You are on page 1of 14

Partido Comunista Brasileiro www.pcb.org.

br
N 311 09.05.2013

PerCeBer

Aqui, l, em todo lugar: construir o Poder Popular!

A ministra de um governo entreguista

Trabalhadores completamente abandonados: tucanos descambam de vez para a direita e Gleisi se rende aos ruralistas

O Paran se torna um territrio completamente controlado pela hegemonia capitalista. De um lado, o governo federal encabeado por uma coalizo entre PT, PMDB e vrios partidos satlites enriquecendo banqueiros, empreiteiras e transnacionais. De outro, o governo estadual nas mos dos tucanos e aderentes. Eles se igualam em atitudes como a privatizao, o entreguismo e sua posio frente ao conflito entre ruralistas e indgenas. Um dos grandes grande porta-vozes da direita no Paran, senador lvaro Dias, em explcita campanha pela reeleio, foi tribuna do Senado na tera-feira para denunciar a invaso de terras por ndios brasileiros e paraguaios na regio Oeste do Paran. Dando eco aos ruralistas, Dias, aquele mesmo dos cavalos em cima dos professores, disse que ndios e pessoas que se travestem de ndios, muitos deles provenientes de outros pases, como o Paraguai, esto sendo estimulados pela Funai a invadir terras agricultveis. Quando se esperava que os petistas do Paran revidassem a agresso do senador tucano, a poderosa ministra Gleisi Hoffmann se rende aos tucanos e aos ruralistas, determinando a suspenso da demarcao de terras indgenas no Paran, enfrentando o repdio generalizado da conscincia crtica nacional.

A Articulao dos Povos Indgenas da Regio Sul (Arpinsul) emitiu nota condenando a ministra por essa atitude de rendio direita paranaense. Veja o teor da nota de repdio: Uma queda de brao desigual e criminosa! A Articulao dos Povos Indgenas da Regio Sul Arpinsul, vem a pblico manifestar sua indignao e repdio pela deciso da Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, em suspender as demarcaes de terras indgenas no Estado do Paran. O pedido da Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, para suspender a demarcao de terras indgenas no Estado do Paran, que sempre primou pelo dilogo com os Povos Indgenas, coloca um marco negativo nas relaes respeitosas que o Paran exemplarmente desenvolveu com os Povos Indgenas, o que retrata a arrogncia do cargo que Gleisi ocupa na cpula do governo. A causa da lamentvel deciso foi a sua suposta candidatura ao governo do Paran, onde ela quer ser eleita governadora no prximo ano. As vaias que a Presidente Dilma recebeu quando em visita nos Estados do Paran e Mato Grosso do Sul, por movimentos organizados pelo agronegcio que disputa a posse das terras tradicionalmente ocupadas com os Povos Indgenas transmitiu certo peso nas suas intenes polticas. E para ser eleita, tem que fazer as vontades dos fazendeiros que com certeza vo financiar seus gastos de campanha.

agronegcio e consequentemente do desenvolvimento. muito mais fcil encontrar um culpado para os seus sucessivos erros, do que encontrar uma sada negociada e civilizada para a questo indgena, que merece o respeito e a considerao das instituies do Estado. Mais uma vez os direitos indgenas sofrem um duro golpe daquele que deveria defend-lo, o Estado Brasileiro, no entanto o agronegcio o merecedor das recompensas, da solidariedade e da proteo do Estado Brasileiro em detrimento de direitos humanos e fundamentais conquistados a nvel nacional e na arena internacional a duras lutas pelos Povos Indgenas, direitos estes jogados no lixo da histria pelos colonizadores e pelo Estado, que agora cala a nossa voz em nome do desenvolvimento. Enquanto o Estado Brasileiro no tratar a questo indgena com o respeito que merece, os conflitos sero constantes e a violao de direitos humanos se intensificar ainda mais, porque no nos calaremos e seremos implacveis na luta pelos direitos que custaram o sangue dos nossos antepassados!

Outra condio absurda submeter a Embrapa uma empresa de pesquisa do governo, a avaliao dos processos demarcatrios das terras indgenas. Isto no mnimo um ato nefasto, na medida em que coloca por terra o trabalho srio de tcnicos do prprio governo, para desavergonhadamente privilegiar o agronegcio! A Embrapa to somente uma empresa de pesquisa e que agora passa a ter o papel de avaliar, a fins inconfessveis, os estudos em andamento realizados pela Funai, desmerecendo e publicamente desmoralizando um rgo do prprio governo, que chegou ao desgaste que hoje se encontra por desmandos e irresponsabilidades do prprio Executivo, que gradativamente provocou tal desgaste.

NUNCA MAIS UM BRASIL A falha no da Funai, a falha se deve ao SEM OS POVOS INDGENAS! conjunto de decises equivocadas que o Estado Brasileiro tem tomado em relao aos Povos Arpinsul Indgenas, que agora so colocados 8 de maio de 2013 publicamente como os inimigos do governo e do

Inflao, demagogia e agricultura deformada


Jos Coutinho Jnior*

Olha o meu cordo! Tomates! Estou usando ouro, disse a apresentadora Ana Maria Braga, do programa Mais Voc, da Rede Globo, no dia 10 de abril. Ela proferiu essa frase e fez o programa inteiro usando um colar feito de tomates, em

protesto ao aumento do preo. Diversas piadas em relao ao preo alto do tomate se espalharam pela internet nas ltimas semanas. Muito se discutiu na imprensa sobre a alta do preo, alardeando o crescimento da inflao provocado pela alta dos alimentos e que o aumento na taxa de juros seria a medida principal no controle da inflao. Para o economista Guilherme Delgado, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea), o aumento dos juros para controlar a inflao tem custos econmicos e sociais. A elevao da taxa de juros Selic pelo governo (de 7,25% a

7,5%) no tem nenhum efeito do ponto de vista da conteno inflacionria, mas atende a apetites miditicos e simblicos. A linha de conteno da demanda via elevao de juros e reduo do gasto social aparece como uma forma de conter a inflao, mas tem custo de muitos empregos e desacelerao econmica. No me parece que seja essa a via que o governo est seguindo, acredita. O uso poltico da alta do tomate para forar o aumento de juros se torna mais evidente ao analisar a queda brusca do preo do fruto. A inflao do tomate em maro foi de 122,13%, sendo que no meio de abril o preo j havia cado mais de 75%.

mandioca e trigo declinaram, respectivamente, 31%, 26%, 11% e 35%. J as de produtos do agronegcio exportador, como cana e soja, aumentaram 122% e 107%. Precisamos pensar melhor em como atender a demanda interna e externa para resguardar a estabilidade de preos nos produtos alimentares. Hoje, pensamos em resolver o equilbrio externo, exportar a qualquer custo para obter supervit na balana comercial e o menor dficit possvel na balana corrente. E o resduo das exportaes fica com o mercado interno para resolver as questes de estabilidade. Essa equao est equivocada e precisa ser reformulada, afirma Delgado. Esse cenrio faz com que o Brasil dependa de importaes de alimentos bsicos para suprir seu mercado interno. No ano passado, o pas importou US$ 334 milhes em arroz, equivalente a 50% do valor aplicado no custeio da lavoura em nvel nacional. No caso do trigo, o valor das importaes foi de US$ 1,7 bi, duas vezes superior ao destinado para o custeio da lavoura, e a produo de mandioca atualmente a mesma de 1990.

Deixamos de estocar na dcada de 90, pois prevalece at hoje a tese neoliberal da autorregulao do mercado. Qual o resultado? No temos estoques de alimentos capazes de impedir a alta dos preos. A poltica de estoques regulares e estratgicos fundamental. A presidenta Dilma assinou uma medida importante em fevereiro, criando um conselho interministerial para formar estoques pblicos de alimentos. uma medida extremamente necessria nesses tempos de volatilidade do mercado agrcola, defende. Fortalecimento da agricultura familiar A agricultura familiar e os assentamentos da Reforma Agrria, de acordo com dados do Censo Agropecurio de 2006, ocupam 30% das terras agricultveis do pas, mas produzem 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Dessa forma, as polticas para fortalecer a agricultura familiar so uma alternativa para controlar a alta dos preos dos alimentos, garantir o abastecimento interno e diminuir a dependncia externa do Brasil em relao aos alimentos bsicos. Os assentamentos de Reforma Agrria e o campesinato em geral tm uma especializao na produo de alimentos. Esse setor, se for devidamente fomentado, pode produzir em grande quantidade os produtos da cesta bsica. uma via importante e necessria a ser trabalhada. Mas no me parece que o governo esteja muito atento a isso, pois para ele o agronegcio resolve tudo, o que no verdade, afirma Guilherme Delgado.

Alm disso, a farinha de trigo teve um aumento de preo maior que o tomate (151,39%) por conta da seca no nordeste, e no recebeu tanta ateno dos analistas e da mdia quanto o tomate. O tomate um produto de cultivo cclico de 90 dias. Se est faltando no mercado porque os agricultores esto plantando. O preo que estava muito alto comea a diminuir quando o plantio novo chega. A produo do tomate no relevante para explicar a presso inflacionria, porque seno temos um discurso puramente sazonal. Todas as economias do mundo, em todas as pocas, tm problemas sazonais. E isso no causa de inflao, afirma Delgado.

Gerson Teixeira, presidente da Associao Brasileira de Reforma Agrria (Abra), concorda. Existe sim um problema de presso dos preos dos alimentos, mas o tomate foi usado como um vilo para pressionar o governo a aumentar a Selic. O impacto do preo do tomate na taxa de Para controlar os preos e inflao mnimo, em torno de garantir o abastecimento 0.2%. interno, o governo comea a adotar a criao de estoques Poltica Agrria reguladores por meio da Os especialistas avaliam que a Companhia Nacional de alta inflacionria dos alimentos Abastecimento (Conab). se deve, em grande parte, Essas reservas permitem ao poltica agrcola adotada pelo governo intervir caso o preo governo brasileiro, que prioriza dos alimentos esteja fora do as exportaes do agronegcio padro determinado, e comprar em vez do abastecimento ou vender esses alimentos, com interno. nfase especial nos que Dados da Abra apontam que, de compem a cesta bsica para 1990 para 2011, as reas equilibrar os valores. plantadas com alimentos Segundo Gerson Teixeira, os bsicos como arroz, feijo, estoques so estratgicos.

O que precisa ser feito mesmo rever a poltica agrcola e fazer a Reforma Agrria. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) est completamente esgotado. Ele realizou uma poltica de incluso social nas polticas agrcolas, que aproximou a agricultura familiar do agronegcio. Precisamos rever essa poltica e colocar o Pronaf no como uma estratgia de incluso, mas de diferenciao Gerson Teixeira acredita que para habilitar realmente o para alterar este cenrio, agricultor a produzir alimentos preciso incluir os camponeses de qualidade, prope Teixeira. no meio de produo rural, mas qualific-los para que sua Dados do Pronaf revelam que, produo possa se diferenar da ao comparar 2003 com 2012, o do agronegcio, pois os nmero de operaes de custeio incentivos oferecidos hoje de arroz com agricultores fazem com que muitos familiares declinou de 34.405 produtores deixem de produzir para 7.790 (-77.4%). os alimentos da cesta bsica para plantar as commodities No caso do feijo, o nmero de valorizadas no mercado contratos de custeio pelo Pronaf reduziu de 57.042 para 10.869 internacional. (-81%). Os contratos para o

custeio da mandioca caram de 65.396 para 20.371 (-69%), e para o custeio de milho declinaram de 301.741 para 170.404 (-44%). Teixeira demonstra preocupao com o futuro da agricultura brasileira, diante do quadro de ameaas de mudanas climticas, em um cenrio de enormes desafios para a alimentao de uma populao mundial crescente e de expanso da urbanizao: No Brasil, assistimos passividade e um recuo inexplicvel na execuo da Reforma Agrria, que crucial para o incremento massivo da produo alimentar. inacreditvel que no vejam que o agronegcio corre srios riscos de colapso nesse ambiente, conclui. ___________________ *Jos Coutinho Jnior Jornalista da Pgina do MST.

Este espao est sempre aberto para artigos Veja tambm o blog da Juventude e manifestaes da comunidade
Na Internet, acompanhe o blog do PCB de Cascavel:
http://pcbcascavel.wordpress.com

Comunista de Cascavel:
http://ujc-cascavel.blogspot.com.br ujccascavel@gmail.com

A seguir, uma pgina colecionvel do Manifesto http://twitter.com/pcbparana do Partido Comunista em Juventude Comunista de Cascavel: quadrinhos e o boletim http://twitter.com/#!/j_comunista Frente Anticapitalista
Twitter: PCB do Paran:

FrenteAnticapitalista
N 55 07.05.2013

Para tomar as terras dos ndios

O novo alvo das bancadas ruralistas golpear a Lei Maior do Pas

Por Instituto Humanitas Unisinos (IHU)

Ao reivindicarem direito de vetar demarcao de terras, deputados querem tirar dos ndios 2/3 do territrio que conquistaram na Constituio de 1988
H 25 anos, desde que os direitos indgenas foram garantidos pela Constituio da Repblica, de 1988, o reconhecimento e a demarcao das terras das comunidades tm sido a demanda histrica que est no centro dos conflitos com ruralistas e o Estado brasileiro. De um total de 1046 terras indgenas, apenas um tero delas est regularizada, um tero est em procedimento e outras 300 terras indgenas reivindicadas ainda no foram concedidas pelo Estado brasileiro, informa Cleber Buzatto em entrevista concedida IHU On-Line, por telefone. Ao avaliar a atuao do Estado junto s comunidades indgenas,Buzatto acentua que existe uma deliberao poltica por parte do governo para que a Funai no funcione, especialmente no que tange sua responsabilidade de responder s demandas fundirias dos povos indgenas no pas. Diante

da atual conjuntura, ressalta, a garantia dos direitos dos povos tradicionais vai depender do grau de mobilizao e articulao dos prprios povos indgenas. Estamos confiantes de que os povos tero sabedoria em mais esse momento histrico para efetivar essas articulaes contra seus direitos. Esperamos que o Estado e a sociedade se sensibilizem para essa demanda, e que os direitos se tornem efetivos para que os povos tenham, a partir ento, condies mais dignas de existncia de acordo com o seu jeito prprio de ser. Cleber Csar Buzatto graduado em Filosofia. Atualmente trabalha como secretrio executivo do Conselho Indigenista Missionrio (Cimi). Confira a entrevista. IHU On-Line Pode traar um quadro geral da situao indgena no Brasil? Cleber Buzatto A questo dos povos indgenas no Brasil reflete um sentimento de preocupao bastante grande. Do nosso ponto de vista, h uma estratgia anti-indgena em curso que envolve trs objetivos evidentes em relao tentativa de tomada dos territrios dos povos indgenas.

O primeiro diz respeito inviabilizao de novas demarcaes de terras tradicionais, as quais continuam usurpadas por no indgenas; o segundo objetivo reabrir processos de demarcao que j foram conclusos referente a terras que esto sob posse dos indgenas; e terceiro objetivo deixar que as terras indgenas sejam exploradas e mercantilizadas. Para cada um desses objetivos temos identificado uma srie de instrumentos polticos e administrativos que esto sendo implementados pelos diferentes poderes brasileiros, especialmente pelo Em termos positivos, destacamos que o Legislativo e pelo Executivo. potencial de mobilizao dos povos se mantm e que, neste momento diante dessa conjuntura, a Entre os instrumentos utilizados para realizar exemplo do que aconteceu na dcada de 1970, tais metas, menciono a PEC 215, por meio da diante do projeto de integrao dos povos qual os ruralistas pretendem transferir o poder indgenase diante da ditadura militar , o de demarcao das terras do Executivo para o potencial de mobilizao precisa ser bastante Legislativo e, com isso, ter o poder de decidir se alimentado para que sejam superados os riscos uma terra ou no tradicional. Em relao ao de possveis retrocessos dos direitos segundo objetivo, o de reabrir procedimentos de conquistados pelos povos. demarcao, temos como instrumentos a PEC 215 e a portaria 203, uma iniciativa do poder IHU On-Line Quais so os povos indgenas Executivo, por meio da Advocacia Geral da que enfrentam mais dificuldades em relao Unio AGU, instrumentos que impem limites aos seus direitos? ao usufruto das terras indgenas, limita o direito Cleber Buzatto No que se refere invaso de do consentimento de aviso prvio sobre a territrios, h o caso dos ndios Munduruku, no construo de empreendimentos que afetam as Par, que enfrentam um ataque duro por parte do terras indgenas e abre a possibilidade de reviso governo brasileiro, que tenta impor a construo e ajustes de procedimentos demarcatrios j de um complexo hidreltrico contra a vontade finalizados. Esses instrumentos criam uma das comunidades. Por outro lado, o povo instabilidade jurdica grave para os povos Guarani-Kaiow, no Mato Grosso do Sul, vive indgenas. Em relao ao terceiro objetivo, historicamente um processo de expulso de seus podemos citar a PEC 237, que prope que a territrios, violncia, assassinatos de lideranas, Unio possa, por meio de concesso, passar 50% situao de vulnerabilidade cultural aguda etc. das terras indgenas demarcadas para serem Tambm h a situao dos Tupinamb, no sul da exploradas pelo agronegcio, o PL 1610, que Bahia, que enfrentam dificuldades para garantir trata da explorao mineral em terras indgenas, sua terra tradicional. e o recente Decreto 7957, do poder Executivo, de maro de 2013, que cria uma fora de IHU On-Line Qual o oramento da Unio represso para qualquer tipo de manifestao destinado aos indgenas? contrria a empreendimentos que afetam terras Cleber Buzatto Para a questo fundiria, o indgenas. Um exemplo da aplicao desse oramento da Unio irrisrio. Nos ltimos decreto a Operao Tapajs, que aconteceu na anos tem ficado abaixo de R$ 20 milhes para regio dos Munduruku, e ontem foi suspensa por responder demanda dos povos indgenas de deciso do Tribunal Regional Federal. todo o pas. E mesmo esse recurso, que considerado muito insignificante, no tem sido IHU On-Line Desde a promulgao da efetivamente utilizado pela Fundao Nacional Constituio de 1988, quais so as principais do ndio Funai.

conquistas e perdas dos povos indgenas? H uma mudana na postura do Estado em relao ao que diz a Constituio? Cleber Buzatto A opo do atual governo pelo modelo desenvolvimentista, com base no agronegcio e exportao de commodities, tem favorecido os setores econmicos que atuam na explorao desses recursos. Ento, os setores ligados ao agronegcio, que produzem para a exportao, geram dividendos para a economia, e os setores ligados minerao tm sido favorecidos pelas polticas estruturantes dos ltimos governos. Isso tem potencializado as foras dos setores que historicamente so antiindgenas e que tm sentido, nessa atual conjuntura, um momento propcio para implementar um ataque mais radical e violento contra os direitos que os povos conseguiram conquistar por ocasio da Constituio, de 1988, que completa 25 anos.

A nosso ver, isso demonstra que existe uma deliberao poltica por parte do governo para que esta fundao no funcione, especialmente no que tange sua responsabilidade de responder s demandas fundirias dos povos indgenas no pas. IHU On-Line A Funai prejudicada pelo Estado? Cleber Buzatto Ela est bastante fragilizada, e sua atuao est enfraquecida junto aos povos indgenas de diferentes regies do pas. A atuao do rgo tem sido aqum da necessidade e demanda dos povos indgenas, especialmente no que tange demanda fundiria dos povos. Essa retrao acontece por parte de uma deciso deliberada, uma deciso poltica do governo de no fazer as polticas avanarem. Essa postura considerada uma omisso por parte do governo: quanto mais o governo cede para as demandas do agronegcio, tanto mais o agronegcio tem demonstrado que no tem limite nas suas presses e tem aumentado at o tom de presso contra o governo. IHU On-Line Nos ltimos anos, o Conselho Indigenista Missionrio Cimi tem denunciado casos de suicdio entre os indgenas e problemas relacionados sade. Que avaliao faz do atendimento sade oferecido s comunidades? Cleber Buzatto Ns temos demonstrado historicamente que a questo do atendimento sade nos povos indgenas tem sido deficiente e, infelizmente, nesses ltimos dois anos e meio, essa deficincia foi ainda mais potencializada. O que ns acompanhamos uma reclamao generalizada dos povos indgenas do Brasil, que apontam no s uma ineficincia, mas tambm uma irresponsabilidade da Secretaria Especial de Sade Indgena Sesai no tocante ateno sade dos povos indgenas no Brasil. Esperamos que, nesse aspecto tambm, o governo brasileiro assuma a sua responsabilidade e faa efetiva a legislao que garante o atendimento diferenciado aos povos, com presena de equipes que possam atender as comunidades de acordo com seus usos, costumes e tradies.

IHU On-Line E em relao educao, o que possvel dizer? Cleber Buzatto Em termos de educao, a responsabilidade descentralizada. Tem a responsabilidade do governo federal, dos governos estaduais e das prefeituras. A grande demanda que sejam efetivadas as estruturas e condies para que as crianas e jovens indgenas possam frequentar a educao escolar em suas aldeias, no espao de convivncia dos povos, para que no seja necessrio que saiam dos seus locais de residncia. Para solucionar essa questo, o governo est tentando implementar o programa Territrios Tcnicos e Educacionais. Mas at o momento isso no foi efetivado nas diferentes regies do pas. IHU On-Line A partir da retrospectiva da poltica indigenista conduzida pela presidncia da Repblica nos ltimos 10 anos, como o senhor analisa a relao da esquerda com a problemtica dos povos indgenas? Cleber Buzatto Infelizmente, fomos surpreendidos e decepcionados com a atuao dos ltimos governos. Havia uma expectativa muito grande, no s por parte das entidades de apoio como tambm pelos povos indgenas de que, com a eleio de Lula, se iriam agilizar os procedimentos administrativos de demarcao de terras indgenas. Mas o que se concretizou foi justamente o contrrio. A partir do governo Lula houve uma diminuio no ritmo de demarcaes e, agora, com a Dilma isso est ainda mais lento. Os povos tm demonstrado e manifestado essa contrariedade. Essa omisso do governo em relao s demandas dos povos indgenas tem contribudo para que as pautas dos setores ligados historicamente direita poltica do pas sejam potencializadas, o que tambm nos preocupa bastante, porque, junto com as pautas anti-indgenas, esto as pautas polticas da direita brasileira. IHU On-Line Qual a maior urgncia do indigenismo brasileiro? Em que consistiria um plano indigenista moderno? Cleber Buzatto Ns entendemos que a questo central continua vinculada a essa demanda histrica dos povos indgenas, a qual no foi respondida pelo Estado brasileiro: o reconhecimento e a demarcao das terras indgenas no pas. De um total de 1046 terras indgenas, apenas um tero delas est regularizada, um tero est em procedimento e outras 300 terras indgenas reivindicadas ainda no foram concedidas pelo Estado brasileiro.

construo de novas hidreltricas e o aumento da produo do agronegcio? Cleber Buzatto Entendemos que a efetivao dos direitos, junto com essa demanda de evitar com que eles sejam rasgados como aponta a conjuntura, vai depender do grau de mobilizao e articulao dos prprios povos indgenas. Estamos confiantes de que os povos tero sabedoria em mais esse momento histrico para efetivar essas articulaes contra seus direitos. Esperamos que o Estado e a sociedade se sensibilizem para essa demanda, e que os direitos se tornem efetivos para que os povos tenham, a partir ento, condies mais dignas de existncia de acordo com o seu jeito prprio de ser.

Essa uma demanda premente que continua atual, e o Estado brasileiro precisa tomar a deciso poltica de resolver essa questo de forma definitiva. Se isso acontecer, uma srie de outras situaes tais como os conflitos, os assassinatos de lideranas indgenas, os ataques s comunidades sero gradualmente amenizados. Ademais, isso tambm deixaria os povos mais tranquilos para fazerem as suas reivindicaes em relao s polticas pblicas de sade, de educao, de sustentabilidade nos espaos que vierem a ser demarcados. Ento, o Estado precisa se organizar, criar estruturas, ter condies efetivas de cumprir o que foi estabelecido nos artigos 231 e 232 da Constituio brasileira. IHU On-Line Que perspectiva v para a questo indigenista no pas, considerando a

As entranhas do declnio americano


Por Joseph Stiglitz, artigo originalmente publicado em Vanity Fair Vamos comear estabelecendo uma premissa bsica: a desigualdade nos Estados Unidos aumenta h dcadas. Todos estamos conscientes deste fato. Certas vozes na direita negam a realidade, mas analistas srios, em todo o espectro poltico, reconhecem o fenmeno. No vou elencar todas as evidncias neste texto: basta lembrar que a diferena entre o 1% e os 99% muito vasta quando a analisamos em termos de rendimento anual; e ainda maior quando observamos a riqueza ou seja, o capital acumulado e outros bens. Considere a famlia Walton: os seis herdeiros do imprio do Walmart possuem uma riqueza combinada de cerca de 90 bilhes de dlares, o que equivalente riqueza somada dos 30% mais pobres, entre os norte-americanos (muitos deles possuem patrimnio lquido zero ou negativo, especialmente depois do colapso imobilirio). Warren Buffet [leia, de sua autoria, Parem de mimar os super-ricos] situou o tema de forma correta quando disse: Houve uma guerra de classes nos ltimos 20 anos, e minha classe ganhou. Portanto, o debate real no sobre o fenmeno da desigualdade, mas sobre seu significado. direita, ouve-se algumas vezes o argumento de que a desigualdade basicamente uma coisa boa: se os ganhos dos ricos crescem, afirma-se, toda sociedade segue em seu vcuo. Este argumento falso: enquanto os ricos tm ficado mais ricos, muitos norte-americanos (e no apenas os mais empobrecidos) no conseguem manter seu padro de vida, muito menos avanar. Um trabalhador em tempo integral tpico ganha hoje o mesmo salrio que recebia trs dcadas atrs. Entre a esquerda, por outro lado, o crescimento da desigualdade frequentemente provoca um apelo por justia: por que to poucos podem ter tanto, enquanto tantos tm to pouco? No difcil entender por que, em uma era dirigida pelo mercado, na qual a prpria justia em si uma mercadoria que pode ser vendida e comprada. Mas alguns rejeitariam o argumento, rotulando-o como coisa de sentimentais piedosos.

uma frao muito menor de seus rendimentos, se comparados s pessoas de rendimentos mais baixos. Aparentemente, no assim. Os gastos dos ricos so extraordinrios, como se constata admirando, nas pginas do Wall Street Journal de fim-de-semana, as fotografias coloridas dos anncios imobilirios. Mas a realidade torna-se visvel quando voc faz a conta. Considere algum como o candidato do Partido Republicano Presidncia, Mitt Romney, cujos rendimentos chegaram, em 2010, a 21,7 milhes de dlares. Mesmo se Romney optar por um estilo de vida muito mais perdulrio, gastar apenas uma frao desse montante, em um ano tpico, para manter a si mesmo e sua esposa, em suas diversas casas. Mas tome a mesma soma de dinheiro e divida por aproximadamente 500 pessoas na forma, digamos, de empregos que paguem 43.400 dlares por ano e voc descobrir que quase todo o dinheiro gasto. A relao direta e obrigatria: quanto mais o dinheiro fica concentrado nas classes mais favorecidas, mais a demanda agregada declina. A no ser que algo a mais acontea, na forma de interveno, a demanda total ser menor do que a economia capaz de oferecer. Significa que haver um aumento no desemprego, o que vai enfraquecer a demanda ainda mais. Nos anos 1990, a bolha da tecnologia foi este algo a mais. Na primeira dcada do sculo 21, foi a vez da bolha imobiliria. Hoje, o nico recurso, em meio a uma profunda recesso, so os gastos do governo exatamente o que o pessoal no topo da pirmide est tentando refrear. O problema da caa de rendas Aqui, preciso recorrer um pouco ao jargo econmico. A palavra renda foi originalmente usada, e ainda , para descrever o que alguma pessoa recebe pelo uso da terra: o retorno obtido simplesmente em virtude de propriedade, e no pelo fato de fazer ou produzir algo. Renda contrasta com salrio, por exemplo, que conota uma compensao pelo trabalho fornecido pelos assalariados. O termo renda foi, depois, estendido para abranger os lucros de monoplio a renda que algum recebe simplesmente por controlar um monoplio. E por fim, o significado da palavra expandiu-se ainda mais, para incluir a remunerao de outros tipos de reivindicaes de propriedade. Se o Estado concede a uma empresa o direito exclusivo de importar uma certa quantia de um certo bem (como o acar), ento os ganhos oriundos deste monoplio so chamados de renda da quota.

Mesmo colocando o sentimento parte, existem boas razes para que os prprios plutocratas importem-se com a desigualdade at mesmo por egosmo. Os ricos no existem em um vcuo. Necessitam de uma sociedade que funcione em torno deles, para sustentar sua posio. A evidncia histrica e do mundo moderno inequvoca: vamos chegar a um ponto em que a desigualdade desencadear disfunes econmicas que se espalham por toda a sociedade. Quando isso acontecer, at os ricos pagaro um grande preo. Vamos examinar algumas razes. O problema do consumo Quando um grupo social concentra muito poder, torna-se capaz de assegurar polticas que beneficiam a si prprio, a curto prazo ao invs de contribuir, a longo prazo, para a sociedade como um todo. Foi o que ocorreu nos EUA, no que diz respeito s polticas tributrias, regulatrias e de investimento pblico. As consequncias (aumento dos rendimentos e da riqueza em favor de um nico setor da sociedade) tornam-se visveis quando se observam os gastos das famlias, um dos motores da economia norte-americana. No por acaso, os perodos em que setores mais amplos da sociedade norte-americana registraram aumento dos rendimentos lquidos ou seja, quando a desigualdade foi reduzida, em parte graas a impostos progressivos foram aqueles em que a economia cresceu mais rpido. Tambm no por acaso que a atual recesso, assim como a Grande Depresso, foi precedida por grandes aumentos na desigualdade. Quando muito dinheiro concentrado no topo da sociedade, os gastos do norte-americano mdio tornam-se necessariamente menores a menos que haja algum estmulo de outra natureza. A concentrao do dinheiro reduz o consumo porque indivduos de renda mais alta consomem

A concesso de direitos de minerao ou extrao de petrleo produz uma forma de renda. O mesmo ocorre com tratamento tributrio preferencial, para certos lucros. Num sentido mais amplo, a caa de rendas [rent seeking] define muitas das maneiras por meio das quais nosso processo poltico favorece os ricos s custas de todos os demais. Inclui transferncias e subsdios do governo, leis que tornam os mercados menos competitivos, leis que permitem aos executivos abocanhar uma frao desproporcional dos lucros das empresas e que permitem s corporaes ampliar seus lucros destruindo a natureza. Embora difcil de quantificar, a magnitude da caa s rendas, na economia norte-americana, imensa. Indivduos e empresas que se aprimoram nesta atividade so fartamente recompensadas. O setor financeiro que hoje funciona em grande medida como um mercado de especulao, ao invs de uma ferramenta para promover produtividade econmica autntica caador de rendas por excelncia. A prtica no se limita especulao. Este setor extrai rendas tambm de seu controle sobre os meios de pagamento por exemplo, cobrando tarifas exorbitantes nas operaes bancrias e cartes de crdito, ou impondo, aos vendedores, tarifas menos conhecidas, que so repassadas aos consumidores. O dinheiro que o setor financeiro extrai dos norte-americanos pobres ou de classe mdia, por

meio de prticas predatrias de crdito, pode ser visto como uma forma de renda de monoplio. Nos ltimos anos, este setor apropriou-se de cerca de 40% de todo o lucro empresarial nos EUA, algo totalmente distante de sua contribuio social. A crise mostrou, ao contrrio, como ele pode espalhar devastao pela economia. Numa sociedade de caa s rendas, como aquela em que os Estados Unidos se converteram, retorno financeiro e retribuio sociedade esto perigosamente fora de sintonia. Em sua forma mais simples, as rendas no so mais que transferncias de riqueza, de uma parte da sociedade para os caadores de renda. Muito da desigualdade em nossa economia resulta da caa de rendas, porque este processo extrai recursos da parte de baixo da pirmide e os concentra no topo. Mas h uma consequncia econmica mais ampla: a luta pela apropriao de rendas , na melhor das hipteses, uma atividade de somazero. A caa de rendas no produz o crescimento de nada. Os esforos que ela envolve so direcionados a abocanhar uma parte cada vez maior do bolo, ao invs de faz-lo crescer. Mas ainda pior: a busca de rendas distorce a alocao de recursos e torna a economia mais frgil. uma fora centrpeta: o retorno da caa de rendas torna-se to desproporcional que cada vez mais energia dirigida a esta atividade, s custas de tudo o mais. Pases ricos em recursos naturais so tristemente famosos pela atividade de caa s rendas. muito mais fcil tornar-se rico nestes lugares obtendo acesso aos recursos, em condies favorveis, que produzindo bens ou servios que beneficiam a populao e elevam a produtividade. por isso que estas economias foram to mal sucedidas, a despeito de sua aparente riqueza. fcil desdenhar e dizer: No somos a Nigria, no somos o Congo. Mas a dinmica de caa s rendas a mesma.

Milite em um partido anticapitalista:

PCB

PSOL

PSTU

You might also like