You are on page 1of 4

Combate Discriminao Sexual

O respeito s diferenas existentes entre cada ser humano constitui pressuposto de uma sociedade democrtica, que, como tal, reconhecendo a singularidade de cada indivduo e a complexidade que disso emerge, assegura-lhe direitos e garantias que, em verdade, so inerentes a toda e qualquer pessoa.

Nesse diapaso, o reconhecimento de direitos e garantias referentes liberdade de um ser humano (inclusive no que tange a sua sexualidade) representa no uma faculdade ou um favor conferido pelo Estado para o deleite de pessoas determinadas. No se trata de algo guardado no campo do suprfluo da existncia humana.

Com efeito, a liberdade atinente preferncia sexual de cada pessoa, assim como, por exemplo, a sua liberdade de conscincia, de pensamento e de expresso, encontra inquestionvel guarida na esfera dos direitos humanos fundamentais, porquanto intrnseca e visceralmente ligada a cada indivduo.

Trataremos, brevemente, da questo da liberdade sexual e do preconceito tirano e desmotivado (a ser combatido) presente em nossa sociedade.

Ab initio, partimos da premissa bvia de que um ser humano, em toda sua particularidade, ostenta qualidades prprias, que lhe so indissociveis, e que possui gosto e preferncias prprios, jamais subtrados pela opinio alheia. Da soar evidente que eventual tentativa de constrang-lo a optar por aquilo que no se coaduna com uma simples opo, na medida em que estamos falando de gosto, e no de escolha, ofenderia a sua dignidade como pessoa, atentaria contra suas preferncias e afeies, contrastando, ademais,

com a diversidade natural havida entre os seres humanos em suas respectivas predilees.

Urge destacar que a Constituio da Repblica Federativa do Brasil traz a dignidade da pessoa humana como um de seus fundamentos (art. 1, III), tem como objetivos fundamentais a construo de uma sociedade livre, justa, solidria, bem como a promoo do bem de todos, sem preconceitos de qualquer espcie (art. 3, I e IV), alm de prever a liberdade e a igualdade como direitos fundamentais (art. 5).

Alm do encimado, a Constituio da Repblica estabelece, como direitos fundamentais inviolveis, a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao.

No entanto, a despeito de tantas garantias inseridas na Carta Magna, so fatos corriqueiros a discriminao, a humilhao e, no poucas vezes, a violncia fsica, praticadas por seres humanos contra outros seres humanos, em razo, simplesmente, da coliso entre suas preferncias sexuais.

Importante notar que cada pessoa, em sua intimidade, com o consenso de outrem (seja do mesmo sexo ou no), com quem venha a se relacionar sexualmente, e desde que no incida em nenhum crime, pratica o ato libidinoso que quiser. Assim, se tal prtica sexual em nenhum momento afeta a vida de terceiro, que no estava presente e que no adotaria aquela prtica libidinosa, a discriminao, por parte de terceiro, denota ato de imposio de preferncia, que faz transbordar o mar do desarrazoado.

De outro lado, cumpre sublinhar e enaltecer que o estilo de cada pessoa, as roupas que veste, o corte de cabelo, o tom de voz, enfim, toda a aparncia por ela externada, e tambm as suas

preferncias, em nada atingem diretamente a vida de outra pessoa, que porventura no goste daquele estilo, daquelas roupas, daquele corte de cabelo ou daquela voz, alm de no ter aquela mesma preferncia sexual, porque cada ser humano possui estilo prprio, gosto prprio relacionado a vestimentas, voz prpria e preferncias sexuais prprias. Vale dizer, somos desiguais, em nossa igualdade.

Causa-nos extrema indignao a intolerncia h tanto tempo, lamentavelmente, semeada em nossa sociedade machista, buscando impedir ou suprimir o que julga como sendo diferente ou errado, como se pessoas que se relacionam com outras do mesmo sexo pudessem deixar de gostar daquilo que as agrada, como se pudessem deixar de ser como so e do jeito que so, tudo em funo de uma espcie de ditadura machista, impensada, discriminatria e avessa liberdade sexual inerente a cada um.

Dessa forma, revela-se, alm de inconstitucional e ilegal, incompreensvel o preconceito que ocorre contra homossexuais, bissexuais, transexuais, enfim, contra aqueles que so apontados, inacreditavelmente, como pessoas supostamente imbudas de depravao, como se pessoas heterossexuais, atradas por pessoas do sexo oposto, no praticassem ou no pudessem praticar, em sua vida privada, os atos libidinosos que reputam prazerosos.

A liberdade sexual um direito essencial de todo ser humano.

Diante da conjuntura discriminatria constatada em nossa sociedade, que ofende a dignidade das pessoas que preferem se relacionar sexualmente com outras do mesmo sexo, e/ou que preferem adotar um determinado tipo de aparncia (como no caso dos transexuais), e reconhecendo que isso diz respeito, nica e exclusivamente, a cada pessoa, ao seu gosto e a suas preferncias, esta Coordenadoria de Direitos Humanos almeja contribuir para o combate discriminao sexual, inclusive municiando, sempre que

possvel, os rgos de execuo do Ministrio Pblico com atribuio, visando adoo das providncias cabveis.

MRCIO MOTH FERNANDES Procurador de Justia Coordenador de Direitos Humanos

You might also like