You are on page 1of 12

Abbora

B8A TETSUKABUTO
Frutos de formato arredondado, colorao verde escura, gomos suaves e superfcie lisa. Apresentam polpa muito espessa, alaranjada. Peso de 2,0 a 3,0 kg. Elevado vigor de plantas at o final do ciclo, o que favorece significativamente o desenvolvimento dos frutos, aumentando a produtividade e diminuindo o descarte. Pode ser colhida aos 90-120 dias aps a semeadura.

Alface
RAFAELA AMERICANA
Forma cabeas atrativas, de formato globular, volumosas, pesando aproximadamente 700 a 800g, muito uniformes. Folhas firmes, dando uma tima proteo cabea. Colorao externa verde claro e interna, de verde claro a branco amarelado. Excelente aspecto visual. Indicada preferencialmente para cultivos de primavera, vero e outono, podendo ser cultivada em campo aberto ou estufa. Variedade adaptada para hidroponia. Pode ser colhida aos 60-70 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA: Tip Burn: Queima das Bordas das Folhas; Mldio: Bremia lactucae (raas 1-7, 13-15, 17-19); LMV: Lettuce mosaic virus - Vrus do Mosaico da Alface.

LANDA
Cultivar tradicional, do tipo seca, com plantas de crescimento indeterminado (tipo rasteiro), alta cobertura foliar, folhagem vigorosa, produtiva e com elevada sanidade. Com o estdio imaturo a colorao do fruto verde claro, mesclada com estrias verdes mais escuras e no estdio maduro a colorao creme com estrias verdes mais escuras. Polpa de colorao laranja intenso, textura firme e sabor adocicado. Para assegurar melhor a conservao pscolheita, essa variedade exige que os frutos sejam colhidos bem maduros, ou seja, quando o pednculo se encontra seco. Peso dos frutos: 30 - 35 kg. Comprimento x Dimetro frutos: 100 x 18 - 20 cm. Precocidade/Ciclo: 130 - 150 dias. Produtividade: 25 a 30 t/ha.

MAUREN AMERICANA
Cabeas muito compactas, de formato globular, com excepcional fechamento e peso que varia de 700 a 800g. As folhas so firmes e grossas, caracterstica que lhe confere uma excelente proteo das cabeas. Possui atrativa colorao verde clara brilhante e folhas crocantes, com sabor muito agradvel. As plantas so de porte grande e de tima estrutura e uniformidade no canteiro. Indicada para cultivos em todos os meses do ano, destacando-se pela sua performance no vero, inclusive em perodos chuvosos e pela resistncia ao pendoamento precoce. Pode ser cultivada tanto em estufa como a campo aberto. A Alface Mauren oferece tambm um timo rendimento, pois so necessrias menos cabeas para enchimento de caixa e tambm muito bem aceita se comercializada individualmente devido ao seu tamanho ideal. O ciclo varia de 65 a 70 dias.

KYOTO

TETSUKABUTO

A planta do tipo rasteira, muito vigorosa, de alta produtividade. Produz frutos com casca dura de colorao verde escura com polpa alaranjada e espessa. Seu formato arredondado, ligeiramente achatado e os gomos so suaves. Os frutos com peso mdio de 2 kg tm excelente sabor e so resistentes ao armazenamento por longo tempo. Colheita: 90 a 120 dias.

Abobrinha
FIORELLA
Hbrido do tipo caserta, com caractersticas ideais para o mercado brasileiro. Os frutos so de formato cilndrico, levemente bojudo, de colorao verde clara com estrias escuras. O comprimento de 16 a 18 cm, com peso variando de 200 a 300g. As plantas so vigorosas e com alta cobertura foliar. A variedade apresenta ainda alta sanidade e colheita seqencial, que resulta em alta produtividade. Cultivar com ciclo que varia de 45 a 50 dias. Alta Tolerncia: Odio, ZYMV: (Zucchini yellow mosaic vrus - Vrus do Mosaico Amarelo da Abobrinha).

CINDERELA
CRESPA
Plantas volumosas e uniformes. As folhas so soltas, de colorao verde clara, de superfcie bolhada e textura espessa. Excelente vigor, forte tolerncia ao pendoamento, suportando bem temperaturas altas. Adaptada todas as regies de cultivo de alfaces de folhas soltas. Pode ser colhida aos 60-65 dias aps a semeadura.

SUMAIA
Abobrinha clara, tipo libanesa, com frutos uniformes e levemente bojudos. O formato cilndrico e o comprimento de 18 a 24 cm com peso variando de 200 a 300g. A colorao da casca verde clara, assim como a polpa, que firme e adequada para o transporte a longas distncias. Excelente performance em altas temperaturas. A cultivar precoce, com ciclo que varia de 50 e 55 dias. Alta Tolerncia: Odio, ZYMV: (Zucchini yellow mosaic virus Vrus do Mosaico Amarelo da Abobrinha); WMV: (Watermelon mosaic virus - Vrus do Mosaico da Melancia); CMV: (Cucumber mosaic virus Vrus do Mosaico do Pepino)

MNICA
CRESPA
Plantas grandes, grande nmero de folhas. Folhas soltas, de colorao verde a verde escuro, com ombros grandes. timo paladar e maior suavidade que as demais alfaces do segmento. Apropriada especialmente para cultivo de vero, tambm com bons resultados nos demais meses do ano. Pode ser colhida aos 60-70 dias aps a semeadura.

02

VENERANDA
CRESPA
Variedade que produz plantas grandes, de excelente desenvolvimento. Folhas repicadas, de colorao verde clara, tenras e muito saborosas. Indicada para cultivo o ano todo, principalmente em semeaduras de primavera/vero. Pode ser colhida aos 60-70 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA: LMV: Lettuce mosaic virus - Vrus do Mosaico da Alface; Pendoamento precoce.

Agrio Dgua Lumiar Folha Larga


A cultivar apresenta hbito de crescimento ereto, produz folhas largas, elpticas, de colorao verde escura, sabor ligeiramente picante e agradvel. A colheita inicia-se a partir dos 75 dias de semeadura, e o rendimento por hectare varia entre 8000 e 9000 maos. Alta Tolerncia: ao florescimento precoce.

ELISABETH LISA
Variedade do tipo manteiga, com plantas bem desenvolvidas, folhas de colorao verde clara brilhante. Pode ser cultivada o ano todo. Adapta-se muito bem tanto a cultivos em campo aberto como protegido, bem como no sistema de hidroponia. A colheita pode ser feita aos 70-80 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA: LMV: Lettuce mosaic virus - Vrus do Mosaico da Alface; Pendoamento Precoce.

Beterraba
KATRINA
Cultivar tradicional do tipo Tall Top Early Wonder, a beterraba de maior e melhor aceitao no mercado. Katrina tem como principais vantagens o elevado padro de sementes (calibradas e descortiadas) e o maior rendimento em nmero de sementes. Proporciona maior facilidade na semeadura mecanizada, melhor relao custo/benefcio, elevada qualidade no stand de plantas, maior uniformidade e qualidade das razes e conseqente superior produtividade. Pode ser colhida aos 60-70 dias aps a semeadura.

STELLA
LISA
Cultivar do tipo manteiga, apresenta plantas grandes, peso de aproximadamente 500 g, vigorosas, e bem desenvolvidas. Folhas de colorao verde brilhante. Pode ser cultivada o ano todo, adaptando-se muito bem ao cultivo em campo aberto ou estufa. Excelente sanidade e tima aceitao comercial. A colheita pode ser feita aos 70-80 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA: Tip Burn: Queima das Bordas das Folhas; Mldio: Bremia lactucae; LMV: Lettuce mosaic virus - Vrus do Mosaico da Alface; Pendoamento Precoce.

RUBRA
Cultivar do tipo Tall Top Early Wonder, muito produtiva, de elevado vigor e sanidade de plantas. Razes uniformes, com excelente formato, qualidade externa e interna, epiderme lisa com bom acabamento. Boa tolerncia rachaduras e aos anis brancos. Pode ser colhida aos 70 a 80 dias aps a semeadura. Tolerncias: Mildio, Oidio, Cercospora e Rhizoctonia.

MIRELLA
SALAD BOWL
Mirella indicada para cultivo protegido ou em campo aberto. Forma plantas grandes e compactas. As folhas so levemente bolhadas, tenras e saborosas, de colorao vermelho escuro brilhante. Produto bastante utilizado na composio e decorao de pratos, devido colorao muito atraente. Pode ser colhida aos 6 5 - 7 5 d i a s a p s a s e m e a d u r a . A LTA TOLERNCIA : Mldio: Bremia lactucae; Pendoamento Precoce.

Cebola
IPA 11
Apresenta bulbos de formato globular alongado, de colorao amarela, pesando 120 a 140 g. Desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Agropecuria de Pernambuco, esta cultivar apresenta potencial produtivo de at 40 ton/ha. Indicada para cultivo nas regies norte e nordeste. Pode ser colhida aos 110-150 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA:
Antracnose - Colletotrichum gloeosporioides; Raiz rosada - Pyrenochaeta terrestris.

MELISSA
MIMOSA
Indicada para cultivo o ano todo, com boa tolerncia a temperaturas baixas. As plantas so grandes, porm compactas. Folhas de colorao verde claro, macias e de excelente sabor. Pode ser colhida aos 65-75 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA: Mldio: Bremia lactucae; LMV: Lettuce mosaic virus - Vrus do Mosaico da Alface e Pendoamento Precoce.

CRIOULA CONESUL
Variedade de ciclo tardio, com plantas vigorosas e folhas de alta cerosidade. Os bulbos so uniformes, firmes, com formato globular, colorao alaranjada vermelha e com excelente reteno de tnicas. Tolerante raiz rosada e timo ps-colheita. Os bulbos apresentam peso variando entre 150 a 200g e a produtividade pode variar entre 35 a 50 t/ha.

03

LOLA
Variedade de ciclo precoce, com plantas vigorosas, folhas de alta cerosidade e com elevada sanidade. Bulbos firmes e com excelente reteno de tnicas. O formato globular e de colorao alaranjado escuro. Os bulbos apresentam peso variando entre 150 a 200g e a produtividade pode variar entre 35 a 50 t/ha.

Coentro
PACFICO
Cultivar com plantas rsticas e vigorosas, as folhas so grandes, lisas e largas, de colorao verdeescura. Excelente sabor e resistente ao florescimento precoce. A colheita realizada entre 60 e 80 dias aps a semeadura.

VITRIA
Variedade de ciclo super-precoce, com plantas vigorosas, folhas de alta cerosidade e com acamamento uniforme. Os bulbos so firmes, com excelente reteno de tnicas, qualidade de casca, formato globular e colorao alaranjada. Os bulbos apresentam peso variando entre 150 a 200g e a produtividade pode variar entre 45 a 50 t/ha.

OURO
Produz folhas lisas de colorao verde escuro e caule verde claro. As plantas podem atingir at 40 cm de altura. Produto diferenciado, de superior qualidade desde a semeadura at a formao final das plantas no campo. As sementes apresentam colorao exclusiva e uniformes (tamanho, formato e gentica), alto percentual de germinao, vigor e sanidade. A colheita inicia aos 30 dias aps a semeadura.

Cenoura
BRASLIA IREC
Cultivar de vero que produz razes uniformes, cilndricas de colorao alaranjada. As plantas apresentam superior desenvolvimento foliar oferecendo s razes proteo e baixa incidncia de ombros roxos e verdes. O tamanho mdio das razes de 18 a 22 cm de comprimento. Variedade que pode ser plantada em todas as regies tradicionais de cultivo da cenoura Braslia. Destaques: qualidade interna; resistncia ao pendoamento; vigor e resistncia alternaria. O ciclo de 90-100 dias aps a semeadura.

COENTRO VERDO
As plantas podem atingir 30 a 40 cm de altura. Apresentam folhas lisas e vigorosas de colorao verde intenso e aroma muito atrativo. Pode ser utilizado em diversos tipos de molhos, saladas e no preparo de peixes e carnes, tornando os pratos muito saborosos. A colheita se inicia 50 dias aps a semeadura.

Chicria
BARBARELLA
Folhas de colorao verde brilhante, crocantes, suculentas e muito saborosas. Plantas grandes, com 35 a 40 cm de dimetro, formando um corao volumoso e cheio, uniformes e vigorosas, com base bem fechada. Indicada para cultivo o ano todo, com boa adaptao ao vero, devido sua tolerncia ao pendoamento precoce. Pode ser colhida aos 60-70 dias aps a semeadura.

Couve-Flor
VIENA
Hbrido que apresenta plantas de porte grande, com folhas compridas e hbito de crescimento ereto. Folhas internas de excelente capacidade de desenvolvimento em sobreposio, o que aumenta a proteo e a qualidade das inflorescncias. As inflorescncias so de alta qualidade, conferida pela colorao branca e alta capacidade de fechamento de cabea; apresentam formato arredondado e pesado, onde em boas condies cultivo, o peso mdio pode ficar em torno e 1,5 kg. Este hbrido indicado para cultivo em perodos de temperatura amena (regies de altitude: meia estao; regies baixas: meia estao / inverno). Vantagens: tolerncia s oscilaes de temperatura; rendimento e qualidade dos floretes; excelente proteo das inflorescncias; colheita concentrada; inflorescncias compactas e uniformidade.

Couve de Folhas
GAUDINA
Cultivar que produz folhas de colorao verde escuro, encrespadas e onduladas. Produto ideal para ser cultivado o ano todo. Hbrido precoce altamente produtivo. Destaques: alta qualidade e excelente rendimento

04

Couve-Brcoli
YAHTO
Brcoli com cabea mdio-grande, alta cpula da cabea bem arredondada com compactao excelente e ausncia de brotos laterais. Produto de dupla aptido (in natura ou indstria) e ampla adaptao. Cultivo em meia estao/inverno, podendo apresentar bom desempenho no vero desde que sejam regies de clima ameno. Ciclo: 100-110 dias Granulao: fina a mdia Resistncias/Tolerncias: Xc: Xanthomonas campestris Podrido Negra, Mldio.

Mamo
CALIMOSA
Cultivar tradicional do segmento formosa, com plantas vigorosas, uniformes e de elevada sanidade. O hbrido apresenta frutos aromticos, com formato alongado, excelente colorao externa e interna. Polpa de colorao alaranjado forte, textura firme e sabor adocicado. Apresenta frutos uniformes e de excelente padro comercial, peso mdio de 1,250kg, comprimento de 21,5cm e dimetro de 9,9cm. Um dos grandes destaques deste hbrido o elevado brix dos frutos (12-13), caracterstica esta, que faz com que o Mamo Calimosa Hbrido F1 se torne superior aos principais hbridos. Elevada produtividade e excelente ps-colheita.

THB
Cultivar tradicional do segmento solo, altamente produtivo, com plantas uniformes, vigorosas e de elevada sanidade. Os frutos so de tima qualidade, uniformes, com timo padro comercial, formato periforme, excelente colorao externa e interna. O peso do fruto varia entre 450 a 520g, comprimento mdio de 15 cm e dimetro de 8,7cm. A polpa apresenta colorao alaranjada e de textura firme. O Mamo THB quando comparado a outros produtos do mesmo segmento, apresenta como pontos positivos: - Plantas de porte baixo (2,0 a 2,5 m aos 2 anos e meio de idade), facilitando tratos culturais. Elevada produtividade.

Couve-Chinesa
KANTAN - CR 80
Apresenta cabeas grandes, em formato de barril, de aproximadamente 30 a 40 cm de altura x 20 a 25 cm de dimetro, colorao verde clara, com excelente fechamento e sobreposio de folhas. Plantas vigorosas, com excelente desenvolvimento vegetativo, muito compactas. Indicada para semeaduras de primavera, vero e outono. Semi-precoce, podendo ser colhida aos 70-80 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA: Hrnia das Crucferas: Plasmodiophora brassicae; Podrido Mole: Erwinia carotovora e viroses.

SUNRISE GOLDEN
Cultivar tradicional do segmento solo. Apresenta plantas uniformes, vigorosas, de elevada sanidade e produtivas. Frutos de excelente qualidade, especial para exportao, muito uniformes, com timo padro comercial e formato periforme. Aparncia externa excelente, mostrando pele lisa e de colorao atrativa. Polpa de colorao alaranjada e de textura firme. O peso do fruto pode variar de 450 a 520g, comprimento mdio de 15 cm e dimetro de 8,7 cm.

Feijo Vagem
TORINO MACARRO TREPADOR
Cultivar que apresenta plantas vigorosas de alto potencial produtivo. Hbito de crescimento indeterminado (trepador) onde necessrio a realizao do estaqueamento ou tutoramento das plantas. As vagens so cilndricas, lisas de colorao verde claro e medem de 15 a 16 cm de comprimento com baixo ndice de fibras. A colheita inicia em 60 a 70 dias aps a semeadura. Alta tolerncia: Ferrugem e Odio.

Melancia
CRIMSON SELECT PLUS
Cultivar do tipo Crimson, que tem como destaque o alto padro de qualidade e uniformidade de plantas, que produzem frutos de excelente aceitao comercial. Os frutos so de formato arredondado, a casca possui estrias verdes, tanto claras como escuras, e o peso dos frutos varia de 12 a 15 kg. Alta tolerncia antracnose: Vantagens: Sementes padronizadas com excelente germinao e vigor; elevado padro dos frutos; uniformidade das plantas cultivadas; superior tolerncia natural s principais pragas, doenas e viroses; produtividade superior. Alta tolerncia: A: Colletotrichum gloesporiodes - Antracnose; F: Fusarium oxisporum Murcha de Fusarium.

NAPOLI MACARRO RASTEIRO


Cultivar de plantas vigorosas, com timo pegamento de flores e vagens, confirmado pelo alto potencial produtivo. Hbito de crescimento determinado que dispensa o tutoramento ou estaqueamento. As vagens so tenras, de formato cilndrico que medem 14 a 16 cm. A colorao verde escura e apresentam textura lisa sem a presena de fibras. A colheita inicia em 50 a 60 dias aps a semeadura. Alta tolerncia: Ferrugem e Antracnose.

05

Melancia
ELISA
Cultivar do tipo crimson, com frutos de excelente qualidade, de tamanho intermedirio, com peso variando de 10 a 13Kg e formato redondo levemente alongado. O hbrido apresenta colorao externa brilhante, com estrias verde claro e verde escura. Parede espessa e polpa vermelha de excelente consistncia. Tambm apresenta elevada resistncia ao transporte e possui tima conservao pscolheita. As plantas so vigorosas, com tima alta cobertura foliar, excelente sanidade e muito produtivas. ALTA TOLERNCIA: Antracnose: Colletotrichum gloesporioides f. sp. Curcubitae; Murcha de Fusarium: Fusarium oxysporum f. sp. Niveum

VERENA
Cultivar do tipo Crimson Sweet, com sementes, plantas vigorosas e produtivas, frutos uniformes, de excelente qualidade interna e externa, polpa vermelho intenso e textura crisp. Peso do fruto: 10-12 Kg Ciclo: 75-85 dias Resistncias/Tolerncias: F2: Fusarium oxysporum Murcha de Fusarium raa 2.

Melo
RAFAEL
Hbrido longa-vida do tipo cantaloupe. Frutos de formato redondo, uniformes e peso variando de 2,0 a 2,5 kg. Os frutos so de colorao verde escuro com rendilhamento fechado. Alta qualidade interna com polpa de colorao salmo, consistncia macia, pequena cavidade das sementes, excelente sabor e elevado teor de acar (12Brix). Plantas de alto vigor, sanidade e cobertura foliar. Ciclo mdio de 65 dias. ALTA TOLERNCIA: F: Fusarium oxysporum - Murcha de Fusarium - raas 0 e 2; PM: Sphaerotheca fuliginea - Odio. Destaques: Conservao ps-colheita, aceitao comercial; rendilhamento fechado; sabor e enchimento interno e tolerncia s doenas.

DULY
Cultivar do tipo Ice Box Personal Size, com sementes, apresenta plantas vigorosas, frutos redondos, pequenos, com casca espessa e listrada com polpa de colorao vermelho intenso, saborosa e crocante. Variedade de altssimo rendimento e elevado teor de acar. Ideal para mercado externo e os mais exigentes mercados internos. Indicadas para mercado interno e exportao. Peso do fruto: 2-3 kg Ciclo (colheita): 70 dias no Nordeste e 75-85 dias para demais regies.

ORION GUADALUPE
Cultivar do tipo Ice Box, sem sementes, que se destaca pela excelente colorao externa e brilho, pelo aspecto interno destaca a ausncia de sementes, polpa com firmeza elevada, colorao vermelho intenso e ausncia de fibras. Indicada para o mercado interno e exportao. Peso do fruto: 2-3 Kg Ciclo (colheita): 70 dias no Nordeste e 75-85 dias nas demais regies.

Tipo Honey Dew Orange Flesh (OFHD), frutos de formato oval e polpa laranja, com excelente padro, alta qualidade devido seu sabor, colorao atrativa, elevado Brix e timo pscolheita. Peso do fruto: 1-2 Kg Ciclo: 70 dias Resistncias/Tolerncias: F0 -2: Fusarium oxysporum Murcha de Fusarium raas 0 e 2;PM1 -2: Sphaerotheca fuliginea - Odio raas 1e 2.

Pepino
JACARTA
Cultivar do tipo Ice Box, sem sementes, com plantas vigorosas de alta cobertura foliar, frutos redondos, com excelente Brix, tima qualidade interna e externa e excelente ps-colheita. Sugere-se para mercado interno e exportao. Peso do fruto: 2-3 Kg Ciclo (colheita): 70 dias no Nordeste e 75-80 dias nas demais regies. Resistncias/Tolerncias: Antracnose raa 1

SOUDAI
Tipo japons, parthenocrpico, para plantio em estufa, com isolamento, no devendo ser cultivado prximo a outras variedades de pepino. Produz frutos cilndricos, de colorao verde escura brilhante, espinhos brancos, com comprimento de 20-22 cm x 2,5-3,0 cm de dimetro, pesando de 100 a 200g. Crocante e saboroso, no tem o amargo do pepino comum. Fcil cultivo e ampla adaptabilidade. Altamente produtivo. Pode ser colhido aos 70 - 80 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA: DM: Pseudoperonospora cubensis - Mldio; PM: Sphaerotheca fuliginea - Odio .

06

PORTA ENXERTO PARA

PEPINO

KEIJI

Pimenta
SAMARA DOCE
Pimenta hbrida do tipo americana, muito tradicional. Indicada para cultivo protegido e campo aberto. As plantas so vigorosas, com alta cobertura foliar, interndios curtos e tima sanidade. Apresenta excelente florao e pegamento de frutos. Os frutos so colorao verde claro que passa a vermelho brilhoso quando maduros. O formato cnico longo; comprimento mdio de 21 cm e o dimetro de 4-5 cm. O material se destaca pela sua excelente produo seqencial resultando em alta produtividade. ALTA TOLERNCIA: TSWV: Tomato spotted wilt virus - Vira Cabea; Viroses controladas pelo Alelo 1: TMV=TM0 Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco; ToMV - Tomato mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tomate; TMGMV: Tobacco mild green mosaic virus.

Porta-enxerto utilizado para enxertia de pepino japons, agregando aos frutos mais brilho, uniformidade e alto padro de qualidade. Possui excelente enraizamento e confere tima compatibilidade entre as plantas enxertadas. As razes so vigorosas, proporcionando, conseqentemente, elevado vigor e sanidade s plantas de pepino. Portaenxerto de sementes de abbora, adequado para condies de temperaturas altas e baixas. ALTA TOLERNCIA: N: Meloydogine spp - Nematides; F: Fusarium oxisporum - Murcha de Fusarium.

KINDAI
Hbrido do tipo japons, partenocrpico, com frutos de formato cilndrico, colorao verde escuro brilhante, com espinhos brancos, uniformes e de excelente qualidade. A dimenso mdia do fruto 21 x 3 cm, pesando 110g, em mdia. As plantas so de alto vigor, elevada sanidade e excelente cobertura foliar. Produto tolerante a temperaturas mais altas, apresenta elevado nmero de brotaes laterais, alta produtividade e boa conservao ps-colheita. Maturidade: 45 a 50 dias. ALTA TOLERNCIA: Mldio: Pseudoperonospora cubensis; Mancha de Corynespora: Corynespora cassiicola

Pimento
ARIEL
Produz frutos do tipo cnico, muito firmes, com dimenses mdias de 18 x 8 cm e trs lculos, parede espessa e peso variando de 250 a 280g. As plantas so vigorosas, sadias, com excelente pegamento de frutos e tima cobertura foliar. Possui alto potencial produtivo, permitindo colheita seqencial. Indicado para cultivo em estufa e campo aberto. Ciclo de 90 a 100 dias. ALTA TOLERNCIA: PM: Sphaerotheca fuliginea - Odio; Viroses controladas pelo alelo L4: TMV 0-3 (TM 0,1,2,3) Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco; ToMV: Tomato mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tomate; TMGMV: Tobacco mild green mosaic virus; PMMoV e PMMoV 1.2; 1.2.3 - Pepper mild mottle virus.

ANTERO
Pepino Indstria do tipo ginico, partenocrpico, com plantas vigorosas, excelente cobertura foliar, boa sanidade e elevado potencial de emisso de brotos laterais. Frutos uniformes, retos, baixo ndice de descartes, mantem sua crocncia mesmo aps o processo de conserva. Cultivo: estufa e campo aberto Comprimento x Dimetro do fruto: 5-7 cm x 2 cm. Ciclo: incio da colheita aos 45 dias Resistncias/Tolerncias: CVYV: Cucumber vein yellowing virus; CMV: Cucumber mosaic virus -Vrus do mosaico do pepino; Px: Odio; Ccu: Cladosporium cucumerinum - Scab and gummosis - Sarna

TIBRIUS
Frutos cnicos terminados em ponta, 3 lculos, peso mdio de 190 g, tamanho e formato uniformes, ombros lisos, muito firmes, colorao verde/vermelho brilhante. Plantas vigorosas, sadias, muito produtivas, bem enfolhadas, protegem os frutos contra queimaduras causadas pelo sol, excelente pegamento dos frutos. Alta produtividade, permitindo muito boa colheita seqencial. Pode ser colhido aos 90-100 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA: PVY: Potato virus Y
- Vrus Y da batata raa m.

CARAMBA
Pepino do tipo salada, de alta produtividade. Produz frutos de colorao verde escura, lisos.Comprimento mdio de 22 cm x 5 cm de dimetro. Ciclo mdio aproximado de 60 - 70 dias. Alta resistncia: Mancha Angular da Folha (Phaseoisariopsis griseola); CMV (Vrus do Mosaico do Pepino); Mldio (Pseudoperonospora cubensis); Odio (Sphaerotheca fuliginea); Sarna (Cladosporium cucumerinum); ZYMV (Vrus do Mosaico Amarelo da Abobrinha). Vantagens: Qualidade comercial do produto;Tolerncia mltipla a doenas; Longo perodo de colheita; Garantia de produo.

07

Pimento
DONATELLO
Produz frutos de formato retangular com dimenses de 18 x 8 cm, paredes espessas e peso varia de 250 a 300g. Colorao verde que passa para vermelho intenso na maturao. Frutos de excelente qualidade e uniformidade. Plantas de tima estrutura, caule forte, alta sanidade, vigor e cobertura foliar, protegendo bem os frutos quando cultivado no campo aberto. Pode ser cultivado tambm em estufa. Ciclo de 100 a 110 dias. ALTA TOLERNCIA: TSWV: Tomato spotted wilt virus Vira Cabea; Viroses controladas pelo alelo L1: TMV=TM0 - Tobacco mosaic vrus Vrus do Mosaico do Tabaco; ToMV - Tomato mosaic virus Vrus do Mosaico do Tomate; TMGMV - Tobacco mild green mosaic virus; Mosaico do Pimento; PVY0 (Potato Virus Y Comum);PVYC (Potato Virus Y Clortico); PVYN (Potato Virus Y Necrtico).

RIO
Tipo Retangular/Amarelo, planta vigorosa, muito precoce, frutos uniformes, grandes, firmes, com paredes espessas e excelente colorao amarelo ouro, chamando muito ateno do consumidor. Sugere-se para cultivo protegido. Peso do fruto: 350-400 gramas Comprimento x Dimetro do fruto: 16-18 cm x 9-10 cm. Ciclo: 110-130 dias Resistncias/Tolerncias: TMV: Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco; Cr: Cracking

CIRO
Tipo Retangular/Verde/Vermelho, plantas vigorosas, fortes, rsticas e com elevada cobertura foliar, alto pegamento de frutos e consequente produtividade. Frutos uniformes, firmes, com paredes retas e espessas. Excelente adaptao para cultivo em estufa e campo aberto. Peso do fruto: 250-320 gramas Comprimento x Dimetro do fruto: 18 cm x 9,5 cm Ciclo: 100-110 dias Resistncias/Tolerncias: L1: Viroses controladas pelo alelo L1; TMV: Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco.

OTTO
Tipo Block/Verde/Vermelho, frutos com boa consistncia, apresentando paredes espessas com excelente formato, colorao e brilho. Planta muito vigorosa e compacta, alto pegamento de frutos, grande facilidade de colheita com o calor e boa cobertura foliar. Elevado potencial produtivo e longevidade em estufa e boa tolerncia a chuvas e viroses a campo aberto. Pode ser colhido verde ou vermelho. Peso do fruto: 200-220 gramas Comprimento x Dimetro do fruto: 10,5cm x 9,5cm Ciclo: 90-100 dias Resistncia/Tolerncias: TSWV: Tomato spotted wilt virus Vira Cabea

BELLFORT
Tipo Block/Amarelo, plantas de interndios curtos, altamente produtivas e com um complexo de resistncia doenas de plantas. Frutos firmes, bonitos, com timo padro comercial e boa vida ps-colheita. Peso do fruto: 160-180 gramas Comprimento x Dimetro do fruto: 9 cm x 9 cm Ciclo: 90-100 dias Resistncias/Tolerncias: TSWV: Tomato spotted wilt virus - Vira Cabea; L4: Viroses controladas pelo alelo L4.

ENZO
Tipo Retangular/Vermelho, planta vigorosa e compacta cobrindo bem os frutos. Frutos com boa consistncia, paredes lisas, boa colorao e ps-colheita, excelente padro de formato, facilitando o preparo das caixas para venda. Comportamento muito bom com o calor, adaptado para o cultivo em estufa. Peso do fruto: 250-270 gramas Comprimento x Dimetro do fruto: 14,8 cm x 7,8 cm Ciclo: 100-110 dias

BARO
Tipo Retangular/Amarelo, plantas apresentando boa cobertura foliar, sanidade, vigor, bom pegamento e consequente produo de frutos. Frutos firmes e uniformes, com colorao verde passando para amarelo brilhante quando maduros. Podendo ser cultivado em ambiente protegido ou campo aberto. Peso do fruto: 280-300 gramas Comprimento x Dimetro do fruto: 14 cm x 7,8 cm Ciclo: 110-130 dias Resistncias/Tolerncias: TSWV: Tomato spotted wilt virus - Vira Cabea; PVY: Potato virus Y - Vrus Y da batata; CMV: Cucumber Mosaic virus -Vrus do mosaico do pepino.

08

Repolho
TAISHITA
Produz cabeas firmes, extremamente compactas e pesadas (3,0-3,5 kg), formato redondo levemente achatadas (18-20 cm de altura x 21-23 cm de dimetro), corao pequeno (3-4 cm). Indicado para cultivo durante primavera, vero e outono, recomendado para reas tropicais e subtropicais. Excelente enfolhamento, o que permite o transporte a longas distncias. Permanncia no campo por 15-20 dias sem apresentar rachaduras. Excelente conservao ps-colheita. Ciclo precoce, podendo ser colhido em aproximadamente 80-90 dias aps o transplante. ALTA TOLERNCIA: Xc: Xanthomonas campestris - Podrido Negra; Altas temperaturas e rachaduras.

Rabanete
VIP CRIMSON
SELEO ESPECIAL
Produz razes de formato redondo, tamanho de 45 cm de dimetro, colorao vermelho escarlate brilhante, polpa crocante, com baixo ndice de isoporizao. Sabor suave e excelente uniformidade. Muito tolerante rachaduras, mesmo durante o inverno. Ciclo precoce, podendo ser colhido em aproximadamente 25-28 dias aps a semeadura.

TAKAMI
Produz cabeas firmes, uniformes e compactas, formato redondo, peso de aproximadamente 1,5 kg, colorao prpura escuro. Tolerante ao calor, indicado para cultivo o ano todo. timo para transporte a longas distncias. Ciclo medianamente precoce, podendo ser colhido em aproximadamente 75 - 85 dias aps o transplante. ALTA TOLERNCIA: Xc: Xanthomonas campestris - Podrido Negra; Oscilaes de temperatura e rachaduras.

Tomate
ABSOLUTO
Absoluto um hbrido longa vida do tipo salada grande, com formato globoso e peso que varia de 300 a 350 g. Os frutos so firmes, uniformes e a colorao vermelha atrativa. Possui excelente qualidade interna e externa, tima conservao ps-colheita e aceitao comercial. Hbito de crescimento semi-determinado, interndios curtos, plantas vigorosas com alta cobertura foliar e elevada produtividade. A variedade apresenta ciclo mdio de 110-120 dias. ALTA TOLERNCIA: F: Fusarium oxysporum - Murcha de Fusarium raas 1 e 2; Murcha de Verticillium: Verticillium dahliae; TMV: Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco.

AKAHANA
Cabeas de tamanho mdio, elevada uniformidade e compacidade por apresentar corao pequeno (3,0 cm em mdia). As cabeas apresentam formato redondo levemente achatado e peso variando de 1,8 a 2,0kg. As plantas apresentam hbito de crescimento ereto, com grande nmero de folhas e elevada cerosidade, proporcionando boa proteo das cabeas, tanto no campo como para transporte a longas distncias. O Repolho Hbrido Akahana F1 destaca-se pela alta tolerncia Podrido Negra (Xanthomonas campestris pv. campestris), assim como boa tolerncia s temperaturas de estao fria, evitando a m formao das cabeas. Indicado para cultivos de primavera, vero e outono. Ciclo: 80 - 90 dias aps o transplante. ALTA TOLERNCIA: Xc -Xanthomonas campestris pv. Campestris - Podrido Negra.

COLOSSUS
Tipo salada indeterminado, plantas vigorosas, de ciclo e porte mdio e interndios curtos, altamente produtiva. Frutos uniformes, firmes, de colorao vermelho brilhante, com boa conservao pscolheita e excelente padro. Peso do fruto: 240-260 gramas Ciclo: 110-115 dias Resistncias/Tolerncias: TMV: Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco; TYLCV: Tomato yellow leaf curl virus - Geminivrus; V: Verticillium Murcha de Verticillium F1, 2: Fusarium oxysporum Murcha de Fusarium raa 1 e 2; N: Nematides

Rcula
APRECIATTA
FOLHA LARGA
Produz folhas mais largas e menos recortadas que as variedades tradicionais, o que resulta em maior rendimento por rea. Indicada para cultivo o ano todo, tanto a campo aberto como em estufas, com excelente resultado tambm em hidroponia. Principais vantagens sobre as concorrentes: Maior volume de planta. Alto vigor, uniformidade e produtividade. Excelente sabor. Possibilita vrios cortes.

NCOLAS
Frutos do tipo salada, longa vida, precoce, peso variando de 190-250 g, firmes e saborosos. Hbito de crescimento indeterminado, planta de alto vigor e excelente cobertura foliar. Apresenta alto potencial produtivo, com frutos de excelente qualidade interna e de boa uniformidade. Possui excelente conservao ps-colheita (aps as primeiras colheitas responde bem a fortes adubaes). A colheita pode ser feita aos 100-115 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA: ToMV: Tomato
mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tomate; TSWV: Tomato spotted wilt virus - Vira Cabea; F1-2: Fusarium oxysporum - Murcha de Fusarium raas 1 e 2; N: Ma: Meloidogyne arenaria; Mi - Meloidogyne incognita; Mj: Meloidogyne javanica Nematides; V: Vd: Verticillium dahliae - Murcha de Verticillium.

09

Tomate
FASCNIO
Produz frutos do tipo saladete (italiano), de formato alongado, com peso que varia de 150- 180 g, firmes e muito uniformes. A colorao vermelho intenso, possui excelente sabor e elevado brix. Hbrido com plantas de crescimento determinado, com excelente estrutura e tima cobertura foliar. Excepcional pegamento de flores e frutos tornando o Fascnio, um hbrido de alto potencial produtivo. Possui dupla aptido podendo ser cultivado em estufa e em campo aberto. Ciclo de 80 a 110 dias. ALTA TOLERNCIA: ToMV: Tomato Mosaic Virus - Vrus do Mosaico do Tomate; ToTV: Tomato Torado Vrus; F: 0 -1 Fusarium oxysporum - Murcha de Fusarium raas 0 ao 1; VMurcha de Verticillium:Va: Verticillium albo-atrum;Vd:Verticillium dahliae; N Nematides: Ma Meloidogyne arenaria; Mi: Meloidogyne incgnita; Mj Meloidogyne javanica; TYLCV: Tomato yellow leaf curl virus-Geminivrus.

MARGUERITA
Frutos do tipo salada, longa vida, peso variando entre 150 e 210 g, firmes, saborosos, uniformes, colorao vermelho intenso, excelente qualidade interna e externa. Hbito de crescimento indeterminado, excelente cobertura foliar, vigor, elevada produtividade e excelente conservao ps-colheita. A colheita pode ser feita aos 110-120 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA:
ToMV: Tomato mosaic virus - Vrus do mosaico do tomate; TSWV: Tomato spotted wilt virus - Vira cabea; F1-2: Fusarium oxysporum - Murcha de Fusarium raas 1 e 2; TYLCV: Tomato yellow leaf curl virus - Geminivrus; N: Ma: Meloidogyne arenaria; Mi - Meloidogyne incognita; Mj: Meloidogyne javanica Nematides; V: Vd: Verticillium dahliae - Murcha de Verticillium.

CASCADE
CEREJA
Produz frutos de formato perfeitamente redondo, uniformes, 2 lculos, firmes, peso mdio de 15 g, dimetro 2,8 a 3 cm e colorao vermelho intenso. Os frutos ficam dispostos paralelamente em pencas duplas na planta. Altamente produtivo, proporciona colheita seqencial por longo perodo. Hbito de crescimento indeterminado e interndios curtos. Testes realizados em diversas regies do pas com os hbridos mais plantados, destacaram o Cascade como sendo o mais precoce, mais produtivo e mais tolerante doenas, e ainda, foi a variedade com a maior longevidade de colheita. Extraprecoce, sendo que a colheita pode ser feita a partir de 90-100 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA: TMV: Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco; F: Fusarium oxysporum - Murcha de Fusarium - raa 1.

SOTERO
Tipo salada indeterminado, planta muito vigorosa, de folhagem equilibrada, adaptada a ciclos longos e muito produtiva. Pencas de alta qualidade com frutos uniformes, de bom formato padro para o mercado, excelente qualidade interna e externa . Peso do fruto: 220 a 250 gramas Ciclo: 110-115 dias Resistncias/Tolerncias: TMV: Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco; TYLCV: Tomato yellow leaf curl virus - Geminivrus; F2: Fusarium oxysporum Murcha de Fusarium raa 2; TSWV (Sw5): Tomato spotted wilt virus Vira Cabea; V: Verticillium Murcha de Verticillium

CORDILLERA
Produz frutos do tipo saladete, formato oval, extremidade pontiaguda, peso variando de 140 a 160g, firmes, saborosos, colorao vermelho intenso, excelente conservao ps-colheita. Plantas com hbito de crescimento indeterminado, rsticas, vigorosas, de excelente sanidade. ALTA TOLERNCIA: TSWV5: Tomato spotted wilt virus - Vira cabea. F2: Fusarium oxysporum - Murcha de Fusarium raa 2. TYLCV: Tomato yellow leaf curl virus - Geminivrus; N: Ma: Meloidogyne arenaria; Mi - Meloidogyne incognita; Mj: Meloidogyne javanica - Nematides. V: Va: Verticillium albo-atrum; Vd: Verticillium dahliae - Murcha de Verticillium. VANTAGENS: Alta produtividade; Frutos de excelente qualidade; excelente conservao pscolheita; colheita seqencial por longo perodo; muito boa resistncia e tolerncia s doenas.

SANNI
Produz frutos do tipo Santa Cruz de excelente conservao ps-colheita e peso que varia de 140 a 180 g. A colorao vermelho intenso muito atrativa, de excelente sabor, uniformidade e alto padro de frutos no ponteiro. Plantas de crescimento indeterminado, com alto vigor e tima cobertura foliar, protegendo muito bem os frutos quando o cultivo realizado em campo aberto, mas tambm pode ser cultivado em estufa. Hbrido de alto potencial produtivo, tolerante ao frio e s rachaduras, alm da excelente sanidade, proporcionada pelo conjunto de tolerncias agregadas. Ciclo de 100-115 dias. ALTA TOLERNCIA: ToMV: Tomato mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tomate; ToTV: Tomato torado virus; F: Fusarium oxysporum - Murcha de Fusarium; V: Va: Verticillium albo-atrum; Vd-Verticillium dahliae - Murcha de Verticillium; N: Ma: Meloidogyne arenaria; Mi- Meloidogyne incognita; Mj - Meloidogyne javanica Nematides.

ELLEN
Frutos do tipo salada, firmes e saborosos, tamanho mdio a grande 200-260 g, levemente achatados, espessos (parede de 1 cm), excelente enchimento interno, muito uniformes, de colorao vermelho intenso. Hbito de crescimento indeterminado, alto vigor, muito boa cobertura foliar, interndios curtos. No sul, pode ser cultivado de agosto a janeiro, e em regies quentes, o ano todo. A colheita pode ser feita aos 100-115 dias aps a semeadura. ALTA TOLERNCIA:
TMV: Tobacco mosaic virus - Vrus do mosaico do tabaco; F1-2: Fusarium oxysporum Murcha de Fusarium raas 1 e 2; TYLCV: Tomato yellow leaf curl virus - Geminivrus; N: Ma: Meloidogyne arenaria; Mi - Meloidogyne incognita; Mj: Meloidogyne javanica Nematides. V: Vd: Verticillium dahliae - Murcha de Verticillium.

10

Especialidades
FLAMEL
Tipo cereja, frutos uniformes, com timo sabor,Brix, excelente colorao, brilho e com boa conservao no ps-colheita. Pode ser comercializado a granel ou em pencas (Cluster). Planta indeterminada, vigorosa e com excelente cobertura foliar. Peso do fruto: 15-25 gramas Cultivo: Campo aberto e/ou cultivo protegido (estufa). Ciclo: 110-115 dias Resistncias/Tolerncias: TMV: Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco; TYLCV: Tomato yellow leaf curl virus - Geminivrus; F2: Fusarium oxysporum Murcha de Fusarium raa 2; N: Nematides; TSWV (Sw5): Tomato spotted wilt virus - Vira Cabea.

TOMINI
Tipo mini plum, frutos de formato oval, com excelente Brix, sabor, crocncia, pscolheita, brilho, extremamente produtivo e precoce, caractersticas muito apreciadas pelo mercado. Planta indeterminada e vigorosa. Indicado para cultivo em estufa. Peso do fruto: 10-20 gramas Ciclo: 110-115 dias Resistncias/Tolerncias: F: Fusarium oxysporum Murcha de Fusarium; TSWV (Sw5): Tomato spotted wilt virus Vira Cabea; V: Verticilium Murcha de Verticillium

SALADINO VEDETTE
Tipo cocktail, com plantas muito fortes e saudvel, apresenta pencas definidas e uniformes. Frutos de aspecto muito interessante pelo formato semelhante a um corao, saborosos e doces, podendo tambm ser comercializado em pencas. Peso do fruto: 20-30 gramas Ciclo: 110-115 dias Resistncias/Tolerncias: TMV: Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco; TYLCV: Tomato yellow leaf curl virus - Geminivrus; F2: Fusarium oxysporum - Fusarium raa 2; N: Nematides; TSWV (Sw5): Tomato spotted wilt virus Vira Cabea

Tipo mini Saladete, com plantas fortes, boa proteo de frutos e tolerncia a viroses, alm de pencas definidas e uniformes. Frutos de formato oblongo, bem formados, uniformes, de tima qualidade, colorao e brilho, com excelente aceitao comercial, muito interessante para comercializao em pencas. Peso do fruto: 27-32 gramas Ciclo: 110-115 dias Resistncias/Tolerncias: TMV: Tobacco mosaic virus - Vrus do Mosaico do Tabaco; TYLCV: Tomato yellow leaf curl virus Geminivrus; F2: Fusarium oxysporum Murcha de Fusarium raa 2; [N]: Nematides; V: Verticillium Murcha de Verticillium

A Feltrin Sementes vem realizando pesquisas compartilhadas, utilizando as mais modernas tecnologias das grandes Instituies Pblicas e Privadas em Laboratrio, Casa de Vegetao e condies de Campo, atravs do melhoramento de plantas para obteno de cultivares. Da mesma forma, a empresa mantm relaes comerciais e tecnologicas em todos os continentes. Os principais objetivos das pesquisas visam gerar cultivares que apresentem alto rendimento e estabilidade de performance nos seus cultivos, aliado a introgresso de genes de resistncia doenas na planta. As cultivares geradas pelas pesquisas so selecionadas e passam por um rigoroso processo de desenvolvimento de produto, o qual objetiva criar o melhor posicionamento das cultivares no

mercado, considerando aspectos de regies de cultivo, fator de clima, solo, presena de patgenos e mercado. A Feltrin, antes de colocar esses grandes lanamentos de hbridos no mercado, realizou, visitas em loco aos parceiros aos redor do mundo, teve seus produtos exaustivamente testados pelo setor de desenvolvimento da empresa, sendo que alguns produtos levaram mais de trs anos, sendo esses apresentados em mais do que um Enatec, tudo isso para termos a certeza do sucesso dos nossos hbridos que j esto sendo solicitado por agricultores. Tudo isso para proporcionar ao produtor, uma reduo de custos em sementes, mo de obra e ganho na qualidade e comercializao da produo.

11

Com mais de 35 anos de atuao, a Feltrin Sementes hoje uma empresa referencial no segmento em que atua. Com sede na cidade de Farroupilha, conta com uma moderna Unidade de Beneficiamento em Pinheiro Machado no Rio Grande do Sul e com filiais em Minas Gerais e na Argentina, a empresa conta com uma equipe qualificada de representantes que atendem a todo o territrio brasileiro e tambm no Exterior, apresentando um amplo e variado portflio de sementes. Hbridos de Alta Tecnologia, Sementes Peletizadas, Sementes Peliculizadas e Sementes calibradas, todas altamente selecionadas para produtores profissionais. Para manter a qualidade dos produtos que comercializa, a empresa adota normas criteriosas para o desenvolvimento de suas sementes, a partir de processos de beneficiamento e de anlise que decorrem da

existncia de uma Unidade de Beneficiamento prpria e de um laboratrio moderno e equipado para atender s necessidades dos clientes. Credenciado pelo Ministrio da Agricultura, o laboratrio permite que as sementes obtenham elevados padres de germinao, dando condies de distribu-las para produtores em todo o Brasil e em diversos pases. As sementes comercializadas pela Feltrin tm a garantia do padro de qualidade internacional, conquistada a partir de um rigoroso processo de seleo e anlise de fornecedores, para melhor obteno de gentica da semente. Os produtos s so disponibilizados para o mercado aps um perodo de testes que comprovam a sua qualidade total, que a preocupao e meta constante da empresa. Visite nosso site www.feltrin.com.br e diferencie seu produto dos demais, conhea toda nossa linha de sementes profissionais, para o mercado de Hortifrutis.

FELTRIN SEMENTES LTDA

You might also like