a salinizao do solo.

14

Oque fazer para evitar a degradao do solo e para proteger este da desertificao?

A desertificao a degradao do solo, esta acontece como consequncia das alteraes climticas e das atividades humanas. O solo quando esta desertificado fica sem plantas e mais exposto eroso. Para Prevenir a desertificao deve ser praticada a agricultura sustentvel esta provoca menos poluio e evita a destruio da natureza. Devem tambm adaptar tcnicas de conservao, estas tcnicas so tcnicas agrcolas que abrandam o processo de desertificao, e mantem a produtividade dos solos.

15

You might also like